Este artigo é uma lista dos escândalos esportivos (sejam eles de manipulação de resultados, casos de doping, fraudes, e falta ♣️ de espírito esportivo, no caso das Olimpíadas) que aconteceram ao longo da história (e que foram provados), dividido em modalidades ♣️ esportivas, e por temas.
Caso Pinki Pramanik - Pinki Pramanik era uma velocista indiana que ajudou o revezamento 4x100m indiano a ♣️ conquistar a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2006.
Porém, em junho de 2012, foi obrigada a fazer um teste ♣️ que comprovaria seu sexo.
O teste mostrou que Pramanik é um pseudo-hermafrodita masculino, ou seja, geneticamente é um homem que desenvolveu ♣️ algumas características físicas femininas.
Com a confirmação de que é homem e capaz de manter relações sexuais, Pramanik está respondendo perante ♣️ as autoridades pela denúncia.[ 12 ]
Manipulação de Resultados [ editar | editar código-fonte ]
Eight Men Out - Os jogadores "Sleepy ♣️ Bill" Burns e Billy Maharg, aliciados pelo gangster Arnold Rothstein, conseguiram subornar oito jogadores com um total de 100.
000 dólares ♣️ para entregarem a World Series 1919.
A quantia foi paga, assim a franca favorita Sox perdeu oito jogos para o Cincinnati ♣️ Reds.
Em setembro de 1920 um inquérito acabou desvendando toda a armação e a verdade veio à tona.
Os oito jogadores (para ♣️ sempre conhecido como o Eight Men Out) foram indiciados e suspensos do esporte para o resto de suas vidas.[ 23 ♣️ ]
Manipulação de resultados [ editar | editar código-fonte ]
Hansie Cronje - Hansie Cronje era o capitão da seleção Sul-Africana de ♣️ críquete.
Cronje foi indiciado por estar recebendo dinheiro de apostadores para manipular resultados.
Vários de seus companheiros de equipe disseram em uma ♣️ comissão no governo que Cronje ofereceu dinheiro para entregarem a partida - Cronje negou.
Anos mais tarde, ele admitiu que recebia ♣️ U$100.
000 de apostadores em troca por informações de partidas e para repassar a outros jogadores para jogarem mal.[ 30 ]
Adulteração ♣️ de Documentos [ editar | editar código-fonte ]
Sandro Hiroshi - O Caso Sandro Hiroshi foi o mais famoso caso de ♣️ adulteração de idade no futebol brasileiro.
[ 31 ] No ano de 1999 o atleta, que então jogava pelo São Paulo, ♣️ envolveu-se em problemas com a justiça desportiva por ter tido a certidão de nascimento supostamente alterada por seu pai quando ♣️ criança.
foi o mais famoso caso de adulteração de idade no futebol brasileiro.
No ano de 1999 o atleta, que então jogava ♣️ pelo São Paulo, envolveu-se em problemas com a justiça desportiva por ter tido a certidão de nascimento supostamente alterada por ♣️ seu pai quando criança.
Luciano Siqueira de Oliveira - Luciano utilizou documento e nome falsos durante 6 anos.
Ele conseguiu obter RG, ♣️ CPF, Título de eleitor, passaporte, entre outros, e iniciou, dessa forma, ganhar dinheiro jogando dota carreira de jogador de futebol profissional como se ♣️ realmente houvesse nascido em 1979.
Enquanto o "falso" Eriberto ganhava fama no futebol, o "verdadeiro" passou quase 6 anos enfrentando constrangimentos ♣️ diante das acusações de uso de documentos falsos.
Em 2010, Luciano foi julgado e condenado.[ 32 ]
Diego Maradona - Maradona foi ♣️ flagrado no exame anti-doping, após a partida contra a Grécia na Copa do Mundo de 1994.
Ele estava sob efeito de ♣️ efedrina.
Desvio de Dinheiro [ editar | editar código-fonte ]
Manipulação de Resultados [ editar | editar código-fonte ]
Manipulação de Resultados [ ♣️ editar | editar código-fonte ]
Escândalo de manipulação de resultados em 2011 - Em 2011, as TVs japonesas divulgaram um esquema ♣️ de manipulação de resultados que desencadeou o "black-out" da televisão e um alerta do governo.
As polêmicas levaram a demissão em ♣️ massa dos envolvidos com o sumô, á prisões.[ 59 ]Referências