Transmissões de televisão perdidas referem-se principalmente a gravações de programas de televisão que não estão mais disponíveis em arquivos de🍐 emissoras de TV (ou em arquivos pessoais), geralmente devido à destruição deliberada ou negligência.
Razões comuns para perda de transmissões de🍐 televisão [ editar | editar código-fonte ]
Uma proporção significativa da programação dos primeiros anos da televisão nunca foi gravada.
No começo🍐 da televisão, todos os programas eram transmitidos ao vivo.
Por não haver meios de gravar a transmissão ou, posteriormente, por se🍐 pensar que o próprio conteúdo tinha pouco valor monetário ou histórico e que não haveria demanda por esse material posteriormente,🍐 não se julgava necessário arquivá-lo.
No Reino Unido, muitos dos primeiros programas da televisão britânico foi perdida devido a exigências contratuais🍐 do sindicato de atores para limitar a reexibição das apresentações.
A prática de reutilizar, apagar ou reutilizar fitas de videotape, fitas🍐 U-Matic e gravações cinescopadas foi historicamente muito comum, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, no entanto, hoje ela é🍐 pouco frequente.
Os formatos de vídeo e áudio mais antigos eram muito mais caros (em relação à quantidade de material que🍐 poderia ser armazenado) e ocupavam muito mais espaço de armazenamento do que os arquivos de áudio ou vídeo digitais modernos,🍐 tornando esporte365 com retenção mais cara e dispendiosa.
Havia mais incentivo à reciclagem a mídia para reutilização ou (no caso da mídia🍐 gravada em filmes) qualquer conteúdo de prata nas películas do que preservar o conteúdo, aumentando assim o incentivo ao descarte🍐 dos materiais existentes para ter espaço e material de armazenamento para programas mais recentes.
A capacidade dos espectadores de gravar a🍐 programação em casa era extremamente limitada antes do videotape; embora um espectador pudesse gravar o vídeo de uma transmissão em🍐 filme de 8 mm ao longo da história da televisão ou gravar o áudio de uma transmissão em fita cassete🍐 a partir da década de 1960, geralmente não era possível capturar ambos no mesmo meio até que o Super-8 surgiu🍐 na década de 1960.
Filmes desse tipo são extremamente raros.
As gravações de áudio são mais comuns e existem inúmeras cópias de🍐 transmissões de televisão perdidas nessa forma.
O advento do home video (por exemplo, VHS e DVD, e particularmente o aumento da🍐 mídia digital na década de 1990) tornou reutilizar ou regravar fitas menos benéfico, pois o custo de produção e manutenção🍐 de cópias das transmissões de TV caiu drasticamente.
Além disso, as emissoras e produtoras também perceberam posteriormente o potencial comercial através🍐 do home video, da televisão por assinatura e do vídeo sob demanda de seu material arquivado e isso passou a🍐 servir de incentivo para preservar suas gravações.
Nos poucos casos em que ainda as emissoras apagam parte de suas gravações, ela🍐 é usada apenas para apagar conteúdo efêmero com pouco ou nenhum valor intrínseco.
A Rede Tupi possui poucos registros da década🍐 de 1950, uma vez que 90% dos programas eram ao vivo e a gravação cinescopada era muito cara.
No entanto, há🍐 poucos conteúdos em filmes de 16 mm ou 35 mm, tais como a inauguração (TV na Taba), o musical de🍐 Hebe Camargo e Ivon Curi cantando "Noite de Luar", diversos cinejornais com reportagens (disponíveis no site da Cinemateca Brasileira), além🍐 de algumas cenas de Alô, Doçura!, TV de Vanguarda, Falcão Negro e outros.
De 1968 a 1969, a Rede Tupi produziu🍐 novos capítulos da telenovela Beto Rockfeller, reutilizando fitas de capítulos exibidos anteriormente; como resultado, poucos episódios sobreviveram e são hoje🍐 mantidos pela Cinemateca Brasileira.
Dos programas de Flávio Cavalcanti, restaram poucas fitas e não há registros da entrevista de Flávio com🍐 o então presidente dos Estados Unidos, John F.Kennedy.
Em 2016, Gugu Liberato anunciou em seu programa na RecordTV a descoberta de🍐 fitas inéditas de Flávio Cavalcanti misteriosamente abandonadas, cujo material foi transcodificado por um equipamento da RecordTV e exibido no programa🍐 de Gugu.
[1] Há também um trecho de 1 minuto e 40 segundos do especial com o grupo musical Jackson Five,🍐 gravado pela TV Tupi São Paulo em 1974.
As telenovelas foram o material mais preservado nos arquivos remanescentes da TV Tupi🍐 São Paulo.
Corresponde à metade das 3850 fitas, inclusive algumas telenovelas estão completas ou em compactos, como A Viagem, Éramos Seis,🍐 O Direito de Nascer e O Profeta, enquanto que de outras como Simplesmente Maria, Mulheres de Areia, A Barba Azul,🍐 Ídolo de Pano e muitas outras, há só alguns capítulos e cenas avulsas.
Dos outros programas, há cenas do Almoço com🍐 as Estrelas, Clube dos Artistas, Clube do Capitão AZA, Estúdio A, Abertura, Jornal Tupi, Brasil Som, Hebe e Discoteca do🍐 Chacrinha.
Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, muitas fitas da emissora de São Paulo foram levadas para um depósito🍐 no município de Cotia, e foram simplesmente deterioradas até serem resgatadas pela Cinemateca Brasileira em 1985 e restauradas em 1989🍐 com o apoio da Rede Cultura.
