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Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um esporte praticado numa quadra dividida em 😆 duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.

O voleibol foi originalmente chamado de Mintonette, 😆 devido à fazer aposta online semelhança com o Badminton.

Ele também tem alguns elementos de tênis e handebol e até beisebol porque no 😆 conjunto de regras original havia 9 entradas com três saídas (saques).

[1] O objetivo da modalidade é fazer a bola passar 😆 sobre a rede de modo a que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que 😆 se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball 😆 (FIVB).

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos.

[2] O objetivo de 😆 Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os 😆 adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.

Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e 😆 foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.

O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro 😆 de 1942 aos 72 anos de idade.

O voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol surgida na década de 1920, 😆 tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos Estados Unidos.

Em 1947, foi fundada a Federação Internacional 😆 de Voleibol (FIVB).

Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol.

Na ocasião, só houve o evento masculino.

Em 😆 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino.

No ano de 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa 😆 dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.

A partir dos Jogos Olímpicos de 1988, uma nova regra impediu a interrupção 😆 do jogo para que se pudesse secar a quadra.

Os times passaram a entrar com toalhinhas presas na parte de trás 😆 do calção, usadas sempre que o suor molha o piso (esta regra não está mais em vigor).

Karch Kiraly é considerado 😆 o maior jogador de vôlei de sempre, tendo conseguido medalhas de ouro no vôlei nos Jogos Olímpicos de 1984 e 😆 1988 e depois repetido o feito no vôlei de praia, nos jogos de 1996, tendo sido o único jogador a 😆 conseguir a proeza.[3]

Antes do estouro do voleibol no Brasil, durante os anos 1980, a Seleção Brasileira se resumia a um 😆 único grande jogador.

A dinastia de Antônio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos.

Uma trajetória exemplar, iniciada aos dezessete anos, 😆 em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro jogos Pan-Americanos.

Participou também de quatro mundiais e cinco Olimpíadas.

Nos esportes coletivos, 😆 a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil 😆 nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos 😆 Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a fazer aposta online primeira medalha de ouro em 😆 Olimpíadas.

A Seleção Masculina de Voleibol do Brasil possui os dois recordes mundiais de público na história do voleibol: em 26 😆 de Julho de 1983, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, 95 887 pessoas viram O Grande Desafio de 😆 Vôlei – Brasil X URSS, uma partida amistosa na qual o Brasil derrotou a então campeã olímpica e mundial, União 😆 Soviética, por 3-1, num recorde absoluto da história do esporte.

No dia 6 de Julho de 1995, no Ginásio do Mineirinho, 😆 em Belo Horizonte, foi batido o recorde de público numa partida indoor: 25 326 torcedores superlotaram o ginásio para ver 😆 a Itália bater o Brasil por 3-2, na fase decisiva de classificação para as finais da Liga Mundial daquele ano.

As 😆 seleções de Bulgária e Sérvia se enfrentam em 2011.

Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo 😆 um líbero) e seis suplentes.

Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores.

As equipes são separadas por uma rede no 😆 meio da quadra.

O jogo começa com um dos times que devem sacar.

Logo depois do saque, a bola deve ultrapassar a 😆 rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando 😆 qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas).

O jogador 😆 pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes 😆 que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques.

Caso a bola caia, é ponto do time adversário.

O jogador 😆 não pode encostar na rede e, caso isso ocorra, o ponto será para o outro time.

[4] O mesmo jogador não 😆 pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.

É retangular, com a dimensão 😆 de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a 😆 categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino 2,43 metros e feminino 2,24 metros).

Há uma linha de 3 metros 😆 em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da 😆 quadra.

Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.

O campo 😆 mede 18 metros de comprimento por 9 de largura (18 x 9 metros), e é dividido por uma linha central 😆 em um dos lados de nove metros que constituem as quadras de cada time.

O objetivo principal é conquistar pontos fazendo 😆 a bola encostar na quadra adversária ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.

Campo de 😆 Voleibol.

As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto ou ao ar livre conforme desejado.

Acima da 😆 linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,43 m para homens ou 2,24 m 😆 para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes).

Cada quadra é por fazer aposta online vez dividida 😆 em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, 😆 a três metros da rede ("linha de 3 metros").

No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo.

Deste 😆 modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida).

Acima da quadra, o espaço aéreo 😆 é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede.

