Jogadores e Cartas
Ás Bisca Rei Valete Dama 6 5 4 3 2
Ás -> 11 pontos
Bisca -> 10
pontos
Rei -> 4 🗝 pontos
Valete -> 3 pontos
Dama -> 2 pontos
6, 5, 4, 3, 2 -> 0 pontos
Há
120 pontos no total no baralho.
O 🗝 Início
O Jogo
Pontuação
A Sueca é um jogo para quatro
jogadores em eu quero jogar o jogo duplas, dois contra dois, com os parceiros sentados opostamente.O
🗝 baralho tem apenas 40 cartas, são removidos 8s, 9s e 10s do baralho padrão.A ordem das
cartas em eu quero jogar o jogo cada 🗝 naipe, de cima para baixo, é:Na Sueca, o objectivo é ganhar cartas
que valem pontos. As cartas valem:Joga-se no sentido 🗝 anti-horário e o primeiro a
baralhar é escolhido aleatoriamente.A pessoa que baralha passa as cartas para o
parceiro para que 🗝 este corte o baralho. Este então passa as cartas para quem está à sua
direita, que será a pessoa que 🗝 distribuirá as cartas. O distribuidor tira a primeira ou
a última carta do baralho e vira, revelando assim o trunfo 🗝 (que é o naipe da carta
virada).Depois disso, ele dá 10 cartas de uma vez só à pessoa à eu quero jogar o jogo 🗝 esquerda e
continua, distribuindo no sentido horário. A carta virada pertence ao
distribuidor.Porém, o distribuidor pode escolher virar a primeira 🗝 carta para revelar o
trunfo. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido
anti-horário.O jogador que 🗝 começa foi aquele que cortou o baralho. Os outros jogadores
devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. O jogador 🗝 que não tiver cartas do
naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. A carta
mais 🗝 alta do naipe, ou o trunfo mais alto ganha a rodada. O jogador que ganhou joga o
próximo naipe.Se algum 🗝 jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na eu quero jogar o jogo mão, e for
descoberto, ele estará a fazer renúncia. Então 🗝 a dupla adversária ganha o jogo
automaticamente e acumula quatro pontos.O objectivo do jogo é ganhar mais cartas que
tenham 🗝 pontos. A equipa que tiver ao fim da partida mais de metade (mais de 60) dos
pontos totais, ganha 1 🗝 RISCO.Se uma equipa consegue 91 pontos ou mais, a partida valerá
2 RISCOS.E ainda, se uma equipa ganha todas as 🗝 rodadas da partida, o jogo termina
automaticamente, conseguindo 4 RISCOS. Mas se perder uma rodada (com ou sem pontos) não
🗝 é suficiente e, nesse caso, a partida vale apenas 2 RISCOS.Havendo um empate, as duas
equipas fazem 60 pontos e 🗝 ninguém acumula RISCOS.- Vitória por 120 (sem nenhuma vaza da
dupla adversária): +4 RISCOS para cada jogador da dupla vencedora 🗝 (aos jogadores da
dupla derrotada são descontados RISCOS na mesma proporção)- Vitória por 91 ou mais: +2
RISCOS- Vitória por 🗝 61 ou mais: +1 RISCO- Abandono de jogo em eu quero jogar o jogo curso: -10 RISCOS