Raphael Cavalcante Veiga (São Paulo, 19 de junho de 1995) é um futebolista brasileiro que atua como meio-campista.
Atualmente joga pelo📈 Palmeiras.
No início da esporte net se carreira, jogou nas categorias de base de vários clubes, como Corinthians e São Paulo, até chegar📈 ao Audax.
Lá, chamou a atenção de um olheiro do Coritiba, que o levou para jogar no alviverde paranaense.
Promovido ao elenco📈 profissional em 2016, atuou pelo Coxa até o fim do ano, quando foi contratado pelo Palmeiras.
Após uma primeira temporada com📈 poucos jogos realizados, foi emprestado para o Atlético Paranaense.
No retorno ao Palmeiras, Veiga novamente teve dificuldades em se manter na📈 equipe titular; entretanto, após a chegada de Abel Ferreira ao alviverde, o seu futebol evoluiu e virou peça importante em📈 várias conquistas da equipe paulista.
Entre 2021 e 2022, embora estivesse vivendo boa fase pelo Palmeiras, Veiga não foi incluído em📈 listas de convocações para a Seleção Brasileira por Tite, então técnico da Seleção.
Sua primeira convocação foi ocorrer em março de📈 2023, quando foi chamado pelo então técnico interino Ramon Menezes para um amistoso contra o Marrocos.
Meio-campista canhoto que atua melhor📈 centralizado no meio-campo ofensivo, Veiga é considerado por veículos da imprensa como Ge, Lance! e Gazeta Esportiva como um jogador📈 decisivo em partidas de alta pressão, como clássicos e finais.
O jogador também é conhecido por esporte net se eficiência em cobranças de📈 pênalti, fato que atribui à esporte net se confiança, treinamento e seu psicológico antes do arremate.
Fora dos campos, entre 2020 e 2022,📈 Veiga chegou a ter um relacionamento com Bruna Santana, irmã do cantor sertanejo Luan Santana.
O jogador é assumidamente palmeirense.
Nascido no📈 bairro do Tatuapé, em São Paulo, Veiga iniciou esporte net se carreira futebolística na esporte net se cidade natal, mas teve alguns obstáculos no📈 início de esporte net se história.
Seu sonho de infância era o de ser goleiro e se espelhava em Marcos, ídolo do Palmeiras,📈 clube para o qual Veiga e esporte net se família torcem.
[3] Fez seu primeiro teste no Corinthians aos nove anos; entretanto, foi📈 dispensado posteriormente devido à esporte net se baixa estatura para um goleiro.
[3] Cerca de duas semanas depois, retornou ao clube para um📈 novo teste; dessa vez, como meio-campista.
[3] Foi aprovado e jogou com jogadores como o zagueiro Marquinhos e o goleiro Caíque📈 França na base do clube.
[3] Permanceu por dois anos e acabou dispensado, novamente por não ter um porte físico desejado📈 para um jogador.[3]
Dali em diante, Veiga atuou por clubes como Fundação e Mercedes-Benz até ingressar no São Paulo, clube em📈 que ficou por pouco tempo; longe de esporte net se casa, faltava dinheiro para o transporte ao clube.
[3] Ainda teve uma passagem📈 pela Portuguesa até parar novamente de atuar.
[3] Em 2010, depois de algum tempo parado, Veiga foi, contrariado, à uma viagem📈 à praia com esporte net se mãe.
[3] Lá, acabou encontrando um ex-técnico, que o viu jogando futebol na areia e o convidou📈 para atuar pelo Pão de Açúcar (hoje Audax).
[3] Passou no teste e atuou no clube de Osasco por quatro anos.
Foi📈 efetivado ao elenco profissional aos dezessete anos pelo técnico Fernando Diniz.[3]Veiga em 2016
Atuando pelo Audax em uma partida contra a📈 Ponte Preta pelo Campeonato Paulista da Série A2, Veiga chamou a atenção de um olheiro do Coritiba, que lhe fez📈 um convite para atuar no clube, que foi aceito pelo jogador.
[3][5] Foi um dos destaques da agremiação na conquista do📈 Campeonato Paranaense Sub-18 de 2015, ficando com a artilharia da Taça Federação Paranaense de Futebol no mesmo ano.[5]
Em fevereiro de📈 2016, foi integrado ao time profissional por Gilson Kleina.
[6] Fez esporte net se estreia pelo time profissional do Coxa em 11 de📈 março de 2016, na vitória por 3–0 sobre o Avaí em jogo da Primeira Liga.
[7] Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro📈 aconteceu na vitória por 1–0 sobre o Santa Cruz, com uma atuação elogiada pelo treinador.[8]
Destaque da equipe durante o ano,📈 chegou a despertar interesse do Corinthians e do São Paulo, mas, em novembro, foi anunciado que Veiga se transferiria para📈 o Palmeiras, que pagou 4,5 milhões de reais para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador em um contrato válido📈 até dezembro de 2021.
