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Space Jam (bra: Space Jam: O Jogo do Século[1][2]) é um filme estadunidense de 1996 dos gêneros comédia, aventura, fantasia 🌛 e esportivo dirigido por Joe Pytka e escrito por Leo Benvenuti, Steve Rudnick, Timothy Harris e Herschel Weingrod.

O filme é 🌛 estrelado pelo jogador de basquete Michael Jordan como uma versão fictícia de si mesmo; o filme mistura elementos de live-action 🌛 com animação, contando também com Wayne Knight, Theresa Randle e participações especiais de Bill Murray e vários jogadores da NBA 🌛 nos papéis de pessoas reais, enquanto Billy West, Dee Bradley Baker, Kath Soucie e Danny DeVito compõem o elenco de 🌛 dublagem dos personagens animados.

O filme segue Jordan, quando ele se retira das quadras para se aposentar, conhecendo os personagens de 🌛 Looney Tunes como Pernalonga, Patolino e Frajola para ajudá-los a vencer uma partida de basquete contra alienígenas invasores que têm 🌛 a intenção de escravizá-los como atrações de um parque de diversões em outro planeta.

Space Jam foi o primeiro filme em 🌛 longa metragem a ser produzido pelos Warner Bros.

Feature Animation e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 15 de 🌛 novembro de 1996, pela Warner Bros Pictures sob o rótulo da marca Family Entertainment.

[3] Foi recebido com resenhas mistas dos 🌛 críticos, que ficaram divididos sobre ganhar dinheiro no afun premissa de combinar Jordan e ganhar dinheiro no afun profissão com os personagens dos Looney Tunes, enquanto 🌛 as realizações técnicas de seu entrelaçamento do live-action com animação foram elogiadas.

[4] Se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando mais 🌛 de US$ 230 milhões em todo o mundo, se tornando o filme de basquete de maior bilheteria de todos os 🌛 tempos e o décimo filme de maior bilheteria de 1996.

Uma sequência independente, Space Jam: A New Legacy, foi lançada em 🌛 2021, com LeBron James no papel principal.

Após alcançar o auge da ganhar dinheiro no afun carreira de jogador de basquetebol, Michael Jordan decide 🌛 encerrar ganhar dinheiro no afun história no esporte que o consagrou e migrar para a carreira de jogador de beisebol.

Enquanto isso, num lugar 🌛 no espaço, em um planeta chamado "Montanha Bobolândia", que na verdade é um parque de diversões espacial, o ganancioso chefe 🌛 do planeta, Sr.

Swackhammer, discute com seus minúsculos empregados, os "Nerdlucks" (nome não mencionado durante a dublagem brasileira), que necessitam de 🌛 idéias para criar novas atrações para o antiquado lugar.

Num painel de vídeo ele vê vários desenhos animados dos Looney Tunes, 🌛 contendo várias animações de Pernalonga e seus amigos; ele deduz que seria uma boa ideia tê-los como a atração de 🌛 seu parque de diversões e ordena que seus servos viajem até a Terra e capturem os divertidos personagens.

No planeta Terra, 🌛 após os extraterrestres encontrarem Pernalonga no mundo dos desenhos, é feito um acordo a qual será realizada uma disputa entre 🌛 os Looney Tunes e os Nerdlucks para decidir o destino dos personagens terrestres.

Então em uma reunião, Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Hortelino 🌛 e Frajola, a julgar pela pequena altura dos invasores, deduzem que a disputa seria facilmente resolvida em uma partida de 🌛 basquetebol.

Em desvantagem, os Nerdlucks vão assistir a partidas de basquetebol e, com poderes estranhos, roubam e absorvem as habilidades de 🌛 cinco grandes jogadores da NBA: Charles Barkley, Patrick Ewing, Muggsy Bogues, Larry Johnson e Shawn Bradley.

Após absorverem tais habilidades, se 🌛 tornam monstros gigantes e a partir de então são chamados de "Monstars", e passam a desvantagem para os Looney Tunes.

Os 🌛 Looney Tunes desafiam os Nerdlucks para um jogo de basquetebol.

Depois disto, os Tunes capturam Michael Jordan e explicam a ele 🌛 toda a situação.

Michael decide ajudá-los na partida.

