The Fox and the Hound (bra: O Cão e a Raposa[2]; prt: Papuça e Dentuça[3]) é um filme norte-americano de 📈 animação tradicional lançado em 1981, do gênero drama produzido pela Walt Disney Productions e vagamente baseado no livro homônimo de 📈 Daniel P.Mannix.
Sendo o vigésimo quarto longa-metragem de animação da Disney, a animação conta a história de dois amigos improváveis, uma 📈 raposa vermelha chamada Tod e um cão de caça chamado Copper, que lutam para preservar ganhar dinheiro jogando pix amizade apesar de seus 📈 instintos emergentes e das pressões sociais ao redor exigindo que sejam adversários.
O filme foi dirigido por Ted Berman, Richard Rich 📈 e Art Stevens e apresenta as vozes de Mickey Rooney, Kurt Russell, Pearl Bailey, Jack Albertson (em seu papel final 📈 no cinema), Sandy Duncan, Jeanette Nolan, Pat Buttram, Dick Bakalyan e Paul Winchell.[4]
Iniciando ganhar dinheiro jogando pix produção no começo de 1981, o 📈 filme ficou marcado por ter sido o último trabalho dos animadores da época clássica da Disney e também por seus 📈 bastidores polêmicos.
[5][6] Recebeu análises razoáveis na ganhar dinheiro jogando pix época de lançamento onde elogiaram ganhar dinheiro jogando pix animação e ganhar dinheiro jogando pix metáfora sobre preconceito, mas 📈 o consideraram um pouco sombrio e inferior ao trabalho anterior que a Disney lançou; no entanto, com o passar dos 📈 anos, o filme ganhou análises mais positivas sendo hoje considerado uma das animações mais subestimadas do estúdio.
[7] Em 2006 uma 📈 sequência em home video intitulada The Fox and the Hound 2 foi lançada.
Uma jovem raposa, Dodó, fica órfão depois que 📈 ganhar dinheiro jogando pix mãe é baleada e morta por um caçador.
Ele é adotado por uma senhora, dona de uma fazenda, passando então 📈 a ser tratado como animal doméstico.
Fica amigo de Toby, um pequeno cão de caça, também criança, e pertencente a um 📈 mal-humorado fazendeiro chamado Samuel Guerra que, além de tudo, é um famigerado caçador.
Certa vez, Guerra persegue o jovem raposo Dodó, 📈 atirando com ganhar dinheiro jogando pix espingarda, chutando os latões de leite da senhora que cuida de Dodó.
Os amigos juram-se fidelidade, apesar da 📈 enorme diferença entre as espécies.
Toby é levado por seu dono para ser treinado noutra fazenda.
O tempo passa e ambos crescem, 📈 sem voltar a reencontrar-se.
Tempos depois, Toby retorna a fazenda que nasceu e termina perseguindo uma raposa, que não era outra 📈 senão ganhar dinheiro jogando pix grande amiga Dodó, porém, Toby salva Dodó quando o caçador estava perto de matá-lo.
Só que acidentalmente, Dodó machuca 📈 o antigo cachorro de Guerra.
Toby jura morte para a raposa.
Depois de muitas aventuras, a senhora resolve abandonar Dodó na floresta.
Sozinho, 📈 Dodó se apaixona por Miriam, uma linda raposa fêmea.
Em uma caminhada, os dois se deparam com Guerra e Toby, causando 📈 mais uma caça a raposa.
A caça foi interrompida por um urso.
Dodó o confronta e quase morre ao cair em uma 📈 cachoeira.
Quando Guerra tem a oportunidade de finalmente matá-lo, Toby protege a raposa ficando na frente da mira da espingarda, causando 📈 a desistência de Guerra que decide libertar Dodó.
Após tudo isso, os dois animais vivem suas vidas separadamente.
Embora não nutram a 📈 mesma amizade de quando eram filhotes, os dois têm vidas tranquilas.
