Ouvir notícia
Atividades físicas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde por seus benefícios para a qualidade de vida.
Entre as diferentes práticas, 💋 os esportes de aventura na natureza podem unir saúde física e mental a adrenalina e contato com o meio ambiente.
Escalada, 💋 trekking e rapel são alguns exemplos de esportes de aventura realizados ao ar livre, em meio a natureza.
As atividades ganharam 💋 destaque ao longo dos anos e hoje contam com modalidades presentes nas Olímpiadas, como o Mountain Bike, que teve o 💋 brasileiro Henrique Avancini nos Jogos Olímpicos de Tóquio como representante do país em 2021.
Conheça as principais modalidades e suas características.
O 💋 que é um esporte de aventura?
De acordo com o artigo "Atividades na natureza e os benefícios observados pelos praticantes", da 💋 Faculdade União de Goyazes, os esportes de aventura são aqueles com maior grau de risco físico, devido às condições em 💋 que são praticados.
Conhecidos também como esportes radicais, essas práticas costumam ser realizadas em terrenos irregulares, altitudes elevadas ou alta velocidade, 💋 por exemplo.
Segundo o artigo da Faculdade União de Goyazes, existem três tipos de esportes de aventura na natureza: terrestres, aquáticos 💋 e aéreos.
Essas atividades costumam ser feitas ao ar livre, em contato com a natureza, com os equipamentos adequados e riscos 💋 calculados por profissionais e praticantes.
Para isso, demandam preparo físico e mental para lidar com as adversidades.
Os esportes de aventura também 💋 estão presentes no ecoturismo, modalidade turística que realiza atividades no meio ambiente com o objetivo de promover o contato com 💋 a natureza enquanto incentiva a preservação ambiental e cultural.
Quando os esportes de aventura surgiram?
Segundo artigo publicado na revista do CPAQV 💋 (Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida), o termo "esportes de aventura" surgiu entre o final de 1980 e 💋 início de 1990 para descrever esportes considerados "adultos".
A classificação se deve ao fato das práticas oferecerem maior grau de risco 💋 físico em relação a outros exercícios.
Na época, as atividades eram praticadas por uma minoria, mas logo se destacaram pela oportunidade 💋 de aproximação com a natureza.
Com isso, esportes de aventura na natureza como o rafting, o alpinismo e o mountain bike 💋 se popularizaram a nível global.
Quais são os benefícios dos esportes de aventura?
De acordo com o Guia de Atividade Física para 💋 a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a prática de exercícios pode promover qualidade de vida e bem-estar, auxiliando 💋 a ter uma vida mais saudável.
Nas indicações para adultos sobre a prática de atividades físicas mais intensas, como o caso 💋 dos esportes de aventura, o Ministério da Saúde sugere como ideal uma rotina de 75 minutos de exercício por semana.
Alguns 💋 benefícios desse hábito, citados pelo estudo "Atividades na natureza e os benefícios observados pelos praticantes", são:alívio do estresse;
fortalecimento dos músculos;
ajuda 💋 a trabalhar a concentração;
combate a doenças e aumento da longevidade;
melhora na coordenação motora e na flexibilidade.
O artigo também apresentou uma 💋 pesquisa realizada com pessoas de faixa etária variada, entre 13 e 65 anos.
Segundo os dados, o principal benefício apontado pelos 💋 praticantes foi a melhoria física e mental, com 18% das respostas.
7 esportes de aventura na natureza
Dentro das classificações principais indicadas 💋 pelo artigo da Faculdade União de Goyazes – aquática, terrestre e aérea – existem as modalidades esportivas, praticadas ao ar 💋 livre de acordo com uma dessas três condições.
Saiba quais são os esportes de aventura na natureza definidos pelo artigo.
Escalada
A escalada 💋 consiste na subida por paredes rochosas, com o objetivo de atingir o topo.
O terreno é irregular e pode apresentar variadas 💋 distâncias.
Uma variação da escalada é o montanhismo ou alpinismo, que consiste na prática realizada especificamente em montanhas.
Para praticar esse tipo 💋 de esporte de aventura, é necessário contar com equipamentos específicos, como cordas, mosquetões e capacete.
No Brasil, é possível praticar essa 💋 atividade em locais como Capitólio (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Chapada Diamantina (BA).
