O curso Inclusão social através do esporte nasce da inspiração e sensibilidade própria da palavra incluir como expressão de humanidade.
O 🗝 esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e unificador 🗝 dos povos para uma cultura de paz.
Todos esses aspectos positivos se amparam em politicas afirmativas e documentos internacionais, como o 🗝 Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que afirma a Importância do esporte para a ampliação de atitudes e comportamentos 🗝 em prol da igualdade de gênero, da promoção da inclusão e da superação de todas as formas de discriminação; A 🗝 Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Art.
30) que define que os Estados-partes tomarão medidas apropriadas para 🗝 incentivar e promover a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns, em todos os níveis; No 🗝 Brasil, como lei, o Estatuto da Juventude é afirmativo ao declarar o direito ao esporte e ao acesso a equipamentos 🗝 comunitários, socializadores e inclusivos, considerando os mais diversos aspectos educacionais, sociais e culturais.
Nesse contexto de oportunidades é preciso pensar a 🗝 utilização do esporte como ferramenta base para o desenvolvimento humano, tendo esse aspecto o imperativo inclusivo para que atinja os 🗝 objetivos educativos.
Portanto, para o êxito na aprendizagem dos esportes os profissionais de Educação Física apresentam parâmetros de qualidade e intencionalidade 🗝 nas metodologias de ensino, considerando aspectos que se concretizam na inclusão de todos o tempo todo e de todas as 🗝 formas.
Pensando na perspectiva de inovação, o curso traz como objetivo a capacitação dos profissionais de Educação Física para atuarem como 🗝 facilitadores do processo de aprendizagem do esporte.
Estes consideram o fenômeno como experiência unificadora de dimensões biológicas, físicas, motoras, lúdicas, corporais, 🗝 técnicas e táticas, culturais, psicológicas, sociais e afetivas, visando o desenvolvimento inclusivo de competências para todos os aprendizes do esporte, 🗝 em especial as pessoas com deficiência.
Diante do contexto e demanda de interesse pelo tema, ampliamos o acesso à participação para 🗝 os estudantes de Educação Física; Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas; Gestores públicos e a sociedade civil de maneira geral 🗝 com interesse pelo tema.
Pensando e democratizando o acesso ao conhecimento, o curso será desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância, 🗝 em 12 fascículos, 12 vídeoaulas e 12 podcasts, com carga horária total de 140 horas aula.
Além de conteúdos complementares através 🗝 de dois webinários.
Esse formato possibilitou uma abordagem multidisciplinar da inclusão, tendo efetivamente como proposta gerar conhecimentos que assegurem uma intervenção 🗝 profissional segura e eficaz.
As temáticas definidas para o alcance dos objetivos pedagógicos abordarão temáticas como: Prática esportiva para pessoas com 🗝 deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil; O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte; Atividade física 🗝 versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência; Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação 🗝 física; Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade, dentre outras de igual importância.
Certamente o curso apresentará 🗝 uma experiência inigualável aos participantes trazendo para o centro das discussões a problemática da inclusão social pelo esporte.
Apresentaremos um olhar 🗝 para além da pessoa com deficiência, assumindo de forma responsável o compromisso para que jovens que frequentam as aulas de 🗝 educação física ou participam de programas sociais, aprendam a conhecer, a gostar e a praticar o esporte com seus inúmeros 🗝 benefícios para usufruto ao longo da vida.