traje esporte fino feminino formatura.
No curso da Escola Municipal de Samba de Niterói (EMPERJ), ministrada em 1969, desenvolveu um programa 🔑 de formação que teve como primeira tarefa compreender mais profundamente a cultura do Rio de Janeiro.
Depois de um ano, decidiu 🔑 formar-se, então, em uma escolinha oficial para o carnaval, sendo-lhe convidada para participar da Associação dos Blocos da Ilha de 🔑 Santa Catarina (AESCRJ).
Assim se inscreveu, logo em seguida, na então primeira formação de samba carioca: "Samba Popular, Samba de salão", 🔑 "Samba do salão", "Samba Popular, Samba de quarto e último - "samba negra de salão", "Samba Popular,
Samba de quarto", "Samba 🔑 Popular, Samba de quarto e último"(nome de batismo: "Fruto de Ouro Preto - Sérgio Machado").
Em 1971 foi lançado pela Escola 🔑 do Samba do Rio de Janeiro, sob orientação de Nilo Romero, seu fundador e primeiro presidente.
No ano seguinte, integrou a 🔑 diretoria do Centro de Carnaval do Rio de Janeiro (CURJ), onde ficou até 1974, quando foi contratado como carnavalesco.
Em 1972, 🔑 retornou à presidência da agremiação após esporte da sorte promoção passagem por apenas um ano.
Foi promovido a segundo enredo da escola, "Samba dos 🔑 salões", e em 1974, na esporte da sorte promoção eleição, foi nomeado presidente da agremiação.
Nos anos 80, foi presidente do departamento de Cultura 🔑 Carnavalesco.
Em 1980 foi agraciado com o Estandarte de Ouro como um dos mais importantes carnavalescos de samba do Rio de 🔑 Janeiro, recebendo também o título de "Cidadão do Samba".
No ano de 1981, após o Carnaval de 1982 sem a presença 🔑 do carnavalesco Nilo Romero, Sérgio Machado assumiu como carnavalesco da Escola do Samba do Rio de Janeiro.
Apesar de ser o 🔑 carnavalesco mais vitorioso da história da agremiação, Sérgio Machado foi derrotado pelo então carnavalesco Estácio de Sá.
Em seu primeiro desfile 🔑 no ano seguinte, esporte da sorte promoção estréia foi no
Morro do Ciarco, porém esporte da sorte promoção segunda apresentação foi na Praça da Alegria.
Na escola, Sérgio 🔑 Machado conquistou o vice-campeonato no apuração e obteve o primeiro título de campeão absoluto da história do carnaval do Rio 🔑 de Janeiro.
Na apuração, o Acadêmicos do Salgueiro, de enredo enredos mais enredos relacionados com os carnavais do Rio de Janeiro, 🔑 conquistou o vice-campeonato na apuração e, por fim, Sérgio Machado foi considerado o melhor intérprete do último ano de seu 🔑 período de presidência.
Em 1984, Sérgio Machado desfilou no Rio de Janeiro, sob o comando da escola, Oswaldo Teixeira, permanecendo no 🔑 primeiro lugar em
todas as fantasias durante o desfile, porém acabou não sendo premiado com nenhuma menção honrosa.
Em esporte da sorte promoção terceira passagem 🔑 pelo Rio de Janeiro, ele faturou o terceiro título de mestre da escola, sendo um dos vice-campeonatos Estandarte de Ouro, 🔑 e o terceiro entre os principais carnavalescos da história da agremiação.
Ainda em 1984, Sérgio retornou à Mocidade Alegre de Niterói, 🔑 onde criou a alegoria "Avalha em pé" ao lado de Nilo Romero.
Após a passagem no carnaval carioca, Sérgio Machado trabalhou 🔑 na comissão comissão de frente-de-rede da empresa.
Naquele mesmo ano foi nomeado "mestre-sala" e foi vice-presidente.No carnaval daquele
mesmo ano, ele assumiu 🔑 o cargo do carnavalesco Alexandre Pereira, permanecendo por três anos.
Sob Carlos Roberto Schuster, o retorno de Sérgio Machado para a 🔑 direção da escola seguiu sem alarde.
Em 1987, sob gestão de Nilo Romero, a escola conquistou o vice-campeonato e o primeiro 🔑 título do campeonato da Associação Sul-Rio de Janeiro (AESCRJ).
Ao terminar o ano, Sérgio Machado não foi carnavalesco e foi substituído 🔑 por Fábio Junior, que acabou retornando à direção da escola apenas em 1988.
Nesta mesma empreitada, foi vice-campeão do Estadual e 🔑 recebeu homenagem no Grupo Especial com honras de "doutora de bandeiras".Em
1989, sob gestão de Fábio Junior, a escola conquistou o 🔑 tricampeonato do Carnaval Carioca e o primeiro retorno da agremiação à elite da carnaval carioca.
A primeira temporada do carnaval carioca, 🔑 1994, foi marcante na história do carnaval brasileiro, sendo a estreia de grandes nomes da escola.
Na competição entre as oito 🔑 escolas fundadoras de diversas entidades carnavalescas naquele período, o Acadêmicos conquistou o vice-campeonato da primeira divisão e o primeiro campeonato 🔑 da elite daquele ano.
A escola terminou na quarta colocação no ano seguinte, ficando em décimo lugar em 1991 e 1994.
Esta 🔑 foi a mais longa permanência da
escola não só na escola, como também em vários centros espalhados pela cidade e com 🔑 diversas conquistas pelo Carnaval Carioca, como o tricampeonato de 1995 e 1997, e o tricampeonato da Série C e D 🔑 em 1999.
Em 1997, o resultado final do seu último carnaval foi contra o Acadêmicos pelo décimo quarto lugar em seu 🔑 grupo, no que ficou conhecido por "torneio de final".
Este foi o último ano onde o Grupo Especial da escola participou 🔑 do campeonato carioca, terminando na 15ª posição.
Nesta época, Sérgio Machado ficou conhecido pelo apelido de "Sousa Velha", significando, como costumava 🔑 chamá-lo, a
partir da escola, uma "vaga não vazia".
Com essa campanha, ele conquistou