POKER FECHADO
Número de jogadores e de cartas
Nos Estados Unidos utiliza-se um baralho. No Brasil as cartas de valor mais baixo ☀️ são retiradas, de acordo com o número de participantes. Com quatro ou menos participantes utilizam-se as cartas do 7 ao ☀️ Ás; com cinco jogadores, do 6 ao Ás. Para cada jogador a mais no grupo, uma outra carta será acrescentada. ☀️ Podem haver de dois até oito jogadores.
Valores das mãos
Os valores do jogos ou mãos, em faz o bet aí bônus ordem decrescente, são os ☀️ seguintes:
1) Straight Flush: cinco cartas do mesmo naipe, em faz o bet aí bônus seqüência. O Straight Flush mais alto, chamado Royal Straight Flush, ☀️ é formado por Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. O menor, dependendo da menor carta utilizada (6 ou 7), é ☀️ 10, 9, 8, 7 e Ás ou 9, 8, 7, 6 e Ás. Entre dois ou mais flusches, ganha o ☀️ que for encabeçado pela carta mais alta.
2) Quadra: quatro cartas do mesmo valor - 4 Ases, 4 Reis etc. Entre ☀️ duas ou mais quadras, ganhará a que for formada pelas cartas mais altas.
3) Flush: cinco cartas do mesmo naipe, que ☀️ não formam seqüência. Se houver dois ou mais flushes, ganhará o que for encabeçado pela carta mais alta; se estas ☀️ forem iguais, considerar-se-á a segunda maior, a terceira, se houver necessidade, e assim por diante. Só haverá empate se as ☀️ cinco cartas de dois jogadores tiverem os mesmos valores.
4) Full hand, full house ou full: um terno (três cartas do ☀️ mesmo valor) e um par. Exemplo: Dama, Dama, Dama, 9 e 9. Entre dois fulls ganhará aquele que tiver o ☀️ terno maior.
5) Seqüência ou straight: cinco cartas em faz o bet aí bônus seqüência, independentemente dos naipes. Entre duas seguidas, ganhará a que for ☀️ encabeçada pela carta de maior valor. Exemplo: A, R, D, V, 10 e 10, 9, 8, 7, Ás (valendo como ☀️ seis) - vence a primeira.
6) Trinca: três cartas do mesmo valor. Ganha a trinca mais alta.
7) Dois pares: duas cartas ☀️ do mesmo valor, outras duas do mesmo valor e uma quinta carta qualquer. Exemplo: 10, 10, 7, 7 e Ás. ☀️ Se dois jogadores tiverem dois pares, ganhará aquele que tiver o par maior. Se este empatar, considerar-se-á o segundo par. ☀️ Se este também empatar, ganhará quem tiver a quinta carta maior.
8) Um par: duas cartas do mesmo valor e outras ☀️ três cartas de valores diferentes entre si. Exemplo: Rei, Rei, 9, 7, 6. Quando dois jogadores tiverem um par, ganhará ☀️ quem tiver o par de maior valor. Se ambos tiverem o mesmo par, serão consideradas as cartas restantes. Exemplo: 8-8-Ás, ☀️ 10, 9 ganha de 8-8-Ás-10, 7. Se todas as cartas de duas mãos forem exatamente iguais, as fichas apostadas serão ☀️ divididas.
Embaralhamento e distribuição
Antes de iniciar o jogo, os jogadores devem estabelecer o valor do cacife, ou seja, as fichas necessárias ☀️ para as apostas que serão feitas no correr do jogo. O primeiro carteador será aquele que tirar a carta mais ☀️ alta, sorteada apenas para efeito de distribuição das cartas. A seguir, será substituído a cada rodada pelo jogador mais à ☀️ esquerda. Antes da distribuição as cartas devem ser embaralhadas no mínimo três vezes. Qualquer jogador pode participar do embaralhamento, desde ☀️ que peça ao carteador que será, porém, o último a embaralhar. O baralho deve ser oferecido ao jogador da direita ☀️ para o corte. Se este não quiser, qualquer outro jogador poderá cortar. As cartas serão cortadas uma única vez, a ☀️ menos que ocorra alguma irregularidade. Se alguma carta virar durante o corte, as cartas deverão ser novamente embaralhadas e dadas ☀️ a cortar. Se nenhum jogador cortar, o carteador não poderá mais embaralhar e deverá proceder à distribuição. A distribuição é ☀️ feita no sentido horário, uma por vez, fechadas, cinco para cada jogador. As cartas que sobrarem ficarão ao lado do ☀️ carteador, para serem usadas posteriormente.
Desenrolar do jogo
Antes de receber cartas, cada participante deposita um "pingo" no centro da mesa. Estas ☀️ fichas serão disputadas durante o jogo. O jogo corre, como a distribuição de cartas, no sentido horário (da esquerda para ☀️ direita). Assim, o jogador à esquerda do carteador será o primeiro a falar. As opções são as seguintes:
1) Pensa que ☀️ não conseguirá formar um bom jogo e "passa" ou "sai" , pondo duas cartas fechadas sobre a mesa;
2) Diz "mesa", ☀️ para verificar a situação dos demais, antes de apostar. Com isso, transfere o direito de falar em faz o bet aí bônus primeiro lugar ☀️ ao jogador à faz o bet aí bônus esquerda, conservando o direito de falar posteriormente, se alguém "abrir";
3) gosta de seu jogo e faz ☀️ uma aposta inicial.
Às vezes o limite das apostas não é estabelecido, mas em faz o bet aí bônus geral as apostas são combinadas antes ☀️ do início do jogo, fixando-se o limite mínimo e o máximo. Se o primeiro jogador "passar" ou disser "mesa", o ☀️ segundo terá as mesmas opções, e assim por diante, até chegar ao carteador. Se todos passarem, as cartas serão reunidas ☀️ e o segundo jogador da mesa procederá a nova distribuição.
As fichas continuarão na mesa e serão apontadas pelos novos "pingos". ☀️ Se o primeiro jogador apostar, o segundo terá de decidir se acompanha, sai ou aumenta a aposta (repique). Se algum ☀️ jogador repicar, qualquer outro poderá contra-repicar (aumentar novamente a aposta). Se alguém abrir e os outros apenas acompanharem, o abridor ☀️ não poderá repicar a própria aposta inicial.
Se alguém repicar ou contra-repicar, os que já acompanharam terão de decidir se desejam ☀️ completar suas apostas ou se desejam sair. Para participar, todos deverão ter apostado a mesma quantidade de fichas. Se algum ☀️ jogador disse "mesa" inicialmente, após a "abertura" terá de decidir, na faz o bet aí bônus vez de falar, se deseja acompanhar ou se ☀️ prefere sair.
Quando as apostas terminarem os jogadores que continuarem no jogo poderão trocar cartas. Esta troca é feita uma única ☀️ vez. É raro algum jogador desejar trocar quatro cartas, pois isto reduziria a possibilidade de melhorar a mão. Em faz o bet aí bônus ☀️ alguns lugares só se permite a troca de quatro cartas ao primeiro jogador. Em faz o bet aí bônus geral os jogadores trocam uma, ☀️ duas ou três cartas. Se alguém receber um jogo feito, não precisará trocar cartas.
O carteador distribuirá as novas cartas, utilizando ☀️ as que haviam sobrado na distribuição inicial, mais as recolhidas dos que "saíram", embaralhando-as novamente e dando-as a cortar, sempre ☀️ em faz o bet aí bônus sentido horário, de acordo com o pedido de cada jogador. Na faz o bet aí bônus vez de pedir, cada jogador deverá ☀️ anunciar quanta cartas deseja, destacando de faz o bet aí bônus mão igual número de cartas, jogando-as fechadas sobre a mesa, antes de receber ☀️ as novas. Se as cartas não forem suficientes para as trocas, o carteador recolherá as cartas já descartadas, embaralhando-as, para ☀️ distribuí-las aos que ainda não trocaram cartas.
Segunda rodada - Já com o novo jogo, o jogador que iniciou as primeiras ☀️ apostas, isto é, quem abriu o jogo, deverá ser o primeiro a falar. Se houver repiques, o último repicador falará ☀️ primeiro. Poderá dizer "mesa" ou apostar. O seguinte poderá dizer "mesa", se o primeiro também o fez, ou sair, acompanhar ☀️ a aposta ou aumentá-la. Se todos disserem mesa, quem tiver o melhor jogo recolherá as fichas.
Se houver apostas (simples, repicadas ☀️ ou contra-repicadas), os que ficarem no jogo verificarão entre si quem tem a melhor mão. Se algum jogador apostar e ☀️ nenhum dos outros pagar , recolherá as fichas sem mostrar seu jogo. A abertura mínima, na primeira distribuição, é um ☀️ par de Valetes; se todos passarem, na segunda, par de Damas, e assim por diante, até chegar a dois pares. ☀️ Em faz o bet aí bônus alguns círculos a abertura é livre.
O blefe é um recurso muito empregado no Poker, tendo por finalidade ganhar ☀️ com jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de aposta elevadas; se os demais tiverem ☀️ jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige ☀️ experiência e sangue frio.
O blefador sistemático, que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois quando apostar, ninguém pagará, ☀️ sabendo que seu jogo é muito grande. É preciso saber dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.
Variações
Escuro é ☀️ uma variante no sistema de aposta. O "pingo" inicial é, por convenção, proporcionalmente crescente. O carteador põe uma ficha, o ☀️ primeiro à faz o bet aí bônus esquerda porá duas, o seguinte quatro etc. Para o jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente ☀️ é feito por três ou quatro jogadores apenas. O último a pingar é chamado de "dono do escuro" ou "escurante".
Ele ☀️ terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de cartas. Assim, distribuídas as cartas, o jogador ☀️ seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o jogo; se desejar fazê-lo, porá na mesa o mesmo número de fichas ☀️ que o escurante. Da mesma forma agirão os outros. Os que já tiverem pingado uma ou duas fichas, deverão completar ☀️ ou sair, perdendo o que já jogaram.
O carteador, antes de proceder à troca de cartas, deve consultar o escurante, pois ☀️ este poderá aumentar as apostas. Após a troca, o dono do escuro será o último a falar e só terá ☀️ direito a aumentar qualquer aposta que seja feita pelos demais. Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.