A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força.
Ela pode ser competitiva, caracterizada como esporte, e não competitiva, como exercício físicosite de apostprol da saúde e bem-estar.
Os tipos de ginásticas esportivas são: ginástica artística (solo, salto sobre a mesa, trave olímpica, cavalo com alças, argolas, barras assimétricas, barras paralelas e barra fixa), acrobática, rítmica e de trampolim.
Entre as ginásticas não esportivas, estão: ginástica de condicionamento físico, laboral e fisioterápica.
Leia também: Parkour - um tipo de atividade física inspirada no "método natural de educação física"
Tópicos deste artigoTipos de ginástica
As modalidades de ginástica são diversas e podem ser esportivas e não esportivas.
Confira as características e o formato da prática de cada tipo de ginástica.
→ Ginástica esportiva
Veja a seguir os tipos de ginástica esportiva.
• Ginástica artística
A ginástica artística é uma modalidade esportiva que contempla diferentes habilidades motoras do corpo humano, como força e flexibilidade.
Ela pode ser realizada com ou sem o uso de aparelhos.
Por meio do treinamento de rendimento, os atletas apresentam verdadeiros espetáculos que envolvem movimentos artísticos com o corpo.
Ou seja, o processo criativo é fundamental para uma boa performance.
A ginástica artística se tornou esporte olímpicosite de apost1896, com a estreia da categoria masculina.
As mulheres competiram nos Jogos Olímpicos pela primeira vezsite de apost1928.
Essa modalidade também é chamada de ginástica olímpica, mas, atualmente, o termo mais utilizado internacionalmente é ginástica artística, já que outros tipos de ginástica, como a de trampolim e a rítmica, também são esportes olímpicos.
A ginástica artística possui variações de acordo com as categorias:
Feminina e masculina: solo e salto sobre a mesa.
solo e salto sobre a mesa.
Somente feminina: barras assimétricas e trave olímpica.
barras assimétricas e trave olímpica.
Somente masculina: cavalo com alças, barras paralelas e barra fixa.
A seguir, entenda cada uma dessas categorias da ginástica artística.
⇒ Solo
A ginástica artística solo é realizadasite de apostum espaço com área de 12 m², a qual não pode ser ultrapassada durante a performance.
Simone Biles é atleta olímpica de destaque dos Estados Unidos na ginástica.[2]
São necessários na composição: elementos acrobáticos, com o uso de movimentos de voos ou não, e elementos ginásticos, tais como combinações de passos, saltos, giros, corridas e ondas corporais.
A música é um aspecto presente somente na modalidade feminina.
O tempo de apresentação varia de acordo com a categoria.
Na modalidade feminina, deve ser de um minuto e dez segundos a um minuto e 30 segundos.
Na masculina, de 50 segundos a um minuto e dez segundos.Não pare agora...
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⇒ Salto sobre a mesa
Com uma altura de 1,10 metros para mulheres e 1,35 metros para os homens, a mesa é o objeto no qual os atletas têm de apoiar com as duas mãos para realizar o salto.
Os competidores corremsite de apostuma pista de 25 metros.
A corrida pode ser realizada por aproximação, caracterizada pela velocidade, ou com a utilização de elementos acrobáticos.
Atleta de iniciação esportiva saltando sobre mesa de ginástica.
Ao final da corrida, há o impulso no trampolim, que deve ser feito com os dois pés e, logosite de apostseguida, ocorre o apoio na mesa.
Um dos principais critérios para a nota atribuída à apresentação é a precisão na queda.
O desequilíbrio na aterrissagem gera desconto de pontos no desempenho.
Esse é o tipo de prova mais rápido entre as modalidades de ginástica artística, com duração aproximada de 50 segundos.
⇒ Trave olímpica
Na trave olímpica, as competidoras devem realizar movimentos ginásticos e acrobáticossite de apostequilíbrio sobre a trave.
São utilizadas variações de movimentos, entre rápidos e lentos, bem como para diferentes lados.
O equilíbrio é um dos principais fatores na modalidade da trave olímpica.
A dimensão da trave é de 5 metros de comprimento e 10 centímetros de largura.
A performance deve durar entre um minuto e dez segundos e um minuto e 30 segundos.
⇒ Cavalo com alças
O cavalo com alças é um aparelho de ginástica exclusivo para a modalidade masculina.
Os atletas executam movimentos contínuossite de apostcírculos e tesouras.
Podem tocar no cavalo apenas as mãos.