Algumas fitas foram descobertas de uma forma espetacular, como o programa Mais Cor em Sua🍐 Vida (primeira transmissão em cores da emissora, em 1972) e o histórico Pinga-Fogo, com Chico Xavier, que foi lançado em🍐 DVD (com muitas partes deterioradas).
Sabe-se que apenas duas estações próprias da Rede Tupi possuem fitas de vídeo preservadas; os arquivos🍐 da TV Itacolomi hoje pertencem à TV Alterosa, afiliada ao SBT em Belo Horizonte, enquanto quase todo o material da🍐 TV Piratini foi perdido em um incêndio em 1983, dois anos após o prédio da extinta emissora ser ocupado pela🍐 TVE.
As poucas fitas remanescentes da emissora gaúcha hoje estão armazenadas no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto🍐 Alegre, em um estado fortemente deteriorado.
[2] Além disso, quase todas as fitas dos estúdios na Urca, no Rio de Janeiro,🍐 foram posteriormente encontradas como massivamente deterioradas pela síndrome do vinagre (liberação do ácido acético por degradação química, resultando na perda🍐 da qualidade das imagens)[3] e portanto, não puderam ser restauradas.
No entanto, parte do acervo dos estúdios da Tupi do Rio🍐 de Janeiro foi encontrado em 2005 na sede da Rádio Tupi, e posteriormente, doado ao Arquivo Nacional, que firmou um🍐 acordo com a Rede Globo em 2007 para restaurar as fitas.[4][5]
Em 2020, um canal do YouTube disponibilizou na íntegra os🍐 últimos 40 minutos da transmissão da rede em 1980.
Contando com trechos finais da vigília de funcionários, a edição especial do🍐 programa Aqui e Agora e a mensagem narrada ao presidente da república João Figueiredo.
Dos primeiros cinco anos de existência da🍐 Globo, na década de 1960, restaram pouquíssimos registros, tais como: a construção e inauguração da emissora, um pequeno registro da🍐 primeira transmissão esportiva (um jogo de futebol entre Brasil e União Soviética), imagens da enchente de 1966 no Rio de🍐 Janeiro, filmes com cenas de Sempre Mulher (contendo uma com Edna Savaget e Zélia Gattai) e vinhetas como No ar,🍐 mais um campeão de audiência do seu canal 4! e O que é bom está na Globo.
Também restaram filmes raríssimos,🍐 como Pelé cantando no 1º aniversário da emissora.
Dos programas Telecatch, Casamento na TV, Sílvio Santos, Tevefone, Dercy Espetacular, Dercy de🍐 Verdade e Moacyr Franco Show restaram pouquíssimos registros, ou simplesmente nada.
Em 2015 foi restaurado uma fita raríssima contendo registros do🍐 Carnaval de Março de 1965 no Rio de Janeiro, sendo o primeiro registro jornalístico da emissora, feito antes da mesma🍐 ser inaugurada.
Essas são as imagens mais antigas mantidas pela emissora até então.[6]
A Globo perdeu os 35 primeiros programas do Fantástico🍐 e boa parte dos primeiros anos do Jornal Nacional (estão guardadas as reportagens exibidas na noite de estreia), além de🍐 muitos capítulos de suas telenovelas como resultado da reutilização de suas fitas e também devido a três incêndios ocorridos em🍐 1969 (nos estúdios de São Paulo), em 1971 e 1976 (os dois últimos em seus estúdios no Rio de Janeiro),🍐 onde no incêndio de 1976, estima-se que 920 a 1.
500 fitas foram destruídas.
De novelas mais antigas, restaram cinejornais das novelas🍐 O Sheik de Agadir, Anastácia, a Mulher Sem Destino, A Rainha Louca e Véu de Noiva.
Há apenas algumas novelas da🍐 década de 1970 completas ou de forma compacta, como Irmãos Coragem, Carinhoso, Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, O🍐 Espigão, Gabriela, Escrava Isaura, O Casarão, Saramandaia, Dancin' Days, O Astro, Feijão Maravilha e Pai Herói.
No caso de Irmãos Coragem🍐 e Selva de Pedra, por exemplo, restaram um compacto com 138 e 80 capítulos, respectivamente.
Outras novelas, como Bandeira 2, O🍐 Cafona, Uma Rosa com Amor, O Semideus, Os Ossos do Barão, O Rebu, e Escalada, restam algumas cenas e pouquíssimos🍐 capítulos preservados.
Já de A Patota, O Primeiro Amor, O Bofe, Cuca Legal, Bicho do Mato e Cavalo de Aço restaram🍐 apenas chamadas e, eventualmente, aberturas.
A emissora só passou a manter uma política de preservação de suas telenovelas entre o final🍐 da década de 1970 e início da década de 1980, quando se consolidava no mercado internacional exportando produções,[7] embora a🍐 novela O Amor é Nosso, de 1981, tenha sido inteiramente apagada dos arquivos, segundo funcionários do arquivo da emissora, restando🍐 só as chamadas de estreia.
Em agosto de 2021, a jornalista Tati Machado revelou no programa É de Casa que muitas🍐 cenas de Coração Alado, também de 1981, foram perdidas por conta da reutilização de fitas.
Entretanto, o lançamento do Projeto Resgate🍐 do Globoplay revelou ao público que alguns capítulos de novelas e episódios de outras produções gravadas a partir da década🍐 de 1980 e até da década de 2000 foram perdidos ou mantidos com imagens danificadas.
Tais como capítulos de novelas como🍐 Guerra dos Sexos, Roda de Fogo[8], Alma Gêmea[9] e das primeiras temporadas de Malhação[10][11].
Quanto a Roda de Fogo, o autor🍐 Marcílio Moraes disponibilizou em seu site o capítulo que foi perdido no acervo [12].
Também há novelas disponíveis apenas na versão🍐 para exportação, editada e com menos capítulos.
