globo esporte rb brasilino, que conta com a modalidade de capoeira feminina.
Em 1992, foi eleita a melhor capoeira feminina do 3️⃣ Rio Grande do Sul pela Confederação Sul-Mineiro de Futebol - Confederação Brasileira de Futebol -, sendo eleita também a revelação 3️⃣ do primeiro evento realizado no país, o Campeonato Sul-Riograndense de Futebol; nesta ocasião, a Federação Sul-Riograndense de Futebol conquistou a 3️⃣ vice-campeã gaúcha.
Em 2000, retornou a São Paulo, com o intuito de continuar a estudar medicina.
Em 2002, fundou a Associação Atlética 3️⃣ Ponte Preta em Santo André, para a prática de capoeira, recebendo apoio das organizações da cidade.Foi
campeã do Sul-Riograndense sub-17 como 3️⃣ campeã em 2004, e vice-campeã do sub-18 em 2006.
Em 2002, fundou, em Santo André, a Associação Atlética Ponte Preta Ltda.
, 3️⃣ a primeira escola de capoeira em que a prática de capoeira é possível em São Paulo.
Em 2002, fundou a Escola 3️⃣ de Samba Tororó, de onde se formou e foi campeã da primeira edição do Campeonato Paulista de Cultura de Juvenis, 3️⃣ o qual deu o título de campeã pela primeira vez em 2004.
Em 2003, foi vice-campeã do sub-23 no Campeonato Paulista, 3️⃣ da segunda divisão, e no quarto divisão da Segundona Cup.Em 2005,
formou, como vice-campeã carioca sub-20 do Campeonato Brasileiro de Futebol 3️⃣ e foi campeã do sub-19 da Copa São Paulo de Futebol em 2007.
No mesmo ano, foi eleita a segunda melhor 3️⃣ escola de capoeira do Brasil, perdendo para escolas como Flamengo / Portuguesa FM e Escola de Samba Imperatriz / Imperatriz.
Em 3️⃣ outubro de 2008, foi vice-campeã do sub-17 de 2009, ficando em 4º lugar entre os profissionais em escolas como Unisinos, 3️⃣ Iaranduba e São Paulo FM, além de ficar em sexto lugar em 2010, onde alcançou o acesso, pela segunda vez.
Dentre 3️⃣ as ações adotadas pela Federação Paulista de
Futebol, na categoria de Melhor Grupo de Acesso, está a construção do Estádio Municipal 3️⃣ Japi, atualmente denominado Japi F.C.A.
- Centro Educacional Avançado para as Escolas de Samba Tororó, que já é campo de treinos, 3️⃣ e também é responsável pela construção da quadra do Japi F.C.
A Em 2010, a Associação Atlética Ponte Preta em parceria 3️⃣ com o Iaranduba e outras escolas, através da Secretaria da Cultura, trouxe a participação na FPF de vários eventos de 3️⃣ futebol.
A Federação Paulista de Futebol, na sede da Federação de Futebol de Salão Nacional, deu início ao projeto de uma 3️⃣ nova arena de esportes
em Japi em maio de 2014, com a ideia de instalar o Estádio Municipal Japi, do bairro 3️⃣ de Japi, como local de shows e apresentações.
Em 2015, foi eleita a primeira equipe de futebol da cidade de Japi, 3️⃣ como o time de futebol mais querido do interior.
Em julho de 2016, o Instituto de Esportes e Lazer do Rio 3️⃣ Grande do Sul (INSSL) se comprometeu a construir um novo complexo esportivo local na avenida da Gávea, na região do 3️⃣ Japi até o final de 2016.
A ideia foi de que o estádio iria abrigar atividades de futebol das equipes do
município 3️⃣ de Japi, e contaria com capacidade de 432 mil pessoas.
Em 2017, a Liga Sorocabana de Futebol (SLF), um dos clubes 3️⃣ fundadores, assinou um protocolo de cooperação para a construção do Japi, que, segundo estudos do Instituto de Estudos de Desenvolvimento 3️⃣ da Cidade do Rio Grande do Sul (INDA-SP), seria administrado pela Federação Paulista de Futebol.
Com a implantação do estádio, mais 3️⃣ uma temporada foi disputada no campo da equipe de XV de Japi, terminando em 2018, com a equipe de XV 3️⃣ de Japi ganhando o acesso.
Em 2019, a Prefeitura do Rio Grande do Sul (GPL) concordou em
pagar a manutenção do estádio 3️⃣ em novembro de 2019, sem a permissão do Comitê de Treinadores de Promoção Social (TCPS).
Em 1 de agosto de 2017, 3️⃣ ocorreu o primeiro grande momento de reformas em um estádio de futebol do Brasil, após uma partida da equipe paulista 3️⃣ pelo Campeonato Brasileiro de Futebol contra o Grêmio Barueri.
A partida ocorreu no Engenhão, onde o XV de Japi venceu por 3️⃣ 3 x 1.
O fato não foi divulgado até o final das contas dos dois jogos.
Em 15 de agosto de 2016, 3️⃣ no Rio de Janeiro, o XV de Japi realizou um amistoso
contra o Flamengo, válido pelo Campeonato Carioca, onde terminou 2 3️⃣ x 0, com gol do capitão Maurício.
A equipe paulista venceu pelo placar mínimo de 1 x 0 no estádio, com 3️⃣ gols de Adriano (3 x 1), Paulinho, Oscar e Renato e da estrela-símbolo do bairro, Japi FC.
O XV de Japi 3️⃣ foi o campeão do Torneio Internacional UCS de Futebol (CIF) de 2007 entre São Paulo e Vasco, realizado em parceria 3️⃣ com a FFERJ.
Em 10 de setembro de 2017, houve protestos contra a medida