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Em junho de 2019, o empresário anunciou que iria lançar uma filial no Brasil, baseada no Rio de Janeiro, e 😆 que iria ter um escritório na Europa com o mesmo nome, mas com um perfil brasileiro.

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O personagem da série 😆 se passa no Rio de Janeiro e se envolve de diferentes maneiras nas aventuras, desde que se torna o motorista 😆 do caminhão-tanque.

Em junho de 2019, a empresa de jogos eletrônicos TMS lançou

um projeto com a intenção de lançar título em 😆 todos os consoles.

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Mastercard Inc.

(estilizada como MasterCard de 1979 a 2016 e mastercard de 2016 a 2019), originalmente Interbank e depois Master Charge,[6] 🫰 é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966.

Sua sede fica em Purchase, Nova Iorque.[7]

Seu principal negócio é 🫰 processar pagamentos entre os bancos dos clientes e os bancos emissores de cartões que usam a bandeira Mastercard, incluindo cartões 🫰 de débito, crédito e pré-pago.

É a segunda maior empresa do ramo, possuindo 1,544 bilhão de cartões de débito e 1,05 🫰 bilhão de crédito em 2021.

No mesmo ano, foi responsável pelo processamento de US$ 2,054 trilhões; eram cerca de 3585 transações 🫰 por segundo em 2020.[8]

Mastercard foi criada por uma aliança de vários bancos e associações regionais de cartões bancários em resposta 🫰 ao BankAmericard emitido pelo Bank of America, que mais tarde se tornou Visa, ainda seu maior concorrente.

A empresa possui capital 🫰 aberto desde 2006, antes era uma cooperativa de mais de 25.

000 instituições financeiras.

Logotipo usado entre 1979 e 1990

Embora a estreia 🫰 do BankAmericard em setembro de 1958 tenha sido um desastre notório,[9] começou a dar lucro em maio de 1961.

[10] O 🫰 Bank of America manteve essa informação em segredo e permitiu que as impressões negativas, então generalizadas, persistissem para afastar a 🫰 concorrência.

[11] Essa estratégia foi bem-sucedida até 1966, quando a lucratividade se tornou grande demais para ser escondida.

[11] De 1960 a 🫰 1966, havia apenas 10 novos cartões de crédito introduzidos nos Estados Unidos, mas de 1966 a 1968 aproximadamente 440 cartões 🫰 foram disponibilizados por bancos grandes e pequenos em todo o país.

[11] Esses recém-chegados prontamente se uniram em associações regionais.[12]

Uma das 🫰 razões pelas quais a maioria dos bancos optou por unir forças foi que, na época, 16 estados limitavam a capacidade 🫰 dos bancos de operar por meio de filiais, enquanto 15 estados proibiram totalmente.

[13] Nesse caso, poderiam operar legalmente apenas em 🫰 um único local e, portanto, eram forçados a permanecerem pequenos.

[13] Ao ingressar em uma associação regional, um banco poderia adicionar 🫰 rapidamente um cartão de crédito à dashboard bullsbet linha de produtos financeiros e terceirizar tarefas de manutenção.

[12] Essas associações também permitiram 🫰 agregassem as bases de clientes e comerciantes para tornar o cartão mais aceitável e útil; os primeiros cartões de crédito 🫰 falharam porque só podiam ser usados dentro de um pequeno raio em torno de seus respectivos emissores.[13]Em 1966, Karl H.

Hinke, 🫰 vice-presidente executivo do Marine Midland Bank, pediu a representantes de vários outros bancos que o encontrassem em Buffalo, Nova York.

[14][15] 🫰 O Marine Midland acabava de lançar seu próprio cartão bancário regional na Upstate New York depois que lhe foi recusado 🫰 uma licença regional do BankAmericard.

[16] O resultado da reunião de Buffalo foi que vários bancos e associações regionais logo concordaram 🫰 em unir forças como Interbankard, Inc.

,[14][15] que depois se tornou a Interbank Card Association (ICA).

[12] No final de 1967, a 🫰 ICA tinha 150 membros e Hinke tornou-se o presidente.[16]

A marca Interbank em 1966 inicialmente consistia apenas em um pequeno i 🫰 minúsculo dentro de um círculo no canto inferior direito da frente de cada cartão; o restante do design era prerrogativa 🫰 de cada banco emissor.

[17] Este pequeno logotipo provou ser totalmente insatisfatório para criar conscientização da marca, a fim de competir 🫰 com o líder BankAmericard.

[17] Em 1969, o Interbank desenvolveu uma nova marca nacional, "Master Charge", combinando dois círculos amarelo e 🫰 laranja sobrepostos com o nome.[17]

Em 1968, a ICA e a Eurocard iniciaram uma aliança estratégica, que permitiu à ICA o 🫰 acesso ao mercado europeu.

O cartão Access do Reino Unido juntou-se à aliança em 1972.

[18] Em 1979, "Master Charge" foi renomeado 🫰 como "MasterCard".

[18] Em 1983, a MasterCard International Inc.

tornou-se o primeiro banco a usar hologramas como parte da segurança de seus 🫰 cartões.

[19] Eles adquiriram a rede Cirrus de caixas eletrônicos em 1985.[20]

A Mastercard, juntamente com a Visa, envolveu-se em uma exclusão 🫰 contra American Express durante as décadas de 1980 e 1990.

Elas usaram cláusulas de exclusividade em seus contratos para impedir que 🫰 os bancos fizessem negócios com a American Express.

Tais cláusulas e outras provas escritas foram usadas pelo Departamento de Justiça dos 🫰 Estados Unidos em ações regulatórias contra ambas empresas.

[21] Discover também processou a Mastercard por questões semelhantes.

[22] Elas pagaram aproximadamente US$ 🫰 3 bilhões em danos resultantes de uma ação coletiva movida em janeiro de 1996 contra fixação do preço da taxa 🫰 de furto do cartão de débito.[23]

Em 1996, cerca de 4 milhões de comerciantes processaram a Mastercard em um tribunal federal 🫰 dos EUA por aumentar as taxas conta furto.

Este caso foi resolvido com um pagamento bilionário em 2003.

[22] Em 23 de 🫰 agosto de 2001, a empresa foi processada por violar a Lei de Práticas Comerciais Enganosas e Desleais da Flórida.

