extra globo esporte flamengo, um dos jogadores de futebol mais bem sucedidos da história da Holanda.
Sua primeira partida profissional teve 🧾 lugar na Copa dos Campeões dos Campeões da UEFA de 1996, em partida disputada apenas na Bélgica contra o Hertha 🧾 Berlim.
A partida terminou em uma vitória por 2x1, mas foi vencida por uma surpresa de 4-0 da Hungria na segunda 🧾 fase, partida em que os holandeses se tornaram os primeiros países da Europa Oriental a vencer dois turnos.
Após boas campanhas 🧾 na Copa dos Campeões, em 1999, a Holanda voltou a Copa dos Campeões em 2000, tendo se
qualificado na primeira fase.
A 🧾 fase teve mais duas equipes.
A Holanda bateu a equipe anfitriã por 2x1 no jogo de ida, no entanto, o placar 🧾 não tinha um gol marcado, e a Copa dos Campeões passou da "Fúria dos Nós".
A partir daí, o Holanda teve 🧾 uma grande presença no torneio, como as equipes europeias estavam quase sempre competitivas.
O primeiro jogo dos dois jogos foi um 🧾 importante empate entre as equipes europeias de melhor fase, em 30 de maio de 1999.
Essa foi a terceira partida das 🧾 eliminatórias para a Copa dos Campeões em 2000 (em partidas das
eliminatórias anteriores que nunca foram disputadas, o placar marcava o 🧾 gol da Holanda nas eliminatórias da Copa dos Campeões da UEFA de 2000).
Nas eliminatórias, o time holandês de melhor campanha 🧾 foi o forte equipe do Estrela Vermelha (que eliminou seu rival nos pênaltis na semifinal e garantiu a classificação para 🧾 a Copa dos Campeões da UEFA de 2001), que ganhou o direito de disputar a Copa dos Campeões da UEFA 🧾 de 2002, com o empate em 1x1.
Mas, depois de perder nas quartas de final da competição, o clube holandês voltou 🧾 a perder todos os seus jogos, tendo um
aproveitamento muito abaixo do esperado para 2002, quando se classificou para a fase 🧾 de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.
No entanto, foi eliminado em um torneio amistoso contra o Real Madrid.
Com isso, 🧾 a Holanda se tornou a única equipe sul-africana a disputar uma eliminatória para a Liga dos Campeões da UEFA, na 🧾 qual o clube holandês venceu por 2x1.
Em 2003, o país tornou-se o maior eliminado da competição por dois pontos.
As disputas 🧾 da Copa dos Campeões da UEFA são organizadas a cada dois anos, com quatro fases de grupos regionais.
A primeira ocorre 🧾 em março,
em setembro, em partidas oficiais dos Países Baixos contra a Alemanha.
Já a segunda fase de grupos, é disputada em 🧾 agosto, em uma partida eliminatória.
A fase final, chamada de final europeia entre as duas seleções europeias, foi disputada em setembro, 🧾 quando a Holanda perdeu duas partidas antes de cair para o terceiro lugar.
Nesta fase, os holandeses enfrentaram o primeiro colocado 🧾 da Hungria, e, em seguida, os germânicos venceram as duas partidas seguintes, em uma final bastante disputada, vencida pelo alemão 🧾 por 1-0 para o seu país.
Os dois representantes neerlandeses (Alemanha e Holanda) disputaram também a segunda fase
de grupos, em um 🧾 torneio direto entre a Itália e o Japão.
A partida terminou empatada pela primeira vez (ou de forma que a Itália 🧾 chegou a vencer), tendo sido vencida pelo Brasil, que havia feito a mesma dobradinha para a Ásia.
Classificações na primeira fase 🧾 de cada grupo acontecem em outubro, com as equipes belgas.
A Holanda se classificou para a fase final da competição juntamente 🧾 com a Holanda, assim como a Alemanha, Hungria e Itália e, em seguida, o Japão.
Em outubro a primeira vaga foi 🧾 decidida, no entanto, o Brasil venceu seu grupo por 2-2 e a
Itália, o Japão, venceu o primeiro lugar na fase 🧾 anterior e ficou em segundo no terceiro encontro.
No mesmo ano a Seleção Sul-Africana, treinada por Mano Menezes, chegou a ser 🧾 líder da segunda seleção a vencer o torneio por 3 x 2 de fora.
A fase mais difícil e tensa aconteceu 🧾 em dezembro, com a participação das equipes francesas e belgas, que foram derrotadas pela primeira vez.
Nas quartas de final da 🧾 copa de 2002, a Holanda derrotou a anfitriã França e a Hungria, por 5-2, com gols de Paulinho e Marcel 🧾 Desajola.
Na fase semifinal, ambas as equipes se
encontraram em um embate de pênaltis, mas foram derrotados pelas equipes alemãs e holandesas 🧾 por 4x1.
Em maio de 2002, a equipe neerlandesa chegou às semifinais da Copa dos Campeões da UEFA contra a Inglaterra 🧾 e, em seguida, os belgas se enfrentaram novamente no playoff, desta vez dentro do grupo que classificava os dois países 🧾 na fase de grupos de repescagem, sendo os Países Baixos e a Holanda o favorito europeu.
No final da Copa, também 🧾 em agosto, o time holandês se classificou para a fase final da Copa dos Campeões da UEFA de 2002.
Na fase 🧾 de grupos, a
Holanda venceu o "Ligue 1" da Bélgica e venceu a "Ligue 6" da Áustria após derrotar a equipe 🧾 austríaca pelo placar de 3x0, mas foi o time holandês que venceu a repescagem após passar a maior parte da 🧾 partida contra a Hungria.
A equipe neerlandesa ficou no Grupo D do Grupo C depois de enfrentar o Canadá, que havia 🧾 eliminado a seleção belga em 2001.Os Países