A prática pedagógica das lutas: observações sobre o processo de ensino e aprendizagem da capoeira La práctica pedagógica de las 🍏 luchas: observaciones sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de la capoeira Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (Brasil) 🍏 Fabio Rocha de Lima Fernanda Cristina da Silva Pereira Maria Eliege de Araújo Vale Verginia Rodrigues Martins Maurício Teodoro de 🍏 Souza mauricio.teodoroterra.com.
br Resumo A capoeira atualmente é reconhecida por seu caráter multifacetado que aborda desde ge palpites brasileirao 2024 raiz cultural, até ge palpites brasileirao 2024 🍏 importância em termos de aspectos biopsicossociais que esta prática pode promover aos seus adeptos, sendo então uma relevante manifestação a 🍏 ser investigada sob uma perspectiva holística, ou seja, em ge palpites brasileirao 2024 totalidade.
Sendo assim, o objetivo desse estudo foi identificar os elementos 🍏 da Metodologia do Ensino em Educação Física presentes na regência da Capoeira.
Os aspectos mencionados foram analisados a partir de pesquisa 🍏 bibliográfica e empírica feitas pelos autores.
Ao final deste estudo consideramos que a Capoeira possui um potencial educacional importante para ser 🍏 explorado, porém demonstra necessidade de uma melhor fundamentação por parte dos profissionais, especialmente daqueles que pretendem atuar no campo escolar.
Unitermos: 🍏 Capoeira.
Aspectos histórico-culturais e pedagógicos.
Educação Física escolar.EFDeportes.
com, Revista Digital.
Buenos Aires - Año 19 - Nº 193 - Junio de 2014.http://www.efdeportes.com/1 / 🍏 1Introdução
A discussão sobre a Luta tem sido realizada em diversos aspectos e dentre estes a caracterização do que ela é 🍏 se faz relevante.
Neste estudo adotaremos o conceito apresentado por Gomes (2008, p.
49), no qual Luta é uma: "Prática corporal imprevisível, 🍏 caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações 🍏 ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente" (grifo do autor) 🍏 .
Sobre o tipo de movimentos realizados durante a execução Oliveira (apud Darido & Rufino 2012) afirma que as lutas possuem 🍏 golpes: traumatizantes (chutes, joelhadas, socos etc.
); fintas (ludibriar/enganar o oponente); bloqueios (defesas feitas com mão, braços e/ou pernas); esquivas (mudanças 🍏 de direção); desequilibrantes (perda de apoio dos membros corporais por parte do oponente); projeções (levar o oponente ao chão, ou 🍏 seja, levá-lo a queda); imobilizações (chaves nas articulações); estrangulamentos (golpes aplicados na região do pescoço do oponente); acrobáticos (movimentos plásticos).
Verificamos 🍏 que na prática da capoeira estão presentes praticamente todos os aspectos mencionados, com exceção a imobilização e estrangulamento, visto que 🍏 a capoeira não se caracteriza como uma luta de agarre, o que vai ao encontro do que Soares (2010) propõe, 🍏 na capoeira não se deve agarrar o adversário, já que não há movimentos desta ordem.
A Capoeira representa uma das mais 🍏 relevantes manifestações da cultura afro-brasileira englobando aspectos múltiplos e plurais como ritmo e musicalidade; ludicidade; habilidades motoras, cultura, folclore e 🍏 história; valores como respeito à diversidade e às pessoas etc.
Pode-se perceber que a Capoeira é uma manifestação rica em possibilidades 🍏 (ABIB, 2008; SILVA apud NASCIMENTO et al., 2012).
Portanto, compreendemos a Capoeira como uma luta que se organiza por meio de 🍏 relações do tipo "pergunta-resposta", nas quais podemos compreender a pergunta como sendo o(s) golpe(s) desferido(s) e a resposta como sendo 🍏 a fuga, a esquiva, ou mesmo o contra-ataque.
Nas palavras de Mestre Moraes "A capoeira é um diálogo de corpos, eu 🍏 venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" (VIEIRA apud MELLO, 2002).
