19/02/2022 09:02
Quando o relógio marca meia-noite, milhares de pessoas têm repetido a mesma rotina: pegar o telefone celular e, com🧾 olhos fixos na tela, tentar descobrir a nova palavra do dia.O jogo é simples.
Um termo de cinco letras que precisa🧾 ser descoberto em seis tentativas.
A fama do quebra-cabeças das letras começou em inglês, e a mesma história se repete em🧾 português.
O "Termo" começou quase como uma brincadeira há poucas semanas e, em menos de dois meses, já atrai mais de🧾 meio milhão de pessoas por dia e recebeu até interessados em comprar o jogo.
O engenheiro paulistano Fernando Serboncini mora em🧾 Montreal, no Canadá, e trabalha para o Google.
Ele é engenheiro de software e estuda jogos como hobby.
Em dezembro de 2021,🧾 percebeu que cada vez mais gente comentava sobre o "Wordle", o primeiro jogo das cinco letras em inglês.
Nas redes sociais,🧾 jogadores exibiam orgulhosos os resultados e alguns não escondiam a ansiedade pela palavra do próximo dia.
Serboncini ficou curioso.
Então, aproveitou os🧾 dias frios do inverno canadense, passou horas em frente ao computador e, em 5 de janeiro, nasceu a versão lusófona🧾 do jogo, o "Termo".
A primeira palavra do jogo, aliás, foi "festa".
"As visitas diárias já passaram de meio milhão por dia.
Está🧾 entre 510 mil e 530 mil", diz o engenheiro paulistano.
Dos jogadores, cerca de 85% são brasileiros, 7,5% estão em Portugal🧾 e o restante, em outros países.
A mecânica do "Termo" é idêntica à versão em inglês.
A cada tentativa, o jogo te🧾 indica se está perto – ou longe – de resolver o desafio: letra verde indica que está no lugar certo,🧾 amarela mostra que está na palavra, mas na posição errada e, se ficar apagada, aquela letra não faz parte da🧾 resposta.
Fernando Serboncini conta ao CNN Brasil Business que já recebeu muitas propostas de anúncio para o jogo.
O "Termo" -e outras🧾 versões em português, como o "Letreco"- não têm anúncios.
Mas, diante da febre, não é difícil imaginar que marcas tenham interesse🧾 em ser a resposta do desafio diário.
Para isso, porém, precisariam ter a sorte de ter nomes com cinco letras.
O criador🧾 do jogo, porém, disse não aos interessados.
"Não tenho interesse por enquanto".
O sucesso da versão original, o "Wordle", já movimentou pelo🧾 menos um milhão de dólares nos Estados Unidos.
Criado em outubro de 2021, o jogo foi comprado semanas depois, em janeiro🧾 deste ano, pelo jornal mais importante dos EUA, o "The New York Times".
No mesmo espírito das letras, o NYT preferiu🧾 palavras ao invés de números para falar do valor pago: "um número baixo de sete dígitos".
Ou seja, pagou cifra de🧾 pelo menos um milhão de dólares.
O jornal diz que não vai acabar com a versão gratuita, e o mundo de🧾 games aposta que o NYT vai criar versões temáticas, desafios com mais ou menos letras e ainda permitir que assinantes🧾 façam quantos desafios quiserem – sem o limite de uma palavra por dia.
De volta ao jogo na língua de Machado🧾 de Assis, Serboncini diz que já recebeu consultas de gente interessada em comprar o jogo.
"Algumas pessoas entraram em contato, tanto🧾 do Brasil como de Portugal, mas não conversei com ninguém a sério sobre uma proposta".
"Não tenho planos para o termo🧾 virar minha fonte de renda.
Com relação à compra, não sou contra, mas não estou buscando".
Com o sucesso e mais de🧾 meio milhão de jogadores todo dia ansiosos pelo novo desafio, não é difícil imaginar que, se quiser, o engenheiro paulistano🧾 vai descobrir que o resultado do "Termo", na verdade, poderá ter duas palavras: "muita grana".
Fonte: CNN BRASIL