O esporte nos Estados Unidos é uma parte importante na cultura do país.
O país tem uma cultura associada ao esporte desde a escola até por questões de saúde pública.
Os esportes recebem muitos incentivos fiscais do governo, também conseguem atrair enormes transações financeiras de público e de patrocinadores.
O americano Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história.
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) representa o país nos jogos olímpicos.
No total os Estados Unidos já conquistaram mais de 2.
500 medalhas nos jogos de verão, sendo o maior medalhista da competição.
Obteve também mais de 300 medalhas nos jogos de inverno, posicionando-se como o segundo maior medalhista da história.
A maioria das medalhas vem do atletismo, o atleta com a maior quantidade de medalhas é o nadador Michael Phelps com 28 no total.
O país participou de todas as edições dos jogos exceto a edição de 1980 por boicote, o país ganhou medalhas de ouro em todas as edições que participou, é o país que mais sediou os jogos, sendo quatro edições de verão e quatro edições de inverno.
Esportes em equipe [ editar | editar código-fonte ]
No país, são os mais apreciados e também os que contém a maior audiência de público, tanto nos estádios quanto na televisão.
As quatro ligas profissionais mais populares são conhecidas como "Big Four" (quatro grandes), NFL, NBA, MLB e NHL.
Partida da NFL, maior liga profissional de futebol americano do país.
Esporte que surgiu durante o século XIX a partir de uma variação do rugby no país, o futebol americano é considerado o esporte mais popular do país, sendo praticado em ligas profissionais, faculdades e escolas, sendo que nas últimas não contém os tradicionais tackles no esporte.
A primeira divisão universitária (NCAA) contém jogos transmitidos nacionalmente, com a principal liga profissional, a NFL, concentrando a maior audiência e média de público entre os esportes, e tendo anualmente a maior audiência televisiva com a betnacional app atualizado 2024 final, o Super Bowl.
O futebol americano universitário foi a versão dominante do desporto na primeira metade do século XX.
Bowls (taças), uma tradição praticada no futebol americano universitário, atraiu uma audiência nacional nos Estados Unidos para as equipes colegiais.
Amparado por rivalidades ferozes, a modalidade ainda tem um apelo global muito perceptível dentro dos Estados Unidos.
Em 1920 foi criada a American Profissional Football Association.
O primeiro jogo ocorreu em Dayton, Ohio, em 3 de outubro de 1920 com a equipe local, o Dayton Triangles derrotando o Columbus Panhandles por 14-0.
O campeonato mudou seu nome para o atual, a National Football League, dois anos depois.
Tendo começado no cidades industriais do Meio-Oeste dos Estados Unidos, o futebol americano profissional gradualmente tornou-se um fenômeno de mídia no país.
O início da ascensão da popularidade da liga profissional geralmente pode ser rastreada até a Final do Campeonato de 1958 da NFL.
Desde os anos 1990, passou mesmo o beisebol como o esporte mais popular da nação.
Partida da NBA, maior liga profissional de basquete do país.
Criado pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, o basquetebol é centrado em arremessar uma bola laranja contra uma "cesta".
É o esporte em ambiente coberto mais popular, com a liga profissional NBA tendo grandes audiências e o torneio universitário da NCAA inspirando ampla cobertura televisiva e apostas.
Os Estados Unidos também tem as mais fortes seleções do mundo, com o masculino e feminino vencendo com facilidade as competições internacionais.
Em dezembro de 1891, o professor de educação física James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano.
Assim ele criou o Basquete.
No começo do século XX o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo.
Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Nos Estados Unidos, foi somente em 1946 que foi fundada uma liga profissional do esporte, a Basketball Association of America (BAA), que anos mais tarde seria renomeada National Basketball Association.
A NBA começou a gradualmente a se popularizar no país no final da década de 50 e início da de 60 e atingiu grande popularidade nos anos 70, mantendo-se até hoje como uma das ligas mais populares do país.
Partida da MLB, maior liga profissional de beisebol do país.
Um jogo de taco e bola disputado em nove entradas (inning) onde as equipes defendem-se e atacam, consiste em rebater a bola para o mais longe possível das bases e percorrer as quatro bases.
O ponto é marcado pelo jogador e não pela bola.
Originário da colonizadora Inglaterra (onde foi superado pelo críquete), se tornou grande sucesso nos Estados Unidos a partir do século XIX, sendo o esporte mais popular antes da ascensão do futebol americano.
