Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe🏧 fraca sobre outra considerada superior.
Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra".
Essa gíria🏧 é usada em competições em geral, tanto esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera que vencesse🏧 o evento (o "favorito"), perde ou empata um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder, desafiando a🏧 sabedoria convencional.
É frequentemente usado em referência a vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas de opinião🏧 na política eleitoral.[1]
No Brasil, a expressão "zebra" neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do🏧 jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama.
Gentil, em entrevista a um repórter de🏧 campo disse que o resultado do jogo seria "zebra".
A origem do nome vem do jogo do bicho, que não tinha🏧 a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados.
Ou seja, era impossível sortear a zebra.
No fim, a Portuguesa🏧 venceu o Vasco por 2–1.[2][3]
Zebras entre seleções no futebol [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo [ editar |🏧 editar código-fonte ]
Copa do Mundo Feminina [ editar | editar código-fonte ]
Copa das Confederações [ editar | editar código-fonte ]
Eliminatórias🏧 da Copa [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do futebol brasileiro [ editar | editar código-fonte ]
Outras zebras no esporte🏧 [ editar | editar código-fonte ]
A zebra não se restringe só ao futebol.
Ocorrem muitas surpresas também em outros esportes.
Zebras da🏧 Fórmula 1 [ editar | editar código-fonte ]
Zebras da IndyCar [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no golfe [ editar🏧 | editar código-fonte ]No U.S.
Open do ano de 1913, Francis Ouimet, um golfista amador de apenas vinte anos de idade,🏧 derrota Ted Ray e Harry Vardon, contrariando o favoritismo de ambos.
Zebra na luta olímpica [ editar | editar código-fonte ]
Nas🏧 Olimpíadas de Sydney, o russo Aleksandr Karelin, considerado favorito à vitória, é derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner.
Antes da luta, Karelin🏧 estava invicto havia 13 anos.
Ironicamente, ele havia derrotado Gardner em 1997].
Zebra no basquete [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do🏧 tênis [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no beisebol [ editar | editar código-fonte ]
Na Copa do Mundo de Beisebol🏧 de 2011, a seleção de Cuba, 15 vezes campeã, perde para a Holanda.[ 100 ]
Zebra no rugby [ editar |🏧 editar código-fonte ]
Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de🏧 uma equipe fraca sobre outra considerada superior.
Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu🏧 zebra".
Essa gíria é usada em competições em geral, tanto esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera🏧 que vencesse o evento (o "favorito"), perde ou empata um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder,🏧 desafiando a sabedoria convencional.
É frequentemente usado em referência a vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas🏧 de opinião na política eleitoral.[1]
No Brasil, a expressão "zebra" neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso,🏧 antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama.
Gentil, em entrevista a um🏧 repórter de campo disse que o resultado do jogo seria "zebra".
A origem do nome vem do jogo do bicho, que🏧 não tinha a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados.
Ou seja, era impossível sortear a zebra.
No fim,🏧 a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.[2][3]
Zebras entre seleções no futebol [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo [🏧 editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo Feminina [ editar | editar código-fonte ]
Copa das Confederações [ editar | editar🏧 código-fonte ]
Eliminatórias da Copa [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do futebol brasileiro [ editar | editar código-fonte ]
Outras zebras🏧 no esporte [ editar | editar código-fonte ]
A zebra não se restringe só ao futebol.
Ocorrem muitas surpresas também em outros🏧 esportes.
Zebras da Fórmula 1 [ editar | editar código-fonte ]
Zebras da IndyCar [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no golfe🏧 [ editar | editar código-fonte ]No U.S.
Open do ano de 1913, Francis Ouimet, um golfista amador de apenas vinte anos🏧 de idade, derrota Ted Ray e Harry Vardon, contrariando o favoritismo de ambos.
Zebra na luta olímpica [ editar | editar🏧 código-fonte ]
Nas Olimpíadas de Sydney, o russo Aleksandr Karelin, considerado favorito à vitória, é derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner.
Antes da🏧 luta, Karelin estava invicto havia 13 anos.
Ironicamente, ele havia derrotado Gardner em 1997].
Zebra no basquete [ editar | editar código-fonte🏧 ]
Zebras do tênis [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no beisebol [ editar | editar código-fonte ]
Na Copa do Mundo🏧 de Beisebol de 2011, a seleção de Cuba, 15 vezes campeã, perde para a Holanda.[ 100 ]
Zebra no rugby [🏧 editar | editar código-fonte ]Bookmakers
Loja de agente de apostas no Reino Unido
Casa de apostas é uma empresa que está registada🏧 e licenciada para aceitar apostas dos clientes (os apostadores) na previsão de um certo acontecimento e com o potencial lucro🏧 calculado com base nas probabilidades oferecidas por essa casa de apostas para esse acontecimento.
Funcionamento de uma casa de apostas [🏧 editar | editar código-fonte ]
O mercado e meio de operação preferencial para operação destas empresas é a Internet.
Uma casa de🏧 apostas necessita apenas de um website onde os seus clientes (os apostadores) se registam, depositam dinheiro para apostar, escolhem a(s)🏧 aposta(s) que querem fazer e apostam.
Depois vêem o seu saldo atualizado consoante o resultado dessa aposta e podem fazer novas🏧 apostas ou levantar o dinheiro.
Existem alguns fatores que determinam as probabilidades, mas o mais importante é a margem do agente🏧 de apostas.
A margem é a porcentagem de cada aposta que o agente de apostas mantém como lucro.
[1] Mas, não é🏧 apenas com dinheiro real que você pode apostar.
Em decorrência do aumento da popularidade do Bitcoin, casas de apostas e casinos🏧 online começaram a permitir que os jogadores utilizem este meio de pagamento em suas plataformas: de apostas em moeda fiduciária🏧 a apostas em criptomoedas.[2]
Casas de apostas na tradição europeia [ editar | editar código-fonte ]
As casas de apostas são muito🏧 populares em todo o Reino Unido e Irlanda.
É frequente ver nestes países agentes de apostas com lojas nas principais áreas🏧 comerciais de cidades e vilas.
No Reino Unido, o mercado das apostas encontra-se legalizado desde 1 de Maio de 1961.
Os agentes🏧 de apostas registados no IBAS (Independent Betting Adjucation Service) são os únicos reconhecidos legalmente no país.
Algumas das casas de apostas🏧 reconhecidas pelo IBAS são a Ladbrokes, Coral, BetFred, William Hill, Paddy Power.
A esmagadora maioria destas empresas criou websites, aceitando apostas🏧 de clientes espalhados um pouco por todo o mundo.
Mercados das casas de apostas [ editar | editar código-fonte ]
O maior🏧 mercado das casas de apostas são as apostas desportivas, mas também oferecem aos seus clientes apostas em eventos políticos, etc.
Normalmente,🏧 as casas de apostas online oferecem também jogos em casino online e pôquer online para os seus clientes.[carece de fontes]
No🏧 Brasil, as apostas esportivas estão passando por um processo de regulamentação.
Com o crescimento do número de casas de apostas online🏧 atuando no Brasil e também do número de apostadores brasileiros, o Governo Federal passou a observar o crescimento da atividade🏧 no país, vendo, assim, uma oportunidade de recolher os impostos referentes às apostas.
Portanto, em 2018, o então presidente da época,🏧 Michel Temer, sancionou a lei 13.
756[3] que permite as apostas com cotas fixas, que é justamente o modelo de apostas🏧 praticado pelas casas de apostas online.
Além disso, essa lei prevê um prazo de 4 anos para que o governo discuta🏧 a questão da regulamentação da atividade no país[4], ou seja, como será feita a concessão da atividade para as casas🏧 de apostas online e também como será o modelo de tributação adotado.[5]
Em Portugal existe uma legislação mais rígida do que🏧 no Brasil, que obriga as casas de apostas a terem uma licença emitida pelo órgão regulador português (SRIJ - Serviço🏧 de Regulação e Inspeção de Jogos)[6] para operar no país.
Com a regulamentação do mercado de apostas online em Portugal em🏧 2015, abriu-se a porta para que os jogadores portugueses pudessem operar nas apostas desportivas de forma legal e segura.
Assim, existem🏧 mais de 15 apostas desportivas online legais em Portugal.
Estas casas possuem uma licença válida emitida pelo SRIJ.
Além disso, todos os🏧 mercados de apostas são transparentes e seguros.
Em 2020, após 5 anos de legalização, cerca de 15 novos operadores conseguiram obter🏧 uma licença para explorar o mercado português.
Todos eles têm que cumprir uma série de obrigações legais, fiscais e de segurança🏧 para tornar seus jogos online e mercados de apostas legalmente disponíveis no país.[7]Referências