Tyrian é um shooter de rolagem vertical desenvolvido pela Eclipse Software para MS-DOS e publicado em 1995 pela Epic MegaGames.
Tyrian 👍 foi programado por Jason Emery, ilustrado por Daniel Cook, e estrela bet oficial música composta por Alexander Brandon e Andras Molnar.
O jogo 👍 foi relançado como freeware em 2004.
Uma versão gratuita e de código aberto do jogo foi iniciada em abril de 2007.
O 👍 jogo se passa no ano 20.031.
O jogador assume o papel de Trent Hawkins, um habilidoso piloto de nave espacial.
Enquanto no 👍 planeta Tyrian, um drone hostil atira em seu melhor amigo, Buce Quesillac.
Antes de morrer, Buce avisa a Trent que o 👍 drone pertencia à megacorporação militarista MicroSol.
A MicroSol descobriu Gravitium em Tyrian e procura manter isso em segredo.
Agora na lista de 👍 alvos da MicroSol, Trent consegue proteger uma pequena espaçonave armada e estabelecer o mundo livre de Savara.
Tyrian é um shooter 👍 de rolagem vertical estilo arcade.
Foi desenvolvido principalmente como uma homenagem aos trabalhos da Compile, particularmente estrela bet oficial série Zanac.
O jogador controla 👍 uma nave espacial equipada com diferentes armas (tanto frente quanto costas, ligadas ao mesmo botão, e até dois pods externos 👍 com botões próprios) e outros equipamentos.
O jogo apresenta uma variedade de inimigos (alguns voadores, alguns fixos, alguns sobre trilhos) e 👍 chefes, com muitas ocorrências de obstáculos fixos e/ou indestrutíveis.
Antes que a nave do jogador seja destruída, ela deve sofrer dano 👍 suficiente para esgotar vários pontos de escudos (que se regeneram com o tempo) e armaduras.
O modo de jogo completo de 👍 Tyrian apresenta um sistema de compra de crédito e equipamento, e os pontos de vida de escudo/armadura que são semelhantes 👍 à mecânica de jogo em Raptor: Call of the Shadows, outro jogo para PC do mesmo período.
O modo arcade tem 👍 características de jogos de tiro à base de fichas, como power-ups no jogo e vidas extras.
Existem três níveis de dificuldade 👍 para escolher: Fácil ("Easy"), Médio ("Medium") e Difícil ("Hard"), além das opções ocultas Impossível ("Impossible"), Suicídio ("Suicide") e Senhor do 👍 Jogo ("Lord of the Game").
Da dificuldade Difícil em diante, são empregados inimigos com mais saúde, além de capazes de disparar 👍 mais balas por segundo.
Certos níveis ocultos estão disponíveis apenas em dificuldade Difícil, o que oferece amplas oportunidades para upgrades e 👍 upgrades exclusivos.
Em certos níveis, a configuração Difícil também evita que o jogador veja os inimigos fora de uma linha de 👍 visão cônica.
Após a conclusão do jogo, o jogador recebe uma senha para uma das várias naves ocultas, bem como as 👍 opções para repetir o jogo em um nível de dificuldade maior.
Modo história completo [ editar | editar código-fonte ]
O "modo 👍 história completo" é um modo de jogador único que apresenta uma campanha baseada em história e personalização de naves.
A história 👍 é contada através dos cubos de mensagens que podem ser coletados e lidos entre os níveis.
Alguns desses cubos de mensagens 👍 estão prontamente disponíveis, enquanto outros precisam ser obtidos destruindo certos inimigos no nível anterior.
Em certos pontos do jogo, o enredo 👍 se ramifica e o jogador é obrigado a escolher um ramo.
A embarcação do jogador é personalizável.
Ela pode acomodar uma arma 👍 frontal e uma arma traseira.
As lojas podem fornecer uma variedade de armas cinéticas, armas de raios, mísseis e bombas para 👍 esses dois slots.
Enquanto as armas frontais são limitadas principalmente a arcos avançados, as armas "traseiras" geralmente vêm com uma cobertura 👍 mais ampla, incluindo tiros laterais e traseiros.
Algumas armas traseiras têm dois modos de tiro selecionáveis, focando principalmente para a frente, 👍 principalmente para os lados ou para trás.
As armas podem ser atualizadas até dez vezes.
Níveis mais altos custam exponencialmente mais e 👍 requerem um gerador mais poderoso para apoiá-los.
Outras atualizações incluem escudos aumentados, geradores mais poderosos para permitir armas e escudos mais 👍 fortes, mais armadura e maior capacidade de manobra.
