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A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de🍎 elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e por negros escravizados, oriundos sobretudo das regiões de Moçambique, do🍎 Congo e de Angola.

Até o século XIX, Portugal foi a principal porta de entrada para a maior parte das influências🍎 que construíram a música brasileira, tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a🍎 literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos🍎 não fossem de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas🍎 danças e instrumentos — a exemplo do maracatu —, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e🍎 folclórica. O indígena deixou grande influencia na musica brasileira principalmente nas regiões norte e nordeste e são bem presentes em🍎 roleta de posição ritmos como carimbó[1] e lundu marajoara, além de pequenas influencias rítmicas em roleta de posição outros gêneros de gênese negra.

A partir🍎 de meados do século XVIII se intensificou o intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, provocando uma diversificação,🍎 como foi o caso da introdução da ópera italiana e francesa, das danças como a zarzuela, o bolero e habanera🍎 de origem espanhola, e das valsas e polcas germânicas, que se tornaram vastamente apreciadas. Com a crescente influência de elementos🍎 melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII a música popular começou a adquirir uma sonoridade caracteristicamente🍎 brasileira, que se consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do🍎 frevo, do choro e do samba.

No século XX verificou-se um extraordinário florescimento tanto no campo erudito como no popular, influenciado🍎 por uma rápida internacionalização da cultura e pelo desenvolvimento de um contexto interno mais rico e propício ao cultivo das🍎 artes. É o período em roleta de posição que a música nacional ganha também em roleta de posição autonomia e identidade própria, embora nunca🍎 cessasse — e de fato crescesse — a entrada de novas referências estrangeiras. A produção de Villa Lobos é o🍎 primeiro grande marco do brasilianismo musical erudito, mais tarde desenvolvido por muitos outros compositores, e combatido por outros, que adotam🍎 estéticas como o dodecafonismo e mais tarde a música concreta e a música eletrônica. No mesmo período a música popular🍎 ganha o respeito das elites e consolida gêneros que se tornaram marcas registradas do Brasil, como o samba e a🍎 bossa nova, ao mesmo tempo em roleta de posição que o rock e o jazz norte-americanos são recebidos no país com grande🍎 sucesso, adquirem feições próprias e conquistam legiões de fãs. Gêneros regionais de origem folclórica como a música sertaneja, o baião,🍎 o forró e vários outros também ganham força e são ouvidos em roleta de posição todo o território nacional.

Esse crescimento exponencial em🍎 roleta de posição quantidade e qualidade da atividade musical ao longo do século XX, que inclui o surgimento de inúmeras escolas básicas🍎 e academias superiores, gravadoras, fábricas de instrumentos, orquestras sinfônicas e conjuntos diversificados, emissoras de rádio e televisão, editoras de partituras,🍎 festivais e outras vias de produção e divulgação, tornou a música brasileira conhecida e apreciada internacionalmente, sendo objeto também de🍎 intenso estudo especializado no Brasil e no estrangeiro.

O que se conhece dos primeiros tempos da música erudita no Brasil é🍎 muito pouco. Não se pode pintar um panorama da música nacional durante os dois primeiros séculos de colonização sem sermos🍎 obrigados a deixar amplos espaços em roleta de posição branco. Os primeiros registros de atividade musical consistente provêm da presença dos padres🍎 jesuítas, estabelecidos aqui desde 1549. Dez anos depois já haviam fundado aldeamentos para os índios (as chamadas reduções) com alguma🍎 estrutura educativa musical. Nestes tempos de desbravamento e fundação de uma nova civilização, as cidades eram poucas e mesmo as🍎 mais importantes não passavam de pequenos povoados. É testemunha da importância atribuída à música a contratação, já em roleta de posição 1553,🍎 de Francisco de Vaccas como mestre-de-capela da Catedral de Salvador, o que também indica a existência de uma estrutura mínima🍎 para uma prática musical estável apenas quatro anos após a fundação da cidade.[2][3]

Um século mais tarde as reduções do sul🍎 do Brasil, fundadas por jesuítas espanhóis, conheceriam um florescimento cultural vigoroso e exuberante, onde funcionaram verdadeiros conservatórios musicais, e relatos🍎 de época atestam a fascinação do índio pela música da Europa e roleta de posição competente participação tanto na construção de instrumentos🍎 como na prática instrumental e vocal.[4] Os padrões de estilo e interpretação eram naturalmente todos da cultura da Europa, e🍎 o objetivo desta musicalização do gentio era acima de tudo catequético, com escassa ou nula contribuição criativa original de sua🍎 parte. Com o passar dos anos os índios remanescentes dos massacres e epidemias foram se retirando para regiões mais remotas🍎 do Brasil, fugindo do contato com o branco, e roleta de posição participação na vida musical nacional foi decrescendo até quase desaparecer🍎 por completo.[5]

O mesmo caso de dominação cultural ocorreu no caso do negro, considerados uma raça inferior, cuja cultura era desprezível🍎 demais para ser levada a sério pela cultura oficial. Mas seu destino seria diferente do do índio. Logo roleta de posição musicalidade🍎 foi notada pelo colonizador, e sendo uma etnia mais prontamente integrável à cultura dominante do que os arredios índios, negros🍎 e mulatos passaram a ser educados musicalmente — dentro dos padrões portugueses, naturalmente — formando orquestras e bandas que eram🍎 muito louvadas pela qualidade de seu desempenho.[6] Sua participação foi decisiva para a consolidação da música brasileira. Segundo André Cardoso,🍎 a maciça maioria dos músicos profissionais em roleta de posição atividade no Brasil colonial eram mulatos forros, não apenas no campo da🍎 execução, mas eram responsáveis na mesma medida também pela atividade compositiva. Na ausência de um sistema de mecenato privado e🍎 com raras igrejas mantendo grupos estáveis, roleta de posição sobrevivência era assegurada pelo ingresso em roleta de posição irmandades musicais, que funcionavam como sindicatos🍎 e entidades de mútuo socorro, e, mais do que isso, monopolizavam a contratação de obras e espetáculos musicais encomendados pelas🍎 Câmaras municipais e a maior parte da música de Igreja. Essas irmandades construíram muitas igrejas para seu uso privado, onde🍎 havia uma estrutura musical permanente.[7] Mas a contribuição autenticamente negra à música brasileira, em roleta de posição termos de composição, teria de🍎 esperar até o século XX para poder se manifestar em roleta de posição toda roleta de posição riqueza.[6]

Enquanto que até o início do século🍎 XVIII a maior parte da música erudita era praticada na Bahia e Pernambuco, música da qual nada se conhece senão🍎 relatos literários e iconografia, já que todas as partituras foram perdidas,[8] em roleta de posição seguida já vemos uma atividade musical se🍎 disseminar em roleta de posição todas as partes do país dotadas de alguma estrutura mais ou menos estabilizada, formando-se um público apreciador🍎 em roleta de posição todas as classes sociais, com novos centros no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Maranhão. As pequenas🍎 orquestras privadas se multiplicam, as irmandades atuam intensamente, as igrejas apresentam rica variedade de música, as corporações militares possuem suas🍎 bandas estáveis e a ópera de matriz napolitana torna-se verdadeira mania. Salas de concerto e teatros aparecem em roleta de posição diversas🍎 cidades, especialmente em roleta de posição Salvador, São Paulo, Recife e no Rio de Janeiro - algumas bastante luxuosas. São de lembrar,🍎 na primeira metade do século, os nomes de Luís Álvares Pinto, mestre de capela da Igreja de São Pedro dos🍎 Clérigos em roleta de posição Recife, do padre Caetano de Mello de Jesus, compositor e insigne teórico na Bahia, e Antônio José🍎 da Silva, o Judeu, que fez sucesso em roleta de posição Lisboa como autor de libretos mordazes, escritos para comédias de costumes🍎 que seriam muito encenadas também no Brasil até o Império, e cuja parte musical era do compositor Antônio Teixeira.[9]

A Escola🍎 Mineira [ editar | editar código-fonte ]

Partitura autógrafa da antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita

Detalhe de pintura de Mestre🍎 Ataíde mostrando anjos músicos. A iconografia fornece informações sobre o instrumental utilizado na época.