Além disso, os Tunes recebem a ajuda de uma bela e talentosa coelhinha chamada 🌛 Lola Bunny, que também decide participar da partida.

Assim, sob o comando de Michael Jordan, forma-se o time intitulado "TuneSquad", que 🌛 decidirá em um jogo de basquete o destino dos Looney Tunes.

Mais tarde, o atrapalhado publicitário Stan Podolak (o mais novo 🌛 ajudante de Jordan) que também fora sugado para o mundo dos Looney Tunes, aparece para reforçar o time.

Após algum tempo, 🌛 o jogo entre o TuneSquad e os Monstars começa e, embora conte com a ajuda do talentoso Michael Jordan, os 🌛 Looney Tunes são massacrados pela agressividade dos monstruosos adversários, e o time dos heróis termina o primeiro tempo da partida 🌛 com uma grande desvantagem no placar.

No intervalo, Jordan tenta animar ganhar dinheiro no afun equipe e Pernalonga os convence a tomarem a fórmula 🌛 secreta de Michael Jordan (que era na verdade uma garrafa plástica com água comum) e assim os heróis, agora psicologicamente 🌛 motivados, usam todo o seu talento para superar os inimigos e têm sucesso, diminuindo bastante a desvantagem no placar da 🌛 partida.

Furioso com o desempenho do adversário, o malvado Swackhammer (que é agora treinador dos Monstars) aceita uma aposta feita por 🌛 Michael Jordan, que consistia na devolução dos poderes dos jogadores da NBA caso o TuneSquad vencesse, e tornar Michael Jordan 🌛 escravo e principal atração da Montanha Bobolândia, caso os vilões vencessem.

Após isso, os Looney Tunes são mais uma vez espancados 🌛 pelo estilo de jogo brutal dos Monstars até que apenas Jordan, Pernalonga, Lola e Patolino são deixados em pé fazendo 🌛 um número curto de jogadores.

Então Bill Murray é capaz de entrar no mundo dos Looney Tunes e integrar a equipe, 🌛 evitando assim a perda por W.O.

Atingindo o clímax da partida, o TuneSquad encontra-se perdendo por uma diferença de apenas um 🌛 ponto, e cabe à Jordan marcar a última cesta que decidiria a partida.

Nos últimos segundos do jogo, estendendo seu braço 🌛 como se fosse um desenho animado, Jordan consegue fazer a cesta e ganha o jogo.

Após Swackhammer repreender os Monstars por 🌛 seu fracasso, Jordan os ajuda a perceber que eles só são servos dele pois eles eram menores; aproveitando que ainda 🌛 estão com alta estatura (por conta de possuírem as habilidades dos jogadores da NBA) eles inserem Swackhammer dentro de um 🌛 míssil que o envia para a Lua.

Depois de devolverem as habilidades roubadas, os Nerdlucks decidem se juntar aos Looney Tunes.

Depois 🌛 disso, os personagens retornam Jordan de volta ao mundo real, onde ele traz as habilidades roubadas de volta aos seus 🌛 respectivos jogadores.

Após uma sugestão dos próprios jogadores, Jordan decide regressar com ganhar dinheiro no afun carreira e volta à NBA, espelhando o seu 🌛 retorno da vida real.

Elenco e personagens [ editar | editar código-fonte ]

As vozes dos Nerdlucks são fornecidos por Jocelyn Blue 🌛 (Pound), James Caridad (Blanko), June Melby (Bang), Catherine Reitman (Bupkus) e Wainwright Colleen (Nawt e Sniffles); as vozes dos Monstars 🌛 são fornecidos por Darnell Suttles (Pound), Steve Kehela (Blanko), Joey Camen (Bang), Dorian Harewood (Bupkus) e T.K.Carter (Nawt).

Dan Castellaneta e 🌛 Patricia Heaton também fizeram aparições rápidas como um casal que os Nerdlucks (disfarçados) sentam ao lado em um jogo de 🌛 basquete.

Jogadores da NBA [ editar | editar código-fonte ]

Muitas estrelas da NBA apareceram no filme como eles mesmos Michael Jordan 🌛 foi o protagonista do filme.

Embora aposentado no momento, Bird apareceu como um dos amigos de Michael.

