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New Super Mario Bros.

Wii (New スーパーマリオブラザーズ Wii, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e⭕️ publicado pela empresa japonesa Nintendo para o Wii.

Foi lançado em 12 de novembro de 2009 na Austrália, 15 de novembro⭕️ na América do Norte, 20 de novembro na Europa e em 3 de dezembro no Japão.

É o primeiro título da⭕️ franquia Super Mario, desde Super Mario Bros.

, a possuir um recurso de jogo multijogador simultaneamente para até quatro jogadores, e⭕️ o primeiro a incluir o novo recurso da Nintendo, o "Super Guide".[7]

O designer Shigeru Miyamoto tinha o desejo de criar⭕️ um jogo da série Super Mario com um modo multijogador cooperativo desde o início da série.

Após uma tentativa fracassada de⭕️ integrá-lo em Super Mario 64 devido a limitações de hardware, ele foi capaz de explorar totalmente o conceito no Wii⭕️ e em seu hardware mais avançado.

O desenvolvimento de New Super Mario Bros.

foi projetado com a intenção de atingir jogadores com⭕️ diversos níveis de habilidade.

Recursos como o Super Guide e a capacidade de entrar em uma bolha flutuante e optar por⭕️ não fazer uma determinada parte de uma fase foram adicionados para atender iniciantes, enquanto outros detalhes, como um prêmio por⭕️ não usar o bloco Super Guide, foram adicionados para fornecer uma camada de dificuldade.

Shiho Fujii e Ryo Nagamatsu compuseram a⭕️ trilha sonora do jogo, enquanto Koji Kondo, compositor recorrente da série, serviu como consultor de som.

O jogo foi anunciado após⭕️ uma rápida queda nos lucros, com a Nintendo esperando que seu lançamento ajudasse a aumentar as vendas do Wii.

New Super⭕️ Mario Bros.

Wii foi tanto um sucesso crítico quanto comercial, recebendo elogios particulares por seu aspecto multijogador; entretanto alguns críticos ficaram⭕️ decepcionados com a falta de inovação em comparação com os títulos anteriores da série.

Recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de⭕️ "Melhor Jogo de Wii" pela Spike Video Game Awards de 2009, IGN e GameTrailers, e é o quarto jogo mais⭕️ vendido para o Wii, com mais de 30,32 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

[8] Uma continuação, chamada New⭕️ Super Mario Bros.

2 (que é uma sequência da versão de DS), foi lançada para o Nintendo 3DS em julho de⭕️ 2012, e outra sequência, chamada New Super Mario Bros.

U (que é uma continuação do jogo de 3DS), foi lançada para⭕️ o Wii U em novembro de 2012, sendo remasterizada em alta definição para a Nvidia Shield TV, na China, em⭕️ 2017.[9]

New Super Mario Bros.

Wii é um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral 2.

5D; embora seja reproduzido em 2D, a⭕️ maioria dos personagens e objetos do jogo são representações poligonais 3D em fundos 2D.

[10][11] No modo para um jogador, o⭕️ jogador controla Mario e deve completar uma série de fases, que são preenchidas com itens úteis e obstáculos prejudiciais.

O jogador⭕️ deve controlá-lo até um grande mastro de bandeira no final de cada estágio para progredir.

[12] O jogo pode ser jogado⭕️ com o Wii Remote na horizontal ou verticalmente com o Wii Nunchuk conectado.

[13] O Mario pode correr, pular e realizar⭕️ movimentos adicionais provenientes de New Super Mario Bros.

, como chutes na parede, pancadas no solo e saltos duplos e triplos.

[14]⭕️ New Super Mario Bros.

Wii frequentemente usa os recursos de controle de movimento do Wii Remote; o jogador pode sacudir o⭕️ controle para realizar várias ações diferentes, como um pulo giratório curto que mata inimigos, um giro no ar que pode⭕️ ser usado para sustentar o tempo no ar e a capacidade de pegar, carregar e lançar certos objetos.

Outra vantagem do⭕️ giro no ar é a capacidade de pular de uma parede singular, desde que o Mini-Mushroom ou a Ice Flower⭕️ estejam equipados.

O Mario tem que pular na parede antes de girar de volta para a parede para repetir a ação.

[15][13][16]⭕️ Certas áreas dentro das fases, como plataformas específicas, podem ser manipuladas ficando sobre elas e inclinando o Wii Remote.

[15] Certos⭕️ níveis são ambientados debaixo d'água, onde o jogador deve nadar para atravessar a fase.[17]

Além de moedas de ouro, que o⭕️ jogador pode coletar para ganhar vidas extras, as fases contêm power-ups dentro de blocos flutuantes que ajudam Mario em sua⭕️ busca.

Por exemplo, o Super Mushroom faz com que Mario aumente de tamanho, e permite que ele dê um golpe extra;⭕️ a Fire Flower permite que Mario atire bolas de fogo nos inimigos; e a Super Star dá ao jogador invencibilidade⭕️ temporária, aumenta dicasbet365 velocidade de corrida e fornece luz em qualquer fase escura.

O Mini Mushroom, que reaparece de New Super⭕️ Mario Bros.

, faz com que Mario diminua de tamanho, permitindo-lhe saltar mais alto, correr na água e caber em pequenos⭕️ espaços, embora o torne vulnerável a inimigos e outros obstáculos.

[18][10] Os novos power-ups incluem o Propeller Suit, um cogumelo com⭕️ uma hélice que permite que Mario voe por um curto período de tempo sacudindo o Wii Remote;[13] a Ice Flower,⭕️ que dá a Mario a capacidade de atirar bolas de gelo que congelam os inimigos em grandes blocos de gelo⭕️ que podem ser levantados e lançados; e o Penguin Suit, um traje de pinguim que também dá a Mario a⭕️ habilidade de atirar bolas de gelo, mas também permite que o jogador deslize pelo chão e pela água, além de⭕️ dar a eles um controle mais rígido no gelo e na água.

[13][10] Yoshi aparece em certas fases e é capaz⭕️ de comer, engolir e cuspir inimigos e objetos, e se agitar por um período de tempo.[19][20]

O jogo consiste em oito⭕️ mundos,[11] com um nono mundo secreto que aparece quando o jogo principal é concluído.

Existem 77 níveis (excluindo casas do Toad⭕️ e canhões de dobra) no jogo, 8 no Mundo 9, que estão todos inicialmente bloqueados.

[21] Eles podem ser desbloqueados coletando⭕️ todas as três Star Coins escondidas em cada fase de seus respectivos mundos.

Os níveis são acessados por meio de um⭕️ mapa-múndi 3D;[10] completar um estágio desbloqueia o próximo, com vários caminhos às vezes disponíveis após a conclusão de um estágio.

Algumas⭕️ fases possuem um objetivo secreto extra que, quando alcançado, abre um caminho alternativo para o jogador, como um canhão que⭕️ leva a um mundo posterior.

[22] Cada mundo contém dois níveis de chefe - uma fortaleza intermediária e um castelo no⭕️ fim do mundo - onde o jogador luta contra um dos sete Koopalings.

O Mundo 4 e o Mundo 6 também⭕️ têm um terceiro nível de chefe de dirigível, onde o jogador deve lutar contra Bowser Jr.

para progredir para o próximo⭕️ mundo.

[15][23] Além dos níveis, também existem as "Toad Houses" espalhadas pelo mapa, nas quais o jogador pode jogar um pequeno⭕️ minijogo para ganhar vidas extras ou itens que podem ser equipados na tela do mapa.

[24][25] As telas dos mapas costumam⭕️ ter inimigos vagando por elas em certas áreas dedicadas que, quando encontradas, iniciam uma luta de "mini-boss" que sempre concede⭕️ ao jogador três cogumelos.

Em certos pontos, um Toad aparecerá preso em um dos níveis concluídos anteriormente, e o jogador pode⭕️ escolher resgatá-lo de um bloco e carregá-lo com segurança até o final do estágio para destravar uma Toad House extra.

[26]⭕️ Cada curso contém três Star Coins que estão escondidas em áreas de difícil acesso.

[26] Isso pode ser gasto em filmes⭕️ de dicas, que mostram dicas e truques para o jogo, incluindo a localização de segredos e métodos para encontrar mais⭕️ Star Coins e coletar vidas.[27]

O jogador começa o jogo com cinco vidas, mas este número pode ser aumentado ao coletar⭕️ moedas, pegar cogumelos 1-Up, realizar combos,[25] e jogar minijogos.

[23] Perder uma vida retornará o jogador ao mapa, e perder todas⭕️ as vidas resulta em um jogo acabado, forçando o jogador a retornar de seu último ponto de salvamento.

[12] A maioria⭕️ das fases contém uma bandeira intermediária que permite que o jogador retorne àquele ponto ao retornar ao nível.[12]

New Super Mario⭕️ Bros.

Wii apresenta o "Super Guide", um conceito que visa ajudar os jogadores que estão com dificuldade em completar uma determinada⭕️ fase, sendo o primeiro jogo da Nintendo a incluir o conceito.

[28] Durante o modo de um jogador, se um jogador⭕️ morrer oito vezes consecutivas em qualquer nível, um bloco "!" aparece, que pode ser ativado para permitir que um Luigi⭕️ controlado por computador mostre ao jogador um caminho seguro através do nível sem revelar nenhuma localização de Star Coin ou⭕️ saídas secretas.

