Sem dúvida, o esporte mais popular na Argentina é o futebol.
Outros esportes importantes são basquete, tênis, pádel, hóquei em campo, 🌞 vôlei, boxe, rúgbi, automobilismo, golf e polo.
Esportes praticados de forma profissional e recreativa são atletismo, handebol, natação, alpinismo, snowboard, patinação, 🌞 hipismo, ciclismo, pesca, remo, canoagem e iatismo.
O "Jogo do Pato" é o esporte nacional, declarado assim oficialmente em 1953 por 🌞 razões de raízes e tradição.
Na Argentina, o futebol é vivido com emoção e faz parte da cultura local.
O esporte é 🌞 praticado no país inteiro, e por todas as classes sociais e idades.
A Seleção Argentina de Futebol ganhou 3 Copas do 🌞 Mundo, 2 Medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos, 15 Copas América, 1 Copa das Confederações FIFA e 6 Campeonatos Mundiais 🌞 Sub-20.
O jogador argentino mais famoso é Diego Armando Maradona, o qual disputa o título de melhor do mundo com o 🌞 brasileiro Pelé.
Por outro lado, os clubes Argentinos ganharam a Copa Libertadores da América em 25 ocasiões e a Copa Intercontinental 🌞 em 9 ocasiões.
Atualmente, Lionel Messi e um dos melhores jogadores argentinos do futebol do mundo.
O basquetebol é um esporte muito 🌞 popular no país.
As principais equipes de basquete são do interior do pais, tendo em vista que o jogo não é 🌞 tão popular na capital.
O esporte ganhou popularidade quando a Seleção Nacional conquistou o Ouro nas Olimpíadas de Atenas em 2004 🌞 e Bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008.
Além disso, a Seleção Nacional Argentina foi Campeão Mundial em 1950, conquistou a 🌞 Medalha de Prata no 2002 e 2019 e termino em quarto lugar na 2006.
O principal astro da seleção é Emanuel 🌞 Ginóbili.
A Argentina pode ser considerada o país latino-americano com mais tradição no tênis.
O país constantemente tem vários tenistas no Top 🌞 100 da ATP, sendo conhecido por ser um constante formador de atletas fortes e competitivos neste esporte.
Desde a década de 🌞 1970 com Guillermo Vilas e depois com Gabriela Sabatini na década de 1980, que o tênis é popular entre pessoas 🌞 de todas as idades.
Historicamente, também se destacam David Nalbandian, Gastón Gaudio, Juan Martín del Potro e Diego Schwartzman, no masculino 🌞 e Paola Suárez e Gisela Dulko, no feminino.
A Argentina ganhou em quatro oportunidades a Copa do Mundo de Tênis (1980, 🌞 2002, 2007, 2010) e cinco Medalhas Olímpicas (duas de Prata e três de Bronze).
Na Copa Davis ganhou o torneio uma 🌞 vez (2016) e disputou a final em quatro ocasiões (1981, 2006, 2008, 2011).
A Argentina era o país mais forte da 🌞 América Latina na natação até os anos 50 e 60, quando Luis Nicolao chegou a ser recordista mundial dos 100m 🌞 borboleta.
Posteriormente o Brasil tomou este posto, mas o país, de vez em quando, consegue produzir atletas relevantes neste esporte, como 🌞 José Meolans e Georgina Bardach.
O râguebi argentino continua sendo predominantemente amador.
Apesar disso, existem muitos jogadores profissionais.
Los Pumas (como é conhecida 🌞 a Seleção Nacional) sempre complica as partidas contra as potências mundiais (e a Argentina é vista como um selecionado de 🌞 elite, segundo a IRB).
Os jogadores mais conhecidos são Hugo Porta (que jogou durante os anos 70), Agustín Pichot, Marcelo Loffreda, 🌞 Felipe Contepomi, Rodrigo Roncero, Mario Ledesma, Ignacio Corleto, Juan Martín Hernández e Juan Martín Fernández Lobbe.
Los Pumas conquistaram o terceiro 🌞 lugar na Copa do Mundo de Rugby de 2007 (disputado na França, derrotando duas vezes a forte seleção local na 🌞 fase de grupos e na disputa do terceiro posto) e quarto lugar na Copa do Mundo de Rugby de 2015.
Atualmente 🌞 a Argentina disputa o torneio das Três Nações (que foi rebatizado como The Rugby Championship) junto das conhecidas seleções da 🌞 África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, além de também disputar a Liga Profissional Super.
O Selecionado Argentino é a maior 🌞 potência do Rúgbi nas Américas, e tido como de grande supremacia no âmbito sul-americano.
Apesar de o pádel não ser conhecido 🌞 por muitas pessoas, é o esporte mais praticado no país.Cerca de 4.
5 milhões de argentinos praticam o esporte de forma 🌞 recreativa ou profissional.
Atualmente, Argentina é uma potência mundial neste esporte com 17 títulos mundiais.
Jogo similar ao neerlandês Korfball e ao 🌞 norte-americano betball, o cestoball foi criado em 1903, pelo professor de educação física Enrique Romero Bres.
O esporte é amplamente praticado 🌞 no âmbito escolar assim como acontece no caso no jogo de queimada do brasil e na Lacrosse dos Estados Unidos 🌞 da América.
Hóquei sobre a grama [ editar | editar código-fonte ]
No hóquei sobre a grama (ou hóquei de campo), Las 🌞 Leonas (Seleção Feminina da Argentina) conquistaram a Copa do Mundo de Hóquei em 2002 e 2010.
Nos Jogos Olímpicos, Las Leonas 🌞 conquistaram a Medalha de Prata nas Olimpíadas de Sydney 2000 e Londres 2012, e a Medalha de Bronze em duas 🌞 outras ocasiões (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Luciana Aymar, foi considerada oito vezes a melhor jogadora de hockey do mundo.
A Seleção 🌞 Masculina não chegou a conquistar títulos dessa magnitude, porém sempre está situada entre as 10 melhores seleções de hóquei sobre 🌞 a grama do mundo.
Hóquei em patins [ editar | editar código-fonte ]
O hóquei em patins é um esporte jogado principalmente 🌞 na região do Cuyo.
A Seleção Nacional Masculina conquistou 5 títulos mundiais enquanto a Seleção Feminina também conquistou 5 títulos mundiais.
Em 🌞 San Juan as competições atingem um nível internacional, clubes como Olímpia ou UVT já ganharam títulos fora do país.
Pascual Pérez 🌞 foi o primeiro argentino campeão mundial de boxe.
Há muitos outros boxeadores argentinos tradicionais como Carlos Monzón, Santos Laciar, Juan Martín 🌞 Coggi, Nicolino Locche, Victor Galíndez, Jorge Castro, Marcos René Maidana e Sergio 'Maravilla' Martínez os quais conseguiram ser campeões em 🌞 suas respectivas categorias.
Marcela Acuña é campeã mundial de boxe feminino e ainda é uma das mais populares lutadoras da última 🌞 década.
Outros boxeadores como Oscar Bonavena, Juan Roldan e Luis Firpo, não chegaram a ser campeões mundiais, porém também foram bem 🌞 populares e suas respectivas épocas.
Na América do Sul, a Argentina é o país que possui o maior número de títulos 🌞 mundiais nas mais diversas categorias.
O Boxe também é o esporte olímpico argentino mais vitorioso, apesar de ter sofrido uma grande 🌞 queda de qualidade nas últimas duas décadas.
Provavelmente o terceiro esporte mais popular na Argentina, com uma importante liga nacional e 🌞 jogadores de nível internacional como Waldo Kantor, Marcos Milinkovic, Hugo Conte, Javier Weber, Daniel Castellani, Jon Uriarte, Raúl Quiroga, etc.
A 🌞 melhor colocação nos Jogos Olímpicos foi uma medalha de bronze em 1988 nas Olimpíadas de Seul (ante o selecionado brasileiro 🌞 na ocasião) e o quarto lugar nas Olimpíadas de Sydney em 2000.
Frequentemente, a Argentina é tida entre as 10 principais 🌞 seleções de vôlei do mundo, muito embora esta posição seja bem oscilante.
A seleção argentina de voleibol também ganhou a medalha 🌞 de bronze no Campeonato Mundial de Voleibol Masculino em 1982.
O automobilismo é um esporte seguido por muitas pessoas na Argentina, 🌞 desde o Rali até a Fórmula 1.
Na Fórmula 1 participaram (até agora) 25 pilotos argentinos, incluindo o pentacampeão mundial Juan 🌞 Manuel Fangio, que carregou o título de piloto mais vitorioso durante anos, só sendo ultrapassado recentemente pelo alemão Michael Schumacher.
Fangio 🌞 ganhou o seus cinco titulos com quatro marcas diferentes: Alfa Romeo (1951), Mercedes Benz (1954-1955), Ferrari (1956) y Maserati (1957).
Também, 🌞 possui a maior efectividad da historia da Fórmula 1, vencendo em 24 corridas de 51 disputadas.
Outro piloto argentino, Carlos Reutemann, 🌞 foi famoso nas pistas entre os anos 1972 e 1982, vencendo em 14 carreras e ficando subcampeão no 1981.
Enquanto, José 🌞 Froilán González, foi o primeiro vencedor de um Grande Premio da Fórmula 1 na historia de Ferrari, apos de triunfar 🌞 no Grande Prémio do Reino Unido de 1951.
No século XXI, José María López sagrou-se tres veces campeão mundial do Campeonato 🌞 Mundial de Carros de Turismo e atualmente participa no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Enquanto, no automobilismo local, destacaram pilotos 🌞 como Oscar Alfredo Gálvez, Juan Gálvez, Dante Emiliozzi, Carlos Reutemann, Héctor Luis Gradassi, Roberto Mouras, Oscar Castellano, Juan María Traverso, 🌞 Guillermo Ortelli, Matias Rossi e Agustín Canapino.
Competições argentinas incluem a TC 2000, o Turismo Carretera e o Rali da Argentina 🌞 do Campeonato Mundial de Rali.
Também, a Argentina organizou o Rali Dakar entre 2009 até 2018.
O principal autodromo é o Autódromo 🌞 Juan y Oscar Gálvez, onde sediou o Grande Prêmio da Argentina da Formula 1, o Grande Premio de Argentina del 🌞 Campeonato Mundial de Motovelocidade, e os 1000 Quilômetros de Buenos Aires do Campeonato Mundial de Endurance.
Outros autodromos conhecidos por receber 🌞 competições internacionais são: Circuito de Potrero de los Funes, o Autodromo El Villucum e o Autódromo Termas de Río Hondo.
Quanto 🌞 ao golfe, golfistas argentinos como José Cóceres, Roberto De Vicenzo, Antonio Cerdá, Eduardo Romero, Ángel Cabrera e Ricardo González, estão 🌞 entre os melhores da América Latina, tornando a Argentina o país da América do Sul com mais tradição golfista.
Roberto De 🌞 Vicenzo e Antonio Cerdá ganharam a Copa do Mundo de Golf em 1953.
Recentemente, Ángel Cabrera, surpreendeu a todos conquistando o 🌞 U.S.
Open de 2007 e o Masters de Golfe de 2009.
Campeonato Argentino Abierto de Polo
Na Argentina, são disputados três dos mais 🌞 importantes torneios de polo do mundo.
O "Campeonato Argentino Abierto de Polo", o "Abierto de Hurlingham", e o "Abierto de Tortugas".
Antigamente 🌞 quando esse esporte era olímpico, a Argentina conquistou a medalha de ouro em duas ocasiões (1924,1936).
Desde 1949 a Argentina vem 🌞 sendo campeão mundial ininterruptamente.
O críquete vem sendo praticado na Argentina desde 1806, porém a primeira partida da seleção nacional foi 🌞 somente em 1868 contra o Uruguai.
O esporte ganhou certa popularidade devido a participação da seleção nacional na Liga Mundial de 🌞 Críquete.
Na pelota basca a Argentina venceu 15 edições de copas do mundo, vencendo duas vezes no quadro geral de medalhas 🌞 nos anos de (1962 e 1974).
Na Argentina existe um jogo que é uma variante da pelota basca conhecido como Pelota 🌞 Paleta, nesse jogo é usando uma pá de madeira chamado paleta, substituindo o bastão oficial usado no jogo de Pelota 🌞 Basca.
O jogo desfruta de grande popularidade em todo o país, sendo impulsionado principalmente pela grande comunidade basca que nele vive.
O 🌞 jogo foi disputado nas olimpíadas de Barcelona de 92.
Atualmente, a pelota basca é organizada e regulamentada pela Federación Argentina de 🌞 Pelota.
No Brasil o jogo chegou a ter muitos adeptos.
No entanto com a proibição em 1941 do jogo de azar.
A pelota 🌞 Basca foi considerada ilegal.
Pois o uso de apostas nesse tipo de jogo era bastante comum.
A primeira participação da Argentina nos 🌞 Jogos Olímpicos foi nas Olimpíadas da França em 1900 com somente um participante.
De 1924 até 1952 a Argentina teve boas 🌞 participações, sempre se situando entre os 20 melhores países.
De 1956 até 2000 a Argentina não conquistou nenhuma medalha de ouro, 🌞 situação que foi revertida em 2004 nos Jogos Olímpicos de Atenas quando conquistou os importantíssimos torneios de basquete e futebol 🌞 masculinos.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim a Argentina repetiu o feito e ganhou duas medalhas de ouro, uma no ciclismo e 🌞 outra novamente no futebol masculino.