Clube Atlético Sorocaba é uma agremiação esportiva da cidade de Sorocaba, fundada em 21 de fevereiro de 1991.
Tinha como suas 💱 cores o amarelo e vermelho, advindas da bandeira sorocabana.
Tem no seu currículo participações em quatro edições da divisão principal do 💱 Campeonato Paulista; em uma edição da Copa do Brasil em 2009, além de várias vezes também estar presente na Série 💱 C do Campeonato Brasileiro.
Seu principal título é a Copa Paulista conquistada em 2008.
Com bons investimentos nas categorias de base, em 💱 2009 o Galinho pela primeira vez conseguiu chegar até as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior.
Em 💱 30 de novembro de 2016 a equipe profissional licenciou-se das competições profissionais da FPF.[4][5]
Basquete e vôlei [ editar | editar 💱 código-fonte ]
A História do clube está intimamente ligada à história do basquete feminino em estrela bet e boa época de ouro no Brasil.
O 💱 clube surgiu inicialmente com a criação do time de Basquete feminino na cidade, que tinha como objetivo divulgar o esporte 💱 e o lazer.
Na ocasião, a equipe ainda tinha o nome de Clube Atlético Minercal.
Durante a década de 1980 a equipe 💱 possuía um elenco invejável, com estrelas como Hortência (que permaneceria no clube por nove anos)[6][7], Marta, Ana Mota, Branca, Janeth, 💱 Adriana, Vânia, Vanira, Cíntia Tuiú, Alessandra e Claudinha.
Durante os Jogos Panamericanos de Cuba em 1991, das 12 jogadores da seleção, 💱 6 defendiam o time sorocabano.
Um time com uma qualidade técnica dessa, só poderia resultar em uma trajetória de sucesso, com 💱 a conquista de vários títulos nas principais competições que disputara.
Durante os anos 1980 e 1990, o Clube Atlético Sorocaba (jogando 💱 como Minercal, Constecca/Sedox e Leite Moça) faturou cinco títulos estaduais, três nacionais, um Sul-Americano e um Mundial de Clubes no 💱 basquete.
[7] O clube fechou as portas do basquete no fim de 1993.[7]
Em 1993, através de uma parceria do Atletico Sorocaba 💱 com a Nestlé para maior divulgação do Leite Moça, foi criada uma equipe feminina de vôlei na cidade, e a 💱 história também não foi muito diferente da do basquete.
Atletas como Ana Moser, Karin Negrão, Fernanda Venturini e Ana Paula passaram 💱 pela cidade, trazendo mais tantos troféus como os do Campeonato Brasileiro e do Mundial Interclubes.
Início do futebol [ editar | 💱 editar código-fonte ]
Em 15 de março de 1993, finalmente surge o futebol, com a fusão da equipe de futebol masculina 💱 com o Clube Atlético Barcelona[8] e também a união com o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube.
A primeira ideia era 💱 reformar o Estádio Euzébio Moreno, onde jogava o Barcelona, mas o local era muito pequeno e não se permitia ampliações 💱 para a construção de arquibancadas com capacidade para 5 mil pessoas, como exigia a Federação Paulista de Futebol.
Então as reformas 💱 começaram em ritmo frenético para adequar às condições exigidas pela FPF e com isso, o investimento total da reforma ficou 💱 em torno de 70 mil dólares.
As cores, vermelha e amarela, coloriram o Estádio, que finalmente estava pronto para receber seis 💱 mil pessoas e passar a sediar os jogos do então recém nascido clube de futebol.[9]
Era 26 de setembro de 1993, 💱 o Estádio do Estrada de Ferro foi inaugurado, completamente lotado, utilizando estrela bet e boa capacidade máxima de seis mil lugares, refletindo o 💱 desejo da população sorocabana e região em conhecer o novo time e agitar as bandeiras vermelhas e amarelas, distribuídas na 💱 entrada deste novo palco de espetáculo.
O primeiro jogo oficial neste estádio após a 'reforma' foi vencido pelo Atlético por 4 💱 a 1 contra o Garça.
E a partir de então começa uma sequência de vitórias que levaram o Atlético à conquista 💱 ao acesso, graças a vaga dada ao campeão do Quadrangular Extra, realizado pela Federação Paulista, onde as equipes que ficaram 💱 em 2º nos grupo tiveram uma 2ª chance de acesso Série A3 do futebol paulista.
E no ano seguinte foi investido 💱 mais de um milhão de dólares na construção de arquibancadas de concreto, ampliando a capacidade de público para 15 mil 💱 lugares.