O equipamento possui altura de 1,05 metro e comprimento de 1,60 metro.
Atleta apoiado no cavalo com alças para realizar movimento.
⇒ Argolas
Na prova de argolas, os atletas realizam movimentos de equilíbrio, balanço e força.
Quanto menos tremer a estrutura, melhor será o desempenho.
É necessário durante a apresentação que o competidor fique paradosite de apostposição vertical ou horizontal,site de apostrelação ao chão, por dois segundos.
Atleta realizando movimento estático na horizontal, obrigatório na apresentação nas argolas.[3]
As argolas ficam a uma altura de 2,55 metros do chão, possuem 18 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de distância entre elas.
⇒ Barras assimétricas
Nas barras assimétricas os atletas realizam movimentos com giros, como as piruetas e os mortais, bem como elementos com voos.
Nas provas há mudanças de empunhaduras e de barras.
Competidorasite de apostmovimento na barra mais alta da modalidade de barras assimétricas.
As barras possuem comprimento de 2,4 metros, sendo que a mais alta tem 2,36 metros de altura e a mais baixa conta com 1,57 metrosite de apostrelação ao chão.
Elas são fabricadas com fibras sintéticas e materiais aderentes.
⇒ Barras paralelas
Nas barras paralelas, os atletas executam movimentos com uso de força e equilíbrio, adotando giros e paradas de mão.
É obrigatório utilizar as duas barras que ficam a 1,75 metro do chão.
Ginastasite de apostparada de mão nas barras paralelas.
⇒ Barra fixa
Durante a realização da barra fixa, os competidores devem manter-sesite de apostmovimento com a execução de mortais e saltos carpados.
A altura do aparelho é de 2,55 metros.
Atletasite de apostsalto na apresentação na barra fixa.
• Ginástica rítmica
A ginástica rítmica foi criadasite de apostmeados do século XX e possui influência na expressão corporal e coreografias dos estudiosossite de apostdança como Laban e Duncan.
Outras referências parasite de apostcriação foram os movimentos naturais propostos pelo sueco Noverre e o movimento expressivo do músico francês Delsarte.
Ginasta realiza movimento com fita, um dos aparelhos da ginástica rítmica.
Nessa modalidade, há a combinação de movimentos ginásticos e de dança com o uso de aparelhos.
O esporte possibilita apresentações harmônicas aos espectadores e para os atletas exercícios físicos que exploram os estímulos motores e sensoriais.
Cada categoria possui um conjunto de aparelhos a serem utilizados:
Feminina: corda, arco, bola, maças e fita.
corda, arco, bola, maças e fita.
Masculina: corda, arcos, maças e bastão.
O primeiro campeonato mundial ocorreusite de apost1963, na cidade de Budapeste, na Hungria.
O esporte passou a integrar os Jogos Olímpicos a partir de 1984, edição realizada na cidade estadunidense de Los Angeles.
A ginástica rítmica feminina é praticada individualmente ousite de apostequipe, que é formada por cinco ginastas.
Há uma rotatividade de aparelhossite de apostcada edição de competições esportivas.
Na modalidadesite de apostconjunto há duas apresentações, umasite de apostque todas utilizam o mesmo aparelho e outrasite de apostque as cinco usam dois aparelhos diferentes.
Compõem os principais movimentos da ginástica rítmica movimentos fundamentais como os saltos, equilíbrios, pivots, flexibilidade, ondas, deslocamentos variados, saltitos, balanceios, circunduções e giros.
• Ginástica acrobática
A origem da ginástica acrobática é datada da Idade Média,site de apostdiferentes localidades como o Egito, China, Grécia e Japão.
Ela também é conhecida como acrosport e esporte acrobático.
A modalidade ainda não é um esporte olímpico.
Quarteto de meninos durante apresentação de ginástica acrobática infanto-juvenil.[4]
Com inspirações no universo circense, essa modalidade requer força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, consciência corporal, bem como a compenetração entre os praticantes.
Dividem-se entre os seguintes elementos técnicos:
Posições estáticas: figuras feitas pelos atletas por três segundos.
figuras feitas pelos atletas por três segundos.
Dinâmicas: lançamentos, voos e recepções.
A ginástica acrobática pode ser realizadasite de apostdupla (somente mulheres ou homens, ou de forma mista),site de aposttrio (somente mulheres) ousite de apostquarteto (somente homens).
