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Back to the Future Part II (bra: De Volta para o Futuro 2[2]; prt: Regresso ao Futuro II[3]) é um 🏧 filme estadunidense de ficção científica de 1989 dirigido por Robert Zemeckis e escrito por Bob Gale, sendo a sequência direta 🏧 de Back to the Future (1985) e a segunda parte da trilogia homônima.

O filme é estrelado por Michael J.

Fox, Christopher 🏧 Lloyd, Thomas F.

Wilson e Lea Thompson.

O filme segue Marty McFly (Fox) e seu amigo Doutor Emmett "Dr.

" Brown (Lloyd), que 🏧 viajam de 1985 a 2015 para evitar que o filho de Marty estrague o futuro da família McFly; seu arqui-inimigo 🏧 Biff Tannen (Wilson) rouba a máquina do tempo DeLorean de Doc e usa-a para alterar a história em seu benefício, 🏧 forçando a dupla a retornar a 1955 para restaurar a linha do tempo.

O filme foi produzido com um orçamento de 🏧 quarenta milhões de dólares e foi rodado em conjunto com a ganhar dinheiro jogando free fire continuação; as filmagens começaram em fevereiro de 1989, 🏧 depois de dois anos de construção dos cenários e escrita dos roteiros.

Dois atores do primeiro filme, Crispin Glover e Claudia 🏧 Wells, não retornaram, enquanto Elisabeth Shue foi convocada para substituir Wells no papel da personagem Jennifer Parker; o personagem de 🏧 Glover, George McFly, teve de ter ganhar dinheiro jogando free fire participação reduzida na trama com outro ator interpretando o papel em cenas complementares; 🏧 Glover havia processado Zemeckis e Gale, o que os obrigou a retrabalhar o filme de forma a suprir a falta 🏧 de seu personagem.

Back to the Future Part II tornou-se um projeto inovador para o estúdio de efeitos visuais Industrial Light 🏧 & Magic, a ILM: além da composição digital, a ILM usou o sistema de câmera de controle de movimento VistaGlide, 🏧 que permitia ao ator retratar vários personagens simultaneamente na tela sem sacrificar o movimento da câmera.

Back to the Future Part 🏧 II foi distribuído pela Universal Pictures sendo lançado em 22 de novembro de 1989 nos Estados Unidos.

O filme recebeu críticas 🏧 mistas da crítica e arrecadou mais de US$ 331 milhões em todo o mundo, tornando-se o terceiro filme de maior 🏧 bilheteria de 1989.

Em 1985, Marty reencontra-se com a ganhar dinheiro jogando free fire namorada Jennifer.

Pouco depois, aparece o Dr.

Brown com a máquina do tempo, 🏧 convencendo-o de que tinha que ir com ele para o futuro, para 2015, para evitar que seu filho Marty McFly 🏧 Jr.seja encarcerado.

Brown também leva Jennifer embora para que não contasse a ninguém o que viu e induz-lhe radiação alfa para 🏧 adormecer para, quando acordar, pensar que tudo que ela testemunhou foi um sonho.

Quando chegam em 2015, Brown dá a Marty 🏧 roupas especiais automatizadas para que pareça com seu filho Marty Jr.

Ao ver o Café Anos 80, Marty entra e encontra 🏧 lá Marty Jr.

, e ele vê que Griff Tannen (neto de Biff) quer que seu filho participe de um roubo.

Marty 🏧 faz-se passar por Marty Jr.

e se recusa a fazer o que Griff ordena, mas Griff incita Marty a uma luta, 🏧 começando uma perseguição; Griff e ganhar dinheiro jogando free fire gangue são presos, fato que salva o filho de Marty.

O almanaque esportivo que Marty 🏧 planejava levar para 1985 para poder acertar os resultados de jogos esportivos, posteriormente pego pelo Biff idoso para ser entregue 🏧 a si mesmo jovem em 1955.

Antes de reencontrar Doc, Marty compra um almanaque esportivo que contém todos os resultados das 🏧 competições esportivas entre 1950 e 2000 para fazer apostas baseado nele.