O jogador pode interromper o guia a qualquer momento e assumir o controle do Luigi a partir desse ponto.

Depois⭕️ que Luigi conclui o curso, o jogador tem a opção de tentar o nível novamente ou pulá-lo completamente.[29][30]

New Super Mario⭕️ Bros.

Wii é o primeiro título da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade simultânea de plataforma para quatro jogadores.

Nesta captura⭕️ de tela inicial do jogo da E3 2009, os jogadores podem pegar e carregar uns aos outros, como Luigi faz⭕️ com o Blue Toad.

New Super Mario Bros.

Wii é o primeiro jogo da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade multijogador⭕️ cooperativo simultâneo.

[31] Até quatro jogadores, como Mario, seu irmão Luigi ou um dos dois Toads de cores diferentes, podem jogar⭕️ os níveis juntos.[32]

As etapas são concluídas quando um jogador toca o mastro da bandeira; outros jogadores possuem uma quantidade limitada⭕️ de tempo para agarrá-lo em perseguição antes que o jogo pare qualquer entrada adicional dos jogadores e se concentre na⭕️ animação de "limpar o curso".

Os jogadores são capazes de interagir uns com os outros de várias maneiras, que podem ser⭕️ usadas para ajudar ou competir entre si; por exemplo, os jogadores podem pular na cabeça uns dos outros para alcançar⭕️ lugares mais altos.

Eles também podem pegar e jogar uns aos outros, comer e cuspir uns aos outros enquanto montam em⭕️ Yoshi.

[33] Se uma grande distância se formar entre dois ou mais personagens, a câmera do jogo irá compensar fazendo uma⭕️ panorâmica para mostrar todos eles de uma vez.

[34] Se os jogadores ainda não alcançam, eles são arrastados pela borda da⭕️ tela até que avancem mais rápido ou percam uma vida por causa de um obstáculo.

[35] Se um jogador entrar em⭕️ uma área diferente de uma fase, como dentro de um cano ou uma porta, sem os outros jogadores, eles irão⭕️ teleportar para o mesmo lugar após um curto período de tempo.[36]

O primeiro jogador navega pelo mapa-múndi e seleciona estágios.

[37] Os⭕️ jogadores retornam à tela do mapa se todos morrerem antes de alguém reaparecer no estágio.

Se todos os jogadores ficarem sem⭕️ vida e terminar o jogo, eles devem reiniciar a partir do último ponto de salvamento.

[38] Se um jogador morre, ele⭕️ ressurge no nível envolto em uma bolha.

Eles podem retomar o jogo quando outro jogador quebrar a bolha.

Um jogador pode quebrar⭕️ a bolha tocando-a ou acertando-a com uma bola de fogo, bola de gelo, um projétil que pode ser jogado (conchas,⭕️ blocos de gelo, etc.

) e a língua de Yoshi.

[36][13] Os jogadores também podem se encerrar voluntariamente dentro da bolha enquanto⭕️ um jogador mais habilidoso atravessa um segmento difícil.

[31] Se todos os personagens em uma sessão cooperativa entrarem em uma bolha⭕️ ao mesmo tempo (seja por morte ou voluntariamente), eles perderão o nível e deverão reiniciar.[36]

Além do modo história principal, que⭕️ pode ser jogado tanto no modo para um jogador quanto no modo multijogador, existem dois modos multijogadores dedicados; o modo⭕️ "Free-for-All", no qual os jogadores completam os cursos juntos e competem para obter a classificação mais alta, e "Coin Battle",⭕️ onde competem para coletar o maior número de moedas.[39]

Quando Mario, Luigi, Yellow Toad e Blue Toad estão comemorando o aniversário⭕️ da Princesa Peach em seu castelo, um grande bolo aparece.Bowser Jr.

e os Koopalings emergem do bolo e prendem Peach lá⭕️ dentro.

O bolo é carregado na aeronave de Bowser e decola, com Mario, Luigi e os dois Toads perseguindo-o.

Os Toads no⭕️ castelo concedem a eles acesso à novos itens, os cogumelos propulsores e os trajes de pinguim.[40]

Depois de viajar por vários⭕️ mundos lutando contra os Koopalings, Bowser Jr.

e Kamek, o Magikoopa, os irmãos Mario e os Toads chegam ao castelo de⭕️ Bowser.

Bowser é derrotado, mas é revivido por Kamek, que lança um feitiço mágico que o transforma em dicasbet365 forma gigante,⭕️ Super Bowser.

Bowser persegue Mario e os outros, destruindo tudo em seu caminho, até que Mario encontra um grande interruptor e⭕️ o aciona, fazendo com que Bowser caia no chão e solte Peach de dicasbet365 gaiola.

Peach e Mario partem do castelo⭕️ em um balão de ar quente, com Luigi e os Toads seguindo atrás.[41]

Os créditos são mostrados como um minijogo, onde⭕️ as letras são escritas em blocos, que podem ser quebrados pelos personagens jogáveis para obter moedas (todos os quatro personagens⭕️ aparecem, mas apenas aqueles controlados pelos jogadores podem obter moedas).

Após os créditos, Bowser Jr.

e os Koopalings ajudam Bowser a sair⭕️ de seu castelo instável, que desaba.[41][42]

New Super Mario Bros.

Wii foi criado a partir do desejo de recriar a experiência de⭕️ jogo para um jogador da série Super Mario para vários jogadores.

[43] Shigeru Miyamoto, o principal desenvolvedor de jogos da Nintendo,⭕️ estava interessado em criar um título da série Super Mario com recursos para múltiplos jogadores desde o início da série⭕️ com o jogo de arcade de 1983, Mario Bros.

As tentativas de integrar o multijogador cooperativo em Super Mario 64, o⭕️ primeiro jogo 3D da série, falharam devido às limitações de hardware do Nintendo 64.

Com a CPU mais rápida, e recursos⭕️ gráficos e de memória aprimorados do Wii, Miyamoto e o resto da equipe de desenvolvimento foram capazes de revisitar essa⭕️ ideia, já que o hardware permitiu a exibição suave de inimigos e itens suficientes na tela de uma só vez,⭕️ e permitiu que uma câmera pudesse se adaptar dinamicamente aos movimentos dos jogadores, garantindo que eles saibam constantemente qual é⭕️ a situação de seu personagem.

[44][45] Miyamoto disse que a Princesa Peach não era uma personagem jogável por causa de seu⭕️ vestido, já que fazer com que dicasbet365 saia se movesse de forma realista exigiria uma programação complexa e dedicada.[46]

Miyamoto queria⭕️ que o jogo fosse acessível a todos os jogadores e, portanto, tentou equilibrar dicasbet365 dificuldade por meio de recursos voltados⭕️ para fãs casuais e radicais de Super Mario.

Após o lançamento de New Super Mario Bros.

para o Nintendo DS, que Miyamoto⭕️ achava não ter sido difícil o suficiente em retrospecto, ele queria criar um novo Super Mario que proporcionasse um nível⭕️ mais alto de desafio para os jogadores que o desejassem.

Simultaneamente, o recurso Super Guide, que permite que um jogador assista⭕️ uma fase sendo concluída antes de tentar novamente após falhar um certo número de vezes, foi incluído no jogo para⭕️ torná-lo acessível também a jogadores iniciantes.

[47] A equipe de desenvolvimento decidiu incluir o recurso como uma opção que apareceria em⭕️ um nível após falhar um certo número de vezes para evitar atrapalhar a experiência para jogadores mais experientes.

Como um incentivo⭕️ extra para jogadores peritos, a equipe também adicionou conquistas que poderiam ser obtidas ao completar o jogo sem fazer o⭕️ bloco verde aparecer em nenhum nível.

[44] A capacidade de um jogador se colocar em uma bolha e optar por sair⭕️ de uma fase, foi planejada para que jogadores novatos e mais experientes pudessem jogar sem interferir uns com os outros.

[48]⭕️ Miyamoto também esperava que o jogo se tornasse um jogo básico para o Wii e atingisse níveis de sucesso semelhantes⭕️ aos de New Super Mario Bros.[49]

New Super Mario Bros.

Wii foi produzido por diversos desenvolvedores, alguns dos quais tinham diferentes entendimentos⭕️ sobre os princípios de design dos jogos da série Super Mario.

Miyamoto, que atuou como produtor do jogo, ajudou os diretores⭕️ a criar um entendimento geral das regras básicas para o design do jogo, escrevendo documentos de especificação explicando as "regras"⭕️ de como o jogo funcionaria.

Isso levou a discussões e decisões sobre o que era considerado "natural" e "não natural" para⭕️ um jogo do Mario; por exemplo, com o advento da habilidade da Ice Flower de congelar os inimigos, os desenvolvedores⭕️ decidiram que seria lógico que os blocos de gelo derretessem quando disparados com bolas de fogo e flutuassem para a⭕️ superfície quando submersos na água.[48]

A música de New Super Mario Bros.

Wii foi composto e arranjado por Shiho Fujii e Ryo⭕️ Nagamatsu, com trabalho adicional fornecido pelo diretor de som Kenta Nagata.