Em maio de 1967, pouco antes de The Fox and 📈 the Hound ganhar o Dutton Animal Book Award, foi relatado que a Walt Disney Productions havia obtido os direitos de 📈 filmagem do romance.
[4] Na primavera de 1977, o desenvolvimento começou no projeto depois que Wolfgang Reitherman leu o romance original 📈 e decidiu que ele seria um bom filme de animação, já que um de seus filhos já possuía uma raposa 📈 de estimação anos antes.
[8][9] O título foi inicialmente chamado de The Fox and the Hounds,[10] mas os cineastas abandonaram o 📈 plural do título quando a história começou a se concentrar cada vez mais nos dois personagens centrais.
[11] Reitherman foi o 📈 diretor original do filme, juntamente com Art Stevens como co-diretor.
Uma disputa de poder entre os dois diretores começou a acontecer 📈 e o co-produtor Ron Miller estourou entre eles nas principais seções do filme, com Miller apoiando o jovem Stevens.
Miller instruiu 📈 Reitherman a entregar as rédeas sobre os novatos,[12] mas Reitherman resistiu devido à falta de confiança que ele tinha nos 📈 mesmos.[13]
Em uma versão anterior do filme, Chief estava programado para morrer como ele fez no livro.
No entanto, a cena foi 📈 modificada para que Chief sobrevivesse sofrendo apenas uma lesão em uma das patas traseiras.
O animador Ron Clements, que havia mudado 📈 brevemente para o departamento de histórias, protestou que "o chefe tem que morrer.
O filme não funciona se ele apenas quebrar 📈 a perna.
Copper não tem motivação para odiar a raposa".
Da mesma forma, os membros mais jovens da equipe de história pediram 📈 a Stevens que matasse Chief.
Stevens respondeu que "Nossa, nunca matamos um personagem principal em um filme da Disney e não 📈 estamos começando agora!" Os membros mais jovens da equipe levaram o problema à alta gerência, que mais tarde apoiaria Stevens.[14]
Outra 📈 briga começou quando Reitherman, ao pensar que o filme não tinha um segundo ato forte, decidiu adicionar uma sequência musical 📈 de dois guindastes agitados dublados por Phil Harris e Charo, que cantariam uma música boba intitulada "Scoobie-Doobie Doobie Doo, Goo" 📈 para Tod depois que ele foi jogado na floresta.
Charo havia gravado as faixas de música e voz que foram desenhadas 📈 no storyboard[15] e imagens de referência de ação ao vivo foram filmadas em um collant rosa usado.
No entanto, a cena 📈 não era muito apreciada pelos funcionários do estúdio que consideravam a música uma distração da trama principal, com Stevens dizendo: 📈 "Não podemos deixar essa sequência no filme! É totalmente fora de lugar!".
[16] Stevens notificou a gerência do estúdio e, após 📈 muitas conferências de histórias, a cena foi removida.
Reitherman mais tarde entrou no escritório de Stevens, sentou-se em uma cadeira e 📈 disse: "Não sei, Art, talvez esse seja o meio de um jovem".
Mais tarde, ele passou a projetos não desenvolvidos, como 📈 Catfish Bend, e morreu em um acidente de carro em 1985.[17]
No final de 1978, Frank Thomas, Ollie Johnston e Cliff 📈 Nordberg haviam concluído ganhar dinheiro jogando pix animação.
Thomas tinha cenas animadas de Tod e Copper usando o diálogo que Larry Clemmons havia escrito 📈 e gravado com os atores infantis.
[18] Este projeto marcaria o último filme a ter o envolvimento dos Nove Velhos Homens 📈 da Disney, que se aposentaram cedo durante a produção,[19] e a animação foi revertida para a próxima geração de diretores 📈 e animadores, incluindo John Lasseter, John Musker, Ron Clements, Glen Keane , Tim Burton, Brad Bird, Henry Selick, Chris Buck, 📈 Mike Gabriel e Mark Dindal, que iriam finalizar a animação e completariam a produção do filme.
Esses animadores haviam passado pelo 📈 programa interno de treinamento em animação e teriam um papel importante no renascimento da Disney nas décadas de 1980 e 📈 1990.[20]
No entanto, a transição entre a velha e a nova guarda resultou em discussões sobre como lidar com o filme.
Reitherman 📈 tinha suas próprias idéias sobre os designs e layouts que deveriam ser usados, mas a equipe mais nova apoiou Stevens.
O 📈 animador Don Bluth animou várias cenas, incluindo Widow Tweed ordenhando ganhar dinheiro jogando pix vaca, Abigail, enquanto ganhar dinheiro jogando pix equipe trabalhou no resto da 📈 sequência, e quando Tweed atira no automóvel de Amos Slade.
No entanto, Bluth e os novos animadores sentiram que Reitherman era 📈 muito severo e fora de contato,[18] e, em seu aniversário de 42 anos, 13 de setembro de 1979, Bluth, juntamente 📈 com Gary Goldman e John Pomeroy, entrou no escritório de Ron Miller e eles entregaram suas demissões.
Logo depois, mais 13 📈 animadores seguiram o exemplo ao entregar suas demissões.
Embora Bluth e ganhar dinheiro jogando pix equipe tenham animado cenas substanciais, eles pediram para não 📈 receber créditos na tela.[19]
Com esses animadores se demitindo,[8] Miller ordenou que todos os animadores que se retirassem do estúdio deveriam 📈 avisar previamente de suas decisões, o que levou a Disney a adiar o lançamento programado de The Fox and the 📈 Hound do Natal de 1980 para o verão de 1981.
Novos desenhistas e cartunistas foram contratados e promovidos para preencher as 📈 lacunas deixadas pelo antigos funcionários.
Para compensar a falta de experiência dos novos animadores, grande parte do controle de qualidade dependeria 📈 de um grupo de animadores assistentes veteranos.[21]
Escalação de elenco [ editar | editar código-fonte ]
No início da produção, os personagens 📈 principais, como os jovens Tod e Copper, Big Mama e Amos Slade, já haviam sido escalados.
Os personagens coadjuvantes foram escolhidos 📈 por regulares da Disney, incluindo Pat Buttram para Chief, Paul Winchell para Boomer e Mickey Rooney, que acabara de filmar 📈 Meu Amigo o Dragão (1977), para Tod.
Jeanette Nolan foi a segunda escolha para Widow Tweed depois que Helen Hayes recusou 📈 o papel.
[16] Jackie Cooper fez o teste para o papel, mas deixou o projeto quando exigiu mais dinheiro do que 📈 o estúdio estava disposto a pagar.
Vindo da televisão, o ex-ator infantil da Disney Kurt Russell foi escalado após uma leitura 📈 do roteiro que impressionou os cineastas; o jovem ator ainda ajudou a completar alguns diálogos em duas sessões de gravação.[14]
O 📈 álbum da trilha sonora do filme foi lançado em 1981 pela Disneyland Records.
[22] Ele contém músicas escritas por Stan Fidel, 📈 Jim Stafford e Jeffrey Patch.[23]
"Best of Friends" cantada por Pearl Bailey, escrita por Richard Johnston e Stan Fidel.
"Lack of Education" 📈 cantada por Pearl Bailey, escrita por Jim Stafford.
"A Huntin' Man" cantada por Jack Albertson, escrita por Jim Stafford.
"Appreciate the Lady" 📈 cantada por Pearl Bailey, escrita por Jim Stafford.
"Goodbye May Seem Forever" cantada por Jeanette Nolan, escrita por Richard Rich e 📈 Jeffrey Patch.
No momento de seu lançamento, o filme era o filme de animação mais caro produzido até então, custando US$ 📈 12 milhões.
[24] Foi relançado em 25 de julho de 1988.[25]
The Fox and the Hound foi lançado pela primeira vez no 📈 VHS em 4 de março de 1994 como o último vídeo da coleção Walt Disney Classics.