Canoagem
A canoagem é uma prática que se 💋 encaixa na categoria de esportes de aventura aquáticos.
Ele é realizado com uma embarcação fechada, o caiaque, no qual o atleta 💋 fica sentado.
Para movimentar a embarcação na água, o praticante utiliza um remo com duas pás.
Esse tipo de esporte pode ser 💋 praticado em rios, represas, lagos e mares.
Além das regiões litorâneas, outras opções de locais para praticar a canoagem são Chapada 💋 dos Guimarães (MT), Brotas (SP) e Itacaré (BA).
Rapel
Enquanto a escalada é uma técnica de subida, o rapel consiste na prática 💋 esportiva de descida das paredes rochosas.
A atividade pode ser realizada em montanhas, cachoeiras e cânions, por exemplo.
A prática pode ser 💋 inserida em outros esportes de aventura na natureza, como o canionismo, modalidade que explora cursos de água, transpondo obstáculos como 💋 corredeiras, poços e pedras.
Em Brotas, cidade localizada a 248 km de São Paulo, é possível encontrar diversas opções de esportes 💋 radicais, incluindo o canionismo e o rapel.
Outros destinos que oferecem essa prática são Bonito (PE), Rio de Janeiro (RJ) e 💋 Chapada dos Veadeiros (GO).
Rafting
O rafting é um esporte que também se encaixa na categoria aquática e é feito na descida 💋 de corredeiras com botes infláveis.
Essa é uma atividade realizada em grupo.
Cada pessoa no bote recebe um remo e, com as 💋 orientações de um guia profissional, fazem o trajeto normalmente em alta velocidade.
Os principais destinos que oferecem essa prática de aventura 💋 na natureza são Socorro (SP), Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR).
Bóia cross
O bóia cross é uma derivação do rafting, 💋 que também pode ser feita em grupo, mas com apenas uma pessoa em cada bóia.
Nesta atividade, o grupo segue junto 💋 pela descida da corredeira, com cada praticante preso a fazer jogo lotofacil pela internet bóia, normalmente de barriga para baixo.
Durante o trajeto, um pode 💋 ajudar o outro a desviar de obstáculos e evitar quedas na água, por exemplo.
Brotas (SP), Bonito (MS) e Socorro (SP) 💋 são alguns destinos onde é possível encontrar esse esporte de aventura.
Trekking
O trekking é a caminhada por trilhas, normalmente em terrenos 💋 mais irregulares e com maiores distâncias.
É possível encontrar obstáculos no trajeto, como rios e rochas.
É possível realizar o trekking em 💋 diferentes localidades do Brasil, como Chapada Diamantina (BA), Florianópolis (SC) e Chapada dos Veadeiros (GO).
Uma variação do trekking é o 💋 hikking, uma caminhada na natureza.
De acordo com o estudo "Hiking: A Low-Cost, Accessible Intervention to Promote Health Benefits", essa atividade 💋 pode ter efeitos imediatos e a longo prazo para a qualidade de vida.
Segundo a pesquisa, alguns dos benefícios imediatos incluem:
restauração 💋 da concentração;
diminuição da pressão arterial;
redução dos níveis de estresse;
melhoria no funcionamento do sistema imunológico.
Mountain bike
O mountain bike é uma modalidade 💋 do ciclismo, também conhecida pela sigla MTB, praticada em terrenos irregulares, como estradas de terras e trilhas.
Na prática, o atleta 💋 utiliza uma bicicleta específica, com pneus e estrutura adequada para as condições da atividade.
É possível encontrar diferentes categorias de esportes 💋 de aventura na natureza no mountain bike, como:
Mountain bike XCO : modalidade olímpica do MTB, com circuitos pré-definidos e obstáculos 💋 para os atletas;
: modalidade olímpica do MTB, com circuitos pré-definidos e obstáculos para os atletas; Cross Country Maratona (XCM) : 💋 categoria caracterizada por percursos com distâncias maiores por estradas de terra;
: categoria caracterizada por percursos com distâncias maiores por estradas 💋 de terra; Downhill: prática de mountain bike que consiste na descida de trilhas ou pistas técnicas construídas especificamente para essa 💋 atividade.
Confira outras dicas e notícias sobre esportes na CNN