[1][50] Koji Kondo, um colaborador recorrente da série, foi o⭕️ consultor de som e não escreveu nenhuma nova composição, embora algumas de suas criações tenham sido reorganizadas para o jogo.

[51]⭕️ Charles Martinet voltou a dar voz a Mario e Luigi, junto com Samantha Kelly como os Toads e a Princesa⭕️ Peach, Kenny James como Bowser, e Caety Sagoian como Bowser Jr.[52]

Em 30 de maio de 2009, a versão online do⭕️ jornal japonês Nihon Keizai Shimbun, informou que duas novas continuações seriam lançadas para o Wii: a sequela de Wii Fit,⭕️ intitulada Wii Fit Plus, e uma sequência de New Super Mario Bros.

provisoriamente chamada New Super Mario Bros.Wii.

[53] O último jogo⭕️ foi anunciado na E3 2009[54][55][56] e posteriormente exibido na Gamescom.

[57][58][59] Para destacar a singularidade do jogo, a Nintendo lançou-o em⭕️ uma caixa vermelha em vez da tradicional cor da caixa branca que os jogos de Wii geralmente possuem.

[60] O anúncio⭕️ do jogo veio após uma paralisação nas vendas do Wii, o que levou a uma queda de 52% nos ganhos⭕️ da Nintendo no primeiro semestre de 2009.

A Nintendo esperava que o jogo ajudasse a aumentar as vendas do Wii nas⭕️ próximas festas de fim de ano.

[61][11] Em um evento de briefing no varejo japonês antes de seu lançamento, Miyamoto expressou⭕️ dicasbet365 fé de que o jogo manteria vendas fortes além de seu primeiro ano no mercado.[62]

New Super Mario Bros.

Wii foi⭕️ lançado na Austrália em 12 de novembro de 2009, e na América do Norte em 15 de novembro.

Posteriormente, foi lançado⭕️ na Europa e no Japão em 20 de novembro e 3 de dezembro, respectivamente.

Em 29 de outubro de 2010, foi⭕️ lançado como um jogo embalado com uma versão vermelha do Wii, junto com Wii Sports e um download integrado de⭕️ Donkey Kong, que foi lançado para comemorar o 25º aniversário de Super Mario Bros.

[63] Também foi incluído como parte de⭕️ um pacote de lançamento com um Wii preto ao lado de um CD da trilha sonora de Super Mario Galaxy⭕️ em 23 de outubro de 2011.[64]

Na E3 2011, uma variação de New Super Mario Bros.

Wii, apelidada de New Super Mario⭕️ Bros.

Mii, foi apresentada como uma demonstração jogável para o então novo console da Nintendo, o Wii U, permitindo que os⭕️ jogadores jogassem como seus personagens Mii.

Foi um protótipo projetado para mostrar a tecnologia do sistema.

[65] Uma versão aprimorada do jogo⭕️ foi lançada na China para a TV Nvidia Shield em 5 de dezembro de 2017, junto com outras versões para⭕️ Wii e GameCube, como The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Esta versão atualizada do jogo apresenta gráficos de alta definição em⭕️ 1080p e uma interface do usuário reformulada.[9][66]

Processo de pirataria [ editar | editar código-fonte ]

Em novembro de 2009, o australiano⭕️ James Burt, de 24 anos, comprou uma cópia de New Super Mario Bros.

Wii vários dias antes de seu lançamento, uma⭕️ vez que a loja o colocou à venda por engano antes do tempo, e copiou e carregou o disco do⭕️ jogo online.

A Nintendo retirou o jogo e processou Burt pouco depois, acusando-o de violar as leis de direitos autorais e⭕️ privar a Nintendo de vendas potenciais.

O caso foi finalmente resolvido em janeiro de 2010, com Burt recebendo uma multa de⭕️ 1,3 milhão de dólares australianos como compensação por vendas perdidas, bem como uma multa adicional de 100 mil dólares australianos⭕️ como parte da multa legal da Nintendo.

[67] Burt também foi forçado a divulgar a localização de todos os seus computadores⭕️ e dispositivos de armazenamento eletrônico, bem como dar acesso a suas contas de e-mail, redes sociais e sites.

[68] A diretora⭕️ da Nintendo da Austrália, Rose Lappin, chamou o incidente de "um problema global", observando que milhares de cópias do jogo⭕️ foram baixadas em todo o mundo antes de ser retirado do ar.

Mais tarde, Burt comentou sobre o incidente, chamando suas⭕️ ações de "muito estúpidas" e afirmando que as repercussões do crime seriam algo com que ele teria que lidar pelo⭕️ resto de dicasbet365 vida.[69]

O jogo recebeu elogios por seus recursos multijogador após dicasbet365 apresentação na E3, com os críticos elogiando⭕️ seus aspectos competitivos, bem como seus aspectos cooperativos,[70][71][20] embora a falta do jogo online tenha sido criticada como uma oportunidade⭕️ perdida.

Muitos compararam-o favoravelmente a The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, que da mesma forma pegou a jogabilidade tradicional de⭕️ dicasbet365 respectiva série e a entrelaçou com o modo multijogador cooperativo.

[70][72][73][24] Chad Concelmo, da Destructoid, elogiou os níveis "criativos e⭕️ indutores de risos" do jogo e o controle mais rígido em comparação com New Super Mario Bros.

, enquanto chamava a⭕️ jogabilidade multijogador de "única, viciante e gloriosamente divertida" e atribuía ao jogo uma pontuação 9,5/10 com base em suas impressões⭕️ iniciais.

[70] Andrew Yoon, da Engadget, chamou o jogo de "jogável, viciante e fresco", elogiando o seu sistema de câmeras, que⭕️ pode diminuir o zoom automaticamente para mostrar os jogadores fora da tela.

[71] A Ars Technica elogiou o jogo como "insidiosamente⭕️ divertido", apesar de notar a simplicidade de seus gráficos.

[20] Sophia Tong, da GameSpot, comparou-o com Super Mario Bros.

3 e chamou⭕️ o novo recurso multijogador de "uma explosão de jogar e hilária de assistir".

[24] Oli Welsh, da Eurogamer, chamou o modo⭕️ multijogador de "um simples golpe de gênio".

[73] Chris Kohler, da Wired, elogiou a dificuldade por trás do modo multijogador.[72]

A apresentação⭕️ do jogo foi outro ponto de elogio para alguns críticos.

Jeff Balakar, da CNET, chamou a atenção de um jogo Super⭕️ Mario em 480p de "uma experiência reveladora" e elogiou a atenção do mundo aos detalhes.

[11] Craig Harris, da IGN, também⭕️ elogiou os gráficos widescreen, observando que o jogo parecia bom no modo widescreen progressivo, apesar da versão do jogo sendo⭕️ exibida ser uma construção incompleta,[10] enquanto que Matt Casamassina disse que parecia "nítido, limpo [e] colorido".[57]

Alguns revisores criticaram ligeiramente o⭕️ modo multijogador do jogo.

Embora três revisores da CNET tenham gostado do título, Balakar opinou que a jogabilidade multijogador era ocasionalmente⭕️ frustrante devido ao caos e ao espaço apertado da tela.

[11] Enquanto Dan Ackerman, da CNET, elogiava a maiores dos aspectos⭕️ de New Super Mario Bros.

Wii, ele observou dicasbet365 forte semelhança com seus antecessores de rolagem lateral, meditando que ele se⭕️ sentiu "firmemente plantado na era 2D.

"[11] Um redator da MTV, Russ Frushtick, comentou sobre a dificuldade do jogo, comparando-a com⭕️ a do jogo Contra, para NES.[74][75]

New Super Mario Bros.

Wii recebeu avaliações positivas.

A revista de jogos japonesa Famitsu, chamou-o de uma⭕️ "obra-prima de ação 2D" e cedeu-lhe uma nota perfeita de 40/40, tornando-o o 13º jogo e o quarto título de⭕️ Wii a receber essa pontuação nos 23 anos de história da publicação.

[96][97] A Kotaku elogiou bastante o jogo, chamando-o de⭕️ um motivo para comprar um Wii.

[98] Jeremy Parish, da 1UP.

com, considerou-o como o verdadeiro sucessor espiritual de Super Mario World,⭕️ de 1991.[76]

Assim como em seu pré-lançamento, os revisores continuaram a elogiar os recursos multijogador do jogo, com vários o destacando⭕️ como um dos mais robustos e valiosos do título.

Patrick Kolan, da IGN australiana, considerou isso como a experiência mais divertida⭕️ para quatro jogadores desde Super Smash Bros.

Brawl, e afirmou que excedeu as suas expectativas iniciais, apesar das fortes desconfianças.

[15] Matt⭕️ Wales, da IGN do Reino Unido, lamentou que o jogo funcionasse tanto para um jogador quanto para múltiplos jogadores, mas⭕️ afirmou que estava no seu melhor quando jogado com várias pessoas.

[86] Nick Chester, da Destructoid, chamou o modo cooperativo de⭕️ divertido, apesar das frustrações ocasionais, e afirmou que os jogadores provavelmente se divertirão mais jogando ao lado de outros amigos.

[77]⭕️ Randolph Ramsay, da GameSpot, opinou que o multijogador é "inicialmente muito divertido", mas também admitiu que às vezes o considerava⭕️ entediante devido ao caos absoluto que gerava.

[82] Craig Harris, da IGN norte-americana, elogiou o sistema de bolhas, chamando-o de uma⭕️ escolha de design inteligente; no entanto, ele criticou a falta de recursos multijogador online no jogo, destacando-o como um ponto⭕️ particular de insatisfação.

[13] Kolan também viu isso como uma deficiência, criticando a falta de recursos de tabela de classificação online⭕️ para os modos multijogador competitivos.

[15] Por outro lado, Wales não viu essa omissão como um problema importante, argumentando que a⭕️ sociabilidade era um aspecto principal que tornava o multijogador agradável e que era sensato não incluir o recurso por causa⭕️ da baixa qualidade do serviço online da Nintendo, embora eles notassem que uma tabela de classificação teria sido uma adição⭕️ admirável.

[86] A GameSpy também deu margem de manobra ao jogo por dicasbet365 falta de modo online, argumentando que o meio⭕️ é uma experiência principalmente competitiva, enquanto que New Super Mario Bros.

Wii exigia uma experiência cooperativa para ser totalmente aproveitado.

[83] Brett⭕️ Elston, da GamesRadar+, foi altamente crítico do multijogador para quatro jogadores, chamou-o de frustrante e afirmou que parecia limitado devido⭕️ aos vários personagens e ao tamanho pequeno da tela, enquanto informava que o jogo foi melhor experimentado com apenas dois⭕️ jogadores.[85]

A jogabilidade e os controles foram elogiados por suas reminiscências de títulos em 2D mais antigos da série Super Mario;⭕️ muitos apontaram o uso do Wii Remote segurado lateralmente como a melhor maneira de jogar e elogiaram-no por lembrar o⭕️ layout do controle retangular do Nintendo Entertainment System.

[13][15][77] Ramsay lamentou que a falta de suporte do jogo para o Classic⭕️ Controller do Wii foi decepcionante.

[82] As opiniões sobre a integração dos controles de movimento foram variadas.

Kolan os elogiou como sendo⭕️ "fáceis, intuitivos e discretos – os três aspectos mais críticos em qualquer jogo controlado por movimento",[15] enquanto que Ramsay afirmou⭕️ que eles eram ocasionalmente intrusivos na jogabilidade geral.

[82] Chester prestigiou principalmente os controles de movimento por serem naturais, com exceção⭕️ da necessidade de segurar um botão e sacudir para carregar itens.

[77] Elston afirmou que o manuseio do jogo foi "comprometido"⭕️ pelo salto giratório controlado por movimento, que ele afirmou que a equipe de revisão manteve ativando-o repetidamente por acidente enquanto⭕️ tentava jogar o jogo.[85]

Alguns escritores criticaram New Super Mario Bros.

Wii por se sentir simplificado e se livrar da jogabilidade de⭕️ seus antecessores.

Embora Harris tenha atribuído ao jogo uma nota 8,9 de 10 e considerado como uma experiência divertida no geral,⭕️ ele também o criticou por "jogar com segurança" e, comparando-o com Super Mario Galaxy, chamou-o de uma "oportunidade perdida" para⭕️ a Nintendo em termos de conteúdo.

[13] A Edge, ao dar ao título uma pontuação positiva de 7/10, criticou-o por não⭕️ ter o charme tradicional do Mario e baixo nível de dificuldade.

[78] Elston argumentou que faltou ao jogo a criatividade de⭕️ outros títulos da série.[99] A The A.V.

Club chamou-o de "o título [da série] Mario menos essencial até agora", afirmando que⭕️ falta um conceito forte e mostra uma repetitividade subjacente nos jogos do Mario.

[100] Por outro lado, a Nintendo Power argumentou⭕️ que o jogo funciona como uma sequência porque mantém o que tornava os jogos originais do Mario excelentes enquanto adiciona⭕️ novos recursos.[88]

Corbie Dillard, da Nintendo Life, destacou os seus visuais e as animações suaves, mas também afirmou que o jogo⭕️ não tinha o mesmo nível esplendor de outros lançamentos para o Wii.

[87] Ramsay também comparou os gráficos com outros títulos⭕️ desenvolvidos pela Nintendo, afirmando que faltava o nível de polimento que o Super Mario Galaxy, lançado anteriormente, tinha, apesar de⭕️ utilizar uma gama de cores brilhantes e variadas.

[82] Kolan elogiou a música do jogo como uma das melhores da série,⭕️ e gostou que seu design de som trouxe de volta elementos sonoros dos títulos anteriores da franquia Super Mario.

[15] Elston⭕️ também elogiou a trilha sonora, bem como a interação dos inimigos com a dicasbet365 música.[85]

New Super Mario Bros.

Wii recebeu o⭕️ prêmio de "Melhor Jogo de Wii" na Spike Video Game Awards de 2009.

A IGN concedeu-lhe o prêmio de "Jogo de⭕️ Wii do Ano" em 2009.

[101] A GameTrailers reconheceu-o como o melhor jogo de Wii de 2009.

[102] Também recebeu o prêmio⭕️ de Melhor Jogo para Família do Ano no Yahoo's Game Awards[carece de fontes] e o Nintendo Power Award de "Jogo⭕️ de Wii do Ano" de 2009.

[103] A GamesRadar nomeou-o em 2016 como o 13º melhor jogo de Wii de todos⭕️ os tempos.

[104] Em 2012, a IGN listou-o em 8º lugar em dicasbet365 lista dos 25 melhores jogos de Wii,[105] e⭕️ também em 103º em dicasbet365 lista dos 125 melhores jogos da Nintendo de todos os tempos em 2014.

[106] A Polygon⭕️ colocou-o em décimo lugar em dicasbet365 classificação de todos os jogos da série Super Mario, afirmando que o modo para⭕️ um jogador do jogo era uma "tarifa padrão do Mario", enquanto destacava a experiência multijogador como uma adição incrível.[107]

New Super⭕️ Mario Bros.

Wii foi um sucesso comercial, vendendo 936.

734 unidades em quatro dias de seu lançamento no Japão, a maior estreia⭕️ de um jogo para Wii na região;[108] suas vendas aumentaram para 1.401.

558 na semana seguinte.

[109] Após o lançamento do jogo,⭕️ as vendas do console Wii aumentaram 128%, após uma desaceleração recente nas vendas de hardware para o sistema.

[110] New Super⭕️ Mario Bros.Wii vendeu 3.002.

753 unidades em sete semanas de seu lançamento no Japão, tornando-se o jogo mais rápido naquele país⭕️ com vendas de 3 milhões.

[111] Na América do Norte, New Super Mario Bros.Wii vendeu 1.390.

000 unidades em novembro de 2009,⭕️ tornando-se o terceiro jogo mais vendido do mês, atrás das versões para Xbox 360 e PlayStation 3 de Call of⭕️ Duty: Modern Warfare 2.

[112] Em 45 dias, o jogo vendeu 4,2 milhões de cópias nos Estados Unidos, ultrapassando as 4,1⭕️ milhões de vendas de Super Mario Galaxy.

[113][114] No mês de dezembro de 2009, o jogo vendeu 2,82 milhões de unidades.

[113]⭕️ Até o final de 2009, New Super Mario Bros.

Wii vendeu 10,55 milhões de unidades em todo o mundo,[115][116] tornando-o o⭕️ jogo de sistema único mais vendido da história,[117] com 4,5 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, 3 milhões no⭕️ Japão e quase 3 milhões na Europa.[116]

Em seu primeiro ano de vendas, New Super Mario Bros.Wii vendeu 4.001.

276 unidades no⭕️ Japão, tornando-se o primeiro título de Wii com 4 milhões de vendas no país.

[118] Em 19 de novembro de 2014,⭕️ a Nintendo of America anunciou via Twitter que o jogo ultrapassou as vendas de 10 milhões de unidades apenas nos⭕️ Estados Unidos.

[119] Até 31 de março de 2021, o jogo vendeu 30,32 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se⭕️ o quarto jogo mais vendido para Wii, bem como o segundo título da franquia Mario mais vendido no console Wii⭕️ (atrás de Mario Kart Wii).[120]

Em 2012, uma sequência de New Super Mario Bros.

Wii foi lançada como um título de lançamento⭕️ do Wii U, intitulada New Super Mario Bros.U.[121]

New Super Mario Bros.

Wii Coin World [ editar | editar código-fonte ]

New Super⭕️ Mario Bros.

Wii Coin World (New スーパーマリオブラザーズ Wii コインワールド, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī Koin Wārudo?) é um jogo de arcade⭕️ exclusivo para o Japão de 2011, desenvolvido pela Capcom.

[122] A jogabilidade multijogador apresenta como dicasbet365 contraparte de console, e é⭕️ baseada principalmente em uma máquina slot-machine.

O jogo apresenta uma variedade de elementos de "evento", cada um baseado na jogabilidade de⭕️ New Super Mario Bros.Wii.

Vencer vários eventos e na máquina caça-níqueis dá aos jogadores a oportunidade de coletar as chaves.

Uma vez⭕️ que cinco chaves são coletadas, o jogador entra em um evento com Bowser para ganhar um jackpot.[123]

New Super Mario Bros.

Wii⭕️ (New スーパーマリオブラザーズ Wii, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela empresa japonesa⭕️ Nintendo para o Wii.

Foi lançado em 12 de novembro de 2009 na Austrália, 15 de novembro na América do Norte,⭕️ 20 de novembro na Europa e em 3 de dezembro no Japão.

É o primeiro título da franquia Super Mario, desde⭕️ Super Mario Bros.

, a possuir um recurso de jogo multijogador simultaneamente para até quatro jogadores, e o primeiro a incluir⭕️ o novo recurso da Nintendo, o "Super Guide".[7]

O designer Shigeru Miyamoto tinha o desejo de criar um jogo da série⭕️ Super Mario com um modo multijogador cooperativo desde o início da série.

Após uma tentativa fracassada de integrá-lo em Super Mario⭕️ 64 devido a limitações de hardware, ele foi capaz de explorar totalmente o conceito no Wii e em seu hardware⭕️ mais avançado.

O desenvolvimento de New Super Mario Bros.

foi projetado com a intenção de atingir jogadores com diversos níveis de habilidade.

Recursos⭕️ como o Super Guide e a capacidade de entrar em uma bolha flutuante e optar por não fazer uma determinada⭕️ parte de uma fase foram adicionados para atender iniciantes, enquanto outros detalhes, como um prêmio por não usar o bloco⭕️ Super Guide, foram adicionados para fornecer uma camada de dificuldade.

Shiho Fujii e Ryo Nagamatsu compuseram a trilha sonora do jogo,⭕️ enquanto Koji Kondo, compositor recorrente da série, serviu como consultor de som.

O jogo foi anunciado após uma rápida queda nos⭕️ lucros, com a Nintendo esperando que seu lançamento ajudasse a aumentar as vendas do Wii.

New Super Mario Bros.

Wii foi tanto⭕️ um sucesso crítico quanto comercial, recebendo elogios particulares por seu aspecto multijogador; entretanto alguns críticos ficaram decepcionados com a falta⭕️ de inovação em comparação com os títulos anteriores da série.

Recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de "Melhor Jogo de Wii"⭕️ pela Spike Video Game Awards de 2009, IGN e GameTrailers, e é o quarto jogo mais vendido para o Wii,⭕️ com mais de 30,32 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

[8] Uma continuação, chamada New Super Mario Bros.

2 (que⭕️ é uma sequência da versão de DS), foi lançada para o Nintendo 3DS em julho de 2012, e outra sequência,⭕️ chamada New Super Mario Bros.

U (que é uma continuação do jogo de 3DS), foi lançada para o Wii U em⭕️ novembro de 2012, sendo remasterizada em alta definição para a Nvidia Shield TV, na China, em 2017.[9]

New Super Mario Bros.

Wii⭕️ é um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral 2.

5D; embora seja reproduzido em 2D, a maioria dos personagens e⭕️ objetos do jogo são representações poligonais 3D em fundos 2D.

[10][11] No modo para um jogador, o jogador controla Mario e⭕️ deve completar uma série de fases, que são preenchidas com itens úteis e obstáculos prejudiciais.

O jogador deve controlá-lo até um⭕️ grande mastro de bandeira no final de cada estágio para progredir.

[12] O jogo pode ser jogado com o Wii Remote⭕️ na horizontal ou verticalmente com o Wii Nunchuk conectado.

[13] O Mario pode correr, pular e realizar movimentos adicionais provenientes de⭕️ New Super Mario Bros.

, como chutes na parede, pancadas no solo e saltos duplos e triplos.

[14] New Super Mario Bros.

Wii⭕️ frequentemente usa os recursos de controle de movimento do Wii Remote; o jogador pode sacudir o controle para realizar várias⭕️ ações diferentes, como um pulo giratório curto que mata inimigos, um giro no ar que pode ser usado para sustentar⭕️ o tempo no ar e a capacidade de pegar, carregar e lançar certos objetos.

Outra vantagem do giro no ar é⭕️ a capacidade de pular de uma parede singular, desde que o Mini-Mushroom ou a Ice Flower estejam equipados.

O Mario tem⭕️ que pular na parede antes de girar de volta para a parede para repetir a ação.

[15][13][16] Certas áreas dentro das⭕️ fases, como plataformas específicas, podem ser manipuladas ficando sobre elas e inclinando o Wii Remote.

[15] Certos níveis são ambientados debaixo⭕️ d'água, onde o jogador deve nadar para atravessar a fase.[17]

Além de moedas de ouro, que o jogador pode coletar para⭕️ ganhar vidas extras, as fases contêm power-ups dentro de blocos flutuantes que ajudam Mario em dicasbet365 busca.

Por exemplo, o Super⭕️ Mushroom faz com que Mario aumente de tamanho, e permite que ele dê um golpe extra; a Fire Flower permite⭕️ que Mario atire bolas de fogo nos inimigos; e a Super Star dá ao jogador invencibilidade temporária, aumenta dicasbet365 velocidade⭕️ de corrida e fornece luz em qualquer fase escura.

O Mini Mushroom, que reaparece de New Super Mario Bros.

, faz com⭕️ que Mario diminua de tamanho, permitindo-lhe saltar mais alto, correr na água e caber em pequenos espaços, embora o torne⭕️ vulnerável a inimigos e outros obstáculos.

[18][10] Os novos power-ups incluem o Propeller Suit, um cogumelo com uma hélice que permite⭕️ que Mario voe por um curto período de tempo sacudindo o Wii Remote;[13] a Ice Flower, que dá a Mario⭕️ a capacidade de atirar bolas de gelo que congelam os inimigos em grandes blocos de gelo que podem ser levantados⭕️ e lançados; e o Penguin Suit, um traje de pinguim que também dá a Mario a habilidade de atirar bolas⭕️ de gelo, mas também permite que o jogador deslize pelo chão e pela água, além de dar a eles um⭕️ controle mais rígido no gelo e na água.

[13][10] Yoshi aparece em certas fases e é capaz de comer, engolir e⭕️ cuspir inimigos e objetos, e se agitar por um período de tempo.[19][20]

O jogo consiste em oito mundos,[11] com um nono⭕️ mundo secreto que aparece quando o jogo principal é concluído.

Existem 77 níveis (excluindo casas do Toad e canhões de dobra)⭕️ no jogo, 8 no Mundo 9, que estão todos inicialmente bloqueados.

[21] Eles podem ser desbloqueados coletando todas as três Star⭕️ Coins escondidas em cada fase de seus respectivos mundos.

Os níveis são acessados por meio de um mapa-múndi 3D;[10] completar um⭕️ estágio desbloqueia o próximo, com vários caminhos às vezes disponíveis após a conclusão de um estágio.

Algumas fases possuem um objetivo⭕️ secreto extra que, quando alcançado, abre um caminho alternativo para o jogador, como um canhão que leva a um mundo⭕️ posterior.

[22] Cada mundo contém dois níveis de chefe - uma fortaleza intermediária e um castelo no fim do mundo -⭕️ onde o jogador luta contra um dos sete Koopalings.

O Mundo 4 e o Mundo 6 também têm um terceiro nível⭕️ de chefe de dirigível, onde o jogador deve lutar contra Bowser Jr.

para progredir para o próximo mundo.

[15][23] Além dos níveis,⭕️ também existem as "Toad Houses" espalhadas pelo mapa, nas quais o jogador pode jogar um pequeno minijogo para ganhar vidas⭕️ extras ou itens que podem ser equipados na tela do mapa.

[24][25] As telas dos mapas costumam ter inimigos vagando por⭕️ elas em certas áreas dedicadas que, quando encontradas, iniciam uma luta de "mini-boss" que sempre concede ao jogador três cogumelos.

Em⭕️ certos pontos, um Toad aparecerá preso em um dos níveis concluídos anteriormente, e o jogador pode escolher resgatá-lo de um⭕️ bloco e carregá-lo com segurança até o final do estágio para destravar uma Toad House extra.

[26] Cada curso contém três⭕️ Star Coins que estão escondidas em áreas de difícil acesso.

[26] Isso pode ser gasto em filmes de dicas, que mostram⭕️ dicas e truques para o jogo, incluindo a localização de segredos e métodos para encontrar mais Star Coins e coletar⭕️ vidas.[27]

O jogador começa o jogo com cinco vidas, mas este número pode ser aumentado ao coletar moedas, pegar cogumelos 1-Up,⭕️ realizar combos,[25] e jogar minijogos.

[23] Perder uma vida retornará o jogador ao mapa, e perder todas as vidas resulta em⭕️ um jogo acabado, forçando o jogador a retornar de seu último ponto de salvamento.

[12] A maioria das fases contém uma⭕️ bandeira intermediária que permite que o jogador retorne àquele ponto ao retornar ao nível.[12]

New Super Mario Bros.

Wii apresenta o "Super⭕️ Guide", um conceito que visa ajudar os jogadores que estão com dificuldade em completar uma determinada fase, sendo o primeiro⭕️ jogo da Nintendo a incluir o conceito.

[28] Durante o modo de um jogador, se um jogador morrer oito vezes consecutivas⭕️ em qualquer nível, um bloco "!" aparece, que pode ser ativado para permitir que um Luigi controlado por computador mostre⭕️ ao jogador um caminho seguro através do nível sem revelar nenhuma localização de Star Coin ou saídas secretas.

O jogador pode⭕️ interromper o guia a qualquer momento e assumir o controle do Luigi a partir desse ponto.

Depois que Luigi conclui o⭕️ curso, o jogador tem a opção de tentar o nível novamente ou pulá-lo completamente.[29][30]

New Super Mario Bros.

Wii é o primeiro⭕️ título da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade simultânea de plataforma para quatro jogadores.

Nesta captura de tela inicial do⭕️ jogo da E3 2009, os jogadores podem pegar e carregar uns aos outros, como Luigi faz com o Blue Toad.

New⭕️ Super Mario Bros.

Wii é o primeiro jogo da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade multijogador cooperativo simultâneo.

[31] Até quatro⭕️ jogadores, como Mario, seu irmão Luigi ou um dos dois Toads de cores diferentes, podem jogar os níveis juntos.[32]

As etapas⭕️ são concluídas quando um jogador toca o mastro da bandeira; outros jogadores possuem uma quantidade limitada de tempo para agarrá-lo⭕️ em perseguição antes que o jogo pare qualquer entrada adicional dos jogadores e se concentre na animação de "limpar o⭕️ curso".

Os jogadores são capazes de interagir uns com os outros de várias maneiras, que podem ser usadas para ajudar ou⭕️ competir entre si; por exemplo, os jogadores podem pular na cabeça uns dos outros para alcançar lugares mais altos.

Eles também⭕️ podem pegar e jogar uns aos outros, comer e cuspir uns aos outros enquanto montam em Yoshi.

[33] Se uma grande⭕️ distância se formar entre dois ou mais personagens, a câmera do jogo irá compensar fazendo uma panorâmica para mostrar todos⭕️ eles de uma vez.

[34] Se os jogadores ainda não alcançam, eles são arrastados pela borda da tela até que avancem⭕️ mais rápido ou percam uma vida por causa de um obstáculo.

[35] Se um jogador entrar em uma área diferente de⭕️ uma fase, como dentro de um cano ou uma porta, sem os outros jogadores, eles irão teleportar para o mesmo⭕️ lugar após um curto período de tempo.[36]

O primeiro jogador navega pelo mapa-múndi e seleciona estágios.

[37] Os jogadores retornam à tela⭕️ do mapa se todos morrerem antes de alguém reaparecer no estágio.

Se todos os jogadores ficarem sem vida e terminar o⭕️ jogo, eles devem reiniciar a partir do último ponto de salvamento.

[38] Se um jogador morre, ele ressurge no nível envolto⭕️ em uma bolha.

Eles podem retomar o jogo quando outro jogador quebrar a bolha.

Um jogador pode quebrar a bolha tocando-a ou⭕️ acertando-a com uma bola de fogo, bola de gelo, um projétil que pode ser jogado (conchas, blocos de gelo, etc.

)⭕️ e a língua de Yoshi.

[36][13] Os jogadores também podem se encerrar voluntariamente dentro da bolha enquanto um jogador mais habilidoso⭕️ atravessa um segmento difícil.

[31] Se todos os personagens em uma sessão cooperativa entrarem em uma bolha ao mesmo tempo (seja⭕️ por morte ou voluntariamente), eles perderão o nível e deverão reiniciar.[36]

Além do modo história principal, que pode ser jogado tanto⭕️ no modo para um jogador quanto no modo multijogador, existem dois modos multijogadores dedicados; o modo "Free-for-All", no qual os⭕️ jogadores completam os cursos juntos e competem para obter a classificação mais alta, e "Coin Battle", onde competem para coletar⭕️ o maior número de moedas.[39]

Quando Mario, Luigi, Yellow Toad e Blue Toad estão comemorando o aniversário da Princesa Peach em⭕️ seu castelo, um grande bolo aparece.Bowser Jr.

e os Koopalings emergem do bolo e prendem Peach lá dentro.

O bolo é carregado⭕️ na aeronave de Bowser e decola, com Mario, Luigi e os dois Toads perseguindo-o.

Os Toads no castelo concedem a eles⭕️ acesso à novos itens, os cogumelos propulsores e os trajes de pinguim.[40]

Depois de viajar por vários mundos lutando contra os⭕️ Koopalings, Bowser Jr.

e Kamek, o Magikoopa, os irmãos Mario e os Toads chegam ao castelo de Bowser.

Bowser é derrotado, mas⭕️ é revivido por Kamek, que lança um feitiço mágico que o transforma em dicasbet365 forma gigante, Super Bowser.

Bowser persegue Mario⭕️ e os outros, destruindo tudo em seu caminho, até que Mario encontra um grande interruptor e o aciona, fazendo com⭕️ que Bowser caia no chão e solte Peach de dicasbet365 gaiola.

Peach e Mario partem do castelo em um balão de⭕️ ar quente, com Luigi e os Toads seguindo atrás.[41]

Os créditos são mostrados como um minijogo, onde as letras são escritas⭕️ em blocos, que podem ser quebrados pelos personagens jogáveis para obter moedas (todos os quatro personagens aparecem, mas apenas aqueles⭕️ controlados pelos jogadores podem obter moedas).

Após os créditos, Bowser Jr.

e os Koopalings ajudam Bowser a sair de seu castelo instável,⭕️ que desaba.[41][42]

New Super Mario Bros.

Wii foi criado a partir do desejo de recriar a experiência de jogo para um jogador⭕️ da série Super Mario para vários jogadores.

[43] Shigeru Miyamoto, o principal desenvolvedor de jogos da Nintendo, estava interessado em criar⭕️ um título da série Super Mario com recursos para múltiplos jogadores desde o início da série com o jogo de⭕️ arcade de 1983, Mario Bros.

As tentativas de integrar o multijogador cooperativo em Super Mario 64, o primeiro jogo 3D da⭕️ série, falharam devido às limitações de hardware do Nintendo 64.

Com a CPU mais rápida, e recursos gráficos e de memória⭕️ aprimorados do Wii, Miyamoto e o resto da equipe de desenvolvimento foram capazes de revisitar essa ideia, já que o⭕️ hardware permitiu a exibição suave de inimigos e itens suficientes na tela de uma só vez, e permitiu que uma⭕️ câmera pudesse se adaptar dinamicamente aos movimentos dos jogadores, garantindo que eles saibam constantemente qual é a situação de seu⭕️ personagem.

[44][45] Miyamoto disse que a Princesa Peach não era uma personagem jogável por causa de seu vestido, já que fazer⭕️ com que dicasbet365 saia se movesse de forma realista exigiria uma programação complexa e dedicada.[46]

Miyamoto queria que o jogo fosse⭕️ acessível a todos os jogadores e, portanto, tentou equilibrar dicasbet365 dificuldade por meio de recursos voltados para fãs casuais e⭕️ radicais de Super Mario.

Após o lançamento de New Super Mario Bros.

para o Nintendo DS, que Miyamoto achava não ter sido⭕️ difícil o suficiente em retrospecto, ele queria criar um novo Super Mario que proporcionasse um nível mais alto de desafio⭕️ para os jogadores que o desejassem.

Simultaneamente, o recurso Super Guide, que permite que um jogador assista uma fase sendo concluída⭕️ antes de tentar novamente após falhar um certo número de vezes, foi incluído no jogo para torná-lo acessível também a⭕️ jogadores iniciantes.

[47] A equipe de desenvolvimento decidiu incluir o recurso como uma opção que apareceria em um nível após falhar⭕️ um certo número de vezes para evitar atrapalhar a experiência para jogadores mais experientes.

Como um incentivo extra para jogadores peritos,⭕️ a equipe também adicionou conquistas que poderiam ser obtidas ao completar o jogo sem fazer o bloco verde aparecer em⭕️ nenhum nível.

[44] A capacidade de um jogador se colocar em uma bolha e optar por sair de uma fase, foi⭕️ planejada para que jogadores novatos e mais experientes pudessem jogar sem interferir uns com os outros.

[48] Miyamoto também esperava que⭕️ o jogo se tornasse um jogo básico para o Wii e atingisse níveis de sucesso semelhantes aos de New Super⭕️ Mario Bros.[49]

New Super Mario Bros.

Wii foi produzido por diversos desenvolvedores, alguns dos quais tinham diferentes entendimentos sobre os princípios de⭕️ design dos jogos da série Super Mario.

Miyamoto, que atuou como produtor do jogo, ajudou os diretores a criar um entendimento⭕️ geral das regras básicas para o design do jogo, escrevendo documentos de especificação explicando as "regras" de como o jogo⭕️ funcionaria.

Isso levou a discussões e decisões sobre o que era considerado "natural" e "não natural" para um jogo do Mario;⭕️ por exemplo, com o advento da habilidade da Ice Flower de congelar os inimigos, os desenvolvedores decidiram que seria lógico⭕️ que os blocos de gelo derretessem quando disparados com bolas de fogo e flutuassem para a superfície quando submersos na⭕️ água.[48]

A música de New Super Mario Bros.

Wii foi composto e arranjado por Shiho Fujii e Ryo Nagamatsu, com trabalho adicional⭕️ fornecido pelo diretor de som Kenta Nagata.

