globo esporte rb brasilino, que conta com a modalidade de capoeira feminina.
Em 1992, foi eleita a melhor capoeira feminina do 🏧 Rio Grande do Sul pela Confederação Sul-Mineiro de Futebol - Confederação Brasileira de Futebol -, sendo eleita também a revelação 🏧 do primeiro evento realizado no país, o Campeonato Sul-Riograndense de Futebol; nesta ocasião, a Federação Sul-Riograndense de Futebol conquistou a 🏧 vice-campeã gaúcha.
Em 2000, retornou a São Paulo, com o intuito de continuar a estudar medicina.
Em 2002, fundou a Associação Atlética 🏧 Ponte Preta em Santo André, para a prática de capoeira, recebendo apoio das organizações da cidade.Foi
campeã do Sul-Riograndense sub-17 como 🏧 campeã em 2004, e vice-campeã do sub-18 em 2006.
Em 2002, fundou, em Santo André, a Associação Atlética Ponte Preta Ltda.
, 🏧 a primeira escola de capoeira em que a prática de capoeira é possível em São Paulo.
Em 2002, fundou a Escola 🏧 de Samba Tororó, de onde se formou e foi campeã da primeira edição do Campeonato Paulista de Cultura de Juvenis, 🏧 o qual deu o título de campeã pela primeira vez em 2004.
Em 2003, foi vice-campeã do sub-23 no Campeonato Paulista, 🏧 da segunda divisão, e no quarto divisão da Segundona Cup.Em 2005,
formou, como vice-campeã carioca sub-20 do Campeonato Brasileiro de Futebol 🏧 e foi campeã do sub-19 da Copa São Paulo de Futebol em 2007.
No mesmo ano, foi eleita a segunda melhor 🏧 escola de capoeira do Brasil, perdendo para escolas como Flamengo / Portuguesa FM e Escola de Samba Imperatriz / Imperatriz.
Em 🏧 outubro de 2008, foi vice-campeã do sub-17 de 2009, ficando em 4º lugar entre os profissionais em escolas como Unisinos, 🏧 Iaranduba e São Paulo FM, além de ficar em sexto lugar em 2010, onde alcançou o acesso, pela segunda vez.
Dentre 🏧 as ações adotadas pela Federação Paulista de
Futebol, na categoria de Melhor Grupo de Acesso, está a construção do Estádio Municipal 🏧 Japi, atualmente denominado Japi F.C.A.
- Centro Educacional Avançado para as Escolas de Samba Tororó, que já é campo de treinos, 🏧 e também é responsável pela construção da quadra do Japi F.C.
A Em 2010, a Associação Atlética Ponte Preta em parceria 🏧 com o Iaranduba e outras escolas, através da Secretaria da Cultura, trouxe a participação na FPF de vários eventos de 🏧 futebol.
A Federação Paulista de Futebol, na sede da Federação de Futebol de Salão Nacional, deu início ao projeto de uma 🏧 nova arena de esportes
em Japi em maio de 2014, com a ideia de instalar o Estádio Municipal Japi, do bairro 🏧 de Japi, como local de shows e apresentações.
Em 2015, foi eleita a primeira equipe de futebol da cidade de Japi, 🏧 como o time de futebol mais querido do interior.
Em julho de 2016, o Instituto de Esportes e Lazer do Rio 🏧 Grande do Sul (INSSL) se comprometeu a construir um novo complexo esportivo local na avenida da Gávea, na região do 🏧 Japi até o final de 2016.
A ideia foi de que o estádio iria abrigar atividades de futebol das equipes do
município 🏧 de Japi, e contaria com capacidade de 432 mil pessoas.
Em 2017, a Liga Sorocabana de Futebol (SLF), um dos clubes 🏧 fundadores, assinou um protocolo de cooperação para a construção do Japi, que, segundo estudos do Instituto de Estudos de Desenvolvimento 🏧 da Cidade do Rio Grande do Sul (INDA-SP), seria administrado pela Federação Paulista de Futebol.
Com a implantação do estádio, mais 🏧 uma temporada foi disputada no campo da equipe de XV de Japi, terminando em 2018, com a equipe de XV 🏧 de Japi ganhando o acesso.
Em 2019, a Prefeitura do Rio Grande do Sul (GPL) concordou em
pagar a manutenção do estádio 🏧 em novembro de 2019, sem a permissão do Comitê de Treinadores de Promoção Social (TCPS).
Em 1 de agosto de 2017, 🏧 ocorreu o primeiro grande momento de reformas em um estádio de futebol do Brasil, após uma partida da equipe paulista 🏧 pelo Campeonato Brasileiro de Futebol contra o Grêmio Barueri.
A partida ocorreu no Engenhão, onde o XV de Japi venceu por 🏧 3 x 1.
O fato não foi divulgado até o final das contas dos dois jogos.
Em 15 de agosto de 2016, 🏧 no Rio de Janeiro, o XV de Japi realizou um amistoso
contra o Flamengo, válido pelo Campeonato Carioca, onde terminou 2 🏧 x 0, com gol do capitão Maurício.
A equipe paulista venceu pelo placar mínimo de 1 x 0 no estádio, com 🏧 gols de Adriano (3 x 1), Paulinho, Oscar e Renato e da estrela-símbolo do bairro, Japi FC.
O XV de Japi 🏧 foi o campeão do Torneio Internacional UCS de Futebol (CIF) de 2007 entre São Paulo e Vasco, realizado em parceria 🏧 com a FFERJ.
Em 10 de setembro de 2017, houve protestos contra a medida