No sentido vertical, os únicos 😆 limites são as estruturas físicas do ginásio.

Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas do ginásio, 😆 o ponto vai automaticamente para o oponente do último jogador que a tocou.

A bola empregada nas partidas de voleibol é 😆 composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65 centímetros de perímetro.

Ela pesa em torno de 270 gramas e 😆 deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 quilogramas por centímetro quadrado.

Ao contrário de muitos esportes, tais 😆 como o futebol ou o basquetebol, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo.

Cada partida é dividida em 😆 sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos.

Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos 😆 com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida.

O vencedor será 😆 aquele que conquistar primeiramente três sets.

Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol 😆 dura no máximo cinco sets.

Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times 😆 atinge a marca de 15, e não 25 pontos.

Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois 😆 pontos com relação ao placar do adversário.

Cada equipe é composta por doze jogadores, dos quais seis estão atuando na quadra 😆 e seis permanecem no banco na qualidade de reservas.

As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por 😆 set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez - com exceção do líbero - devendo necessariamente retornar 😆 à quadra para ocupar a posição daquele que tomara originalmente o seu lugar.

Os seis jogadores de cada equipe são dispostos 😆 na quadra do seguinte modo.

No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; 😆 e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da 😆 lateral direita.

Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo 😆 à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.

Posicionamento e rotação.

No início 😆 de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, e, acerta a bola com a mão 😆 tencionando fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas e aterrissar na quadra adversária.

Os oponentes devem então fazer a 😆 bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas.

O primeiro contato 😆 com a bola após o saque é denominado recepção ou passe, e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja 😆 uma área válida do campo.

Segue-se então usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no ar de modo a permitir 😆 que um terceiro jogador realize o ataque, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra adversária, conquistando deste 😆 modo o ponto.

No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 😆 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a 😆 rede.

Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.

Em 😆 termos técnicos, os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5 só podem acertar a bola acima da altura 😆 da rede em direção à quadra adversária se estiverem no "fundo" de fazer aposta online própria quadra.

Por esta razão, não só o 😆 bloqueio torna-se impossível, como restrições adicionais se aplicam ao ataque.

Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com 😆 os pés na linha de três metros ou na área por ela delimitada; o contato posterior com a bola, contudo, 😆 pode ocorrer no espaço aéreo frontal.

Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola com os braços 😆 ou com outras partes do corpo para evitar que ela aterrisse na quadra.

Se obtém sucesso, diz-se que foi feita uma 😆 defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque.

O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro ou consiga fazer 😆 a bola tocar o campo do lado oponente.

Se o time que conquistou o ponto não foi o mesmo que havia 😆 sacado, os jogadores devem deslocar-se em sentido horário, passando a ocupar a próxima posição de número inferior à fazer aposta online na 😆 quadra (ou a posição 3, no caso do atleta que ocupava a posição 4).

Este movimento é denominado rodízio.

O líbero é 😆 um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa.

Esta 😆 função foi introduzida pela FIVB em 1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o 😆 jogo deste modo mais atraente para o público.

Um conjunto específico de regras se aplica exclusivamente a este jogador.

O líbero deve 😆 utilizar uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar.

Quando a bola não está 😆 em jogo, ele pode trocar de lugar com qualquer outro jogador sem notificação prévia aos árbitros, e suas substituições não 😆 contam para o limite que é concedido por set a cada técnico.

Por fim, o líbero só pode realizar levantamentos de 😆 toque do fundo da quadra.

Caso esteja pisando sobre a linha de três metros ou sobre a área por ela delimitada, 😆 deverá exercitar somente levantamentos de manchete, pois se o fizer de toque por cima (pontas dos dedos) o ataque deverá 😆 ser executado com a bola abaixo do bordo superior da rede.

Existem basicamente duas formas de marcar pontos no voleibol.

A primeira 😆 consiste em fazer a bola aterrissar sobre a quadra adversária como resultado de um ataque, de um bloqueio bem sucedido 😆 ou, mais raramente, de um saque que não foi corretamente recebido.

A segunda ocorre quando o time adversário comete um erro 😆 ou uma falta.

Diversas situações são consideradas erros:

A bola toca em qualquer lugar exceto em um dos doze atletas que estão 😆 em quadra, ou no campo válido de jogo ("bola fora").

O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").

O jogador 😆 empurra a bola, ao invés de acertá-la.

Este movimento é denominado "carregar ou condução".

