Tiago Enrique Barth (Mondaí, 13 de junho de 1988) é um voleibolista indoor brasileiro, atuante na posição de central.
De ascendência 🍏 alemã,[1] conquistou importantes resultados nas categorias de base da Seleção Brasileira: campeão sul-americano juvenil em 2006 no Brasil e ouro 🍏 no Campeonato Mundial Juvenil de 2007 no Marrocos.
Pela seleção principal participou da fase classificatória da Liga Mundial nos anos de 🍏 2009 e 2010.[2][3]
Em clubes foi medalhista de ouro na edição realizada no Brasil do Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2011 🍏 e semifinalista do Campeonato Mundial de Clubes no mesmo ano, este realizado no Qatar.[4][5]
Embora Tiago tenha nascido em Mondaí, passou 🍏 parte de esporte da sorte com br infância na cidade vizinha Iporã do Oeste, localizada no Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina e 🍏 na fase escolar sempre foi o mais alto da turma.
Por volta dos 12 anos de idade, passou a residir em 🍏 Foz do Iguaçu, época que já tinha 1,85 m de altura e tentou praticar esportes, iniciando pelo futebol, depois futsal 🍏 e basquete, não sendo bem sucedido.[6]
O voleibol entrou na vida de Tiago de forma curiosa: um técnico de voleibol avistou 🍏 um garoto deslocando-se pelas ruas de Foz do Iguaçu, pois lhe chamara atenção.
Quando o garoto adentrou um ônibus, o técnico 🍏 o observou para identificar para qual bairro destinaria, tratava-se do bairro Três Bandeiras e a partir desta informação traçou uma 🍏 busca incansável pelas escolas da área, referindo-se a tal garoto como "gigante", foi então que uma professora soube desta procura 🍏 e deduziu pela descrição que se tratava do Tiago e iniciou assim seu contato com o esporte que mudaria esporte da sorte com br 🍏 vida.[6]
Tiag,o já medindo 2,00 m de altura e com apenas 15 anos de idade, foi se entrosando na modalidade e 🍏 tal estatura continuava a chamar atenção.
Um ano depois ele estava jogando e foi visto pela ex-jogadora da Seleção Brasileira: Dôra 🍏 Castanheira, irmã do técnico do Bento Vôlei, o Cebola, então o indicou a este treinador e com apenas 16 anos 🍏 estava em uma equipe que disputava a Superliga Brasileira.[6][7]
Na temporada 2004-05, defendeu o Bento/Union Pack, conquistando a terceira colocação no 🍏 Grand Prix Brasil.
[3] Em 2005 na categoria infanto-juvenil do Bento Vôlei foi convocado pela Federação Gaúcha para representar a Seleção 🍏 Gaúcha[8] para disputar a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de Seleções de 2005 na categoria infanto-juvenil, sediado em Guaratuba quando 🍏 terminou na quarta posição[9].
No ano seguinte representou novamente a Seleção Gaúcha, na categoria infanto-juvenil, e foi campeão do Divisão Especial 🍏 do Campeonato Brasileiro de Seleções realizado em Brusque[5][9].
Tiago defendendo o Bento Vôlei participou da melhor campanha em participações da Superliga 🍏 até então, ocorrida na Superliga Brasileira A de 2005-06[10], edição na qual conquistam a quinta posição[11].
Foi convocado para Seleção Brasileira 🍏 para disputar no Brasil o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2006, no qual obtém o ouro[2][6].
Pelo Bento Vôlei na edição da 🍏 Superliga Brasileira A 2006-07[12], quando não fizeram uma boa campanha, terminando na décima quarta posição[11].
Na categoria juvenil , também em 🍏 2007 foi convocado pelo técnico Percy Oncken para disputar o Campeonato Mundial Juvenil [13] e conquistou a medalha de ouro 🍏 desta edição sediada no Marrocos[2][6], sendo um dos pontuadores brasileiros na vitória na semifinal frente a Seleção Italiana por 3x2, 🍏 com 11 pontos e vestindo a camisa5[14] e na grande final fez apenas quatro pontos na final quando a equipe 🍏 brasileira venceu a Rússia por 3x0[15].
Tiago neste Mundial figurou em quase todas as estatísticas, sendo os seus desempenho mais expressivos: 🍏 a nona colocação entre os maiores pontuadores, com 69 pontos, destes 49 de ataque, 16 de bloqueio e 4 de 🍏 saque[16] e também foi o sexto melhor bloqueador[17].
Disputando a Superliga Brasileira A 2007-08 pelo Bento Vôlei[18] terminou na décima colocação 🍏 nesta edição[11].
Na temporada 2008-09 transferiu-se para o voleibol mineiro e defendendo a equipe do Vivo/Minas foi vice-campeão mineiro de 2008, 🍏 sendo o maior pontuador de esporte da sorte com br equipe com 13 pontos, sendo o terceiro maior pontuador de toda partida[19] atuou pelo 🍏 Minas que representou o Pinheiros no Campeonato Paulista de 2008, conquistando também o vice-campeonato nesta competição[20].
Tiago é convocado para seleção 🍏 principal em 2009, em esporte da sorte com br estreia integrou a equipe na primeira competição oficial na categoria adulto, que foi na Liga 🍏 Mundial, quando serviu ao país atuando em duas etapas que ocorreram em solo brasileiro.
Também participou de dois amistosos pela Europa[2] 🍏 as convocações o motivaram a perseverar na carreira de voleibolista[6].
Ele foi o atleta mais jovem que o técnico Bernardo Rezende 🍏 convocou[21].
Ficou de fora da fase final por conta do regulamento da competição que permitia apenas 14 atletas inscritos[22], além de 🍏 ter sofrido uma contusão no cotovelo[23].
Tiago foi convocado para substituir nada mais, nada menos que Gustavo Endres para uma série 🍏 de amistosos, total de cinco confrontos com a seleção norte-americana que ocorreram nas cidades mineiras de Montes Claros e Uberlândia[23][24].
O 🍏 professor Clemente Mieznikowski que dirigia Tiago na época que jogava no juvenil do Bento Vôlei já dizia a ele que 🍏 seria o substituto de Gustavo na seleção e exatamente isso ocorreu nesta série de amistosos, pois, o experiente central pediu 🍏 dispensa[25].
A convocação para seleção brasileira ocorreu em uma fase de transição de esporte da sorte com br na carreira, após ter sido vice-campeão da 🍏 Superliga Brasileira A de 2008-09 pelo time mineiro.
Mesmo em uma grande equipe opta em não permanecer na temporada seguinte,pois, estava 🍏 na condição de reserva.
Em meio a crise no voleibol brasileiro, com retiradas de patrocinadores, o técnico Giovane Gávio formou uma 🍏 nova equipe após a inscrição da disputa da Liga Nacional ter expirado, tal campeonato concede vaga para série A da 🍏 Superliga; então esperava o convite por parte da CBV para disputar edição 2009-10 da Superliga e mantinha acordo verbal com 🍏 atletas, inclusive Tiago Barth[26].
Tiago aceitou a proposta da nova equipe montada chamada Sesi/SP[27], aos 21 anos de idade e medindo 🍏 2,09 m de altura, este central[6] passa a integrar uma equipe de qualidade na condição de titular, fato que pesou 🍏 na decisão tomada, com o pré-contrato foi anunciado entres as contratações da equipe comandada pelo técnico Giovane Gávio[28].
Pela equipe do 🍏 Sesi/SP disputou a Copa São Paulo[29] e o Campeonato Paulista, conquistando o título ambas competições no ano de 2009[27].
Disputou a 🍏 Superliga Brasileira A de 2009-10 e jogando pelo Sesi desempenha uma boa campanha e listadas entre as equipes favoritas ao 🍏 título, mas esporte da sorte com br equipe foi eliminada em um jogo nervoso e cheio de provocações, além dos fundamentos bloqueios e defesas 🍏 do adversário[30] terminando na quinta colocação[31].
Ainda pelo Sesi disputou as edições de 2010 da Copa São Paulo e do Campeonato 🍏 Paulista, onde obteve o título na primeira competição [32] e vice-campeonato no segundo campeonato[33].
Recebeu mais uma convocação para seleção principal 🍏 em 2010, visando disputa da edição deste ano da Liga Mundial, novamente pelo regulamento em relação ao quantitativo da fase 🍏 final não constou na lista desta fase, mas contribuiu na primeira fase o título[34].
Na temporada 2010-11, o Sesi figurou entre 🍏 os favoritos a títulos e Tiago defendendo-a conquistou o seu primeiro título da Superliga Brasileira A de 2010-11[6][35][36].
Tiago atuando pelo 🍏 Sesi-SP disputou o Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2011, este sediado em São Paulo, conquistando o título e a qualificação 🍏 para o Campeonato Mundial de Clubes do mesmo ano sediado em Doha[37][38], em tal oportunidade perdeu na semifinal e na 🍏 disputa do bronze sofreu nova derrota, terminando assim na quarta posição[4].
Continuou na equipe do Sesi na temporada 2011-12.
Ainda em 2011 🍏 disputou e conquistou o título novamente da Copa São Paulo[39] e do Campeonato Paulista de 2011[40].
Defendeu o título conquistado na 🍏 Superliga passada, colaborando com esporte da sorte com br equipe terminou apenas na quinta posição da Superliga Brasileira A de 2011-12[31].
Voltou a seleção brasileira 🍏 em 2012, foi convocado para seleção de novos pelo técnico Leonardo de Carvalho[41] para disputar a edição da Copa Pan-Americana 🍏 de 2012 sediada na República Dominicana, chegou as semifinais, mas a equipe sucumbiu nesta fase diante da seleção argentina , 🍏 perdendo por 3x2, ele fez 16 pontos , entrando em quatro sets[42] e na disputa pelo bronze diante da seleção 🍏 dominicana , terminando na quarta colocação ao ser derrotados por 3x2, Tiago fez 3 pontos em dois sets[43][44].
Renovou contrato por 🍏 mais uma temporada e disputou competições na jornada 2012-13, entre estas se sagrou tetracampeão da Copa São Paulo de 2012 🍏 de forma consecutiva[45] e chegou a quarta final consecutiva do Campeonato Paulista em 2012 e sagrou-se tricampeão desta competição pelo 🍏 Sesi[46].
Disputou a edição 2012-13 da Superliga também pelo Sesi-SP, contribuiu para esporte da sorte com br equipe chegar aos playoffs, mas em março de 🍏 2013 rompeu o ligamentos do tornozelo, um dia antes da partida válida pelas quartas de final da Superliga Brasileira A 🍏 de 2012-13[47] esporte da sorte com br equipe avançou as semifinais, mas foi a terceira colocada nesta edição.
Deixou o Sesi, após quatro temporadas[21] e 🍏 o supervisor Funvic/Taubaté, Ricardo Navajas, contratou e anunciou Tiago Barth como novo reforço desta equipe para temporada 2013-14[48] e na 🍏 correspondente Superliga Brasileira A encerrou na décima posição[49].
Na jornada 2014-15 foi contratado como reforço pelo Canoas/Unilasalle[50] e foi campeão do 🍏 Campeonato Gaúcho de 2014[51] e foi inscrito por este clube na Superliga Brasileira A 2014-15[52] e encerrou na sétima posição[53] 🍏 e por este clube encerrou na quinta colocação na na Copa Banco do Brasil, cuja fase final foi disputada em 🍏 Campinas[54].
Recebeu uma proposta para atuar no voleibol argentino e foi contratado pelo Personal Bolívarpara atuar na jornada esportiva 2015-16[55][56][57], conquistou 🍏 seu primeiro título pelo clube na edição da Copa Máster de 2015[58]; foi no mesmo ano vice-campeão da Copa ACLAV[59].
Em 🍏 2016 disputou o Torneio Argentino Pré- Sul-Americano[60] conquistando o título e a qualificação para o Campeonato Sul-Americano de Clubes deste 🍏 ano[61][62] e na edição do referido Campeonato Sul-Americano de Clubes, realizado em Taubaté, no Brasil, encerrou na quarta colocação[63] e 🍏 contribuiu para esporte da sorte com br equipe avançar as semifinais da Liga A1 Argentina 2015-16[64].
Em 2016 passa atuar pelo SESC-RJ, onde foi capitão[65]na 🍏 conquista conquistou neste ano o título da edição do Campeonato Carioca[66], disputando a Taça de Prata de 2016 alcançando a 🍏 promoção a Superliga Brasileira B de 2017 e conduzindo nesta competição a equipe ao título e a promoção para Superliga 🍏 Brasileira A 2017-18[67].
Renovou com o SESC-RJ para a jornada de 2017-18, e na pré-temporada participou da edição do Desafio Sul-Americano 🍏 de Vôlei na San Juan (Argentina) conquistando o terceiro lugar[68][69]e alcançou o título da edição da Copa Ciudad Morón[70].
Conquistou o 🍏 tetracampeonato na edição do Campeonato Carioca de 2017[71] e disputou a correspondente Superliga Brasileira A [72].
Em esporte da sorte com br terceira temporada pelo 🍏 SESC-RJ alcançou na jornada esportiva 2018-19 o tricampeonato do Campeonato Carioca de 2018[73]e o vice-campeonato na primeira edição da Copa 🍏 Libertadores de Voleibol.[74]
Para a temporada 2020/2021 se mudou para o vôlei paulista após ser contratado pelo Vedacit Vôlei Garulhos.
[75] Após 🍏 ficar em 4º lugar no campeonato paulista e em 9º na Superliga 2020/21, o atleta catarinense foi atuar no voleibol 🍏 europeu após ser contratado pelo Sporting Clube de Portugal, de Portugal.[76]
Títulos e resultados [ editar | editar código-fonte ]