Como é o caso de Vereda Tropical, que foi reeditada para o Globoplay, para🍐 simular uma versão na íntegra[13],
De musicais, restaram trechos do Festival Internacional da Canção, apesar de não haver registros de Milton🍐 Nascimento cantando Travessia e Geraldo Vandré cantando Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores.
Do Som Livre Exportação, sobraram só🍐 alguns trechos, como o de Elis Regina e Ivan Lins cantando Madalena e Os Mutantes interpretando Ando Meio Desligado.
Todos os🍐 especiais de Roberto Carlos e a maioria dos episódios de Globo de Ouro também estão guardados no acervo.
Dos humorísticos, há🍐 somente 9 programas do Chico City e poucos episódios da primeira versão de A Grande Família, além de muitas esquetes🍐 de Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom e boa parte dos programas do Planeta dos Homens e Os Trapalhões.
Entre os🍐 seriados, estão guardados alguns episódios do Caso Especial, enquanto parte da minissérie Malu Mulher acabou se perdendo.
Todas as minisséries produzidas🍐 desde 1982 estão mantidas.
Dos programas infantis, a maioria dos episódios de Vila Sésamo foram perdidos.
Restaram também muitos musicais infantis, a🍐 maioria feita na década de 1980, como A Arca de Noé, Pirlimpimpim, Plunct Plact Zuuum e Casa de Brinquedos.
Também foram🍐 preservados vários episódios de Sítio do Picapau Amarelo (disponibilizados em DVD, no Viva e no Globoplay).
[4] Dos programas jornalísticos, o🍐 acervo de Amaral Netto, o Repórter foi comprado pela Fundação Nacional Pró-Memória em 1988.
[14][nota 1] Restam também trechos antigos do🍐 Globo Repórter e Globo Shell Especial, além das retrospectivas a partir de 1975.
O CEDOC (Centro de Documentação da Rede Globo)🍐 foi inaugurado em 1995, e hoje uma parte do acervo da emissora está nele e o restante é mantido pelos🍐 Estúdios Globo.
Cada fita tem um código de consulta e o acesso é feito por meio de um robô gigante.
[15][7] Atualmente,🍐 os arquivos recentes da emissora são guardados em cartões de memória, ou simplesmente armazenados na nuvem.
A RecordTV também perdeu muitas🍐 imagens devido à limpeza e reutilização de fitas, incêndios e deterioração; a maioria dos registros de O Fino da Bossa🍐 e Jovem Guarda não existe mais,[7] e há apenas três episódios da sitcom Família Trapo, um deles com a participação🍐 de Pelé.
A emissora detém poucos registros de produções como a novela As Pupilas do Senhor Reitor (com Hebe Camargo), Troféu🍐 Roquete Pinto e do Show do Dia 7.
Também mantém guardadas algumas edições do Festival de Música Popular Brasileira, em especial🍐 a de 1967, cuja final está praticamente na íntegra.
Das transmissões realizadas nas décadas de 1970 e 1980, restaram trechos de🍐 apresentações musicais diversas e de programas como Perdidos na Noite.
Especial Sertanejo, Clube dos Esportistas e Sinal de Vida.
Alguns registros da🍐 emissora nas décadas de 1980 e 1990 podem ser encontrados no YouTube, registrados por gravações caseiras de colecionadores.
Além disso, não🍐 há registros do primeiro ano de Note e Anote, com a apresentação de Jussara Freire.
Até 1997, a Rede Record não🍐 possuía uma política de arquivar a esporte365 com programação; desde então, pelo menos 600 fitas de vídeo que antes se acreditavam🍐 estar perdidas foram recuperadas com a ajuda do Instituto Ressoar.[4]
A maior parte do material da TV Excelsior foi perdido em🍐 um incêndio em 1969, um ano antes de seu fechamento; no entanto, em 1999, cerca de 100 fitas da emissora🍐 foram descobertas nos arquivos da TV Globo e da TV Gazeta.
[4] Essas fitas foram restauradas pela Faculdade Cásper Líbero e🍐 posteriormente doadas à Cinemateca Brasileira em 2001.
[16] Há cenas de novelas como Redenção (um capítulo hoje é mantido pelos arquivos🍐 da Globo), A Muralha, A Pequena Órfã, Sangue do Meu Sangue e Dez Vidas.
Além disso, há a apresentação do cantor🍐 estadunidense Ray Charles de 1963 (que foi lançada em DVD), uma série de vinhetas com os mascotes da emissora Ritinha🍐 e Paulinho, além de cenas de alguns musicais.
O ex-diretor do canal, Álvaro de Moya, em seu livro Glória In Excelsior,🍐 afirma ter assistido a uma cópia da série Caminhos da Medicina, exibida em 1962 pela antiga TV Morada do Sol🍐 em Araraquara (SP).[17]
A Bandeirantes perdeu muitos programas antigos devido a um incêndio ocorrido apenas dois anos depois de esporte365 com inauguração,🍐 além da limpeza e reutilização de fitas.
A maior parte dos episódios de Buzina do Chacrinha, Clube do Bolinha, Cozinha Maravilhosa🍐 da Ofélia, além de grande parte dos programas de Hebe Camargo e Flávio Cavalcanti hoje estão perdidos.
[18] No entanto, a🍐 emissora possui em seu acervo todas as suas telenovelas e minisséries a partir de 1979, cenas da inauguração da emissora,🍐 teleteatros com Cacilda Becker e trechos de Nunca É Tarde Demais, além de edições de Perdidos na Noite, Praça Brasil🍐 e A Turma do Lambe-Lambe.
Muitos musicais da emissora também foram preservados e lançados em DVD mais tarde.