Porém, Brown diz-lhe que ele não construiu a máquina do 🏧 tempo para ganhar dinheiro, mas sim para realizar pesquisas, e joga então o almanaque no lixo, mas o velho Biff 🏧 vê o livro e decide pegá-lo.

Enquanto isso, Jennifer é encontrada pela polícia que, ao verificar a ganhar dinheiro jogando free fire identificação, a leva 🏧 para ganhar dinheiro jogando free fire casa do futuro, algo muito perigoso pois assim ela irá se encontrar com a ganhar dinheiro jogando free fire pessoa de 2015, 🏧 o que pode causar um sério paradoxo temporal.

Biff, ao perceber tudo o que se passava, decide alterar o seu passado.

Aproveitando 🏧 o fato de Marty e Brown se ausentarem da máquina do tempo para irem buscar Jennifer, Biff rouba o DeLorean 🏧 para viajar no tempo e se encontrar consigo próprio para entregar-lhe o almanaque desportivo.

Após Biff voltar a 2015 sem que 🏧 Marty e Brown percebessem nada, eles, Jennifer e Einstein voltam a 26 de outubro de 1985.

No entanto, tudo em Hill 🏧 Valley mudou para pior, porque agora Biff é o homem mais rico e poderoso da cidade.

Marty descobre que é enteado 🏧 de Biff e que ele assassinou secretamente seu pai, George, em 15 de março de 1973, e forçou ganhar dinheiro jogando free fire mãe, 🏧 Lorraine, a se casar com ele.

Após Emmett descobrir que o velho Biff alterou o seu passado, o cientista explica a 🏧 Marty que isso gerou uma nova linha de acontecimentos completamente diferentes dos que se tinham vivido até então, e para 🏧 se voltar à vida tal e qual como era, seria necessário achar o ponto do tempo onde Biff deu o 🏧 almanaque esportivo a ele mesmo.

Marty e Brown descobrem que precisam regressar a 12 de novembro de 1955 (dia da tempestade 🏧 que estragou o relógio da torre).

Após voltar a essa época, Marty consegue esconder-se no carro de Biff, quem vai para 🏧 a escola e, ao notar que é observado pelo inspetor Strickland, disfarça uma revista feminina com a capa do almanaque, 🏧 enganando também Marty; mas ele confronta Biff e, após bastante luta, consegue o almanaque verdadeiro.

Biff persegue Marty, mas graças ao 🏧 hoverboard de 2015 que trouxe consigo e de uma corda presa ao DeLorean voador, Brown pega Marty e os dois 🏧 finalmente conseguem despistar Biff em um túnel.

Marty queima o livro, e vê as notícias dos jornais de 1985 a alterarem-se 🏧 para os fatos corretos.

No entanto, começa a tempestade, e quando Brown tenta aterrar o DeLorean, o carro é atingido por 🏧 um forte raio e desaparece imediatamente.

Após isso, um homem do correio entrega uma carta a Marty, escrita por Brown, que 🏧 explica que o raio tinha mandado o DeLorean para 1885, onde o Doutor levou a carta aos correios para ser 🏧 entregue no local e hora exata onde Marty viu o carro desaparecer; tanto Brown como Marty agora encontram-se presos no 🏧 tempo em datas muito distintas.

Marty corre para a cidade onde vê o Brown de 1955, e depois de dizer a 🏧 ele que voltou do futuro, o cientista cai desacordado, terminando assim o filme.

O diretor Robert Zemeckis disse que, inicialmente, uma 🏧 sequência não foi planejada para o primeiro filme, mas seu enorme sucesso de bilheteria levou à concepção de uma segunda 🏧 parte.

Mais tarde, ele concordou em fazer uma continuação, mas apenas se Michael J.

Fox e Christopher Lloyd retornassem também.

Com Fox e 🏧 Lloyd confirmados, Zemeckis se encontrou com o parceiro de roteiro Bob Gale para criar uma história para a sequência; Zemeckis 🏧 e Gale lamentariam mais tarde que eles terminaram o primeiro filme com Jennifer no carro com Marty e Doutor Brown, 🏧 porque isso exigia que eles criassem uma história que a encaixasse no enredo, ao invés de uma nova aventura.[4]

Gale escreveu 🏧 a maior parte do primeiro rascunho sozinho, pois Zemeckis estava ocupado dirigindo Who Framed Roger Rabbit.

Inicialmente, o filme deveria acontecer 🏧 em 1967, mas Zemeckis afirmou mais tarde que os paradoxos do tempo proporcionavam uma boa oportunidade para voltar a 1955 🏧 e ver os eventos do primeiro filme sob uma luz diferente.

Enquanto a maioria do elenco original concordou em retornar, um 🏧 grande obstáculo surgiu ao negociar o cachê de Crispin Glover por reprisar o papel de George McFly.

Quando ficou claro que 🏧 ele não voltaria, o roteiro foi reescrito para que George morresse quando Biff alterasse o passado, originando a versão alternativa 🏧 de 1985, com o intuito de preencher a falta do personagem de Glover.[4]

O maior desafio foi a criação da visão 🏧 futurista da cidade natal de Marty em 2015.

O desenhista de produção Rick Carter queria criar uma imagem muito detalhada como 🏧 ocorreu no filme Blade Runner, mas com um tom um pouco diferente; Carter e seus homens mais talentosos passaram meses 🏧 esboçando, planejando e preparando a transformação de Hill Valley em uma cidade do futuro.

O diretor de arte de efeitos visuais, 🏧 John Bell, afirmou que eles não tinham nenhum roteiro para trabalhar, apenas as indicações de que o cenário deveria ser 🏧 ambientado trinta anos no futuro, mostrando objetos futuristas como os hoverboards.[5]

Ao escrever o roteiro do filme, Gale queria levar as 🏧 ideias do primeiro filme para Part II com um efeito mais humorístico.

Zemeckis disse que estava um pouco preocupado em retratar 🏧 o futuro por causa do risco de fazer previsões imprecisas; de acordo com Gale, eles tentaram tornar o futuro um 🏧 lugar agradável, "onde o que está errado é devido a quem vive no futuro em oposição à tecnologia" em contraste 🏧 com o futuro "orwelliano" pessimista visto na maioria das ficções científicas.

[4] Para manter os custos de produção baixos e tirar 🏧 proveito de uma pausa prolongada que o ator Michael J.

Fox obteve enquanto fazia a série Family Ties (que estava terminando 🏧 as gravações da série enquanto as filmagens de Part II começavam), o filme foi filmado em conjunto com a continuação 🏧 Back to the Future Part III.[6]

Demorou-se dois anos para a conclusão do conjunto e a escrita do roteiro antes que 🏧 as filmagens pudessem finalmente começar.

Durante a produção, a criação da aparência dos personagens idosos era um segredo bem guardado, envolvendo 🏧 técnicas de maquiagem de última geração.Michael J.

Fox descreveu o processo como muito demorado: "Demorava mais de quatro horas para me 🏧 tornarem trinta anos mais velho".

[4] As filmagens tiveram início em 20 de fevereiro de 1989.

[6] Durante um período de três 🏧 semanas perto da conclusão do filme, a equipe se dividiu e, enquanto a maioria permaneceu filmando a Part III, alguns, 🏧 incluindo o escritor-produtor Gale, focaram em terminar seu predecessor.

O próprio Zemeckis dormia apenas algumas horas por dia, supervisionando os dois 🏧 filmes, tendo que voar entre Burbank, onde estava sendo concluída a Part II, e outros locais na Califórnia, onde eram 🏧 realizadas a Part III.[7]

O filme foi considerado um dos projetos mais inovadores da Industrial Light & Magic.

Foi uma das primeiras 🏧 incursões da empresa em efeitos em composição digital, bem como o sistema de câmera de controle de movimento VistaGlide, que 🏧 permitiu a gravação de uma de suas sequências mais complexas, na qual Fox interpretou três personagens diferentes (Marty McFly., Marty 🏧 Jr.

e Marlene), todos interagiram entre si.

Embora tais cenas não fossem novas, o VistaGlide permitiu, pela primeira vez, uma cena completamente 🏧 dinâmica na qual o movimento da câmera poderia finalmente ser incorporado.

