Esporte Clube Santo André é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santo André, no estado de São Paulo.
Foi🔑 fundado em 18 de setembro de 1967 e suas cores são o azul e o branco.[1]
Tem como galaxy sport maior conquista🔑 o título nacional da Copa do Brasil de 2004, obtido após uma memorável vitória na final sobre o Flamengo no🔑 Maracanã, no Rio de Janeiro, por 2–0.[2]
Antes da criação do Santo André, a cidade não tinha tradição em futebol profissional.
Quando🔑 o Corinthians Futebol Clube parou em 1961, havia um grande sentimento de se ter uma equipe que realmente representasse a🔑 cidade.
Então, em 1967, nascia o Santo André Futebol Clube.
A equipe tinha as cores da cidade de Santo André e utilizava🔑 um detalhe do brasão em seu escudo.
Na data de fundação do Santo André, o que se tinha era a esperança🔑 de se criar um clube que rivalizasse com os principais expoentes do futebol paulista, como Campinas, Ribeirão Preto, São José🔑 do Rio Preto, entre tantas outras cidades que brilhavam com seus representantes, o que motivou a criação do time da🔑 própria cidade.
A ideia surgiu na Liga de Futebol, do presidente da entidade,Wigand Rodrigues dos Santos.
Ganhou corpo, evoluiu, culminando com a🔑 fundação do clube.
O lançamento oficial do Santo André Futebol Clube como clube profissional, ocorreu em 20 de janeiro de 1968,🔑 no Paço Municipal de Santo André.
[1] Os primeiros anos foram muito difíceis e algumas vezes quase o Santo André fechou🔑 as portas.
No início de 1975, após uma crise financeira que teve seu ápice no final de 1974, Acyr de Souza🔑 Lopes, assumiu o clube e cedeu jogadores de galaxy sport metalúrgica, a São Justo, com a condição de que o time🔑 passaria a chamar-se Associação Atlética São Justo.
A cidade porém se uniu e o Conselho Deliberativo decidiu por unanimidade que o🔑 time passaria a chamar-se Esporte Clube Santo André.
O nome passou a ser utilizado em 22 de março de 1975, e🔑 é utilizado até os dias de hoje.
Foram trocadas também as cores do uniforme.
O verde e amarelo deu lugar ao azul🔑 e branco.[1]
Em 1984, pela primeira vez o Santo André participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e fez boa campanha🔑 terminando em 10º lugar.[3]
Vinte anos depois, atingiu a galaxy sport maior glória.
Após eliminar clubes poderosos como Atlético-MG e Palmeiras, o time🔑 do Grande ABC chegou à final da Copa do Brasil e conquistou o título ao derrotar o Flamengo por 2–0🔑 no Maracanã.[2]
Por ser o campeão da Copa do Brasil de 2004, o time ganhou o direito de disputar a Copa🔑 Libertadores da América de 2005 (pela primeira vez).
Foi eliminado na fase de grupos, mas aplicou a maior goleada da competição,🔑 um 6–0 sobre o Deportivo Táchira da Venezuela.[4]
Em 2008, ao classificar-se como vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B, o🔑 Esporte Clube Santo André voltou à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro depois de vinte e quatro anos,[5] e foi rebaixado🔑 em 2009.[6]
No 1º semestre de 2010, fez galaxy sport melhor campanha de galaxy sport história no Campeonato Paulista, onde foi vice-campeão, perdendo🔑 o primeiro jogo para o Santos por 3–2, e vencendo o segundo jogo pelo mesmo placar, porém no critério do🔑 desempate o melhor time da primeira fase seria o campeão.[7]
Na Copa Paulista de 2014, o Santo André sagra-se campeão da🔑 Copa Paulista pela segunda vez em cima do Botafogo de Ribeirão Preto.