Na segunda metade do século XVIII um🍎 grande florescimento musical aconteceu na Capitania das Minas Gerais, especialmente na região de Ouro Preto, Mariana e Diamantina, onde a🍎 extração de grandes quantidades de ouro e diamantes destinados à metrópole portuguesa atraiu uma população considerável que deu origem a🍎 uma próspera urbanização. Ali a vida musical, tanto pública como privada, religiosa ou secular, foi muito privilegiada, registrando-se a importação🍎 de grandes órgãos para as igrejas e de partituras europeias pouco tempo após roleta de posição publicação em roleta de posição seus países originais.🍎 Neste período surgiram as mais antigas orquestras do Brasil ainda em roleta de posição atividade, a Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro🍎 Bastos, e os primeiros compositores importantes naturais da terra, muitos deles mulatos. Dignos de nota foram José Joaquim Emerico Lobo🍎 de Mesquita, talvez o mais importante deste grupo, Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto (pai)🍎 e Marcos Coelho Neto (filho), todos muito ativos. Trazem obras suas algumas das mais antigas partituras escritas no Brasil a🍎 chegarem até os nossos dias, ainda que a maior parte de roleta de posição produção também tenha se perdido. Mas dentre o🍎 que restou são exemplos notáveis um Magnificat de Manuel Dias de Oliveira e a célebre Antífona de Nossa Senhora, de🍎 Lobo de Mesquita. Impressionam as estatísticas da época do apogeu mineiro: em roleta de posição Diamantina existiriam dez regentes em roleta de posição atividade,🍎 o que implicaria um corpo de músicos profissionais de pelo menos 120 pessoas; em roleta de posição Ouro Preto teriam atuado cerca🍎 de 250 músicos, e mais de mil em roleta de posição toda a Capitania, sem contar os diletantes, que deveriam compor uma🍎 legião adicional, uma quantidade maior do que a que existia na metrópole portuguesa na mesma época, como informou Vasco Mariz.[10]

Graças🍎 a esta opulência, e à roleta de posição consistência e uniformidade estética, justifica-se a denominação do grupo de compositores ativos na região🍎 como a "Escola Mineira". Muito já foi publicado sobre ela descrevendo-a como uma escola barroca, já que comparativamente o estilo🍎 Barroco ainda sobrevivia forte nas artes visuais brasileiras, mas atualmente se considera a Escola como fruto da rápida penetração da🍎 influência neoclássica, derivada especialmente de Haydn, Mozart, Pleyel, Boccherini e outros, cujas obras circulavam impressas e eram avidamente procuradas e🍎 copiadas, e só raramente se percebem ecos da estética que antes prevalecera. Até há pouco tempo em roleta de posição grande parte🍎 desconhecido, este acervo de música colonial, quase em roleta de posição totalidade no gênero sacro, vêm recebendo mais atenção no Brasil e🍎 também no exterior, especialmente após as pesquisas realizadas por Francisco Curt Lange nos anos 40, e hoje está sendo mais🍎 amplamente estudado e divulgado.[8][11][12]

Com o esgotamento das minas no fim do século o foco da atividade musical se deslocaria para🍎 outros pontos, especialmente o Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta, merece menção André da Silva Gomes, de origem portuguesa,🍎 Mestre de Capela da Catedral, deixando bom número de obras e dinamizando a vida musical da cidade.[13]

Padre José Maurício Nunes🍎 Garcia.

Fator crucial para a transformação da vida musical e dos parâmetros estéticos brasileiros seria a chegada da corte portuguesa ao🍎 Rio de Janeiro em roleta de posição 1808. Até então o Rio não se distinguia em roleta de posição nada de outros centros culturais🍎 do país, sendo mesmo inferior a Minas e aos centros nordestinos, mas a presença da corte alterou radicalmente a situação,🍎 concentrando todas as atenções e servindo como grande estímulo a um outro florescimento artístico, já de molde claramente classicista. Dom🍎 João VI havia trazido consigo a vasta biblioteca musical dos Bragança - uma das melhores da Europa na época -🍎 e rapidamente mandou vir músicos de Lisboa e castrati da Itália, reorganizando a Capela Real agora com cerca de 50🍎 cantores e uma centena de instrumentistas, e mandou construir um suntuoso teatro, chamado de Real Teatro de São João. A🍎 música profana contou com a presença de Marcos Portugal, nomeado Compositor da Corte e Mestre de Música dos Infantes, e🍎 de Sigismund von Neukomm, que contribuíram com apreciável quantidade de obras próprias e também para divulgar na capital o trabalho🍎 de importantes autores europeus, como Mozart e Haydn.[14]

Neste ambiente atuou o primeiro grande compositor brasileiro, o padre José Maurício Nunes🍎 Garcia. Homem de grande cultura para roleta de posição origem - era mulato e pobre - foi um dos fundadores da Irmandade🍎 de Santa Cecília no Rio, professor de muitos alunos, Pregador Régio e Mestre da Capela Real da Sé durante a🍎 estada de Dom João VI no Brasil. Deixou extensa obra de alta qualidade, onde se destacam a Missa Pastoril, a🍎 Missa de Santa Cecília, o Officium de 1816, e as intensamente expressivas Matinas de Finados, para coro a capella, além🍎 de alguma música instrumental e obras teóricas.[15] São interessantes neste período também as figuras de Gabriel Fernandes da Trindade, compositor🍎 de modinhas e das únicas peças camerísticas remanescentes do início do século XIX, um conjunto de refinados Duos Concertantes para🍎 violinos,[16] Damião Barbosa de Araújo, que segundo Vasco Mariz foi na Bahia o que o padre Maurício representou no Rio,🍎 e João de Deus de Castro Lobo, que atuou nas já decadentes Mariana e Ouro Preto, mas deixando obra de🍎 grande qualidade.[17]

Este período de brilho não duraria muito. Em roleta de posição 1821 o rei foi obrigado a retornar a Lisboa, levando🍎 consigo a corte, e a vida cultural no Rio esvaziou-se de súbito. Apesar do entusiasmo de Dom Pedro I pela🍎 música, sendo ele mesmo autor de algumas peças e da música do Hino da Independência, a difícil situação financeira gerada🍎 pela independência não permitia muitos luxos. O incêndio do Teatro de São João em roleta de posição 1824 foi outro golpe, apesar🍎 de ter sido restaurado e reinaugurado sob o nome de Teatro de São Pedro de Alcântara e continuar com suas🍎 récitas operísticas. Com a abdicação de Dom Pedro em roleta de posição 1831 e a consequente instabilidade política e social durante a🍎 menoridade de seu sucessor, o cenário se estreitou ainda mais e foi dissolvida a Capela Imperial, permanecendo um punhado de🍎 músicos.[18]

Padre José Maurício: Moteto Domine Jesu (versão instrumental midi)

Carlos Gomes.