O lançamento foi colocado em 📈 moratória em 30 de abril de 1995.
[26] Em 2 de maio de 2000, foi lançado no DVD da Região 1 📈 pela primeira vez como parte da linha Walt Disney Gold Classic Collection.
[27] Um DVD da edição especial do 25º aniversário 📈 foi lançado em 10 de outubro de 2006.[28]
The Fox and the Hound foi lançado em Blu-ray em 9 de agosto 📈 de 2011 para comemorar o 30º aniversário do filme.
O filme foi lançado em um pacote Combo de Blu-ray/DVD em 3 📈 discos, juntamente com ganhar dinheiro jogando pix sequência como acompanhamento direto em vídeo, The Fox and the Hound 2, em uma edição de 📈 coleção de dois filmes.
Apresentando uma nova restauração digital, a transferência de Blu-ray apresenta o filme pela primeira vez em widescreen 📈 1,66: 1 e também possui 5.
1 Master DTS-HD Audio.
The Fox and the Hound 2 é apresentado em widescreen de 1,78: 📈 1 e apresenta o mesmo som do primeiro filme.[29]
Em seu lançamento original, The Fox and the Hound arrecadou US$ 39,9 📈 milhões em receitas domésticas, a maior bilheteria de um filme de animação na época do ano de seu lançamento inicial.
[30] 📈 Foi relançado em 1988 onde arrecadou US$ 23,5 milhões.
[31] The Fox and the Hound teve um faturamento bruto de US$ 📈 63,5 milhões em todo o seu lançamento e reedição original.[32]
Vincent Canby, do The New York Times, afirmou que o filme 📈 "não abre novos caminhos", embora também o descrevesse como "um tipo de desenho animado da Disney bonito, implacavelmente alegre e 📈 antiquado e repleto de músicas animadoras de um humor otimista".
Por fim, ele disse: "Como todos os filmes da Disney, The 📈 Fox and the Hound é um pouco cheio de diálogos caprichosos e folclóricos.
Ele também possui um clímax que pode muito 📈 bem assustar em plena luz do dia as crianças pequenas, embora tudo acabe bem.
Os pais que não gostam de acompanhá-los 📈 para assistir ao filme, mas acham que precisam de qualquer maneira, podem se animar ao saber que o tempo de 📈 duração é de 83 minutos.
É o mais curto possível hoje em dia".
[33] Sheila Benson, do Los Angeles Times, elogiou a 📈 animação, mas criticou o roteiro pelo fato do mesmo não parecer abordar a história tanto quanto o livro.
Ela reconheceu que 📈 os escritores estavam "nos protegendo de coisas importantes: da raiva, da dor, da perda.
Por essas mentiras, feitas para nosso próprio 📈 bem, é claro, elas também limitam o crescimento possível" mais ainda o decretou como o melhor filme de animação do 📈 ano.[34]
Richard Corliss, da Time, elogiou o filme por uma história inteligente sobre preconceito.
Ele argumentou que o filme mostra que atitudes 📈 tendenciosas podem envenenar até os relacionamentos mais profundos, e o final agridoce do filme transmite uma mensagem moral poderosa e 📈 importante para o público.
[35] Roger Ebert do Chicago Sun-Times também elogiou o filme, dizendo que "para todas as suas qualidades 📈 familiares, a marca que o filme deixa é uma espécie de nova partida para o estúdio Disney, e o seu 📈 movimento está em uma direção interessante.
The Fox and the Hound é um daqueles recursos de animação da Disney relativamente raros 📈 que contém uma lição útil para o público mais jovem.
Não são apenas animais fofos, aventuras assustadoras e um final feliz; 📈 é também uma meditação bastante ponderada sobre como a sociedade determina nosso comportamento."[36]
Hoje em dia The Fox and the Hound 📈 é um dos filmes de 1981 mais lembrados e elogiado principalmente entre o público[37][38] É também considerado um dos filmes 📈 mais subestimados da Disney.
[39][40] O site agregador de críticas Rotten Tomatoes informa que o filme recebeu um índice de aprovação 📈 de 70% com uma classificação média de 6,48/10 com base em 27 avaliações.
O consenso do site afirma que "The Fox 📈 and the Hound é um esforço agradável, encantador e despretensioso que consegue transcender ganhar dinheiro jogando pix trama fina e previsível".
[7] O outro 📈 website agregador de críticas; Metacritic deu ao filme uma pontuação de 65/100 com base em 15 revisões, ganhando um certificado 📈 de "revisões geralmente favoráveis".
[41] Rob Humanick da revista Slant Magazine deu 3,5 de 5 estrelas e afirma que é o 📈 filme mais subestimado do estúdio.
[42] RL Shaffer ao avaliar o lançamento em Blu-ray diz que é um filme "defeituoso porém 📈 eficiente".
[43] "Não [é] um dos melhores esforços do estúdio, mas mesmo assim continua sendo um produto fascinante de uma era 📈 de turbulência, bem como uma declaração significativa sobre a natureza do preconceito", disse James Kendrick avaliando o filme para a 📈 Q Network Film Desk.
[44] Peter Canavense da Groucho Reviews chamou o filme de "doce porém um pouco enfadonho" mais deu 📈 uma nota positiva ao filme pelo fato de não ter um final feliz (algo comum nos filmes da Disney).[45]
Michael Scheinfeld 📈 da Common Sense Media deu à qualidade do filme uma classificação de 4 em 5 estrelas, elogiando o fato do 📈 filme "se desenvolve[r] em um exame cuidadoso da amizade e inclui[r] alguns temas maduros, especialmente a perda".
[46] Craig Butler, do 📈 All Movie Guide, afirmou que o filme foi "uma entrada calorosa e divertida, embora um tanto enfadonha, no cânone da 📈 animação Disney".
Ele também o chamou de "convencional e geralmente previsível", com problemas de ritmo.
No entanto, ele elogiou o clímax e 📈 a animação do filme, assim como o final.
Sua observação final é que "Dois dos diretores, Richard Rich e Ted Berman, 📈 iriam em seguida dirigir The Black Cauldron, um projeto menos bem-sucedido, porém mais ambicioso".
[47] Mais nem todas as analises contemporâneas 📈 são positivas, Rachel Wagner achou o filme chato[48] e a Movie Metropolis chamou o filme de entediante apesar de ter 📈 gostado da metáfora sobre preconceito.[49]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
Em 1982, foi indicado ao Young Artist Award 📈 e ao Saturn Award de Melhor Filme de Fantasia.[50][51]
Uma sequência intermediária, The Fox and the Hound 2, foi lançada diretamente 📈 em DVD em 12 de dezembro de 2006.
A sequência se passa durante a juventude de Tod e Copper, antes dos 📈 eventos da segunda metade do primeiro filme.
[52] O enredo envolve Copper sendo tentado a se juntar a um bando de 📈 cães vadios cantores chamado "The Singin 'Strays", ameaçando assim ganhar dinheiro jogando pix amizade com Tod.
[52] A sequência foi criticada pela crítica, com 📈 os críticos chamando-a de um óbvio "caça-níquel".[53]Referências
Becky, Jerry (2005).
The animated movies guide .
Estados Unidos: Chicago Reader Press.ISBN 1-55652-591-5
Hullet, Steve (2014).
Mouse 📈 In Transition:a privileged view gives Disney Feauture Animation .
Califórnia: Imprensa do Disney World.ISBN 978-1941500248
Koenig, David (1997).
Mouse Under Glass:Secrets of Disney's 📈 theme and animation parks .
New York: Bonaventure Press.ISBN 978-0964060517Sito, Tom (2006).
Drawing the Line: The Untold Story of Bosko's Animation Unions 📈 to Bart Simpson.
Universidade de Kentucky: Imprensa da Universidade de Kentucky.
ISBN 978-0813124070°Website oficial