esporte mogi das cruzes, e uma grande cruz de madeira de carvalho, provavelmente colocada diante de duas pinturas do século🌈 XV.
A capela tem dois altares laterais e o altar principal é coberto de uma abóbada de berço.
A pequena capela de🌈 Santa Maria das Dores é dedicada ao Santíssimo Sacramento de Jesus Cristo.
Em cima, está a cruz de madeira de tipo🌈 "cruzia" (relicário encontrado em todas as igrejas mais antigas da Espanha) com a inscrição "SILVADOR DA BURIÉ".
Desde a visita ao🌈 túmulo da Virgem Maria a "S.
Maria" tem sido uma igreja paroquial desde a morte do
seu primeiro pároco, que chegou em🌈 Barcelona em 1839 em favor de uma das suas filhas, Santa Catarina de Médicis.
O Convento de Santa Catarina de Mafra,🌈 também conhecido como Convento de Nossa Senhora das Mercês, na freguesia dos Mercês (Freguesia do mesmo nome) é um edifício🌈 histórico do século XVIII situado na Vila do Diabo, no concelho de Mafra, em Portugal.
Foi construído, em 1651, por ordem🌈 de D.
João III, Conde de Tomar.
Foi uma das melhores estruturas construídas à época em Portugal e foi classificado como Imóvel🌈 de Interesse Público, classificado actualmente como Imóvel de Interesse Públicodesde 1985.
O edifício, mandado edificar pelo Rei D.
Manuel I de Portugal,🌈 a 12 de Novembro de 1755, apresentava planta de grandes dimensões, incluindo a torre do Tombo, a capela-mor, o corpo🌈 central e os cabelos, em dois pisos de madeira, com piso elevado.
Esta igreja e grande casa foi muito apreciada pela🌈 população, que se reunia na Capela do Santo Espírito Santo com as suas pinturas, bem como o serviço religioso, que🌈 se destinava ao sustento dos peregrinos.
Na igreja central do mesmo nome estava a capela-mor e as suas pinturas, além de🌈 ser uma das três casas
do convento anexo que existiam, tendo sofrido algumas perdas no decorrer da construção da estrutura.
Em frente🌈 da capela-mor, existiam algumas pinturas do século XVII que eram colocadas numa mesa de madeira policromada em posição de oração🌈 em agradecimento ao papa Urbano VIII, no século XVII.
O actual edifício constitui num dos edifícios mais importantes do estilo Barroco🌈 português, sendo o maior (470 metros) do século, enquanto o mais afastado (6500 metros) do século XVIII.
Entre os restantes destacam-se🌈 a Capela do Santíssimo Sacramento de Santa Maria, a Capela do Santíssimo Sacramento de Santa Catarina de Médicis e o🌈 Mosteiro
da Santíssima Trindade.
No interior, o claustro-mor, do século XVIII, foi utilizado como prisão para presos.
O convento passou a ser usado🌈 como residência dos frades franciscanos.
Como monumento histórico, o edifício já se encontrava em mau estado de conservação e deve ser🌈 classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1985.
Em 2015 a Câmara Municipal de Mafra confirmou a atribuição do restauro.
Trata-se de🌈 um espaço aberto com uma largura média de 910 m, com um pavimento em três pisos, com cobertura de telhado🌈 de 1,25 m.
O edifício integra parte da zona de serviço de informação, uma extensão
em que a Câmara trabalha com os🌈 serviços de carácter público, através de um sistema de "backpizzaria", onde é possível fazer compras online em qualquer ponto da🌈 cidade e também na internet entre o centro de circulação e a goldenspin777 sede para consulta à família ou amigos.
Como🌈 zona de informação, o edifício integra o edifício mais tradicional de Mafra: a Casa do Capítulo.
A Casa do Capítulo é🌈 um espaço de convívio, onde os seus membros fazem parte do convívio e da reunião.
Em Setembro/Fevereiro se realiza a tradicional🌈 Procissão dos Pássaros, para a protecção e a lembrança do
Santo Espírito da cidade do primeiro dia da vida em que🌈 os visitantes podem se fazer presentes perante o Santo.
Um dos motivos pela qual a Casa do Capítulo recebeu este nome🌈 é porque no último dia da semana realiza o festival anual do Santo Espírito da cidade do primeiro dia do🌈 ano.
As duas casas estão ligadas à Capela do Santo Espírito Santo de Mafra pelo facto de terem sido construídas em🌈 1760 por D.
António II, Marquês de Torres Novas (1777-1783).
Foi a Capela do Santo Espírito que a Família Real mandou construir🌈 e a que mandou edificar.
Mais acima, a capela-mor é uma das moradias mais antigas e bem conservada do conjunto.
Também está🌈 anexa ao Convento de Santa Catarina de Mafra, a Capela dos Pássaros e vários objetos doados pela Família Real e🌈 pelo seu director da Casa do Capítulo.
Em Outubro de 1793, durante os desfiles carnavalescos da época, esta casa foi palco🌈 da realização do célebre desfile de Algés sobre o rio Sado, em que centenas de figuras de renome, como Joaquim🌈 António Ferreira, José Vieira da Mota, Francisco José Pinheiro Machado, Vasco Martins, António Maria Pereira e António Fernandes, entre várias🌈 outras celebridades,
foram os artistas que se apresentaram da cidade durante este ano de ano.
A Capela do Santo Espírito Santo de🌈 Mafra encontra-se aberta ao