A técnica também foi usada em cenas onde os personagens 🏧 de Thomas F.

Wilson, Christopher Lloyd e Elisabeth Shue encontram e interagem com suas duplicatas temporais.

[4] O filme também contou com 🏧 breve cenas feitas com imagens geradas por computador, como na cena em que um tubarão holográfico usado para promover o 🏧 fictício filme "Tubarão 19" em 2015.[5]

O supervisor de animação Wes Takahashi, que era o chefe do departamento de animação da 🏧 ILM, trabalhou intensamente nas sequências de viagem no tempo do filme, como havia feito no filme original e na Part 🏧 III.

[8][9] Quando o filme se aproximou de seu lançamento, imagens suficientes da Part III foram gravadas para permitir que um 🏧 "trailer" fosse montado para ser apresentado no fim da Part II antes dos créditos finais, de modo a garantir aos 🏧 espectadores que a história ainda teria mais um capítulo.[10]

Substituição de Crispin Glover [ editar | editar código-fonte ]

O ator Crispin 🏧 Glover foi convidado para reprisar o seu papel de George McFly.

Ele manifestou interesse, mas não conseguiu chegar a um acordo 🏧 com os produtores sobre seu salário; ele afirmou em uma entrevista em 1992 no The Howard Stern Show que a 🏧 maior oferta dos produtores foi de US$ 125.

000, menos da metade do que os outros membros do elenco que retornaram 🏧 foram oferecidos; Gale desde então afirmou que as demandas de Glover eram excessivas para um ator de ganhar dinheiro jogando free fire estatura profissional 🏧 na época.

[10] Em uma entrevista no programa Opie and Anthony em 2013, Glover afirmou que ganhar dinheiro jogando free fire principal razão para não 🏧 fazer parte do elenco de Part II foi um desacordo filosófico sobre a mensagem do filme; Glover alegou que sentiu 🏧 que a história recompensava os personagens com ganhos financeiros, como a pick-up de Marty, em vez de amor.[11]

Em vez de 🏧 escrever George McFly para fora do filme, Zemeckis usou imagens anteriormente filmadas de Back to the Future, bem como novas 🏧 imagens do ator Jeffrey Weissman, que usava próteses, incluindo um queixo falso, nariz e maçãs do rosto para se assemelhar 🏧 a Glover.

Várias técnicas foram usadas para maquiar as filmagens incluindo Weissman, como colocá-lo ao fundo e não em primeiro plano, 🏧 fazendo com que ele usasse óculos escuros e pendurá-lo de cabeça para baixo.

Glover entrou com uma ação contra os produtores 🏧 do filme alegando que eles não possuíam seus direitos de imagem e nem tinham permissão para usá-la.

Como resultado deste processo, 🏧 há agora cláusulas no Screen Actors Guild que estabelecem que produtores e atores não podem usar tais métodos para reproduzir 🏧 a semelhança de outros atores.[12]

Substituição de Claudia Wells [ editar | editar código-fonte ]

A cena de Claudia Wells no final 🏧 de Back to the Future (em cima) teve de ser refeita com Elisabeth Shue para o começo de Part II 🏧 (abaixo).

Claudia Wells, que havia interpretado a namorada de Marty McFly, Jennifer Parker, no primeiro filme, foi convidada para reprisar seu 🏧 papel, mas recusou devido a problemas pessoais.

Os produtores, então, convocaram a atriz Elisabeth Shue para substituí-la, o que obrigou a 🏧 refilmagem das cenas finais do primeiro filme para o início da Part II.

A sequência refilmada virou um jogo de cena 🏧 quase idêntica com o final da primeira parte, com apenas pequenas diferenças: por exemplo, Doc hesita notavelmente antes de dizer 🏧 a Marty que seu futuro está bom - algo que ele não fez no primeiro filme.

Marty também está usando um 🏧 relógio no segundo filme, enquanto ele não estava no primeiro.[13][14]

Wells retornou a Hollywood com um papel de protagonista no filme 🏧 independente de 1996 Still Waters Burn.