Em 1993, a forte equipe criada teve em seu elenco Serginho Chulapa[5], que ajudou e muito com seus gols na 💱 disputa da Segunda Divisão do Futebol Paulista e garantir o acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista ano seguinte.[10]
A 💱 difícil trajetória [ editar | editar código-fonte ]
Em 1994 o time terminou em quarto lugar no Campeonato Paulista da Série 💱 A3.
Houve altos investimentos, mas não surtiram efeito desejado.
Em 1995, em meio a séries de contratempos e dificuldades financeiras, o time 💱 não foi bem.
Neste mesmo ano o São Bento foi rebaixado para a série B, fato este que não se concretizou 💱 porque as equipes que subiram para a A3 não possuíam Estádio para 15 mil pessoas exigido pela FPF.
Atlético e São 💱 Bento, portanto, continuavam na mesma divisão, a Série A3.
O primeiro Centro de Treinamento [ editar | editar código-fonte ]
Em novembro 💱 de 1996, em função da grave crise financeira, o Dr.
Caracante decidiu utilizar o espaço ocioso que antes era ocupado por 💱 estrela bet e boa Empresa de Cosméticos, a Palermont, situada à Rodovia João Leme dos Santos- estrada para Salto de Pirapora- a abrigar 💱 todas as categorias de futebol e escritórios no mesmo local, concentrando atletas, funcionários e diretoria em um único lugar, tornando 💱 este local o Centro de Treinamento do Clube.
No período de 1996 a 1999, com a crise financeira ainda persistindo, o 💱 time apenas lutou para se manter na Série A3 do Campeonato Paulista.
Embora, em 1997, uma luz parecesse acender no final 💱 do túnel, através do então diretor Edgar Moura, que trouxe o patrocínio da empresa Wanel.
Mas, o sonho durou apenas cinco 💱 meses, com a Wanel patrocinando parcialmente o time profissional.
Sem empresas patrocinando de maneira contínua o futebol, ficava muito difícil a 💱 sobrevivência.
A saída foi então priorizar as categorias de base, com o intuito de revelar jogadores que pudessem ser utilizados no 💱 time profissional ou até mesmo como fonte de renda do clube.
Neste tempo surgiram jogadores revelados como Evilar, Éder, Brasília, Ednei 💱 (hoje preparador de goleiro do time profissional), Anderson, Alemão, Taquá, entre outros.
No final de 1999 refloresce a esperança com um 💱 novo patrocinador, a empresa Lucky, que pretendia divulgar os salgadinhos "Torcida".
Naquele ano o Atlético terminou o 1º turno em excelente 💱 colocação, mas não conseguiu repetir a mesma campanha no segundo turno e acabou escapando por muito pouco do rebaixamento, fazendo 💱 uma das piores campanhas de estrela bet e boa história.
Anos de ouro [ editar | editar código-fonte ]
Depois de anos figurando na Série 💱 A3 do Campeonato Paulista, nos anos 2000 é eleita uma nova diretoria a fim de reestruturar o Atlético e voltar 💱 aos trilhos novamente.
Foi então adquirido pela Igreja da Unificação do Reverendo Moon, que indicou o Presidente.
Tanto que foi no ano 💱 de 2001 que foi o ano de ouro com o tão aguardado acesso para a Série A2, além da participação 💱 na Copa São Paulo de Futebol Júnior e goleando o Inter de Porto Alegre por 4x1.
Ainda 2002, o time fez 💱 uma boa campanha também na Série C do Campeonato Brasileiro sendo eliminado pelo Marília na 3ª Fase, e com a 💱 base da Série C, em 2003 o Atlético conseguiu o acesso a Série A1 do Campeonato Paulista de 2004 com 💱 o vice-campeonato.[11][12][13]
Em 2006, num jogo contra o Santacruzense pela Copa Federação do Estado de São Paulo, um gol feito pelo 💱 gandula foi validado pela juíza Silvia Regina de Oliveira, com auxílio do bandeirinha Marco Antonio de Andrade Motta Jr.[14]
Partida entre 💱 Atlético de Sorocaba e Palmeiras, em 2014, disputada no Estádio Walter Ribeiro
Década de 2010 e Fim das atividades [ editar 💱 | editar código-fonte ]
No dia 29 de abril de 2012, o Atlético Sorocaba consegue novamente o acesso para A1 do 💱 Paulista, sob o comando de Fernando Diniz, quando o Atlético atacava desde o início do jogo, que teve a classificação 💱 garantida aos 54 minutos na cobrança de um pênalti.
[15][16] Na campanha do acesso naquele ano, o Atlético Sorocaba fez 25 💱 jogos, com 14 vitórias, três empates e oito derrotas.
[5][15] Apesar do terceiro lugar na Série A2 e do acesso conquistado 💱 à elite do Paulistão, Fernando Diniz acabou demitido do Atlético Sorocaba no segundo semestre de 2012.[5][15][17]
Em 2014, porém, o Galo 💱 Sorocabano foi novamente rebaixado à Série A2 do Campeonato Paulista, após uma melancólica derrota para o Corinthians, no Estádio do 💱 Pacaembu.
