Cidades com nota geral média superior a seis (nível definido pelo COI) são consideradas aptas a receber os Jogos.
Em junho 🤶 de 2008, o COI fez o anúncio oficial, classificando quatro cidades e eliminando outras três:[32]
As quatro finalistas tiveram assegurado o 🤶 direito de usar os anéis olímpicos em seus logotipos, junto com a expressão "Candidate City" ("Cidade Candidata").[11]
Doha planejava usar nos 🤶 Jogos de 2016 o legado dos Jogos Asiáticos de 2006.
As cidades eliminadas na primeira fase tiveram problemas variados na avaliação 🤶 do Grupo de Trabalho.
O projeto de Doha previa, em virtude de condições climáticas mais favoráveis, a realização dos Jogos em 🤶 outubro.
A segurança receberia investimentos de 44 milhões de dólares e 70% dos eventos seriam realizados em instalações construídas para os 🤶 Jogos Asiáticos de 2006.
[33] A cidade, apesar de ter obtido uma nota mais alta que o Rio de Janeiro, não 🤶 foi classificada exatamente por propôr a realização dos Jogos em um período fora do proposto pelo COI (junho a setembro) 🤶 e por estar numa região propensa a ataques terroristas.
[34] Praga havia projetado a construção de três centros: um estádio para 🤶 a natação, um complexo olímpico na periferia da cidade e um velódromo em Brno.
[35] A falta de infraestrutura da cidade, 🤶 que havia sido apontada por integrantes do governo nacional,[36] foi um dos fatores que determinaram a eliminação da capital da 🤶 República Checa.
[31] Já o projeto de Baku previa a realização dos Jogos em quatro regiões, todas a menos de 10 🤶 km da Vila Olímpica.
Seriam construídas 23 instalações esportivas e cerca de 80.
000 quartos em hotéis.
[37] A cidade recebeu as notas 🤶 mais baixas em praticamente todos os quesitos.[32]
Avaliação das cidades candidatas [ editar | editar código-fonte ]
Cartazes divulgam a candidatura de 🤶 Tóquio no museu Edo-Tokyo.
Em 12 de fevereiro de 2009, todas as candidatas enviaram o documento de candidatura ao COI.
[38] Após 🤶 um período de análise pelo órgão, as cidades foram visitadas pela Comissão Avaliadora, composta por doze membros e liderada pela 🤶 ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel.
As visitas, de quatro dias cada, ocorreram entre 4 de abril e 8 de maio.[4]
Chicago - 🤶 4 a 7 de abril
Chicago - 4 a 7 de abril Tóquio - 16 a 19 de abril
Tóquio - 16 🤶 a 19 de abril Rio de Janeiro - 29 de abril a 2 de maio
Rio de Janeiro - 29 de 🤶 abril a 2 de maio Madri - 5 a 8 de maio
Em 2 de setembro de 2009, o COI divulgou 🤶 os relatórios da inspeção das quatro candidatas.
[4] Por não conter notas ou rankings, as avaliações foram consideradas muito equilibradas.[7]
Madri teve 🤶 o projeto mais criticado, principalmente por causa da falta de clareza das leis antidoping da Espanha e da estrutura organizacional 🤶 do comitê local.
[39] As críticas fizeram os representantes da candidatura correrem contra o tempo, e, mesmo com o prefeito Alberto 🤶 Ruiz-Gallardón chegando a admitir uma derrota,[40] conseguiram mudanças nas leis antidoping do país poucos dias antes da votação.[41]
Tóquio também teve 🤶 bastantes críticas, nomeadamente em relação ao tamanho do terreno destinado à vila olímpica, às condições de algumas instalações e ao 🤶 baixo apoio popular,[42] embora os números da pesquisa conduzida pelo COI tenham sido sutilmente contestados.[43]
Edifícios em Chicago divulgam a candidatura 🤶 da cidade.
Chicago recebeu críticas em virtude do alto orçamento e da falta de garantias financeiras, além da falta de um 🤶 projeto claro para o transporte público e dos problemas relacionados ao trânsito intenso na região onde o comitê local pretendia 🤶 realizar os Jogos.
[44] Com o objetivo de corrigir as falhas apontadas no relatório, o Conselho Municipal aprovou por unanimidade garantias 🤶 governamentais para o financiamento dos Jogos.[45]
O Rio de Janeiro teve um projeto bastante elogiado, mas a Comissão Avaliadora demonstrou preocupação 🤶 com as acomodações, o trânsito e a segurança.
[46] Segundo representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, o relatório deu um impulso à 🤶 candidatura, que já havia sido fortemente elogiada em apresentações anteriores.
[47] O Rio de Janeiro era a cidade favorita para vencer 🤶 em duas avaliações de sites especializados em candidaturas olímpicas, o BidIndex, do site GamesBids.
com,[48] e o Power Index, do site 🤶 AroundTheRings.com.
[49] Órgãos de imprensa de países com cidades concorrentes, como o jornal espanhol El País,[50] também anunciavam o Rio como 🤶 favorito.
A presença de chefes de Estado na sessão do COI em que a votação ocorreria era vista como decisiva.
[51] O 🤶 presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a confirmar a presença semanas antes,[52] seguido do Rei 🤶 Juan Carlos da Espanha.
[53] Poucos dias antes da votação, também confirmaram presença o presidente dos Estados Unidos Barack Obama[54] e 🤶 o chefe de governo do Japão, o primeiro-ministro Yukio Hatoyama.[55]
Veja também: 121ª Sessão do COI
A cerimônia de abertura da 121ª 🤶 Sessão do COI, em Copenhague, na Dinamarca, ocorreu em 2 de outubro de 2009.
Em discursos oficiais, o presidente do Comitê 🤶 Olímpico Internacional Jacques Rogge e a Rainha da Dinamarca Margarete II elogiaram as cidades candidatas e o processo de eleição, 🤶 que era um dos mais disputados da história.[56]
Em 2 de outubro, dia da eleição, a Sessão foi realizada no centro 🤶 de convenções Bella Center, com coordenação geral do presidente Rogge.
[57] Dos 106 membros do Comitê Olímpico Internacional, onze não votaram 🤶 na primeira rodada:[58]