Charles Barkley foi um dos 🌛 jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.

Shawn Bradley foi um dos jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.

Patrick Ewing foi 🌛 um dos jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.

Além de Jordan, um número de jogadores e treinadores da NBA apareceram 🌛 no filme.

Larry Bird interpreta um amigo de Jordan, que se junta a ele para um jogo de golfe.

Quando os Monstars 🌛 roubam o talento dos jogadores da NBA, eles invadem um jogo entre o Phoenix Suns e o New York Knicks, 🌛 fazendo com que Patrick Ewing, que joga no Knicks, e Charles Barkley, que joga no Suns, cometam erros durante o 🌛 jogo.

Nessas cenas, os jogadores dos Knicks, Charles Oakley e Derek Harper e dos Suns A.C.

Green, Danny Ainge, e Paul Westphal 🌛 (técnico) também são vistos em campo.

Mais tarde no filme, Ewing e Barkley são unidos pelos que agora "estão extremamente sem 🌛 talento" Larry Johnson, Muggsy Bogues e Shawn Bradley.

Além disso, quando o time do Los Angeles Lakers está em uma tentavia 🌛 para evitar que jogam basquetebol com medo de serem "infectados", os Lakers Vlade Divac, Cedric Ceballos, Anthony Miller, e o 🌛 técnico Del Harris fazem uma curta aparição rápida.

Aparições rápidas semelhantes também foram feitas por Jeff Malone, Alonzo Mourning, Sharone Wright, 🌛 o comentarista de TV Jim Rome e Ahmad Rashad.

Durante a parte final do filme, quando Jordan retorna para o Chicago 🌛 Bulls, eles jogam no Orlando Magic onde Shaquille O'Neal pode ser visto correndo atrás da bola.

O produtor de Space Jam, 🌛 Ivan Reitman, em 2011.

Uma conversa entre ele e um executivo da Nike despertou a ideia de um filme estrelado por 🌛 Michael Jordan e Pernalonga.

Em 1992 e 1993, dois comerciais da Nike durante o Super Bowl intitulados "Hare Jordan" e "Aerospace 🌛 Jordan", foram ao ar, respectivamente, na televisão e apresentavam o jogador de basquete Michael Jordan interagindo com o personagem Pernalonga.

[6] 🌛 O diretor criativo da produtora Wieden+Kennedy, Jim Riswold, concebeu a campanha "Hare Jordan" seguindo a popularidade dos anúncios onde Jordan 🌛 interagia com Mars Blackmon (interpretado por Spike Lee), um personagem do filme She's Gotta Have It (1986); ele escolheu Pernalonga 🌛 para ganhar dinheiro no afun próxima campanha porque o personagem era seu "herói de infância".

[6] Dirigido por Joe Pytka, "Hare Jordan" levou seis 🌛 meses e teve um orçamento de US$ 1 milhão para ser produzido.

[6] Inicialmente, o projeto de um filme ficou parado 🌛 pela relutância da Warner Bros.

em permitir que a Nike modernizasse o personagem de Pernalonga; no entanto, o sucesso comercial de 🌛 ambos os anúncios "foi uma boa pesquisa para a Warner Bros.

entender que o personagem 'Perna' ainda tinha relevância e relacioná-lo 🌛 com Michael", explicou Pytka.

[8] Isso levou a Warner a finalmente aprovar a produção de um filme com Pernalonga e Jordan, 🌛 que saiu de uma reunião dentro de um avião entre um executivo da Nike e o produtor Ivan Reitman.

[6] Jordan 🌛 já havia recebido ofertas para realizar filmes anteriormente, mas seu empresário, David Falk, recusou todas porque sentia que o atleta 🌛 só poderia atuar no cinema interpretando ele mesmo.[6]

Entretanto, o projeto foi engavetado em 1993 quando Jordan se aposentou do basquete, 🌛 só sendo reaberto em 1995, após o atleta decidir retornar ao desporto.

Antes da Warner Bros.

ser consultada novamente, Falk lançou a 🌛 ideia para vários grandes estúdios;[6] a Warner queria elaborar um "material adulto e sofisticado" que se desviasse da fórmula estabelecida 🌛 pela Disney no mercado de filmes de animação.