A loja difere em termos de navios, geradores e armas à venda.
No entanto, 👍 as lojas podem atualizar qualquer componente, mesmo aqueles que não vendem.
O jogador também pode comprar até dois "companheiros" que voam 👍 ao lado do navio.
Alguns simplesmente agem como uma arma complementar que dispara sempre que a nave dispara; outras são armas 👍 poderosas com munição limitada que precisam ser ativadas manualmente.
Os ajudantes podem não ser atualizáveis.
No modo Arcade, o jogador começa com 👍 uma nave mediana e pega os canhões dianteiros, traseiros e auxiliares ao longo do caminho, em vez de comprá-los.
As armas 👍 frontais são atualizadas pegando bolhas roxas de inimigos destruídos.
O número de esferas roxas necessárias aumenta exponencialmente para avançar para níveis 👍 de poder mais altos.
As armas dianteiras e traseiras também podem ser atualizadas para o próximo nível, pegando pods de power-up, 👍 que são encontrados destruindo um inimigo específico.
A nave, escudos e geradores não podem ser atualizados.
O modo arcade pode ser jogado 👍 com uma ou duas naves, por um ou dois jogadores.
Os navios são chamados de "Dragonhead" e "Dragonwing".
Ambos os jogadores podem 👍 combinar seus navios em um, formando o "Steel Dragon", com o primeiro jogador controlando o navio combinado e o segundo 👍 jogador controlando uma torre.
Tyrian permite que os dois jogadores sejam conectados via modem.
O Dragonhead tem powerups de armas frontais (com 👍 mais variedade do que os captadores de armas traseiras do Dragonwing), tem melhor capacidade de manobra e um perfil menor, 👍 tornando mais fácil desviar do fogo inimigo.
Ele também controla as armas de power-up "especiais", como a Soul of Zinglon ou 👍 Repulsor.
O Dragonwing é maior e mais lento, porém também é mais fortemente blindado.
Ele pega os power-ups traseiros, embora, ao contrário 👍 da arma traseira equivalente para um jogador, o Dragonwing atire principalmente para a frente, em vez de para o lado 👍 ou para trás.
O Dragonwing também controla as armas auxiliares.
O jogador também pode aumentar o poder da arma do Dragonwing não 👍 disparando por pouco tempo, deixando-o acumular cargas extras.
Existem cinco níveis de carga para cada arma, e coletar os upgrades roxos 👍 esféricos dá ao Dragonwing a capacidade de carregar mais rápido.
Neste modo, disponível apenas em Tyrian 2000, o jogador escolhe entre 👍 três níveis para jogar (Deliani, Estação Espacial e Savara).
O jogador tem um tempo definido para completar o nível, enquanto coleta 👍 power-ups, luta contra os inimigos e mata o chefe.
Quando o nível é concluído, a pontuação é calculada dependendo do tempo 👍 gasto, integridade do navio, destruição causada e inimigos mortos.
O jogo também apresenta 7 (9 em Tyrian 2000) modos ocultos "super 👍 arcade" com naves especializadas, exigindo que o usuário digite certas palavras-código que são mostradas após vencer o jogo.
(O primeiro código 👍 é dado ao vencer o jogo regular, e cada código consecutivo é dado após vencer o modo que vem antes 👍 dele.)
Este modo, que é ativado digitando "envolver" na tela de título, desativa todos os códigos de trapaça e parâmetros de 👍 comando e define a dificuldade como Senhor do Jogo (ou Suicídio se a tecla Scroll Lock for pressionada).
O jogador possui 👍 uma nave Stalker 21.
126, junto com um pequeno escudo e apenas uma arma, a Atomic Rail Gun.
Nenhuma outra arma está 👍 disponível; no entanto, a nave é capaz de gerar muitas armas diferentes quando o jogador executa sequências específicas de movimentos 👍 e disparos de armas.
O "efeito farol" está sempre ativado no Super Tyrian, o que pode obscurecer objetos que não estão 👍 dentro de um campo de visão de 90 graus na frente da nave do jogador.
Destruct é um minijogo escondido dentro 👍 de Tyrian, reminiscente de Scorched Earth, com modos de jogo humano contra humano, e humano contra computador.
Pode ser jogado digitando 👍 "destruct" na tela do menu principal.
No minijogo Zinglon's Ale, os jogadores devem tentar reunir o máximo de cerveja possível, enquanto 👍 desviam de onda após onda de inimigos saltitantes e limpam totalmente a tela de inimigos antes de avançar para o 👍 próximo nível.
Se não for limpo, o jogo continua infinitamente enquanto fica cada vez mais difícil.
