Nota: Este artigo é sobre o estilo musical dos anos 1940-1960. Se procura o gênero musical posterior, veja Este artigo 🌛 é sobre o estilo musical dos anos 1940-1960. Se procura o gênero musical posterior, veja Rock . Para outros significados, 🌛 veja Rock and roll (desambiguação)
Exemplo de Rock and Roll
O rock and roll, também conhecido como rock & roll, rock 'n' 🌛 roll, ou ainda rock 'n roll, é um gênero musical surgido nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e 🌛 início dos anos 1950,[1][2] com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B, e que rapidamente se espalhou para 🌛 o resto do mundo.[3][4][5]
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único 🌛 instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).
Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas 🌛 por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria.[6] Nos primórdios do rock and roll, também se utilizava 🌛 o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplementados, geralmente, pela guitarra a partir 🌛 da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um blues com country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por 🌛 uma caixa-clara.[7] A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. 🌛 Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a 🌛 mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.
História
Origens do Gênero
Por se tratar de gêneros 🌛 musicais que foram influenciados e influenciam em estrela bet afiliado ritmo acelerado, a delimitação exata de onde termina o R&B ou o 🌛 soul e começa o rock and roll é impossível de ser apontada,[8] mas aceita-se que as "origens" do rock and 🌛 roll remontam entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais populares na época. 🌛 Estes incluíram: o gospel, a folk, o blues[9][10] - em estrela bet afiliado especial as formas elétricas desenvolvidas em estrela bet afiliado Memphis, Nova 🌛 Orleans e Texas - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues, que se tornaram conhecidos 🌛 como a fusão R&B. Também adicionaram-se influências de country e jazz.
No entanto, elementos de rock and roll podem ser ouvidos 🌛 em estrela bet afiliado gravações country da década de 1910 e blues dos anos 1920.[11] Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e 🌛 blues afro-americanos, que, frequentemente, eram relegados à condição de "race music" (código da indústria fonográfica para estações de rádio de 🌛 rhythm and blues) e que raramente eram ouvidos pela corrente majoritária branca.
Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis 🌛 Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em estrela bet afiliado alguns casos (como o da canção 🌛 Choo Choo Ch'Boogie, de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero western swing 🌛 da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e 🌛 o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.
O desenvolvimento 🌛 do rock and roll foi um processo evolutivo, não há um registro único que pode ser identificado como inequivocamente "o 🌛 primeiro" disco de rock and roll.[12] Candidatos para o título de "primeiro disco de rock and roll" incluem "Strange Things 🌛 Happening Everyday" de Sister Rosetta Tharpe (1944);[13] "Rock Awhile" de Goree Carter (1949);[14] "Rock the Joint" de Jimmy Preston (1949), 🌛 que mais tarde foi regravado por Bill Haley & His Comets, em estrela bet afiliado 1952; "Rocket 88" de Jackie Brenston and 🌛 his Delta Cats (na verdade, Ike Turner e estrela bet afiliado banda The Kings of Rhythm), gravada na Sun Records de Sam 🌛 Phillips em estrela bet afiliado março de 1951,[15] em estrela bet afiliado termos de estrela bet afiliado grande impacto cultural em estrela bet afiliado toda a sociedade americana 🌛 e outros lugares do mundo, "Rock Around the Clock" de Bill Haley, foi gravada em estrela bet afiliado abril 1954, mas não 🌛 foi um sucesso comercial até o ano seguinte; é geralmente reconhecida como um marco importante, mas foi precedida de muitas 🌛 gravações das décadas anteriores em estrela bet afiliado que os elementos do rock and roll pode ser claramente detectados.[12][16]
Voltando mais algumas décadas, 🌛 o rock and roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em estrela bet afiliado Manhattan, em estrela bet afiliado meados 🌛 do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de 🌛 origem irlandesa).
Em 1956, no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo e diz ao público que "Rock 🌛 and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, country 🌛 e folk. Todos contribuíram para o big beat."
A tabela abaixo aponta algumas, mas não todas, as principais influências sobre o 🌛 rock and roll. O que deve ser salientado é que, antes do rock and roll, a música foi categorizada por: 🌛 raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e até mesmo por religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso 🌛 comercial de Elvis Presley em estrela bet afiliado 1956, o Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria musical americana. 🌛 Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.