A liga profissional MLB é a mais antiga em atividade, tendo sido fundada em 1903.
A popularidade do beisebol profissional da MLB aumentou nos anos 1920 e 1930.
Afetados pelas dificuldades da Grande Depressão, a popularidade do beisebol começou a cair no início dos anos 30.
Mas após a Segunda Guerra Mundial, a MLB, após dar permissão de entrada de jogadores negros no campeonato, começou a expandir-se para o sul e o oeste do país e na década de 50 era a liga mais popular do país.
Beisebol profissional tornou-se tão popular que muitas cidades pediram permissão para criar clubes, atingindo as 30 equipes que compõem Major League Baseball no presente.
Na década de 1990 foi superado em popularidade pelo futebol americano
Hóquei no Gelo [ editar | editar código-fonte ]
Partida da NHL, principal liga profissional de hóquei no gelo do país.
Esporte de origem no país vizinho,Canadá, derivado do britânico hóquei na grama, é disputado em um rinque de gelo por duas equipes de seis jogadores, que buscam fazer gols usando tacos ('sticks') e um disco (puck).
Mais popular nos EUA em regiões nevadas, conquistou fãs em regiões mais quentes com a expansão da liga profissional NHL, que atualmente possui 23 equipes americanas e 7 canadenses.
A principal liga profissional de hóquei, a National Hockey League, foi fundada em 1917.
A liga se expandiu rapidamente nas regiões nevadas dos EUA e Canadá na década de 20.
Mas a rápida expansão do campeonato foi interrompida por causa da Terça-Feira Negra e da Grande Depressão.
A maioria dos clubes teve problemas económicos nesta época.
A crise econômica da América também se juntou a Segunda Guerra Mundial, o que afetou o desenvolvimento do hóquei.
Muitos jogadores, principalmente canadenses, tiveram de cumprir o serviço militar e lutar na frente de batalha.
Em 1942, o campeonato foi reduzido para seis equipes.
Durante 25 anos não houve expansão do número de equipes da liga, o que começou em 1967.
A liga começou a se expandir para as regiões mais quentes do país nas décadas de 70 e 80, atingindo o seu número atual de equipes e conquistando um grande número de fãs nestas regiões.
Porém, comparada com outras ligas a NHL ainda é a menos popular das principais ligas esportivas americanas, principalmente porque o hóquei no gelo ainda é associado como um esporte de regiões nevadas ou de inverno.
Partida da MLS, maior liga profissional de futebol do país.
Apesar de ser o esporte mais popular no mundo, o futebol britânico (conhecido nos EUA como soccer, derivado de "association football") começou a cair em popularidade na década de 1930 e tornou-se marginalizado, mantendo-se por muito tempo restrito a imigrantes.
Os primeiros registros da prática do esporte nos Estados Unidos datam do ano de 1862.
Em 1921 foi criada a American Soccer League (ASL), a liga de futebol dos EUA na época, na época foi considerada a segunda liga esportiva mais popular nos Estados Unidos, atrás apenas da Major League Baseball.
No entanto, a Grande Depressão de 1929, levou ao fim da ASL em 1933, e o desaparecimento do esporte nos Estados Unidos, entrando num tempo prolongado de obscuridade.
Iniciando na década de 1970, se tornou popular entre o público feminino, levando a uma forte cultura do futebol feminino e eventual seleção nacional.
A ressurreição do futebol masculino se iniciou quando os EUA sediaram a Copa do Mundo FIFA de 1994, e criaram uma liga profissional, a MLS, que desde a betnacional app atualizado 2024 primeira temporada em 1996 se expandiu para 23 times e graças a betnacional app atualizado 2024 crescente popularidade atualmente atrai públicos menores apenas que os da NFL e MLB.
Esporte de origem dos nativos do pais, o lacrosse é jogado em campos ou em quadras, e contém maior popularidade no Médio Atlântico e Nova Inglaterra.
A liga profissional MLL vê crescimento de popularidade, e a liga universitária é a que atrai mais público na NCAA (a de futebol americano não é gerida pela própria entidade).
Calendário das principais ligas [ editar | editar código-fonte ]
Equipes por estado [ editar | editar código-fonte ]
Mapa com equipes por estado nas quatro maiores ligas e a MLS.
†-Vai receber uma equipe ‡-Vai perder uma equipe