Ela é uma das poucas integrantes do elenco a não comparecer ao material bônus do 🏧 DVD da trilogia Back to The Future lançado em 2002.

No entanto, ela é entrevistada nos mini-documentários Tales from the Future 🏧 inclusos no Blu-Ray lançado em 2010 em comemoração aos 25 anos da trilogia.

Em 2011, ela finalmente teve a oportunidade de 🏧 reprisar seu papel do primeiro filme, vinte e seis anos depois de ganhar dinheiro jogando free fire última aparição na série, ao fornecer a 🏧 voz de Jennifer Parker para o jogo Back to the Future: The Game da Telltale Games.[15]

Representação do futuro [ editar 🏧 | editar código-fonte ]

O hoverboard de 2015 que Marty utiliza para fugir de Griff Tannen e ganhar dinheiro jogando free fire gangue

De acordo com 🏧 Zemeckis, o ano de 2015 retratado no filme não foi concebido para ser uma representação precisa do futuro: "Para mim, 🏧 filmar as futuras cenas do filme foi o menos agradável de fazer toda a trilogia, porque eu realmente não gosto 🏧 de filmes que tentam prever o futuro.

Os únicos que eu realmente gostei foram os feitos por Stanley Kubrick, e nem 🏧 mesmo ele previu o PC quando ele fez Laranja Mecânica.

Então, ao invés de tentar fazer uma previsão cientificamente sólida de 🏧 que nós provavelmente estaríamos errados de qualquer maneira, nós pensamos, vamos apenas tornar o enredo um pouco engraçado.

" Ainda sim, 🏧 os cineastas do filme fizeram algumas pesquisas sobre o que os cientistas achavam que poderia ocorrer no ano de 2015.

[16] 🏧 Bob Gale disse: "Sabíamos que não teríamos carros voadores até o ano de 2015, mas a existência deles no filme 🏧 seria fundamental para o desenvolvimento da história."[17]

No entanto, o filme previu corretamente uma série de mudanças tecnológicas e sociológicas ocorridas 🏧 até 2015, incluindo: o surgimento de câmeras onipresentes, uso de drones voadores não tripulados para uso jornalístico, televisores de tela 🏧 plana widescreen montados em paredes com visualização de vários canais, sistemas de videochamadas, jogos eletrônicos que permitiam as mãos livres 🏧 do jogador, dispositivos vestíveis, computadores tablet com escaneamento de impressão digital e displays montados na cabeça.

[18][19] Sistemas de pagamentos em 🏧 dispositivos portáteis pessoais também é retratado no filme; embora o pagamento por impressão digital não seja amplamente utilizado, a digitalização 🏧 das digitais dos dedos é usada como segurança em locais como aeroportos e escolas e o pagamento eletrônico com verificação 🏧 de impressões digitais como recurso de segurança já é disponibilizado pelo Apple Pay.

[19] Carros e outros veículos têm sido capazes 🏧 de rodar usando combustível gerado a partir de resíduos alimentares, embora não através de um reator de fusão, como sugerido 🏧 no filme.

[20] A popularidade dos filmes em 3D na década de 2010 também foi prevista com certa precisão, embora as 🏧 imagens polarizadas sobrepostas permaneçam no formato padrão (como tem sido desde a década de 1950, desde a modernidade até a 🏧 atualidade) e a holografia ainda não é usada em grandes filmes.

Outros aspectos da representação do futuro não se concretizaram até 🏧 2015, mas foram feitos esforços para replicar os avanços tecnológicos:

Em outra cena de 2015, o filme mostra que o time 🏧 de baseball Chicago Cubs venceu a World Series de 2015 contra o fictício time do Gators sediado em Miami, fazendo 🏧 uma referência à Maldição de Billy Goat.

Na temporada de 2015, os Cubs se classificaram para a pós-temporada, marcando ganhar dinheiro jogando free fire primeira 🏧 aparição na temporada desde 2008,[34] mas os Cubs perderam a National League Championship Series (não a World Series) para o 🏧 New York Mets em 21 de outubro de 2015, coincidentemente no mesmo dia que Marty, Brown e Jennifer chegaram no 🏧 futuro em 2015 (dia que ficou conhecido como "Back to the Future Day").