A figura central nestes tempos difíceis foi Francisco Manuel da Silva,🍎 discípulo do Padre José Maurício e sucessor de seu mestre na Capela. Apesar de ser compositor de escassos recursos, merece🍎 crédito por roleta de posição importante atividade organizadora, fundando o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e sendo o regente do🍎 Teatro Lírico Fluminense e depois da Ópera Nacional. Também foi o autor do Hino Nacional Brasileiro. Sua obra refletiu a🍎 transição do gosto musical para o Romantismo, quando o interesse dos compositores nacionais recaiu principalmente sobre a ópera. Neste campo🍎 a maior figura foi sem dúvida Antônio Carlos Gomes, que compôs óperas com temas nacionalistas mas com estética europeia, tais🍎 como Il Guarany e Lo Schiavo, que conquistaram sucesso em roleta de posição teatros europeus exigentes como o La Scala, em roleta de posição🍎 Milão.[19]

O bel canto estava em roleta de posição seu auge na Europa, e era apreciadíssimo no Brasil, especialmente na capital, mas também🍎 em roleta de posição Recife, São Paulo e Salvador. Há registro de inúmeras representações de obras de Rossini, Bellini, Donizetti e mesmo🍎 Verdi, além de compositores franceses como Meyerbeer, Adam e Hérold. Em roleta de posição 1857 foi criada a Ópera Nacional, sob inspiração🍎 de José Amat, e logo a iniciativa foi respaldada pelo governo. De início dedicada a apresentação de zarzuelas e óperas🍎 cômicas, logo passou a incorporar ao repertório obras sérias brasileiras de José Ferreira, Elias Álvares Lobo e Carlos Gomes, e🍎 algumas óperas estrangeiras foram encenadas no vernáculo. A voga da ópera perduraria até meados do século XX e seria o🍎 motivo para a construção de uma série de teatros importantes, como o Amazonas de Manaus, o Municipal do Rio, o🍎 São Pedro em roleta de posição Porto Alegre, o da Paz em roleta de posição Belém e diversos outros, todos de proporções majestosas e🍎 decorados com requintes de luxo.[19]

Apesar da primazia da ópera a música instrumental também era praticada, sendo o piano o instrumento🍎 privilegiado. Alguns pianistas importantes realizaram recitais aqui, como Sigismond Thalberg em roleta de posição 1855, e Gottschalk fez furor com roleta de posição Fantasia🍎 Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. Nesta época algumas associações privadas se organizaram para realização de recitais e concertos destinados🍎 a sócios em roleta de posição São Paulo, onde Alexandre Levy criou o Clube Haydn, e no Rio, onde o Clube Mozart,🍎 fundado em roleta de posição 1867, e o Clube Beethoven, de 1882, realizaram centenas de concertos.[19]

Entre os meados do século XIX e🍎 o início do século XX tiveram um papel importante através de roleta de posição produção com características progressistas Leopoldo Miguez, seguidor da🍎 escola wagneriana, Glauco Velásquez, de curta e brilhante aparição, e Henrique Oswald, que empregava elementos do impressionismo musical francês.[20]

Carlos Gomes:🍎 Alvorada, para orquestra

Glauco Velásquez: Alma minha gentil, opus 107, para canto e orquestra

Villa Lobos.

Após Carlos Gomes passou-se a prestar mais🍎 atenção ao que poderia constituir uma música autenticamente brasileira. Neste sentido o rico folclore nacional foi a peça-chave, e compositores🍎 utilizaram seus temas para elaborações eruditas, embora ainda seguidoras em roleta de posição linhas gerais de escolas estrangeiras. Brasílio Itiberê da Cunha🍎 também foi um dos precursores desta corrente, com roleta de posição rapsódia A Sertaneja, para piano, escrita entre 1866 e 1869. Outros🍎 nomes importantes são Luciano Gallet e Alexandre Levy, de escola europeia, mas que uma forma ou outra buscaram incorporar elementos🍎 tipicamente nacionais em roleta de posição roleta de posição produção. O caminho estava aberto, e um sabor definitivamente brasileiro pode ser encontrado na obra🍎 de Antônio Francisco Braga, e especialmente em roleta de posição Alberto Nepomuceno, a figura dominante do período, que empregou largamente ritmos e🍎 melodias do folclore em roleta de posição uma síntese inovadora e efetiva com as estruturas formais de matriz europeia. A atuação de🍎 Nepomuceno também foi importante por ter ele sido presidente da primeira associação brasileira dedicada a concertos sinfônicos públicos.[21]

Um momento importante🍎 foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de ter incluído relativamente pouca música em roleta de posição sua🍎 programação, o movimento teria impacto na reformulação dos conceitos sobre a arte nacional. Naquela ocasião se apresentou Heitor Villa Lobos,🍎 que viria a ser a figura maior do nacionalismo musical brasileiro.[22] Ao lado de outros modernistas da literatura e das🍎 artes plásticas, como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, que na época entendiam, assim como a geração anterior, o folclore🍎 como a base de uma música legitimamente nacional,[23] Villa Lobos empreendeu aprofundadas pesquisas sobre o folclore musical brasileiro, que incorporou🍎 largamente em roleta de posição roleta de posição produção, e era dono de uma inspiração enérgica e apaixonada. Soube fazer seus elementos nacionais e🍎 estrangeiros, eruditos e populares, criando um estilo próprio de grande força e poder evocativo, em roleta de posição uma produção caudalosa que🍎 empregava desde instrumentos solo, onde o violão teve um papel de destaque, até grandes recursos orquestrais em roleta de posição seus poemas🍎 sinfônicos, concertos, sinfonias, bailados, e óperas, passando pelos múltiplos gêneros da música de câmara vocal e instrumental. Villa Lobos também🍎 desempenhou um papel decisivo na vida musical do país em roleta de posição virtude de roleta de posição associação com o governo, conseguindo introduzir🍎 o ensino do canto orfeônico em roleta de posição todas as escolas de nível médio. Das suas obras são notáveis a série🍎 dos Choros, das Bachianas Brasileiras, as suítes intituladas A Prole do Bebê, o Rudepoema, os bailados Uirapuru e Amazonas, e🍎 o Noneto.[24]

