Atualmente a população brasileira observa a diminuição constante do tempo livre do trabalhador, estabelecendo uma relação muito forte no seu 🧾 tempo livre com a atividade profissional do dia.
O tempo livre não deve ser vivido na anomia, pobreza e carência educativa, 🧾 pois tais fatores propiciam o surgimento de patologias individuais e sociais.
Para que o tempo livre seja significante, é importante que 🧾 esteja associado a outras dimensões facilitadoras, pois o tempo é considerado um pré-requisito ao lazer.
O esporte lazer tem como princípio 🧾 o prazer lúdico e a ocupação do tempo livre e da liberdade.
É notável o crescimento do esporte lazer em nossa 🧾 sociedade.
Diferente do esporte de rendimento, que prioriza a participação dos talentos, o esporte lazer tem a estrela bet cartao de credito essência no prazer, 🧾 na descontração, na diversão e no bem estar em decorrência do seu caráter desinteressado, sendo considerado um excelente meio de 🧾 convivência harmoniosa.
A relevância do esporte lazer na vida do trabalhadorIntrodução
Atualmente a população brasileira observa a diminuição constante do tempo livre 🧾 do trabalhador.
Mesmo quando ele não está trabalhando, percebe-se uma relação muito forte no seu tempo livre com a atividade profissional 🧾 do dia.
Com a revolução tecnológica, os profissionais têm ao seu dispor máquinas, equipamentos e computadores.
No entanto, segundo De Masi (2001), 🧾 tem-se a sensação de que o homem tem muito menos tempo para o lazer do que no passado.
Embora este problema 🧾 não seja uma novidade, é notável a preocupação de estudiosos desse século em contribuir para a análise e interpretação desse 🧾 fenômeno social.
Diante da seriedade da questão, muitos autores, a partir do advento da Sociedade Industrial, escreveram muito sobre o assunto.
No 🧾 fim do século XIX na Europa, pelo fato dos operários serem desrespeitados profissionalmente, surge o primeiro manifesto literário sobre o 🧾 lazer pelo socialista Lafargue.
Mas somente nas primeiras décadas do século XIX, iniciou-se a sistematização dos estudos do lazer nos Estados 🧾 Unidos e na Europa.(MARCELINO, 1996).
Marcelino (1996) entende que o contexto histórico no pós-guerra contribuiu para uma nova dimensão nos estudos 🧾 sobre o lazer, mas antes disso, no período de 1932 a 1938, a questão foi trabalhada por autores como Bertrand 🧾 Russel, Huizinga e Veblen.
Nos anos 50, no entanto, o lazer se sistematiza como estudo nas sociedades industriais capitalistas ou não, 🧾 em diversos trabalhos.
Em trabalhos mais recentes, destaca-se o francês Jofre Dumazedier com grande dedicação ao tema em pesquisas no Mundo 🧾 com influências no Brasil.
O lazer recebe muitas classificações controvertidas, devido ao número de propostas.
No Brasil, entende-se que o lazer está 🧾 restrito a atividades esportivas, recreativas e culturais.(CAMARGO, 1994).
Não existem critérios para essa classificação.
A mais aceita é a de Dumazedier que 🧾 leva em conta os princípios de interesse cultural em cada atividade de lazer subdividindo-as em físicas, manuais, intelectuais, artísticas e 🧾 sociais.
O lazer deve ser estudado numa perspectiva transdisciplinar em razão do seu conteúdo transcender as razões disciplinares.
Para Bellefleur (apud PADILHA, 🧾 2004), o lazer não pode ser estudado isoladamente, pois o assunto está inscrito numa abordagem global do comportamento do ser 🧾 humano contribuindo para o desenvolvimento da vida pessoal e coletiva.
Observou-se nas explicações da história do lazer que o esporte surge 🧾 nas classes burguesas nos ambientes de trabalho na Europa, numa perspectiva democrática, desinteressada e prazerosa.
No entanto, no decorrer do processo 🧾 histórico ele vai se apropriando de interesses capitalistas em transformá-lo num elemento importante pela busca da produtividade e eficácia em 🧾 interesses pela manutenção do status quo das classes dirigentes.
Diante disso, o bem estar social da classe trabalhadora foi diminuindo e 🧾 contribuindo para um aumento do stress, do isolamento social, do sedentarismo e alimentação desiquilibrada.