[24] Em 🫰 2002, fundiu-se com a Europay International, outra grande associação de emissores de cartões de crédito, da qual a Eurocard se 🫰 tornou parte em 1992.

[25] Em 15 de novembro de 2004, pagou indenização à American Express, devido a práticas anticompetitivas que 🫰 a impediram de emitir cartões através de bancos estadunidenses,[26] pagando US$ 1,8 bilhão no acordo.[27]

Em conexão com a fusão de 🫰 2002,[28] a empresa que havia sido organizada como uma cooperativa de bancos fez uma oferta pública inicial em 25 de 🫰 maio de 2006, vendendo 95,5 milhões de ações a US$ 39 cada.

[29] As ações são negociadas na Bolsa de Valores 🫰 de Nova York sob o símbolo MA, com uma capitalização de mercado de US$ 367,1 bilhões em maio de 2021.

[30] 🫰 O acordo foi concebido para manter o valor da marca e minimizar os custos regulatórios.[28]

Logotipo usado entre 1990–1996 e popularizou 🫰 a marca

Em agosto de 2010, a MasterCard Worldwide, como foi renomeada, expandiu dashboard bullsbet oferta de comércio eletrônico com a aquisição 🫰 da DataCash, um provedor de processamento de pagamentos e gerenciamento de fraude/risco do Reino Unido.

[31][32] No mesmo ano, a WikiLeaks 🫰 publicou documentos mostrando que as autoridades norte-americanas fizeram lobby na Rússia para defender os interesses da Visa e Mastercard.

[33][34] Posteriormente, 🫰 pagamentos ao WikiLeaks foram bloqueados.

Membros do Parlamento Europeu expressaram preocupação de que os pagamentos de cidadãos europeus pudessem ser bloqueados 🫰 pelos EUA, e apelou a uma maior redução do domínio das bandeiras no sistema de pagamentos europeu.

[35] Em outubro de 🫰 2010, ambas empresas chegaram a outro acordo.

Elas concordaram em permitir que os comerciantes com suas bandeiras recusassem cartões ou oferecessem 🫰 descontos em casos de tarifas menores.[36]

Em março de 2012, a MasterCard anunciou a expansão de seu programa de pagamentos com 🫰 aparelhos móveis, incluindo mercados em todo o Oriente Médio.

[37] Em 27 de novembro, um juiz federal concedeu aprovação liminar a 🫰 uma proposta de acordo para a ação coletiva[38] movida em 2005.

Cerca de um quarto dos demandantes decidiram optar por não 🫰 participar do acordo; eles se opõem às disposições que impediriam futuros processos e a não aceitação de apenas partes do 🫰 acordo.

[39] Um acordo de US$ 6,24 bilhões obteve aprovação preliminar em novembro de 2019.

[40] Um redução para $ 5,54 bilhões 🫰 foi aprovada depois.

Alguns comerciantes recorreram do acordo e foram ouvidos.

O caso está em andamento em 2022.[41]

Em 2013, a Mastercard estava 🫰 sob investigação da União Europeia pelas altas taxas que cobrava.

A empresa foi proibida de cobrar taxas em transações transfronteiriças realizadas 🫰 totalmente dentro da UE por meio de uma decisão da Comissão Europeia em 2007.

[42] A BEUC elogiou a ação; dashboard bullsbet 🫰 diretora-geral, Monique Goyens, disse: "Então, no final, todos os consumidores são atingidos por um esquema que acaba recompensando a empresa 🫰 do cartão e o banco emissor.

"[42] Na primavera de 2014, a Mastercard adquiriu a principal empresa de gerenciamento de programas 🫰 de recompensas da Austrália, Pinpoint, por um valor não revelado.

[43] Em agosto de 2017, adquiriu a Brighterion, empresa que gerência 🫰 inteligência artificial e aprendizado de máquina.

[44] A Brighterion detém várias patentes.[45]

No mesmo ano, o CEO Ajay Banga reforçou o objetivo 🫰 da empresa de estender os serviços financeiros atuais, trazendo sistemas de pagamento digital para pessoas sem banco em todo o 🫰 mundo.

Foram investidores US$ 500 milhões na Índia, com escritórios em Pune e Vadodara, para ajudar a Mastercard a levar transações 🫰 sem dinheiro para maior população do mundo.

A empresa também estava programada para investir US$ 750 milhões adicionais em aplicativos e 🫰 tecnologia, especialmente focados na Índia entre 2017 e 2020.

[46] Em abril de 2021, a Mastercard criou uma calculadora que reúne 🫰 informações e mede as pegadas de carbono dos clientes para ajudá-los a saber quanto estão contribuindo nas emissões de carbono.

[47] 🫰 Após a invasão russa da Ucrânia em 2022, cumpriu as sanções dos EUA e proibiu a emissão ou o uso 🫰 de cartões na Rússia.

[48] A empresa suspendeu todas as operações comerciais no país, que representavam 4% de dashboard bullsbet receita.

No entanto, 🫰 os próprios cartões bancários continuam funcionando.[49]

A Mastercard está associada à segurança.

No entanto, litígios antitruste ao longo dos anos prejudicaram a 🫰 marca.

[28] O slogan da campanha publicitária atual é Priceless, lançada em 1997.

O slogan completo foi traduzido como: Existem coisas que 🫰 o dinheiro não compra.

Para todas as outras existe MasterCard.

A campanha foi principalmente aplicável aos produtos de cartão de crédito e 🫰 débito.

Eles também usam a descrição para promover produtos como o site Priceless Travel, que apresenta promoções e ofertas para titulares 🫰 de cartões Mastercard.[50]

Em meados de 2006, a MasterCard International mudou seu nome para MasterCard Worldwide.

Isso foi para sugerir uma escala 🫰 mais global.

Além disso, a empresa introduziu um novo logotipo corporativo adicionando um terceiro círculo aos dois que eram usados no 🫰 passado (semelhante a um diagrama de Venn).

Um novo slogan corporativo foi introduzido ao mesmo tempo-The Heart of Commerce.

[51] Em julho 🫰 de 2016, apresentaram um novo rebranding.