Outros compositores de gabarito também abordaram em roleta de posição maior ou menor grau o nacionalismo, como Oscar Lorenzo Fernández, Francisco🍎 Mignone, Camargo Guarnieri, Luís Cosme, Osvaldo Lacerda e José de Lima Siqueira, e traços desta tendência podem ser encontrados até🍎 a contemporaneidade. A grande adesão de músicos respeitados deu uma força irresistível à renovação do cenário musical brasileiro, e o🍎 violento combate entre os acadêmicos e os modernistas que dominou as artes visuais da primeira metade do século se repetiu🍎 na música, enfrentando grande resistência dos setores conservadores, renovando os conceitos sobre arte erudita e arte popular e abrindo um🍎 frutífero diálogo entre ambas. O movimento brasileiro acompanhava uma tendência internacional, que teve grande impacto nas Américas e na Europa🍎 oriental. Ao mesmo tempo, as bases do sistema tonal, que prevalecera desde o barroco, começavam a ser fortemente abaladas com🍎 a introdução de outros sistemas, como o serialismo e o dodecafonismo de Schoenberg, enquanto que novas pesquisas apareciam no campo🍎 da instrumentação, do ritmo e das formas musicais.[23][25]

Vanguardas modernistas e sínteses contemporâneas [ editar | editar código-fonte ]

A despeito de🍎 seus avanços em roleta de posição relação à eclética estética da belle époque, a escola nacionalista foi identificada por parte dos músicos🍎 como servil à política centralizadora de Getúlio Vargas.[23] Em roleta de posição 1939 foi criado o Movimento Música Viva, liderado pelo compositor,🍎 professor e musicólogo Hans Joachim Koellreutter, e por Egídio de Castro e Silva, advogando a adoção de uma estética internacionalizante🍎 derivada do dodecafonismo. Faziam parte deste grupo Claudio Santoro, César Guerra Peixe, Eunice Catunda e Edino Krieger. O movimento tinha🍎 conotações políticas e alguns de seus membros militavam na esquerda ou tinham ligações com ela.[25]

Koellreutter adotava métodos revolucionários de ensino,🍎 respeitando a individualidade do aluno e estimulando a livre criação antes mesmo do conhecimento aprofundado das regras tradicionais de composição🍎 (harmonia, contraponto e fuga). O Movimento editou uma revista e apresentava uma série de programas radiofônicos divulgando seus princípios e🍎 obras de música contemporânea. Em roleta de posição 1946 foi publicado um Manifesto, expressando roleta de posição negação do academismo e do formalismo, e🍎 roleta de posição defesa de uma música exercida conscientemente e com compromisso social, e que refletisse a sociedade e pensamento contemporâneos, mas🍎 flexibilizando suas posturas em roleta de posição direção a uma recuperação de elementos diatônicos e populares ainda considerados capazes de veicular a🍎 verdade musical da roleta de posição época. O movimento encontrou continuidade, embora numa interpretação peculiar, em roleta de posição um núcleo formado em roleta de posição🍎 torno da Universidade Federal da Bahia, com Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso, dentre outros.[25][26]

Mais adiante Guerra Peixe e Santoro seguiriam🍎 um caminho independente e centrado em roleta de posição regionalismos, influenciando a música popular brasileira instrumental. Outros autores, em roleta de posição busca de🍎 um pluralismo idiomático, que fizeram uma utilização livre de materiais tradicionais ou progressistas, folclóricos ou tonais, foram Marlos Nobre, Almeida🍎 Prado, e Armando Albuquerque, criadores de estilos muito característicos.[25]

Nos anos 60 um novo impulso criativo apareceu com o movimento Música🍎 Nova, liderado por Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, fundado em roleta de posição 1963 buscando sintetizar o serialismo com as🍎 pesquisas mais recentes sobre microtonalidade, processos eletroacústicos e a música concreta, empregando novos recursos notacionais e reavaliando conceitos da semiótica🍎 musical, com grande influência sobre a música para teatro. A paradigmática peça Beba Coca-Cola, de Gilberto Mendes sobre texto de🍎 Décio Pignatari, causou sensação em roleta de posição roleta de posição estreia em roleta de posição 1968 e inaugurou uma tendência multimedia e performática no panorama🍎 musical brasileiro.[25]

Atualmente todas as correntes contemporâneas encontram representantes brasileiros, e a música erudita no país segue a tendência mundial de🍎 usar livremente tanto elementos experimentais quanto consagrados. Um dado importante foi a introdução da música eletrônica. Destacam-se entre os novos🍎 compositores Rubens Ricciardi, José Alberto Kaplan, Conrado Silva, Walter Smetak, Flo Menezes, Rodrigo Cicchelli Veloso, Tim Rescala, Lívio Tragtenberg, Harry🍎 Crowl, Celso Mojola, João Guilherme Ripper, Arthur Kampela e Tato Taborda, entre outros.[25][27] Da nova geração de compositores clássicos contemporâneos,🍎 destacam-se nomes como Valéria Bonafé, Tatiana Catanzaro, Michelle Agnes, Marcílio Onofre, André Mehmari, Thiago Cury, Arthur Rinaldi, Felipe Lara, Rodrigo🍎 Lima, Matheus Bitondi e Leonardo Martinelli.[28]

Concerto da OSPA no Salão de Atos da UFRGS, 2009

Em termos de ensino musical e🍎 grupos de interpretação o Brasil encontra-se em roleta de posição posição relativamente boa, dada roleta de posição história de poucos séculos, embora não se🍎 possa comparar aos países mais desenvolvidos do mundo ocidental. A música erudita ainda recebe escasso apoio oficial, a despeito do🍎 crescente número de escolas e de novos músicos ali formados, e do público apreciador. Diversas capitais estaduais e outras tantas🍎 cidades do interior dispõem de pelo menos uma orquestra sinfônica estável e uma escola superior de música, mas grupos de🍎 nível realmente internacional ainda são poucos, podendo-se citar a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a🍎 Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA),🍎 além de poucas outras mantidas por grandes empresas como a Orquestra Petrobras Sinfônica. Existem também orquestras profissionais públicas, como é🍎 o caso da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, criada por Juscelino Kubitschek com o intuito de divulgar especialmente🍎 a música brasileira de concerto. Grupos de câmara são mais numerosos e qualificados, e intérpretes solo já contam-se em roleta de posição🍎 milhares, muitos deles de carreira consolidada fora do país. Existem temporadas regulares de ópera em roleta de posição São Paulo e Rio🍎 de Janeiro; eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão tornam-se uma referência nacional, e maestros como Roberto🍎 Minczuk, John Neschling, Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky são respeitados internacionalmente. Dentre os instrumentistas, são nomes notórios Fernando Lopes,🍎 Roberto Szidon, Antonio Meneses, Cussy de Almeida, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen e Nelson Freire, além das veneradas Eudóxia de Barros,🍎 Yara Bernette, Guiomar Novais e Magdalena Tagliaferro, das primeiras a conquistarem o público estrangeiro. Dos cantores tivemos Zola Amaro, Constantina🍎 Araújo, Bidu Sayão. Hoje são destacados Eliane Coelho, Kismara Pessatti, Maria Lúcia Godoy, Sebastião Teixeira entre muitos outros.[29]

Música popular urbana🍎 [ editar | editar código-fonte ]

Modinha e Choro Ver artigos principais: Lundu

O lundu praticado no século XIX, em roleta de posição gravura🍎 de Rugendas.

A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o negro,🍎 dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as danças.[30] Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu🍎 no início do século XIX, nos principais centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, entoada🍎 por pessoas que cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais.[31] Os dois principais gêneros🍎 musicais urbanos nos tempos do Império e do início da República eram o lundu e a modinha, apreciados tanto em🍎 roleta de posição saraus literário-musicais da elite da época e quanto nas ruas, tabernas e lares mais simples. Sozinhos ou em roleta de posição🍎 grupo, instrumentistas ao violão saíam à noite pelas ruas e residências entoando músicas românticas e cristalizando, ao final do século🍎 XIX, a tradição da seresta.[32][33]

Originalmente uma dança africana que chegou ao Brasil, via Portugal, ou diretamente, com os escravos vindos🍎 de Angola, o lundu tinha uma natureza sensual e humorística que foi censurada na metrópole, mas no Brasil recuperou este🍎 caráter, apesar de ter incorporado algum polimento formal e instrumentos como o bandolim. Mais tarde o lundu, que de início🍎 não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.[34][35] Outra dança🍎 muito antiga é o cateretê, de origem indígena e influenciada mais tarde pelos escravos africanos.

Já a modinha tem origem possivelmente🍎 portuguesa a partir de elementos da ópera italiana, foi citada pela primeira vez na literatura por Nicolau Tolentino de Almeida🍎 em roleta de posição 1779, embora seja ainda mais antiga.[36] Domingos Caldas Barbosa foi um de seus primeiros grandes expoentes, publicando uma🍎 série que foi extremamente popular na época. A modinha é em roleta de posição linhas gerais uma canção de caráter sentimental de🍎 feição bastante simplificada, muitas vezes de estrutura estrófica e acompanhamento reduzido a uma simples viola ou guitarra, sendo de apelo🍎 direto às pessoas comuns. Mesmo assim era uma presença constante nos saraus dos aristocratas, e podia ser mais elaborada e🍎 acompanhada por flautas e outros instrumentos e ter textos de poetas importantes como Tomás Antônio Gonzaga, cujo Marília de Dirceu🍎 foi musicado uma infinidade de vezes. A modinha era tão apreciada que também músicos da corte criaram algumas peças no🍎 gênero, como Marcos Portugal, autor de uma série com letras extraídas da Marília de Dirceu, e o Padre José Maurício,🍎 autor da célebre Beijo a mão que me condena.[33][34][35]

Durante o período colonial e o Primeiro Império também as valsas, polcas,🍎 schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a🍎 herança da modinha, viriam a ser a origem do choro, um gênero que recebeu este nome em roleta de posição virtude de🍎 seu caráter plangente. Surgiu em roleta de posição torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, onde o improviso tinha um🍎 papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental.🍎 Seus maiores representantes foram Joaquim Antônio da Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.[35]

Primeira metade do🍎 século XX [ editar | editar código-fonte ]

Carmen Miranda.

Tom Jobim.

Inspirado no modelo das operetas, o Teatro de Revista teve seu🍎 início no Brasil em roleta de posição meados do século XIX com a apresentação em roleta de posição 1859 da peça As Surpresas do🍎 Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes. O gênero caiu no agrado das massas e se caracterizava por🍎 ser uma crítica satírica aos costumes. Os números apresentados eram em roleta de posição geral canções populares ou paródias de obras célebres,🍎 acompanhadas por uma orquestra de câmara. Nos anos 30 atingiu seu auge, com encenações luxuosas que apresentavam as suas estrelas,🍎 as vedetes, com trajes sumários, o que deu origem à derivação do Teatro Rebolado. As companhias mais famosas foram as🍎 de Walter Pinto e Carlos Machado, revelando talentos como Carmen Miranda, Wilza Carla, Dercy Gonçalves e Elvira Pagã, que fizeram🍎 imenso sucesso.[35]

Também no fim dos anos 30 iniciou no Brasil a chamada Era do Rádio, acompanhando um maciço crescimento no🍎 número de compositores e no público consumidor, formando um enorme mercado potencial. Como o processo de gravação de discos ainda🍎 era primitivo, com resultados de baixa qualidade, o rádio veio a ser o canal privilegiado para a circulação desta produção🍎 nova. Como disse Tom Tavares, "a deficiência não era no campo da criação. Era na área da gravação, uma vez🍎 que os estúdios existentes não dispunham, ainda, de recursos técnicos ideais para captação e reprodução sonora. E, se os discos🍎 gravados em roleta de posição 78 rotações não ofereciam fidelidade, tampouco os microfones, tampouco os transmissores e, menos ainda, os raríssimos receptores.🍎 [...] E o rádio caiu no gosto do povo".[37] Este meio de comunicação assumiu um importante papel de divulgador de🍎 música popular até bem dentro da década de 1950, lançando muitos novos talentos e tendo uma programação diversificada. Várias emissoras🍎 mantinham grandes orquestras e importantes cantores fixos, mas perdeu rapidamente espaço quando se popularizou a televisão. No rádio alguns intérpretes🍎 conquistaram uma audiência nacional, como Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Cauby Peixoto, Nora Ney, Emilinha Borba, Marlene, Vicente Celestino e🍎 Ângela Maria.[37][38]

Destaca-se na sequência a bossa nova, um movimento basicamente urbano, originado no fim dos anos 50 em roleta de posição saraus🍎 de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas🍎 logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno intimista, leve e🍎 coloquial, baseado principalmente na voz solo e no piano ou violão para acompanhamento, ainda que com refinamentos de harmonia e🍎 ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho, Vinícius de Morais e Tom🍎 Jobim.[39] De acordo com Luiz Carlos Maciel,

"Seu objetivo era colocar a música popular brasileira na vanguarda musical do planeta. Contudo,🍎 em roleta de posição extensa medida, ela obedecia à tradição. O ritmo básico continuava a ser o samba, embora enriquecido por recursos🍎 mais sofisticados, como as síncopas criadas por João Gilberto; as melodias eram líricas e ternas; e, finalmente, as letras ainda🍎 tinham como principal tema os problemas das relações afetivas, as dores do amor, e preservavam o prazer no sofrimento que🍎 caracteriza tradicionalmente as canções românticas. As novidades, portanto, eram mais formais do que conteudísticas. Mas essas inovações formais eram importantes🍎 e manifestavam um novo espírito, urbano, culto e mesmo sofisticado. [...] Evidentemente, a música popular brasileira tradicional já era notável🍎 pelo lirismo de roleta de posição invenção melódica e, principalmente, por roleta de posição vitalidade rítmica. A proposta fundamental, agora, era de enriquecê-la com🍎 um avanço em roleta de posição termos de harmonia. [...] Mas não foi apenas no plano estritamente musical que se verificou uma🍎 evolução. Ao contrário dos antigos artistas da música popular brasileira tradicional, vindos das camadas mais pobres da população brasileira, de🍎 instrução modesta e informação escassa, os novos artistas tinham freqüentemente formação universitária, eram informados e até cultos. As letras das🍎 canções passaram a manifestar uma inédita intenção literária, fazendo com que muitos desses compositores acabassem sendo considerados poetas até mesmo🍎 por critérios acadêmicos". [ 39 ]

Segunda metade do século XX [ editar | editar código-fonte ]

Roberto Carlos no início dos🍎 anos 1970.

Caetano Veloso.