Zinglon's Squadrons é um minijogo semelhante 👍 ao Galaxian ou Galaga.
Grandes formações de naves voam para atacar.
Naves individuais nos grupos se separam para voar de várias maneiras.
Os 👍 jogadores devem destruir toda a frota para avançar para a próxima frota.
No minigame Zinglon's Revenge, uma nave gigante projeta um 👍 campo horizontal de energia.
Pequenos inimigos caem de cima e saltam pelas bordas da tela e também contra o campo de 👍 energia.
Tocar no campo ou em um dos pequenos inimigos pode ser mortal.
Os jogadores devem atirar em todos os pequenos inimigos 👍 para avançar para o próximo nível.
Tyrian foi desenvolvido por um total creditado de 11 pessoas, com "três condutores principais" - 👍 Alexander Brandon (compositor e escritor), Jason Emery (programador e designer de níveis) e Daniel Cook (artista e designer de interface).
Para 👍 os desenvolvedores mencionados, Tyrian foi seu primeiro videogame comercial.[1][2]
As origens de Tyrian começaram como um experimento em 1991, com um 👍 jovem Jason Emery mostrando a seu amigo Alexander Brandon os trabalhos preliminares de um fundo de rolagem.
Os dois continuaram desenvolvendo 👍 e acabaram decidindo que o trabalho poderia ser mostrado para uma empresa de jogos.
Brandon escreveu um documento de proposta e 👍 o enviou para os dois principais editores de jogos shareware da época, Epic MegaGames e Apogee.
No entanto, faltava som ou 👍 música ao jogo e os gráficos "definitivamente não eram profissionais".
Como tal, "nenhum deles ficou muito animado", mas ambos mostraram interesse.
Os 👍 dois desenvolvedores pensaram que nunca encontrariam um editor.
No entanto, depois de uma longa espera, Robert Allen - chefe da Safari 👍 Software - considerou que Tyrian se encaixaria perfeitamente em estrela bet oficial empresa, que lidava com projetos de menor escala.
Robert Allen ouviu 👍 de Cliff Bleszinski que Tyrian era muito parecido com Zanac, pensando que deveria ser seguido.
Robert Allen deu pistas para codificadores 👍 de som e artistas, sendo o primeiro Bruce Hsu, que criou gráficos de interface e rostos de personagens.
O artista Daniel 👍 Cook foi contratado depois que o compositor Alexander Brandon mostrou interesse em estrela bet oficial arte, que foi - sem o conhecimento 👍 de Cook - "enviada" por um amigo.
Depois de receber uma pequena lista de níveis, Cook criou uma arte de amostra 👍 em um Amiga 1200.
Foi recebido com elogios pelos outros desenvolvedores, que lhe pediram para "fazer mais alguns!".
A obra de arte 👍 foi concluída em um período de 4 meses.[1][3]
Depois que o trabalho nos gráficos começou, a popularidade de Tyrian aumentou na 👍 Epic MegaGames.
Arturo Sinclair, da Storm Front Studios, juntou-se para criar arte renderizada para planetas e rostos de personagens.
Os desenvolvedores queriam 👍 uma interface "simples e divertida" e a mudaram pelo menos três vezes antes de decidir sobre a versão final.
Nesse ponto, 👍 Tyrian estava quase completo; com o sistema de som "Loudness", efeitos sonoros quase completos e um plano de marketing liderado 👍 por Mark Rein.
Neste momento, Tim Sweeney abordou a equipe e os informou que Tyrian seria publicado como um produto Epic 👍 MegaGames completo.
Mais tarde, foi lançado em 1995.
Os cubos de dados encontrados no Modo Completo do jogo contêm várias referências a 👍 seus editores pais, incluindo One Must Fall: 2097, Jazz Jackrabbit e Pretzel Pete (Tyrian 2000).
O Pretzel Pete Truck e estrela bet oficial 👍 arma são uma referência ao videogame de mesmo nome, "Pretzel Pete".
Versões e Relançamentos [ editar | editar código-fonte ]A versão 👍 1.
0 do jogo foi lançada originalmente como shareware, consistindo no episódio 1 do jogo.A versão 1.
1 foi a primeira versão 👍 registrada então publicada, consistindo nos três primeiros episódios e inclui várias correções de bugs.
A versão registrada também inclui o editor 👍 de naves, que posteriormente foi disponibilizado para download em separado.A versão 2.
0 adicionou o Episódio 4 (An End to Fate/"Um 👍 final para o destino") e vários novos modos de jogo, como o modo para dois jogadores.A versão 2.01/2.