Mudaram o nome do serviço de "MasterCard" para "mastercard".[52]

Em janeiro de 2019, o nome foi 🫰 removido de seu logotipo, deixando apenas os discos sobrepostos.

[53] Em 2021, a Mastercard ficou em 13º lugar em uma lista 🫰 das marcas mais confiáveis.[54]

A Mastercard patrocina grandes eventos e equipes esportivas em todo o mundo.

Isso inclui a equipe de rugby 🫰 da Nova Zelândia, a MLB, a UEFA Champions League e o PGA Tour.

Anteriormente, também patrocinou a Copa do Mundo da 🫰 FIFA, mas rescindiu seu contrato após um acordo judicial e seu rival, Visa, asumir o espaço em 2007.

[55] Em 1997, 🫰 a Mastercard era o principal patrocinador da equipe de Fórmula 1 Mastercard Lola,[56] que desistiu da temporada de 1997 após 🫰 dashboard bullsbet primeira corrida devido a problemas financeiros.[57]

Também é parceira da Seleção Brasileira de Futebol[58] e da Copa Libertadores.

[59] No final 🫰 de 2018, se tornou o primeiro grande patrocinador do jogo eletrônico League of Legends.

A empresa patrocina o League of Legends 🫰 World Championship e Mid-Season Invitational.

[60] Em setembro de 2022, a Mastercard adquiriu os direitos de patrocínio para todos os jogos 🫰 nacionais e internacionais organizados pelo Conselho de Críquete na Índia.[61][62]

Desenvolvimento desde 2005 [ 63 ] Ano Receita

(milhões de US$) LAJIR

(milhões 🫰 de US$) Preço da ação

(US$) Funcionários 2005 2.938 393 2006 3.

326 229 6,20 2007 4.068 1.108 13,65 2008 4.

992 −534 🫰 20,33 2009 5.099 2.260 17,99 5.100 2010 5.539 2.752 22,01 5.600 2011 6.714 2.713 28,73 6.700 2012 7.391 3.937 41,58 🫰 7.500 2013 8.312 4.503 59,34 8.200 2014 9.441 5.106 75,33 10.300 2015 9.667 5.078 90,62 11.300 2016 10.776 5.761 94,50 🫰 11.900 2017 12.497 6.622 126,54 13.400 2018 14.950 7.282 186,16 14.800 2019 16.883 9.664 300,74 18.600 2020 15.301 8.081 370 🫰 21.000 2021 18.884 10.082 354,83 24.000 2022 22.237 12.264 347,73 29.900

Em 2020, a Mastercard classificou-se em 191º lugar na lista 🫰 Fortune 500 das maiores corporações dos Estados Unidos por receita.[64]

Produtos e serviços [ editar | editar código-fonte ]

Cartão de débito 🫰 emitido no Japão

A Mastercard possui como principais produtos os cartões de crédito e débito.

Dependendo da localização geográfica, os emissores podem 🫰 emitir cartões em níveis, do mais baixo ao mais alto, como gold/titanium, platinum, etc.

[65] A empresa opera a Banknet, uma 🫰 rede de telecomunicações global que conecta todos os emissores da bandeira.

O local de operações está localizado em St.Louis, Missouri.

[66] Possui 🫰 o Mastercard Contactless (anteriormente chamado de PayPass),[67] um recurso para pagamento sem contato semelhante ao ExpressPay da American Express.

Oferece aos 🫰 titulares de cartão uma maneira mais simples de pagar aproximando um cartão ou outro dispositivo em vez de passar ou 🫰 inserir o cartão.

Atualmente, possui limitações de valor.[68]

Por meio de uma parceria com uma empresa especializada em compras na internet, a 🫰 Mastercard lançou um shopping virtual em 16 de abril de 2010, que disse poder identificar com precisão o que seus 🫰 titulares de cartão provavelmente comprarão.

[69] Em 2012, anunciou o QkR, um aplicativo de pagamento móvel operando nos EUA e na 🫰 Austrália com a finalidade de solicitar produtos e serviços por meio do smartphone.

Os usuários podem abrir o aplicativo, localizar um 🫰 código QR de um restaurante e fazer pedidos de dashboard bullsbet escolha.

[70][71] Em setembro de 2014, trabalhou com a Apple para 🫰 incorporar um novo recurso de carteira móvel nos novos modelos de iPhone e Apple Watch, conhecido como Apple Pay, permitindo 🫰 que os usuários usem mais prontamente seus cartões.[72]

Em maio de 2020, a empresa anunciou o Mastercard Track Business Payment Service.

Segundo 🫰 o chefe de produtos globais, o serviço "cria um diretório de fornecedores, permitindo que os fornecedores publiquem suas regras de 🫰 pagamento para que possam controlar melhor como recebem os pagamentos, tornando mais fácil para os compradores encontrar fornecedores e entender 🫰 seus requisitos".[73]

Em 10 de fevereiro de 2021, a Mastercard anunciou seu suporte a criptomoeda.

[74][75] Em outubro, informou que, por meio 🫰 de dashboard bullsbet parceria com a Bakkt, qualquer banco ou comerciante em dashboard bullsbet rede em breve poderá oferecer serviços de criptografia.

[76] 🫰 Em junho de 2022, anunciou que agora permitiria que os portadores de cartão comprassem NFTs por meio de várias plataformas.[77]

Em 🫰 abril de 2023, a Mastercard revelou dashboard bullsbet intenção de expandir suas parcerias com empresas de criptomoedas.

No momento do anúncio, a 🫰 empresa já havia feito parceria com Binance, Nexo e Gemini para oferecer cartões vinculados à criptografia em algumas nações.

Isso ocorreu 🫰 apesar de um ambiente regulatório cada vez mais intenso e seguiu a empresa rival Visa.

A empresa disse que seu serviço 🫰 Mastercard Crypto Credential permitiria transações entre países que atenderam a requisitos.

Seu chefe de cripto e blockchain, Raj Dhamodharan, disse que 🫰 os usos para transações NFT viriam mais tarde.[78][79]

Transporte na Alemanha promovendo a marca

A Mastercard foi listada como uma das melhores 🫰 empresas para se trabalhar em 2013 pela Forbes.

[80] Em 2016, tornou-se uma das 144 empresas que assinaram um acordo da 🫰 HM Treasury para obter equidade de gênero na empresa.