Além disso, possui um🍐 rico acervo esportivo, tendo guardados muitos registros de gols feitos por Pelé e jogos de futebol narrados por Luciano do🍐 Valle.
Muitas transmissões do SBT realizadas na década de 1980 foram perdidas devido à limpeza de fitas e também devido a🍐 enchentes ocorridas em janeiro de 1987[19] e em março e abril de 1991[20] em seus estúdios na Vila Guilherme.
[4] Por🍐 causa disso, há poucas cenas dos programas da TVS Rio e das produções da Estúdios Silvio Santos feitas durante a🍐 década de 1970 (como, por exemplo, a novela O Espantalho de Ivani Ribeiro).
Uma pequena parte dos registros da década de🍐 1980 da emissora também foi perdida.
[21] O SBT não possuía uma política de arquivar a esporte365 com programação até 1996, quando🍐 esporte365 com sede foi transferida para o CDT da Anhanguera em Osasco.
A maioria das primeiras edições de Viva a Noite, Show🍐 Maravilha e Bozo foram perdidas.
No entanto, a emissora possui quase todos os episódios completos de A Praça é Nossa, cenas🍐 da assinatura da concessão e da inauguração da TVS Rio e do SBT, Parada do Dia das Crianças e vários🍐 trechos do Programa Silvio Santos de 1975 e dos programas de Flávio Cavalcanti e Raul Gil.
Quanto às novelas, a emissora🍐 preserva aparentemente na íntegra as produções realizadas a partir de 1994.
Embora esteja proibida de reexibir Éramos Seis devido a questão🍐 com direitos autorais da história.
Novelas produzidas entre as 1981 e 1990 parecem mantidas, por já terem trechos exibidos em programas,🍐 tais como Destino, Jogo do Amor e Brasileiras e Brasileiros.
Além de tramas latinas e suas respectivas dublagens originais, como Os🍐 Ricos Também Choram, Ambição e Carrossel, embora não possa transmiti-los por não ter mais os direitos de exibição; e diversos🍐 episódios de Chaves e Chapolin.
A Rede Cultura preservou muitos programas antigos e possui um dos arquivos mais completos entre as🍐 redes de televisão brasileiras.
Apesar de ter sofrido um sofrido um incêndio em 1986, esse incêndio não atingiu o arquivo da🍐 emissora.
[4] A Cultura guarda em seu acervo cenas da inauguração da emissora, vários programas Ensaio, do diretor Fernando Faro e🍐 4 edições na íntegra da primeira versão de Vila Sésamo.
No entanto, há poucos capítulos de Meu Pedacinho de Chão (exibida🍐 em parceria com a Globo).
Algumas edições de Inglês com Música (com a professora Marisa Leite de Barros) das décadas de🍐 1970 e 1980, hoje são mantidos pelo acervo pessoal da professora.
A Cultura também possui o programa Panorama (com um dos🍐 únicos depoimentos televisivos da escritora Clarice Lispector) e alguns programas do Jardim Zoológico, além de várias edições de Curumim, Bambaleão🍐 e Silvana e Bambalalão, e quase todos os episódios na íntegra de Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum.[4]
Após a🍐 falência da Rede Manchete, em 1999, a maior parte do acervo ficou apreendido na sede da emissora, no Rio de🍐 Janeiro, até ser incluído na massa falida e posteriormente leiloado pela justiça.
[22][4] Por esse motivo, a maioria dos conteúdos da🍐 emissora se perderam, restando alguns títulos de novelas que foram reprisadas pelo SBT e pela Band, que foram Dona Beija,🍐 Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Tocaia Grande, Mandacaru e Xica da Silva.
[23][24] Outros conteúdos da emissora🍐 passaram para JPO Produções, que ficou com a massa falida da emissora.
Em 2005, a Rede Cultura também recebeu mais de🍐 4 mil fitas do acervo da TV Manchete São Paulo através de doações.
No entanto, essas fitas não puderam ser restauradas🍐 devido a um imbróglio judicial sobre os direitos autorais.[22][25]
O programa Documento Especial, de Nelson Hoineff, foi reprisado pelo Canal Brasil🍐 a partir de cópias feitas em VHS pela produtora do jornalista.
No entanto, apesar do sumiço dos arquivos da emissora, há🍐 muitos registros gravados em videocassete por colecionadores com vários momentos da emissora.
A RedeTV! pegou algumas fitas da Manchete e fez🍐 cópias para o seu acervo.
A Rede Globo também mantém algumas cenas de Clube da Criança na fases apresentadas por Xuxa🍐 e por Angélica e alguns documentários da emissora também foram lançados em VHS e no DVD Nossas Câmeras são Seus🍐 Olhos.[26]
No final de 2021, mais de 25 mil fitas, bem como a marca "Manchete" foi arrematada em um leilão online🍐 por meio milhão de reais.
Os lotes contavam com fitas de novelas, minisséries, jornalísticos e programas infantis.[27]
A RedeTV! possui um acervo🍐 quase que completo com a maior parte de esporte365 com programação gravada, uma vez que já surgiu na era tecnológica.
Mantém os🍐 arquivos desde esporte365 com inauguração até hoje gravados em DVD e guarda todo o seu acervo digitalmente.
Também mantém algumas fitas da🍐 Rede Manchete e arquivos da fase TV!.
A TV Gazeta possui poucos programas armazenados e praticamente não possui acervo.
[28] Do pouco🍐 que foi mantido, apenas restaram momentos de programas, especiais e cenas da inauguração da emissora.
Da década de 1980, restaram trechos🍐 do TV Mix, Paulista 900, Perdidos na Noite, Brincando na Paulista e de algumas transmissões esportivas.
Da década de 1990, foram🍐 mantidas edições de programas feitos durante a parceria com a CNT, como 190 Urgente com Ratinho, Hugo, Circulando com Luciano🍐 Huck, Desafio ao Galo com Tiago Leifert, Mãe de Gravata, Festa do Mallandro e Ione.
Do programa Mulheres, da década de🍐 1980 até parte dos anos 2000, restaram apenas alguns trechos.
Embora estejam guardados momentos especiais como alguns shows de aniversário no🍐 Anhembi Parque e a primeira apresentação na TV do grupo Mamonas Assassinas.
Existem também alguns registros da emissora feitos por gravações🍐 caseiras e mantidas por colecionadores.
Além disso, as reportagens de Goulart de Andrade foram mantidas pelo próprio jornalista.
Assim como a sitcom🍐 Spa TV Fanasia, mantida pelo seu produtor, Evê Sobral, e que foi reexibida pela Rede Brasil de Televisão posteriormente.
Algumas edições🍐 de programas feitas no final dos anos 2000 e início da década de 2010 acabaram se perdendo, por descuido, durante🍐 a transição para as transmissões em alta definição, como as primeiras edições do Revista da Cidade, algumas entrevistas do Todo🍐 Seu e edições de 2010 do Super Esporte.
Após o seu fim em setembro de 2013, o acervo musical da emissora🍐 foi vendido para a empresa estadunidense Viacom, que deu continuidade à marca MTV na TV paga.
Esse acervo corresponde a cerca🍐 de 33 mil fitas contendo clipes, shows e entrevistas com artistas.
Já outra parte do acervo, contendo cabeças de programas gravados🍐 por VJs ficaria com o diretor Zico Góes, que pretendia produzir um documentário sobre a história da emissora.
No entanto, grande🍐 parte do acervo da emissora, contendo mais de 40 mil fitas ficou guardada em más condições por alguns anos dentro🍐 da antiga sede da emissora, no Sumaré, em São Paulo.
[29] Apesar disso, os episódios do humorístico Hermes e Renato foram🍐 resgatados pelo próprio grupo, que ainda mantém as fitas (incluindo trechos disponíveis no canal oficial do grupo no YouTube).
Em 2019,🍐 o Grupo Abril iniciou estudos para realocar o acervo e começou a digitalizar as fitas para a preservação da memória.[30]
Pouco🍐 se sabe sobre a situação do acervo da CNT, tampouco se realmente a rede mantém um acervo.
Também não se sabe🍐 se a emissora ainda mantém registros da década de 1980, de quando a mesma se chamava Rede OM.
O que se🍐 sabe é que a Gazeta mantém alguns poucos arquivos de programas feitos durante esporte365 com parceria com a rede paranaense na🍐 década de 1990.
As produções de dramaturgia feitas em parceria com a Associação do Senhor Jesus, como Antônio dos Milagres e🍐 Irmã Catarina, estão preservadas com a Rede Século 21, que ocasionalmente as reexibe.
A emissora aparentemente mantém preservado episódios do humorístico🍐 Pensão Santa Felicidade de 1997, uma vez que o programa foi reprisado ocasionalmente nos anos seguintes.
No entanto, existem diversos registros🍐 da emissora desde a década de 1980 que foram gravados em videocassete e mantidos por colecionadores.
O acervo da emissora pública🍐 TVE Brasil (atual TV Brasil) é preservado desde 2002 pelo Arquivo Nacional.
Nele, contém quase 5 mil gravações em películas de🍐 16mm, em especial produzidas durante a década de 1970, contendo gravações de programas como Stadium, Os Mágicos e Caleidoscópio; e🍐 apresentações musicais de artistas como Cartola, Elza Soares, Vinícius de Moraes, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, entre outros.
Em 2021, este🍐 acervo foi revisto, higienizado, recondicionado e digitalizado.[31]
A emissora pública Canadian Broadcasting Corporation (CBC) nunca limpou seu arquivo e mantém um🍐 arquivo completo de toda a programação que foi gravada.[32]
A CTV admitiu apagar muitos programas durante a década de 1970.
No entanto,🍐 devido à exigência de uma cota de conteúdo canadense nas emissoras de rádio e de televisão do país, a necessidade🍐 de programação produzida no Canadá levou a uma maior preservação dos programas, e até mesmo programas mal recebidos (como o🍐 infame The Trouble with Tracy) foram arquivados e reprisados por vários anos após o cancelamento.
Além disso, as retransmissões canadenses foram🍐 uma fonte de algumas transmissões que de outra forma foram perdidas nos Estados Unidos e no Reino Unido.[carece de fontes]
A🍐 televisão chegou com atraso na Irlanda; o serviço de televisão da emissora pública RTÉ foi lançado no final de 1961.
Embora🍐 as primeiras transmissões dos telejornais tenham sido cinescopadas, quase todas as transmissões dos primeiros quinze anos (ou seja, até 1977)🍐 foram perdidas.
Da soap opera Tolka Row (1964-1968), apenas o último episódio ainda sobrevive, enquanto apenas alguns dos primeiros episódios de🍐 The Late Late Show ainda existem.
Mesmo quando os programas irlandeses eram enviados ao exterior para serem reexibidos, as fitas eram🍐 frequentemente reenviadas à Irlanda e reutilizadas.[33][34]
Algumas emissoras de TV no Japão apagaram algumas fitas de seus arquivos, este exemplo incluiu🍐 a primeira adaptação para anime de Doraemon.
Além disso, alguns tokusatsus da década de 1970 tiveram suas fitas acidentalmente apagadas após🍐 serem reprisados, como foi o caso da série Totsugeki! Hyūman!!, produzida pela Toho, que foi perdida na década de 1980🍐 depois que a Nippon TV acidentalmente reutilizou as fitas mestras.[carece de fontes]
Devido às suas várias instalações de estúdio, nomeadamente seus🍐 estúdios Chapultepec e San Ángel, a Televisa preservou a maior parte de seus programas por vários anos.
Alguns programas da Televisa,🍐 no entanto, foram perdidos não devido à limpeza dos seus arquivos, mas devido ao terremoto de 1985 na Cidade do🍐 México que destruiu parte do arquivo da rede.
No entanto, canais menores, como XEIPN-TV e XHDF-TV, não começaram a preservar suas🍐 transmissões gravadas até o início dos anos 1980.
A Multimedios Televisión de Monterrey mantém a maior parte da esporte365 com programação, embora🍐 alguma programação histórica especial que trate da história da esporte365 com estação emblemática mostra claramente que alguma filmagem foi doada por🍐 gravações de colecionadores a partir de esporte365 com transmissão original ou usa cenas de esporte365 com programação gravada por fãs e publicada🍐 no YouTube.
Alguns episódios dos seriados Chaves e Chapolin estão perdidos mundialmente, como Seu Madruga Sapateiro - Parte 2 (1973), Sem🍐 Pichorra Não Tem Festa - Parte 2 (1976) e Chapolin x Hitler (1975).
O episódio Um Astro Cai na Vila -🍐 Parte 1 (1979) foi redescoberto em 2011 por um colecionador de Porto Rico e está disponível no YouTube.
Há também episódios🍐 de Chaves que só existem no acervo de emissoras que exibiram o programa fora do México (como o SBT, no🍐 Brasil), mas não no acervo da Televisa, como Um Festival de Vizinhos - Parte 2 (1976).
A BBC, a emissora pública🍐 britânica, não teve uma política de arquivamento até 1978 e grande parte das produções da empresa entre as décadas de🍐 1930 e 1980 foram perdidas.
[35] As razões por trás dessa política incluem:
O serviço de televisão da BBC remonta a 1936🍐 e era originalmente um meio quase ao vivo.
As horas de transmissão eram muito limitadas e a maior parte da programação🍐 era transmitida ao vivo a partir do estúdio ou de unidades externas de transmissão; o filme contribuía pouco para as🍐 produções.
Quando as primeiras transmissões de televisão foram feitas, havia dois sistemas concorrentes em uso.
O sistema eletrônico EMI (usando 405 linhas)🍐 competia com o sistema de televisão mecânica Baird de 240 linhas.
O sistema Baird adotou uma técnica intermediária de filme, onde🍐 o material ao vivo era filmado usando uma câmera de filme padrão montada em um grande gabinete que continha uma🍐 unidade de processamento rápido e um scanner iluminado para produzir a saída de vídeo para transmissão.
As primeiras transmissões, no entanto,🍐 não foram preservadas neste filme intermediário, pois o material de nitrato (celulóide) foi digitalizado enquanto ainda estava molhado após ser🍐 banhado no fixador e nunca lavado para remover esses os produtos químicos.
Consequentemente, o filme se decompôs logo após a transmissão;🍐 sabe-se que nada sobreviveu.
Nenhum estúdio ou programa gravado em unidade externa de 1936 a 1939 ou 1946 a 1947 sobreviveu,🍐 pois não havia meios de preservá-los.
Os "primeiros" registros históricos desta época; o primeiro drama policial televisivo do mundo, Telecrime (1938-1939🍐 e 1946) e Pinwright's Progress (1946-1947, a primeira sitcom regular do mundo), permanece visualmente apenas em fotografias.
O método de gravação🍐 mais antigo para a televisão foi a telegravação, uma forma de cinescopagem que envolvia gravar a imagem de um monitor🍐 de televisão especial em um filme com uma câmera modificada.
Os primeiros exemplos feitos por esse método incluem os dois primeiros🍐 episódios de The Quatermass Experiment (1953), transmitidos ao vivo enquanto são gravados simultaneamente.
No entanto, a qualidade visual da gravação do🍐 segundo episódio foi considerada muito ruim - uma mosca entrou no espaço entre a câmera e o monitor em um🍐 ponto - que o restante da série não foi gravado.
Embora a tecnologia de gravação em videotape quadruplex tenha sido utilizada🍐 no Reino Unido desde 1958, esse sistema era caro e complexo; os programas gravados eram frequentemente apagados após a transmissão.
A🍐 grande maioria dos programas ao vivo nunca foi gravada.
Inicialmente, a fita de vídeo não era considerada um meio permanente de🍐 arquivamento - seu alto custo e a reutilização potencial das fitas levaram à cinescopagem do material do programa para filme🍐 sempre que a venda de direitos de exibição no exterior fosse possível ou a preservação considerada valiosa.
A reciclagem de fitas🍐 de vídeo, juntamente com as economias feitas no armazenamento das fitas,[36] permitiram à BBC manter os custos baixos.
A produção de🍐 drama e entretenimento era realizada em estúdio e seguia a tradição do teatro ao vivo.
As produções convencionais foram introduzidas gradualmente🍐 a partir da década de 1960.
O Sunday Night Play (um grande evento na década de 1950) era realizado ao vivo🍐 no estúdio.
Na quinta-feira, como a gravação cinescopada era de qualidade de transmissão insuficiente, era realizada outra apresentação ao vivo, com🍐 os artistas voltando a interpretar novamente.
Hoje, a maioria dos programas é pré-gravada e é relativamente barato preservar a programação para🍐 a posteridade; mesmo assim, a Carta da BBC não menciona nenhuma obrigação de reter e arquivar todos eles.
Todos os programas🍐 de televisão têm questões relativas a direitos autorais e outros direitos associados a eles.