A bola é tocada mais de três vezes 😆 antes de retornar para o campo adversário.

A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em 😆 direção à quadra adversária.

O jogador encosta na borda superior da rede.

Um jogador que está no fundo da quadra realiza um 😆 bloqueio.

Um jogador que está no fundo da quadra pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de 😆 fazer contato com a bola acima do bordo superior da rede ("invasão do fundo").

Postado dentro da zona de ataque da 😆 quadra ou tocando a linha de três metros, o líbero realiza um levantamento de toque que é posteriormente atacado acima 😆 da altura da rede.

O jogador bloqueia o saque adversário.

O jogador está fora de posição no momento do saque.

O jogador saca 😆 quando não está na posição 1.

O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação 😆 que não se configura como um bloqueio ("invasão por cima").

O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com 😆 qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por baixo").

O jogador leva mais de oito segundos para 😆 sacar

No momento do saque, os jogadores que estão na rede pulam e/ou erguem os braços, com o intuito de esconder 😆 a trajetória da bola dos adversários.

Esta falta é denominada screening

Os "dois toques" são permitidos no primeiro contato do time com 😆 a bola, desde que ocorram em uma "ação simultânea" - a interpretação do que é ou não "simultâneo" fica a 😆 cargo do arbitro.

A não ser no bloqueio.

O toque da bola no bloqueio não é contabilizado.

A invasão por baixo de mãos 😆 e pés é permitida apenas se uma parte dos membros permanecer em contato com a linha central.

Um time que deseja 😆 competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos".

Elas são: saque, 😆 passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram 😆 introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.

Saque ou serviço [ editar | 😆 editar código-fonte ]

Jogador preparando-se para sacar.

O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol.

Um jogador 😆 posta-se atrás da linha de fundo de fazer aposta online quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la 😆 atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária.

Seu principal objetivo consiste em dificultar 😆 a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.

Existe a denominada área de saque, que é 😆 constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.

Um saque que 😆 a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", 😆 assim como em outros esportes tais como o tênis.

No voleibol contemporâneo, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques:

Passe realizado com 😆 manchete.

Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando 😆 e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a fazer aposta online quadra, o que permitiria que 😆 o adversário marcasse um ponto.

Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar 😆 rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.

O fundamento 😆 "passe" envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos 😆 braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola 😆 é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na 😆 quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, 😆 diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".

Manchete é um golpe executado por um jogador de voleibol, realizado com 😆 os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão.

O jogador tentará receber o 😆 saque adversário efetuando um passe para o levantador.

[5] Erros resultam em pontos para o adversário, a manchete tem grande influência 😆 no jogo, sendo ela responsável pela defesa do saque e de cortadas.

A posição da manchete deve ser executada com eficiência.

É 😆 considerada um princípio de defesa.

O líbero é o que fica encarregado de pegar saques e cortes, usando a manchete.

[6] E 😆 no caso de alguns levantadores a manchete é usada para uma melhor colocação da bola para o atacante.

A manchete é 😆 o tipo de defesa mais usado no jogo de voleibol.

[7] Ela é usada em bolas que vem em baixa altitude, 😆 e que não tem chance de ser devolvida com o toque.

O movimento da manchete tem início nas pernas e é 😆 realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora 😆 do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento.

Foi o último dos fundamentos a ser adicionado ao jogo.

Uma vez que 😆 o saque foi ficando mais potente, e o toque, não era mais tão eficaz, abriu-se espaço para a implantação da 😆 manchete.

[8] Quando a manchete é mal efetuada e o passe acaba indo para a equipe adversária, diz-se que houve "bola 😆 de graça".[9]

O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola.

Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de 😆 forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.

A exemplo do passe, pode-se distinguir o 😆 levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete".

Como o 😆 primeiro usualmente permite um controle maior, o segundo só é utilizado quando o passe está tão baixo que não permite 😆 manipular a bola com as pontas dos dedos, ou no voleibol de praia, em que as regras são mais restritas 😆 no que diz respeito à infração de "carregar".

Também costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referência à situação em 😆 que a bola é lançada na direção oposta àquela para a qual o levantador está olhando.

Quando o jogador não levanta 😆 a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lançá-la diretamente em direção à quadra 😆 adversária numa tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta é uma "bola de segunda".

Jogador atacando.

O ataque é, em 😆 geral, o terceiro contato de um time com a bola.

