A música católica popular, até meados do século XX chamada Cânticos espirituais, é um estilo musical de cunho religioso surgida 👏 na Antiguidade, que perpassou a Idade Média e está presente em golden chips novibet todos os países de presença católica, em golden chips novibet 👏 cada qual deles com suas peculiaridades e ritmos, mas que ganhou um ponto de inflexão a partir do Concílio Vaticano 👏 II.[1] Atualmente abrange uma ampla variedade de estilos de música usados tanto no serviço litúrgico quanto paralitúrgico da Igreja Católica, 👏 que cresceram antes e depois das reformas do Concílio Vaticano II. Se antes do Concílio os cantos eram majoritariamente inspirados 👏 no Cantochão e Canto Coral, depois baseou-se na música da moda, geralmente acústico e muitas vezes lento, com utilização de 👏 instrumentos musicais populares (violão, teclado, bateria, etc.), em golden chips novibet vez dos tradicionais (órgão, cravo, rabeca, etc.), mas que evoluiu, a 👏 partir da década de 1980, para uma ampla gama contemporânea de gêneros musicais que refletem os estilos e aspectos da 👏 idade, cultura, moral, linguagem e ideologia dos criadores. Por isso há uma diferença marcante entre esse estilo e aqueles que 👏 eram comuns e valorizados em golden chips novibet igrejas católicas antes do Vaticano II.
As pessoas sempre tiveram o costume de cantar de 👏 acordo com seu gênio, a índole do tempo e do seu povo. No Brasil não foi diferente. Quando em golden chips novibet 👏 1549 aportou ao Brasil seu primeiro bispo, D. Pedro Fernandes Sardinha, junto dele vieram os padres jesuítas, trazendo as melodias 👏 europeias e, em golden chips novibet convívio com os índios, criaram também melodias novas para as letras de cantos católicos em golden chips novibet 👏 língua vernácula (à época, se falava amplamente no Brasil o tupi-guarani), como auxílio para a fixação de conteúdo das verdades 👏 da Fé cristã. Por isso os historiadores concordam que foram as devoções e as catequeses que levaram os missionários a 👏 selecionar os cânticos, em golden chips novibet latim ou em golden chips novibet vulgar, de modo a servirem, tanto quanto possível, de padrões literário-musicais 👏 para amparo e fixação dos conceitos aprendidos no catecismo. Essa música popular católica, que estava na boca do povo, era 👏 chamada de Cânticos Espirituais (e assim continuou conhecida até meados do século XX) e eram amplamente usados nas funções paralitúrgicas, 👏 como os exercícios das Santas Missões, Novenas, Festa do Divino Espírito Santo, as Romarias, as Práticas Pias do Mês Mariano, 👏 Santíssimo Sacramento, mês de Nossa Senhora das Dores, mês de Nossa Senhora do Rosário, os Atos de reparação nas três 👏 Horas de Agonia e Hora da Tristeza, a recitação do Terço, devoções do Presépio, a Folia de Reis, as Festas 👏 juninas, as confraternizações aos santos, as procissões privadas de Penitência ou de Ação de Graças, antes e após as funções 👏 litúrgicas, na catequese, nas Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras, etc.
No entanto, a partir de 1757, com o Diretório dos Índios, 👏 o rei Dom José I, através de Marquês de Pombal, proibiu o uso e ensino da língua tupi no Brasil 👏 e instituiu a Língua portuguesa como única língua do país. Com isso os Cânticos Espirituais deixaram de ser executados em 👏 golden chips novibet tupi e passaram a ser cantados em golden chips novibet língua portuguesa e espalharam-se, assim, pelos quatros cantos da nação, nas 👏 práticas populares do povo católico, enquanto Hinos passaram também a serem vertidos na língua nacional, para as funções litúrgicas dentro 👏 do templo católico. Conforme observa o Historiador Evandro Faustino:
Com o tempo esse emaranhado de práticas particulares [do povo católico] foi 👏 se auto-organizando e salpicando as vastidões [do Brasil] Colônia com um sem-número de entidades formais como as Irmandades e Confrarias, 👏 e um número ainda maior de entidades informais mas muitíssimo atuantes como Reisados, Festas, Danças e Rezas. Essa “auto-organização” gerou 👏 ainda “ministros” que são leigos como os rezadores e os “beatos”, os benzedores e os eremitas, os festeiros e os 👏 cantadores. Edificou santuários, ergueu oratórios, plantou “Santas Cruzes”, construiu capelas, formou ermidas, criou romarias, congregou multidões. Disseminado pelo território, o 👏 Catolicismo Popular se tornou uma vastíssima floresta de devoções, um cipoal de práticas, um carrascal de normas e costumes não 👏 escritos nem codificados. (FAUSTINO, Evandro. O renitente catolicismo popular. Tese (Doutorado em golden chips novibet História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências 👏 Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996, p. 339)