Para alguns gêneros de programas - como🍐 drama e entretenimento - os atores, escritores e músicos envolvidos em uma produção têm direitos conexos.
No passado, esses direitos eram🍐 defendidos rigorosamente - a permissão podia até ser negada por um colaborador para a reprise ou reutilização de um programa.
Os🍐 sindicatos de atores suspeitavam muito da ameaça aos novos trabalhos se os programas fossem repetidos; de fato, antes de 1955,🍐 o sindicato de atores britânico British Actors' Equity Association insistia em que qualquer gravação cinescopada só poderia ser "vista em🍐 particular" nas instalações da BBC e não transmitida.
Televisão em cores [ editar | editar código-fonte ]
A introdução da televisão em🍐 cores no Reino Unido a partir de 1967 significou que as emissoras achavam que havia ainda menos valor na retenção🍐 de gravações em preto e branco.
Como essas fitas não podiam ser reutilizadas na produção de programas em cores, elas foram🍐 descartadas para criar espaço para as novas fitas coloridas nos arquivos, que estavam sendo preenchidas rapidamente.
O aumento do custo das🍐 fitas de videotape quadruplex em cores - aproximadamente 1.
000 libras por fita em preços atuais - fez que as empresas🍐 ainda reutilizassem frequentemente as fitas para controlar custos.
As atitudes negativas em relação ao valor de um programa também persistiram.
Por esses🍐 motivos, muitos programas sobrevivem apenas como gravações de filmes monocromáticos, se existem.
Algumas produções em cores foram gravadas em filmes em🍐 preto e branco para exportação para países que ainda não introduziram a televisão em cores.
Em alguns casos, os primeiros programas🍐 em cores ainda sobrevivem apenas nesta forma.
Significantes programas perdidos [ editar | editar código-fonte ]
Exemplos importantes de programas perdidos incluem🍐 muitos dos primeiros episódios de Doctor Who, The Wednesday Play, a maior parte do seriado Not Only But Also, a🍐 grande maioria da cobertura de estúdio da aterrissagem da Apollo 11 à lua, todos, exceto um dos 39 episódios de🍐 The First Lady,[37] e todos os 147 episódios da soap opera United!.
A única aparição ao vivo dos Beatles no Top🍐 Of The Pops em 1966, tocando o single Paperback Writer, acredita-se que tenha sido apagada de forma clara na década🍐 de 1970.
Uma gravação sem áudio de 11 segundos feita em uma câmera de filme de 8 mm foi descoberta em🍐 abril de 2019.
[38] A primeira aparição do músico Bob Dylan, em uma peça de 1963 intitulada The Madhouse on Castle🍐 Street, foi apagada em 1968.[39]
Há material perdido em todos os gêneros - no início da década de 1990, um grande🍐 número de programas infantis gravados em videotape das décadas de 1970 e 1980 foram irremediavelmente apagados dos arquivos da BBC🍐 na suposição de que eram de "baixa prioridade", sem consultar o próprio departamento infantil da BBC.[40]
Descoberta de programas perdidos [🍐 editar | editar código-fonte ]
Desde o estabelecimento de uma política de arquivamento para a televisão em 1978, os arquivistas da🍐 BBC e outros, ao longo dos anos, usaram vários contatos no Reino Unido e no exterior para tentar rastrear programas🍐 ausentes nos arquivos da emissora.
Por exemplo, todos os clientes da BBC Worldwide, que inclui emissoras de todo o mundo que🍐 compraram os programas da emissora, foram contatados para verificar se ainda possuíam cópias que poderiam ser devolvidas; Doctor Who é🍐 um excelente exemplo de como esse método recuperou episódios que a BBC não possuía.
Na virada do século XXI, a BBC🍐 estabeleceu também o Archive Treasure Hunt, um apelo público para recuperar produções perdidas, que também teve alguns sucessos.[41]
A BBC também🍐 mantém contatos estreitos com o National Film and Television Archive, que faz parte do British Film Institute e seu evento🍐 Missing Believed Wiped, que foi realizado pela primeira vez em 1993 e faz parte de uma campanha para localizar itens🍐 perdidos do passado da televisão britânica.
Há também uma rede de colecionadores britânicos que, se encontrarem algum programa ausente nos arquivos🍐 da BBC, entram em contato com a empresa com informações - ou, às vezes, até com as imagens reais.
Alguns exemplos🍐 de programas recuperados nos arquivos da BBC são Doctor Who, Steptoe and Son, Dad's Army, Letter from America,[42] The Likely🍐 Lads e Play for Today.
Por muitos anos, o episódio piloto de Are You Being Served? sobreviveu apenas em preto e🍐 branco, aparecendo desta forma no lançamento em DVD no Reino Unido em 2003.
Em 2009, uma versão colorida foi reconstruída quando🍐 se percebeu que o rolo de filme em preto e branco havia gravado informações suficientes sobre cores como um padrão🍐 de rastreamento de pontos para permitir a recuperação de cores.
A BBC não estava sozinha nessa prática - as empresas comerciais🍐 que formaram esporte365 com principal rival, a ITV, também apagaram fitas de vídeo e destruíram gravações cinescopadas, deixando lacunas em seu🍐 acervo.
O estado dos arquivos varia muito entre as diferentes empresas; A Granada Television mantém um grande número de seus programas🍐 em preto e branco mais antigos, a empresa tendo uma política não oficial de reter o máximo de seu material🍐 de transmissão (embora cinescopada), apesar das dificuldades financeiras em seus primeiros anos.