[81] Operar uma rede de processamento de pagamentos envolve o risco de 🫰 práticas anticompetitivas devido às muitas partes envolvidas.

[28] Poucas empresas enfrentaram mais processos antitruste nos EUA e no exterior.[22]

A União Europeia 🫰 criticou repetidamente a Mastercard por práticas comerciais monopolísticas.

Em abril de 2009, a empresa chegou a um acordo com o bloco 🫰 em um caso antitruste, prometendo reduzir as taxas de furto do cartão de débito para 0,2% das compras.

[82] Em dezembro 🫰 de 2010, um alto funcionário do Banco Central Europeu pediu o desmembramento do duopólio Visa/Mastercard com a criação de um 🫰 novo cartão de débito europeu para uso na zona do euro.[83]

Em janeiro de 2019, a Comissão Europeia impôs uma multa 🫰 antitruste de € 570.566.

000 à Mastercard por "obstruir o acesso dos comerciantes a serviços de pagamento com cartão transfronteiriços", devido 🫰 às regras que obrigam os bancos a aplicar as taxas de intercâmbio do país onde o varejista estava localizado.

A Comissão 🫰 concluiu que as regras impedem os vendedores de se beneficiarem de taxas mais baixas.

A violação terminou quando a empresa alterou 🫰 suas regras em 2015.

A Comissão concedeu à Mastercard uma redução de 10% da multa.[84]

Jogos de azar [ editar | editar 🫰 código-fonte ]

Mastercard, Visa e outros cartões de crédito têm sido usados para financiar contas desde o jogo online começou em 🫰 meados da década de 1990.

[85] Em 20 de março de 2000, um tribunal da Louisiana registrou uma ação contra a 🫰 empresa por interagir ilegalmente com vários cassinos na internet.

Os queixosos alegaram, entre outras reivindicações, que a Mastercard havia violado o 🫰 Federal Wire Act.

Eles buscaram alívio financeiro por perdas sofridas.[86]

A decisão do Tribunal Distrital em 23 de fevereiro de 2001, posteriormente 🫰 confirmada pela Corte de Apelações dos Estados Unidos, esclareceu a aplicação da lei ao jogo online ilegal.

O tribunal determinou que 🫰 ela se aplica apenas a atividades de jogos de azar relacionadas a um "evento ou concurso esportivo".

Portanto, o tribunal não 🫰 pôde concluir que a Mastercard violou o Wire Act.[87]

Quando o PASPA foi anulado em 14 de maio de 2018, a 🫰 Mastercard teve que fornecer novas orientações aos bancos parceiros.

Estabeleceu que as restrições da localização se aplicam ao indivíduo que faz 🫰 a aposta, não ao banco que processa a transação.

De acordo com várias leis estaduais de jogos, os provedores de apostas 🫰 esportivas devem ativar geolocalização para determinar a localização física de um cliente antes de aceitar uma aposta.

[88] Os banqueiros independentes 🫰 solicitaram especificações sobre códigos.

[89] A Mastercard dedicou o MCC 7801 ao jogo online.

Este código é diferente de 7800 para loterias 🫰 de propriedade do governo e 7802 para pistas de cavalos e cães licenciadas pelo governo.[90]

Pagamentos ao WikiLeaks [ editar | 🫰 editar código-fonte ]

Em dezembro de 2010, a Mastercard bloqueou todos os pagamentos para o site de denúncias WikiLeaks devido a 🫰 alegações de que eles se envolvem em atividades ilegais.

[91] Em resposta, o grupo de ativistas online Anonymous organizou um ataque; 🫰 como resultado, o site da Mastercard ficou em inatividade de 8 a 9 de dezembro de 2010.

[92] Em 9 de 🫰 dezembro de 2010, os servidores sofreram um ataque massivo[93] como parte de uma revanche sobre os pagamentos ao WikiLeaks.

Segundo a 🫰 imprensa, a segurança de milhares de cartões de crédito foi comprometida durante esse ataque devido a um phishing criado pelo 🫰 grupo.

[94] No entanto, a Mastercard negou, afirmando que os dados da conta "não foram colocados em risco".

[95] O porta-voz do 🫰 WikiLeaks disse: "Não condenamos nem aplaudimos esses ataques".

[96] O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse 🫰 que o fechamento das linhas de crédito para doações ao WikiLeaks "poderia ser interpretado como uma tentativa de censurar a 🫰 publicação de informações, potencialmente violando o direito do WikiLeaks à liberdade de expressão".[97]

Em julho de 2011, a empresa de TI 🫰 da Islândia, DataCell, que permitiu ao WikiLeaks aceitar doações de cartão de crédito e débito, disse que tomaria medidas legais 🫰 contra a Visa Europe e a Mastercard,[98] e que agiria imediatamente para tentar forçar as duas empresas a voltarem a 🫰 permitir pagamentos.

[99] Anteriormente, em 8 de dezembro de 2010, a CEO da DataCell, Andreas Fink, afirmou que "a suspensão de 🫰 pagamentos para o WikiLeaks é uma violação dos acordos com seus clientes".

[100][101] Em 14 de julho de 2011, a DataCell 🫰 anunciou que havia apresentado uma reclamação à Comissão Europeia reivindicando o bloqueio, afirmando que violou as regras de concorrência da 🫰 Comunidade Europeia.[102]

Em 12 de julho de 2012, um tribunal de Reykjavík decidiu que a Valitor, parceiro da Visa e Mastercard 🫰 na Islândia, deveria começar a processar doações dentro de quatorze dias[103] ou pagar multas diárias no valor de ISK 800 🫰 000 (cerca de US$ 6 000) para cada dia após esse horário.

A Valitor também teve que pagar os custos de 🫰 litígio da DataCell no valor de ISK 1.500.000.[104][105]

Bloqueio na Índia e venda de dados [ editar | editar código-fonte ]

Em 🫰 2014, de acordo com um acordo entre a Mastercard e o Governo da Nigéria, agindo por meio da Comissão Nacional 🫰 de Gerenciamento de Identidade, os novos documentos de identidade nigerianos possuem o logotipo da Mastercard, conter dados de bancos e 🫰 servir como cartão de pagamento, vinculando irrevogavelmente essas informações bancárias aos indivíduos,[106] gerando críticas do Congresso dos Direitos Civis alegando 🫰 que "representa uma propriedade carimbada de um nigeriano por uma empresa norte-americana...

lembra o logotipo colado nos corpos dos escravos africanos 🫰 transportados através do Atlântico."[107]

Em 2018, a Bloomberg News informou que Google pagou milhões de dólares à Mastercard pelos dados de 🫰 cartão de crédito de seus usuários para fins publicitários.

O acordo não havia sido anunciado publicamente.[108][109]

Em 14 de julho de 2021, 🫰 o Reserve Bank of India (RBI) proibiu indefinidamente a Mastercard de emitir novos cartões de débito ou crédito para clientes 🫰 indianos a partir de 22 de julho de 2021, por violar regras de armazenamento conforme definido pelo RBI em 6 🫰 de abril de 2018.

Esta proibição não afeta os cartões já emitidos e em funcionamento na Índia.

Mastercard é o terceiro principal 🫰 provedor de sistemas de pagamento a ser restrito na Índia depois do American Express e Diners Club International.

[110] Em 16 🫰 de junho de 2022, as restrições comerciais impostas foram suspensas pelo RBI com efeito imediato.

[111][112]ReferênciasNotas

↑ [ 1 ] [ 2 🫰 ] Antes de ser capital aberto em 2006, a Mastercard era uma associação que tinha um conselho de administração composto 🫰 por bancos.

Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Mastercard».

Cartoon Network 🫰 é um canal de TV por assinatura brasileiro pertencente a Warner Bros.Discovery.

É a versão brasileira do canal Cartoon Network nos 🫰 Estados Unidos, exibindo a dashboard bullsbet programação em português brasileiro.

Exibe principalmente conteúdo animado para todas as idades.

A sede do Cartoon Network 🫰 fica em Atlanta, Estados Unidos, e o escritório brasileiro esta sediado na cidade de São Paulo e uma sucursal no 🫰 Rio de Janeiro no bairro do Rio Comprido.

O canal Cartoon Network (simplesmente abreviado como CN) está presente no Brasil desde 🫰 30 de abril de 1993[3].

Desde então, dedica-se exclusivamente à exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos.

Recentemente, a exibição de 🫰 desenhos de outros países também é comum, incluindo produções brasileiras.

Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser 🫰 medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é o mais assistido da televisão paga 🫰 brasileira.

Há alguns anos, o Cartoon Network começou também a exibir e produzir live-actions.

Desde o dia 15 de setembro de 2014, 🫰 o Cartoon Network renovou em dashboard bullsbet programação um novo formato de tela, dando uma nova versão ao formato Widescreen Anamórfico 🫰 (16:9) e a tornando mais alta e fornecida com a versão Standard.

Além do novo formato de tela, o canal também 🫰 apresenta a Classificação Indicativa no topo da tela, quando começa algum programa.

Primeiro logotipo da Cartoon Network usado entre 30 de 🫰 abril de 1993 e 31 de dezembro de 2004.

Nessa era do canal, havia quadrados em forma de xadrez em suas 🫰 vinhetas, e um fundo todo xadrez onde era exibido clássicos como Looney Tunes, The Flintstones, Popeye, entre outros, além dos 🫰 desenhos do What a Cartoon! Show que eram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, Du, Dudu e Edu, A Vaca 🫰 e o Frango, As Meninas Superpoderosas e Eu Sou Máximo.

Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas 🫰 pretas a embalagens de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye).

No final, formavam a palavra Cartoon 🫰 Network, também exibindo bumpers hilários de "Daqui a pouco" e "Vem aí".

Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram 🫰 deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais.

Praticamente toda a identidade visual foi feita como 🫰 se fosse um desenho animado.

Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela 🫰 época.

O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e 🫰 o tipo do programa.

O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas 🫰 e chamadas do canal.

Muitos consideram essa era, a melhor do canal, onde a programação variava-se em clássicos, animes e produções 🫰 originais.

Em 2000, o canal resolveu homenagear os 500 anos do Descobrimento do Brasil, para isso encomendou ao estúdio do animador 🫰 Daniel Messias uma série de curtas protagonizados pelos personagens do canal.[4]

Segundo logotipo usado entre 1 de janeiro de 2005 e 🫰 31 de dezembro de 2011.

Estreou em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos, o canal reformulou suas vinhetas para 🫰 a imagem de uma cidade como se vários personagens das produções exibidas pelo canal morassem juntos.

Mudou também seu logo que 🫰 antes dizia Cartoon Network e passou a dizer apenas CN.

No Cartoon Network da América Latina, que inclui o Cartoon Network 🫰 Brasil, a Era City estreou em 1 de janeiro de 2005 e terminou em 6 de agosto de 2010.

A era 🫰 mostrava diversos comerciais, envolvendo seus personagens atuais e clássicos em vários locais da cidade.

No dia 13 de dezembro de 2006, 🫰 após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador.

Exibiu 🫰 uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como The Flintstones, Scooby-Doo e 🫰 Tom and Jerry só sente estes personagens quando os criamos.

A magia estava ali e funcionou.

Sentiremos a dashboard bullsbet falta".

Logotipo secundário, usado 🫰 entre 6 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2011.

O Cartoon Network América Latina e Cartoon Network Brasil 🫰 passou a usar em uma vinheta (Nova cara, novo Cartoon Network) o seu rebrand e uma identidade visual semelhante aos 🫰 Noods do Cartoon Network dos EUA, onde se consistia num cenário branco, protagonizado por bonecos que podem assumir várias cores 🫰 ou personagens do canal.

Porém, em comparação com os Noods americanos, são chamados de Toonix e os bonecos tem um formato 🫰 diferente, similares aos avatares homônimos do site do canal.

As vinhetas mostram eles num jogo de futebol, que foi uma espécie 🫰 de teste para o aprimoramento do público e dashboard bullsbet aceitação diante da nova identidade, com um logo branco e um 🫰 preto e branco e seus bumpers cheios de cenas cômicas de um estilo uma tanto diferente o estilo Toonix.

Após cinco 🫰 anos da Era CN City (2005–2010), Cartoon Network resolve reformular a dashboard bullsbet programação e logotipo para um totalmente branco e 🫰 menor em 6 de agosto de 2010.

Os intervalos, mostram alguns Toonix tocando em uma barra colorida e se tornando a 🫰 cor que tocaram anteriormente.

São semelhantes aos antigos comerciais dos Noods, cuja única diferença com os daqui são o perfil e 🫰 o nome de Toonix.

A reformulação foi inesperada, e não foi avisada a data para o público anteriormente.Era CHECK it 1.0 🫰 e 2.

0 (2012-2014) [ editar | editar código-fonte ]

Terceiro e atual logotipo usado desde 1 de janeiro de 2012.

O canal 🫰 ganhou uma nova postura nas mãos do estúdio Brand New School, em 2 de setembro de 2012, de olho no 🫰 amadurecimento de seu público.

O novo logo continua enfatizando as letras "C" e "N", mas os dois quadrados perderam a tridimensionalidade, 🫰 e remetem a primeira marca do canal, que por dashboard bullsbet vez reaparece de forma mais indireta, em chamadas e vinhetas.

A 🫰 fonte dos dois logotipos foi alterada pela primeira vez.

Ainda é idêntica à antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como 🫰 "A" e "N".

Toda a identidade é dinâmica, colorida, diversificada, lúdica e divertida; fazendo referência a diversos elementos do universo adolescente, 🫰 compondo grafismos inusitados, coloridos e contemporâneos, sempre fazendo referência ao tradicional visual xadrez do canal, lançado no dia 1 de 🫰 janeiro do mesmo ano.

De 2 de setembro de 2012 a 4 de agosto de 2014, a Era Check it já 🫰 contou com 3 versões, sendo que a primeira - atualmente chamada de 1.

0, mas na época não tinha nome, já 🫰 que não havia previsão da versão seguinte chegar à América Latina, sendo que havia pouco tempo que a segunda versão 🫰 chegara à América e que poderia ser uma versão regional como aconteceu com os Noods, além de poucas pessoas saberem 🫰 da versão 2.

0 - estreou junto com os bumpers e vinhetas oficiais da era, em 2 de setembro de 2012.

A 🫰 segunda versão estreou "secretamente", pois não houve nenhuma propaganda anunciando, e coexistiu com a versão 1.

0, mas seu período de 🫰 atividades e quantidade de vinhetas foram reduzidos.

Pode-se dizer que não houve uma Era Check it 2.

0 comparando à Era Check 🫰 it 2.0 americana.Era CHECK it 3.

0 (2014-2016) [ editar | editar código-fonte ]

Nova versão do logotipo, usada desde 4 de 🫰 agosto de 2014 nos bumpers (vinhetas).

A terceira versão, chamada de 3.

0, estreou em 4 de agosto de 2014, às 4 🫰 da manhã, com o "Vem Aí" remodelado de Tooncast All Stars, no mesmo dia em que foram exibidos novos episódios 🫰 das séries do Cartoon Network e um novo programa de televisão, "Clarêncio, O Otimista".

Novos bumpers, vinhetas e um novo slogan/logo/evento/anúncio 🫰 chamado "Cartoon Network Turbinado", provavelmente anunciando novos episódios, eventos, programas de tevês, apps, entre outras novidades ao longo dos meses.

A 🫰 era Check it poderia ter estreado em 2013, mas houve um atraso, todavia o website continua tendo relações com a 🫰 Era CHECK it.

A atual era CHECK it, apesar de estar rendendo bom índices de audiência para o canal, não vem 🫰 agradando muito os antigos telespectadores pelo fato de não serem mais exibidos desenhos originais e clássicos do cartoon fora do 🫰 bloco do Cartoon Zum, o que faz com que o canal seja bem criticado nesse sentido, pois perdeu quase toda 🫰 dashboard bullsbet essência original e o que fez com que o Cartoon Network ficasse em 6º lugar no índice geral dos 🫰 canais pagos, ficando atrás do Discovery Kids, SBT, Rede Globo e Band.Era CHECK it 4.

0 (2016-2017) [ editar | editar 🫰 código-fonte ]

A quarta versão nomeada de 4.

0 estreou nos Estados Unidos em 1 de junho de 2015 e semelhante a 🫰 3.

0 também contém uma variedade de cores, porém mais fortes, brilhantes e reluzentes.

No Brasil, a nova identidade teve dashboard bullsbet estreia 🫰 no dia 4 de janeiro de 2016.

O canal apresenta novas vinhetas e bumpers com vários tipos diferentes de animação sem 🫰 deixar de ter um toque infantil e o espaço colorizado.

No dia 30 de novembro de 2015, uma vinheta da era 🫰 Check It 4.

0 foi utilizada no "Vem Aí" do especial de fim-de-ano Memórias do Saltitão formando uma pré-estreia do novo 🫰 visual, que teria dashboard bullsbet estreia oficial mais tarde no dia 4 de janeiro de 2016.

A quinta versão, nomeada de Dimensional, 🫰 estreou nos EUA em 29 de maio de 2016, como uma versão reformulada da 4.

0 especialmente pensada para o verão.

No 🫰 Brasil, esta versão estreou no dia 1 de janeiro de 2017.

Semelhante a Check It 4.

0, esta versão utiliza novas técnicas 🫰 inovadoras e mais coloridas, com algumas cenas mostradas em computação gráfica que contam com um estilo dimensional brilhante durante a 🫰 transmissão das vinhetas e bumpers.

Era Reimagine o Seu Mundo (2022-presente) [ editar | editar código-fonte ]

A era Reimagine o Seu 🫰 Mundo (que também ficou conhecida como Redraw Your World em dashboard bullsbet versão original) estreou nos EUA em novembro de 2021 🫰 e 1º de abril de 2022 no Brasil, com bumpers ilustrativos mostrando vários personagens de seus programas em quadrados de 🫰 xadrez, de um jeito similiar a era Checkerboard.

A programação do canal é baseada especialmente em animações.

Desde a fundação do canal 🫰 em 1993, vários desenhos clássicos de acervos famosos, como, Hanna-Barbera, Warner Bros.

e MGM foram exibidos durante anos e reconhecidos pela 🫰 dashboard bullsbet popularidade em todo o mundo.

