Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela 🌟 Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado em novembro de 1997 para MS-DOS e 🌟 Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para Game Boy Color.
O jogo segue a história 🌟 de um criminoso que começa estrela bet pagamento antecipado carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de 🌟 grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, 🌟 enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o 🌟 jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para 🌟 desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que 🌟 o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi 🌟 adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto 🌟 criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara 🌟 dos Lordes sobre proibir a estrela bet pagamento antecipado venda.
Toda estrela bet pagamento antecipado campanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação 🌟 de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, 🌟 Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de estrela bet pagamento antecipado jogabilidade e o nível de 🌟 entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e 🌟 veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto 🌟 se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As três são baseadas em locais reais dos 🌟 Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também 🌟 sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras 🌟 e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e 🌟 mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem 🌟 músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera 🌟 se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de 🌟 seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar 🌟 os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e 🌟 lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no 🌟 canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto 🌟 o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das 🌟 missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft 🌟 Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como 🌟 quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito 🌟 opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia 🌟 nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do 🌟 protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert 🌟 "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um 🌟 homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 🌟 anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu.
Deever 🌟 é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E por fim Marcus é o líder da 🌟 gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa estrela bet pagamento antecipado carreira em Liberty City realizando trabalhos 🌟 para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival 🌟 que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata 🌟 Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e 🌟 seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em San Andreas ele é contatado pela gangue 🌟 de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com 🌟 Fu, que expressa estrela bet pagamento antecipado gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.
Em seguida o protagonista 🌟 entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para 🌟 a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências 🌟 que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente, 🌟 com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até 🌟 se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não 🌟 vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido 🌟 e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao 🌟 longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da 🌟 série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já terem em mãos 🌟 "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores 🌟 disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de 🌟 realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele tinha uma "fascinação com o quão viva 🌟 e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".
Jones pediu para estrela bet pagamento antecipado equipe encontrar 🌟 ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou 🌟 carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento 🌟 dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi 🌟 formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos em perseguições de alta velocidade, um conceito 🌟 simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".
O jogo foi 🌟 chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os 🌟 outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito 🌟 desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um 🌟 prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para 🌟 a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigir em alta velocidade atrás dos 🌟 criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de 🌟 um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador 🌟 no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian 🌟 Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver 🌟 o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era radical pois, até então na história dos 🌟 jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela 🌟 BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou 🌟 a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir 🌟 Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase 🌟 na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas 🌟 baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de 🌟 Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade 🌟 dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavam 🌟 em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, as missões eram passadas aos jogadores através 🌟 de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões 🌟 ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético 🌟 sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.
Para resolver esse problema ele 🌟 estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com 🌟 um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés 🌟 dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para 🌟 aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi 🌟 apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual 🌟 é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado 🌟 Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para 🌟 a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com 🌟 gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a 🌟 aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa 🌟 interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.
Houser e 🌟 seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento 🌟 que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o 🌟 desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que 🌟 o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do 🌟 jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim 🌟 criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.
A composição de todas as 🌟 músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham 🌟 as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras 🌟 de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e 🌟 The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em 🌟 algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem 🌟 retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem 🌟 entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster 🌟 Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.
Com a exceção da Head 🌟 Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar 🌟 | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa 🌟 sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário 🌟 Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus 🌟 clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que 🌟 eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto 🌟 tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a 🌟 violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele a violência era parte integral do produto 🌟 e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que 🌟 não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação 🌟 de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que 🌟 seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria 🌟 encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA 🌟 ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford foi atrás dos seus contatos no governo 🌟 e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento 🌟 de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar 🌟 sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens" 🌟 do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendido 🌟 em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino 🌟 Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a 🌟 atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o 🌟 jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e 🌟 até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand 🌟 Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude 🌟 para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos 🌟 até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos 🌟 rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de 🌟 convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu 🌟 carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um 🌟 enorme acidente automobilístico e teve estrela bet pagamento antecipado carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente 🌟 e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A British Board of Film Classification havia contratado 🌟 um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do 🌟 lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiu estrela bet pagamento antecipado venda e o 🌟 classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado 🌟 da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo 🌟 tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantes em países como a Alemanha 🌟 e França, enquanto o Brasil proibiu completamente estrela bet pagamento antecipado venda em território nacional.[6]
O plano da BMG era iniciar o lançamento de 🌟 Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas 🌟 originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território 🌟 britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia 🌟 secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou 🌟 encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano 🌟 de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas 🌟 correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand 🌟 Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e 🌟 nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade 🌟 da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de 🌟 qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançada em outubro de 1999 na 🌟 Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand 🌟 Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a 🌟 primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres 🌟 no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.
