Redação sobre EsportesRedação UPF 2017
Os Jogos Olímpicos representam uma das atividades d e maior visibilidade do contexto esportivo contemporâneo e 🫰 estão fundamentados não apenas nas regras de cada modalidade esportiva, mas principalmente nos valores humanos, combinando esporte, educação e cultura.(...)
O 🫰 Movimento Olímpico contemporâneo foi criado por Pierre de Coubertin.
Ele acreditava que o esporte era uma importante forma de educação para 🫰 a juventude.
Para ele, mais importante que a vitória nas competições era a participação na disputa.
E assim nasceu o Olimpismo, que 🫰 se refere ao conjunto de valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas aos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos 🫰 da Era Moderna tiveram como fazer aposta bet nacional primeira edição em 1896.
Atualmente, a realização das competições é disputada por metrópoles de países dos 🫰 cinco continentes, em um processo que demanda alguns anos.
As regras do Movimento Olímpico estão contidas na chamada Carta Olímpica.
Os Jogos 🫰 Olímpicos basearam-se em um conjunto de valores que são a referência fundamental do Movimento Olímpico até os dias atuais.
Alguns princípios 🫰 éticos, pedagógicos e morais norteavam essa prática, os quais hoje representam a face pública do Olimpismo.
Assim, o respeito, a coragem, 🫰 a determinação, a inspiração e a igualdade são valores olímpicos por excelência, que funcionam como um Código de Conduta do 🫰 Movimento Olímpico e buscam nortear as ações de todos os envolvidos nas atividades olímpicas, sejam elas competitivas, administrativas ou voluntárias.(RUBIO, 🫰 Katia.
Os valores olímpicos que os jogos carregam.5/2/2016.
Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.
br/aulas/fundamental-1/os-valores-olimpicos-que-os-jogos-carregam/.Acesso em 20 ago.2016)
Diante da reflexão apresentada, escreva um texto dissertativo-argumentativo, respondendo 🫰 à seguinte pergunta: Como, na sociedade atual, os Jogos Olímpicos podem ser exemplo da vivência de valores como igualdade e 🫰 respeito?
Redação Puc-Campinas 2017DISSERTAÇÃO
Leia o editorial abaixo procurando apreender o tema que nele está desenvolvido.
Em seguida, elabore uma dissertação em que 🫰 você exponha, de modo claro e consistente, suas idéias acerca desse tema.
A equipe brasileira teve o melhor desempenho da história 🫰 dos Jogos Olímpicos.
Superou como fazer aposta bet nacional melhor classificação na tabela em número de medalhas de ouro e também de pódios e esteve 🫰 perto da meta do Comitê Olímpico do Brasil (ficar entre os dez primeiros) em termos de total de láureas.
Não chegou 🫰 perto, porém, dos resultados das potências esportivas que sediaram a Olimpíada nos últimos 50 anos.
Os números nacionais destoam dos indicadores 🫰 econômicos e sociais do país.
O Brasil alcançou o 13o lugar na classificação dos Jogos do Rio.
Em renda per capita ou 🫰 em desenvolvimento social, a posição brasileira no ranking mundial anda perto do septuagésimo lugar.
Tais estatísticas, porém, nem de longe dizem 🫰 tudo sobre as perspectivas em Olimpíadas.
Além da qualidade de vida, o desempenho nos esportes de elite está ainda relacionado a 🫰 tradições esportivas e a desejos de projetar a imagem do país.
Isto posto, o que fazer da ansiedade nacional por se 🫰 destacar no esporte de alto nível? Quais são o interesse, o custo e o benefício?
Apesar do resultado recorde no Rio, 🫰 o governo investiu soma consideravelmente maior nestes Jogos.
Em cálculo rudimentar, o custo por medalha aumentou.
Em linhas gerais, no entanto, o 🫰 desempenho não ficou muito longe da média recente em termos de pódios.