No entanto, no início dos anos 60, à medida que o movimento da bossa nova evoluía, o esteticismo🍎 original dava lugar à introdução de temas políticos, tendência exemplificada em roleta de posição Zé Keti e João do Vale, fazendo com🍎 que ela sofresse uma cisão em roleta de posição duas correntes opostas, abrindo o campo para a polêmica. A politização da música🍎 popular ganharia corpo sob a ditadura implantada em roleta de posição 1964, aparecendo o gênero da "canção de protesto", como a famosa🍎 "Caminhando", de Geraldo Vandré. É a época dos grandes festivais musicais na TV, onde surgiu uma geração universitária de compositores🍎 e cantores, entre os quais Chico Buarque e Edu Lobo, que seria idolatrada pela intelectualidade e classificada sob a sigla🍎 MPB (Música Popular Brasileira). Era um movimento intimamente ligado ao engajamento político contra a ditadura.[39]

O movimento tropicalista, também caracterizado como🍎 uma música de protesto, surgindo na mesma época e nos mesmos palcos da TV, distinguiu-se por associar numa mistura eclética,🍎 reminiscente do movimento antropofágico, elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, como as escolas modernista🍎 e concretista das artes visuais, tendo um caráter mais erudito e experimental. Os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil foram🍎 os principais expoentes desse movimento.[40] Já o Iê Iê Iê ligava-se basicamente ao rock produzido nos Estados Unidos, embora no🍎 Brasil tenha se suavizado e adotado uma temática romântica em roleta de posição uma abordagem muitas vezes ingênua, numa corrente que veio🍎 a ser conhecida como Jovem Guarda, de grande apelo entre as massas, tendo como grandes nomes Roberto Carlos, Erasmo Carlos,🍎 Tim Maia, Wanderléa, José Ricardo, Wanderley Cardoso e conjuntos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.[41]

A🍎 transição para a década de 1970 foi marcada pela consolidação da MPB, "incorporando gêneros os mais variados ao seu repertório,🍎 não somente de outras origens regionais (como o baião nordestino), mas também estrangeiros (como o reggae jamaicano). Nesse cenário a🍎 Jovem Guarda foi considerada como 'alienada' dos problemas sociais e políticos do país sob ditadura militar", como referiu Ulhôa, e🍎 logo o movimento perdeu roleta de posição força.[41] Nesse contexto se destacam artistas como os Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal🍎 Costa, Simone, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia.

Reginaldo Rossi.

Na mesma época surge também um gênero diferenciado de música romântica🍎 popular, que ganharia o epíteto pejorativo de "cafona", depois substituído por "brega", com a intenção de desqualificar o gênero, mas🍎 logo o nome foi assumido pelos seus adeptos, tornando-se uma corrente que ganhou um vasto público. Teve como precursores Orlando🍎 Dias, Silvinho, Carlos Alberto, Cláudio de Barros e Evaldo Braga, entre outros, mas a fama do gênero se consolidou com🍎 Waldick Soriano, com roleta de posição "Eu não Sou Cachorro não", Odair José, com "Pare de Tomar a Pílula", e Sidney Magal,🍎 com "Sandra Rosa Madalena". No início dos anos 80 a música brega se funde a outras correntes e se torna🍎 de difícil caracterização, mas continua de grande apelo para as massas, surgindo novos sucessos como "Fuscão Preto", de Atílio Versutti🍎 e Jeca Mineiro, e "Garçom", do chamado "Rei do Brega", Reginaldo Rossi.[42][43][44] Com o fim da Jovem Guarda, Roberto Carlos🍎 também se aproximou de um estilo romântico que lhe valeu a classificação de brega, mas através dele firmou roleta de posição posição🍎 de cantor mais popular do país.[45][46]

Depois de ser rejeitado em roleta de posição peso pelas correntes dominantes da música popular, o brega🍎 vem recebendo apreciações positivas como um gênero que tem legitimidade, espelhando o gosto de expressiva parcela da população.[42][43][47] Paulo César🍎 de Araújo, pesquisador do gênero, afirmou que "o brega está mais forte do que nunca. Assim como o samba, ele🍎 agoniza mas não morre. Ele se transforma. Estamos hoje no tecno-brega, que é dançante e mexe com o corpo. Nos🍎 anos 70 era algo mais romântico, você ouvia mais contemplativo".[43] Adriano Belisário também atestou o vigor do brega:

"Se vivo, Euclides🍎 da Cunha concordaria: o cantor brega também é, antes de tudo, um forte. Sobreviventes da pobreza e do trabalho infantil,🍎 estes artistas conviveram com duras críticas a seus trabalhos mesmo depois de se tornarem celebridades. O enorme sucesso não evitou🍎 que fossem excluídos da historiografia da música brasileira por décadas. [...] Ao contrário dos artistas da MPB, eles não tiveram🍎 formação universitária e não compunham prioritariamente canções de protesto. O Brasil dos cafonas era outro. Suas músicas falavam quase sempre🍎 sobre a rejeição, seja ela amorosa ou social. Por conta disso, foram tachados de alienados e ignorados pelas elites culturais.🍎 No entanto, está em roleta de posição marcha uma retomada do brega. Patrícia Pillar lançou recentemente o documentário Waldick, Sempre no meu🍎 coração e bandas jovens, como Los Hermanos e Mombojó, já regravaram canções de artistas considerados cafonas". [ 43 ]

Durante os🍎 anos oitenta, com o fim da ditadura, o aparecimento de um novo sentimento de liberdade e prazer e o esvaziamento🍎 das pesquisas em roleta de posição torno do nacionalismo musical, o rock brasileiro ganhou grande impulso, nascendo o movimento BRock, onde a🍎 "brasilidade" desta produção já era tomada como garantida, embora em roleta de posição vários aspectos se alinhasse a correntes internacionais.[41][48] Neste momento🍎 surgem bandas emblemáticas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje a Rigor e Legião Urbana. Segundo Mauro Ferreira, "os grupos🍎 de rock desempenharam, a partir dos anos 80, o papel revolucionário feito pela estupenda geração revelada nos anos 60". No🍎 final da década de 1980, gêneros populares ou regionais como o sertanejo, o pagode, a música afro e o axé🍎 music passavam a ganhar espaço considerável.[48] Nos anos noventa, o funk carioca e o hip hop se popularizava entre jovens🍎 do Sudeste brasileiro, enquanto que o brega resistia e se renovava, mantendo-se popular especialmente no Norte e Nordeste.[49]

Vinícius de Moraes.

Rita🍎 Lee.

João Gilberto.

Elis Regina.

Chitãozinho & Xororó.

Tim Maia.

Chico Buarque

Daniela Mercury.

Gilberto Gil.

Luiz Gonzaga

O samba enquanto gênero musical surgiu em roleta de posição princípios do século🍎 XX no Rio de Janeiro, porém o termo já era usado desde pelo menos 1830 para designar manifestações com origem🍎 no batuque como a roda de coco. Recebeu influências do samba de roda, da modinha, do maxixe e do lundu.🍎 No início era um tipo de música identificada com as pessoas dos estratos mais humildes e tinha seu principal centro🍎 no bairro carioca Estácio de Sá, mas logo ele sairia das rodas de improvisações e criações conjuntas dos morros cariocas🍎 e seria alçado à condição de gênero musical mais "tipicamente" brasileiro. Contribuiu para isso a primeira gravação de um samba,🍎 Pelo Telefone, lançada em roleta de posição 1917, que teve sucesso nacional.[50][51]

Clara Nunes.

Em linhas muito gerais, o samba se caracteriza pela melodia🍎 sincopada, a grande ênfase rítmica e uso importante da percussão. Contudo, enquanto ia dando origem à bossa nova, o samba🍎 carioca recebia influência de muitos outros gêneros urbanos, como o rock e o funk, em roleta de posição sínteses desenvolvidas por artistas🍎 como Jorge Ben e Dom Salvador. Neste ínterim, já espalhado para todo o Brasil, alguns grupos absorviam elementos da música🍎 folclórica, dando origem a correntes de caráter tradicional e regionalista. Hoje a denominação abrange uma grande variedade de linhas distintas,🍎 como samba de roda, o samba-raiado, samba-corrido, samba-chulado, samba de partido alto, pagode, o samba-rap, samba-rock, samba-funk, samba-reggae e o🍎 samba-enredo das escolas de samba de carnaval, entre inúmeros, cada qual incorporando influências diferentes e evoluindo com independência. Durante algum🍎 tempo o samba foi uma das formas de resistência contra a penetração da influências estrangeiras, mas com a crescente diversificação🍎 do gênero, que absorve hoje muitos elementos internacionais, há grande polêmica a respeito da justeza de apelidar alguns dos subtipos🍎 como verdadeiro samba.[50][51][52] Diz Adalberto Paranhos:

"Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira no segmento da música, o samba urbano teve🍎 que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da🍎 roleta de posição consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX🍎 e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer🍎 traçado uniforme ou linear". [ 51 ]

Em suas primeiras fases se destacaram músicos como Pixinguinha, Donga, Sinhô, Ismael Silva, Cartola,🍎 Nílton Bastos e Candeia, mais tarde fariam nome Nelson Cavaquinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Alcione, Beth Carvalho e🍎 Clara Nunes, entre outros.[50][52]

A música popular hoje [ editar | editar código-fonte ]

Com a crescente abertura do Brasil à cultura🍎 globalizada dos anos 90 em roleta de posição diante, concomitante ao maior conhecimento, valorização e divulgação de suas próprias raízes históricas, sua🍎 música vem mostrando grande originalidade e variedade, observadas na criativa fusão de influências diversas e na riqueza de gêneros musicais🍎 encontrados hoje em roleta de posição dia, como o samba, a música sertaneja, o rock brasileiro, o samba-reggae, o baião, o forró,🍎 a lambada, a música eletrônica, os regionalistas, entre tantos outros. Depois de pioneiros como Carmen Miranda, muitos outros nomes deram🍎 à música popular brasileira divulgação internacional, e hoje ela tem aceitação em roleta de posição muitas partes do mundo, e apesar de🍎 fazer uso de uma pluralidade de referenciais globais, mantém um caráter distintivo que é rapidamente reconhecido e apreciado no estrangeiro.[49][53]🍎 Diz Martha Tupinambá de Ulhôa:

"São muitos ritmos, tradicionais e importados, locais e transnacionais. Nessa cena globalizada onde fica a especificidade🍎 da música brasileira? A questão sugere uma reflexão sobre essa trajetória, com influências e adaptações de música estrangeira e, também,🍎 com a articulação de uma linguagem musical muito particular. O aspecto rítmico é sem dúvida o elemento mais marcante dessa🍎 discussão. Mas o ritmo é muito mais que uma seqüência de durações organizadas num motivo, reconhecível aqui e ali. Existem🍎 aspectos rítmicos muito sutis na música popular brasileira, responsáveis por seu molho e roleta de posição ginga. Esse estilo brasileiro de fazer🍎 música foi construído num longo processo histórico de contatos, empréstimos e trocas entre gêneros brasileiros e estrangeiros. [...] Novos gêneros🍎 musicais se formam a partir da ação deliberada de músicos ao privilegiar determinadas manifestações melódicas, rítmicas, tímbricas e harmônicas. São🍎 práticas musicais, por seu lado fundadas e fundidas a práticas sociais histórica e geograficamente específicas". [ 41 ]

Nota-se uma substancial🍎 predominância das mulheres no campo da interpretação de canções: desde as divas da era do rádio até os dias atuais🍎 as mulheres são maioria. Em roleta de posição 2006 mais de 100 discos de intérpretes femininas foram lançadas. No mesmo período, foram🍎 lançados apenas 34 discos de intérpretes masculinos.[54]

A música popular tradicional ou folclórica [ editar | editar código-fonte ]

Rugendas: Uma congada🍎 no século XIX.

Inserida dentro da música popular brasileira está a chamada música tradicional ou folclórica, um sub-gênero que é constituído🍎 por expressões musicais transmitidas de geração em roleta de posição geração em roleta de posição zonas onde os modernos meios de comunicação e o🍎 mercado de consumo ainda não exercem decisivamente roleta de posição influência diluidora. Contudo, a definição do que seja a música "folclórica" é🍎 difícil, pois a música popular em roleta de posição geral muitas vezes guarda importantes traços do que usualmente se considera tipicamente folclórico,🍎 tais como a espontaneidade e a aceitação coletiva.[55][56]

Porém, ela se distingue pela virtual ausência de interesse comercial na produção; muitas🍎 vezes tem autoria anônima ou coletiva; está essencialmente vinculada à oralidade, numa transmissão tradicional através das gerações; pode dar bastante🍎 espaço para o improviso e a variação; pode fazer uso de estruturas e harmonias incomuns em roleta de posição outras produções populares,🍎 como as formas da ladainha e do repente, ou o uso dos modos medievais, e está na maior parte das🍎 vezes ligada a cerimônias ou festividades tradicionais, bem como a lendas e mitos característicos de cada região, tendo fortes características🍎 funcionais, havendo, por exemplo, canções de trabalho, canções de brincar e ninar, e cânticos devocionais, entre outras.[57][58][59] Pode ainda preservar🍎 influências arcaicas, onde são detectáveis traços medievais europeus ou indígenas e negros muito antigos, ou de elementos étnicos específicos quando🍎 pertencem a regiões de imigração de populações de fora do Brasil, como ocorre no Rio Grande do Sul, que recebeu🍎 grandes levas de italianos, açorianos e alemães.[59]

Dentre as mais típicas estão as congadas, da região centro-nordeste do país, os ternos-de-reis,🍎 associados a ritos religiosos católicos, o repentismo, gênero de desafio musical em roleta de posição improviso, de larga difusão em roleta de posição todo🍎 o Brasil com estilos diversos, as cirandas, as cantigas de roda, que fazem parte do universo infantil, catira, cururu, toada,🍎 fandango, jongo (caxambu), samba de roda, coco, bambelô, embolada, milonga, pajada, rancheira, bugio, carimbó, entre muitos outros gêneros que constituem🍎 um riquíssimo acervo musical que tem inspirado compositores do porte de Villa-Lobos.

A partir do final da década de 60 um🍎 trabalho de resgate da música popular brasileira de raiz foi feito pelo pesquisador Marcus Pereira que através de roleta de posição gravadora🍎 'Discos Marcus Pereira' levantou o que ficou conhecido como o 'Mapa musical do Brasil' indo da música da cidade até🍎 as regiões mais remotas do interior do país, tendo como destaque uma série de 16 álbuns de música folclórica de🍎 cada região do Brasil, podendo ser classificado como um documento da música popular brasileira com dimensões antropológicas e sociológicas.[60]

Indígenas no🍎 Kuarup.

Dentro da classe de músicas tradicionais podem ser incluídas as ainda praticadas pelos remanescentes das tribos de índios que outrora🍎 povoavam todo o território nacional e hoje vivem confinados em roleta de posição reservas especialmente na região amazônica e do centro-oeste, onde🍎 o contato com o colonizador foi menos profundo e transformador. Alguns grupos tiveram uma expressiva participação na música do Brasil🍎 especialmente no âmbito das Reduções Jesuítas durante os séculos XVII e XVIII, adquirindo grande proficiência na interpretação da arte musical🍎 de tradição européia, mas em roleta de posição geral os índios evitaram o contato mais profundo com o branco, esquivando-se quando possível🍎 da aculturação, e logo se retiraram para regiões mais remotas. Assim, seu papel na vida musical nacional diminuiu até quase🍎 desaparecer, permanecendo roleta de posição música como um universo à parte das correntes gerais que floresceram no país.[61][62]

Mencionada desde os primeiros tempos🍎 coloniais, roleta de posição música própria, ou o que dela restou, só passaria a receber mais atenção acadêmica e oficial a partir🍎 do trabalho de pesquisa de Mário de Andrade e Villa Lobos no século XX.[63] Nas reservas onde ainda vivem seus🍎 descendentes alguns ritos religiosos e festejos sociais de longa tradição ainda são encontrados de forma mais ou menos autêntica, como🍎 as cerimônias do Kuarup, do Ouricuri e do Umbu, onde a música e a dança desempenham um papel de grande🍎 relevo.[64]

Onde a música indígena encontrou o elemento negro fusões resultaram em roleta de posição uma forma de cultura específica denominada cabocla, com🍎 manifestações híbridas típicas como o candomblé de caboclo, o maracatu de caboclo e outras.

A música indígena tinha (e ainda tem)🍎 um caráter sobrenatural, sendo ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, celebração, culto,🍎 ligação com os ancestrais e exorcismo, magia ou cura. Segundo certas lendas a música foi um presente dos deuses, entristecidos🍎 com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Na maioria dos casos a música é associada à dança e🍎 é uma atividade coletiva.[62][65][66]

Indígenas Kamaiurá tocando uma flauta típica, uruá.

A voz e o canto são dominantes na música indígena, mas🍎 existe um muito variado instrumental de apoio, com instrumentos de percussão, sopro e zunidores, mas classificações próprias dos índios fazem🍎 distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de🍎 materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. Não seguindo o sistema tonal🍎 ocidental, a roleta de posição sonoridade apresenta uma enorme sutileza e complexidade especialmente nos timbres e nas alturas. O ritmo também é🍎 extensamente trabalhado. Contudo, não existe desenvolvimento de polifonia ou harmonia reais (num sentido ocidental), sendo de uma espécie monódica ou🍎 no máximo heterofônica, com alguns exemplos de composição antifonal. Não existe notação, e o acervo de composições antigas é transmitido🍎 pela prática continuada entre as gerações. A criação de novas músicas é geralmente adstrita aos pajés, que as intuem em🍎 roleta de posição seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou surgem nos sonhos dos guerreiros mais distinguidos da tribo.[61][64][67]

Também🍎 há rigorosas prescrições para uso de determinadas melodias e para quem será o intérprete, e para quando serão executadas. Há🍎 músicas e instrumentos exclusivos dos homens, outros só de mulheres, ou melodias cantadas apenas em roleta de posição um certo rito ou🍎 com uma função específica. Em roleta de posição algumas tribos as mulheres não podem sequer ver certos instrumentos (embora devam ouvir sua🍎 música), como as flautas produzidas com madeira de certas árvores sagradas como a paxiúba e embaúba, consideradas como sendo o🍎 corpo místico de seus heróis.[64]

A interpretação musical está usualmente cercada de rituais propiciatórios ou facilitadores, como a pintura de uma🍎 linha sobre o ouvido e lábio para facilitar o aprendizado de canções, colocar um ramo de enodoréu à orelha para🍎 não esquecer a melodia, e uma série de outras praxes.

Críticas à música brasileira contemporânea [ editar | editar código-fonte ]

Debatendo🍎 com músicos, produtores, críticos culturais e pesquisadores que discutiam em roleta de posição roleta de posição página no Facebook em roleta de posição março de 2024,🍎 o crítico e jornalista Juarez Fonseca do Zero Hora disse que a música do sertanejo universitário é "muito ruim": "Sempre🍎 tivemos música boa e música ruim no Brasil, mas havia um equilíbrio. De uns tempos para cá, pelo menos 90%🍎 do que as gravadoras lançam é totalmente descartável".[68]

Escrevendo para o Yahoo!, Regis Tadeu criticou a qualidade da música brasileira em🍎 roleta de posição abril de 2024: "É possível citar uma única canção que não tenha uma letra meramente ginasial?" Em roleta de posição outra🍎 crítica publicada em roleta de posição agosto de 2024, analisando o pagode, sertanejo e o forró eletrônico, Tadeu disse que os gêneros🍎 são "tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira".[69][70]

Em agosto de 2024, Nando Cordel também publicou uma crítica🍎 negativa: "Nós compositores estamos fazendo um trabalho muito triste atualmente na música popular brasileira. Uma música que está em roleta de posição🍎 um nível baixíssimo. Cheia de pornografia, cheia de convites para cair na gandaia. É uma música que está profundamente na🍎 lama, na lama podre (...) Essa música está atrofiando a mente das pessoas. Mexendo com as crianças e jovens. Na🍎 realidade, a música pode mudar a vida das pessoas completamente (...) A música veio para fazer o bem e embelezar🍎 as almas, e não para alienação total, como está acontecendo agora. A gente precisa acordar e não deixar essa música🍎 dissolver a ética e a moral. (...) nós precisamos refletir e oferecer uma música de qualidade, que eleva, que pode🍎 fazer você feliz. Pense numa música de paz e faça uma música melhor."[71]

Flávio Ricco, escrevendo para O Dia em roleta de posição🍎 outubro de 2024, destacou a "decadência da música popular brasileira", dizendo que "quase nada de importante se tem como registro🍎 depois de Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Marisa Monte, Tribalistas".[72]

O produtor Rick Bonadio, publicou um post em roleta de posição🍎 roleta de posição rede social em roleta de posição janeiro de 2024, destacando: "Todos nós sabemos que vivemos o pior momento em roleta de posição termos🍎 de qualidade na música brasileira. Criticar e reclamar não vai nos trazer de volta belas canções com letras criativas e🍎 poéticas então vamos trabalhar por isso. Mais ainda, vamos lutar por isso, já que amamos a música." Bonadio criticou "os🍎 sucessos" das músicas produzidas a partir das "baladas", chamando de "pobres e fúteis. (...) Precisamos oferecer músicas boas. Artistas novos🍎 com força e personalidade".[73]

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