[10] Depois que o estúdio inicialmente rejeitou a proposta de Falk, ele ligou 🌛 para o líder da divisão de produtos de consumo da empresa, Dan Romanelli, que reagiu com surpresa sobre o fato 🌛 da Warner recusar um projeto com potencial de venda de mercadorias.[6]

Joe Pytka foi informado sobre o projeto apenas alguns meses 🌛 antes do início das filmagens; além de ser contratado como diretor, ele também revisou o roteiro, inclusive escrevendo uma cena 🌛 em que Jordan faz um home run após retornar ao mundo real, mas que nunca foi usada.

[8] Spike Lee também 🌛 estava interessado em ajudar Pytka com o roteiro, mas a Warner Bros.

o vetou do projeto por conta de uma insatisfação 🌛 com a forma como ele financiou Malcolm X (1992).[8]

Escolha de elenco [ editar | editar código-fonte ]

De acordo com Pytka, 🌛 foi difícil encontrar a maioria dos atores de Space Jam devido à ganhar dinheiro no afun estranha premissa: "Quero dizer, eles vão trabalhar 🌛 com um personagem animado e um atleta...

Você está falando sério? Eles simplesmente não queriam fazer isso".

[8] Antes de Wayne Knight 🌛 ser escalado como Stan, suas escolhas iniciais foram Michael J.

Fox e Chevy Chase, com quem ele havia trabalhado em comerciais 🌛 da Doritos; a Warner Bros.

rejeitou os dois atores.

[8] Jason Alexander também recusou o papel.

[11] Também houve tentativas de substituir o 🌛 personagem de Jordan por um ator mais experiente, mas segundo os produtores: "não conseguimos encontrar ninguém melhor".

[8] Os atores mais 🌛 fáceis de obter foram os jogadores da NBA, exceto Gheorghe Mureşan.

[8] A aparição de Bill Murray estava presente no roteiro 🌛 desde o início, mas os cineastas não conseguiram contratá-lo até o início das filmagens; há rumores de que Jordan implorou 🌛 a Murray para participar do filme.[12]

O produtor Ivan Reitman afirmou que priorizou uma busca por dubladores que conseguissem ser bastante 🌛 fiéis ao estilo pioneiro dos dubladores originais dos desenhos antigos dos Looney Tunes para o filme.

Joe Alaskey, um dos sucessores 🌛 de Mel Blanc (dublador do Pernalonga nos desenhos antigos) desde a morte deste, foi submetido por Reitman a uma série 🌛 de audições, que duraram meses até que Alaskey se cansou e desistiu do projeto.

[14] Billy West soube da produção de 🌛 Space Jam através de Reitman no programa radiofônico The Howard Stern Show; Reitman estava produzindo o filme Private Parts de 🌛 Howard Stern.

Reitman ficou impressionado com o talento vocal de West e perguntou se ele poderia fazer um teste para Space 🌛 Jam; West aceitou e, após fazer um teste, conseguiu os papéis de Pernalonga e Hortelino.

[15] Os diretores de elenco originalmente 🌛 planejaram várias participações especiais no elenco de dublagem; no entanto, isso não deu certo, e Danny DeVito acabou sendo o 🌛 único "dublador celebridade" no filme, dando ganhar dinheiro no afun voz para o Sr.

Swackhammer, que foi originalmente planejado para ser dublado por Jack 🌛 Palance.

Swackhammer também foi planejado para ser um personagem em carne-e-osso até os últimos dias de desenvolvimento, com Dennis Hopper sendo 🌛 cogitado para o papel devido à ganhar dinheiro no afun amizade com Pytka.[10]

Who Framed Roger Rabbit e perguntou: "Você tem algum conselho sobre 🌛 o que devemos fazer para realizar um filme como este?" E ele disse: "Não faça, isso quase me matou".

Uma coisa 🌛 que ouvi foi que Ivan Reitman, quando eles estavam pensando em prosseguir com este filme, ligou para Robert Zemeckis dee 🌛 perguntou: "Você tem algum conselho sobre o que devemos fazer para realizar um filme como este?" E ele disse: "Não 🌛 faça, isso quase me matou".

[ 10 ] - Neil Boyle, supervisor de animação

Os animadores veteranos da Warner Bros.

que trabalhavam na 🌛 Classic Animation localizada em Sherman Oaks, Los Angeles foram originalmente planejados para serem os únicos responsáveis pela parte animada do 🌛 filme.

Porém, depois de apenas uma semana, o trabalho de animação ficou tão complicado que a Warner Bros.

contatou mais estúdios, inclusive 🌛 realocando a ganhar dinheiro no afun divisão de animação Feature Animation localizada em Glendale, que estava produzindo Quest for Camelot (1998), para trabalhar 🌛 em Space Jam.

Dez membros da Classic Animation, incluindo o diretor de animação da produção, Tony Cervone, foram retirados do estúdio 🌛 para se envolverem mais profundamente durante toda a produção, e os artistas de desenvolvimento foram realocados para trabalhos de animação, 🌛 incluindo o supervisor de animação Bruce Woodside, que tinha pouca fé no projeto: "Como tantos outros animadores, adoro os personagens 🌛 clássicos da Warner Bros.

, mas eu realmente tinha pouca esperança de que amarrá-los à enorme âncora de um esquema de 🌛 marketing aparentemente condenado pudesse realmente dar a eles uma segunda vida bem-sucedida em recursos".[10]

Depois que Cervone foi contratado como diretor 🌛 de animação, Jerry Rees contatou Bruce W.

Smith sobre ser outro diretor de animação do filme; Rees foi demitido quando Smith 🌛 entrou e Pykta contratou Smith para dirigir as sequências de animação ao lado de Cervone.

[10] Antes de janeiro de 1996, 🌛 quando a produção de animação estava em alta, nenhum dos rascunhos ou conceitos dos animadores de como o filme deveria 🌛 parecer recebeu a aprovação de Reitman; Bill Perkins ingressou naquele mês como diretor de arte de animação: "tínhamos apenas cerca 🌛 de oito meses para fazer cerca de 52 minutos de animação", declarou Perkins; "éramos apenas uma pequena equipe reduzida", complementou.

[10] 🌛 Cervone destacou o papel de Reitman como supervisor: "Começou como uma série de piadas sem estrutura e ele ajudou muito 🌛 nisso".

O processo de escrita envolveu os animadores e artistas usando os desenhos originais como referências.

Por fim, eles optaram pelo estilo 🌛 de animação de Bob Clampett por ser mais selvagem do que o estilo de Chuck Jones.

A produção de Space Jam 🌛 totalizou cerca de dezenove meses, com filmagens ocupando dez deles;[10] isso foi metade do tempo de qualquer outro filme desse 🌛 tipo, de acordo com Smith.

A animação foi feita em um ritmo muito rápido por mais de setecentos trabalhadores de dezoito 🌛 estúdios em Londres, Canadá, Califórnia e Ohio[10] a partir de janeiro de 1996 pelos produtores recentemente contratados Ron Tippe e 🌛 Allison Abbate.

Na tentativa de rastrear a enorme quantidade de trabalho feito nos dezoito estúdios, Tippe pendurou fotos de todas as 🌛 tomadas nos corredores dos estúdios da Feature Animation, com as concluídas marcadas em vermelho.[21]

Recursos sobre a produção do filme enfatizavam 🌛 ganhar dinheiro no afun tecnologia de computador de ponta quando se tratava de ganhar dinheiro no afun técnica híbrida live-action/animação; "este filme não poderia ter sido 🌛 feito há dois anos", afirmou Cervone em 1996.

Devido à ganhar dinheiro no afun mistura de vários meios de arte, bem como ao "amplo 🌛 senso de humor e entretenimento" exclusivo dos Looney Tunes, Smith considerou Space Jam uma parte importante da diversificação da indústria 🌛 da animação.

Space Jam quebrou o recorde de quantidade de tomadas compostas em um longa-metragem,[23] "aproximadamente 1.

043" de acordo com Tippe, 🌛 bem como um número recorde de tomadas FX, com cerca de 1.

100 em um único filme de 90 minutos; Independence 🌛 Day, lançado no mesmo ano, teve 700 fotos FX em duas horas de exibição.

Tippe afirmou que o filme teria, no 🌛 máximo, "múltiplos personagens, múltiplos níveis de efeitos e, em alguns casos, até setenta elementos" em uma tomada.

Space Jam foi uma 🌛 das primeiras produções a serem filmadas em um estúdio virtual.

[10] Jordan filmou em uma sala de tela verde de 360 🌛 ​​graus com rastreadores de movimento; ao seu redor estavam jogadores da NBA de terno verde e atores de improvisação do 🌛 Groundlings Theatre and School, servindo como identificadores de posicionamento para os personagens animados, com uma réplica de fundo em CGI 🌛 de um cenário da vida real com chroma key.

[10] Embora Bill Murray inicialmente tenha vindo apenas para participar da cena 🌛 no campo de golfe, ele quis estar no clímax do jogo de basquete depois que Pytka mostrou a ele o 🌛 processo de como ele dirigia as cenas de ação em live-action/animação.[8]

Desenhos conceituais e discussões entre os animadores e Pytka sobre 🌛 como a animação seria incorporada às cenas de ação ao vivo ocorreram no set durante as filmagens, com várias reescritas 🌛 do roteiro sendo feitas diariamente.

[10] Como um experiente diretor de comerciais e videoclipes trabalhando em um filme de esportes, Pytka 🌛 assumiu movimentos de câmera rápidos e ilimitados e ângulos holandeses;[10] isso tornou a integração dos personagens nas tomadas um desafio 🌛 para os animadores.

Para conectar os mundos real e animado, foram usadas imagens em tela azul de miniaturas fornecidas pela empresa 🌛 de efeitos visuais Vision Crew Unlimited.[26]

As vendagens da trilha sonora do filme foram certificadas com seis discos de platina.

[27] O 🌛 álbum também serviu como ápice para o músico R.

Kelly, cuja canção "I Believe I Can Fly" não só foi um 🌛 sucesso, como também lhe rendeu dois prêmios Grammy.

[28] Outras faixas incluíam um cover de "Fly Like an Eagle" da banda 🌛 Steve Miller Band (interpretada por Seal), "Hit 'Em High (The Monstars' Anthem)" (de B-Real, Busta Rhymes, Coolio, LL Cool J 🌛 e Method Man), "Basketball Jones (Barry White e Chris Rock), "Pump Up the Jam" (por Technotronic), "I Turn to You" 🌛 (All-4-One) e "For You I Will" (Monica).

A música-título do filme foi tocada pelos Quad City DJ's.

O filme contou com uma 🌛 trilha sonora original composta por James Newton Howard para o filme.

Lançamento e recepção [ editar | editar código-fonte ]A Warner 🌛 Bros.

distribuiu Space Jam por meio de ganhar dinheiro no afun divisão Family Entertainment, lançando o filme para os cinemas estadunidenses em 15 de 🌛 novembro de 1996.

O filme chegou no Brasil durante o Natal daquele ano, estreando nos cinemas em 25 de dezembro.

Em Portugal, 🌛 o filme chegou aos cinemas em 7 de fevereiro de 1997.

Space Jam se tornou um sucesso de bilheteria.

No final de 🌛 seu circuito mundial, o filme havia acumulado US$ 90,594,962 de dólares nos Estados Unidos e mais de US$ 230 milhões 🌛 de dólares internacionalmente (contra um orçamento estimado em US$ 80 milhões), tornando-se o filme de basquetebol de maior bilheteria da 🌛 história.[29]

Resposta da crítica [ editar | editar código-fonte ]

No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, Space Jam detém um índice de 🌛 aprovação de 43% com base em 86 resenhas, com nota média de 5,3/10; o consenso dos críticos do site diz: 🌛 "Embora não seja um "slam dunk" [gíria em inglês oriunda do basquete que significa "vitória garantida"], Space Jam se salva 🌛 com ganhar dinheiro no afun palhaçada carregada dos Looney Toons e ganhar dinheiro no afun animação vívida deixará os espectadores mais jovens satisfeitos, embora os adultos 🌛 acompanhantes possam ficar mais aborrecidos do que entretidos".

[30] No Metacritic, outro agregador, é atribuído ao filme uma pontuação 59/100, baseado 🌛 em 22 resenhas, indicando "comentários mistos ou médios".

