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Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado🧾 é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou,🧾 no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas🧾 se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas,🧾 embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas🧾 desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet🧾 no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os🧾 dados mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar🧾 em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon🧾 dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma🧾 antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que🧾 o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora🧾 não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco"🧾 ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que🧾 significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se🧾 maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles🧾 não têm nada mais a jogar, eles apostam a da loteria dos sonhos liberdade e da loteria dos sonhos pessoa na última queda do dado.
O perdedor🧾 resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se🧾 permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a da loteria dos sonhos firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de🧾 "manter a da loteria dos sonhos palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no século XIV na🧾 Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187🧾 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas🧾 foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes🧾 consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no🧾 entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de🧾 uma oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram🧾 usados para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século🧾 XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em da loteria dos sonhos notável Summa estuda🧾 um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de🧾 azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio🧾 a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em da loteria dos sonhos autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia🧾 jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro🧾 General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte🧾 dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século🧾 XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez🧾 maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo🧾 de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma🧾 aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos🧾 uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente🧾 falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras🧾 apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA🧾 APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade🧾 ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo🧾 milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de🧾 azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa %🧾 de vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de🧾 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma🧾 aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um🧾 jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se🧾 é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é🧾 claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões🧾 corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o🧾 fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e🧾 esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes🧾 jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de🧾 vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta,🧾 o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a🧾 partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de🧾 apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os🧾 riscos") em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o🧾 resultado da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em🧾 que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com🧾 o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar🧾 | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de cartas que🧾 é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com🧾 a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em🧾 da loteria dos sonhos variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia🧾 envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição🧾 das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O🧾 jogo de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por🧾 parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de🧾 pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de🧾 casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade🧾 O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito🧾 com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao🧾 pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10🧾 , J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são:🧾 não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e é possível se🧾 fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado🧾 com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um🧾 excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere🧾 ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido🧾 entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.
Uma mulher jogando bingo
O bingo é um jogo🧾 de azar[1] onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo e sorteadas uma a uma.
O jogo é comum em🧾 cassinos, casas de bingo, quermesses e festas juninas (no Brasil), além de servir como diversão caseira entre famíliares e amigos.
O🧾 jogo do bingo, tal como hoje o conhecemos, foi divulgado por Edwin Lowe, fabricante de brinquedos nos Estados Unidos da🧾 América [2].
Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 números, dispostos no formato de 5 colunas por🧾 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados.
Uma coluna para os números de 1 a 9, uma outra🧾 para os números de 10 a 19, outra para os números de 20 a 29, e dai por diante, até🧾 o número 99, na maioria dos bingos.
Tradicionalmente, os vencedores são aqueles que completam primeiramente uma linha, uma coluna ou na🧾 transversal ou aquele que fechar (ou seja, completar todos os números) a cartela.
Em algumas casas de bingo, a cada rodada🧾 são acertadas as regras, podendo assim, valer as 3 linhas, também as colunas.
Os ganhadores devem alertar que ganharam, a linha🧾 com a palavra "linha!" e se fecharem a cartela devem gritar "bingo".
Assim o sorteio é parado e o chefe de🧾 mesa vem conferir a cartela.
Outra modalidade muito semelhante ao bingo comum é o keno, jogado em cassinos.
Neste tipo de jogo🧾 as regras são basicamente as mesmas, mas ao contrário de ter os números pré-definidos na cartela, é o jogador que🧾 escolhe os números com os quais deseja jogar.
Casas de bingo no Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Casas de bingo🧾 (que oferecem o jogo de bingo e caça-níqueis) voltaram a ser proibidas no Brasil em 2004.
O jogo estava proíbido desde🧾 1946 através de decreto-lei do presidente Eurico Gaspar Dutra e foi readmitido pela Lei Zico (Lei 8672/93), de 1993, e🧾 reafirmada cinco anos depois pela Lei Pelé (9615/98), que destinava 7% do faturamento das casas de bingo às entidades que🧾 representavam as modalidades olímpicas e paraolímpicas.
[3] A nova proibição foi decretada pelo Presidente Lula através de Medida Provisória 168/04 em🧾 fevereiro de 2004, após o Escândalo dos bingos.
O Governo Federal argumentou seguir determinação da Lei Maguito que - aprovada em🧾 2000 - revogava todas as autorizações para bingos a partir de 31 de dezembro de 2002.
No dia 16 de setembro🧾 de 2009, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados havia aprovado o projeto de lei Nº🧾 2944/2004, que legalizaria a exploração dos bingos e dos caça-níqueis no Brasil.
No entanto, em 14 de dezembro de 2010, tal🧾 projeto de lei foi barrado pelos deputados por 212 votos contra, 144 a favor e 5 abstenções[4].
Com a decisão, os🧾 jogos de bingo seguem proibidos em todo o território brasileiro.
Existe a possibilidade de jogos de bingo no Brasil.A Lei 13.
019🧾 / 2014 autoriza organizações do terceiro setor (entidades sem fins lucrativos, entidades cooperativas, organizações religiosas etc.
) a realizar sorteios e🧾 promoções como forma de obter recursos complementares para financiar suas próprias atividades.[5]
Casas de bingo em Portugal [ editar | editar🧾 código-fonte ]
Em Portugal o jogo é comum em casinos ou casas de bingo administradas por clubes desportivos, foi legalizado em🧾 1982.
O negócio do bingo tem vindo a perder peso a um ritmo significativo em Portugal desde 2002, ano em que🧾 o setor (na altura 31 salas) atingiu o pico de 128 milhões de euros de faturação.
Desde então, tem sido sempre🧾 a descer.
Em 2013, representou apenas 44,9 milhões de euros.[6]
Em 2002 havia 30 salas de bingo, em 2016 eram 15 salas🧾 de bingo, 10 delas localizadas na grande Lisboa.Em 2023 há 6 salas.
Buzzword bingo (também chamado de bullshit bingo [ 7🧾 ] )
) Bingo bovino (também chamado de Bossy bingo), no qual a defecação de um bovino é usada para desenhar🧾 os números [ 8 ]
National Bingo Night, um game show de participação do espectador baseado em bingo na ABC que🧾 terminou em 2007 [ 9 ]
Facebook bingo difere dos tradicionais jogos de bingo online ou terrestres.
A maioria dos jogos apresenta🧾 'power-ups' que dão aos jogadores individuais uma vantagem em ganhar o jogo ao usar tais power-ups [ 10 ]
Variantes temáticas🧾 do jogo tradicional incluem bingo drag queen, bingo punk rock e bingo cobertor de praia.[11]