No primeiro jogo da decisão, jogando no Estádio Anacleto🔑 Campanella, as duas equipes empataram por 1–1 e no jogo de volta, em Ribeirão Preto, o Santo André venceu por🔑 1–0 com o gol do zagueiro Luiz Matheus, sagrando-se campeão e consequentemente garantiu a vaga para a Copa do Brasil🔑 de 2015.[8]
Porém, o Santo André deu uma sequência de rebaixamentos, quando foi rebaixado para a Série C do Brasileiro de🔑 2011, após terminar em 18º lugar.
No início de 2011, o Santo André realizou uma má campanha no Paulistão e, após🔑 terminar em último lugar somando 15 pontos, com apenas 2 vitórias e 9 empates, o Santo André foi rebaixado para🔑 a Série A2 de 2012,[9] divisão que disputou até 2016, ano que se sagrou campeão da competição e foi promovido🔑 para a série A1 do Campeonato Paulista.[10]
Em 2012, fez uma campanha abaixo da média no Paulistão Série A2, terminando em🔑 14º lugar, com 22 pontos, somando 5 vitórias e 7 empates.
Mas, pela Série C do Brasileiro, com um novo esquema🔑 de 2 grupos, sendo do grupo B, o Santo André fez uma péssima campanha, terminando em penúltimo lugar deste grupo,🔑 sendo rebaixado para a Série D do Brasileiro,[11] competição no qual atuou pela primeira vez na história, sendo que em🔑 10 de setembro de 2013, o Santo André deu adeus a competição nacional após ser eliminado nas oitavas-de-final pelo Metropolitano.[12]
Em🔑 2018, após uma campanha pífia no Campeonato Paulista, com apenas uma vitória, cinco empates e seis derrotas em 12 partidas🔑 da primeira fase, o time foi rebaixado a Série A2 de 2019.[13]
O Esporte Clube Santo André estabeleceu uma parceria com🔑 a prefeitura de Patrocínio em 2010, onde a equipe do ABC emprestou jogadores que não estavam sendo aproveitados à Sociedade🔑 Esportiva Patrocinense para que pegassem experiência.
O resultado dessa parceria foi benéfica para as duas equipes, pois no final do ano🔑 de 2010 a equipe fez uma peneirada na cidade mineira e levou as grandes promessas patrocinenses.[14]
Em 2020 o clube passou🔑 a ser patrocinado pelo a BetGold, uma empresa de apostas esportivas recém lançada no Brasil.
[15] Este foi o primeiro acordo🔑 de patrocínio com uma empresa internacional que o clube fechou desde galaxy sport fundação em 1967.
São poucos os clubes do Brasil🔑 que não adotam um bicho como mascote e o Santo André é uma dessas exceções.
Para homenagear o patrono da cidade,🔑 o clube adotou o apelido de Ramalhão, em homenagem a João Ramalho, um português que viveu entre os índios antes🔑 mesmo das expedições colonizadoras que fundaram São Paulo.
João Ramalho foi nomeado capitão da Vila de Santo André por Tomé de🔑 Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil.
* Apesar de ter sido campeão da Primeira Divisão (Série A2), o clube não foi🔑 promovido a Divisão Principal (Série A1) do ano seguinte.
** Nos anos de 1999, 2003 e 2004 a Copa Paulista tinha🔑 o nome de Copa Estado de São Paulo.
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
*** Em 2002 o torneio🔑 foi dividido em duas regiões.
Na região oeste do estado o torneio teve o nome de Copa Futebol Interior, enquanto na🔑 região leste foi disputado com o nome de Copa Mauro Ramos.
Participações em 2023
Fúria Andreense: Foi fundada dia 21 de outubro🔑 de 2000 por Juliano César, Júlio César e Renato Ramos, que foi Presidente da entidade de 2000 á 2010.
A torcida🔑 esteve presente em momentos importantes da equipe do ABC, entre eles estiveram o acesso ao Campeonato Brasileiro Série B em🔑 2003, a conquista mais importante do Esporte Clube Santo André que foi a Copa do Brasil em 2004, e também🔑 no acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2008.
É a principal torcida do clube e a Maior Torcida do🔑 ABC Paulista.
Esquadrão Andreense: Foi fundada em 2005 por Marquinhus (MKU), Wellington (Well), Ronaldinho, Vinicius (Malavita), Leandrinho, Matheus, Erick (Pulga), Paulinho🔑 e Dinei.
A primeira geração da torcida foi formada por um coletivo, onde as decisões eram tomadas por meio do voto🔑 da maioria, sendo representada por MKU como porta-voz da entidade naquela ocasião.
A Esquadrão ficou inativa por 3 anos e voltou🔑 com força total suas atividades no Brasileirão de 2009, onde Fernando Noé foi oficializado como primeiro presidente legítimo da torcida.
Desde🔑 a galaxy sport fundação a torcida se reinventou, passou a ter posicionamento político contundente na defesa do espaço das torcidas organizadas🔑 e foi Co-fundadora da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas), onde é filiada até hoje.
A Esquadrão possui uma ala da🔑 velha guarda ativa.
São diversos perfis que se misturam com a novas gerações, fortalecendo passado e presente da torcida.
Na arquibancada, a🔑 torcida faz uma mescla dos estilos Sul-americano e Europeu com suas canções sempre de apoio ao E.C.Santo André.T.U.D.
A (Torcida Uniformizada🔑 Dragão Andreense): É a torcida mais antiga do grande ABC, foi fundada em 1981 por Decão, Odairson, Amauri e Vanderlei,🔑 e sempre esteve presente com o Ramalhão em suas grandes conquistas.
Ramalhonautas: Criada no início de 2000 por Alexandre Bachega, é🔑 uma das primeiras torcidas virtuais do Brasil.
Ramalhonauta é a junção das palavras Ramalhino e Internauta.
Os Ramalhonautas são um grupo de🔑 torcedores que além de pesquisarem/preservarem a história do Ramalhão, utilizam a internet para divulgar o nome do clube e externar🔑 galaxy sport paixão pelo Santo André.
Outras torcidas: O Ramalhão ao longo dos anos teve outras entidades que já não estão ativas🔑 como: Torcida Poluída e Nebulosa, Torcida Jovem, Comando Azul, Ramalhão Chopp, Ultras Fedayn, Império Azul, Inferno Azul, Torcida do Cantinho,🔑 TUCA (Torcida Uniformizada Coração Andreense), Ramachões e Ramalhetes, Andrelogia, TILMA (Torcida Independente Leões do Morro Andreense), Explosão Andreense, Sangue Andreense.
Some🔑 Daqui: Criada no início de 2017 por Renato Mafra, conta por meio de videos e fotos os bastidores das torcidas🔑 nos jogos do Esporte Clube Santo André.
RAMAROOTS "(Bonde do Omar)": Fundada pelos irmãos andreense Omar Samir e Ryad Samir, a🔑 Ramaroots teve inicio de suas atividades em 2018, após um jogo contra o Palmeiras pelo campeonato paulista.
Hoje, a torcida é🔑 composta pelo grupo de amigos dos irmãos.
A entidade preza pela irmandade entre os integrantes, que busca colocar os eventos da🔑 equipe do Santo André como prioridade máxima nos finais de semana.
Atualmente, possui cerca de uma dúzia de integrantes na torcida🔑 e seguem fechado com a Fúria Andreense.
Ranking da CBF - 2021: atualizado em 01 de março de 2021.
Posição : 192º
:🔑 192º Pontuação: 155 pontos
Ranking IFFHS de Clubes Sulamericanos (2001-2010)Posição : 168°
: 168° Pontuação: 168 Pontos [ 17 ]
O Santo André🔑 teve grandes rivalidades ao longo de galaxy sport existência.
Jogos memoráveis contra times como Internacional de Limeira, São José Esporte Clube, XV🔑 de Novembro de Piracicaba aconteceram nos anos 70 e 80.
Nos clássicos regionais destaques para a rivalidade com o Aliança de🔑 São Bernardo (que foi absorvido pelo EC São Bernardo) e SAAD de São Caetano.
Hoje seu principal rival é o São🔑 Caetano e também há uma rivalidade recente com o São Bernardo FC.
Referências