O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra 😆 adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.

Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), 😆 salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do 😆 contato.

O voleibol contemporâneo envolve diversas técnicas individuais de ataque:

Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra 😆 na rede, ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2-4.

O atacante não pode pisar na linha de 😆 três metros ou na parte frontal da quadra antes de tocar a bola, embora seja permitido que ele aterrisse nesta 😆 área após o ataque.

Diagonal ou Paralela: indica a direção da trajetória da bola no ataque, em relação às linhas laterais 😆 da quadra.

Uma diagonal de ângulo bastante pronunciado, com a bola aterrissando na zona frontal da quadra adversária, é denominada "diagonal 😆 curta".

Cortada ou Remate: refere-se a um ataque em que a bola é acertada com força, com o objetivo de fazê-la 😆 aterrissar o mais rápido possível na quadra adversária.

Uma cortada pode atingir velocidades de aproximadamente 200 quilômetros por hora.

Largada: refere-se a 😆 um ataque em que jogador não acerta a bola com força, mas antes toca-a levemente, procurando direcioná-la para uma região 😆 da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.

Explorar o bloqueio: refere-se a um ataque em que o jogador 😆 não pretende fazer a bola tocar a quadra adversária, mas antes atingir com ela o bloqueio oponente de modo a 😆 que ela, posteriormente, aterrise em uma área fora de jogo.

Ataque sem força: o jogador acerta a bola mas reduz a 😆 força e consequentemente fazer aposta online aceleração, numa tentativa de confundir a defesa adversária.

Bola de xeque: refere-se à cortada realizada por um 😆 dos jogadores que está na rede quando a equipe recebe uma "bola de graça" (ver passe, acima).

Bloqueio triplo.

O bloqueio refere-se 😆 às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir 😆 ou dificultar o ataque da equipe adversária.

Elas consistem, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com 😆 o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.

Denomina-se "bloqueio ofensivo" 😆 à situação em que os jogadores têm por objetivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversária.

Para 😆 isto, é necessário saltar, estender os braços para dentro do espaço aéreo acima da quadra adversária e manter as mãos 😆 viradas em torno de 45-60° em direção ao punho.

Um bloqueio ofensivo especialmente bem executado, em que bola é direcionada diretamente 😆 para baixo em uma trajetória praticamente ortogonal em relação ao solo, é denominado "toco".

Um bloqueio é chamado, entretanto, "defensivo" se 😆 tem por objetivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a fazer aposta online velocidade, de modo a que ela possa 😆 ser melhor defendida pelos jogadores que se situam no fundo da quadra.

Para a execução do bloqueio defensivo, o jogador reduz 😆 o ângulo de penetração dos braços na quadra adversária, e procura manter as palmas das mãos voltadas em direção à 😆 fazer aposta online própria quadra.

O bloqueio também é classificado, de acordo com o número de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".

A 😆 defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o 😆 ataque adversário.

Além da manchete e do toque, já discutidos nas seções relacionadas ao passe e ao levantamento, algumas das ações 😆 específicas que se aplicam a este fundamento são:

Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma 😆 bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.

Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito 😆 contato com a bola.

Esta técnica é utilizada, especialmente, para minimizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado 😆 da força com que uma bola fora cortada pelo adversário.

Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas 😆 sobre si mesmas, como numa oração.

Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a 😆 uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, 😆 pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.

Posição de expectativa: Estratégia ou tática 😆 adotada antes do saque adversário de posicionamento da defesa, podendo ser no centro ou antecipado em uma das metades da 😆 quadra.[ 10 ]

Durante uma partida, um jogador dá de sessenta a oitenta saltos entre os saques, ataques e bloqueios.

Alguns podem 😆 chegar a cem saltos.

Organizadas pela federação internacional (FIVB), as principais competições de voleibol são torneios internacionais que podem ser divididos 😆 em dois grupos: grandes eventos que ocorrem em ciclos de quatro anos e eventos anuais, criados a partir da década 😆 de 1990.

De menor importância, mas igualmente tradicionais, são os torneios organizados por cada uma das cinco grandes confederações continentais.

Por fim, 😆 diversas federações possuem torneios e ligas nacionais, que ganham em prestígio de acordo com o volume de capital investido e 😆 a qualidade dos atletas envolvidos.

Entre as principais competições de voleibol, destacam-se:Referências

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