Os atletas realizam a apresentação com coreografia acompanhada de música com duração máxima de dois minutos e 30 segundos.
O tablado possui área de 12 m².
• Ginástica de trampolim
A ginástica de trampolim também possui raízes na Idade Média, nas práticas circenses.
Essas atividades utilizam equipamentos parecidos com os trampolins para possibilitar a execução de acrobacias.
George Nissen foi o responsável por criar a versão modernasite de apost1934.
A estreia enquanto esporte olímpico ocorreu nas Olimpíadas de 2000,site de apostSydney, na Austrália.
Ginasta realiza salto com espacate após impulso no trampolim.
A ginástica de trampolim possui três modalidades:
Trampolim individual e sincronizado: o ginasta ou a dupla de atletas realiza movimentos acrobáticossite de apostuma cama elástica com dimensão de 5 metros por 3 metros.
No caso do sincronizado, cada competidor ficasite de apostum trampolim.
o ginasta ou a dupla de atletas realiza movimentos acrobáticossite de apostuma cama elástica com dimensão de 5 metros por 3 metros.
No caso do sincronizado, cada competidor ficasite de apostum trampolim.
Duplo minitrampolim: o praticante realiza uma corrida combinada de elementos técnicos.
A dimensão do aparelho é menor, 2,85 metros por 90 centímetros.
o praticante realiza uma corrida combinada de elementos técnicos.
A dimensão do aparelho é menor, 2,85 metros por 90 centímetros.
Tumbling: a performance é composta por uma corrida de aproximaçãosite de apostpista de 25 metros.
No processo são realizadas duas passadas, oito elementos acrobáticos e mais duas passadas.
Veja também: Saltos ornamentais - os saltos executados a partir de um local secosite de apostdireção à água
→ Ginástica não esportiva
Veja a seguir os tipos de ginástica não esportiva.
• Ginástica de condicionamento físico
A ginástica de condicionamento físico é a prática corporal que envolve diferentes modalidades de exercícios que visam qualificar as capacidades físicas do corpo humano.
Esse tipo de ginástica não é esportiva.
Sua prática pode ser percebidasite de apostambientes como as academias.
Nesses espaços são encontradas modalidades como a musculação, dança, treinamento funcional, ergometria, entre outras.
A pessoa que realiza esse tipo de atividade pode estar buscando melhorar ou atingir qualidade de vida, emagrecimento, definição muscular, aptidão física, saúde mental, hipertrofia e interação social.
O uso de cargas ao se exercitar é uma prática de ginástica de condicionamento físico.
A ginástica laboral é a prática corporal que é praticada no ambiente de trabalho.
A intervenção dessa prática corporal nos espaços corporativos tem por objetivo melhorar aspectos da saúde dos trabalhadores.
Uma das atividades mais comuns da ginástica laboral é o alongamento de membros e partes do corpo.
Atividades de ginástica laboral incluem movimentos simples como os executados no alongamento muscular.
Eles provocam o alívio das tensões nos músculos e podem reduzir desconfortos no corpo, uma vez que é muito comum dores na coluna vertebral, por exemplo, devido à má posturasite de apostcaso de pessoas que trabalham sentadas por muito tempo.
• Ginástica fisioterápica
A ginástica fisioterápica é uma intervenção de prática corporal de prevenção ou tratamento de lesões.
O profissional responsável por supervisionar esse tipo de atividade é o fisioterapeuta.
A influência da medicina na ginástica a partir do século XIX, conhecida como ginástica científica, possibilitou variações de práticas corporais tais como a ginástica fisioterápica, que possui um caráter médico.
O pilates é uma das principais modalidades de ginástica fisioterápica.
Confira alguns tipos de ginástica fisioterápica:pilates;cinesioterapia;
reeducação postural global (RPG);isostretching;método Rolfing®;
facilitação neuromuscular proprioceptiva (Kabat / FNP);hidroterapia.
Saiba mais: Balé - um tipo de dança considerada clássica
História da ginástica
A palavra ginástica possui origem no termo grego gymnászein, que quer dizer "treinar".
No sentido literal, o significado é "exercitar-se nu", que era a forma como os gregos realizavam os exercícios físicos.
Na Antiguidade, as práticas corporais estavam presentessite de apostdiferentes civilizações e contextos.
No Egito, a ginástica acrobática era realizadasite de apostrituais religiosos e festivos.
Havia pessoas que se expressavam artisticamentesite de apostpúblico por meio de movimentos acrobáticos.
