robô de aposta esportiva (conhecido popularmente como futebol de rua), ou como o futebol amador no estado do Espírito Santo, 🤶 além de também ser conhecido como "viral de casa", um lugar de esporte que tem como grande destaque o torneio 🤶 "Salto da Serra", em Vitória, cidade que é considerado o berço do futebol amador.
O jogo do centenário do futebol profissional, 🤶 em que o primeiro colocado do time chegou às semifinais do campeonato de Vitória em 1996, não era considerado um 🤶 verdadeiro "viral de casa"; mas tinha um fator muito comum, era o próprio nome, "vencedor" de partidas de campo
ou um 🤶 apelido com a qual o time vencesse as decisões na disputa de pênaltis.
Não é claro se era uma prática amadora 🤶 ou profissional.
Os primeiros títulos no Espírito Santo, em que o primeiro clube ascendia às fases de acesso à elite em 🤶 clubes do Espírito Santo foram os amadores, em 1999, e o clube de futebol amador do Espírito Santo em 2003.
A 🤶 participação direta do próprio clube no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1999 teve início nas divisões inferiores do Capixaba, que 🤶 foi organizado pelas ligas amadoras em parceria com a Federação Capixaba de Futebol - FGF.
Em 2000, o Novo Basquete de 🤶 Futebol e Regatas (EBAF), organizado em parceria pela Confederação Brasileira de Basketball - CBB, organizou a Copa do Brasil, sendo 🤶 o primeiro jogo da competição o vencedor foi o Vasco e o vice foi o Santos.
Foi a primeira competição profissional 🤶 em que todas as equipes jogaram de uma mesma forma em um único sistema.
Na década de 50, foi uma vez 🤶 a Copa Rio e o Campeonato Capixaba organizado pela Federação Metropolitana de Futebol, que ainda disputa o Campeonato Brasileiro de 🤶 Futebol - FGF, além também do Campeonato Capixaba Série A2 de Futebolde 2003.
Em 2006, o Campeonato Capixaba de Futebol de 🤶 2007 tornou-se a primeira competição profissional internacional unificada sob a Federação Capixaba de Futebol.
Desde a criação da Liga Metropolitana de 🤶 Desportos de Vitória e das novas ligas de futebol que surgirão a partir da cidade de Vitória, o Campeonato Capixaba 🤶 de Futebol de 2009 se tornou a primeira competição organizada sob a Federação Metropolitana de Futebol de Vitória.
Com isso, o 🤶 Campeonato Capixaba de Futebol de 2009 passou a ter o formato de Campeonato Brasileiro de Futebol de Futebol (também chamado 🤶 de Liga Estadual de Futebol de 2009), que
é o principal evento esportivo em Vitória fora do estado do Espírito Santo, 🤶 além de ser o principal evento esportivo e de futebol no estado do Espírito Santo.
Além do Campeonato Brasileiro de Futebol 🤶 de 2009, esta também conta com a edição de competições internacionais do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2009 e 🤶 Copa do Brasil da Liga Mundial.
O Campeonato Capixaba de Futebol Feminino de 2009 é disputado entre 28 e 28 de 🤶 setembro de 2009 em Vitória, e teve como ganhador o jogador Gabriel Alves.
No final do primeiro jogo, após o juiz 🤶 interromper o jogo ao
meio da fase de grupos, os juízes decidiriam entre os dois vencedores, sendo assim a decisão sobre 🤶 se o vencedor de cada divisão seria o campeão capixaba.
Para os confrontos entre os jogos, as equipes mandavam seus jogos 🤶 em jogos de ida e volta.
Diferente da temporada de 2010, o período de grupos não era disputado em partidas de 🤶 ida e volta.
Na primeira fase, foram realizados os campeonatos regionais, as estaduais e as de pontos corridos, onde todas as 🤶 equipes mandavam seus jogos em sistema de chaves em turno e returno.
Em ambas as fases, os jogos de ida
e volta 🤶 eram realizados todos no mesmo sistema, exceto nas fases de grupos, onde se mandavam os jogos de ida e volta.
Em 🤶 2009, o capixaba sediou futebol ao vivo play primeira final estadual.
Na primeira fase, o jogo de ida, em Vitória contra o São Manuel, 🤶 foi realizado no Estádio Alfredo de Almeida Filho de Oliveira, um estádio pertencente à Universidade Federal do Espírito Santo.
O jogo 🤶 foi disputado no meio da primeira etapa.
O jogo de volta foi realizado no Estádio dos Centenários, com um público de 🤶 mais de 4.000 torcedores.
Apenas as equipes de cada região do Espírito Santo que
mais se qualificaram conseguiram se classificar para a 🤶 primeira fase de turno e returno e foi o campeão capixaba.
Não houve rebaixamento dentro das duas equipes que conseguiam subir 🤶 para a primeira fase, pois não houve rebaixamento no período de oito anos.
Entretanto, entre as duas equipes de mesmo nível, 🤶 houve algumas séries de confrontos eliminatórios que ocorreram mesmo em partidas diferentes.
No dia 1 de Julho de 2010, o Estádio 🤶 Alfredo de Almeida Oliveira, inaugurado para a temporada de 2010, foi realizado em Vitória, mas a torcida protestou contra a 🤶 decisão do novo local pelo fato de que o
novo estádio era um projeto de construção do novo estádio do Governo 🤶 de Porto Alegre.
Com o estádio sendo a sede das duas equipes mais bem colocadas do país, a torcida se demonstrou 🤶 inflexivelmente contra essa decisão.
Nas semifinais, o jogo de volta entre as duas equipes do Espírito Santo que mais se qualificando 🤶 para a primeira fase de final e returno foi realizado no Estádio dos Imigrantes, um estádio situado na Avenida Engenheiro 🤶 Ramalho Guimarães, em Bento Gonçalves, e depois no Estádio Alfredo de Almeida Oliveira, no Complexo Esportivo João