[37] A 🌟 história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no 🌟 submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as 🌟 ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos 🌟 e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, 🌟 sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando estrela bet pagamento antecipado 🌟 instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado 🌟 na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A decisão de colocar as duas expansões se 🌟 passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se 🌟 mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso 🌟 tinha no elenco estrela bet pagamento antecipado mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e 🌟 popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC 🌟 e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.
As análises 🌟 elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos 🌟 inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão 🌟 para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine 🌟 elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia 🌟 é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e 🌟 definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o 🌟 chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida 🌟 em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o 🌟 jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música 🌟 e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu estrela bet pagamento antecipado resenha com uma nota 8/10 escrevendo que 🌟 "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas 🌟 realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era 🌟 divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele 🌟 não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World 🌟 teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso 🌟 no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo 🌟 estrela bet pagamento antecipado significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo 🌟 que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles 🌟 e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o 🌟 acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou 🌟 que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas, 🌟 "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiu estrela bet pagamento antecipado resenha 🌟 com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.
[36] 🌟 A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou 🌟 que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece 🌟 de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis 🌟 ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à 🌟 mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da 🌟 BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a 🌟 jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é 🌟 legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do 🌟 Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim 🌟 foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu muito por conta do boca a boca 🌟 de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando 🌟 uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários 🌟 da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhões em 🌟 receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos 🌟 jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenas em situações que o 🌟 obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão 🌟 muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam 🌟 estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que 🌟 desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um 🌟 publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível 🌟 efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a 🌟 campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a 🌟 incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo 🌟 a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por 🌟 exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o 🌟 jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que 🌟 teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais 🌟 infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época 🌟 de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade, 🌟 além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two, 🌟 Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] 🌟 Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da 🌟 série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o 🌟 roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a 🌟 plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo 🌟 mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi 🌟 aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado 🌟 Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de 🌟 vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 🌟 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft 🌟 Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólares em receita nas primeiras 🌟 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e 🌟 o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências
Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, 🌟 publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado 🌟 em novembro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para 🌟 Game Boy Color.
O jogo segue a história de um criminoso que começa estrela bet pagamento antecipado carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e 🌟 aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada 🌟 uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir 🌟 de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar 🌟 missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e 🌟 ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a 🌟 ideia de jogar como o criminoso foi adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de 🌟 jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo 🌟 violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a estrela bet pagamento antecipado venda.
Toda estrela bet pagamento antecipado campanha de divulgação, organizada pelo 🌟 publicitário Max Clifford, foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto 🌟 à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade 🌟 de estrela bet pagamento antecipado jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 🌟 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos 🌟 e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As 🌟 três são baseadas em locais reais dos Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta 🌟 da outra, com suas principais características também sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de 🌟 arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três 🌟 cidades são povoadas por diferentes pedestres e mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é 🌟 possível sintonizar estações de rádio que transmitem músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a 🌟 partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim 🌟 de lhe proporcionar uma melhor visão de seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo 🌟 devagar, para que ele possa melhor visualizar os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para 🌟 o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, 🌟 ele ganha pontos que são mostrados no canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" 🌟 que é simbolizado por estrelas, e quanto o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro 🌟 meio de conseguir pontos é através das missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são 🌟 necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de 🌟 jogar: como quer navegar pelas cidades, como quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar 🌟 Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, 🌟 Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse 🌟 escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage 🌟 no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um 🌟 mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma 🌟 gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está 🌟 em conflito com a gangue de Fu.
Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E 🌟 por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa 🌟 estrela bet pagamento antecipado carreira em Liberty City realizando trabalhos para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, 🌟 ele é avisado por uma gangue rival que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo 🌟 assim continua trabalhando para Seragliano e mata Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que 🌟 a polícia está cercando a gangue e seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em 🌟 San Andreas ele é contatado pela gangue de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para 🌟 a gangue, ele se encontra pessoalmente com Fu, que expressa estrela bet pagamento antecipado gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram 🌟 honra para a família.