Origens da expressão
A palavra rock teve uma longa história no idioma 🌛 inglês como uma metáfora para to shake up, to disturb or to incite (sacudir, perturbar ou incitar). Em estrela bet afiliado 1937, 🌛 Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram "Rock It for Me", que incluía na letra o verso So won't you satisfy 🌛 my soul with the rock and roll. (Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll.).[17][18] 🌛 Já o termo Rocking era usado por cantores negros gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao 🌛 êxtase espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensamente a dançar 🌛 e ao ato sexual, como em estrela bet afiliado "Good Rocking Tonight", de Roy Brown.[19]
O DJ Alan Freed em estrela bet afiliado 1957
O verbo 🌛 roll era uma metáfora medieval que significava ter relações sexuais.[20] Durante centenas de anos, escritores têm utilizado expressões como They 🌛 had a roll in the hay (Eles tiveram um rolo no feno) ou I rolled her in the clover (Eu 🌛 transei com ela no trevo). Os termos eram muitas vezes utilizados em estrela bet afiliado conjunto (rocking-and-rolling) para descrever o movimento de 🌛 um navio no mar, por exemplo, como na canção Rock and Roll, das Irmãs Boswell, em estrela bet afiliado 1934, que apareceu 🌛 no filme Transatlantic Merry-Go-Round' (literalmente, Transatlântico Carrossel), naquele mesmo ano, e na canção "Rockin 'Rollin' Mama", de Buddy Jones em 🌛 estrela bet afiliado 1939. O cantor country Tommy Scott se referia ao movimento de um trem na ferrovia em estrela bet afiliado Rockin e 🌛 Rollin, de 1951.
Uma versão alternativa às origens de rocking-and-rolling pode, ainda, remonta aos trabalhadores das ferrovias Reconstruction South. Esses homens 🌛 cantariam canções na batida do martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho. Ao final de cada linha 🌛 em estrela bet afiliado uma canção, os homens balançariam seus martelos para baixo para fazer um furo na rocha. Os shakers - 🌛 homens que ocupavam as pontas de aço perfuradas pelo martelo humano - "balançariam" o prego para frente e para trás 🌛 para limpar a pedra ou rolar, girando o prego para melhorar a 'mordida' da broca.[21]
Até então, a frase rocking-and-rolling ("balançando 🌛 e rolando"), conforme uma gíria laica negra que remete a dançar ou fazer sexo, apareceu em estrela bet afiliado gravações pela primeira 🌛 vez em estrela bet afiliado 1922, na canção My Man Rocks Me With One Steady Roll de Trixie Smith. Mesmo antes, em 🌛 estrela bet afiliado 1916, o termo rocking-and-rolling foi usado com conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee, gravado por 🌛 um quarteto masculino desconhecido.
Em 1934, a canção "Rock and Roll" por Boswell Sisters apareceu no filme Transatlantic Merry-Go-Round. Em estrela bet afiliado 🌛 1942, o colunista da revista Billboard, Maurie Orodenker começaram a usar o termo "rock-and-roll" para descrever gravações otimistas, como "Rock 🌛 Me", de Sister Rosetta Tharpe. Em estrela bet afiliado 1943, o "Rock and Roll Inn" em estrela bet afiliado Merchantville, Nova Jérsia, foi estabelecido 🌛 como um local de música.[22][23]
A expressão foi também incluída nos anúncios para o filme "Wabash Avenue", estrelado por Betty Grable 🌛 e Victor Mature. Uma propaganda para o filme que circulou em estrela bet afiliado 12 de abril de 1950 anunciou Ms. Grable 🌛 como the first lady of rock and roll e Wabash Avenue como the roaring street she rocked to fame.
Três diferentes 🌛 canções com o título "Rock and Roll" foram gravadas no final dos anos 1940: uma em estrela bet afiliado 1947 por Paul 🌛 Bascomb, outra por Wild Bill Moore em estrela bet afiliado 1948, e ainda outra em estrela bet afiliado 1949 por Doles Dickens, e a 🌛 expressão estava em estrela bet afiliado constante uso nas letras de canções R&B da época. Um outro registro onde a frase foi 🌛 repetida durante toda a canção foi em estrela bet afiliado Rock and Roll Blues, gravado em estrela bet afiliado 1949 por Erline Rock and 🌛 Roll Harris.
Em 1951, em estrela bet afiliado Cleveland (Ohio), o DJ Alan Freed começou a tocar R&B para uma audiência multirracial. Freed 🌛 é creditado como o primeiro a utilizar a expressão "rock and roll" para descrever a música. No entanto, o termo 🌛 já tinha sido apresentado ao público dos Estados Unidos, especialmente nas letras de muitas gravações rhythm and blues.[24]
Início e primeiras 🌛 gravações
Rockabilly
Ver artigo principal: Rockabilly
Elvis Presley em estrela bet afiliado uma
de promocional para Jailhouse Rock em estrela bet afiliado 1957
"Rockabilly", geralmente (mas não exclusivamente) 🌛 se refere ao tipo de rock and roll, que foi tocado e gravado em estrela bet afiliado meados dos anos 1950 por 🌛 cantores brancos, como Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, que tinham bastante influência da música country. Muitos outros 🌛 cantores populares de rock and roll da época, como Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard, vieram da tradição do 🌛 rhythm and blues negro, faziam músicas que atraiam a plateias brancas, e normalmente não são classificados como "rockabilly".
Em julho de 🌛 1954, Elvis Presley gravou um hit regional: "That's All Right", pela gravadora de Sam Phillips, a Sun Records em estrela bet afiliado 🌛 Memphis[25]. Dois meses antes, em estrela bet afiliado Maio de 1954, Bill Haley e Seus Cometas gravaram "Rock Around the Clock". Embora 🌛 apenas tenha sido um hit menor quando lançado, quando usado na sequência de abertura do filme "Blackboard Jungle", um ano 🌛 mais tarde, ela realmente passou a definir o auge do rock and roll em estrela bet afiliado movimento. A canção se tornou 🌛 um dos maiores sucessos na história, e frenéticos grupos adolescentes para ver Haley e os Cometas tocar, causavam em estrela bet afiliado 🌛 algumas cidades. "Rock Around the Clock" foi um avanço tanto para o grupo e para todas as músicas de rock 🌛 and roll. Se tudo que veio antes de lançar as bases, "Clock" introduziu a música para um público global.[26]
Em 1956, 🌛 a chegada de rockabilly foi sublinhada pelo sucesso de canções como "Folsom Prison Blues", de Johnny Cash, "Blue Suede Shoes", 🌛 de Carl Perkins e o Hit No. 1 de Presley, "Heartbreak Hotel", de Presley.[27] Por alguns anos, tornou-se a forma 🌛 de rock and roll de maior sucesso comercial. Atos posteriores do rockabilly, particularmente cantores como Buddy Holly, seriam uma grande 🌛 influência nos artistas da Invasão Britânica e particularmente na composição dos Beatles e, por meio deles, na natureza posterior do 🌛 rock.[28]
Doo wop
Doo-wop era uma das formas mais populares do rhythm and blues dos anos 50, muitas vezes comparadas ao rock 🌛 and roll, com ênfase em estrela bet afiliado harmonias vocais de várias partes e letras de apoio sem sentido (de onde se 🌛 originaria seu nome), que geralmente eram suportado com instrumentação leve.[29] Suas origens estavam nos grupos vocais afro-americanos das décadas de 🌛 1930 e 40, como Ink Spots e Mills Brothers, que tiveram considerável sucesso comercial com arranjos baseados em estrela bet afiliado harmonias 🌛 estreitas. Eles foram seguidos por artista vocais de R&B dos anos 40, como The Orioles, The Ravens e The Clovers, 🌛 que injetaram um forte elemento do gospel tradicional e, cada vez mais, a energia do jump blues. Em estrela bet afiliado 1954, 🌛 quando o rock and roll estava começando a surgir, vários artistas semelhantes começaram a passar das paradas de R&B para 🌛 o sucesso principal, muitas vezes com adição de buzinas e saxofones, como Crows, Penguins, El Dorados e Turbans, todos marcando 🌛 grandes hits.[30] Apesar da explosão subsequente nas gravações de artistas doo wop nos anos 50, muitos não conseguiram traçar ou 🌛 foram artistas de um só sucesso. As exceções incluíam o The Platters, com músicas como "The Great Pretender" (1955) e 🌛 The Coasters com canções humorísticas como "Yakety Yak" (1958),[31] ambas classificadas entre os artistas de rock and roll de maior 🌛 sucesso da época.[30] No final da década, havia um número crescente de cantores brancos, especialmente ítalo-americanos, ocupando o Doo Wop, 🌛 criando grupos totalmente brancos como os Mystics e Dion and the Belmonts, e grupos racialmente integrados como The Del-Vikings e 🌛 The Impalas. O Doo-wop seria uma grande influência na surf music vocal, soul e no início do Merseybeat, incluindo os 🌛 Beatles.[30]
Versões cover
Little Richard em estrela bet afiliado 1957
Muitos dos primeiros sucessos do rock and roll branco foram versões covers ou reescritas parciais 🌛 de canções anteriores do rhythm and blues ou do blues negro. No final dos anos 1940 e no início dos 🌛 anos 1950, a música R&B vinha ganhando uma batida mais forte e um estilo mais selvagem, com artistas como Fats 🌛 Domino e Johnny Otis acelerando os tempos e aumentando a batida de fundo para grande popularidade no circuito de juke 🌛 joint.[33] Antes dos esforços de Freed e outros, a música negra era tabu em estrela bet afiliado muitas rádios de propriedade de 🌛 brancos, mas artistas e produtores rapidamente reconheceram o potencial do rock and roll.[34] Algumas das primeiras gravações de Presley foram 🌛 covers de black rhythm and blues ou blues, como "That's All Right" (um arranjo country de um número de blues), 🌛 "Baby Let's Play House", "Lawdy Miss Clawdy" e "Hound Dog". As linhas raciais, no entanto, são um tanto mais nubladas 🌛 pelo fato de algumas dessas canções R&B originalmente gravadas por artistas negros terem sido escritas por compositores brancos, como a 🌛 equipe de Jerry Leiber e Mike Stoller. Os créditos das composições geralmente não eram confiáveis; muitos editores, executivos de gravação 🌛 e até mesmo gerentes (brancos e negros) inseriam seus nomes como compositores para coletar cheques de royalties.
Covers eram comuns na 🌛 indústria musical da época; tornou-se particularmente fácil pela provisão de licença compulsória da lei de direitos autorais dos Estados Unidos 🌛 (ainda em estrela bet afiliado vigor).[35][36]] Um dos primeiros covers de sucesso relevantes foi a transformação de Wynonie Harris do hit blues 🌛 original de Roy Brown de 1947, "Good Rocking Tonight" em estrela bet afiliado um rock mais vistoso.[37] A tendência mais notável, no 🌛 entanto, foram covers pop brancas de gravações negras de R&B. O som mais familiar dessas capas pode ter sido mais 🌛 palatável para o público branco, pode ter havido um elemento de preconceito, mas as gravadoras voltadas para o mercado branco 🌛 também tinham redes de distribuição muito melhores e eram geralmente muito mais lucrativas..[38] Notoriamente, Pat Boone gravou versões higienizadas de 🌛 canções gravadas por nomes como Fats Domino, Little Richard, The Flamingos e Ivory Joe Hunter. Mais tarde, à medida que 🌛 essas canções se tornaram populares, as gravações dos artistas originais também foram tocadas no rádio.[39]
As versões covers não eram necessariamente 🌛 imitações diretas. Por exemplo, a versão incompleta de Bill Haley de "Shake, Rattle and Roll" transformou o conto humorístico e 🌛 atrevido de amor adulto de Big Joe Turner em estrela bet afiliado um enérgico número de dança adolescente,[40] enquanto Georgia Gibbs substituiu 🌛 o vocal duro e sarcástico de Etta James em estrela bet afiliado "Roll With Me, Henry" (regravada como "Dance With Me, Henry") 🌛 com um vocal alegre, mais apropriado para um público não familiarizado com a canção para a qual a canção de 🌛 James foi uma resposta, "Work With Me, Annie" de Hank Ballard".[41] A versão rock and roll de Elvis de "Hound 🌛 Dog", tirada principalmente de uma versão gravada pela banda pop Freddie Bell and the Bellboys, era muito diferente do blues 🌛 shouter que Big Mama Thornton havia gravado quatro anos antes..[42] Outros artistas brancos que gravaram versões cover de canções de 🌛 rhythm & blues incluem Gale Storm ["I Hear You Knockin'" de Smiley Lewis], The Diamonds ["Little Darlin'" dos Gladiolas, e 🌛 "Why Do Fools Fall in Love?" de Frankie Lymon & the Teenagers"], Crew Cuts ["Sh-Boom" de the Chords', e "Don't 🌛 Be Angry" de Nappy Brown], Fountain Sisters ["Hearts of Stone" de The Jewels] e Maguire Sisters ["Sincerely" de The Moonglows].
