Pontuação da Revista
O que é o termômetro de Acesso Aberto? Este termômetro tem como objetivo identificar o alinhamento das revistas 🧾 científicas brasileiras cadastradas no Miguilim aos Movimentos de Acesso e de Ciência Aberta.
Para fazer esta medição, o termômetro utiliza como 🧾 parâmetro as respostas dadas pelo editor da revista a uma série de metadados, sendo possível criar uma escala que mede 🧾 o quão alinhada a revista está a estes Movimentos.
As revistas que indicarem a resposta "Acesso aberto imediato" no campo "Tipo 🧾 de acesso" e cumprirem ao menos 80% dos critérios de abertura definidos pela Equipe Miguilim receberão um selo de publicação 🧾 em Acesso Aberto, que reconhece os esforços realizados pela revista para colocar a Ciência ao alcance de todos.
Como a pontuação 🧾 é atribuída?
A pontuação indicada no termômetro leva em consideração as respostas dadas a 22 campos do registro da revista.
Estes campos 🧾 dizem respeito à abertura do processo editorial da revista como um todo e relacionam-se à questões de transparência, disseminação e 🧾 acesso aos conteúdos, direitos autorais, interoperabilidade, ética, dentre outros.
Os campos considerados são:
Protocolo de interoperabilidade
Identificador persistente
Identificador da instituição editora
Identificador do editor 🧾 responsável
Modalidade de publicação*
Modalidade de avaliação por pares*
Publicação dos avaliadores*
Forma de publicação do nome dos avaliadores*
Externalidade da avaliação por pares*
Permissão de 🧾 submissão de preprint*
Selo de armazenamento e acesso*
Prazo para disponibilização de documentos*Tipo de acesso*
Licenças Creative Commons*
Taxas de publicação*Código de ética
Padrão de 🧾 normalização bibliográfica
Plataforma de detecção de plágio
Estratégia de preservação digital*
Exigência de disponibilização de dados de pesquisa*Redes sociais
Serviços de informação*
Para cada um 🧾 dos 22 campos a revista pode pontuar entre 0 (zero), 1 (um) ou 2 (dois) pontos, sendo 2 (dois) a 🧾 pontuação máxima para cada um.
Deste modo, ao pontuar 2 (dois) em cada um dos 22 campos a revista atinge a 🧾 pontuação máxima, de 44 pontos.
O selo será atribuído àquelas revistas que marcarem 36 pontos ou mais, que correspondem a 80% 🧾 da pontuação máxima e indicarem a resposta "Acesso aberto imediato" no campo "Tipo de acesso".
Nos campos de preenchimento textual basta 🧾 que o campo seja preenchido para que a revista receba o valor máximo referente a ele (2 pontos).
Caso o campo 🧾 seja deixado em branco, a pontuação será 0 (zero).
Nos campos de múltipla escolha foram atribuídas pontuações diferentes para cada uma 🧾 das opções de respostas, mas seguindo sempre a mesma escala, ou seja, de 0 (zero) a 2 (dois).
Deste modo, quanto 🧾 mais aberta for a política editorial da revista, maior será cassino com aposta de 1 real pontuação.
Para os campos repetitivos, sejam eles textuais ou de 🧾 múltipla escolha, basta que a revista preencha o campo uma vez ou indique a resposta com a opção que relaciona 🧾 a política mais aberta para receber os dois pontos pelo campo.