Segundo De Masi (apud MOREIRA, 2003), é 🧾 o projeto da nova sociedade, a Pós-Industrial, que deixará de se preocupar com a necessidade demasiada de produzir riquezas, fenômeno 🧾 que prevaleceu nos últimos duzentos anos da história da humanidade, produzindo então nessa nova sociedade, atitudes de solidariedade e hospitalidade 🧾 e trabalhando na conscientização das pessoas na distribuição da riqueza produzida.
O tempo livre do trabalhador
O tempo no desenvolvimento da sociedade 🧾 percorreu vários estágios.
Foi cíclico, descontínuo e qualitativo até chegar num sentido linear, qualitativo e contínuo.
(MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O homem substituiu 🧾 os elementos do tempo cíclico como o sol, a lua e as estrelas por instrumentos de sincronização como o relógio.
Destarte, 🧾 houve uma revolução na vida das pessoas no sentido de adaptação a um tempo de precisão para as tarefas no 🧾 trabalho, enquanto que no passado o trabalho tinha momentos de intensidade alta alternados com momentos de ociosidade.
O relógio surgiu no 🧾 século XIII na Europa e foi multiplicado no século XIV em praças públicas, o que marcou significativamente a relação estreita 🧾 do tempo e trabalho.
Nessa época, o tempo se relacionava estreitamente com o trabalho, considerando-se como o elemento fundamental para a 🧾 organização e produtividade (MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O tempo foi um elemento fundamental para todas as épocas envolvidas nesse estudo.
Aos poucos 🧾 ficou evidente que o tempo da Era Pré-Industrial, que era contemplativo, foi substituído por um tempo estressante, do acúmulo de 🧾 riquezas na era industrial.
"Ao longo de uma vida se estuda durante quinze ou vinte anos, para depois trabalhar durante trinta 🧾 anos e fazer bem pouco ou quase nada naquele tempo que nos resta, antes de morrer" (DE MASI, 2000).
O tempo 🧾 livre não deve ser vivido na anomia, pobreza e carência educativa.
Neste caso haverá uma maior manifestação de vacuidade facilitando o 🧾 surgimento de patologias individuais e sociais.
Para que o tempo livre seja significante, é importante que esteja associado a outras dimensões 🧾 facilitadoras, como a distribuição de renda e o nível de educação e de saúde.
O tempo livre, se não for bem 🧾 aproveitado, pode sofrer um efeito perverso, como, por exemplo, o tédio.
O tempo é também considerado um pré-requisito ao lazer, mas 🧾 torna-se insuficiente quando o indivíduo não dispõe de direito à liberdade na sociedade (PADILHA, 2004).
Na Grécia Antiga os gregos chamavam 🧾 o tempo livre de ócio, dando a este termo um enfoque especificamente não-físico.
Para eles trabalho era tudo o que fazia 🧾 suar, com exceção do esporte.
Apenas trabalhava um cidadão de segunda classe ou escravo.
Os cidadãos de primeira classe tinham o privilégio 🧾 de participarem das atividades não físicas, como a política, o estudo, a poesia e a filosofia.(DE MASI, 2000).
No período de 🧾 Péricles, cada cidadão ateniense tinha a seu dispor uma média de sete escravos, que lhe permitia uma dedicação ao estudo, 🧾 à ginástica, a gestão da coisa pública, a filosofia e a estética.
Hoje se calcula que nos países industrializados, com base 🧾 em revoluções tecnológicas, os habitantes têm a disposição máquinas, equipamentos, computadores, que se equivalem aproximadamente a trinta e três escravos.
No 🧾 entanto, tem-se a sensação de que o homem tem muito menos tempo do que no passado para o cultivo ao 🧾 lazer (DE MASI, 2001).
O trabalho, dentro dos limites da dignidade humana, do ócio e do lazer, é uma atividade imprescindível 🧾 à construção da humanidade.
Segundo Lafargue (apud DE MASI, 2001, p.
29), o trabalho é "um ótimo tempero para o ócio".
Com esse 🧾 enfoque, o trabalho cumpre a função de proporcionar as funções vitais ao ser humano, permitindo, então, maior oportunidade do indivíduo 🧾 usufruir com qualidade o seu tempo livre, desenvolvendo a estrela bet cartao de credito personalidade integral, física e mental.
Dessa forma, o termo ócio foi 🧾 sendo substituído no mundo contemporâneo pelo termo francês loisir e pelo termo lazer no idioma português (DUMAZEDIER apud EMMENDOERFER, 2002).
Percebe-se 🧾 que existe na sociedade uma necessidade em usufruir o lazer, articulando-o com o tempo livre e com os direitos trabalhistas, 🧾 como férias, descanso remunerado e descanso semanal.
Quando o tempo livre é suprimido pelas leis do sistema capitalista, o trabalhador se 🧾 aproxima mais da escravidão (LAMES, 2006).
O termo 'tempo livre', conforme Lames (2006), indica para uma pseudo autonomia, uma vez que 🧾 para se dispor de uma autonomia é necessário ter liberdade.
Neste sentido, o termo 'tempo disponível' tem sido o mais utilizado 🧾 por seu significado absorver o momento de utilização do lazer no tempo permitido.
Talvez, fosse mais correto falar em tempo disponível.
Mesmo 🧾 assim, permanece a questão da consideração do lazer, como esfera permitida e controlada da vida social, o que provocaria a 🧾 morte do lúdico, e a ocorrência do lazer marcada pelas mesmas características alienantes verificadas em outras áreas da atividade humana 🧾 (MARCELINO, 1996).
Na Revolução Industrial que o tempo foi marcante no sentido da produtividade, um tempo mecânico e preciso, diferente da 🧾 época em que o artesão produzia um artefato em seu atelier, ao lado da estrela bet cartao de credito moradia, sem grandes preocupações com 🧾 o tempo.
A atividade profissional era exercida em seu tempo natural.
O relógio foi considerado o principal instrumento no trabalho social, nas 🧾 funções de coordenação e controle (MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O tempo da Revolução Pós-Industrial
Vive-se no momento uma revolução de época, o 🧾 nascimento da Revolução Pós-Industrial, que privilegia a produção de bens imateriais - serviços, informações e idéias - ao contrário das 🧾 Revoluções anteriores, como a Agrícola e a Industrial que, respectivamente, valorizavam a terra e a produção em série, sendo esta 🧾 ultima, influenciada pela evolução tecnológica, pela globalização e, muito especialmente, pelos meios de comunicação.
A globalização se faz presente a todo 🧾 instante, em qualquer parte do mundo.
Os meios de comunicação de massa, a ciência e a cultura estão altamente interligados.
A vida 🧾 inteira é globalizada na música, nos filmes e nos consumos.
A globalização também representa um caráter de exploração e colonização perene 🧾 sobre os países de terceiro mundo (DE MASI, 2000).
O tempo livre na lógica de Alexandre Koyre (apud DE MASI, 2000) 🧾 reflete um significado tradicional ao afirmar que a civilização nasce do tempo livre e do jogo.
Conforme De Masi (2000), essa 🧾 afirmação foi mais bem aceita no passado, pelo fato do trabalho em estrela bet cartao de credito maioria provocar cansaço pelo esforço físico, e 🧾 por ser fácil a distinção com o trabalho, permitindo assim uma contraposição aos valores que Henry Ford pregou, quando sugeriu 🧾 aos trabalhadores da época que não misturassem o jogo com o trabalho.
Foi a indústria que separou o lar do trabalho, 🧾 a vida das mulheres da vida dos homens, o cansaço da diversão.
Foi com o advento da indústria que o trabalho 🧾 assumiu uma importância desproporcionada, tornando-se a categoria dominante na vida humana, em relação a qual qualquer outra coisa – família, 🧾 estudo, tempo livre – permaneceu subordinada (DE MASI, 2000).
Segundo De Masi (2000), o trabalho deve se misturar ao jogo para 🧾 evitar a privação da dimensão cognoscitiva e da ludicidade, permitindo uma facilitação à plenitude da atividade humana através da associação 🧾 do trabalho, do estudo e do jogo.
Este autor cita o exemplo de um pensamento Zen, ao afirmar que a arte 🧾 de viver reside no fato de observar a pouca distinção entre trabalho e tempo livre, entre mente e corpo, educação 🧾 e recreação, amor e religião.
Portanto, entende-se que o sujeito procura a excelência em qualquer atividade deixando para os outros decidirem 🧾 se está trabalhando ou se divertindo, acreditando que realiza sempre as duas coisas ao mesmo tempo.
O Estado de Bem Estar 🧾 Social
Entende-se como bem estar a integração dos componentes mentais, físicos, espirituais e emocionais do Ser.
Todo bem estar é maior que 🧾 as partes que o compõem e fruto de uma avaliação subjetiva e individual (SEAWARD, apud NAHAS, 2001).
A grande finalidade do 🧾 bem estar social está na garantia, no mínimo, de dignidade ao ser humano, principalmente, com relação a emprego, serviços de 🧾 saúde, habitação, vestuário, alimentação, educação, previdência social e lazer.
O estado de Bem Estar é o conjunto de serviços e benefícios 🧾 sociais promovidos pelo Estado, como forma de equilíbrio entre as forças de mercado e a garantia de estabilidade social relativa.
A 🧾 sociedade recebe benefícios sociais suficientes para uma estruturação material e de padrão de vida, como mecanismo de defesa aos efeitos 🧾 negativos da estrutura capitalista excludente.
Os primeiros a usarem a expressão "Estado de Bem Estar" foram os jornalistas ingleses, chegando mais 🧾 tarde aos bancos acadêmicos para uma discussão mais aprofundada acerca de estrela bet cartao de credito sustentabilidade (GOMES, 2006).
No período pós-guerra, segundo (OUTHWAITE & 🧾 BOTTOMORE apud GOMES, 2006) a expressão ganhou força como proposta institucional do Estado para suprir alguns objetivos no combate aos 🧾 cinco males da sociedade: a escassez, a doença, a ignorância, a miséria e a ociosidade.
O mesmo Estado que alcançou o 🧾 sucesso no pós-guerra, no período final dos anos de 1960, tornou-se inoperante por não acompanhar o crescimento econômico avassalador, provocando 🧾 a falência na categoria do estado de Bem-Estar.
Destarte, em um primeiro momento a globalização da economia procura a possibilidade de 🧾 bem-estar e, em um segundo momento, tem-se observado que o fracasso social de muitas pessoas tem sido marcante.
O estado de 🧾 Bem Estar foi entendido também como um desenvolvimento de forças de produção numa ação planejadora no combate aos monopólios tornando-se 🧾 um grande agente na economia capitalista, numa concepção mais fundamentada.
O estado de Bem Estar Social teve ainda como conseqüência a 🧾 formação da previdência social em decorrência das lutas de classes dos trabalhadores.
Segundo Keynes (apud GROPPO, 2005), os Estados passaram a 🧾 interferir na economia no sentido de manter o emprego pleno, estimulando o crescimento das empresas com juros baixos aos financiamentos 🧾 e contribuiu no aumento proporcional do número de empregados e na implantação de estatais para acolhimento dos mesmos.
Seguindo esta discussão, 🧾 João Boaventura Santos (apud GROPPO, 2005) chamou de Reformismo o movimento operário que impedia a redução do social à lógica 🧾 do mercado econômico.
Portanto, o Estado reformista nos termos de Boaventura é o que Groppo (2005) chamou de "Estado de Bem 🧾 Estar".
A crise do capitalismo na década de 70 deu origem ao estado de Bem Estar, que teve estrela bet cartao de credito origem na 🧾 Europa, chegando logo em seguida aos Estados Unidos com o objetivo de garantir a sociedade de bem estar, saúde, esporte, 🧾 lazer, habitação e emprego.
A grande finalidade do bem estar social está na garantia no mínimo de dignidade ao Ser humano, 🧾 principalmente, com relação a emprego, serviços de saúde, habitação, vestuário, alimentação, educação, previdência social e lazer.
Ainda que o estado de 🧾 Bem Estar tenha encontrado sérias dificuldades durante a estrela bet cartao de credito implantação, possibilitou, em muitos casos, conforme Ferraro & Veronez (apud MASCARENHAS, 🧾 2004) o acesso ao trabalho, a educação e ao lazer.
As Instituições, como o SESC e o SESI, com apoio de 🧾 sindicatos, impulsionaram a cultura do lazer no universo das empresas relacionadas à indústria e ao comercio respectivamente.
O Brasil, que vivia 🧾 nos anos 70 a fase o estado de Bem Estar, antecipava uma concepção conhecida como neoliberal, como defesa do mercado, 🧾 que se manifestou significativamente a partir dos anos 90.
O Brasil vive uma inversão de valores assumindo uma política de Estado 🧾 Mínimo.
Com isso, o Estado passa a reduzir os investimentos realizados anteriormente nos setores específicos das políticas sociais.
Segundo Mascarenhas (2004), o 🧾 país sofreu uma queda de 27% nos investimentos dirigidos as políticas sociais engrossando a fila dos "sem lazer".