Isso inclui toda a novela Coronation Street, que agora🍐 está guardada no arquivo da Yorkshire Television, que possui arquivos em grande parte intactos, embora alguns programas coloridos iniciais do🍐 final dos anos 1960 e início dos anos 1970, como toda a produção do drama Castle Haven, as duas primeiras🍐 temporadas de Sez Les e o programa infantil de variedades Junior Showtime estão desaparecidos e supostamente apagados.
A antiga produtora da🍐 ITV, Thames Television também possui um acervo significativo.
No entanto, esses casos tendem a ser a exceção; a natureza anterior da🍐 rede ITV, em que empresas privadas independentes recebiam licenças para servir áreas geográficas por um determinado período de tempo (chamadas🍐 de franchises), significava que, quando as empresas perdiam suas licenças, seus arquivos eram frequentemente vendidos a terceiros e se tornavam🍐 fragmentados - e / ou arriscados sendo destruída, pois a propriedade e os direitos autorais permaneceram com as produtoras, e🍐 não com a rede.
O arquivo de programas em rede feito pela Southern Television, por exemplo, agora é propriedade da empresa🍐 australiana de mídia Southern Star Group, mas a produção regional da Southern está nas mãos da ITV plc.
As poucas fitas🍐 sobreviventes da Associated-Rediffusion (atual Associated Television, ATV) pertencem a muitas organizações diferentes, já que a maioria das fitas da Associated-Rediffusion🍐 foram gravadas em preto-e-branco e, portanto, consideradas inúteis após a chegada da transmissão em cores; como tal, foram eliminadas pela🍐 Thames Television, que sucedeu a transmissão da ATV em Londres, embora nos últimos anos tenha havido descobertas ocasionais, como um🍐 episódio de 1959 de Double Your Money, e o episódio restante desaparecido de Around the World (com Orson Welles), encontrado🍐 por Ray Langstone em 2011.
Muitas fitas master pertencentes à ATV, desde então, se deterioraram devido ao armazenamento incorreto e são🍐 inadequadas para transmissão.
Em particular, a versão ATV da popular novela Crossroads possui 2.
850 episódios perdidos de seus 3.555 originais.
Também frequentemente🍐 perdidos são alguns programas de perguntas e respostas; existem poucas edições da versão dos anos 1970 de Celebrity Squares with🍐 Bob Monkhouse, ou do programa infantil Runaround.[carece de fontes]
Além disso, a responsabilidade pela preservação do arquivo foi deixada para empresas🍐 individuais.
Por exemplo, a ITV não tem registro de esporte365 com cobertura ao vivo dos pousos na Apollo 11 na Lua em🍐 1969 depois que a estação responsável por realizar a cobertura, a London Weekend Television, apagou as fitas.
Das 96 fitas britânicas🍐 para o programa infantil anglo-americano-canadense Fraggle Rock, apenas 12 estão disponíveis, já que a biblioteca da produtora britânica TVS foi🍐 vendida e posteriormente dividida.
Nos últimos anos, a tendência de preservação do material começou a mudar.
Os arquivos da Westward Television e🍐 da Television South West passaram a fazer parte do South West Film and Television Archive, ao mesmo tempo em que🍐 as mudanças na legislação britânica fizeram que as empresas da ITV que perderem suas franchises devem doar seus arquivos para🍐 o British Film Institute.
No entanto, a mudança da ITV de uma estrutura regionalizada para uma empresa centralizada fez mudanças de🍐 empresas regionais no futuro parecem altamente improváveis.
A maior parte do material da década de 1960 também sobreviveu apenas de forma🍐 cinescopada.
Acredita-se que alguns episódios iniciais também foram danificados ou de baixa qualidade, enquanto grande parte da produção de outras emissoras🍐 - como muitos episódios iniciais de The Avengers que não foram gravados em filme, produzido pela Associated British Corporation -🍐 foram destruídos.
Não existem cópias de The Adventures of Francie & Josie, já que a maioria dos primeiros programas da Scottish🍐 Television foram destruídos em um incêndio no final de 1969 (embora algumas fontes afirmem que foi em 1973).
The Adventures Of🍐 Francie & Josie foi feito de 1961 a 1965 pela STV.
Recuperação de programas perdidos [ editar | editar código-fonte ]
Desde🍐 que o arquivo da BBC foi auditado pela primeira vez em 1978, programas ou trechos ausentes em filmes ou fitas🍐 são frequentemente encontrados em locais inesperados.
Um apelo a emissoras de outros países que exibiram programas antigos (principalmente Austrália, Nova Zelândia,🍐 Canadá e países africanos como a Nigéria) produziu episódios "ausentes" dos arquivos dessas empresas de televisão.
Os episódios também foram devolvidos🍐 às emissoras por colecionadores particulares que adquiriram cópias de 16 mm de várias fontes.[carece de fontes]
Preservação do arquivo atual [🍐 editar | editar código-fonte ]
Os avanços na tecnologia resultaram na transferência de programas antigos em videotapes e outros formatos analógicos🍐 para novas mídias digitais, onde eles podem ser restaurados, ou se estiverem danificados e não puderem ser restaurados, impedidos de🍐 se deteriorar ainda mais.
No Reino Unido, os arquivos da BBC e da ITV, além de outros canais, estão sendo convertidos🍐 das fitas de videotape quadruplex para formatos digitais.
Esse é um processo extenso e caro, que levará muitos anos para ser🍐 concluído.
No entanto, as transmissões ao vivo no Reino Unido ainda não são necessariamente mantidas e a limpeza de imagens não🍐 cessou completamente.
Segundo o escritor e jornalista britânico Matthew Sweet, existem "grandes lacunas nos registros da televisão infantil dos anos 1990".[44]Notas
↑🍐 Em 1990, a Fundação Nacional Pró-Memória foi extinta e seu acervo foi incorporado à Fundação Nacional de Artes