Em seguida o protagonista entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu 🌟 grato chefe pessoalmente, que o manda para a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial 🌟 corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se 🌟 repete e os dois se encontram pessoalmente, com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele 🌟 passa a trabalhar para os Rastafaris até se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez 🌟 um excelente trabalho, porém que eles não vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand 🌟 Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 🌟 por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série 🌟 Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um 🌟 novo projeto por já terem em mãos "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, 🌟 Escócia, possuindo na época os melhores computadores disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes 🌟 do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele 🌟 tinha uma "fascinação com o quão viva e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade 🌟 de processamento".
Jones pediu para estrela bet pagamento antecipado equipe encontrar ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto 🌟 outro pegou esse mesmo mapa e colocou carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo 🌟 a partir disso; para ele, o movimento dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de 🌟 velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos 🌟 em perseguições de alta velocidade, um conceito simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura 🌟 natural que todo mundo conhece".
O jogo foi chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam 🌟 pelas ruas e semáforos que faziam os outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para 🌟 a publicadora BMG Interactive, que há muito desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de 🌟 3,4 milhões de libras esterlinas e um prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto 🌟 para a equipe da DMA quanto para a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era 🌟 impossível dirigir em alta velocidade atrás dos criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, 🌟 como o jogador estava no controle de um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então 🌟 inverter os papéis e transformar o jogador no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao 🌟 invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma 🌟 recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era 🌟 radical pois, até então na história dos jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa 🌟 alteração foi bem recebida e aprovada pela BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo 🌟 "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além 🌟 de várias referências a filmes como Reservoir Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um 🌟 mundo ficcional e queria uma grande ênfase na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades 🌟 distintas onde o jogo se passaria, todas baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: 🌟 Miami, que foi transformada na cidade de Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova 🌟 Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos 🌟 de testes: muitas pessoas não se interessavam em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, 🌟 as missões eram passadas aos jogadores através de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para 🌟 que todos os telefones pudessem passar missões ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar 🌟 uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam 🌟 de um objetivo.
Para resolver esse problema ele estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para 🌟 passar de nível, comparando a ideia com um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe 🌟 da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade 🌟 de processamento dos computadores da época para aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial 🌟 dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem 🌟 ao conferirem o resultado final: "O visual é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão 🌟 jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título 🌟 tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram 🌟 a temer que Race 'n' Chase, com gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público 🌟 e crítica especializada, que costumavam priorizar a aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, 🌟 pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como 🌟 o jogo mais provável de fracassar.
Houser e seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao 🌟 mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG 🌟 um prazo de treze meses para o desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do 🌟 ciclo de produção, a BMG achou que o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para 🌟 Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir 🌟 diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos 🌟 mais variados gêneros.
A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin 🌟 Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios 🌟 da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 🌟 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem 🌟 ser ouvidas quando o jogador entra em algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] 🌟 Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por 🌟 outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema 🌟 principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na 🌟 estação N-CT FM.
Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados 🌟 durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover 🌟 Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa 🌟 maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular 🌟 tabloides e criar escândalos para divulgar seus clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o 🌟 chefe da BMG, disse ao publicitário que eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da 🌟 maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer 🌟 os executivos da BMG a abraçar a violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele 🌟 a violência era parte integral do produto e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito 🌟 criticado por algumas pessoas, mas disse que não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então 🌟 baseou a divulgação do jogo na criação de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos 🌟 encorajar as pessoas certas a acreditar que seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano 🌟 era gerar uma divulgação gratuita que acabaria encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos 🌟 irmãos Houser, porém Jones e a DMA ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford 🌟 foi atrás dos seus contatos no governo e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio 🌟 de 1997, cinco meses antes do lançamento de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à 🌟 Câmara dos Lordes do Reino Unido falar sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era 🌟 um perigo para as "crianças" e "jovens" do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo 🌟 não deveria receber permissão para ser vendido em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão 🌟 responsável pela classificação de entretenimento no Reino Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As 🌟 discussões na Câmara dos Lordes chamaram a atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a 🌟 assaltantes", também listando as atividades que o jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, 🌟 matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, 🌟 todos enfantizando a má influência que Grand Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association 🌟 afirmou que "expor as mentes da juventude para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a 🌟 repercussão e os resultados, e aos poucos até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda 🌟 mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com 🌟 o logotipo do jogo por estacionamentos de convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que 🌟 o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores 🌟 de Grand Theft Auto havia sofrido um enorme acidente automobilístico e teve estrela bet pagamento antecipado carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter 🌟 gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A 🌟 British Board of Film Classification havia contratado um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o 🌟 veredito final foi emitido pouco antes do lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", 🌟 porém não proibiu estrela bet pagamento antecipado venda e o classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito 🌟 satisfeita com a classificação e o resultado da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões 🌟 de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu 🌟 polêmicas semelhantes em países como a Alemanha e França, enquanto o Brasil proibiu completamente estrela bet pagamento antecipado venda em território nacional.[6]
O plano 🌟 da BMG era iniciar o lançamento de Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e 🌟 em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi 🌟 lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista 🌟 David Kushner, "o lançamento de GTA parecia secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro 🌟 de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento 🌟 para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de 🌟 controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade 🌟 dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 🌟 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com 🌟 isso existiram certas discussões sobre a possibilidade da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, 🌟 a versão foi cancelada antes mesmo de qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color 🌟 foi lançada em outubro de 1999 na Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado 🌟 encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões 🌟 de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa 🌟 em uma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre 🌟 oito personagens principais assim que começa.