[31] As audiências do CinemaScore deram ao filme uma nota média "A-", em 🌛 uma escala de "A+" a "F".[32]

Os críticos Roger Ebert e Gene Siskel, do Chicago Sun-Times e do Chicago Tribune respectivamente, 🌛 aprovaram Space Jam,[33] embora os elogios de Siskel tenham sido mais reservados.

[34] Em ganhar dinheiro no afun crítica, Ebert deu ao filme três 🌛 estrelas e meia e observou: "Space Jam é um casamento feliz de boas ideias.

Três filmes pelo preço de um, dando-nos 🌛 um tratamento cômico das aventuras da carreira de Michael Jordan, cruzado com um personagem do aclamado desenho animado Looney Tunes 🌛 [...

] o resultado é delicioso, um filme familiar no melhor sentido (o que significa que os adultos também vão gostar)".

[33] 🌛 Siskel concentrou muitos de seus elogios no desempenho de Jordan, dizendo: "Ele sabiamente aceitou como seu primeiro filme um roteiro 🌛 que se baseia muito bem em ganhar dinheiro no afun personalidade genial em uma variedade de anúncios de TV.

As frases de efeito são 🌛 um pouco mais longas".

[34] Leonard Maltin também deu ao filme uma crítica positiva (três estrelas), afirmando que "Jordan é muito 🌛 envolvente, os personagens têm um desempenho admirável [...

] e os efeitos especiais gerados por computador são um nocaute coletivo".

[35] Todd 🌛 McCarthy, comentarista de cinema da revista Variety, elogiou o filme por seu humor, bem como pelas travessuras dos Looney Tunes 🌛 e pela atuação de Jordan.[36]

Embora Janet Maslin, do jornal The New York Times, tenha criticado a animação do filme, ela 🌛 mais tarde disse que Space Jam é uma "carinhosa homenagem ao passado [dos personagens de Looney Tunes]".

[37] Michael Wilmington, do 🌛 Chicago Tribune, reclamou sobre alguns aspectos do filme, afirmando: "[...

] não conseguimos as melhores coisas dos co-estrelas.

Michael não sobe o 🌛 suficiente.

Os Looney Tunes não nos pulverizam do mesmo jeito que faziam Chuck Jones, Friz Freleng ou Bob Clampett quando estavam 🌛 na ativa"; no entanto, no geral, ele também gostou do filme, dando-lhe três estrelas em ganhar dinheiro no afun crítica e dizendo: "É 🌛 fofo? Sim.

É um prazer para o público? Sim.É clássico? Não.

(Embora pudesse ter sido)".

O TV Guide deu ao filme apenas duas 🌛 estrelas, chamando-o de "tentativa cínica de lucrar com a popularidade dos personagens de desenhos animados da Warner Bros.

e do jogador 🌛 de basquete Michael Jordan, inspirado em um comercial da Nike".Margaret A.

McGurk do jornal The Cincinnati Enquirer deu ao filme duas 🌛 estrelas e meia em ganhar dinheiro no afun crítica dizendo: "o espetáculo técnico não vale nada sem uma boa história".[38]

O veterano diretor dos 🌛 desenhos animados clássicos dos Looney Tunes, Chuck Jones, criticou o filme e ganhar dinheiro no afun premissa, opinando que o Pernalonga não teria 🌛 contado com a ajuda de outras pessoas para resolver um conflito.[39]

Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]

Ano Prêmio 🌛 Categoria Indicação Resultado Ref.

1997 ASCAP Film and Television Music Awards Músicas mais executadas de filmes Diane Warren - "For You 🌛 I Will" Venceu Top Box Office Films James Newton Howard Venceu Annie Awards Melhor Conquista Individual: Conquista Técnica Venceu Melhor 🌛 Animação Indicado Melhor Desempenho Individual: Direção Bruce W.

Smith e Tony Cervone Indicado Melhor Desempenho Individual: Produção Ron Tippe Indicado Grammy 🌛 Awards Melhor música escrita especificamente para cinema ou para televisão R.

Kelly - "I Believe I Can Fly" Venceu MTV Movie 🌛 Awards Melhor Canção de Filme R.