Argumenta-se, a partir 🧾 de tal orientação, que as políticas de bem-estar, mais que minimizar as desigualdades inerentes a qualquer sistema social, ao contrário, 🧾 potencializam-nas, premiando a dependência e a acomodação em detrimento da valorização das iniciativas individuais.
Isto se traduz, perversamente, por um processo 🧾 de naturalização das desigualdades.
Para os neoliberais, portanto, nada é mais positivo que a competitividade subjacente à desigualdade, pois é a 🧾 partir dela que os indivíduos são levados a conquistarem melhores condições de vida (MASCARENHAS, 2004).
Neste sentido, poucas pessoas tiveram acesso 🧾 ao lazer.
Visto que o lazer assumiu uma função de mercadoria, sendo conhecida, segundo Mascarenhas (2004), como "merco lazer".
Criando-se uma esfera 🧾 diferente dos valores do lazer, que foram amplamente divulgados em trabalhos de Dumadezier (1976), como Descanso, Diversão e Desenvolvimento, foi 🧾 aos poucos cedendo espaço para a cultura do "merco lazer", que inspirou no capitalismo o fenômeno da mais valia, priorizando 🧾 os lucros da indústria do lazer.
Neste processo o lazer ganhou algumas formas de manifestação direcionadas em decorrência das diversas classes 🧾 sociais.
Considerações finais: lazer e esporte, a combinação perfeita
O esporte lazer tem como princípio o prazer lúdico e a ocupação do 🧾 tempo livre e da liberdade.
Também é conhecido como esporte-participação.
Sua maior finalidade é promover o bem-estar dos participantes sem grandes compromissos 🧾 com regras institucionais.
As pessoas que praticam o esporte-lazer desenvolvem um espírito de socialização muito grande, uma vez que a participação 🧾 é livre, sem privilégios para os talentos, favorecendo a inclusão de todos (TUBINO, 2006).
O esporte como participação na comunidade tem 🧾 se justificado pela estrela bet cartao de credito enorme capacidade de promover satisfação e prazer, além de promover o desenvolvimento humano por meio de 🧾 atividades que levam ao entendimento de valores como o respeito, a solidariedade e espírito de equipe.
Atualmente, é evidente a relevância 🧾 do esporte como um dos maiores fenômenos deste século, principalmente, quando deixa de priorizar o rendimento passando a incorporar em 🧾 seus conceitos valores da educação e bem estar social (TUBINO, 2001).
Na verdade o esporte lazer, diferente do esporte de rendimento, 🧾 que privilegia os talentos e mantém rígidas suas normas internacionais, tem como característica principal a democracia, que determina a prática 🧾 por qualquer pessoa, em qualquer lugar, no tempo livre, sozinho ou com parceiros, de acordo com um ou vários objetivos 🧾 e regras convencionais, durante toda a vida (DIECKERT apud MARTINS, et al., 2002).
O esporte como lazer proporciona aos participantes um 🧾 alívio para as tensões adquiridas durante o trabalho e na família.
Os conflitos adquiridos pelo estresse, relacionados aos fenômenos sociais da 🧾 vida moderna, normalmente, podem ser resolvidos pelas tensões miméticas das atividades do lazer.
Observa-se que os indivíduos escolhem os esportes de 🧾 acordo com suas preferências emocionais e afetivas, constituição física, capacidades físicas e laços de parentesco.
Após a prática evidencia-se um total 🧾 relaxamento do corpo e um cansaço bom (ELIAS & DUNNING, 1992).
É notável o crescimento do esporte lazer em nossa sociedade.
Diferente 🧾 do esporte de rendimento, que prioriza a participação dos talentos, o esporte lazer tem a estrela bet cartao de credito essência no prazer, na 🧾 descontração, na diversão e no bem estar em decorrência do seu caráter desinteressado.
Destarte, é considerado um excelente meio de convivência 🧾 harmoniosa.
Diante da estrela bet cartao de credito prática, é possível observar nos participantes os efeitos do bem estar social.
Por ser uma prática voluntária e 🧾 opcional, os participantes conseguem passar por momentos de diversão, descontração e desenvolvimento pessoal.
É um espaço para a criação dos desejos.
Por 🧾 alguns instantes, o praticante foge de todas as amarras que a sociedade impõe, e diante da liberdade de ação, o 🧾 praticante passa por fortes emoções que contribuem para a melhoria da estrela bet cartao de credito qualidade de vida.
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