[37] A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para 🌟 vários chefões a fim de subir no submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do 🌟 final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, 🌟 porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de 🌟 London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade 🌟 uma expansão da primeira expansão, necessitando estrela bet pagamento antecipado instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um 🌟 novo modo multijogador em um mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A 🌟 decisão de colocar as duas expansões se passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante 🌟 muitos anos na cidade antes de se mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial 🌟 Get Carter de 1971, que por acaso tinha no elenco estrela bet pagamento antecipado mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos 🌟 anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas 🌟 e medianas para suas versões no PC e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito 🌟 piores quando comparada às outras plataformas.
As análises elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, 🌟 porém criticavam os controles e os gráficos inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma 🌟 média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma 🌟 classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com 🌟 o qual o jogo aceitou a anarquia é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria 🌟 dos jogos", dando uma nota 9/10 e definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine 🌟 também gostou muito do jogo e o chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da 🌟 história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para 🌟 a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente 🌟 difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu estrela bet pagamento antecipado 🌟 resenha com uma nota 8/10 escrevendo que "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas 🌟 com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; 🌟 ele disse que Grand Theft Auto era divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou 🌟 os controles, concluindo seu texto com "ele não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos 🌟 vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games 🌟 [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão 🌟 deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo estrela bet pagamento antecipado significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem 🌟 um pouco divertido, com a segunda dizendo que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press 🌟 deu uma nota 5/10 criticando os controles e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do 🌟 jogo seria ver quantas pessoas ainda o acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram 🌟 as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda 🌟 criticou a falta de carros nas ruas, "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar 🌟 carros para roubá-los"; ele concluiu estrela bet pagamento antecipado resenha com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a 🌟 menos que gostassem da versão para console.
[36] A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, 🌟 porém também criticou os controles e afirmou que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a 🌟 operação do botão de ligar e desligar".[carece de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao 🌟 jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com 🌟 seu mafioso, porém), deixa o jogador à mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas 🌟 nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam 🌟 que seriam citadas frequentemente, esperando que a jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte 🌟 do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 🌟 semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar 🌟 para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu 🌟 muito por conta do boca a boca de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de 🌟 quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total 🌟 do jogo, que consistiu principalmente nos salários da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão 🌟 de cópias mundialmente e gerou milhões em receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft 🌟 Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava 🌟 o jogador apenas em situações que o obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda 🌟 permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos 🌟 principalmente para crianças e seus conteúdos deviam estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um 🌟 grande mercado disponível para satisfazer adultos que desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de 🌟 contratar Clifford para realizar a divulgação, um publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por 🌟 Clifford sobre o conteúdo e seu possível efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se 🌟 apenas a crianças, fazendo com que a campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro 🌟 jogo de grande destaque e impacto a incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar 🌟 de não ter sido o primeiro jogo a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda 🌟 já fazia isso há muito tempo, por exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo 🌟 incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do 🌟 sucesso do jogo e a repercussão que teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado 🌟 por títulos voltados para o público mais infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência 🌟 fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 🌟 1999 com uma nova história e cidade, além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a 🌟 BMG virou uma subsidiária da Take Two, Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova 🌟 Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em 🌟 Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de 🌟 produtor executivo e Dan Houser virou o roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente 🌟 alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os 🌟 personagens, o título se tornou o jogo mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados 🌟 da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários 🌟 processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido 🌟 com aclamação de crítica e recordes de vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do 🌟 entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O 🌟 décimo primeiro título da série, Grand Theft Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos 🌟 milhões de dólares em receita nas primeiras 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o 🌟 maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências