A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em 💶 São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país.
Cinco meses depois, em 💶 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.
[nota 1] Desde então a televisão cresceu 💶 no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.
Em 1955 é inaugurada a TV 💶 Rio, aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, das Emissoras Unidas.
Em agosto de 1957 iniciam-se as transmissões entre cidades no 💶 Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro 💶 e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de 💶 Janeiro.
Em 1959 surge a TV Continental, canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a novidade do videoteipe para o Brasil; 💶 ela seria cassada em 1972.
Em 1960 é inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 💶 no Rio de Janeiro.
As duas saíram do ar por decisão do governo militar em 1970.
Em 1960 foram inauguradas as duas 💶 primeiras emissoras de televisão do Recife: TV Jornal do Commercio e TV Rádio Clube de Pernambuco.
No mesmo ano, foi inaugurada 💶 a primeira emissora de TV da Bahia: a TV Itapoan.
Porém, em 1956, a Rádio Sociedade da Bahia promoveu duas transmissões 💶 de televisão experimentais.
Em 26 de abril de 1965, entrou no ar a TV Globo Rio de Janeiro, embrião da TV 💶 Globo de Televisão.
Em março de 1966 a TV Globo comprou a TV Paulista, transformando-a em TV Globo São Paulo, primeiro 💶 passo para a criação da TV Globo.
Em 13 de maio de 1967, começou a funcionar a TV Bandeirantes, canal 13 💶 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes.
Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: a 💶 TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco.
Em 28 de fevereiro de 1969, inauguraram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento 💶 de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando 💶 em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo.
Em 19 de fevereiro de 1972 foi iniciada 💶 a primeira transmissão em cores no Brasil.
[1] No dia 10 de agosto de 1972, foi inaugurada a Rede Amazônica, em 💶 Manaus, com seu sinal em cores, sendo uma das pioneiras com a tecnologia no País.
[2][3] Em abril de 1977 foi 💶 cassada a TV Rio.
Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi, emissora pioneira da 💶 TV no Brasil, no ar desde a década de 1950.
No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unificou suas 💶 emissoras, fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Em 5 de junho de 1983, foi fundada no Rio de Janeiro a 💶 Rede Manchete, composta de canais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília.
Em 💶 março de 1985, o Brasil começou a operar com o seu primeiro satélite, o Brasilsat.
Em 1987 voltou a funcionar a 💶 TV Rio, que mais tarde seria vendida à Igreja Universal.
Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São 💶 Paulo foi vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão.
Em 20 de outubro de 1990, 💶 após uma joint-venture entre o Grupo Abril e a americana Viacom, entrou no ar a MTV Brasil, primeira emissora de 💶 televisão segmentada no Brasil.
[4][5] A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e 💶 Rio de Janeiro, no sistema "MMDS".
A empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que transformou-a em TVA.
Em 💶 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a RedeTV!.
A 💶 TV Digital no Brasil teve início às 20h30 do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São 💶 Paulo, utilizando o padrão ISDB-T japonês (統合デジタル放送サービス) (Tōgō dejitaru hōsō sābisu, (統合デジタル放送サービス)?), rebatizado no Brasil, com o nome fantasia de 💶 SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), embora na verdade o sistema não contenha nenhum componente brasileiro, exceto o middleware Ginga.
Início 💶 e crescimento [ editar | editar código-fonte ]
Décadas de 1930 e 1940 [ editar | editar código-fonte ]
Teste Televisivo criado 💶 pela RCA em 1939
Em junho de 1939, uma exibição de televisão foi realizada durante a Feira de Amostras.
Nela foi apresentado 💶 um aparelho da empresa alemã Telefunken.[6]
Em 1941, a NBC, pertencente à RCA nos Estados Unidos, inaugurou a televisão no mundo, 💶 na cidade de Nova Iorque, com transmissão em sistema de aluguel de aparelhos e de sinal, transmitindo do alto do 💶 edifício Empire State pelo canal 1, o mesmo canal que mais tarde seria utilizado pelas emissoras europeias, onde as concessões 💶 eram restritas aos governos.
Em 1946, em um acordo entre o governo americano e a RCA, o sinal da NBC foi 💶 transferido para o canal 4 e instalou-se o sistema de transmissão americano, inicialmente operando em 12 canais de VHF (de 💶 2 a 13).
Esse sistema foi aprovado para as transmissões no Brasil, através da influência de Assis Chateaubriand, que estava interessado 💶 em ser o primeiro a inaugurar a TV no Brasil.
Em 1946, foram distribuídas pelo governo de Eurico Gaspar Dutra as 💶 primeiras concessões, e foi lançada a pedra fundamental para a construção do primeiro transmissor de televisão no Brasil para a 💶 TV Tupi Rio de Janeiro, em uma torre construída no Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
No final 💶 de 1949, uma equipe de técnicos veio ao Brasil para conhecer a primeira torre e constatou que, pela topografia da 💶 cidade do Rio, o Morro do Pão de Açúcar não seria o local ideal para a instalação dos transmissores.
No Brasil, 💶 a primeira transmissão televisiva deu-se em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
O responsável 💶 pela transmissão foi o técnico em eletrônica, o leopoldinense Olavo Bastos Freire.
A experiência pioneira aconteceu da sacada do prédio onde 💶 seria mais tarde a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Olavo ficou com uma câmera e uma antena.
As imagens captadas da Avenida 💶 Rio Branco foram transmitidas em uma TV de três polegadas, instalada na Getúlio Vargas, onde funcionava a antiga Casa do 💶 Rádio.[7][8]
A tecnologia completa foi trazida para o Brasil por Assis Chateaubriand e foi inaugurada em 18 de Setembro de 1950, 💶 quase dois anos depois da experiência pioneira de Olavo Bastos Freire.
Naquela data, Chateaubriand fundou o primeiro canal televisivo no país, 💶 a TV Tupi.
Na época, entretanto, o alto custo do aparelho televisor - que era importado - restringia o seu acesso 💶 às classes mais abastadas.
[9] O primeiro televisor montado no Brasil foi pela Sociedade Eletromercantil Paulista em 1951.
Em 1977, a SEMP 💶 formaria uma joint-venture com a empresa Toshiba, passando a nova empresa a se chamar Semp Toshiba.
A massificação do aparelho aconteceu 💶 com a instalação de fábricas de televisores na Zona Franca de Manaus com a chegada da multinacional Sharp (1971) e 💶 outras empresas nacionais como a Gradiente, atraídas pelos incentivos fiscais.
[10] Em 2006, cerca de 12 milhões de televisores com cinescópio 💶 foram produzidos no Polo Industrial de Manaus.
[11] Tendo em vista que o Brasil foi a sede da Copa do Mundo 💶 FIFA de 2014 e Jogos Olímpicos de Verão de 2016, a perspectiva é que, em 2014, o país seja o 💶 terceiro maior mercado mundial de televisores.[12]
Década de 1950 [ editar | editar código-fonte ]
Em 18 de setembro de 1950, a 💶 televisão finalmente foi inaugurada no Brasil, em São Paulo, em uma cerimônia considerada hoje simplória para a ocasião em questão.
Assis 💶 Chateaubriand instalou vários aparelhos pela cidade para que o povo conhecesse o que é a televisão, pois muitos ainda nem 💶 sabiam do que se tratava.
Naquele mesmo dia, foi exibido um show pela TV Tupi, que é considerado o primeiro programa 💶 da televisão brasileira, TV na Taba, numa alusão aos indígenas, que já habitavam as terras brasileiras na era pré-cabralina.
O símbolo 💶 da emissora era um pequeno índio, que apareceu nas telas anunciando: "Boa noite.
Está no ar a televisão do Brasil", considerada 💶 a primeira fala da televisão brasileira, protagonizada pela atriz Sonia Maria Dorce, então com seis anos de idade.[13][14]
O show contava 💶 com vários artistas famosos, tais como: Hebe Camargo, Inezita Barroso, Wilma Bentivegna, Lolita Rodrigues, que cantou o "Hino da Televisão 💶 Brasileira" composto por Guilherme de Almeida, no lugar de Hebe Camargo, que não compareceu, Aírton Rodrigues e Lima Duarte.
Apesar de 💶 o programa ter sido bem sucedido, todos deram-se conta de que a emissora voltaria ao ar no dia seguinte e 💶 não havia uma programação formada.
A emissora de São Paulo funcionava em uma parte dos estúdios das rádios Tupi e Difusora 💶 no bairro do Sumaré e denominava-se PRF-3, prefixo que usaria durante alguns anos devido à coincidência com o canal em 💶 que operava.
Em 20 de janeiro de 1951, feriado no Rio de Janeiro em comemoração ao santo padroeiro da cidade, entrou 💶 finalmente no ar a TV Tupi Rio de Janeiro, canal 6, com duas antenas instaladas em pontos estratégicos para expandir 💶 o sinal dos transmissores na Urca.
A cerimônia de estreia da emissora contou com a bênção dada por Frei José Francisco 💶 de Guadalupe Mojica (Frei José Mojica), ator "hollywoodiano" que abandonou o cinema para seguir a carreira religiosa.
Os estúdios da emissora 💶 ficavam na Avenida Venezuela, no centro do Rio de Janeiro, onde antes funcionaram os estúdios da Rádio Tamoio, e o 💶 auditório e a central técnica da emissora funcionavam nas antigas dependências do Cassino da Urca, na Avenida João Luiz Alves, 💶 no bairro da Urca, zona sul do Rio.
Em 1951, a televisão não contava ainda com propagandas comerciais.
Assim, o intervalo entre 💶 um programa e outro era preenchido com números musicais filmados, para dar tempo de se modificar o cenário para a 💶 atração seguinte.
Como no Brasil as concessões de televisão eram entregues às emissoras de rádio, a televisão era encarada como "um 💶 rádio com imagens".
Assim, vários artistas de rádio, principalmente, participaram desses filmes.
O primeiro desses filmes foi com a cantora de rumba 💶 Rayito Del Sol, famosa na época pela ousadia de suas apresentações, e o gongeiro dela chamado Dom Pedrito.
O segundo foi 💶 com a participação de Hebe Camargo e Ivon Cury cantando a música "Pé de Manacá" em um cenário rústico.
Outros artistas 💶 também participaram desses filmes, como Emilinha Borba, Luiz Gonzaga, Adelaide Chiozzo, Lana Bittencourt e muitos outros.
Logomarca da companhia americana patrocinadora 💶 do programa
Em 1952, a televisão importou do rádio o noticiário Repórter Esso, que no Rio de Janeiro era apresentado por 💶 Gontijo Teodoro e em São Paulo, por Randal Juliano.
Também em 1952, entrava no ar a TV Paulista canal 5, a 💶 segunda emissora de televisão brasileira, após as duas filiais da Tupi em Rio e São Paulo.
A concessão da emissora pertencia 💶 ao deputado Oswaldo Ortiz Monteiro e era uma emissora de recursos muito parcos.
Seus estúdios ficavam em um apartamento da Rua 💶 da Consolação e eram tão pequenos que os atores, ao entrar em cena, tinham que trajar todo o figurino das 💶 peças que representavam, pois não havia espaço para camarins.
Dessa forma, eles começavam as peças "gordos" e terminavam "magros".
Em 1953, Victor 💶 Costa que fora, na década de 1940, diretor da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, mudou-se para São Paulo e 💶 comprou a Rádio Nacional,[nota 2] fundando assim as Organizações Victor Costa.
Naquele mesmo ano, Paulo Machado de Carvalho, com objetivo de 💶 obter dinheiro para custear as despesas de montagem do canal 7, vendeu, para as Organizações Victor Costa, a Rádio Excelsior.
Paulo 💶 Machado de Carvalho também decidiu, ainda em 1953, desfazer-se de ganhando dinheiro no aviator parte na associação no Rio de Janeiro e a 💶 vendeu para "Pipa" do Amaral, que se tornou único dono da emissora carioca, mas eles decidiram enfrentar a concorrência aliando 💶 suas emissoras às Emissoras Unidas, associação de rádio pertencente a Paulo Machado de Carvalho que reunia, além da Rádio Record, 💶 a Rádio Panamericana e a Rádio São Paulo.
Assim, a TV Record, canal 7, entrou no ar em 27 de setembro 💶 de 1953 como a terceira emissora do Brasil, com estúdios localizados na Avenida Miruna, no bairro do Aeroporto, em São 💶 Paulo.
A TV Record passou a fazer parte das Emissoras Unidas, concorrentes das Emissoras Associadas, de que faziam parte a TV 💶 Tupi Rio e a PRF-3 de São Paulo.
Em 1953 estreou o programa Alô, Doçura!, original de Cassiano Gabus Mendes, com 💶 Eva Wilma e John Herbert.
O programa era apresentado em São Paulo pelo canal 3 e no Rio pela TV Tupi 💶 Rio canal 6.
Como naquela época não havia videoteipe nem transmissão direta entre cidades, os artistas tinham que viajar de São 💶 Paulo para o Rio de Janeiro para representar o programa na mesma semana.
Em 1958, o Açúcar União, que era o 💶 patrocinador do programa, abandonou a chancela no RJ, exigindo que fosse mudado seu nome na Cidade Maravilhosa, já que o 💶 registro do mesmo lhe pertencia.
Então, no Rio de Janeiro o Alô, Doçura! passou a chamar-se Alô, Querida!.
O programa durou até 💶 1962 no Rio de Janeiro, e até 1964 em São Paulo.
Em 1954, Victor Costa, proprietário das Organizações que levavam seu 💶 nome, decidiu comprar no Rio de Janeiro a Rádio Mundial, pertencente ao Diário da Noite do Rio, antiga Rádio Clube 💶 do Brasil, que, por ser a segunda emissora de rádio mais antiga do país, detinha a concessão do canal 11 💶 na cidade.
Victor já detinha, com a compra da Rádio Excelsior, a concessão do canal 9 em São Paulo, deixando claro 💶 seu desejo de iniciar uma rede de emissoras de televisão.
Ainda em 1954, foram transmitidas as primeiras partidas de futebol pela 💶 televisão no Brasil, pela TV Record, com narração de Geraldo José de Almeida.
Também a morte do presidente Getúlio Vargas, que 💶 emocionou a nação, só foi noticiada pela TV às 13 horas, hora em que a TV Tupi Rio de Janeiro 💶 entrava no ar.
Ainda em 1954, a PRF-3 de São Paulo estreou ganhando dinheiro no aviator produção infantil, o Sítio do Picapau Amarelo, baseado 💶 em obra de Monteiro Lobato, exibido uma vez por semana, e reapresentado também na emissora dos Associados no Rio de 💶 Janeiro.
Em 15 de julho de 1955 entrou no ar a TV Rio, canal 13 do Rio de Janeiro, por iniciativa 💶 de João Batista do Amaral, cunhado de Paulo Machado de Carvalho, aliando-se à TV Record nas Emissoras Unidas.
A emissora funcionava 💶 no prédio pertencente ao antigo Cassino Atlântico na Avenida Atlântica, Posto 6, em Copacabana.
As duas emissoras decidiram construir um link 💶 entre as duas cidades, exatamente como existia nos Estados Unidos, ligando "cidade por cidade" até completar o percurso.
A TV Rio 💶 construiria o link até Guaratinguetá, metade da distância, e a TV Record o terminaria até São Paulo.
Também naquele ano, Victor 💶 Costa adquiriu a TV Paulista canal 5, preferindo comprar para a ganhando dinheiro no aviator Organização uma emissora pronta a ter que montar 💶 uma nova com a concessão dada à Rádio Excelsior.
Os estúdios da TV Paulista foram transferidos para o prédio onde funcionavam 💶 a Rádio Nacional de São Paulo e a Rádio Excelsior, na Rua das Palmeiras no bairro de Santa Cecília.
Logo em 💶 seguida, Victor Costa pôs à venda a concessão do canal 9 paulista.
Em 8 de setembro de 1955, entrou no ar 💶 a TV Itacolomi, canal 4 de Belo Horizonte, de propriedade das Emissoras Associadas.
Era o início da operação da televisão em 💶 Minas Gerais.
Em 1956, entrou no ar o Teatrinho Trol, programa infantil produzido pela TV Tupi Rio de Janeiro, especializado em 💶 peças infantis, aos domingos, às 14 horas.
Também em 1956 a PRF-3 de São Paulo passou a denominar-se TV Tupi-Difusora.
Logotipo da 💶 TV Paulista
Ainda em 1956, Victor Costa, agora proprietário da TV Paulista, pediu a Manuel da Nóbrega, que já trabalhava na 💶 Rádio Nacional de São Paulo como diretor da emissora, que criasse um programa humorístico para competir com as concorrentes, usando 💶 o elenco que existia na Rádio Nacional, devido aos poucos recursos financeiros.
Nóbrega acabou tendo uma inspiração quando, numa viagem a 💶 Buenos Aires, hospedado em um hotel defronte a uma praça, observou um senhor aposentado, sentado no banco, lendo jornal, e 💶 reparou que todos que passavam paravam para conversar alguns instantes com esse senhor e em seguida iam embora.
Nóbrega decidiu criar 💶 a Praça da Alegria, pois o programa sairia barato para a TV Paulista.
Ele não precisava de cenários; bastava um banco 💶 de praça e um fundo reproduzindo uma, e os comediantes da Rádio Nacional se adaptariam com facilidade, pois ficariam sentados 💶 representando seus sketchs.
O programa acabou por se tornar um sucesso e revelar vários artistas para a televisão, como Ronald Golias, 💶 Rony Rios, Zilda Cardoso, Simplício, Viana Júnior e outros.
Nesse mesmo ano a TV Rio começou a impor no Rio de 💶 Janeiro uma posição de liderança diante da ganhando dinheiro no aviator concorrente, a TV Tupi Rio, canal 6.
O povo carioca começava a ter 💶 o hábito de assistir à televisão com a emissora, que lançava programas de peso, como o "TV Rio Ringue", programa 💶 de lutas de boxe transmitido aos domingos e o "Teatro Moinho de Ouro", com peças de teatro adaptadas para a 💶 televisão apresentando artistas famosos, patrocinadas pelo Café Moinho de Ouro.
Faziam parte do elenco da TV Rio na época muitos artistas 💶 de teatro e do rádio, principalmente das rádios Mauá e Mayrink Veiga, como Anilza Leoni, Osvaldo Sargentelli, Murilo Mello Filho, 💶 Murilo Néri, Luiz Mendes, Moacyr Arêas, Mario Lago, Camila Amado, César Filho, Renata Fronzi, Carmem Verônica, Consuelo Leandro, Theresa Amayo, 💶 Daniel Filho, Jair de Taumaturgo, Carlos Imperial, Flávio Cavalcanti, Odete Lara, Iracema de Alencar e muitos outros.
Também em 1956, o 💶 canal 2 do Rio de Janeiro foi concedido à Rádio Mayrink Veiga, que tinha entre seus sócios Leonel Brizola, cunhado 💶 do então vice-presidente da república João Goulart,[nota 3] que também viria a outorgar a concessão do canal 4 do Rio 💶 de Janeiro à Rádio Globo, de propriedade do jornalista Roberto Marinho, em julho de 1957.
Em agosto de 1957, foi concluído 💶 o link entre Rio de Janeiro e São Paulo pelas Emissoras Unidas.
A primeira transmissão entre as duas cidades foi o 💶 Grande Prêmio Brasil de Turfe, transmitido diretamente do Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro, em agosto.
Também naquele ano foram 💶 iniciadas as transmissões para subestações, a de Santos em São Paulo, pertencente à TV Record, e a de Guaratinguetá, também 💶 em São Paulo, pertencente à TV Rio.
Em 12 de outubro, a TV Rio e a TV Record transmitiram, direto da 💶 Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a missa em homenagem à padroeira do Brasil.
No final de 1957, a TV Tupi Rio 💶 transferiu também seus estúdios para o antigo prédio do Cassino da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro, onde 💶 existia mais espaço para suas atrações.
Em 1958, a concessão do canal 9 de São Paulo, pertencente às Organizações Victor Costa, 💶 foi vendida para Wallace Simonsen, ex-dono da extinta Panair do Brasil, que então pretendia investir em televisão.
Simonsen comprou a concessão 💶 por 80 milhões de cruzeiros, valor considerado alto para a época.
Ainda em 1958, foi lançado pelas Emissoras Unidas o primeiro 💶 programa regular produzido pelas TVs Record e Rio, chamado Show 713.
[nota 4] O programa era diário e exibido ao meio-dia.
Com 💶 duas horas de duração, apresentava entrevistas, reportagens e números musicais das duas cidades.
A tela era dividida ao meio, ficando cada 💶 cidade com uma metade para suas atrações.
Até chegou a ter cantores em uma cidade, enquanto a orquestra acompanhava na outra.
Também 💶 em 1958, estrearam na TV Tupi o TV de Vanguarda e o Grande Teatro Tupi, exibindo peças teatrais representadas em 💶 São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na mesma semana, contando no seu elenco com artistas famosos do teatro.
A 💶 TV Rio e a TV Record inauguraram várias retransmissoras para as Emissoras Unidas, transmitindo programações do Rio de Janeiro e 💶 de São Paulo.
Em 30 de junho de 1959, foi inaugurada no Rio de Janeiro a TV Continental canal 9, de 💶 propriedade da Rádio Continental, pertencente ao empresário Rubens Berardo, com estúdios localizados na Rua das Laranjeiras, no bairro do mesmo 💶 nome.
A novidade da emissora era o lançamento do vídeo tape, já na ganhando dinheiro no aviator inauguração, quando Luiz Carlos Miele apresentou às 💶 21 horas o programa inaugural direto da piscina do Copacabana Palace, gravado às 15 horas com a presença de Sol 💶 forte.
Também em 1959, as Emissoras Associadas estrearam novos programas com o objetivo de combater o Show 713 das Emissoras Unidas: 💶 no Rio de Janeiro o programa Câmera Um, sob o comando de Jacy Campos, e em São Paulo o Edição 💶 Extra, ambos ao meio dia.
A TV Rio e a TV Record continuaram trocando programas entre si, tais como: Noites Cariocas 💶 e Noite de Gala, da TV Rio, e A Turma dos Sete e Gessy às Dez, da TV Record.
Também surgiram 💶 alguns programas infantis que conseguiram enorme sucesso nos anos 1950.
Além dos já citados Sítio do Pica Pau Amarelo da TV 💶 Tupi São Paulo e do Teatrinho Trol da TV Tupi Rio de Janeiro, na mesma Tupi do Rio estreava em 💶 1955 o programa Gladys e Seus Bichinhos, conseguindo grande sucesso entre as crianças com personagens desenhados na hora por ela 💶 durante o programa, como: A Formiguinha Gida (a única formiga no mundo que usava "rabo de cavalo"), a Gatinha Clarinha, 💶 a Peixinha Marci, a Abelhinha Domi, a Cachorrinha Lelete e o mais famoso, o Sapo Godô.
O programa ficou tão famoso, 💶 que Gladys, a partir de 1957, o apresentava no Rio às segundas, às terças em São Paulo e às quartas 💶 em Belo Horizonte.
Também pela TV Tupi do Rio, Neyde Aparecida apresentaria com sucesso ao lado de Paulo Max, "A Estrela 💶 é o Limite".
O programa era uma competição entre colégios cariocas sobre vários assuntos de conhecimentos gerais, patrocinado pelos Brinquedos Estrela.
Na 💶 mesma emissora, também faria sucesso o Palhaço Carequinha, ao lado de seus companheiros, Fred, Zumbi e o anão Meio-Quilo, com 💶 "O Grande Circo Bom-Bril".
Também na Tupi do Rio, Norma Blum apresentava com sucesso "O Mundo é das Crianças".
Na TV Continental, 💶 Mariangela Balducci apresentava a "Hora da Criança", programa que obteve tanto sucesso, chegando a perpetuar o jingle do patrocinador, os 💶 Biscoitos São Luiz.
[nota 5] Em São Paulo, o palhaço Arrelia também conseguiu sucesso com o "Circo do Arrelia", apresentado aos 💶 domingos à tarde, ao lado de seu ajudante Pato Preto e a participação de Walter Stuart.
As comedinhas do Circo do 💶 Arrelia fizeram tanto sucesso, que o programa passou também a ser apresentado na TV Rio, às segundas à noite.
Na TV 💶 Rio, também teve sucesso o "Clubinho do Tio Hélio", diariamente no horário da tarde, e "Os Amigos do Zorro", exibido 💶 aos domingos pela manhã.
Ainda em 1959, no dia 20 de dezembro, foi inaugurada a TV Piratini de Porto Alegre, a 💶 primeira emissora de televisão do sul do país, pertencente às Emissoras Associadas.
Em 22 de dezembro de 1959 morria o empresário 💶 Victor Costa, proprietário das Organizações Victor Costa, assumindo a direção do grupo ganhando dinheiro no aviator esposa e seu enteado.
As primeiras decisões dos 💶 dois, ainda em 1959, foram arrendar a Rádio Mundial do Rio de Janeiro para o líder da LBV, Alziro Zarur, 💶 com o objetivo de fazer caixa para a OVC; venderam a Rádio Cultura de São Paulo para as Emissoras Associadas 💶 e, por último, devolveram ao governo a concessão do canal 11 que a Rádio Mundial detinha no Rio de Janeiro.
As 💶 Emissoras Associadas decidiram entregar para a Rádio Cultura de São Paulo a concessão do canal 2 de São Paulo, recebido 💶 em 1958, a fim de que fosse montada a primeira emissora de televisão com objetivos culturais no Brasil.
Com isso, a 💶 TV Tupi-Difusora passaria a transmitir pelo canal 4.
Na década de 1950, os horários vespertinos das emissoras de televisão eram preenchidos 💶 com programas femininos, principalmente.
O primeiro programa feminino da televisão foi "O Mundo é das Mulheres", com Hebe Camargo, na TV 💶 Record em 1955.
Em 1957 estrearam o "Revista Feminina" com Maria Thereza Gregori e Ofélia Anunciato, na TV Tupi-Difusora de São 💶 Paulo, o "Consultório Sentimental" com Helena Sangirargi na TV Rio e o "Chá das Cinco" com Aziza Perlingeiro na TV 💶 Tupi do Rio.
Também em 1957, o "Clube do Lar" estreou na TV Paulista, com Jane Batista.
Em 1958, a TV Rio 💶 estreou o Rio, Cinco pras Cinco, primeiro com Ilka Soares, substituída em 1960 por Lídia Mattos.
Em 1959, na TV Continental, 💶 apresentado por Edna Savaget, estreou o "Boa Tarde".
Em 1960, o "Revista Feminina" transferiu-se para a TV Paulista e mais tarde, 💶 em 1967, para a TV Bandeirantes, onde ficou até 1979, sendo até aquela época o programa feminino com maior duração 💶 no ar.
Década de 1960 [ editar | editar código-fonte ]
Em 21 de abril de 1960, é inaugurada a nova capital 💶 Brasília e lá estreiam novas emissoras de televisão, a TV Brasília canal 6 das Emissoras Associadas e a TV Alvorada 💶 canal 8, pertencente à TV Rio; no dia da inauguração da cidade.
Em 6 de junho entra no ar a TV 💶 Nacional canal 3, também de Brasília.
Em maio de 1960, um violento incêndio destrói os estúdios da TV Record em São 💶 Paulo, fazendo com isso que a emissora comece a se utilizar mais do link com a TV Rio para satisfazer 💶 ganhando dinheiro no aviator programação, dessa forma o número de programas transmitidos do Rio de Janeiro para São Paulo, quer por ligação direta 💶 ou videotape, aumenta consideravelmente nas Emissoras Unidas.
Ainda no ano de 1960, a programação da TV Continental no Rio de Janeiro 💶 ganha reforços, contratando artistas, principalmente da TV Paulista, que, com a morte de seu proprietário no final de 1959, está 💶 atravessando "horas difíceis".
Transferem-se para o Rio de Janeiro o elenco da Praça da Alegria com Manuel da Nóbrega e Ronald 💶 Golias, trazendo o programa para a TV Continental, e o casal de atores Nicete Bruno e Paulo Goulart, que estrelaram 💶 o programa Dona Jandira Em Busca da Felicidade, também na Continental.
A TV Continental também apresenta um excelente teleteatro, o Teatro 💶 das Quartas Feiras, dirigido por José Miziara, onde vários artistas se destacam, como: Jô Soares, Yoná Magalhães, Monah Delacy, Heloísa 💶 Helena, Wálter Forster, Ítalo Rossi e muitos outros.
Em junho de 1960, entram no ar no Recife, com intervalo de apenas 💶 duas semanas entre uma inauguração e outra, a TV Rádio Clube de Pernambuco, operando no canal 6, e a TV 💶 Jornal do Commercio, no canal 2.
[nota 6] Em agosto de 1960, a TV Tupi-Difusora passa a operar em São Paulo 💶 pelo canal 4 e assume, definitivamente, o nome de TV Tupi São Paulo.
Logotipo da TV Excelsior
Em São Paulo, no dia 💶 18 de setembro de 1960, quando a televisão completava dez anos de idade, entrou no ar o canal 9 TV 💶 Excelsior, com estúdios arrendados da Companhia Cinematográfica Vera Cruz na Vila Guilherme e o auditório funcionando no Teatro Cultura Artística, 💶 na Rua Nestor Pestana.
Uma novidade que a Excelsior trazia, que também seria utilizada em ganhando dinheiro no aviator emissora no Rio de Janeiro, 💶 era que, ao abrir a programação, eram exibidos os créditos referentes a todos os funcionários que trabalhavam para colocar a 💶 emissora no ar.
Assim, eram exibidos os nomes dos trabalhadores nos transmissores, no áudio, na iluminação etc.
, inclusive os funcionários administrativos, 💶 como telefonistas, motoristas, arquivistas, e até mesmo os faxineiros da emissora tinham seus nomes revelados nos créditos.
Em 20 de setembro, 💶 passa a funcionar a TV Cultura canal 2, das Emissoras Associadas, com estúdios montados no edifício dos Diários Associados na 💶 Avenida Nove de Julho.
Também naquele ano, Wallace Simonsen compra no Rio de Janeiro de seu amigo, Leonel Brizola, a concessão 💶 do canal 2, de propriedade da Rádio Mayrink Veiga confirmando ganhando dinheiro no aviator pretensão em implantar uma rede, com formato diferente do 💶 usado pelas Emissoras Associadas e Emissoras Unidas, mas transmitindo a mesma programação, na maior parte do tempo, exatamente como funcionam 💶 as emissoras americanas, trazendo para o Brasil a mentalidade de Network.
Em 29 de outubro de 1960, é inaugurada a TV 💶 Paranaense canal 12, a primeira emissora de Curitiba.
Em 19 de dezembro do mesmo ano, as Emissoras Associadas também chegam à 💶 capital paranaense, através da inauguração da TV Paraná canal 6.
Em 1960, faz ganhando dinheiro no aviator estreia em televisão o humorista Chico Anysio.
Chico 💶 iniciou a carreira em 1947, participando com apenas 16 anos de um concurso na Rádio Guanabara do Rio, para encontrar 💶 novos rádio-atores.
Chico acabou ficando com o oitavo lugar e a atriz Fernanda Montenegro aos 18 anos, ficou com o primeiro 💶 lugar.
Mesmo assim, Chico acabou sendo aproveitado pelo diretor de rádio-teatro, José Vasconcelos, em várias novelas da emissora.
Logo, Chico acaba sendo 💶 transferido para o departamento esportivo, onde iria se sobressair realizando reportagens de campo nas partidas de futebol.
Em 1952, transfere-se, junto 💶 com José Vasconcelos, para a Rádio Mayrink Veiga, onde destaca-se em programas humorísticos da emissora, chegando a criar quadros famosos, 💶 entre eles, a Escolinha do Professor Raimundo.
Durante a década de 1950, Chico compõe músicas e também escreve roteiros para vários 💶 filmes nacionais, produzidos pela Atlântida, Herbert Richers, Watson Macedo, atuando em alguns.
[nota 7] Foi como conheceu o diretor Carlos Manga, 💶 levado por Chico para dirigir seus programas na TV, o primeiro foi Tim Tim por Tantan, depois com o Chico 💶 Anysio Show, ambos na TV Rio.
Em 18 de abril de 1961 é fundada no Rio de Janeiro a Fundação João 💶 Batista do Amaral, destinada a alfabetização de adultos pela televisão, dirigida pela professora Alfredina de Paiva e Souza.
As Emissoras Unidas 💶 passam então a apresentar em ganhando dinheiro no aviator programação as aulas de alfabetização de adultos, primeira iniciativa desse gênero na televisão brasileira.
As 💶 Emissoras Unidas chegaram a exibir um programa chamado TV Escola, gravado em vídeo tape, dedicado a alfabetização de adultos, diariamente 💶 ao iniciar ganhando dinheiro no aviator programação.
Em 1961, a TV Rio assume a liderança de audiência no Rio de Janeiro com a estreia 💶 de vários programas humorísticos, dentre eles O Riso é o Limite, dirigido por Carlos Manga e Teatro Psicodélico, e também 💶 com a contratação de grandes profissionais como: Chacrinha, da TV Tupi Rio de Janeiro, onde apresentava o programa Rancho Alegre, 💶 e passa a apresentar a Discoteca do Chacrinha às quartas feiras e a Buzina do Chacrinha aos domingos; e Ronald 💶 Golias, que passa a apresentar o quadro Escolinha do Golias no programa Noites Cariocas, que agora tem a direção de 💶 Carlos Alberto de Nóbrega.
Também fazem sucesso na TV Rio daquela época o Noite de Gala, apresentado por Murilo Neri, e 💶 o Telejornal Pirelli, apresentado por Léo Batista e Heron Domingues e dirigido por Walter Clark e Armando Nogueira, que vence 💶 o Repórter Esso da TV Tupi.
Enquanto isso, na TV Continental, os problemas financeiros fazem com que a emissora comece a 💶 entrar em decadência, quando mal havia conseguido algumas vitórias.
Em 7 de setembro de 1961, era inaugurada a TV Rádio Clube 💶 de Goiânia canal 7, que dois anos depois passou a operar no canal 9 mudando seu nome para TV Goiânia 💶 e em 1970 transfere-se definitivamente para o canal 4, alterando novamente seu nome para TV Goyá, pertencente às Emissoras Associadas.
As 💶 Emissoras Associadas também inauguraram naquele ano, no dia 30 de setembro, a TV Marajoara, primeira emissora de televisão da Região 💶 Norte.
Em 1962, um decreto do governo do Estado da Guanabara obriga as emissoras de televisão da cidade do Rio de 💶 Janeiro a transmitirem seu sinal do Morro do Sumaré, fazendo com isso que seus transmissores fossem transferidos para o morro, 💶 o mais alto da cidade, acabando com a necessidade dos moradores do Rio precisarem colocar antenas adjacentes em seus aparelhos 💶 de televisão.
É onde elas estão até hoje.
Em 1962, novas emissoras vão ao ar em todo o país, dentre elas a 💶 TV Alterosa canal 2 em 13 de março, criada por iniciativa de jornalistas mineiros, sendo repassada às Emissoras Associadas em 💶 1964, passando a ser a segunda emissora dos Associados na cidade, e a TV Gaúcha canal 12 de Porto Alegre, 💶 em 29 de dezembro, que associou-se às Emissoras Unidas.
Também em 1962, a TV Excelsior realiza em São Paulo as primeiras 💶 experiências de TV em cores no Brasil, utilizando o sistema NTSC de procedência norte-americana.
O programa escolhido para testar a novidade 💶 foi Moacyr Franco Show, na época a maior audiência do canal 9 paulista.
Em março de 1963, entra no ar a 💶 TV Belo Horizonte canal 12, retransmissora da programação da TV Rio e das Emissoras Unidas.
Diversos tipos de videoteipes
Em 5 de 💶 maio de 1963, entra no ar, timidamente pela TV Paulista canal 5, o Programa Silvio Santos, naquela época contando apenas 💶 com uma hora de duração nas tardes de domingo.
Também em 1963, o grande destaque foi a estreia em 22 de 💶 julho da primeira telenovela brasileira diária, pela TV Excelsior em São Paulo, 2-5499 Ocupado, estrelada por Tarcísio Meira e Glória 💶 Menezes.
Também em julho de 1963, a TV Excelsior, que estava no ar no Rio de Janeiro em caráter experimental desde 💶 janeiro, contrata, praticamente, todo o elenco humorístico da TV Rio, fazendo com que a emissora procure novos astros no teatro, 💶 cinema e no rádio.
Em 1 de setembro de 1963, entra no ar em definitivo a TV Excelsior Rio de Janeiro, 💶 com estúdios alugados dos Diários Associados na Avenida Venezuela, Praça Mauá no centro do Rio de Janeiro, onde anteriormente funcionara 💶 os estúdios da Rádio Tamoio e da TV Tupi, antes que a Tupi se transferisse em definitivo para a Urca, 💶 e auditório no antigo Cinema Astória, que passou a chamar-se Teatro Excelsior, na Rua Visconde de Pirajá em Ipanema na 💶 zona sul do Rio de Janeiro.
A estreia foi com o programa O Rio é o Show, apresentado pela atriz Maria 💶 Fernanda e com a presença de vários cantores como Jorge Benjor (na época Jorge Ben), Sílvio César, Miltinho, Os Cariocas 💶 e muitos outros; com transmissão direta para São Paulo.
Era o início da Rede Excelsior.
No dia seguinte estreava A Cidade Se 💶 Diverte, primeiro programa humorístico da emissora, com boa parte do elenco milionário contratado da TV Rio.
Ainda naquele ano, a TV 💶 Excelsior estrearia uma linha de shows produzida no Rio de Janeiro, com vários programas que se tornariam famosos, além de 💶 A Cidade Se Diverte, os shows: Times Square, Gira o Mundo Gira, My Fair Show, Vovo Deville.
Em 24 de outubro 💶 de 1963, entra no ar a TV Anhanguera canal 2 de Goiânia, também aliada das Emissoras Unidas.
No final do mesmo 💶 ano, a TV Gaúcha de Porto Alegre é a primeira emissora a filiar-se à Rede Excelsior.
Sua estreia na rede é 💶 com o programa Bibi Sempre aos Domingos, totalmente feito em Porto Alegre com o patrocínio das Lojas Renner.
No início de 💶 1964, a TV Alterosa de Belo Horizonte é encampada pelas Emissoras Associadas, passando a exibir a programação dos Associados, enquanto 💶 a TV Itacolomi é liberada para juntar-se à Rede Excelsior.
Com o golpe militar de 1964, Wallace Simonsen, que era amigo 💶 pessoal do ex-presidente Jango Goulart, sai do Brasil em abril de 1964 para não ser preso por sonegação de imposto 💶 de renda, abandonando a TV Excelsior à própria sorte.
A Excelsior passa então a sustentar-se com os recursos de seus anunciantes, 💶 além de ter que saldar dívidas com os bancos.
Enquanto isso, a TV Tupi havia estreado ganhando dinheiro no aviator primeira novela em 2 💶 de março, Alma Cigana, com Ana Rosa, Amilton Fernandes, Marisa Sanches e Elísio de Albuquerque.
A direção é de Geraldo Vietri.
A 💶 TV Excelsior, porém, contra-ataca com um grande sucesso, que viria estourar em maio de 1964, A Moça que Veio de 💶 Longe, novela radiofônica da Rádio Nacional, estrelada por Rosa Maria Murtinho e Hélio Souto.
Apesar de a Tupi e a Excelsior 💶 dominarem o gênero telenovela, a TV Rio também realiza algumas produções nessa área, com um considerado sucesso, tais como: Sonho 💶 de Amor original de Nélson Rodrigues, baseada em romance de José de Alencar, com Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi; O 💶 Desconhecido, com Jece Valadão e Nathalia Thimberg; Comédia Carioca, escrita por Carlos Heitor Cony e com músicas de Chico Buarque, 💶 contando no elenco com Eva Wilma e John Herbert; e Coração, com direção de Sérgio Britto e Fernando Torres, trazendo 💶 no elenco a estreia de Carlos Eduardo Dolabella e João Carlos Barroso.
Na TV Tupi, além de Alma Cigana, outra novela 💶 também atrai a atenção do público, Quem Casa com Maria? original de Lúcia Lambertini (a "Emília" do Sítio do Pica-pau 💶 Amarelo da Tupi em 1954) e dirigida por Henrique Martins.
A novidade da novela foi estrear o horário das 18h30 na 💶 TV Tupi, horário que as outras emissoras ainda não haviam explorado e estratégico, pois as "senhoras donas de casa já 💶 haviam preparado o jantar e aguardavam a chegada de marido e filhos em casa", conforme definia a propaganda da época 💶 na revista Intervalo, da Editora Abril.
A TV Record, já recuperada do incêndio quatro anos antes, contrata novos comediantes, como Jô 💶 Soares que estreia aos sábados o programa Jô Show, e Renato Corte Real, com o humorístico Papai Sabe Nada, uma 💶 paródia à série americana Papai Sabe Tudo, com Robert Young, trazendo no elenco ganhando dinheiro no aviator própria família (sua esposa e seus 💶 dois filhos).
No final do ano de 1964, uma estranha união acontece na televisão brasileira.
A TV Tupi de São Paulo e 💶 a TV Rio unem-se para exibir a novela O Direito de Nascer.
A novela terminou por ser o maior sucesso da 💶 televisão em todos os tempos, atingiu no último capítulo o índice de audiência de 99,75% dos televisores ligados.
[nota 8] A 💶 repercussão da novela foi tão grande que gerou grande crise na TV Tupi Rio de Janeiro (que havia recusado a 💶 novela usando a desculpa de que já havia sido exibida no rádio carioca há poucos anos e portanto não teria 💶 sucesso na televisão), ocasionando a demissão de toda a ganhando dinheiro no aviator diretoria.
Logotipo da TV Globo em 1965
A festa de encerramento da 💶 novela foi no Maracanãzinho, em agosto de 1965, com a apresentação do ex-radialista de sucesso César de Alencar e da 💶 Miss Brasil Adalgisa Colombo.
Ainda em dezembro de 1964, numa tentativa de recuperar-se financeiramente, a TV Excelsior Rio de Janeiro, agora 💶 sob a direção de Wilton Franco, que substituiu Daniel Filho, contratado pela TV Globo, leva para a emissora Flávio Cavalcanti, 💶 que recria o programa Um Instante, Maestro!; Chacrinha, que traz a Discoteca do Chacrinha e a Buzina do Chacrinha da 💶 TV Rio, e a dupla Renato Aragão e Dedé Santana, ambos da TV Tupi Rio, que fizeram sucesso no programa 💶 A, E, I, O...
Urca, humorístico da emissora exibido aos domingos, às 19 horas.
No início de 1965, com medo da chegada 💶 da TV Globo, canal 4, a TV Excelsior resolve lançar ganhando dinheiro no aviator nova programação.
Nela estreia Os Trapalhões, com Renato Aragão, Dedé 💶 Santana, Wanderley Cardoso e Ivon Curi às segundas; Um Instante, Maestro!, com Flávio Cavalcanti, às terças; Discoteca do Chacrinha às 💶 quartas; Essa Gente Inocente, programa comandado por crianças, trazendo como apresentadora Elizângela, revelação do programa Clube do Guri, da TV 💶 Tupi Rio de Janeiro, apresentado às sextas; Telecatch Vulcan, programa criado por Renato Pacote no estilo de lutas profissionais, com 💶 a maioria do elenco vindo da Argentina, inclusive o grande astro do programa, Ted Boy Marino, que acabou tornando-se ídolo 💶 juvenil dos anos 60, aos sábados; e a Buzina do Chacrinha, aos domingos.
O único programa que se conservou da estreia 💶 da emissora é Times Square, que continuava às quintas.
Em São Paulo, a TV Excelsior também vai conseguindo driblar os problemas 💶 financeiros.
Os patrocinadores passam a produzir suas telenovelas e a emissora consegue aos poucos se reerguer.
Mas isso não é interessante para 💶 o governo da ditadura militar, pois seu proprietário, Wallace Simonsen, não era bem visto pela mesma e o interesse do 💶 governo era o fechamento da empresa.
Assim, negavam à TV Excelsior o parcelamento de suas dívidas e tentavam, de todas as 💶 formas, perseguir a emissora.
É nesse clima que a TV Excelsior leva ao ar a novela A Deusa Vencida, original de 💶 Ivani Ribeiro, dirigida por Walter Avancini, trazendo o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes além da estreia em televisão como 💶 atriz de Regina Duarte.
A data inicial para a estreia da TV Globo no Rio de Janeiro era dia 1º de 💶 março, data em que a cidade completava 400 anos.
A emissora porém, não estava pronta e marcou a data de 4 💶 de abril, pois coincidia com o canal em que transmitia, tanto que chegou a ser vinculada pelo jornal O Globo, 💶 uma propaganda com os dizeres "Em 04/04 estreia o canal 4 - TV Globo", mas também não dava para entrar 💶 no ar, assim a emissora tinha até 30 de abril para iniciar o funcionamento, segundo a ganhando dinheiro no aviator concessão.
Finalmente em 26 💶 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro.
Com a direção de Rubens 💶 Amaral, ex-diretor da Voz da América, a emissora traz várias novidades.
A TV Globo inaugura com um estúdio construído especialmente para 💶 ela, na Rua Von Martius, no Jardim Botânico, onde está até hoje.
A emissora carioca começou com aparelhagem nova, de última 💶 geração, e com equipe técnica formada especialmente para televisão.
Mas a TV Globo esqueceu-se de investir em programação.
Tenta trazer dos Estados 💶 Unidos um estilo de programação popular por lá, com programas diferentes e artistas até então "calouros" em televisão.
A programação não 💶 conquista o público e, passada a novidade, a Globo não consegue audiência suficiente para justificar o investimento.
Seu proprietário, o jornalista 💶 Roberto Marinho, havia firmado um acordo, proibido pelas leis brasileiras, com o grupo Time-Life, em 1962.
No acordo, foram disponibilizados, em 💶 dinheiro da época, algo em torno de 6 milhões de dólares, fazendo do Time-Life sócio, com 30% de participação na 💶 empresa.
A fraca performance inicial da TV Globo acalma as demais emissoras, e no final de 1965, com apenas oito meses 💶 de funcionamento, a TV Globo está quebrada, com um faturamento mensal de 170 mil dólares e gastos na ordem de 💶 700 mil dólares.
Walter Clark e Boni, os criadores do "Padrão Globo de Qualidade"
Roberto Marinho decide, então, contratar da TV Rio 💶 seu diretor, Walter Clark.
Este aceita trabalhar na TV Globo, caso a emissora traga seu antigo auxiliar na TV Rio, José 💶 Bonifácio de Oliveira Sobrinho ou Boni, como era conhecido.
Boni está no momento sob contrato com a TV Bandeirantes, que prepara 💶 ganhando dinheiro no aviator inauguração em São Paulo e é contratado pela TV Globo a peso de ouro, deixando em seu lugar, na 💶 TV Bandeirantes, seu irmão.
A TV Tupi, agora no Rio com a direção de José Miziara, ex-diretor da TV Continental, monta 💶 uma produtora de programas para as Emissoras Associadas, chamada de Telecentro.
Com isso, passa a produzir novos programas, entre eles: Chico 💶 Anysio Só, Moacyr Franco Show, O Riso Mora Na Casa da Vizinha (este com Ema D'Ávila e a participação do 💶 próprio Miziara) e um programa de entrevistas comandado por Stanislaw Ponte Preta, com assistência de Ziraldo.
No Rio de Janeiro, até 💶 a TV Continental parece conseguir um novo fôlego.
Em 1965, lança uma programação autodenominada Bossa Nove, uma alusão ao ritmo Bossa 💶 Nova, que dominou o mundo nos anos 60, espalhando a música brasileira, principalmente de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Essa 💶 programação do canal 9 carioca tentava trazer para a televisão um público diferente, que olhava a televisão como diversão daqueles 💶 que não tinham cultura.
Para isso, a Continental contratou o jornalista Fernando Barbosa Lima, que trouxe consigo da Excelsior o Jornal 💶 de Vanguarda e lançou uma bossa realmente nova, um telejornal às sete e meia da manhã, o Expresso Sete e 💶 Trinta, "um noticiário para ser assistido antes de trabalhar".
A Continental tentava implantar uma programação baseada, principalmente, em noticiários e esportes.
A 💶 experiência, porém, não deu certo.
Em São Paulo, a TV Excelsior, mergulhada em dívidas, a maioria causadas pela adversidade que a 💶 Ditadura Militar tem com ela, promove o Primeiro Festival de Música Popular Brasileira, cuja vencedora é a música Arrastão composição 💶 de Edu Lobo e Rui Guerra, interpretada por Elis Regina que naquela época apresenta o Dois na Bossa na TV 💶 Excelsior Rio de Janeiro.
O "Festival" é uma forma de agressão ao governo, que não vê com bons olhos esse tipo 💶 de encontro entre artistas, publicamente contrários a ganhando dinheiro no aviator política.
Em janeiro de 1966, uma violenta enchente assola o Rio de Janeiro, 💶 dando à Globo a oportunidade de estreitar seu relacionamento com o público, realizando uma grande campanha em mutirão.
O canal 4 💶 também fora afetado, pois a enchente havia alagado seu auditório que ficava no subsolo de ganhando dinheiro no aviator sede no Jardim Botânico, 💶 mas a grande jogada das Organizações Globo estava por vir em março daquele ano, quando adquire em São Paulo as 💶 Organizações Victor Costa, que atravessavam sérias dificuldades financeiras desde a morte de seu fundador.
Com a compra, a Globo passa a 💶 ser dona da TV Paulista, da Rádio Nacional, da Rádio Excelsior e da Rádio Mundial do Rio e começa então 💶 a formar ganhando dinheiro no aviator rede.
No mesmo ano, a TV Paulista muda o seu nome para TV Globo Paulista e, em 1968, 💶 para TV Globo São Paulo.
Foi no ano de 1966, também, que acontece um rompimento de relações entre o jornalista Roberto 💶 Marinho e o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda.
Lacerda denuncia o esquema da Globo com o Time-Life, apontando várias irregularidades na 💶 transação, inclusive afirmando que a compra da OVC em São Paulo usara dinheiro além do acordo, que entrara ilegalmente no 💶 país.
Ainda em 1966 a TV Record decide assumir o Festival de Música Popular Brasileira, realizando ganhando dinheiro no aviator segunda edição, que teria 💶 um empate no primeiro lugar entre as músicas Disparada de Geraldo Vandré e A Banda de Chico Buarque.
No Rio de 💶 Janeiro a TV Rio recusa-se a exibir o festival, alegando que já realizava o 1º Festival Internacional da Canção, patrocinado 💶 pelo Governo Federal, numa tentativa de harmonizar-se com a classe artística, que em São Paulo foi exibido pela Tupi.
A Record 💶 vende, então, os direitos de exibição no Rio de Janeiro para a TV Globo.
A Globo também compra da Record os 💶 direitos de exibição do programa Quatro Azes de Ouro, com Agnaldo Rayol, Leny Eversong, Jô Soares e Renato Corte Real 💶 e a temporada de Papai Sabe Nada com Renato Corte Real, aumentando a desavença entre as líderes das Emissoras Unidas.
A 💶 Globo contrata a comediante Dercy Gonçalves para apresentar um programa de auditório aos domingos, chamado Dercy de Verdade, o primeiro 💶 sucesso da Globo, na área de Shows.
Nas novelas a Globo apresenta O Sheik de Agadir, telenovela de Glória Magadan com 💶 direção de Henrique Martins e Régis Cardoso, que foi seu primeiro grande sucesso no gênero, exibido apenas para o Rio 💶 de Janeiro.
Em janeiro de 1967, quando a TV Record estava iniciando uma recuperação, um novo incêndio destrói um de seus 💶 teatros, o Teatro Paramount no centro de São Paulo.
A emissora se vê obrigada a transferir toda a programação para o 💶 Teatro Consolação no bairro de mesmo nome.
No Rio de Janeiro, a situação também não é boa para as Emissoras Unidas.
A 💶 TV Rio decide vender suas retransmissoras em Juiz de Fora e em Belo Horizonte para a TV Globo, que já 💶 está começando a formar a TV Globo.
Em 5 de setembro de 1967 é inaugurada a TV Ajuricaba, em Manaus.
[15] A 💶 emissora foi afiliada inicialmente à Rede de Emissoras Independentes, mais conhecida como REI, liderada pela Rede Record.
Em 1 de maio 💶 de 1974, passa a ser afiliada da TV Globo.[16]
A TV Globo estreia em 1967 o programa vespertino Show da Cidade, 💶 apresentado por Edna Savaget, jornalista conhecida no Rio de Janeiro que comandara programas femininos na TV Continental com grande sucesso 💶 e Elisângela, que apresentou o programa Essa Gente Inocente na TV Excelsior Rio de Janeiro e tinha apenas 13 anos.
O 💶 programa teve uma boa receptividade do público, com quadros como o que pessoas que estavam procurando emprego podiam se oferecer 💶 gratuitamente pela televisão, bastando para isso que comparecessem ao estúdio no horário do programa, explicando na tela suas qualificações.
Também contava 💶 com um quadro que era um telejornal infantil, apresentado por Elisângela e encerrava com uma mesa redonda de jornalistas entrevistando 💶 um convidado por dia.
Também naquele ano e também na TV Globo, é exibido o programa Casamento Na TV, apresentado por 💶 Raul Longras, que fora contratado da TV Rio onde comandava um programa sábados à tarde.
Longras fora locutor esportivo da Rádio 💶 Guanabara nos anos 1940 e 1950.
Na década de 1960, Longras transferiu-se para a televisão, apresentando reportagens policiais na TV Rio 💶 e mais tarde conseguindo um programa nas tardes de sábado.
Na TV Globo canal 4 do Rio de Janeiro apresentou Casamento 💶 Na TV, onde promovia encontros entre pessoas, com objetivo de acertarem-se em matrimônio.
O programa era exibido aos domingos às 18 💶 horas e durou até janeiro de 1969 com direito a flashes durante a semana, tal foi a ganhando dinheiro no aviator popularidade.
Em 1970, 💶 Longras voltou para a TV Rio, onde acabou saindo em 1972, levando a emissora à justiça devido a salários atrasados.
A 💶 TV Record e a TV Rio decidem trocar o nome das Emissoras Unidas para REI (Rede de Emissoras Independentes) e 💶 firmam acordo com a TV Alterosa, propriedade dos Associados em Minas Gerais para transmitir a programação da rede.
A TV Gaúcha, 💶 a TV Jornal do Commercio e a TV Paranaense firmam contrato para a transmissão da programação da Globo e em 💶 Brasília, a Globo acerta com a TV Nacional.
Ainda em janeiro no Rio de Janeiro, a Globo contrata da TV Excelsior, 💶 Chacrinha que transfere para a emissora ganhando dinheiro no aviator Discoteca (quartas no Rio e quintas em São Paulo) e ganhando dinheiro no aviator Buzina (sábados 💶 em São Paulo e domingos no Rio).
Também transferem-se da Excelsior para a Globo as lutas do Telecatch, que na Globo 💶 passa a chamar-se Telecatch Montila por ser patrocinado pelo Rum Montila (sábados no Rio e domingos em São Paulo).
A TV 💶 Jornal do Commercio produz e exibe a telenovela A Moça do Sobrado Grande, a primeira no gênero no Brasil a 💶 utilizar cenas e tomadas externas.
Ainda em 1967, a TV Globo faz experiências de TV em cores, utilizando o sistema americano 💶 NTSC exibindo programas como a Discoteca do Chacrinha e Dercy de Verdade coloridos.
Enquanto fazia testes, no entanto, o governo federal 💶 emite uma nota de que o sistema adotado para TV em cores no Brasil seria o sistema da empresa Telefunken, 💶 desenvolvido na Alemanha, chamado de PAL, numa variação especialmente feita para países quentes, denominada de PAL M; além disso, proíbe 💶 quaisquer testes com outros sistemas, marcando a implantação das cores em cinco anos, ou seja, em 1972.
No sábado 13 de 💶 maio de 1967, é inaugurada em São Paulo a TV Bandeirantes canal 13, de propriedade da Rádio Bandeirantes, do empresário 💶 João Saad, com estúdios funcionando na Rua Radiantes, no bairro do Morumbi e também contando com aparelhagem de última geração.
O 💶 Show inaugural da emissora contava com a presença de vários cantores da MPB na época, tais como: Agostinho dos Santos, 💶 Ellen de Lima, Marcos Valle e muitos outros.
Na segunda feira, dia 15 de maio, estreia a primeira produção em telenovela 💶 da emissora, Os Miseráveis, uma adaptação livre do livro homônimo do escritor francês Victor Hugo.
Logotipo inicial da TV Cultura em 💶 ganhando dinheiro no aviator fase na Fundação Padre Anchieta
Em Belo Horizonte, é inaugurada a TV Vila Rica canal 7, que inicialmente filia-se a 💶 TV Excelsior.
Com emissoras próprias no Rio, São Paulo e Belo Horizonte, e com afiliadas em Porto Alegre, Brasília, Curitiba e 💶 Recife, a Globo inicia uma programação de rede, tendo como ponto de partida a realização do 2º Festival Internacional da 💶 Canção, com transmissão direta do Maracanãzinho para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte; e em videotape para 💶 as demais cidades.
Nesse festival, revelaram-se nomes famosos como Milton Nascimento e Geraldo Vandré, que agitou o Maracanãzinho e irritou a 💶 Ditadura Militar com a ganhando dinheiro no aviator canção Prá Não Dizer Que Não Falei de Flores ou Caminhando, como também ficou conhecida.
A 💶 Globo também consegue sucesso em duas novelas: Anastácia, A Mulher Sem Destino e A Rainha Louca, ambas exibidas apenas no 💶 Rio de Janeiro.
A TV Record, desconhecendo o acordo da REI, vende para a TV Tupi Rio os direitos de exibição 💶 no Rio de Janeiro do programa humorístico A Família Trapo e do show Essa Noite Se Improvisa, sob o comando 💶 de Blota Junior.
Em resposta, a TV Rio compra da recém-inaugurada TV Bandeirantes os direitos de exibição do Sítio do Pica-pau 💶 Amarelo, Teatro Cacilda Becker e algumas novelas como Nunca É Tarde Demais e Era Preciso Voltar, aumentando o desentendimento entre 💶 a direção das emissoras líderes da REI.
A Record realiza em São Paulo o 3º Festival de Música Popular Brasileira, dessa 💶 vez em transmissão direta para a TV Rio, que teve como vencedora a música Ponteio de Edu Lobo, mas com 💶 grande repercussão e qualidade, revelando músicas como Roda Viva de Chico Buarque; Domingo No Parque de Gilberto Gil, contando com 💶 a estreia dos Mutantes e Alegria, Alegria do iniciante Caetano Veloso.
No final de 1967, a Globo transfere o programa Dercy 💶 de Verdade para São Paulo, com o objetivo de levantar a audiência de ganhando dinheiro no aviator emissora na capital paulista.
Também no final 💶 de 1967, em 20 de dezembro, inaugura-se em Curitiba, a TV Iguaçu canal 4, pertencente ao governador do estado, Paulo 💶 Pimentel, filiando-se a REI, que perdera ganhando dinheiro no aviator afiliada em Curitiba, o canal 12, para a TV Globo.
Em 1968, a TV 💶 Globo decide transformar a retransmissora de Belo Horizonte em emissora, criando a TV Globo Minas no mesmo dia em que 💶 a emissora carioca completava três anos.
A Record divide com a TV Tupi Rio a produção da Bienal do Samba, aumentando 💶 a tensão na REI.
A Record realiza em São Paulo o 4º Festival de Música Popular Brasileira, já sem grande projeção.
A 💶 Excelsior São Paulo encerra finalmente a telenovela Redenção, já apelidada pelos brasileiros de "A Intermináááável" (bordão da época das laminas 💶 de Barbear Gillette com platinum plus), que estava no ar desde 1966.
No mesmo ano, a emissora lança A Muralha, novela 💶 de Ivani Ribeiro, baseada em livro de Diná Silveira de Queirós, dirigida por Sérgio Britto e Gonzaga Blota, trazendo no 💶 elenco, entre outros, Fernanda Montenegro, Mauro Mendonça e Nicete Bruno.
Apesar dos patrocinadores (Indústrias Gessy & Lever, Colgate-Palmolive e Maizena) continuarem 💶 a manter as produções das novelas na Excelsior, a situação na emissora complica-se cada vez mais.
A TV Excelsior do Rio 💶 também enfrenta uma situação financeira dificílima, exibindo programas italianos produzidos pela RAI, que são fornecidos gratuitamente pela Embaixada da Itália.
A 💶 TV Tupi, tanto do Rio quanto de São Paulo, assume uma situação bastante confortável.
Consegue audiência com programas como Um Instante, 💶 Maestro e A Grande Chance, produzidos e apresentados por Flávio Cavalcanti no Rio e também no Show Sem Limites que 💶 a emissora carioca tirou da TV Rio, com apresentação de Jota Silvestre, que transforma-se no programa de maior audiência do 💶 ano.
A Tupi do Rio também consegue bons resultados de audiência apresentando os programas da Record, Essa Noite Se Improvisa e 💶 Família Trapo.
As novelas da Tupi, produzidas em São Paulo, Antônio Maria e Beto Rockfeller, colocam a emissora a frente no 💶 gênero.
Antônio Maria estreia em julho com Sérgio Cardoso, Aracy Balabanian, Tony Ramos e Denis Carvalho, escrita por Geraldo Vietri e 💶 Walter Negrão, com direção do próprio Vietri; Beto Rockfeller, estreia em novembro com Luiz Gustavo, Débora Duarte, Beth Mendes, Irene 💶 Ravache e Plínio Marcos escrita por Bráulio Pedroso e com direção de Lima Duarte; ambas tornam-se sucessos nacionais, transformando o 💶 gênero telenovela em mania no país.
Em 22 de novembro de 1968 é inaugurada no Recife a TV Universitária, canal 11, 💶 a primeira emissora de televisão educativa do Brasil, de propriedade da Universidade Federal de Pernambuco.
O ano de 1969 inicia com 💶 novidades para a televisão no Brasil.
Em 28 de fevereiro a Embratel inaugura no distrito de Tanguá próximo a Itaboraí no 💶 estado do Rio de Janeiro as Torres de Rastreamento de Satélites, com o objetivo de modernizar as comunicações no Brasil, 💶 com prioridade para o melhoramento da telefonia no país.
Como naquela época o Brasil não possui um satélite de ganhando dinheiro no aviator propriedade, 💶 a Embratel aluga alguns canais do satélite americano Intelsat III.
Dessa forma, não apenas as comunicações dentro do país melhoram, como 💶 também as com outros países que também tenham sistema de rastreamento de satélites.
Isso causa uma verdadeira revolução na televisão, pois 💶 passamos a ter contato com o mundo em linha direta e também com todo o país.
Mas, como o Brasil apenas 💶 aluga alguns canais do satélite, essas conexões tem que ser racionadas, principalmente porque a prioridade das torres era a telefonia.
Assim, 💶 já pensando na Copa do Mundo em 1970 no México, as redes de televisão começam a se organizar.
Em 15 de 💶 março de 1969, começa a funcionar em Salvador a TV Aratu canal 4, de propriedade do empresário Roberto Coelho, com 💶 uma curiosidade, foi a primeira emissora a funcionar sem nome, um concurso definiu seu nome em julho daquele ano.
A emissora 💶 já entrou no ar filiada a TV Globo.
Estranho, também, é que apesar de seu nome significar uma espécie de caranguejo 💶 comum nos mangues da Bahia seu símbolo era um galo, sendo conhecida até hoje como "a emissora do galinho", outra 💶 curiosidade é que foi a segunda emissora de Salvador que até aquela época era servida apenas pela TV Itapoan filiada 💶 as Emissoras Associadas.
Em 4 de abril de 1969, a TV Cultura de São Paulo, canal 2, deixou de pertencer às 💶 Emissoras Associadas, que doou a emissora para a Fundação Padre Anchieta, pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, com 💶 o objetivo de transforma-la na segunda emissora educativa do país.
A emissora viria a reinaugurar em 15 de junho de 1969 💶 em solenidade com a presença do governador Abreu Sodré, após quatro meses de transmissão experimental, com os novos estúdios no 💶 bairro da Água Branca.
Ainda em São Paulo a Globo havia esvaziado a programação local com o objetivo de transmiti-la integralmente 💶 do Rio de Janeiro, faltando apenas um horário aos domingos, que envolvia uma situação especial.
Com o crescimento de seu programa, 💶 tanto em audiência quanto em duração, o animador de televisão Silvio Santos havia arrendado o horário da tarde de domingo, 💶 de meio dia até às oito da noite dos antigos proprietários da TV Paulista, garantindo que o seu programa continuaria 💶 sendo exibido no horário, mesmo quando a emissora fosse vendida, controlando o faturamento conseguido com os comerciais.
Em um acordo com 💶 Walter Clark, diretor geral da TV Globo, Silvio Santos concorda em transmitir seu programa durante dez semanas para o Rio 💶 de Janeiro, onde a Globo nos domingos à tarde está em terceiro lugar, perdendo para a Rede Tupi (em primeiro) 💶 e a TV Rio (em segundo); caso o Programa Silvio Santos consiga reverter a situação nesse prazo e colocar a 💶 Globo em primeiro lugar nos domingos, Silvio continuaria, não apenas com o programa em São Paulo, mas também passaria a 💶 ser transmitido para toda a rede.
A direção da Globo, na época, objetivava com esse acordo, acabar com o Programa Silvio 💶 Santos também em São Paulo, pois não acreditavam que o apresentador fosse conseguir alcançar a meta.
Dessa forma, Silvio Santos estreia 💶 no Rio de Janeiro, pela TV Globo canal 4 em 6 de julho de 1969, às 11h30, transmitindo seu programa 💶 direto da TV Globo Paulista, na Rua das Palmeiras.
Como era uma transmissão muito longa, o "link" era feito ainda por 💶 UHF, cidade a cidade, até chegar ao Rio de Janeiro, o que diminuía em muito a qualidade.
Também o programa no 💶 Rio tinha que encerrar às oito da noite, pois pelo canal 4 carioca, o horário das oito no domingo era 💶 ocupado pela Buzina do Chacrinha e em São Paulo, Silvio podia seguir com o programa até às nove.
Assim, se um 💶 quadro do programa estivesse em andamento às oito horas, o programa era cortado sem prévio aviso, fatores que favoreciam a 💶 intenção de eliminar o apresentador da programação em toda a Globo.
No segundo domingo de transmissão para o Rio de Janeiro, 💶 13 de julho de 1969, após já ter terminado a transmissão para os cariocas, aproximadamente às 21 horas, um violento 💶 incêndio atingiu os estúdios da filial paulista, destruindo toda a estrutura da emissora.
A programação da Globo em São Paulo passa 💶 a ser recebida integralmente do Rio de Janeiro.
Naquela mesma semana, na terça, dia 15 de julho, um incêndio destrói integralmente 💶 os estúdios da TV Bandeirantes canal 13.
A emissora transmite de um caminhão de externa o sinistro direto para os tele 💶 espectadores e, entra no ar apenas às 15 horas com o programa Xênia e Você, transmitido de um caminhão de 💶 externa.
A emissora ainda se faz valer do slogan: "A Bandeirantes não vai parar".
Na quinta, dia 17 de julho, é a 💶 vez da TV Record canal 7.
O Teatro Consolação, onde é produzida a maior parte da programação da emissora, também sofre 💶 um incêndio, às cinco e meia da tarde, logo após a transmissão do programa Pullman Junior, apresentado por Cidinha Campos, 💶 direto do teatro.
O fogo também foi implacável com a Record, destruindo integralmente as dependências.
A emissora, sem a mesma tecnologia da 💶 Globo e sem os recursos da Bandeirantes, não tem outra escolha senão sair do ar e voltar a transmitir apenas 💶 no dia seguinte, de forma precária.
No dia seguinte ao incêndio da Record, ao meio dia, nos estúdios que haviam sido 💶 da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e que abrigavam a Excelsior em São Paulo desde a ganhando dinheiro no aviator criação em 1960.
Enquanto estava 💶 sendo exibido um programa esportivo pelo canal 9, um novo incêndio irrompeu, desta vez bem mais dramático que os anteriores, 💶 pois a emissora além de estar em sérias dificuldades financeiras, vinha sendo perseguida pelo governo e era agora administrada pelos 💶 seus próprios funcionários.
No intervalo de seis dias, em São Paulo, quatro emissoras de televisão sofreram incêndios, só ficando de fora 💶 a TV Tupi e a TV Cultura.
No final de semana seguinte ao incêndio, verificando que a direção da Globo não 💶 havia tomado nenhuma providência para a realização de seu programa, Silvio Santos decide assumir a questão.
Derruba as paredes que dividiam 💶 as únicas dependências que ficaram de pé dos estúdios da Globo São Paulo na Rua das Palmeiras, a cozinha e 💶 os dois banheiros, aluga equipamentos diversos como câmeras, microfones, refletores, poltronas, transmissor e antena de micro-ondas.
No domingo, para surpresa inclusive 💶 da própria direção da emissora, que tinha pronta uma programação alternativa, inicia o seu programa normalmente, pedindo desculpas ao público, 💶 pois não houvera tempo hábil para serem confeccionados cenários e portanto, ia ao ar sem cenários, com a plateia em 💶 volta do palco.
O programa teve a duração normal, e Silvio Santos ainda explicou que a TV Tupi ofereceu seu auditório 💶 para que ele apresentasse o programa, mas que preferia realiza-lo na "sua casa, ou seja, na TV Paulista".
Na madrugada de 💶 21 de julho de 1969, a uma hora da manhã, aproximadamente, com a narração de Hilton Gomes e fundo musical 💶 de Assim Falou Zaratustra de Richard Strauss, os brasileiros assistiram, a descida do homem na lua, em um pool formado 💶 por todas as emissoras do país.
[nota 9] Esse era o primeiro grande evento transmitido Via Embratel para todo o país, 💶 como se usava dizer naqueles dias.
Também em 1969 a TV Tupi Rio de Janeiro contrata o humorista Ronald Golias que 💶 estava trabalhando na TV Record, a jornalista Cidinha Campos e Blota Junior, ambos também da Record e Bibi Ferreira que 💶 estava afastada da TV desde o fim de seu programa na TV Excelsior.
Golias estrelaria o programa "Folias do Golias" às 💶 quartas dirigido por Carlos Alberto de Nóbrega, Cidinha, que deixara de ser apresentadora do programa "Dia D" da TV Record 💶 apresentaria um programa no mesmo estilo que iria chamar-se, "Cidinha Livre" às quintas, Bibi apresentaria "Sexta Feira, Bibi Ferreira" e 💶 Blota Junior aos domingos com "Programa Blota Jr".
No domingo, dia 31 de agosto de 1969, o apresentador Silvio Santos informa 💶 ao público do Rio de Janeiro, ao abrir seu programa, que no dia 24 daquele mês, a meta do trato 💶 feito entre ele e Walter Clark, diretor geral da Globo, havia sido alcançada, antes mesmo de completar as dez semanas 💶 do acordo, e pela primeira vez desde ganhando dinheiro no aviator inauguração há mais de quatro anos, a TV Globo canal 4 alcançou 💶 o primeiro lugar durante toda a tarde de domingo, só passando para segundo as 18 horas, horário em que entrava 💶 no ar o Programa Jota Silvestre, sucessor do Show Sem Limites da TV Tupi Rio.
Silvio Santos e a TV Globo 💶 haviam assinado então, um contrato de dois anos, renováveis por mais cinco anos, caso o programa continuasse em primeiro lugar 💶 nas duas cidades (São Paulo e Rio de Janeiro) em 31 de agosto de 1971.
No dia seguinte, 1 de setembro 💶 de 1969, a Globo iniciava uma programação que teria como lema, o Padrão Globo de Qualidade, que estreava com o 💶 Jornal Nacional, primeiro noticiário transmitido em rede nacional para todas as emissoras filiadas do país, e que se transformaria no 💶 principal informativo da televisão brasileira.
Seu primeiro locutor foi Hilton Gomes, locutor de notícias da Globo desde ganhando dinheiro no aviator inauguração.
Era dividido em 💶 três blocos distintos: um nacional, com noticias fornecidas por todas as emissoras da rede, narrado por Hilton; um internacional, com 💶 notícias fornecidas pelas agências internacionais, também narrado por Hilton e um local, com noticiário local, narrado em cada emissora por 💶 um locutor regional (no caso do Rio de Janeiro, esse bloco era também entregue a Hilton).
Alguns dias depois, a Globo 💶 contratou Cid Moreira, que passou a apresentar a parte nacional e a local carioca, enquanto Hilton Gomes ficava com a 💶 parte internacional.
Em 10 de outubro de 1969 é inaugurada em Porto Alegre a TV Difusora canal 10, pertencente a Rádio 💶 Difusora de Porto Alegre.
A emissora aliou-se primeiramente à REI.
Em 10 de novembro de 1969, a TV Globo estreava a novela 💶 Véu de Noiva, original de Janete Clair, que substituía Rosa Rebelde, também de Janete que apesar de ter encerrado um 💶 mês antes, deixara o horário livre até a nova novela estar em condições de estrear.
No período entre uma novela e 💶 a outra, a TV Globo exibiu a minissérie americana Ascensão e Queda do Terceiro Reich, produção da ABC, adaptada do 💶 livro homônimo do escritor norte-americano William Shirer.
Véu de Noiva inovava, pois era a primeira novela da rede sem a supervisão 💶 de Glória Magadan que fora demitida, após o final de Rosa Rebelde, por não estar alcançando a meta e se 💶 negava a trabalhar com histórias brasileiras.
Glória inclusive dizia que O Brasil não serve para ser cenário de telenovelas.
Com Véu de 💶 Noiva, a TV Globo iniciava uma nova era nas suas produções de tele dramaturgia, atendendo ao já implantado Padrão Globo 💶 de Qualidade.
Ainda com o objetivo de implantar o Padrão Globo de Qualidade, a Globo iniciava também uma nova programação de 💶 shows.
Conservou por algum tempo ainda o humorístico Balança Mas Não Cai, às segundas no Rio e às quartas na capital 💶 paulista; lançou um programa de transmissão nacional que visava apresentar talentos de várias regiões do Brasil Alô Brasil, Aquele Abraço, 💶 título que era uma alusão a música homônima de Gilberto Gil, muito famosa na época, exibido por toda a rede 💶 nas terças; conservou a Discoteca do Chacrinha, quartas no Rio e quintas em São Paulo; Mister Show, apresentado por Agildo 💶 Ribeiro e o ratinho marionete Topo Gigio, exibido no Rio às quintas e em São Paulo às sextas e Faça 💶 Humor, Não Faça Guerra sexta feira no Rio e segundas em São Paulo, o nome era uma alusão brincalhona ao 💶 slogan dos hippies, muito popular na época, Faça amor, não faça a guerra.
Os sábados ficariam reservados para uma sessão de 💶 cinema, Premier Mundial, que exibia longa-metragens feitos especialmente para a tv.
A Buzina do Chacrinha permaneceria aos domingos, ao vivo para 💶 todo o Brasil.
Estavam cancelados programas como o Telecatch Montila e Dercy de Verdade, por não estarem de acordo com o 💶 Padrão Globo de Qualidade.
Dercy foi demitida e Ted Boy Marino, astro do Telecatch passou a apresentar a programação infantil de 💶 onze da manhã até uma da tarde, com mensagens para as crianças gravadas e enviadas em fita para todas as 💶 integrantes da rede.
Enquanto isso, em São Paulo, as emissoras abaladas pelos incêndios começam a reconstrução.
A TV Globo São Paulo, canal 💶 5, transferiu-se para a Praça Marechal Deodoro, em um Prédio onde funcionara o Cinema Holiday, utilizando o cinema como auditório 💶 da emissora.
O canal 7 arrendou um teatro na Rua Augusta, denominando-o de Teatro Record-Augusta.
O canal 13 também aos poucos recuperava 💶 seus estúdios no Morumbi.
Somente o canal 9, como o canal 2 do Rio de Janeiro, pareciam estar com os seus 💶 dias contados.
Também em 1969, a Tupi lança um programa escrito por Cassiano Gabus Mendes e representado por Eva Wilma e 💶 John Herbert, lembrando o Alô, Doçura!, que a mesma Tupi havia produzido até 1964, com grande sucesso, na tentativa de 💶 superar a investida da Globo.
Como o título do antigo programa pertence ao Açúcar União a Tupi relança com o nome 💶 de As Confissões de Penélope, onde Penélope (Eva Wilma) conta ao seu psiquiatra as aventuras com seu marido (John Herbert).
Os 💶 episódios eram curtos e diários, quinze minutos antes da novela das sete, Antonio Maria e Nino, o Italianinho.
Não deu certo, 💶 e durou pouco tempo no ar.
Durante a década de 1960, a televisão brasileira produziu algumas séries filmadas, a exemplo do 💶 que era feito pelas tvs americanas, com personagens brasileiros.
A primeira delas foi Vigilante Rodoviário em 1961, produção da TV Tupi 💶 São Paulo em São Paulo com o apoio dos Produtos Nestlé, criada e dirigida por Ary Fernandes.
A série fez tanto 💶 sucesso, que chegou a ser iniciada a filmagem de um longa-metragem para o cinema, porém, a Nestlé retirou-se do projeto 💶 em 1962 e, tanto o longa-metragem quanto a série televisiva foram cancelados.
O curioso da série é que o ator principal, 💶 Carlos Miranda, acabou por tornar-se vigilante rodoviário devido ao sucesso do programa.
Em 1965, a Herbert Richers no Rio de Janeiro, 💶 em sociedade com o jornal O Globo, produziram para a TV Globo Rio de Janeiro a série, 22-2000 Cidade Aberta, 💶 com o ator Jardel Filho no papel do repórter Marcio Moura, baseado em personagem do filme Paraíba, Vida e Morte 💶 de um Bandido.
A Rio Gráfica Editora, lançou nas bancas a série como revista em quadrinhos, na tentativa de levantar a 💶 audiência da mesma.
Como isso não foi conseguido, a série foi cancelada em 1966.
Outra série nacional, também criada por Ary Fernandes, 💶 foi Águias de Fogo, também para a TV Tupi paulista em 1967 e 1968, contando histórias de heroísmo e bravura 💶 da Força Aérea Brasileira, numa tentativa de adular a ditadura militar que governava o país na época.
Televisão a cores [ 💶 editar | editar código-fonte ]
Década de 1970 [ editar | editar código-fonte ]Sede da TV Gazeta
A partir de 1972, a 💶 TV em cores no Brasil começaria a se popularizar.
Desde a década de 1960, já tinham sido feitas experiências com esta 💶 tecnologia pela TV Excelsior e TV Tupi de São Paulo, mas não houve interesse em continuar, já que na época, 💶 os televisores coloridos eram importados e custavam muito caro.
O início da transmissão em cores de forma contínua aconteceria em 1972, 💶 por uma imposição do governo militar, que não via razão para o Brasil não se equiparar aos países que já 💶 possuíam o sistema implantado.
A primeira transmissão foi da Festa da Uva de Caxias do Sul em 10 de Fevereiro de 💶 1972, pela TV Difusora de Porto Alegre, com apoio técnico da TV Rio, TV Gaúcha e TV Piratini.[17]
O ano de 💶 1970 inicia com a inauguração em 20 de janeiro da TV Gazeta, canal 11 de São Paulo.
A emissora pertence a 💶 Rádio Gazeta de propriedade da Fundação Cásper Líbero, com sede na Avenida Paulista, e é o sétimo e último canal 💶 de VHF em São Paulo.
Enquanto isso, a TV Rio vende a TV Alvorada, canal 8 de Brasília para a Rádio 💶 Capital, que a transforma em TV Capital.
Com isso, a REI perde mais uma emissora, que decide apresentar uma programação independente, 💶 ligada primeiramente a TV Excelsior e a partir de 1971, a TV Bandeirantes.
Ainda no início de 1970, a TV Globo 💶 contrata João Saldanha, comentarista da Rádio Nacional do Rio, visando implementar ganhando dinheiro no aviator equipe esportiva, que já está sob a direção 💶 de Armando Nogueira, e também pensando nas transmissões da Copa do Mundo no México.
Saldanha estreia em um programa curto diário 💶 antes do Jornal Nacional denominado Esporte em Dois Minutos.
A TV Tupi Rio de Janeiro, com objetivo de se modernizar para 💶 enfrentar a programação da Globo, acaba com o Repórter Esso e cria o jornal "Perspectiva", com apresentação de Íris Lettieri 💶 e Luiz de França, exibido às 20 horas, após o "Flash Esportivo", com Rui Viotti, contratado da Rádio Tupi.
Em fevereiro 💶 de 1970, a Tupi do Rio contrata Glória Magadan para escrever uma novela que se passava na época atual e 💶 no Rio de Janeiro, chamada E Nós, Aonde Vamos?, dirigida por Sérgio Britto e com trilha sonora de Sérgio Bittencourt, 💶 trazendo no elenco Yara Amaral, Teresa Amayo, Neide Aparecida, Leila Diniz e outros.
A novela não teve grande repercussão mas tornou-se 💶 famosa mais tarde, pois a TV Tupi não pagou os cachés aos artistas, e Leila Diniz realizou um movimento em 💶 frente a emissora, movimento esse que constaria em um documentário sobre a vida da atriz realizado anos depois.
Em maio de 💶 1970, a Rede Tupi lança a novela As Bruxas exibida as 20 horas em São Paulo e às 21:30 horas 💶 no Rio de Janeiro, devido a exigência da censura carioca.
A novela foi um grande sucesso, um dos últimos da Tupi 💶 e contava no elenco com Maria Isabel de Lizandra, Cláudio Corrêa e Castro, Nathalia Timberg, Débora Duarte, Joana Fomm, Odete 💶 Lara, Tony Ramos, Denis Carvalho, Maria Della Costa, Lima Duarte, John Herbert; enfim o filé mignon da Tupi e ainda 💶 mais, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Walter Avancini e Carlos Zara.
Em junho de 1970, as redes de televisão 💶 do país, unem-se para transmitir a Copa do Mundo no México.
Desse "pool", comandado pelo governo federal, ficam de fora apenas 💶 as emissoras pertencentes à TV Excelsior, cujo nome era considerado mal visto pela Ditadura Militar.
Como a rede tinha na época, 💶 além das emissoras de São Paulo e Rio de Janeiro, a TV Vila Rica em Belo Horizonte, somente elas foram, 💶 portanto, prejudicadas.
A transmissão da Copa de 1970 teve como narrador principal Geraldo José de Almeida, que na época ainda trabalhava 💶 para a TV Record e João Saldanha, que tinha sido afastado como técnico, após ter montado e treinado a seleção, 💶 pela Ditadura Militar por seu envolvimento com o Partido Comunista no passado e acabou seguindo para o México como comentarista 💶 dos jogos principais, contratado pela TV Globo.
Após a Copa de 1970, a Globo contrata Leny Dale, coreógrafo da Broadway, com 💶 o objetivo de dirigir o Balé da emissora.
Dale acaba por revolucionar o balé na televisão brasileira com coreografia moderna e 💶 dinâmica, lembrando que antes de ganhando dinheiro no aviator passagem, os "ballets" na televisão eram mal ensaiados e com coreografia antiquada.
Também em 1970, 💶 a Globo contrata Hans Donner, vindo da Alemanha para cuidar do visual da futura rede.
Donner já chegou criando uma nova 💶 logomarca, marcando os cinco anos da emissora carioca.
Em 1975 cria o logo que serviria de base para os logos futuros, 💶 intitulado "A TV dentro do mundo, vendo o mundo".
Ainda em 1970 e ainda na Globo, é contratado o humorista Chico 💶 Anysio.
Chico havia desmontado ganhando dinheiro no aviator empresa produtora em 1965 e trabalhado no "Telecentro" da TV Tupi em 1966.
Com o fechamento do 💶 Telecentro, Chico dedicou-se mais ao teatro e a literatura, continuando na televisão apenas em aparições em programas como o do 💶 Flávio Cavalcanti na Tupi do Rio e em shows da Record.
Chico estreia na Globo com o programa Você tem Tempo?, 💶 de apenas cinco minutos de duração diariamente, antes da novela das oito.
Três meses depois, passa a apresentar uma novela cômica, 💶 cujos capítulos também tem a duração de cinco minutos, antes da novela das oito, Linguinha Versus Mr.
Yes, com um personagem, 💶 que é um detetive trapalhão, chamado "Linguinha", pois sempre que pensa coloca a língua para fora.
Em 29 de junho de 💶 1970, em substituição a novela Véu de Noiva, estreia no horário das oito na Globo, Irmãos Coragem, novela de Janete 💶 Clair dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves trazendo no elenco: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Marzo, Regina Duarte, Cláudio 💶 Cavalcanti, Lúcia Alves, Glauce Rocha, Gilberto Martinho, Zilka Salaberry e quase todo o elenco de tele dramaturgia da Globo na 💶 época.
A intenção da Globo e de Janete Clair é trazer o público masculino para assistir novelas, porque em 1970 a 💶 mentalidade que ainda impera é que novela é para mulheres.
Com uma novela em ritmo de "Far-West" brasileiro, passada no interior 💶 do Mato Grosso, esse conceito foi abolido totalmente e Irmãos Coragem acabou sendo o primeiro sucesso em âmbito nacional da 💶 Globo.
Em 30 de setembro de 1970, são cassadas as emissoras da Excelsior, o canal 9 de São Paulo e o 💶 canal 2 do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, a emissora já estava esperando e apresentando uma programação com documentários 💶 e material fornecido gratuitamente por diversas embaixadas.
Em São Paulo porém, tudo foi mais dramático.
Por volta das 18h40,[18] o jornalista Ferreira 💶 Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico, e anuncia aos telespectadores que o governo cassou o Canal 💶 9.
Nos transmissores da Excelsior, técnicos do Departamento Nacional de Telecomunicações tiravam a emissora do ar naquele momento.
A TV Excelsior, após 💶 tantas glórias e tantas agonias, estava definitivamente extinta.
Com a aquisição em 1970 do jornal Zero Hora pelo grupo formado pela 💶 Rádio Gaúcha e a TV Gaúcha e também a inauguração da TV Caxias em Caxias do Sul, inicia-se a RBS 💶 - Rede Brasil Sul de Comunicação, continuando as emissoras de televisão associadas à TV Globo.
Em 21 de abril de 1971, 💶 data em que Brasília completa onze anos, entra no ar a TV Globo de Brasília, canal 10.
Até aquela data, a 💶 TV Globo havia usado a TV Nacional canal 3, de propriedade do governo federal, como ganhando dinheiro no aviator afiliada e agora passaria 💶 a ter uma emissora própria na capital do país.
Em 26 de abril de 1971, ao completar seis anos, a TV 💶 Globo estreia o Hoje às 13 horas, com locução original de Luiz Jatobá e Léo Batista, exibido somente para o 💶 Rio de Janeiro de segunda a sexta, com direção de Sílvio Júlio e Humberto Filho.
A partir de 1974 surgiu a 💶 edição Hoje Sábado e o jornal passou a ser transmitido para todo o país, com edições locais.
Só nos anos 1980 💶 o telejornal acrescentou a palavra "jornal" ao nome passando a chamar-se Jornal Hoje.
Também em 1971, a TV Globo decidiu unificar 💶 ganhando dinheiro no aviator programação de shows.
Todas as emissoras transmitiriam a faixa de shows do horário nobre, no mesmo dia e mesmo horário 💶 (21 horas), para isso a Globo transmite do Rio de Janeiro de madrugada, após o encerramento da programação, via Embratel 💶 esses programas com o objetivo de serem gravados nas demais emissoras do país e exibidos juntos à noite.
Apenas o Chacrinha 💶 fica fora pois seus programas já são transmitidos em rede.
Chico Anysio conseguiu da TV Rio, que já estava para ser 💶 vendida, o nome de seu programa original Chico Anysio Show, levando-o para a TV Globo, passando a exibir seu programa 💶 às quintas.
Moacyr Franco consegue um programa as terças e a Globo segue com o Faça Humor, Não Faça a Guerra 💶 nas segundas.
Sexta a TV Globo inova com um programa chamado "Sexta Nobre", em que cada semana no mês uma atração 💶 diferente é apresentada.
É na "Sexta Nobre" que surge o Globo de Ouro, que apresenta os sucessos musicais do mês, o 💶 Caso Especial, com peças escritas para a tv ou adaptadas do rádio e do teatro em formato de seriado e 💶 o Globo Shell Especial, documentários jornalísticos co produzidos pela Shell do Brasil.
A Tupi exibe no horário das seis, a única 💶 novela ganhando dinheiro no aviator que consegue ainda resistir ao "rolo compressor" da TV Globo.
O Meu Pé de Laranja Lima, uma adaptação de 💶 Ivani Ribeiro do livro homônimo escrito por José Mauro de Vasconcelos, que tinha sido um "best-seller" no final dos anos 💶 sessenta.
Ivani faz uma adaptação livre do romance e muita gente acredita ser melhor que o original.
Estreada no final de 1970, 💶 com elenco de excelente qualidade, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Haroldo Botta, Beth Mendes, Lélia Abramo, e muitos outros.
Na 💶 noite de quinta feira, dia 28 de outubro de 1971, um violento incêndio irrompe nos estúdios da TV Globo, onde 💶 funciona o auditório da emissora que está sendo usado para a gravação do programa Moacyr Franco Show.
O fogo destrói alguns 💶 equipamentos e o teatro da Globo.
No domingo, dia 31 de outubro, Chacrinha vai para São Paulo, transmitindo seu programa para 💶 a rede.
O incêndio mostrou que a TV Globo estava bem preparada, pois a programação apenas ficou fora do ar por 💶 dois minutos, tempo necessário para ser agilizado o "link" entre Rio e São Paulo.
A Globo também confirmou ganhando dinheiro no aviator popularidade no 💶 Rio de Janeiro, pois quando o incêndio aconteceu, as 20 horas e 45 minutos, uma voz em off, com o 💶 slide da emissora entrou no ar, solicitando ao público que informasse sobre o sinistro ao Corpo de Bombeiros; vinte minutos 💶 depois, a TV Tupi Rio, num comunicado extraordinário, pedia aos telespectadores, a pedido dos Bombeiros da cidade, que parassem de 💶 ligar, pois já tinham conhecimento do incêndio no canal 4, e já estavam tomando as providências.
Uma semana após o incêndio, 💶 a TV Globo arrenda o Teatro Phoenix na Lagoa para a realização de seus programas de auditório.
Em 31 de dezembro 💶 de 1971, após várias negociações, é finalmente vendida a TV Rio para a Ordem dos Frades dos Capuchinhos do Rio 💶 Grande do Sul, dona da TV Difusora de Porto Alegre, que tinha pretensões de formar uma rede.
O governo federal autoriza 💶 a compra, acreditando que possa com isso descentralizar a sede das redes de televisão do eixo Rio-São Paulo, ainda mais 💶 com uma rede com sede no Rio Grande do Sul, de onde era natural o presidente Médici.
A TV Rio transferiu 💶 seus estúdios para a Rua Alberto de Campos em Ipanema e passou a exibir apenas o padrão a partir de 💶 1º de janeiro de 1972, anunciando uma segunda inauguração em 31 de março de 1972, com a novidade das cores, 💶 "As cores vivas do 13", como passou a ser o slogan da emissora.
Em fevereiro de 1972,[19] a TV Continental, que 💶 já não estava funcionando regularmente, exibindo apenas o programa Madureza Ginazial produzido por Gilson Amado para educação de adultos, tem 💶 a ganhando dinheiro no aviator concessão cassada e une-se as TVs Excelsior na qualidade de emissoras extintas.
Em 19 de fevereiro de 1972, é 💶 feita a primeira transmissão em cores da televisão brasileira com o sistema oficial adotado no Brasil, sistema PAL-M, a Festa 💶 da Uva direto de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, transmissão ainda para testes.
Em 31 de março de 💶 1972, aniversário de oito anos do Golpe militar de 1964, coincidido com o feriado da sexta-feira santa, é inaugurada oficialmente 💶 a TV em cores no Brasil.
Um pronunciamento do Ministro das Comunicações Hygino Corsetti, inaugurava o sistema de transmissão em cadeia 💶 nacional, e logo após, também em cadeia nacional, é apresentada a "Paixão de Cristo", um longa metragem produzido pelo Vaticano, 💶 com atores italianos famosos na época.
A noite, foram exibidas programações diversas: Na Globo é exibido o primeiro Caso Especial em 💶 cores, Meu Primeiro Baile, adaptação de Janete Clair da obra francesa "Carnet de Bal", com Glória Menezes, Sérgio Cardoso, Marcos 💶 Paulo, Francisco Cuoco, Paulo José e muitos outros.
Na Tupi do Rio é apresentado o longa metragem, A Volta ao Mundo 💶 Em Oitenta Dias, com David Niven, Cantinflas e Shirley MacLaine, de 1956.
A TV Rio também exibe um longa metragem, Viva 💶 Maria!, comédia francesa com Brigitte Bardot e Jeanne Moreau, de 1964.
Com a venda da TV Rio, a REI se extingue, 💶 mas a parceria com a TV Record ainda não se desfaz integralmente.
Em 2 de abril de 1972, as três emissoras, 💶 TV Rio, TV Difusora e TV Record, se unem para exibir a "Entrega do Oscar 1971", direto de Los Angeles.
A 💶 TV Rio tenta se recuperar exibindo uma programação baseada em filmes, seriados e desenhos animados.
Adquire um lote de longa metragem 💶 com mais de três mil títulos, entre eles, Os Pássaros, Pacto Sinistro, A Tortura do Silêncio, Psicose, O Homem Que 💶 Sabia Demais, Janela Indiscreta, Marnie, Confissões de Uma Ladra, Disque M para Matar e muitos outros de Alfred Hitchcock, que 💶 exibe numa sessão aos domingos às 21 horas chamada Sessão Hitchcock.
As quartas, a Rio exibe Seleção de Clássicos, também às 💶 21 horas, apresentando filmes clássicos como Cidadão Kane, Por Quem os Sinos Dobram, Casablanca, O que teria acontecido com Baby 💶 Jane?.
Também são exibidos seriados, alguns inéditos como Havaí 5-0, com Jack Lord, São Francisco Urgente, com Michael Douglas, Columbo, com 💶 Peter Falk, Police Woman com Angie Dickinson, Chaparral com John Cannon e Lancer com James Stacy.
A TV Rio também exibe 💶 um noticiário apresentado por Hilton Gomes que saíra do Jornal Nacional meses antes.
O Jornal Nacional também se renova com a 💶 chegada das cores.
Desde a saída de Hilton Gomes para a nova TV Rio, a parte internacional é apresentada provisoriamente por 💶 Heron Domingues, que ganharia um noticiário às 23h30, chamado Jornal Internacional.
Assim no Jornal Nacional estreia Sérgio Chapelin para o bloco 💶 de notícias internacionais, junto com as cores.
Logotipo da Rede Tupi
A TV Tupi com o objetivo de enfrentar a TV Globo 💶 e organizar as Emissoras Associadas de televisão, que começam a se deteriorar, decide começar a transformar-se em rede, iniciando com 💶 o telejornalismo.
São cancelados os noticiários regionais e é criado o Rede Tupi de Notícias, com editorias em São Paulo, a 💶 principal, no Rio e em Brasília.
Em São Paulo o jornal era apresentado por Ana Maria Braga e no Rio por 💶 Gontijo Teodoro o noticiário local e por Íris Lettieri a parte nacional.
Era o início da Rede Tupi de Televisão.
Em 26 💶 de abril de 1972, quando a Globo completava sete anos, é inaugurada a TV Globo de Recife, canal 13.
A TV 💶 Globo chegava Recife até aquela data pela TV Jornal do Commercio canal 2 e passava agora a ter cinco emissoras 💶 próprias, nas principais capitais do país.
A TV Bandeirantes também tenta expandir-se para a formação de uma rede.
Começa a exibir seus 💶 programas também pela TV Nacional, deixada órfã pela TV Globo desde a inauguração de ganhando dinheiro no aviator emissora em Brasília em 1971.
A 💶 Bandeirantes também firma acordo com a TV Brasil Central de Goiânia canal 13 e a TV Vila Rica de Belo 💶 Horizonte canal 7.
Também em 1972, o humorístico Faça Humor, Não Faça a Guerra estrelado por Jô Soares e Renato Corte 💶 Real é substituído por Satiricon, que além dos dois comediantes traz também Paulo Silvino e Agildo Ribeiro.
Em 1976, a Globo 💶 troca Satiricon pelo Planeta dos Homens, saindo Renato Corte Real que foi substituído por Luís Carlos Miele e Orival Pessini.
Só 💶 em 1981 que O Planeta dos Homens foi substituído por Viva o Gordo, onde Jô Soares reinaria como humorista principal.
Em 💶 10 de agosto de 1972, é inaugurada oficialmente a Rede Amazônica, em Manaus, com seu sinal transmitido em cores.[3]
Em 18 💶 de agosto de 1972, morre em São Paulo, vítima de um ataque cataléptico o ator Sérgio Cardoso, enquanto representava a 💶 novela O Primeiro Amor que contava ainda com Tônia Carrero e Rosa Maria Murtinho.
O ator é substituído na trama por 💶 Leonardo Villar, contratado pela Globo a princípio só para substitui-lo, sendo confirmado como ator definitivo da emissora ao final da 💶 novela.
Em outubro de 1972, a TV Globo estreia as terças feiras, o seriado, A Grande Família original de Oduvaldo Vianna 💶 Filho e Max Nunes, trazendo no elenco Eloísa Mafalda, Jorge Dória, Bia Nunnes, Osmar Prado, Brandão Filho e Luiz Armando 💶 Queiroz.
A Grande Família foi o maior sucesso do gênero no Brasil.
No mesmo mês, a Globo compra, em parceria com a 💶 TV Cultura, o programa infantil, sucesso nos Estados Unidos pela rede de televisão CBS, Vila Sésamo (Sesame Street).
A parte nacional 💶 do programa é produzido nos estúdios da TV Cultura, com Sônia Braga, Armando Bogus e Aracy Balabanian.
A Globo e a 💶 Cultura já haviam feito uma parceria antes com Meu Pedacinho de Chão em 1971.
No início de 1973, a TV Globo 💶 resolve transferir ganhando dinheiro no aviator programação no Paraná para a TV Iguaçu que apresenta uma melhor performance técnica, deixando a TV Paranaense, 💶 que passa a funcionar como emissora independente, exibindo alguns programas da TV Bandeirantes e da TV Cultura.
Em janeiro de 1973, 💶 a TV Globo estreia O Bem Amado, ganhando dinheiro no aviator primeira novela em cores.
A Rede Tupi já exibia todas as suas novelas 💶 em cores, a Globo porém, achou melhor implantar as cores aos poucos, primeiro exibindo alguns programas apenas, só quando sentiu-se 💶 segura, iniciou suas produções coloridas em telenovelas.
O Bem Amado foi escrito por Dias Gomes e tinha no seu elenco Paulo 💶 Gracindo, Lima Duarte, Emiliano Queiroz, Ida Gomes, Dorinha Duval, Dirce Migliaccio e Jece Valadão entre outros.
O Sucesso da novela foi 💶 tão grande, que tornou-se a primeira novela do Brasil exibida no exterior (Irmãos Coragem foi exibido na tv hispânica nos 💶 Estados Unidos, mas apenas um resumo de duas horas).
O Bem Amado também viraria série de televisão e filme de cinema, 💶 mais tarde.
Também em janeiro de 1973, a TV Globo, com o objetivo de implantar de vez o "Padrão Globo de 💶 Qualidade", cancela os programas do apresentador Chacrinha, que saí da emissora, após cinco anos.
Em seu lugar aos domingos, a Globo 💶 decide estrear o programa Só o Amor Constrói, baseado no programa americano da CBS, This is Your Life (Essa é 💶 a Sua Vida), trazendo sempre uma personalidade para contar ganhando dinheiro no aviator vida e rever amigos da infância e familiares contando detalhes 💶 do focalizado.
O programa era produzido e apresentado pela jornalista Marilene Dabus.
A Globo também transferiu os programas da "Sexta Nobre" para 💶 quarta mudando o nome para "Quarta Nobre" e na sexta cria o Globo Repórter em substituição ao "Globo Shell Especial".
O 💶 apresentador Chacrinha muda-se para São Paulo, devido as poucas oportunidades em televisão no Rio naquela época, já que a Globo 💶 dominava o mercado carioca.
Acerta um contrato com a TV Record e passa a apresentar seus programas timidamente direto do Teatro 💶 Record-Augusta.
No Rio de Janeiro, as emissoras de televisão começam a se deteriorar, sobrando na cidade apenas a TV Globo e 💶 com muitas dificuldades a Tupi do Rio e a TV Rio.
A TV Tupi Rio está enfrentando uma grande crise financeira 💶 e o grupo gaúcho que controla a TV Rio desde 1972, havia feito um acordo com um grupo alemão com 💶 interesse em injetar dinheiro nas duas empresas, a TV Difusora de Porto Alegre e a TV Rio, porém o governo 💶 federal proibiu a transação, deixando-as sem recursos para investimentos em novas programações, tanto que a emissora carioca apresentava apenas longa 💶 metragens e seriados americanos.
Devido a situação das emissoras no Rio de Janeiro, em 1973 é colocado em licitação o canal 💶 9 do Rio de Janeiro com o objetivo de colocar sangue novo na televisão carioca.
O canal é concedido para o 💶 Jornal do Brasil, um dos mais antigos diários do país (fundado em 1891) e proprietário da Rádio JB, que opera 💶 no Rio desde 1938 e concede à Rádio Guanabara, que existe desde 1936, o canal 7.
Em São Paulo, a Tupi 💶 e a Bandeirantes conseguem, de certa forma, driblar a presença da Globo.
A Tupi está formando a Rede Tupi de Televisão 💶 para substituir as Emissoras Associadas de televisão.
Para isso, passa a transmitir de São Paulo a maior parte da programação, deixando 💶 no Rio de Janeiro apenas dois programas (Flávio Cavalcanti e Jota Silvestre).
Contrata Renato Aragão, Dedé Santana e os comediantes Mussum 💶 e Zacarias para reencarnarem os Trapalhões, que já havia sido apresentado em 1965, e que agora com o fim da 💶 TV Excelsior estava com o título livre.
Assim, os quatro deixam a TV Record onde estavam desde 1967 e passam para 💶 a TV Tupi, Os Trapalhões acaba por ser o maior sucesso da TV Tupi nos anos setenta, e um dos 💶 maiores da televisão brasileira em todos os tempos.
Em agosto de 1973, a TV Globo decide cancelar o Só o Amor 💶 Constrói e cria o programa Fantástico, transformando o Só o Amor Constrói em um quadro do programa.
O Fantástico seguia a 💶 linha de outros programas que já tinham existido no horário, o Bibi, Sempre aos Domingos da TV Excelsior, O Domingo 💶 é Nosso da TV Rio e o Dia D da TV Record; todos dos anos 60, apenas usando tecnologia e 💶 recursos mais avançados.
É apresentado como uma revista eletrônica com correspondentes no estrangeiro trazendo reportagens com fatos da semana ou curiosidades 💶 e atrações desconhecidas da maioria dos brasileiros e também com sckets de humor, na época usando Chico Anysio e números 💶 musicais.
O sucesso do programa foi tão grande, que o seu tema musical chegou a ser lançado pela Som Livre, gravadora 💶 oficial da Globo.
Ainda em 1973, em setembro, a TV Globo substitui o já cansado Chico Anysio Show por Chico City, 💶 onde o humorista cria novos personagens, entre eles o prefeito Valfrido Canavieira e o coronel Pantaleão com seu protegido Pedro 💶 Bó.
A Tupi saí na frente e a partir de outubro de 1973, unifica suas telenovelas e passa a exibi-las em 💶 todo o território nacional no mesmo dia, ou seja, elas eram transmitidas de São Paulo no horário da madrugada pelo 💶 link e em qualquer local do país seria visto o mesmo capítulo.
Inclusive a propaganda da Tupi dizia: "Você pode viajar 💶 para qualquer lugar do país descansado, pois a Tupi não vai deixar você perder a novela.
" A TV Globo começa 💶 então a agilizar a unificação dos capítulos de suas produções, realizando cortes e resumindo capítulos em várias regiões do país.
Em 💶 janeiro de 1974, a Globo anuncia que também passa a exibir os mesmos capítulos das suas novelas em todas as 💶 regiões do país onde chega.
Também em janeiro de 1974, a Rádio Guanabara acaba sendo vendida para a Rádio Bandeirantes de 💶 São Paulo, cujo objetivo era entrar no Rio com a TV Bandeirantes pela concessão que a emissora tem do canal 💶 7.
A TV Bandeirantes compra também a TV Vila Rica de Belo Horizonte canal 7, que já transmitia ganhando dinheiro no aviator programação.
Em 1974 💶 a TV Tupi São Paulo passa pelos seus melhores dias.
Apesar das suas novelas não superarem em audiência as da Globo, 💶 estreia novos programas que tem uma boa receptividade.
O mesmo não ocorre no Rio de Janeiro.
Os programas de Jota Silvestre e 💶 Flávio Cavalcanti são cancelados e a TV Tupi Rio para driblar seus problemas financeiros, começa a alugar seus horários livres 💶 para produtores independentes, a maioria igrejas evangélicas, iniciando essa prática na televisão brasileira.
Assim os primeiros programas do Bispo Edir Macedo 💶 e RR Soares começam a dominar a televisão.
Mas em agosto de 1974, Wilton Franco, num acordo com uma produtora argentina, 💶 traz um formato de programa com o título registrado como Aqui e Agora.
O programa tem quatro horas de duração e 💶 reúne uma miscelânea de atrações, com vários apresentadores.
Ele, a princípio, arrenda o horário da tarde na Tupi do Rio e 💶 começa a apresenta-lo no Rio de Janeiro.
Foi nesse programa que revelaram-se Sérgio Mallandro, Roberto Jeferson, Mara, Wagner Montes, Amauri Valério, 💶 Christina Rocha, entre outros.
Devido ao sucesso do programa, a Tupi do Rio decidiu banca-lo a partir de 1975.
Ainda no Rio, 💶 em 1973 havia sido concedido o canal 2 a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, fundada na cidade em 1964.
Ela 💶 estava funcionando na Avenida Copacabana e era dirigida por Gilson Amado, que havia apresentado o programa Madureza Ginasial na TV 💶 Continental durante muitos anos.
No final de 1974 a TVE inicia suas transmissões experimentais pelo canal 2.
O governo federal entrega a 💶 TVE o Teatro República na Avenida Gomes Freire no centro do Rio para serem montados seus estúdios.
A emissora recebe, então, 💶 doações de vários países para seu equipamento técnico (A Alemanha doou os equipamentos de som, a França doou os transmissores 💶 e a antena, a Itália doou vários equipamentos de estúdios; todos de última geração) e começa a produção de programas 💶 que são exibidos, de forma obrigatória por imposição da ditadura militar , em todas as emissoras do país.
Com a chegada 💶 do canal 2 em 1974, as produções vão poder aumentar e realizar o sonho de Gilson que era transmitir cursos 💶 de educação para adultos através da televisão.
Gilson Amado morreu em 1979 e jamais viu seu projeto concluído.
Após a ganhando dinheiro no aviator morte, 💶 a TVE tornou-se "uma pedra no sapato" para os governos, que não sabiam direito o quê fazer com ela.
Enquanto isso, 💶 em São Paulo, diferente da TV Globo, Rede Tupi e da TV Bandeirantes, a TV Record enfrenta uma crise, que 💶 se aprofunda com um novo incêndio, dessa vez em ganhando dinheiro no aviator torre de transmissão, no mês de maio de 1974.
O Grupo 💶 Paulo Machado de Carvalho, proprietário da TV Record, não vê outra saída se não a de colocar à venda metade 💶 da empresa com o objetivo de conseguir capital para sustentar-se.
Para continuar no controle, o grupo decide vender em dois lotes 💶 distintos, um de 40% e um de 10%.
Os 40% são vendidos para uma associação de fazendeiros do norte do estado 💶 e os 10% são adquiridos por empresários da capital paulista.
Dessa forma, a TV Record consegue fôlego novo, inclusive contrata Flávio 💶 Cavalcanti da TV Tupi Rio e também impede a saída de Raul Gil, ganhando dinheiro no aviator principal atração, para a TV Bandeirantes, 💶 renovando seu contrato.
Silvio Santos, sentindo que o fim de seu contrato com a Globo está chegando, a data seria 31 💶 de agosto de 1976, e de antemão sabendo que o atual diretor geral da TV Globo, Boni, não goza de 💶 simpatia por seu programa, totalmente inadequado ao Padrão Globo de Qualidade, abre em São Paulo um centro de produções chamado 💶 Studius Silvio Santos, que funciona na Vila Guilherme, onde havia funcionado os estúdios da TV Excelsior de São Paulo e 💶 antes a Companhia Cinematográfica Vera Cruz e chama Manuel da Nóbrega, seu antigo amigo da TV Paulista, para dirigi-lo.
No início 💶 de 1975, a Rede Tupi contrata Chacrinha que, desde que saiu da TV Globo, andava escondido na TV Record, realizando 💶 seus programas sem sequer ser exibido em rede.
Chacrinha leva para a Tupi seus dois programas, a Discoteca do Chacrinha e 💶 Buzina do Chacrinha, condensados em um só, Cassino do Chacrinha.
Esse era o título do programa com o qual ele iniciara 💶 a carreira na Rádio Tamoio no Rio na década de 1940.
O Cassino do Chacrinha passa a ser exibido pela Tupi 💶 aos sábados.
A Tupi também contrata, naquele ano, a apresentadora Hebe Camargo para comandar seu programa de entrevistas.
Hebe abandona a TV 💶 Record após apresentar seu programa na emissora por vinte anos.
Também em 1975, no mês de setembro, a TV Globo exibe 💶 uma série de programas semanais (sextas), contando a história dos 25 anos de televisão no Brasil, com o nome de 💶 TV Ano 25.
O programa acaba por se tornar uma dor de cabeça para a Globo, pois vários artistas que são 💶 apresentados em cenas de festivais e programas antigos entram na justiça reivindicando o pagamento pela participação.
A justiça bate o martelo 💶 em favor dos queixosos e o programa para a emissora acaba saindo bem caro.
Em vista disto, a Tupi, com a 💶 intenção de comemorar seus 25 anos, já tendo conhecimento do ocorrido com o programa da Globo, realiza um programa comemorativo 💶 exibindo apenas imagens de artistas que ainda estejam sob contrato da emissora, evitando com isso ações na justiça, como aconteceu 💶 com a concorrente.
Ainda em 1975, o Grupo Silvio Santos convence a associação de fazendeiros, proprietários de 40% da TV Record 💶 a vender a ele esse percentual e sai para a compra dos restantes 10% de posse de empresários paulistas.
Em maio 💶 daquele ano, o Grupo Silvio Santos consegue comprar os 10% necessários das ações da Record e decide ir a justiça, 💶 reivindicando seu direito de administra-la.
O Grupo Paulo Machado de Carvalho não concorda com a situação, mas é obrigado a aceitar 💶 administrar a emissora junto com Grupo Silvio Santos, comportando-se como antagônico, inclusive usando a imprensa para fazer críticas ao grupo 💶 rival.
Silvio Santos usa seus Studius Silvio Santos para produzir para a Record vários programas, alguns inclusive são reprisados em seu 💶 programa de domingo na Globo como a Praça da Alegria e o Folias do Golias, recriados pela produtora.
Em 1º de 💶 outubro de 1975, a Tupi consegue, após quatro anos de insucessos, emplacar uma telenovela que consegue alguns frutos.
Trata-se de A 💶 Viagem, original de Ivani