Desde o surgimento o 🍏 caráter histórico-cultural da capoeira frequentemente foi atrelado às pessoas que viviam à margem da sociedade, mas que lutaram por seus 🍏 valores culturais e direitos, ou seja, há uma pluralidade no que diz respeito às dimensões da luta, pois ela foi 🍏 tanto uma "luta social" quanto uma "luta física".
Sendo assim, a Capoeira edificou ge palpites brasileirao 2024 identidade por meio da resistência social e 🍏 da luta contra as injustiças e desigualdades, isto é, nasceu da luta de um povo que fora oprimido e que 🍏 buscou ge palpites brasileirao 2024 liberdade (SILVA e HEINE, 2008).
A prática da capoeira pelos escravos ocorria de forma "irregular", visto que ela representava 🍏 risco aos senhores de engenho, que passaram a proibi-la, sendo que aqueles que desrespeitassem esta ordem eram submetidos a sérias 🍏 torturas.
Sendo assim, os escravos capoeiristas disfarçavam a luta em forma de jogo e/ou brincadeira, mas na verdade estavam treinando e 🍏 utilizavam o berimbau não apenas para dar ritmo à prática, mas, também, para avisar sobre a chegada de um feitor, 🍏 fato que contribuiu para transformar a luta em dança.
De acordo com Fontoura e Guimarães (2002), sabe-se que a capoeira é 🍏 a única luta brasileira que usa instrumentos musicais, sendo que as rodas são ritmadas pelo toque destes instrumentos bem como 🍏 pelas palmas dos capoeiristas.
Fontoura e Guimarães (2002) afirmam que fatores, sobretudo políticos, omitiram a maior parte do que se conhecia 🍏 sobre a cultura da capoeira, sendo a mesma transmitida aos mais jovens utilizando a oralidade entre as gerações de praticantes.
De 🍏 acordo com Mestre Pastinha (apud Fontoura e Guimarães, 2002), não era permitido aos escravos o manuseio de quaisquer implementos ou 🍏 mesmo práticas de defesa pessoal que pudessem representar algum tipo de risco a integridade de seus senhores.
Dessa maneira, considerando a 🍏 visão dos autores, podemos dizer que a Capoeira surgiu no Brasil como uma maneira dos escravos se defenderem frente aos 🍏 opressores do engenho podendo se caracterizar como um processo de aculturação que tinha como objetivo a liberdade da etnia negra, 🍏 então escravizada pelos colonizadores.
Eles dizem que "A capoeira é uma manifestação cultural brasileira nascida em circunstâncias de luta por liberdade, 🍏 nos tempos da escravidão".
Em ge palpites brasileirao 2024 trajetória histórica a capoeira passou por várias transformações até que em 1932 foi implantada a 🍏 primeira academia formal, fundada por Manoel dos Reis Machado, vulgo Mestre Bimba.
Mestre Bimba, podemos dizer, foi o criador do Estilo 🍏 Regional da capoeira apresentando um maior acervo de golpes em comparação ao Estilo Angola de Mestre Pastinha (DOSSAR, 1991; ALMEIDA, 🍏 1994 apud FONTOURA e GUIMARÃES, 2002).
De acordo com a literatura pudemos verificar que a principal característica do processo de ensino 🍏 e aprendizagem da Capoeira tem sido a utilização da experiência dos mestres de capoeira, os quais lançam mão da oralidade 🍏 para transmitir os ensinamentos aos seus alunos.
Entretanto, Rufino e Darido (2012) entendem que a Educação Física, por meio dos estudos 🍏 de Lutas, deve fazer um movimento no sentido de aproximar a teoria da Pedagogia do Esporte do ensino das lutas 🍏 corporais visando proporcionar uma vivência capaz de refletir sobre os significados da luta e projetar uma vivência capaz de proporcionar 🍏 autonomia e emancipação aos praticantes.
Tenroller e Merino (2006), citando Ferreira (1986), entendem pedagogia como um conjunto de doutrinas, princípios e 🍏 métodos de educação e instrução que visam um objetivo prático de execução de determinado aprendizado.
Neste sentido, a metodologia de ensino 🍏 trata do estudo dos caminhos, meios ou fins que propiciam a facilitação do entendimento e/ou o desenvolvimento de habilidades mentais 🍏 do aprendiz.