Neste ano, várias apostas em medalhões do futebol e a escassez de recursos oriundos da igreja da Unificação Pela Paz 💱 Mundial selaram o destino do jovem time sorocabano.[18]
O clube, com o Governo do Estado de São Paulo, construiu dois hotéis 💱 onde seleção da Argélia se hospedou durante a Copa do Mundo de 2014.[5]
Em 2016, foi rebaixado para a Série A3 💱 do Campeonato Paulista.
[19] O dia 3 de abril de 2016 marcou a última partida oficial do Atlético Sorocaba, o empate 💱 sem gols com a Portuguesa.
[5] Logo após o rebaixamento, a diretoria anunciou que o clube licenciou-se das competições profissionais motivado 💱 pela falta de recursos financeiros.[20]
Entre 1993 e 2016, ao todo foram 808 jogos com 312 vitórias, 234 empates e 262 💱 derrotas.[5]
O maior rival do Clube Atlético Sorocaba é o Esporte Club São Bento, com quem protagoniza um dos maiores clássicos 💱 do interior paulista, o Dérbi Sorocabano.
O confronto ocorre desde 1993 parando a cidade de Sorocaba, e já teve 40 edições, 💱 com o Galo levando vantagem no duelo com 17 vitórias, contra 8 do Azulão, e 15 empates.
O destaque do time 💱 do Galo nos clássicos é o técnico Paulo Roberto, que comandandou a equipe em nove jogos, obteve seis vitórias, dois 💱 empates e apenas uma derrota contra o Monte Azul,[21] que lhe rendeu estrela bet e boa demissão.[22]
Derbi Sorocabano [ editar código-fonte ]Último confronto
De 💱 2009 a 2015, o Atlético Sorocaba fez quatro viagens à Coreia do Norte.
[5] No final do segundo semestre de 2009, 💱 a equipe disputou um amistoso contra a Seleção Norte-Coreana de Futebol, recém-classificada para a Copa do Mundo de 2010.
Foi a 💱 primeira equipe sul-americana a participar de um jogo em solo norte-coreano, ainda mais contra a seleção nacional[carece de fontes].
O fato 💱 teve repercussão na vizinha Coreia do Sul [carece de fontes], que reprisaria o jogo na KBS, segunda maior emissora no 💱 país, e primeira em transmissão fora do país.
[carece de fontes] O jogo foi disputado no Kim Il Sung Stadium, na 💱 capital Pyongyang, sob a vista de vários membros da embaixada brasileira, e por cerca de oitenta mil torcedores, enquanto cerca 💱 de outros trinta mil que não conseguiram entrar ficaram do lado de fora assistindo a partida através de telões.[23]
A partida 💱 foi bastante equilibrada, com as duas equipes tendo várias chances de abrir o placar, com o goleiro norte-coreano fazendo várias 💱 defesas durante o jogo, que terminaria mesmo num empate sem gols.[24][25]
Um ano após o amistoso contra a Seleção Norte-Coreana, a 💱 equipe é convidada para mais um jogo, um amistoso comemorativo a posse do novo presidente, Kim Jong-un.
Escalação: Carlos Carioca; Jamesson 💱 (Leandro Silva), André Silva, Celso, Marcão e Assis; Fábio Baiano, Sandro e Leandro Diniz (Danilo); Adriano e Luan (Diego Ratinho)
Títulos 💱 e conquistas [ editar | editar código-fonte ]
Categorias de Base [ editar | editar código-fonte ]
Campeonato Sulamericano de Feminino de 💱 Clubes: 1994, 1995 e 1996
Últimas dez temporadas [ editar | editar código-fonte ]Legenda:
Campeão Vice-campeão Eliminado nas semifinais Campeão e promovido 💱 à divisão superior Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior Rebaixado à divisão inferior Classificado à fase de grupos da Copa 💱 Libertadores Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores Classificado à Copa Sul-Americana Campeão do Campeonato do Interior
Desempenho em competições [ 💱 editar | editar código-fonte ]
Números gerais do Atlético Sorocaba [ 30 ] J V E D GP GC SG 808 💱 312 234 262 1169 1021 148
Primeiro jogo: Amparo 0x0 Atlético Sorocaba - 04/04/1993
Último jogo: Portuguesa 0x0 Atlético Sorocaba - 03/04/2016
No 💱 ranking da CBF de 2014, o clube não aparece entre as 222 equipes.
[31] Em 2012, estava na posição 214, portanto, 💱 seus pontos, durante os últimos dois anos, não foram o suficiente para coloca-lo entre os 222 listados.