Kelly - "I Believe I Can Fly" Indicado Satellite Awards Melhor Filme de Animação Daniel 🌛 Goldberg, Joe Medjuck, Ivan Reitman Indicado World Animation Celebration Melhor uso da animação em um trailer de filme Venceu Young 🌛 Artist Awards Melhor Filme de Família - Animação ou Efeitos Especiais Indicado

Uma sequência para Space Jam foi planejada já em 🌛 1996.

Quando o desenvolvimento começou, "Space Jam 2" envolveria uma nova competição de basquete com Michael Jordan e os Looney Tunes 🌛 contra um novo vilão alienígena chamado Berserk-O!.

O artista Bob Camp foi encarregado de projetar o novo vilão e seus capangas.

Joe 🌛 Pytka iria continuar na sequência como diretor enquanto Cervone e seu parceiro criativo Spike Brandt assinaram contrato para dirigir as 🌛 sequências de animação.

No entanto, Jordan não quis retornar para o projeto e a Warner Bros.

acabou cancelando os planos para "Space 🌛 Jam 2".[40]

Várias projetos em potencial, incluindo um intitulado "Spy Jam" com Jackie Chan (que acabaria se tornando a base para 🌛 Looney Tunes: Back in Action), "Race Jam" com Jeff Gordon, "Golf Jam" com Tiger Woods,[41][42] e "Skate Jam" com Tony 🌛 Hawk foram discutidos, mas nunca saíram do papel.[43]

Em fevereiro de 2014, a Warner Bros.

anunciou oficialmente o desenvolvimento de uma sequência 🌛 que seria estrelada por LeBron James.

[44] Em julho de 2015, James e seu estúdio de cinema, SpringHill Entertainment, assinaram um 🌛 contrato com a Warner Bros.

para televisão, cinema e conteúdo digital após receber críticas positivas por seu papel em Trainwreck.

[45][46][47] Em 🌛 2016, Justin Lin assinou contrato com o projeto como diretor e co-roteirista com Andrew Dodge e Alfredo Botello.

[48] Em agosto 🌛 de 2018, Lin deixou o projeto e Terence Nance foi contratado para dirigir o filme.

[49] Em setembro de 2018, Ryan 🌛 Coogler foi anunciado como produtor do filme.

[50] As filmagens aconteceriam na Califórnia[51][52] dentro de um raio de 30 milhas de 🌛 Los Angeles.

[53] Antes da produção, o filme recebeu US$ 21,8 milhões em créditos fiscais como resultado de um novo programa 🌛 de incentivo fiscal do estado.[51][54][55]

Em fevereiro de 2019, após lançar o logotipo oficial com um pôster promocional, "Space Jam 2" 🌛 foi anunciado com lançamento agendado para 16 de julho de 2021.

[56] A fotografia principal começou em 25 de junho de 🌛 2019.

[57][58] Em 4 de março de 2021 foi confirmado que a sequência também contaria com vários personagens do arquivo de 🌛 filmes e televisão da Warner Bros.[59]

Michael Jordan foi escalado para fazer uma participação especial em Space Jam 2, já que 🌛 os seus patrocinadores provocaram os fãs em junho de 2021 dizendo que "Jordan aparecerá no filme, mas não da maneira 🌛 que você espera".

De fato, como mostrado no filme, Jordan foi mostrado na sequência em várias cenas reais de ganhar dinheiro no afun carreira 🌛 e em reutilizações de cenas do filme original.

Em uma cena, Frajola afirma ter encontrado Jordan, mas na verdade encontrou o 🌛 ator Michael B.

Jordan, que fez a participação especial no lugar do astro do basquete.

Space Jam: A New Legacy foi recebido 🌛 com críticas negativas e se tornou um fracasso de bilheteria, arrecadando US$ 163,6 milhões de dólares mundialmente contra um orçamento 🌛 de US$ 150 milhões.

Os produtores argumentaram que a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus em 2020 e 2021 foi 🌛 o fator principal pelo fiasco comercial do filme.

Entretanto, mesmo com o fracasso, um terceiro filme estaria em negociações pelo diretor 🌛 Malcolm D.

Lee com Dwayne Johnson envolvido como protagonista, fazendo a transição do gênero esportivo do basquete para wrestling profissional.[60]Referências

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