Tchoukball
História do Tchoukball
Como é jogado o TchoukballRegras
O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico 💰 suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda faz um bet ai carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática 💰 de esporte.Os estudos do Dr.
Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e 💰 científica dos esportes de equipe mais populares.
A partir de seus estudos, o Dr.
Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos 💰 dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns 💰 esportes.
Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação 💰 sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável" (BRANDT, H.
Etude scientifique des sports d'équipe - 💰 Le Tchouk-Ball, le sport de demain.
Genève: Editions Roulet, 1971).
Assim, a partir dessa constatação, o Dr.
Brandt criou um novo jogo, o 💰 Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe.
Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, 💰 de Handebol e do Voleibol.
Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de 💰 remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o 💰 Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da faz um bet ai idade, sexo ou capacidade atlética.
Para jogar Tchoukball é 💰 necessário de 02 quadros de remissão oficiais do Tchoukball e 01 bola Estelle handebol.
O jogo desenrola-se seja sobre um terreno 💰 de 40x20 metros, com duas equipes de 09 jogadores, seja sobre um terreno de 30x15 metros, com duas equipes de 💰 06 ou 07 jogadores.
Os quadros de remissão deverão estar disponíveis um em cada extremidade do terreno de jogo e cercado 💰 por uma área frontal, ou zona proibida, em forma de um meio círculo de 3 m de raio.
Ambos os quadros 💰 poderão ser usados pelas duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchoukball não existe um campo determinado 💰 para cada equipe.
A equipe que possui a bola dispõe de três passes, no máximo, antes de arremessar a bola sobre 💰 um dos quadros de remissão.
A outra equipe deve se colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola antes que 💰 ela entre em contato com o solo após ela ser ricocheteada pelo quadro de remissão.
Durante toda a partida os jogadores 💰 de ambas às equipes não têm o direito de se constranger ou interceptar a bola no ato de suas ações 💰 respectivas, sejam de ataque ou defesa.
Os pontos: Um jogador marca ponto para faz um bet ai equipe se ele arremessar a bola sobre 💰 o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes da bola cair 💰 no chão.
Um jogador dá o ponto para equipe adversária se:
errar o quadro no momento do arremesso;
fazer a bola cair fora 💰 do terreno de jogo após a finalização;
finalizar e a bola no seu retorno do quadro de remissão rebater sobre ele 💰 mesmo;
finalizar erradamente fazendo a bola cair dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
desloca-se driblando com a bola 💰 no chão ou no ar;
efetua mais de 03 passes com a posse da bola;
joga com os membros inferiores, isto é, 💰 abaixo do nível da cintura;
faz o quarto passe em favor de faz um bet ai equipe;
entra em contato com o solo fora dos 💰 limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área) de posse da bola;
deixa a bola cair no ato de 💰 um passe ou recepção;
intercepta voluntariamente (ou não) um passe da outra equipe;
pega a bola depois da finalização de um companheiro 💰 de equipe;
obstrui o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
Um 💰 jogador comete falta quando:As faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu, sendo que deverá 💰 ser concretizado um passe antes da finalização ou dos demais passes permitidos pela regra do jogo.
Quando a bola toca na 💰 borda do quadro de remissão e faz um bet ai trajetória natural é modificada, o ponto não é contado, tratando-se de uma falta, 💰 e o jogo é retomado no local onde a bola caiu.
Assim, a bola passa para a posse da equipe que 💰 defendia no momento da ação litigiosa.
Em um jogo bipolar, com 02 quadros de remissão, não é permitido mais de 03 💰 passes consecutivos sobre o mesmo quadro.
A reposição da bola não é contada como passe, e é feita atrás da linha 💰 de fundo, ao lado do quadro onde foi marcado o ponto, sendo efetuada pela equipe que sofreu o ponto.
Materiais necessário:
01 💰 (uma) bola estilo handebol
02 superfície de remissão (quadros de 1x1 m inclinado a 55°).
Para a equipe de posse da bola: 💰 lançar a bola sobre a superfície de remissão após, no máximo, 03 passes.
Após ricochetear, a bola deverá tocar o solo 💰 fora da zona proibida para que um ponto seja marcado.
Se a bola é recuperada pela outra equipe, o jogo segue 💰 normalmente.
Para a equipe que não está de posse da bola: recuperar a bola após ser ricocheteada pelo quadro e antes 💰 que ela toque no chão.
Para que isso aconteça, é preciso que haja uma movimentação constante em função do passe da 💰 equipe adversária para estar sempre em condições de fazer o rebote, recuperando, assim, a bola para faz um bet ai equipe.
Não é permitido 💰 segurar ou provocar o adversário, assim como interceptar a bola no ato dessas ações.
Não há campos definido; cada equipe pode 💰 finalizar em ambos os quadros de remissão.
Não se pode interceptar os passes da outra equipe - não mais de três 💰 passes antes da finalização.
Não dar mais de três passos de posse da bola.
Terreno de 40 x 20 m / Time 💰 com 9 jogadores, equipe masculina / Partidas com três períodos de 15 minutos.
Terreno de 20 x 12 m / Time 💰 com 7 jogadores, equipe feminina ou mista / Partidas com três períodos de 12 minutos.
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Diante de cada superfície de remissão 💰 há um meio circulo de 03 m de raio chamado de zona proibida, ou área frontal.
O jogador não pode invadir 💰 esta área sob hipótese alguma, seja no momento de finalização, rebote, passe ou recepção.
A bola somente pode entrar nessa área 💰 por via aérea, isto é, sem entrar em contato com o solo.
Tamanho do terreno / Número de jogadores / Duração 💰 de jogoEste conteúdo foi acessado em 11/01/2010 do site: www.tchoukball.com.br .
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da 💰 matéria.