[35] Apesar de terem perdido em 2015, no 🏧 ano seguinte os Cubs finalmente venceram a World Series de 2016 contra os Cleveland Indians;[36] o perfil oficial do Twitter 🏧 da franquia Back to the Future escreveu que a viagem no tempo de Marty e Doc causou "uma ruptura no 🏧 contínuo espaço-temporal" que levou à greve da liga de baseball de 1994 (e posterior cancelamento da World Series daquele ano), 🏧 atrasando assim a previsão precisa por um ano.

[37] Na verdadeira World Series de 2015, o Kansas City Royals derrotou o 🏧 Mets para ganhar seu primeiro campeonato da World Series desde 1985, mesmo ano em que Marty e Doc partiram para 🏧 irem pro futuro.

Quanto ao fictício Miami Gators, quando o filme foi feito, o estado da Flórida ainda não tinha uma 🏧 equipe de beisebol na Major League;[38] após o lançamento do filme, foram fundadas duas equipes no estado: o Florida Marlins 🏧 (atualmente o Miami Marlins) em 1993 e o Tampa Bay Devil Rays (hoje com o nome Tampa Bay Rays) em 🏧 1998; nenhuma das duas equipes conseguiu se qualificar para a pós-temporada em 2015.

Lançamento e recepção [ editar | editar código-fonte 🏧 ]

Back to the Future Part II foi lançado nos cinemas da América do Norte na quarta-feira, 22 de novembro de 🏧 1989, um dia antes das comemorações de Ação de Graças.

O filme arrecadou um total de US$ 27,8 milhões entre sexta-feira 🏧 e domingo e US$ 43 milhões durante os cinco primeiro dias em cartaz, quebrando o recorde anterior do Dia de 🏧 Ação de Graças estabelecido por Rocky IV em 1985.

[39] No fim de semana seguinte, o filme sofreu uma queda em 🏧 ganhar dinheiro jogando free fire receita de 56%, ganhando US$ 12,1 milhões, apesar de ainda permanecer em primeiro lugar na bilheteria nacional.

[40] Seu total 🏧 bruto foi de US$ 118,5 milhões nos Estados Unidos e US$ 213 milhões no exterior, para um total mundial de 🏧 US$ 331.950.

002, sendo o sexto filme de maior bilheteria nacional nos Estados Unidos em 1989 e o terceiro mais lucrativo 🏧 mundialmente daquele ano atrás de Indiana Jones and the Last Crusade e Batman.

[41] Apesar do sucesso comercial, o filme ficou 🏧 aquém das expectativas, tendo uma receita bruta inferior comparado ao primeiro filme.

O último filme da trilogia, que Universal lançou apenas 🏧 seis meses depois, experimentou uma queda semelhante.

Em maio de 2019, o filme recebeu uma aprovação de 65% no Rotten Tomatoes, 🏧 baseado em 60 avaliações com uma classificação média de 6,16/10, com o seguinte consenso: "Back to the Future II é 🏧 muito mais desigual do que seu antecessor, mas suas piadas e maluquices superam as maquinações ocasionalmente confusas de uma trama 🏧 superestocada".

[42] O filme tem a pontuação 57/100 no Metacritic, baseado em 17 críticas, indicando "revisões mistas ou médias".[43]

Roger Ebert, do 🏧 Chicago Sun-Times, deu ao filme três de quatro estrelas; Ebert criticou-o por não ter o "poder genuíno do primeiro filme", 🏧 mas elogiou-o por seu humor pastelão e pela apresentação do hoverboard em ganhar dinheiro jogando free fire sequência de perseguição.

[44] Janet Maslin do The 🏧 New York Times escreveu que o filme está "pronto para coisas maiores e melhores"; Maslin disse mais tarde que o 🏧 filme "consegue ser vertiginoso e alegre, em vez de confuso".

[45] Tom Tunney, da revista Empire, escreveu que o filme foi 🏧 bem dirigido e o chamou de "solidamente divertido", embora notando-o como sendo inferior aos outros dois filmes da franquia.[46]

Jonathan Rosenbaum, 🏧 do Chicago Reader, fez uma crítica negativa ao filme, criticando Zemeckis e Gale por transformar os personagens em "geeks estridentes" 🏧 e por tornar a "ação frenética estritamente estereotipada"; ele afirma que o longa contém "misoginia desenfreada" porque o personagem de 🏧 Jennifer Parker "está inconsciente no início, para que ela não interfira nas ações de seu filho"; Rosenbaum também criticou Michael 🏧 J.

Fox travestido de Marlene McFly.

[47] A revista Variety publicou: "O fascínio de [diretor Robert] Zemeckis em ter personagens interagindo em 🏧 diferentes idades de suas vidas o prejudica visualmente e deixa a credibilidade além do ponto de ruptura, forçando-o a confiar 🏧 em alguns projetos de maquiagem muito extravagantes".[48]

Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]

O filme ganhou o Saturn Award 🏧 de Melhores Efeitos Especiais (pelo trabalho de Ken Ralston, o supervisor dos efeitos especiais) e o Prêmio BAFTA de Melhores 🏧 Efeitos Visuais Especiais (Ken Ralston, Michael Lantieri, John Bell e Steve Gawley);[49] uma votação da internet em 2003 concedeu o 🏧 prêmio AOL DVD Movie Premiere Award pelo lançamento em DVD da trilogia.

O filme ainda foi indicado em 1990 para o 🏧 Óscar de Melhores Efeitos Visuais (John Bell, Steve Gawley, Michael Lantieri e Ken Ralston), mas perdeu a estatueta para The 🏧 Abyss.[50]

O filme foi lançado em VHS e LaserDisc em 22 de maio de 1990, três dias antes do lançamento teatral 🏧 de Back to the Future Part III; foi o primeiro filme a ser lançado sob o banner MCA-Universal Home Video;[51] 🏧 A Universal o relançou em VHS, LaserDisc e CD em 1991, 1995 e 1998.

Em 17 de dezembro de 2002, o 🏧 filme fez parte do box em DVD que conteve a trilogia completa, embora problemas de enquadramento de tela larga levassem 🏧 a um recall do produto.

[52] A trilogia foi lançada em Blu-ray Disc em outubro de 2010.[53]

A Universal relançou a trilogia 🏧 junto com os novos recursos em DVD e Blu-ray em 21 de outubro de 2015, coincidindo com o "Back to 🏧 the Future Day".

O novo conjunto incluiu um recurso chamado "Doc Brown Salva o Mundo", onde Lloyd, reprisando seu papel como 🏧 Doc Brown, explica as razões para as diferenças entre o futuro de 2015 retratado em Back to the Future Part 🏧 II e na vida real.[54]

A trilha sonora foi lançada pela MCA Records em 22 de novembro de 1989.

O AllMusic classificou 🏧 a trilha com quatro estrelas e meia de cinco.

[55] Ao contrário da trilha sonora do filme anterior, Part II contém 🏧 apenas a partitura instrumental do compositor Alan Silvestri; nenhuma das canções vocais apresentadas ao longo do filme são apresentadas no 🏧 álbum da trilha sonora.

Lançamento no Intrada [ editar | editar código-fonte ]

Em 12 de outubro de 2015, a Intrada Records 🏧 lançou a partitura completa de Back to the Future Part II em um conjunto de dois discos, incluindo sessões de 🏧 pontuação inicial e takes alternativos.[56]

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to Crash Bandicoot 4 : Explosion! 🌜 CrapsK 4 Came Out In Japan In 2001 - Kotaku

O jogo, portanto, requer a presença de três elementos: consideração (uma quantia apostada), risco (chance) e um prêmio.

[1] O resultado 🛡 da aposta geralmente é imediato, como um único lançamento de dados, um giro de uma roleta ou um cavalo cruzando 🛡 a linha de chegada, mas prazos mais longos também são comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competição esportiva.

ou 🛡 mesmo uma temporada esportiva inteira.

Os jogos de apostas são importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de jogos de 🛡 azar totalizando cerca de 335 bilhões de dólares em 2009.[2]

Em alguns países, a atividade de jogo a dinheiro é legal.