Portanto, considerando a presença das lutas nas propostas de conteúdos para a Educação Física escolar, a sugestão de aproximação 🍏 da Pedagogia do Esporte do ensino das lutas corporais realizada por Rufino e Darido (2012) e a carência de estudos 🍏 discutindo aspectos pedagógicos da Capoeira na escola, o objetivo desse estudo foi identificar os elementos da Metodologia do Ensino em 🍏 Educação Física presentes na regência da Capoeira.
Metodologia
Os procedimentos desta pesquisa caracterizaram-se, quanto ao tipo, como uma combinação de pesquisa bibliográfica 🍏 e exploratória, supondo o estabelecimento do referencial teórico e a observação do pesquisador em instituição de prática de capoeira (LAKATOS, 🍏 1987).
Dessa maneira, para todo o modo de investigação, também caracterizados como modos de observação que "constituem os meios de abordagem 🍏 do real", fixando "o quadro instrumental de apreensão dos dados" (BRUYNE, 1977, SEVERINO, 2000 e MORESI, 2003), foi utilizado o 🍏 "método descritivo", para melhor compreender as semelhanças e diferenças das situações-problema, desse modo possibilitando uma melhor interpretação.
As observações foram feitas 🍏 por meio de registro videográfico da "prática docente" de 01 mestre de capoeira e seus auxiliares durante 05 (cinco) encontros 🍏 em uma academia, espaço caracterizado por RUFINO e DARIDO (2012) como contexto não formal de aprendizagem, da Zona Leste de 🍏 São Paulo.
Durante as observações buscamos verificar o modelo de aula adotado pelos profissionais envolvidos adotando os critérios dos "Estilos de 🍏 Ensino" apresentados por GOZZI e RUETE (2006), com base nos estudos de Muska Mosston.
Para a análise das observações estabelecemos os 🍏 seguintes indicadores: principais métodos de ensino adotados, estilos de ensino predominante, bem como os principais recursos metodológicos utilizadas na transmissão 🍏 dos conteúdos durante os encontros.
Descrição e análise das tendências pedagógicas da capoeira
A partir da observação in loco verificamos o ensino 🍏 da Capoeira como sendo tradicionalmente analítico, ou parcial, no qual o mestre apresentava oralmente uma sequência de movimentos (Ginga, Bênção, 🍏 Negativa, Rolê, Rabo-de-Arraia, Cocorinha) e logo após os demonstrava de maneira isolada, repetindo algumas vezes, enquanto os alunos reproduziam os 🍏 gestos.
Em seguida a prática de repetição dos gestos o aluno era convocado para demonstrar o aprendizado, porém verificamos que muitas 🍏 execuções se mostraram desconexas, pois era necessário dar conta de um grande acervo de movimentos que ainda não eram dominados 🍏 pelos aprendizes e, portanto, não atendiam a precisão dos gestos técnicos solicitados.
Predominantemente, os estilos de ensino usados foram comando, tarefa 🍏 e recíproco.
De acordo com Gozzi e Ruete (2006), o estilo comando tem como uma de suas principais características a reprodução, 🍏 sendo que quem determina o conteúdo, o início e o fim, quem descreve o exercício é o professor, no caso 🍏 o mestre de capoeira.
Já o estilo tarefa, apesar de parecido com o estilo comando, se diferencia no que concerne a 🍏 possibilidade de o aprendiz tomar algumas decisões no que se refere ao ritmo e velocidade de execução do movimento, intervalo, 🍏 tipos de vestimentas etc.
No estilo recíproco evidencia a parceria entre os praticantes, porém o observado foi que nele a interação 🍏 social se deu de maneira semelhante ao comando do mestre, as duplas ou pequenos grupos instrui o outro por meio 🍏 de dicas verbais e demonstração dos movimentos.
Compreendemos a instrução verbal como àquelas informações que transmitem a sequencia a ser realizada 🍏 para que se chegue à meta da tarefa estabelecida; a utilização deste tipo de ferramenta objetiva auxiliar os sujeitos tanto 🍏 na identificação do que deve ser executado (a meta da tarefa), quanto à trajetória que deve ser feita para conseguir 🍏 alcançar tal meta (DARIDO apud ENNES et al., 2008).
Verificamos que em geral a instrução verbal foi acompanhada da demonstração confirmando 🍏 o que Magill (2000) afirmou como sendo a demonstração indubitavelmente à forma de comunicação mais utilizada entre os instrutores.
Ela é 🍏 definida como o ato de fornecer informação a respeito da natureza da habilidade a ser executada, que pode ser uma 🍏 via de informação sobre o como fazer (RICHARDSON e LEE apud FONSECA et al., 2008).
Embora esta metodologia seja reconhecidamente importante 🍏 fonte de informação no processo de aprendizagem de habilidades motoras e consista em fornecer uma imagem representativa da tarefa a 🍏 ser executada também é um modelo que limita a autonomia do aprendiz.
Segundo Gentile (apud Ennes et al.
, 2008), o aprendiz 🍏 ao observar um movimento é capaz de retirar relevantes informações que o auxiliam na execução e organização da ação motora 🍏 analisada.
Entretanto, quando se utiliza demasiadamente de ferramentas como a demonstração visual, esse "se-movimentar" não trata da unidade primordial de homem 🍏 e mundo se manifestando, ou seja, da relação de experimentação que enriquece o desenvolvimento do ser humano, algo que vai 🍏 muito além do movimento pelo movimento, e que traz consigo uma perspectiva mais centrada no sujeito que se movimenta, e 🍏 não necessariamente no movimento deste a.
Se assim praticado, ocorrerá a significação deste gesto pela própria pessoa dando sentido ao movimento 🍏 executado pela pessoa (Kunz apud Rufino e Darido 2012).
O único momento observado que demonstrou um caráter de transmissão dos significados 🍏 dos gestos realizados foi quando o mestre abordou as características histórico-culturais após a roda declarando o significado contido em cada 🍏 movimento possibilitando uma autorreflexão, e até mesmo, de certa forma, a questão da alteridade (Conforme Daolio [1995] refere-se a capacidade 🍏 que o sujeito tem de se colocar no lugar do outro), que no caso, foi estimulada por meio da compreensão 🍏 do contexto que a capoeira era praticada pelos escravos daquele período.
Outro fator importantíssimo no que concerne aos aspectos pedagógicos foram 🍏 as dimensões dos conteúdos atitudinal, conceitual e procedimental.
Conforme Coll, Pozo, Sarabia e Valls (apud Rufino e Darido, 2012) as dimensões 🍏 devem responder a perguntas, a saber: a atitudinal se refere ao "como se deve ser?"; a conceitual remete-se ao questionamento 🍏 "o que se deve saber?"; e por fim a procedimental diz respeito ao "o que se deve fazer?".
Segundo Zabala (apud 🍏 Rufino e Darido, 2012) a dimensão atitudinal diz respeito às normas, atitudes e valores, sendo que esta deve conter simultaneamente 🍏 os aspectos comportamentais, cognitivos e sociais, fatores como disciplina e respeito podem ser exemplos desta dimensão, o que indica o 🍏 praticante ter plena consciência dos gestos que executa, porém esse fato não foi observado nas observações realizadas.
Ainda na perspectiva de 🍏 Zabala (apud Rufino e Darido.
2012), na dimensão conceitual podem exemplificar-se fatores como a transmissão de aspectos históricos da luta, explicações 🍏 sobre as maneiras de se treinar (podendo inclusive buscar subsídios na fisiologia e biomecânica), explicação dos rituais, etc.
Em se tratando 🍏 desta dimensão, pode-se dizer que esta talvez tenha sido a mais bem observada, visto que houve toda uma contextualização acerca 🍏 da capoeira tratando de ge palpites brasileirao 2024 história e a relação com a cultura afro-brasileira.
Percebemos uma perspectiva crítica, já que tratava-se, sobretudo, 🍏 do período de escravidão que ocorreu no Brasil, que não deixa de ser um marco, e ao mesmo tempo que 🍏 nos permitiu analisar criticamente este regime obscuro e transcender para os dias atuais, além de poder compreender como era a 🍏 vida deste povo neste sombrio período da história do país.
Já a dimensão procedimental é vista por Zabala (apud Rufino e 🍏 Darido, 2012) como o conjugado de ações ordenadas designadas a alcançar um fim; nas quais a aprendizagem de procedimentos implica, 🍏 então, na aprendizagem de ações.
No caso da capoeira, é a parte do ensino centrada no "saber fazer", em outras palavras, 🍏 a execução das atividades práticas, que podem ser exemplificadas com os próprios exercícios de alongamento e /ou aquecimento, treinos físicos, 🍏 repetição de técnicas, etc.
As análises das observações declararam que apesar de o método não atender às expectativas de uma prática 🍏 fundamentada visando transcender a tradição de demonstração gestual reconhecemos uma preocupação em realizar orientações/instruções acerca dos movimentos e contínuas correções 🍏 dos aprendizes por parte do mestre e auxiliares, o que tem ge palpites brasileirao 2024 relevância no processo de aprendizagem.
Apesar da característica fragmentada 🍏 e tradicional no modo de transmitir os conhecimentos, pudemos perceber que a capoeira traz consigo uma relação de "pergunta e 🍏 resposta" interessante, ou seja, o lutador "faz uma pergunta" (movimento ofensivo) e o outro "dá uma resposta" (movimento defensivo e/ou 🍏 contra-ataque), onde toda a relação ocorre no campo da imprevisibilidade.
Mencionamos, porém, que mesmo enxergando esta relação entre pergunta e resposta 🍏 não conseguimos identificar nas práticas observadas uma tendência para educar nessa direção, pois os movimentos são falados, "combinados", e esta 🍏 relação com a imprevisibilidade não fica evidenciada.
Portanto, corroboramos Heine, Carbinatto e Nunomora (2009) em relação aos critérios adotados: "Cada Mestre 🍏 possui uma filosofia, um critério, uma metodologia e um tempo mínimo para formar seus instrutores e professores.
Assim, as estratégias de 🍏 ensino, os conteúdos, o processo de avaliação, a filosofia, o trato com relação à violência, a postura e a ética 🍏 profissional, o respeito às tradições, entre outros temas essenciais na formação dos profissionais, são tratados de maneira bastante diferenciada em 🍏 cada Associação e/ou Grupo de Capoeira" (HEINE, CARBINATTO e NUNOMORA, 2009).
Estes mesmos autores discutem sobre a formação e qualificação profissional, 🍏 as quais consideram deficientes, sobretudo no contexto pedagógico.
Em ge palpites brasileirao 2024 maioria, são práticos que dominam os conteúdos técnicos da luta, que 🍏 sabem o como fazer que ocupam os espaços destinados a aprendizagem da Capoeira.
Entretanto, sabe-se que o processo de ensino exige 🍏 muito mais do que conhecimentos sobre a técnica (HEINE, CARBINATTO e NUNOMORA, 2009).
Considerações finais
De acordo com o que foi observado 🍏 ao longo do estudo, observamos que as práticas profissionais da Capoeira apresentaram uma abordagem de conhecimento predominantemente baseada na tradição 🍏 e fragmentação dos gestos a serem aprendidos, sendo que a demonstração foi a via de transmissão de ensinamentos mais utilizada 🍏 e os estilos comando e tarefa predominaram durante os encontros.
Tendo em vista as sugestões da literatura para uma aproximação desta 🍏 prática dos conhecimentos desenvolvidos pela Pedagogia dos Esportes transformando-se em uma Pedagogia das Lutas percebemos a necessidade de uma formação 🍏 profissional mais bem fundamentada em geral e, de maneira contextual específica para a escola, pois a devida a predominância das 🍏 orientações ocorrerem no campo da demonstração, evidenciando a limitação na utilização de metodologias de ensino e estilos de ensino, sem 🍏 esta mudança profissional a vivência da Capoeira poderá contribuir para uma prática alienada.
Entretanto, podemos considerar que a Capoeira possui um 🍏 potencial educacional a ser explorado a partir de uma atuação pedagógica mais bem orientada, pois se trata de uma luta 🍏 que tem a utilização de instrumentos sonoros e uma relação de imprevisibilidade bastante presente, além de apresentar uma história repleta 🍏 de significações.
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