[1][50] Koji Kondo, um colaborador recorrente da série, foi o consultor de som e⭕️ não escreveu nenhuma nova composição, embora algumas de suas criações tenham sido reorganizadas para o jogo.

[51] Charles Martinet voltou a⭕️ dar voz a Mario e Luigi, junto com Samantha Kelly como os Toads e a Princesa Peach, Kenny James como⭕️ Bowser, e Caety Sagoian como Bowser Jr.[52]

Em 30 de maio de 2009, a versão online do jornal japonês Nihon Keizai⭕️ Shimbun, informou que duas novas continuações seriam lançadas para o Wii: a sequela de Wii Fit, intitulada Wii Fit Plus,⭕️ e uma sequência de New Super Mario Bros.

provisoriamente chamada New Super Mario Bros.Wii.

[53] O último jogo foi anunciado na E3⭕️ 2009[54][55][56] e posteriormente exibido na Gamescom.

[57][58][59] Para destacar a singularidade do jogo, a Nintendo lançou-o em uma caixa vermelha em⭕️ vez da tradicional cor da caixa branca que os jogos de Wii geralmente possuem.

[60] O anúncio do jogo veio após⭕️ uma paralisação nas vendas do Wii, o que levou a uma queda de 52% nos ganhos da Nintendo no primeiro⭕️ semestre de 2009.

A Nintendo esperava que o jogo ajudasse a aumentar as vendas do Wii nas próximas festas de fim⭕️ de ano.

[61][11] Em um evento de briefing no varejo japonês antes de seu lançamento, Miyamoto expressou dicasbet365 fé de que⭕️ o jogo manteria vendas fortes além de seu primeiro ano no mercado.[62]

New Super Mario Bros.

Wii foi lançado na Austrália em⭕️ 12 de novembro de 2009, e na América do Norte em 15 de novembro.

Posteriormente, foi lançado na Europa e no⭕️ Japão em 20 de novembro e 3 de dezembro, respectivamente.

Em 29 de outubro de 2010, foi lançado como um jogo⭕️ embalado com uma versão vermelha do Wii, junto com Wii Sports e um download integrado de Donkey Kong, que foi⭕️ lançado para comemorar o 25º aniversário de Super Mario Bros.

[63] Também foi incluído como parte de um pacote de lançamento⭕️ com um Wii preto ao lado de um CD da trilha sonora de Super Mario Galaxy em 23 de outubro⭕️ de 2011.[64]

Na E3 2011, uma variação de New Super Mario Bros.

Wii, apelidada de New Super Mario Bros.

Mii, foi apresentada como⭕️ uma demonstração jogável para o então novo console da Nintendo, o Wii U, permitindo que os jogadores jogassem como seus⭕️ personagens Mii.

Foi um protótipo projetado para mostrar a tecnologia do sistema.

[65] Uma versão aprimorada do jogo foi lançada na China⭕️ para a TV Nvidia Shield em 5 de dezembro de 2017, junto com outras versões para Wii e GameCube, como⭕️ The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Esta versão atualizada do jogo apresenta gráficos de alta definição em 1080p e uma interface⭕️ do usuário reformulada.[9][66]

Processo de pirataria [ editar | editar código-fonte ]

Em novembro de 2009, o australiano James Burt, de 24⭕️ anos, comprou uma cópia de New Super Mario Bros.

Wii vários dias antes de seu lançamento, uma vez que a loja⭕️ o colocou à venda por engano antes do tempo, e copiou e carregou o disco do jogo online.

A Nintendo retirou⭕️ o jogo e processou Burt pouco depois, acusando-o de violar as leis de direitos autorais e privar a Nintendo de⭕️ vendas potenciais.

O caso foi finalmente resolvido em janeiro de 2010, com Burt recebendo uma multa de 1,3 milhão de dólares⭕️ australianos como compensação por vendas perdidas, bem como uma multa adicional de 100 mil dólares australianos como parte da multa⭕️ legal da Nintendo.

[67] Burt também foi forçado a divulgar a localização de todos os seus computadores e dispositivos de armazenamento⭕️ eletrônico, bem como dar acesso a suas contas de e-mail, redes sociais e sites.

[68] A diretora da Nintendo da Austrália,⭕️ Rose Lappin, chamou o incidente de "um problema global", observando que milhares de cópias do jogo foram baixadas em todo⭕️ o mundo antes de ser retirado do ar.

Mais tarde, Burt comentou sobre o incidente, chamando suas ações de "muito estúpidas"⭕️ e afirmando que as repercussões do crime seriam algo com que ele teria que lidar pelo resto de dicasbet365 vida.[69]

O⭕️ jogo recebeu elogios por seus recursos multijogador após dicasbet365 apresentação na E3, com os críticos elogiando seus aspectos competitivos, bem⭕️ como seus aspectos cooperativos,[70][71][20] embora a falta do jogo online tenha sido criticada como uma oportunidade perdida.

Muitos compararam-o favoravelmente a⭕️ The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, que da mesma forma pegou a jogabilidade tradicional de dicasbet365 respectiva série e⭕️ a entrelaçou com o modo multijogador cooperativo.

[70][72][73][24] Chad Concelmo, da Destructoid, elogiou os níveis "criativos e indutores de risos" do⭕️ jogo e o controle mais rígido em comparação com New Super Mario Bros.

, enquanto chamava a jogabilidade multijogador de "única,⭕️ viciante e gloriosamente divertida" e atribuía ao jogo uma pontuação 9,5/10 com base em suas impressões iniciais.

[70] Andrew Yoon, da⭕️ Engadget, chamou o jogo de "jogável, viciante e fresco", elogiando o seu sistema de câmeras, que pode diminuir o zoom⭕️ automaticamente para mostrar os jogadores fora da tela.

[71] A Ars Technica elogiou o jogo como "insidiosamente divertido", apesar de notar⭕️ a simplicidade de seus gráficos.

[20] Sophia Tong, da GameSpot, comparou-o com Super Mario Bros.

3 e chamou o novo recurso multijogador⭕️ de "uma explosão de jogar e hilária de assistir".

[24] Oli Welsh, da Eurogamer, chamou o modo multijogador de "um simples⭕️ golpe de gênio".

[73] Chris Kohler, da Wired, elogiou a dificuldade por trás do modo multijogador.[72]

A apresentação do jogo foi outro⭕️ ponto de elogio para alguns críticos.

Jeff Balakar, da CNET, chamou a atenção de um jogo Super Mario em 480p de⭕️ "uma experiência reveladora" e elogiou a atenção do mundo aos detalhes.

[11] Craig Harris, da IGN, também elogiou os gráficos widescreen,⭕️ observando que o jogo parecia bom no modo widescreen progressivo, apesar da versão do jogo sendo exibida ser uma construção⭕️ incompleta,[10] enquanto que Matt Casamassina disse que parecia "nítido, limpo [e] colorido".[57]

Alguns revisores criticaram ligeiramente o modo multijogador do jogo.

Embora⭕️ três revisores da CNET tenham gostado do título, Balakar opinou que a jogabilidade multijogador era ocasionalmente frustrante devido ao caos⭕️ e ao espaço apertado da tela.

[11] Enquanto Dan Ackerman, da CNET, elogiava a maiores dos aspectos de New Super Mario⭕️ Bros.

Wii, ele observou dicasbet365 forte semelhança com seus antecessores de rolagem lateral, meditando que ele se sentiu "firmemente plantado na⭕️ era 2D.

"[11] Um redator da MTV, Russ Frushtick, comentou sobre a dificuldade do jogo, comparando-a com a do jogo Contra,⭕️ para NES.[74][75]

New Super Mario Bros.

Wii recebeu avaliações positivas.

A revista de jogos japonesa Famitsu, chamou-o de uma "obra-prima de ação 2D"⭕️ e cedeu-lhe uma nota perfeita de 40/40, tornando-o o 13º jogo e o quarto título de Wii a receber essa⭕️ pontuação nos 23 anos de história da publicação.

[96][97] A Kotaku elogiou bastante o jogo, chamando-o de um motivo para comprar⭕️ um Wii.

[98] Jeremy Parish, da 1UP.

com, considerou-o como o verdadeiro sucessor espiritual de Super Mario World, de 1991.[76]

Assim como em⭕️ seu pré-lançamento, os revisores continuaram a elogiar os recursos multijogador do jogo, com vários o destacando como um dos mais⭕️ robustos e valiosos do título.

Patrick Kolan, da IGN australiana, considerou isso como a experiência mais divertida para quatro jogadores desde⭕️ Super Smash Bros.

Brawl, e afirmou que excedeu as suas expectativas iniciais, apesar das fortes desconfianças.

[15] Matt Wales, da IGN do⭕️ Reino Unido, lamentou que o jogo funcionasse tanto para um jogador quanto para múltiplos jogadores, mas afirmou que estava no⭕️ seu melhor quando jogado com várias pessoas.

[86] Nick Chester, da Destructoid, chamou o modo cooperativo de divertido, apesar das frustrações⭕️ ocasionais, e afirmou que os jogadores provavelmente se divertirão mais jogando ao lado de outros amigos.