Ted Turner, fundador do canal, exibia principalmente animações clássicas de acervos que ele havia comprado 🫰 e adquirido os direitos.

Até 1996, quando a Turner Broadcasting System foi negociada e vendida por Ted Turner (e os direitos 🫰 das animações que ele havia adquirido, vendidas para a Warner Bros.

), uma era de inovação em animação se seguiu, focando-se 🫰 não somente no público infantil, mas também, juvenil e adulto.

Assim, em 2001, a animação clássica foi transferida para o seu 🫰 novo canal - na época - chamado Boomerang, até a retirada do conteúdo animado do canal em 2006.

Desde então, o 🫰 canal tem apostado em conteúdos para jovens e adultos, como o anime e desenhos originais produzidos pelas filiais do Cartoon 🫰 Network pelo mundo.

Em meados de 2010, o canal começou a exibir vários live-actions inicialmente com Chaves, Chapolin Colorado e Kamen 🫰 Rider: O Cavaleiro Dragão, ambos em 2010 e em 2012 começou a ser exibido aquisições como Senhor Young, produções originais 🫰 como Level Up, e produções latino-americanas como A CQ: Confusões ao Quadrado, não alcançando uma alta popularidade e satisfação do 🫰 público, mas Experimentos Extraordinários, é o único live action brasileiro exibido no canal.

De 2013 a 2020 o canal passou a 🫰 focar em suas animações e séries originais e durante todas as segundas e quintas-feiras eram lançados novos episódios de O 🫰 Incrível Mundo de Gumball, Steven Universo, Os Jovens Titãs em Ação, Ursos sem Curso, Unigata, O Mundo de Greg, Acampamento 🫰 de Verão, Victor e Valentino, Mao Mao: Heróis de Coração Puro, a nacional Irmão do Jorel, e as novas versões 🫰 de As Meninas Superpoderosas e Ben 10.

A partir de março de 2020, o canal deixa de transmitir os novos episódios 🫰 de seus programas nas segundas-feiras e cada uma das séries atuais passam a estrear novos episódios separadamente durante a programação 🫰 semanal.

Foi uma iniciativa lançada pela Turner em 2004 de lançar uma programação nacional no canal como o desenho popular, Turma 🫰 da Mônica que se exibe até hoje dentro do Cartoon Network Brasil.

Mas seu principal foco foi lançar o Adult Swim 🫰 como um canal separado do Cartoon Network em 7 de outubro de 2005, entre 23h às 06h da manhã nas 🫰 sextas, sábados e domingos.

A princípio foi criticado pelas suas vinhetas em horário infantil que visava convidar aos adultos à assistirem 🫰 ao bloco.

Por outro lado diminuiu os dias de exibição do Toonami de segunda a sexta para de segunda a quinta 🫰 da meia-noite às 2h da manhã.

Reuniu vários cartunistas e com a ajuda da Ancine e Cartoon Network, conseguiram produzir seus 🫰 curtas animados exibindo-os dentro do [adult swim] até o seu hiato em 2008.

Outra reclamação discutida e mantida por muitos foi 🫰 pela falta de anime no bloco, com a seguinte resposta do canal que o Toonami já desempenhava esse papel de 🫰 exibir animes e que não estariam interessados em incorporá-los no Adult Swim como na versão americana.

Essa contradição se manteve até 🫰 2008 um ano após o fim do Toonami, quando finalmente decidiram incorporar animes no Adult Swim, já que havia perdido 🫰 uma grande porção de seus telespectadores e fãs.

No dia 23 de abril de 2020 o canal Warner channel no Twitter, 🫰 divulgou que o Adult Swim voltaria no seu canal, no dia 4 de maio de 2020 as 23:45 o bloco 🫰 teve dashboard bullsbet estreia.

Com vários desenhos conhecidos pelo publico.

No dia 15 de março de 2022 o bloco sumiu da grade da 🫰 Warner channel sem nenhum aviso prévio.

Atualmente os conteúdos do Adult Swim estão disponíveis no streaming da HBO Max.

Ver artigo principal: 🫰 Boomerang

Originalmente Boomerang era um bloco de programação do Cartoon Network desde seu lançamento nos Estados Unidos em 1992, no Brasil 🫰 em 1993.

Exibia desenhos do acervo da Hanna-Barbera e alguns da MGM como Tom e Jerry.

Em 2001 (2000 nos Estados Unidos), 🫰 foi lançado um canal separado sob dashboard bullsbet jurisdição que até 2006 era composto somente por desenhos clássicos.

Em 3 de abril 🫰 de 2006, vendo que o canal estava perdendo audiência por inúmeras reprises e sem a manutenção de seus shows, a 🫰 Turner International do Brasil resolve intervir e mudar toda a programação para adolescentes entre 14 à 17 anos.

Houve resquícios da 🫰 programação clássica até março de 2008, quando se voltou inteiramente à jovens.

Esta estratégia foi fortemente criticada pelos observadores da indústria 🫰 de animação, principalmente de seus associados que compararam o canal com o POGO (outro canal pertencente à Time Warner na 🫰 Índia que também exibe programação jovem).

Em abril de 2014, o canal voltou a exibir animações em dashboard bullsbet programação, e em 🫰 setembro de 2014, mudou seu logo e identidade usual com uma nova programação voltada de novo para o público infantil.

Toonami 🫰 Powered by Crunchyroll [ editar | editar código-fonte ]

Toonami é um bloco de animação que atualmente é transmitido entre 00h00 🫰 e 01h00 que antigamente fazia parte do canal Cartoon Network entre 2002 e 2007.

Em 2020, retornou na programação em parceria 🫰 com a Crunchyroll como Toonami Powered by Crunchyroll.

O nome é uma amálgama de "cartoon" e "tsunami", sugerindo "um maremoto" de 🫰 desenhos animados.

Atualmente possui em dashboard bullsbet programação os animes Dragon Ball Super e Dr.Stone.

Primeiramente lançado no site do canal em 2009.

Inicialmente 🫰 foi um avatar pessoal de comunicação entre os internautas do Cartoon Network que podiam frequentar salas de bate-papo ao vivo, 🫰 bastava iniciar uma conta e usá-la totalmente de graça.

Em meados de 2013, o site desligou seu serviço de chat mas 🫰 mantendo os avatares do site apelidados de "Toonix".