Desde a Olimpíada de Atlanta, em 1996, as equipes 🫰 brasileiras vinham conquistando algo em torno de 1,5% das medalhas.
Antes de Atlanta, o esporte nacional ficava com um terço disso.
Tornam-se 🫰 cada vez mais altos os custos de alcançar resultados melhores apenas por meio do investimento em poucos atletas de nível 🫰 internacional.
Parece não haver progresso substantivo de benefícios, em termos de medalhas, imagem e, mais importante, melhorias sociais gerais.
Desde que o 🫰 Brasil se dedicou mais a satisfazer seu desejo de projeção esportiva, quando decidiu sediar a Olimpíada, não houve programa consistente 🫰 de disseminação da cultura esportiva no país: de práticas saudáveis, de educação esportiva e de competições de base, a começar 🫰 pelas escolas.
Tal programa teria o efeito de, a médio prazo, multiplicar o número de praticantes, facilitar a revelação de talentos 🫰 e lançar mais luz sobre a saúde de jovens e sobre a situação material das escolas.
Um programa assim poderia satisfazer 🫰 anseios nacionais de projetar a imagem do país de modo socialmente mais relevante: criando uma massa de atletas, talvez futuros 🫰 campeões, em vez de se fiar apenas em gastos nas poucas figuras excepcionais que ainda dominam o esporte olímpico brasileiro.(Folha 🫰 de S.Paulo.
22/08/2016)Redação Ucpal 2014
"Enquanto a bola rola nos pés de meninos e meninas, o futebol dá aulas práticas de respeito, 🫰 coragem, estratégia e resiliência – valores fundamentais para fazer bonito no jogo da vida."Revista Cláudia.São Paulo: Ed.
Abril, maio 2014, p.
202.
Redação 🫰 ESPM 2014
O Esporte pode mudar o Brasil
"O Brasil terá uma grande oportunidade pela frente: a Copa do Mundo de 2014 🫰 e a Olimpíada de 2016.
O simples fato de hospedar esses eventos já é motivo de orgulho para o país.
A realização 🫰 de um megaevento pode ser um catalisador de mudanças para uma cidade, um Estado, um país.
Temos o exemplo de Barcelona, 🫰 seu processo de reestruturação urbana, que mudou a imagem da Espanha no mundo."
Fonte: Raí Oliveira, Magic Paula, Ana Moser e 🫰 Joaquim Cruz.Folha de S.
Paulo – Tendências e Debates
PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento 🫰 sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:
Quais seriam os resultados duradouros que um 🫰 evento como a Copa do Mundo deve deixar para o Brasil?Redação ESPM 2013
O ESPETÁCULO DO SOFRIMENTO
"Por mais que as imagens 🫰 espetaculares dos vencedores tenham sido repetidas para 1,5 bilhão de pessoas, a Olimpíada é também o espetáculo da angústia e 🫰 do sofrimento.
Por que Diego Hypólito, que de novo falhou grosseiramente em uma Olimpíada, foi tão perseguido nas redes sociais depois 🫰 de deixar escapar a chance de disputar uma medalha? Sua queda teve a mesma visibilidade do ouro de Arthur Zanetti, 🫰 ele também um ginasta.
Se fosse possível fazer uma escala dos acontecimentos olímpicos mais comentados pelos brasileiros, a desistência de Fabiana 🫰 Murer, que colocou a culpa no vento para seu fracasso, provavelmente estaria no topo.
Daqui a dois anos, pouca gente se 🫰 lembrará do título de Sarah Menezes no judô.
Mas ninguém vai esquecer do desastre protagonizado por Fabiana."
Amauri Segalla – Revista ISTOÉ 🫰 – Outubro/2012.
PROPOSTA: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que apresente algumas 🫰 considerações acerca da seguinte questão:
"O que explica o fato de algumas derrotas repercutirem mais do que vitórias ?"
Redação Mackenzie 2012Texto 🫰 IArt.2º-A.