1 corrigiu alguns 👍 bugs do teclado e incluiu o "modo Natal", acionado ao iniciar o jogo em dezembro.
Em 1999, Tyrian foi relançado como 👍 Tyrian 2000, que inclui um quinto episódio adicional e correções de bugs.
Naves adicionais incluem Phoenix II, Storm, Red Dragon, Pretzel 👍 Pete Truck (do videogame Pretzel Pete, publicado pela XSIV Games).
O datacube "TRANSMISSION SOURCE: Epic MegaGames" foi renomeado como "TRANSMISSION SOURCE: 👍 XSIV Games", com uma propaganda do jogo Pretzel Pete (no entanto, outras referências aos títulos da Epic MegaGames permanecem).
Embora alegue 👍 compatibilidade com o Windows, ele é obtido usando um arquivo .
PIF, não criando um aplicativo nativo do Windows.
Lançamentos de Game 👍 Boy [ editar | editar código-fonte ]
A World Tree Games desenvolveu versões para o Game Boy Color e Game Boy 👍 Advance.
Depois que a editora Symmetry Entertainment fechou, a editora europeia Stealth Productions, Inc.
(Stealth Media Group, Inc.
) obteve os direitos de 👍 distribuição, mas o jogo foi cancelado.
Ambas as versões do Game Boy foram finalmente lançadas em formato compilado em 2007 como 👍 freeware pela World Tree Games.[4]
Na versão Game Boy Color, o jogo completo incorpora uma história mais curta (dos episódios 1-4) 👍 do que o jogo de DOS original, mas o núcleo do planeta Ixmucane sempre é destruído no final e os 👍 níveis foram redesenhados.
A arma traseira na versão do jogo DOS não está disponível.
O jogador pode carregar duas armas Sidekick ao 👍 mesmo tempo, mas apenas uma pode ser usada por vez.
Novos modos de jogo e itens podem ser desbloqueados comprando Extras 👍 usando créditos obtidos ao completar cada etapa.
A versão Game Boy Advance incorpora gráficos do jogo DOS, mas o layout do 👍 nível e a jogabilidade são baseados no jogo Game Boy Color.
Duas armas Sidekick podem ser disparadas ao mesmo tempo.
O modo 👍 Super Arcade não está incluído, assim como o áudio.
A novidade neste jogo é o modo Desafio ("Challenge Mode"), onde níveis 👍 adicionais são desbloqueados ao completar níveis existentes.
Em fevereiro de 2007, o código-fonte Pascal (além do x86 assembly) para Tyrian foi 👍 delegado a um pequeno grupo de desenvolvedores para ser reescrito em C, em um projeto chamado OpenTyrian, licenciado sob a 👍 GNU GPL-2.0-ou-posterior.
Jason Emery lançou Tyrian em 2007, junto com algumas versões de Game Boy e Game Boy Advance.
[4] Após esse 👍 anúncio, em abril de 2007, Daniel Cook anunciou a disponibilidade gratuita de seu artwork para Tyrian (não incluindo o trabalho 👍 posterior para a edição Game Boy Color e para Tyrian 2000) sob os termos liberais genéricos do conteúdo aberto Creative 👍 Commons Attribution 3.0 License.
[5][6] O OpenTyrian foi originalmente armazenado no repositório BitBucket antes de passar para o GitHub.[7]
A música de 👍 Tyrian foi criada por Alexander Brandon com música adicional de Andras Molnar, e está no formato LDS (Loudness Sound System).
O 👍 CD Tyrian 2000 inclui 25 das faixas em formato de áudio CD.
Tais faixas são omitidas da versão freeware devido ao 👍 tamanho do download.
As faixas "ZANAC3" e "ZANAC5" são reproduções de duas músicas do jogo para MSX/NES Zanac.
Alexander Brandon lançou a 👍 música de Tyrian gratuitamente em agosto de 2010.[8]
O jogo recebeu críticas em geral positivas.
Tyrian obteve 87% no PC Gamer (um 👍 por cento abaixo do título que obteve o prêmio Escolha do Editor, "Editor's Choice").
Um avaliador da Next Generation elogiou o 👍 uso de um sistema de loja para adquirir powerups, a capacidade de salvar jogos a qualquer momento e a inclusão 👍 de um enredo para fornecer uma razão por trás de "matar tudo o que você vê".
Ele marcou o jogo com 👍 quatro de cinco estrelas.
[9] A Computer Gaming World nomeou Tyrian como o "Jogo de Ação do Ano".
Os desenvolvedores originais Jason 👍 Emery e Alexander Brandon consideraram a recepção de Tyrian "muito maiores" do que suas expectativas.