Devido a popularidade destes bonecos, o Cartoon Network resolveu incorporá-los no seu rebrand 🫰 em 6 de agosto de 2010 se igualando aos Noods na versão americana.

Foram feitas 580 vinhetas para a antiga identidade 🫰 visual do canal desde 2010, a era Toonix.[5]

Chega de Bullying, Não Fique Calado [ editar | editar código-fonte ]

A campanha, 🫰 baseada na campanha "Stop Bullying, Speak Up!" no Cartoon Network dos Estados Unidos, conscientiza as pessoas que o bullying não 🫰 é uma fase comum na infância e sim algo que pode comprometer dashboard bullsbet vida inteira.

O projeto inclui simulações baseadas no 🫰 desenho As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, incluindo Billy, Irwin e o valentão Sperg.

O design da campanha mudou com 🫰 o tempo, adequando-se à Era "CHECK IT!".

[6] Atualmente, a campanha virou mais ou menos uma petição e ganhou um site 🫰 (clique aqui para entrar).

A corrida ocorre na Chácara do Jockey em São Paulo.

Tudo começou em novembro de 2011 quando o 🫰 Cartoon Network decidiu criar ideias para animar as crianças, com presença ao vivo dos personagens das séries do Cartoon Network: 🫰 O Incrível Mundo de Gumball, Hora de Aventura, Apenas um Show, As Meninas Super Poderosas, As Terríveis Aventuras de Billy 🫰 e Mandy e muitos outros.

Em setembro de 2012, decidiram colocar a campanha: ''Chega De Bullying, Não Fique Calado'' na corrida, 🫰 mas em setembro de 2013, terminou a corrida em tragédia com reclamações dos atletas no Reclame Aqui e a Corrida 🫰 também está na América Latina.

Em 21 de junho de 2015, a Corrida Cartoon aconteceu também no Rio de Janeiro, além 🫰 de São Paulo, tornando-se a primeira vez que ocorre a corrida do canal no Rio de Janeiro.

O projeto ocorre no 🫰 litoral brasileiro, em hoteis.

O projeto faz apostas, esportes na areia e entre outros.

Ocorre de dezembro a janeiro, o projeto acontece 🫰 desde 2011 no Nordeste, Sul e Sudeste brasileiro, o último verão cartoon ocorreu no Beach Park Fortaleza no Nordeste.[7]

Cartoon Network 🫰 On Demand [ editar | editar código-fonte ]

Atual logotipo do serviço.

Cartoon Network On Demand é um serviço de streaming que 🫰 começou a operar em meados de 2007 nos principais sites de entretenimento do Brasil, como Terra, UOL e IG.

Atualmente disponível 🫰 apenas pelo TV UOL, é totalmente grátis e dublado em português do Brasil, possui uma geração de substituição de episódios 🫰 a cada temporada exibida.

Transmite somente séries originais do canal.

É o serviço mais usado e popular.

Há um serviço de vídeos no 🫰 site do Cartoon Network Brasil, referido como Cartoon Network Video, que também exibe episódios completos.

Cartoon Network App [ editar | 🫰 editar código-fonte ]

Cartoon Network App (primeiramente Cartoon Network Go!) é um serviço de Video On-Demand lançado juntamente com o TNT 🫰 Go e Space Go, disponível para assinantes da Sky, Vivo TV, Algar TV e Oi TV.

No site, o assinante encontra 🫰 o melhor do canal e pode assisti-lo ao vivo.

Cartoon Network Celular [ editar | editar código-fonte ]

Cartoon Network Celular é 🫰 um serviço pago via telefone oferecido para celulares móveis.

Disponibiliza vídeos, papéis de parede, ringtones, jogos, screensavers entre avatares de personalização 🫰 de cada personagem do canal para o celular.Cartoon Network 3.

0 é o site oficial do canal brasileiro.

Oferece vídeos, jogos, e 🫰 downloads de diversos conteúdos.

É a versão atualizada do site lançado no ano de 2014, e anteriormente chamado de "Cartoon Network 🫰 2.

0" e logo após "Cartoon Network 2.

5" e até janeiro de 2015, "Cartoon Network 2.

7", que desde meados daquele ano 🫰 hospeda os anfitriões do site chamados de "Toonix".

A versão oferecida atualmente trabalha com as atualizadas do programa Adobe Flash Player 🫰 para uma melhor visualização do conteúdo.

Desde janeiro de 2015, o site foi atualizado para ser carregado mais rápido, além de 🫰 uma leve mas inexpressiva mudança de visual.

Cartoon Network HD [ editar | editar código-fonte ]Serviço em HD.

Cartoon Network HD é 🫰 a versão Simulcast do canal SD, está disponível nas operadoras NET, Sky, Oi TV, Vivo TV, Algar TV, Claro TV 🫰 e outras operadoras menores desde o início de 2014.

A partir de 15 de setembro de 2014, os sinais HD e 🫰 SD passaram a ser únicos, com o canal SD sendo gerado em Widescreen e o símbolo HD deixou de ser 🫰 exibido.

Cartoon Network Blah! foi um aplicativo do Cartoon Network para iOS e Android, lançado em novembro de 2016.

Onde as crianças 🫰 podem interagir com o canal a ser gravado si mesmos fazendo os desafios dos comandos do aplicativo e enviar em 🫰 vídeo, você tem a chance de aparecer rodando para comerciais da TV.

É a versão brasileira do aplicativo CN Sayin' do 🫰 Cartoon Network americano.

Cartoon Network Anything [ editar | editar código-fonte ]

Cartoon Network Anything foi um aplicativo do Cartoon Network para 🫰 iOS e Android, lançado em abril de 2016.

O aplicativo compila brincadeiras insanas, informações inusitadas sobre as obras e até questionários 🫰 malucos das séries.

De forma geral, basta deslizar o dedo pelo display – da direita para a esquerda – para pular 🫰 para a próxima atividade.

Durante os joguinhos e quizes, é só tocar na opção mais acertada ou arrastar figuras e objetos 🫰 pelo quadro, dependendo das regras da jogatina.

Depois de terminar cada estágio, você tem a opção de curtir o material – 🫰 caso tenha gostado da experiência.

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