[9][10][11] No total, realizou 24 partidas e marcou três gols pelo Coritiba.[12][13]
Veiga foi apresentado oficialmente pelo Palmeiras📈 em 11 de janeiro de 2017, onde recebeu a camisa de número vinte.
[14][15] Sua estreia e primeiro gol pela equipe📈 alviverde aconteceram no dia 21 do mesmo mês, em amistoso contra a Chapecoense; a partida foi em respeito ao acidente📈 aéreo que vitimou grande parte da equipe de Chapecó meses antes.[16]
Durante a temporada, Veiga realizou 22 partidas pelo Palmeiras e📈 marcou dois gols.
[1] Nem sempre titular, o meia foi preterido pelos concorrentes Moisés e Alejandro Guerra durante os jogos.[17][18]
Empréstimo ao📈 Atlético Paranaense [ editar | editar código-fonte ]
Veiga com o Atlético-PR em 2018
Com seu espaço no Palmeiras reduzido devido à📈 alta concorrência no meio-campo, aumentada após a contratação de Lucas Lima exercida pelo alviverde, em 2 de janeiro de 2018,📈 foi anunciado o empréstimo de Veiga para o Atlético Paranaense até o fim da temporada.
[19][20] Foi apresentado oficialmente pelo novo📈 clube em 11 de janeiro.
[21] Comandado pelo mesmo Fernando Diniz que o comandou no Audax, Veiga iniciou a temporada como📈 titular, mas perdeu espaço, tendo que atuar como segundo volante e até improvisado na lateral-direita.[22][23][24]
Com a posterior saída de Diniz,📈 voltou a ganhar oportunidades com o novo treinador Tiago Nunes, que o fixou no meio-campo e lhe deu liberdade de📈 movimentação e criação dentro de campo; o futebol de Veiga evoluiu e o meia tornou-se titular da equipe.
[22][23][24] Pelo time📈 paranaense, foi campeão da Copa Sul-Americana.
Na segunda partida da final contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, deu assistência para o📈 gol de Pablo e converteu seu pênalti na disputa de pênaltis, onde o Atlético venceu por 4–3.
[25] Veiga foi considerado📈 pelo próprio Nunes como um dos "pilares" da equipe que conquistou o título.[23]
Como seu contrato com o rubro-negro paranaense não📈 tinha cláusula de compra nem renovação de empréstimo, era sabido que o meia voltaria ao Palmeiras em 2019.
[22] Veiga anunciou📈 esporte net se despedida do Atlético em 14 de dezembro.
Disputou um total de 48 jogos, marcando nove gols.[26][27][28]
Retorno ao Palmeiras [ editar📈 | editar código-fonte ]
Embora sondado por clubes do exterior,[29] o meia preferiu permanecer na equipe alviverde e se reapresentou com📈 o elenco principal em 3 de janeiro de 2019, recebendo a camisa 23.
[30][31] Fez esporte net se primeira partida do seu retorno📈 ao ser titular contra o Oeste pelo Campeonato Paulista.
[32] Durante o primeiro semestre, Veiga conseguiu sequência em participações de jogos📈 após contusões de Gustavo Scarpa e Ricardo Goulart, titulares da equipe.
[33] Entretanto, após a demissão de Luiz Felipe Scolari no📈 meio do ano e a chegada de Mano Menezes, o jogador voltou a ter poucas oportunidades no Palmeiras durante o📈 resto da temporada.[34]
Pela temporada de 2020, embora inicialmente tenha sido cogitado como disponível para negociação pelo Palmeiras, o novo técnico📈 do alviverde, Vanderlei Luxemburgo, pediu para a diretoria que mantivesse Veiga no elenco, desejo que foi atendido.
[35][36] Em fevereiro, teve📈 seu contrato com o Palmeiras renovado por mais dois anos, até dezembro de 2023.
[37] Durante a temporada, novamente o meia📈 perdeu espaço no time titular, sendo preterido por Lucas Lima.
[38] Em agosto, conquistou seu primeiro título pelo Palmeiras ao vencer📈 o Campeonato Paulista sobre o Corinthians; na partida de volta, vencida pelo alviverde nos pênaltis, Veiga entrou no segundo tempo📈 e converteu esporte net se cobrança.
[39] Em outubro, após a saída de Luxemburgo e a chegada de Abel Ferreira, o meia cresceu📈 de produtividade e firmou-se como titular da equipe.
[40][41][42][43] Em janeiro de 2021, foi titular na final da Libertadores de 2020📈 contra o Santos, onde ajudou a levar o Palmeiras ao bicampeonato do torneio após vitória por 1–0, disputada em jogo📈 único, no Estádio do Maracanã.[44]
Veiga atuando pelo Palmeiras em 2022
Entrando na temporada de 2021, em abril, pela Supercopa do Brasil📈 contra o Flamengo, Veiga fez os dois gols do Palmeiras no empate por 2–2, além de converter esporte net se cobrança nas📈 penalidades; entretanto, o alviverde acabou sendo derrotado por 6–5 e ficou com o vice-campeonato.
[45] Em junho, renovou novamente seu contrato📈 com o Palmeiras, desta vez por mais um ano, até o final de 2024.
[46] Em novembro, conquistou esporte net se segunda Libertadores📈 pelo Palmeiras: o alviverde derrotou o Flamengo na final; o meia abriu o placar para a equipe alviverde na partida,📈 vencida por 2–1 na prorrogação e que resultou no tricampeonato da equipe nesta competição em esporte net se história.
[47] Em fevereiro de📈 2022, pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA contra o Al-Ahly, do Egito, Veiga fez o primeiro gol da📈 vitória do Palmeiras por 2–0 sobre os africanos.
[48] Foi o primeiro gol do Palmeiras na história da competição organizada pela📈 entidade.
[49] Na final do torneio, contra o Chelsea, marcou, de pênalti, o gol de empate do Palmeiras na partida, mas📈 os ingleses acabaram derrotando os brasileiros por 1–2, e o Palmeiras ficou com o vice-campeonato.[50]
Já pela temporada de 2022, no📈 primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, no Morumbi, Veiga fez o único gol palmeirense na📈 derrota por 1–3.
[51] No confronto de volta, no Allianz Parque, o meia marcou os dois últimos gols na vitória por📈 4–0 e ajudou o alviverde a conquistar o título do Campeonato Paulista.
[52] Com esses tentos, superou o centroavante Evair e📈 se tornou o jogador que mais marcou em finais pelo Palmeiras na história.
Fez gols em quatro decisões consecutivas pelo clube.
[53][54]📈 No dia 3 de maio, Veiga marcou três gols na vitória por 5–0 sobre o Independiente Petrolero e se isolou📈 como o maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores, chegando a catorze gols marcados até então.
[55] Completou duzentos jogos pelo Palmeiras📈 na vitória por 1–0 contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 18 de julho.
[56] Em novembro, renovou seu contrato📈 com o Palmeiras até o fim de 2026.[57]
Em janeiro de 2023, Veiga marcou dois gols pela Supercopa do Brasil contra📈 o Flamengo, ajudando o alviverde a vencer o rubro-negro por 4–3 e sagrar-se campeão do torneio.
[58] Além disso, foi eleito📈 o craque do jogo.
[59] Em abril, fez o segundo gol na vitória por 2–1 sobre o Corinthians, pelo Derby Paulista📈 na terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o tento, tornou-se o maior artilheiro do Palmeiras no clássico no século, com cinco📈 gols, empatado com Luiz Adriano.
[60] Em maio, marcou o gol que abriu o placar na vitória por 3–0 contra o📈 Fortaleza, no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Foi o quadragésimo de Veiga no Allianz Parque,📈 que o fez ultrapassar o atacante Dudu no ranking de maiores artilheiros do estádio.
[61] Em agosto, Veiga chegou a marca📈 de 250 jogos com a camisa do Palmeiras na goleada sobre o Deportivo Pereira por 4–0, jogo válido pelas quartas📈 de final da Copa Libertadores.[62]
Entre 2021 e 2022, embora estivesse vivendo uma boa fase pelo Palmeiras, Veiga não era incluído📈 nas convocações da Seleção Brasileira, e, então às vésperas da Copa do Mundo de 2022, este fato foi pauta de📈 discussão para veículos da imprensa como UOL, ESPN e Ge.
Para esses veículos, para o próprio Tite, então técnico da Seleção,📈 e para Abel Ferreira, a concorrência com outros meio-campistas como Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Neymar, Rodrygo e Éverton Ribeiro, além📈 de um esquema tático na seleção que pouco favorecia o atleta palmeirense seriam alguns dos motivos para a esporte net se ausência📈 nas convocações.[63][64][65][66]
Em 3 de março de 2023, Veiga foi enfim convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira.
O técnico Ramon📈 Menezes, que assumiu o cargo interinamente após a saída de Tite, convocou o meia para a disputa de um amistoso📈 contra a Seleção de Marrocos, em Tanger, em 25 de março.
[67] Veiga entrou aos vinte minutos do segundo tempo na📈 derrota brasileira por 1–2.
[68] No mês de maio, voltou a ser convocado, desta vez para amistosos contra Guiné e Senegal.[69]
Estilo📈 de jogo [ editar | editar código-fonte ]
Veiga (com a bola na mão) se preparando antes de um pênalti contra📈 o Corinthians, em 2022.