Rock 🌛 britânico
Tommy Steele, um dos primeiros roqueiros britânicos, se apresentando em estrela bet afiliado Estocolmo em estrela bet afiliado 1957
Na década de 1950, a Grã-Bretanha 🌛 estava bem posicionada para receber a música e a cultura do rock and roll americano.[44] Compartilhava uma linguagem comum, fora 🌛 exposto à cultura americana por meio do estacionamento de tropas no país e compartilhava muitos desenvolvimentos sociais, incluindo o surgimento 🌛 de distintas subculturas juvenis que, na Grã-Bretanha, incluíam os Teddy Boys e os rockers.[45] Trad jazz se tornou popular, e 🌛 muitos de seus músicos foram influenciados por estilos americanos relacionados, incluindo boogie woogie e blues.[46] A mania do skiffle, liderada 🌛 por Lonnie Donegan, utilizou versões amadoras de canções folk americanas e encorajou muitos da geração seguinte de rock and roll, 🌛 folk, R&B e músicos beat a começar a se apresentar.[47] Ao mesmo tempo, o público britânico estava começando a conhecer 🌛 o rock and roll americano, inicialmente por meio de filmes como Blackboard Jungle (1955) e Rock Around the Clock. (1956).[48] 🌛 Ambos os filmes continham o sucesso de Bill Haley & His Comets, "Rock Around the Clock", que entrou nas paradas 🌛 britânicas no início de 1955 - quatro meses antes de chegar às paradas pop dos Estados Unidos - liderou as 🌛 paradas britânicas no final daquele ano e novamente em estrela bet afiliado 1956, e ajudou a identificar o rock and roll com 🌛 a delinquência adolescente.[49] Artistas americanos de rock and roll, como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly, Chuck Berry e Carl 🌛 Perkins, depois disso, tornaram-se grandes forças nas paradas britânicas.
A resposta inicial da indústria musical britânica foi tentar produzir cópias de 🌛 discos americanos, gravados com músicos de sessão e muitas vezes liderados por ídolos adolescentes.[50] Mais roqueiros britânicos de base logo 🌛 começaram a aparecer, incluindo Wee Willie Harris e Tommy Steele.[50] Durante este período, o rock and roll americano permaneceu dominante; 🌛 no entanto, em estrela bet afiliado 1958, a Grã-Bretanha produziu estrela bet afiliado primeira estrela e canção rock and roll "autêntica", quando Cliff Richard 🌛 alcançou o número 2 nas paradas com "Move It".[51] Ao mesmo tempo, programas de TV como Six-Five Special e Oh 🌛 Boy! promoveu as carreiras de roqueiros britânicos como Marty Wilde e Adam Faith.[50] Cliff Richard e estrela bet afiliado banda de apoio, 🌛 The Shadows, foram os artistas caseiros de rock and roll mais bem-sucedidos da época.[52] Outros artistas principais incluem Billy Fury, 🌛 Joe Brown e Johnny Kidd & the Pirates, cujo hit de 1960 "Shakin 'All Over" se tornou um standard do 🌛 rock and roll.[50]
Como o interesse pelo rock and roll estava começando a diminuir na América no final dos anos 1950 🌛 e início dos anos 1960, ele foi assumido por grupos nos principais centros urbanos britânicos como Liverpool, Manchester, Birmingham e 🌛 Londres.[53] Quase ao mesmo tempo, uma cena de blues britânico se desenvolveu, inicialmente liderada por seguidores puristas do blues, como 🌛 Alexis Korner e Cyril Davies, que foram diretamente inspirados por músicos americanos como Robert Johnson, Muddy Waters e Howlin' Wolf.[54] 🌛 Muitos grupos se moveram em estrela bet afiliado direção à música beat de rock and roll e rhythm and blues do skiffle, 🌛 como os Quarrymen que se tornaram os Beatles, produzindo uma forma de revivalismo do rock and roll que os levou 🌛 e muitos outros grupos ao sucesso nacional por volta de 1963 e internacional sucesso de 1964, conhecido na América como 🌛 a invasão britânica.[55] Os grupos que seguiram os Beatles incluíram Freddie and the Dreamers, com influência beat, Wayne Fontana e 🌛 Mindbenders, Herman's Hermits e Dave Clark Five. Os primeiros grupos de rhythm and blues britânicos com mais influências de blues 🌛 incluem Animals, Rolling Stones e Yardbirds.[56]
Impacto cultural
Alan Freed, também conhecido como "Moondog", é creditado como o primeiro a utilizar a 🌛 expressão "rock and roll" para descrever a música rhythm and blues tocada para uma audiência multirracial. Enquanto trabalhava como DJ 🌛 na estação de rádio WJW, em estrela bet afiliado Cleveland, ele também organizou o primeiro grande concerto de rock and roll, o 🌛 "Moondog Coronation Ball", em estrela bet afiliado 21 de março de 1952.[57] Posteriormente, Freed organizou muitos concertos de rock and roll marcados 🌛 pela presença tanto de brancos quanto de negros, contribuindo ainda mais para introduzir estilos musicais afro-americanos para um público mais 🌛 vasto.
Tensões raciais
O rock and roll surgiu em estrela bet afiliado uma época em estrela bet afiliado que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam 🌛 próximos de vir à tona. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação de escolas e instalações públicas. A doutrina racista 🌛 "separate but equal" foi nominalmente derrubada pela Suprema Corte dos Estados Unidos em estrela bet afiliado 1954, mas a difícil tarefa de 🌛 fazer respeitar a decisão estava por vir. Este novo gênero musical combinando elementos das músicas branca e negra inevitavelmente provocou 🌛 fortes reações.
Depois do "The Moondog Coronation Ball", as gravadoras logo compreenderam que havia mercado formado pelo público branco para a 🌛 música negra que estava para além das fronteiras estilísticas do rhythm and blues. Mesmo o preconceito considerável e as barreiras 🌛 raciais não podiam barrar as forças do mercado. O rock and roll tornou-se um sucesso de um dia para outro 🌛 nos Estados Unidos, repercutindo no outro lado do Oceano Atlântico e, talvez, culminando em estrela bet afiliado 1964 com a "Invasão Britânica".
Os 🌛 efeitos sociais do rock and roll foram massivos mundialmente, influenciando estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Além disso, pode 🌛 ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis, porque tanto os jovens norte-americanos brancos como os negros gostavam do 🌛 gênero, que ainda derivou muitos estilos musicais: soul music, funk, progressivo, punk, heavy metal e alternativo.
Cultura teen
"There's No Romance in 🌛 Rock and Roll" na capa da revista em estrela bet afiliado quadrinhos True Life Romance de 1956
Um ídolo teen geralmente é um 🌛 artista que atrai um grande número de seguidores, principalmente adolescentes do sexo feminino, devido à estrela bet afiliado boa aparência, apelo sexual 🌛 além de suas qualidades musicais. Um bom exemplo é Frank Sinatra na década de 1940, embora um exemplo anterior possa 🌛 ser Rudy Vallée. Com o nascimento do rock and roll, Elvis Presley se tornou um dos maiores ídolos teen de 🌛 todos os tempos. Seu sucesso levou os promotores de eventos à criação deliberada de novos ídolos, tais como Frankie Avalon 🌛 e Ricky Nelson. Outros músicos daquela época também atingiram popularidade.
Devido ao sucesso de muitos outros artistas, como os Beatles e 🌛 os Monkees, no meio teen, foram criadas algumas revistas orientadas exclusivamente ao público jovem (por exemplo 16 Magazine e Tiger 🌛 Beat). Essas publicações mensais estampavam um ídolo teen na capa, bem como fotografias atraentes, uma seção de "Perguntas & Respostas", 🌛 e uma lista de predileções (ou seja, cor favorita, comida favorita etc).
Os ídolos teen também influenciaram na produção de desenhos 🌛 animados matutinos a brinquedos, entre outros produtos. No auge da popularidade dos Beatles, não era incomum ver perucas inspiradas no 🌛 corte de cabelo, por exemplo.
Militar
Durante a guerra do Vietnã, o termo "Rock and Roll" se referia ao disparo com uma 🌛 arma automática (geralmente o fuzil M-16), empunhando a arma no quadril como uma guitarra. Era muitas vezes utilizado o termo 🌛 "Let's Rock and Roll".[58]
Estilo de dança
Desde o seu início na década de 1950 até o início dos anos 1960, a 🌛 música rock and roll gerou novos estilos de danças. Adolescentes encontraram, no ritmo irregular do Contratempo, a brecha para reavivar 🌛 a dança jitterbug da era das big bands. Danças Sock-hops, de ginásio ou de festas em estrela bet afiliado porões residenciais tornaram-se 🌛 uma mania, e os jovens norte-americanos assistiam ao programa de televisão American Coreto, apresentado por Dick Clark, para se manter 🌛 atualizados sobre os mais recentes estilos de dança e moda. A partir de meados dos anos 1960, quando o rock 🌛 and roll gradualmente tornou-se rock, este influenciou danças de gêneros musicais seguintes, começando pelo twist, e conduziu em estrela bet afiliado direção 🌛 ao funk, disco, house, techno e hip-hop.[59]
Ver também
Referências
Ligações externas