[77] Randolph Ramsay, da GameSpot,⭕️ opinou que o multijogador é "inicialmente muito divertido", mas também admitiu que às vezes o considerava entediante devido ao caos⭕️ absoluto que gerava.

[82] Craig Harris, da IGN norte-americana, elogiou o sistema de bolhas, chamando-o de uma escolha de design inteligente;⭕️ no entanto, ele criticou a falta de recursos multijogador online no jogo, destacando-o como um ponto particular de insatisfação.

[13] Kolan⭕️ também viu isso como uma deficiência, criticando a falta de recursos de tabela de classificação online para os modos multijogador⭕️ competitivos.

[15] Por outro lado, Wales não viu essa omissão como um problema importante, argumentando que a sociabilidade era um aspecto⭕️ principal que tornava o multijogador agradável e que era sensato não incluir o recurso por causa da baixa qualidade do⭕️ serviço online da Nintendo, embora eles notassem que uma tabela de classificação teria sido uma adição admirável.

[86] A GameSpy também⭕️ deu margem de manobra ao jogo por dicasbet365 falta de modo online, argumentando que o meio é uma experiência principalmente⭕️ competitiva, enquanto que New Super Mario Bros.

Wii exigia uma experiência cooperativa para ser totalmente aproveitado.

[83] Brett Elston, da GamesRadar+, foi⭕️ altamente crítico do multijogador para quatro jogadores, chamou-o de frustrante e afirmou que parecia limitado devido aos vários personagens e⭕️ ao tamanho pequeno da tela, enquanto informava que o jogo foi melhor experimentado com apenas dois jogadores.[85]

A jogabilidade e os⭕️ controles foram elogiados por suas reminiscências de títulos em 2D mais antigos da série Super Mario; muitos apontaram o uso⭕️ do Wii Remote segurado lateralmente como a melhor maneira de jogar e elogiaram-no por lembrar o layout do controle retangular⭕️ do Nintendo Entertainment System.

[13][15][77] Ramsay lamentou que a falta de suporte do jogo para o Classic Controller do Wii foi⭕️ decepcionante.

[82] As opiniões sobre a integração dos controles de movimento foram variadas.

Kolan os elogiou como sendo "fáceis, intuitivos e discretos⭕️ – os três aspectos mais críticos em qualquer jogo controlado por movimento",[15] enquanto que Ramsay afirmou que eles eram ocasionalmente⭕️ intrusivos na jogabilidade geral.

[82] Chester prestigiou principalmente os controles de movimento por serem naturais, com exceção da necessidade de segurar⭕️ um botão e sacudir para carregar itens.

[77] Elston afirmou que o manuseio do jogo foi "comprometido" pelo salto giratório controlado⭕️ por movimento, que ele afirmou que a equipe de revisão manteve ativando-o repetidamente por acidente enquanto tentava jogar o jogo.[85]

Alguns⭕️ escritores criticaram New Super Mario Bros.

Wii por se sentir simplificado e se livrar da jogabilidade de seus antecessores.

Embora Harris tenha⭕️ atribuído ao jogo uma nota 8,9 de 10 e considerado como uma experiência divertida no geral, ele também o criticou⭕️ por "jogar com segurança" e, comparando-o com Super Mario Galaxy, chamou-o de uma "oportunidade perdida" para a Nintendo em termos⭕️ de conteúdo.

[13] A Edge, ao dar ao título uma pontuação positiva de 7/10, criticou-o por não ter o charme tradicional⭕️ do Mario e baixo nível de dificuldade.

[78] Elston argumentou que faltou ao jogo a criatividade de outros títulos da série.[99]⭕️ A The A.V.

Club chamou-o de "o título [da série] Mario menos essencial até agora", afirmando que falta um conceito forte⭕️ e mostra uma repetitividade subjacente nos jogos do Mario.

[100] Por outro lado, a Nintendo Power argumentou que o jogo funciona⭕️ como uma sequência porque mantém o que tornava os jogos originais do Mario excelentes enquanto adiciona novos recursos.[88]

Corbie Dillard, da⭕️ Nintendo Life, destacou os seus visuais e as animações suaves, mas também afirmou que o jogo não tinha o mesmo⭕️ nível esplendor de outros lançamentos para o Wii.

[87] Ramsay também comparou os gráficos com outros títulos desenvolvidos pela Nintendo, afirmando⭕️ que faltava o nível de polimento que o Super Mario Galaxy, lançado anteriormente, tinha, apesar de utilizar uma gama de⭕️ cores brilhantes e variadas.

[82] Kolan elogiou a música do jogo como uma das melhores da série, e gostou que seu⭕️ design de som trouxe de volta elementos sonoros dos títulos anteriores da franquia Super Mario.

[15] Elston também elogiou a trilha⭕️ sonora, bem como a interação dos inimigos com a dicasbet365 música.[85]

New Super Mario Bros.

Wii recebeu o prêmio de "Melhor Jogo⭕️ de Wii" na Spike Video Game Awards de 2009.

A IGN concedeu-lhe o prêmio de "Jogo de Wii do Ano" em⭕️ 2009.

[101] A GameTrailers reconheceu-o como o melhor jogo de Wii de 2009.

[102] Também recebeu o prêmio de Melhor Jogo para⭕️ Família do Ano no Yahoo's Game Awards[carece de fontes] e o Nintendo Power Award de "Jogo de Wii do Ano"⭕️ de 2009.

[103] A GamesRadar nomeou-o em 2016 como o 13º melhor jogo de Wii de todos os tempos.

[104] Em 2012,⭕️ a IGN listou-o em 8º lugar em dicasbet365 lista dos 25 melhores jogos de Wii,[105] e também em 103º em⭕️ dicasbet365 lista dos 125 melhores jogos da Nintendo de todos os tempos em 2014.

[106] A Polygon colocou-o em décimo lugar⭕️ em dicasbet365 classificação de todos os jogos da série Super Mario, afirmando que o modo para um jogador do jogo⭕️ era uma "tarifa padrão do Mario", enquanto destacava a experiência multijogador como uma adição incrível.[107]

New Super Mario Bros.

Wii foi um⭕️ sucesso comercial, vendendo 936.

734 unidades em quatro dias de seu lançamento no Japão, a maior estreia de um jogo para⭕️ Wii na região;[108] suas vendas aumentaram para 1.401.

558 na semana seguinte.

[109] Após o lançamento do jogo, as vendas do console⭕️ Wii aumentaram 128%, após uma desaceleração recente nas vendas de hardware para o sistema.

[110] New Super Mario Bros.Wii vendeu 3.002.

753⭕️ unidades em sete semanas de seu lançamento no Japão, tornando-se o jogo mais rápido naquele país com vendas de 3⭕️ milhões.

[111] Na América do Norte, New Super Mario Bros.Wii vendeu 1.390.

000 unidades em novembro de 2009, tornando-se o terceiro jogo⭕️ mais vendido do mês, atrás das versões para Xbox 360 e PlayStation 3 de Call of Duty: Modern Warfare 2.

[112]⭕️ Em 45 dias, o jogo vendeu 4,2 milhões de cópias nos Estados Unidos, ultrapassando as 4,1 milhões de vendas de⭕️ Super Mario Galaxy.

[113][114] No mês de dezembro de 2009, o jogo vendeu 2,82 milhões de unidades.

[113] Até o final de⭕️ 2009, New Super Mario Bros.

Wii vendeu 10,55 milhões de unidades em todo o mundo,[115][116] tornando-o o jogo de sistema único⭕️ mais vendido da história,[117] com 4,5 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, 3 milhões no Japão e quase 3⭕️ milhões na Europa.[116]

Em seu primeiro ano de vendas, New Super Mario Bros.Wii vendeu 4.001.

276 unidades no Japão, tornando-se o primeiro⭕️ título de Wii com 4 milhões de vendas no país.

[118] Em 19 de novembro de 2014, a Nintendo of America⭕️ anunciou via Twitter que o jogo ultrapassou as vendas de 10 milhões de unidades apenas nos Estados Unidos.

[119] Até 31⭕️ de março de 2021, o jogo vendeu 30,32 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o quarto jogo mais⭕️ vendido para Wii, bem como o segundo título da franquia Mario mais vendido no console Wii (atrás de Mario Kart⭕️ Wii).[120]

Em 2012, uma sequência de New Super Mario Bros.

Wii foi lançada como um título de lançamento do Wii U, intitulada⭕️ New Super Mario Bros.U.[121]

New Super Mario Bros.

Wii Coin World [ editar | editar código-fonte ]

New Super Mario Bros.

Wii Coin World⭕️ (New スーパーマリオブラザーズ Wii コインワールド, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī Koin Wārudo?) é um jogo de arcade exclusivo para o Japão⭕️ de 2011, desenvolvido pela Capcom.

[122] A jogabilidade multijogador apresenta como dicasbet365 contraparte de console, e é baseada principalmente em uma⭕️ máquina slot-machine.

O jogo apresenta uma variedade de elementos de "evento", cada um baseado na jogabilidade de New Super Mario Bros.Wii.

Vencer⭕️ vários eventos e na máquina caça-níqueis dá aos jogadores a oportunidade de coletar as chaves.

Uma vez que cinco chaves são⭕️ coletadas, o jogador entra em um evento com Bowser para ganhar um jackpot.[123]

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