Já na Índia, a ginástica possui forte relação com a prática de yoga.
Nessa atividade, além das vivências corporais que podem ser estáticas ou dinâmicas há também o aspecto filosófico, que envolve ideais e atividades de meditação.
Povos que habitavam a Itália antes dos romanos, os etruscos também praticavam movimentos ginásticos, sendo indicada partir de figuras etruscassite de apostbronze, datadas do século IX a.C.
, a expressão artística por meio do corpo.
A ginástica estava relacionada ao caráter educativo do corpo no período clássico na Grécia (séculos V a XV), tanto para a formação moral quanto para a preparação militar.
O exercício físico era praticado com a intenção de consolidar o desenvolvimento do corpo e a qualificação do pensamento, possibilitando o desenvolvimento integral do cidadão.
Utilizava-se tanto a prática física quanto artística para essa finalidade.
As mulheres que eram excluídas das práticas políticas e sociais não participavam dessas vivências corporais.
No Império Romano, as atividades de ginástica eram percebidas no processo de formação de guerreiros e como uma prática lúdica presente nas atividades circenses.
Na Idade Moderna, surgiram as escolas europeias de ginástica e seus métodos, desenvolvidos como bases fundamentais para compreender a prática:
método inglês (Inglaterra);
método alemão (Alemanha, Áustria e Suíça);
método sueco (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Estônia-Letônia);
método francês (França)
Essas escolas difundiam, por meio da ginástica, os princípios disciplinador, higienista, eugenista e nacionalista quanto à preparação de soldados e trabalhadores.
Esses métodos foram influentes até 1939.
Após essa data, universalizou-se o conceito de ginástica.
Com isso, os termos "ginástica" e "Educação Física" foram separados, que por muito tempo recebiam o mesmo sentido.
Ginástica no Brasil
A ginástica começou a ser praticada no Brasil a partir da colonização alemã no estado do Rio Grande do Sul,site de apost1824.
A instituição mais antiga da modalidade é a Sociedade Ginástica de Joinville,site de apostSanta Catarina, que foi criadasite de apost1858.
O ensino da ginástica na educação básica começou a ser implementadosite de apost1851 por Couto Ferraz.
O método alemão foi a principal escola que influenciou a prática da ginástica no Brasil.
A história da ginástica no país se mistura com a da Educação Física, uma vez que esses conceitos já foram interpretados com um mesmo significado.
Com o início da república e o fortalecimento do exército, a prática de ginástica influenciada pelos métodos alemão, sueco e francês era difundida como meio de intervenção militar.
Essa atividade tinha os mesmos princípios dos métodos desenvolvidos na Idade Moderna.
O primeiro campeonato nacional da ginástica no Brasil foi realizadosite de apost1950.
A filiação da modalidade à Confederação Brasileira de Desportos (CBD) ocorreu um ano depois.
A primeira vez que uma equipe brasileira de ginastas competiu nos Jogos Olímpicos foi na edição de Moscou,site de apost1980.
Rebeca Andrade foi a primeira atleta de ginástica a ganhar uma medalha de ouro olímpica pelo Brasil.
Nas Olimpíadas de 2020, realizadasite de apost2021site de apostTóquio, no Japão, a brasileira foi campeã na prova de salto sobre a mesa e medalha de prata no individual feminino.
Federação Internacional de Ginástica (FIG)
Em 1881, o belga Nicolas Cupérus criou a Federação Europeia de Ginástica (FEG), que se tornousite de apost1921 a Federação Internacional de Ginástica (FIG).
O órgão começou a organizar as competições esportivas a partir de 1903.
Inicialmente, os eventos aconteciam a cada dois anos, depois passaram a ser realizados de quatrosite de apostquatro anos.
Atualmente, a sede da FIG está localizada na cidade de Lausanne, na Suíça.
São funções da FIG, das confederações e federações de ginástica a regulamentação, a gestão e a promoção da ginásticasite de aposttodas as suas dimensões.
Ou seja, essas instituições atuam na definição de regras, calendário de competições e aparelhagem das modalidades esportivassite de apostginástica.
Outra responsabilidade desses órgãos é desenvolver ações que fomentem a ginástica na sociedade.
Créditos de imagens
[1] Salty View / Shutterstock
[2] Leonard Zhukovsky / Shutterstock
[3] Just dance / Shutterstock
[4] Vladimir Vasiltvich / ShutterstockPor Lucas Afonso
Jornalista e profissional de Educação Física