Considera-se torcida organizada, para os efeitos desta Lei, a pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato, que se 🫰 organize para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.
[...]Art.39-A.
A torcida organizada que, 🫰 em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores 🫰 ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 🫰 (três) anos.Art.39-B.
A torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou 🫰 membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.
Estatuto do 🫰 Torcedor, lei nº 10.
671/2003, alterada pela lei n º 12.299/2010Texto II
A violência entre "torcidas organizadas" passou a ser uma preocupação 🫰 social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio.
Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo 🫰 aos interesses em torno do evento esportivo.[...
] Três aspectos convergem para justificar e explicar a violência entre "torcidas": a juventude, 🫰 cada vez mais esvaziada de consciência social e coletiva; o modelo de sociedade de consumo instaurado no Brasil, que valoriza 🫰 a individualidade, o banal e o vazio; e o prazer e a excitação gerados pela violência ou pelos confrontos agressivos.
Carlos 🫰 Alberto Máximo Pimenta, sociólogoTexto III
Quero dizer também que o futebol é o que motiva a união das pessoas em torno 🫰 dessas torcidas e o futebol envolve disputas.
Mas isso não é motivo para guerras.
Futebol deve ser motivo para comemorações.
Não importa quem 🫰 perca ou ganhe uma partida, o futebol é sempre festa.
Você, que participa ou lidera uma torcida organizada, sabe o poder 🫰 que tem uma união tão forte em torno de um amor comum.
Então, vamos usar essa força e esse amor pelo 🫰 seu time para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo.
Roberto Shinyashiki, psiquiatra e consultor empresarialRedação ACAFE 2010
Rio de Janeiro 🫰 será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016
O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 🫰 2016.
A decisão histórica de levar a maior competição esportiva do planeta para a América do Sul pela primeira vez foi 🫰 anunciada pelo Comitê Olímpico Interna-cional nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, duran-te a 121ª Assembléia da entidade, realizada em Copenhague, 🫰 na Dinamarca.
Na disputa, consi-derada a mais acirrada de todos os tempos, o Rio superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e 🫰 Tóquio (Japão).
A vitória do Rio de Janeiro foi de goleada: 66 a 32 na rodada final contra Madri.
Chicago foi eliminada 🫰 na primeira rodada, com 18 votos (contra 28 de Madri, 26 do Rio e 22 de Tóquio).
A candidata japonesa foi 🫰 a segunda a sair da disputa, com 20 votos (contra 46 do Rio e 29 de Madri).
Disponível em: http://www.rio2016.org.
br/pt/Noticias/Noticia.
aspx?idConteudo=1047.
Acesso em 🫰 05/10/2009.
Fragmento adaptado.
Prós
• O plano do Rio-2016 está bem alinhado com o desenvolvimento para as necessidades so-ciais da cidade.
Maior aceitação popular 🫰 dentre as quatro candidatas;
• Aceitação por parte dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal), garantia de completa adesão 🫰 ao pleno desenvolvimento da infraestrutura necessária para a realização dos jogos olímpicos;
• Experiência na preparação de grandes jogos, como o 🫰 Pan 2007 e a Copa do Mundo de 2014;
• Incrível beleza natural;
• Nunca ter recebido uma edição dos jogos olímpicos.
Contra
• 🫰 Problemas com a rede hoteleira, que não tem nem a metade do número de leitos neces-sários para a acomodação de 🫰 turistas;
• Dificuldades em obter garantia antecipada de recursos, com eventual necessidade de usar acomodações nos navios, podem comprometer o projeto 🫰 do comitê de organização dos Jogos Olímpicos de 2016;
• Problemas crônicos com violência urbana e transporte;
• Problemas com corrupção interna.
Considerando 🫰 o que se diz nos documentos acima e outras informações de que você dispõe, escreva um texto desenvolvendo o seguinte 🫰 tema:
O QUE OS BRASILEIROS GANHAM COM A REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO EM 2016?