Ora, todo este Ethos forjou cantos religiosos que com o tempo 👏 foram se acumulando. Com o intuito de compilar esses cânticos, foram empreendidos vários esforços de edição. Um dos primeiros a 👏 correr no Brasil foi os Canticos christãos, ou os hymnos mais celebres do Officio Ecclesiatico, para uso popular, no ano 👏 1800, trazendo junto uma carta do embaixador do Papa: "O Excellentiſſimo e Reverendiſſimo Senhor Nuncio Apoſtolico concede cem dias de 👏 Indulgencias todas as vezes, que qualquer fiel Chriſtaõ de hum, e outro ſexo devotamente fizer por eſpaço de hum quarto 👏 de hora a recitaçaõ deſtes Canticos Chriſtãos" (O Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Núncio Apostólico concede cem dias de Indulgências todas 👏 as vezes, que qualquer fiel Cristão de um e outro sexo devotamente fizer por espaço de quinze minutos a recitação 👏 destes Cânticos Cristãos).[2] A versão digitalizada pode ser vista e baixada no site da Biblioteca Nacional de Portugal.[3] Embora não 👏 fosse uma recolha de cantos do povo católico, o objetivo era contribuir com os cantos já em golden chips novibet usos na 👏 língua pátria. Outras coletâneas foram editadas com a finalidade de recolher os cantos populares. Dentre elas se destaca a chamada 👏 Canticos espirituaes colligidos pelos padres da Congregação da Missão Brasileira impressos com a approvação do Ex.mo Sr. Bispo de Mariana, 👏 publicada na década de 1850, um acervo de 261 cânticos com textos adaptados de variadíssimas fontes mas cuja organização estrófica 👏 conserva intacto o prestígio das origens.[4]
Diversas coletâneas de Cânticos Espirituais se seguiram. Em golden chips novibet 1898 o frei Pedro Sinzig sistematizou 👏 e publicou a coletânea Benedicite. Em golden chips novibet 1910, em golden chips novibet colaboração com o frei Basilio Röwer, editaram o famoso livro 👏 de música católica Cecília e depois ainda Hosana!. Outros membros da Igreja editaram Laudate (1922), Cantate Dominum canticum novum (1926), 👏 Cantai e Rezai! (1942), e em golden chips novibet 1923 o padre João Batista Lehmann editou a mais famosa coleção de todas: 👏 a Harpa de Sião. Em golden chips novibet Portugal (e nalgumas partes do Brasil) correram Lyra Sacra (1905), Coros Religiosos (1910), Cantai 👏 ao Senhor (1925) e Jubilate (1939), impressos em golden chips novibet Lisboa; Saltério Eucarístico (1920), Ecos do Santuário (1931) e Súplicas ao 👏 Céu (1940), impressos em golden chips novibet Braga; Cânticos para a bênção do Santíssimo (1935), Miscelânea Musical Religiosa (1937) e Lírios de 👏 Maio (1943), impressos no Porto, gozaram de ampla circulação antes do Vaticano II. Essas coletâneas estavam espalhadas por todo o 👏 Brasil, em golden chips novibet todas as dioceses, paróquias e escolas católicas, e refletiam toda a alma devota do povo católico que 👏 professava golden chips novibet fé através dos Cânticos Espirituais.
No entanto, o grande ponto de inflexão é o ano 1963, em golden chips novibet pleno 👏 Aggiornamento, quando ocorre a primeira gravação a disco de música religiosa, agora já não mais chamada cânticos espirituais: as Missionárias 👏 de Jesus Crucificado lançam seu Missionárias em golden chips novibet LP, uma produção totalmente autoral, sem gravar contudo nenhum cântico espiritual consagrado 👏 pela tradição católica. O projeto seguiu o ritmo da MPB e do movimento da Jovem Guarda da época. Em golden chips novibet 👏 1965 a Paulinas COMEP gravam, na voz de Wilma Camargo, compactos comemorativos para o Dia das Mães, Dia dos Pais, 👏 etc. Paulinas COMEP passa a gravar padres da en:Nouvelle théologie. Em golden chips novibet 1967, Padre Irala grava e Padre Zezinho, vindo 👏 para o Brasil, também passa a gravar introduzindo instrumentos elétricos e abordagens modernas nas canções, sepultando definitivamente os tradicionais Cânticos 👏 Espirituais que forjaram a alma católica brasileira por mais de 200 anos.
No Brasil a música católica popular tradicional está restrita 👏 a locais de populações tradicionais, ou na cidade, a ambientes conservadores, tradicionalistas, ex-institutos Ecclesia Dei e sedevacantistas. A música católica 👏 popular contemporânea tem vitrine nos canais de televisão católicos.