O meia é conhecido por esporte net se eficiência nas cobranças.
Veiga é um meio-campista canhoto que é capaz de📈 ocupar qualquer posição do meio-campo ofensivo; entretanto, costuma render melhor em campo atuando centralizado, jogando assim tanto no Palmeiras como📈 na esporte net se estadia no Athletico.
[66][70] Apesar de também criar jogadas e distribuir assistências,[71][72][73] o seu diferencial é a esporte net se aproximação📈 e entrada na área adversária, surgindo como elemento "surpresa" e como opção para gol.
[70] Sob o comando de Abel Ferreira,📈 inicialmente foi posicionado na ponta direita, como "falso ponta"; quando o Palmeiras recuperava a bola, o jogador adentrava os espaços📈 na área para executar finalizações e criar chances de ataque.
[70] Para o próprio técnico português, Veiga é o "melhor dez"📈 que já treinou.[74]
Entre suas habilidades futebolísticas individuais Veiga tem o chute forte de perna esquerda, principalmente em arremates de fora📈 da área.
[75][76][77][78][79][80] Também é conhecido por esporte net se eficiência em cobranças de pênalti, atribuindo seu sucesso aos treinos, à esporte net se própria📈 confiança e ao seu psicológico antes do arremate.
[1][81] Para veículos da imprensa como Lance!, ge e Gazeta Esportiva, Veiga é📈 considerado decisivo em partidas de alta pressão no Palmeiras, como clássicos e finais.
[60][82][83][53][84]
Veiga é assumidamente palmeirense desde a infância.
[85][86] Em📈 janeiro de 2021, após vencer a Libertadores de 2020 com o Palmeiras, em carta aberta no Instagram, o jogador dedicou📈 o título ao avô Rafael, já falecido.
Segundo o meia, ele foi um dos responsáveis por torná-lo palmeirense.
[87] Em abril de📈 2023, após marcar um gol no Derby Paulista contra o Corinthians, Veiga comemorou levando as mãos ao rosto e fazendo📈 um gesto de "chororô", homenageando o ex-meia palmeirense Jorge Valdivia, que comemorou da mesma forma em um derby em 2008.[88]
Enquanto📈 jogava pelo Coritiba, Veiga cursava faculdade de Educação Física, tendo que conciliar a carreira no futebol com os estudos.[6]
Na TV📈 Palmeiras, canal oficial do Palmeiras no YouTube, Veiga tem uma série chamada Veiganismo, onde o jogador recebe um chef palmeirense📈 e aprende receitas.[89][nota 1]
Em julho de 2020, assumiu namoro com a influenciadora digital Bruna Santana, irmã do cantor sertanejo Luan📈 Santana.
[90] Em outubro de 2021, Veiga e Bruna ficaram noivos,[91] entretanto, o noivado acabou em fevereiro de 2022.
[92] Em junho📈 de 2022, o casal retomou o relacionamento,[93] porém rompeu novamente em agosto do mesmo ano.[94]
Abaixo estão listados todos os jogos,📈 gols e assistências do futebolista por clubes, em jogos oficais.[95][96]
Equipe Temporada Campeonatonacional Copa
nacional[a] Competições
continentais[b] Outros
torneios[c] Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols📈 Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.
Coritiba 2016 19 3 3 1 0 0 3 0 0 - 23 3📈 3 Total 19 3 3 1 0 0 3 0 0 - 23 3 3 Palmeiras 2017 11 0 1📈 1 0 0 1 0 0 9 2 1 22 2 2 2019 19 3 2 1 0 0 6📈 1 0 4 1 0 30 5 2 2020 26 11 1 8 4 2 10 2 1 11 1📈 0 55 18 4 2021 31 10 4 2 0 0 12 5 0 9 5 1 54 20 5📈 2022 19 3 3 3 2 0 9 6 0 15 8 3 46 19 6 2023 7 4 1📈 2 1 0 3 1 1 14 3 5 27 11 7 Total 113 31 12 17 7 2 41📈 15 2 62 20 10 235 75 26 Atlético Paranaense 2018 31 7 6 7 0 0 10 2 2📈 - 48 9 8 Total 31 7 6 7 0 0 10 2 2 - 48 9 8 Total na📈 carreira 163 41 21 25 7 2 54 17 4 62 20 10 306 87 37
Abaixo estão listados todos os📈 jogos, gols e assistências do futebolista pela Seleção Brasileira.[97]
Ano Amistosos Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.
2023 3 0 0 3📈 0 0 Total na carreira 3 0 0 3 0 0
Veiga (à direita, em segundo plano) comemorando o título do📈 Campeonato Paulista de 2022
Líder de assistências [ editar | editar código-fonte ]Notas e referênciasNotas