Regras do Póquer de Dados (mais ou menos) do Eristoff
Conceitos:
Cada figura vale por 2, isto é, se estivermos a jogar 💶 para Ases e saírem 2 Ases = total de 4 Ases.
e saírem = total de Cada nove (também chamado de 💶 pilo ) vale 1 ponto do que se quiser, exemplo: Se estivermos a jogar para Ases e saírem 2 Ases 💶 e 1 nove = total de 5 Ases .
(também chamado de ) vale 1 ponto do que se quiser, exemplo: 💶 Se estivermos a jogar para Ases e saírem e = total de . Nas Sequências existem as mínimas (com um 💶 valor de 15 pontos ) e máximas (com um valor de 30 pontos ), estes valores dobram caso as mesmas 💶 sejam tiradas de mão (numa jogada só).
(com um valor de ) e (com um valor de ), estes valores dobram 💶 caso as mesmas sejam tiradas (numa jogada só). A sequência Máxima tem a seguinte configuração: A , R , D 💶 , V , 10
, , , , A sequência Mínima tem a seguinte configuração: R , D , V , 💶 10 , 9
, , , , Caso saiam 5 pilos esta jogada tem um valor de 30 , este valor 💶 pode ser inscrito numa quadrícula de Ases (A) , Reis (R) , Damas (D) , Valetes (V) ou Dez (X) 💶 . Se saírem 5 pilos de mão, o valor dobra (60) .
esta jogada tem um valor de , este valor 💶 pode ser inscrito numa quadrícula de , , , ou . Se saírem . 5 Figuras iguais valem sempre 20 💶 (em vez de 10), quando esta configuração sai de mão o valor dobra, logo= 40 pontos .
(em vez de 10), 💶 quando esta configuração sai de mão o valor dobra, logo= . O Fullen é uma combinação de 3+2 figuras iguais, 💶 por exemplo 2 Reis e 3 Damas , ou 2 Dez e 3 Valetes , 5 figuras iguais também podem 💶 ser consideradas um Fullen .
é uma combinação de 3+2 figuras iguais, por exemplo , ou , 5 figuras iguais também 💶 podem ser consideradas um . “Jogar para Ases” significa que estamos a tentar completar a linha dos Ases.
“Jogar para Reis” 💶 significa que estamos a tentar completar a linha dos Reis.
Etc…
Nestas regras a Dama vale mais que o Valete.
Qualquer combinação que 💶 saia de mão, dobra o valor.
Desenrolar do jogo:
valor mínimo de 7
mínimo é 6
valor mínimo é 8
O jogador Eristoff fechou Ases, 💶 já ninguém pode jogar para Ases.
O jogador Eristoff tira na 1ª jogada (de mão): D , D , D , 💶 D , D (20 Damas, como foi de mão = 40 pontos )
(de mão): , , , , (20 Damas, 💶 como foi de mão = ) Na 2ª jogada tira : R , R , R , V, R (4 💶 Reis = 8 pontos para Reis)
: , , , V, (4 Reis = para Reis) Na 3ª jogada tira : 💶 R, D , D , D , V (3 Damas = 6 pontos ), como já abriu Damas, pode registar 💶 na quadrícula seguinte.
Se o jogador Eristoff estiver a jogar para Damas (na primeira coluna de 6 pontos) e tirar 3, 💶 pode marcar essas e levantar todos os dados, se na jogada seguinte tirar outras 3 e ainda estiver a/quiser jogar 💶 para Damas, não soma, marca na quadrícula seguinte (ver Variante 2 para a Soma das Figuras).
1ª Jogada : D , 💶 D , V, R, D = 6 pontos
: , , V, R, = 6 pontos 2ª Jogada (lança todos os 💶 dados): D , D , 9 , 9 , V = 6 pontos
Registar os totais:
Figuras
Exemplo para
Ases:
x 6
246 pontos
Exemplo para
Damas:
x 4
192 💶 pontos
Damas
x 4
x 2
384 pontos
Sequências, Fullens (e Poker)
Sequências
195 pontos
O jogo acaba quando faltar uma linha para fechar, o vencedor é o 💶 que tiver mais pontos.
Variante 1 - Combinação Póquer (poker)
combinação poker
V
V
V
V
poker
só pontua se for de mão
Cada poker vale 100 pontos.
poker
vale 200 💶 pontos
Poker Real
4 ases e 1 Rei
Poker
Variante 2 – Soma das Figuras
O jogador Eristoff tira na 1ª jogada D , D 💶 , D , D , 9 , de acordo com este variante ao jogo, podemos continuar a jogar para Damas. 💶 Se na segunda jogada sair D , X, R, R, 9 , temos já um total de 12 Damas .
A 💶 seguir guarda a dama e o pilo, e joga os outros três dados. Saiu D, R, D , V, 9, 💶 totaliza assim 14 pontos para Damas , e regista na mesma quadrícula :
-- Não imprima estas instruções aprenda a jogar 💶 e passe o conhecimento, poupe papel! --
Graças a um Périplo de Sublevação (já não chegava o Vamosokintressa e o G.R.C.A.L.V.S), 💶 reaprendi a jogar póquer de dados, e como sou um tipo porreiro apeteceu-me partilhar com universo...É que o Google não 💶 tinha (passa a ter) e já ninguém se lembrava como se jogava, havia umas luzes, umas memórias, umas pontuações perdidas... 💶 até que, no dito périplo, eu tinha os dados e o Silveira as tabelas. E foi esta coincidência que nos 💶 permitiu mudar o mundo.Para todos vós, aqui ficam as Regras Tradicionais Portuguesas do Póquer de Dados.Cada jogador tem 3 jogadas 💶 com os 5 dados, podendo reter o número de dados que quiser para tentar fazer as melhores combinações possíveis nas 💶 jogadas seguintes. E /ou jogar todos novamente.O jogo de póquer de dados é feito com recurso á seguinte tabela de 💶 pontuações, cada jogador deverá ter uma:Para abrir o jogo a Ases (A), Reis (R), Damas (D), Valetes (V) e Dez 💶 (X), é necessário obter umNas duas colunas seguintes o valor, e nas duas últimas colunas oQuando um jogador preenche uma 💶 linha, nem ele nem os outros jogadores podem jogar mais para essa linha, exemplo:Se um jogador tiver fechado uma linha 💶 sem que outro(s) a tenha(m) aberto, o jogador que fechou a linha e/ou os outros que a abriram, no total, 💶 marcam o dobro (ver registar os totais).Nas 3 jogadas de cada jogador, pode-se jogar sempre para a mesma figura, ou 💶 outras, exemplo:Quando se completa uma linha somam-se os pontos e multiplicam-se pelos valores das figuras(7+8+9+8+9)(8+6+6+20+8)Não esquecer que se um jogador 💶 fechar uma linha sem que outro(s) a tenham aberto esta pontuação dobra, exemplo para((8+6+6+20+8)Este totais apenas se somam, não se 💶 multiplicam, exemplo para(60+15+30+60+30)=Fim.Variantes:Existem algumas variações a estas regras, ou seja há mais maneiras de jogar este jogo.Uma delas consiste na, 💶 isto é, caso saiam 4 figuras iguais (, D,) temos um. Esta combinaçãoquando tem a configuração de umPara registar otemos 💶 que adicionar mais uma linha no final da tabela de pontuações, passando a mesma a ter esta configuração:A linha Poker 💶 não é necessário fechar para concluir o jogo.Existe outra variante que consiste na soma das figuras, isto é, se obtivermos 💶 por exemplo: