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A Catedral Metropolitana de Manaus (em tupi: "Cidade do Marajó", "cidadesite de apostpé") é uma Catedral Metropolitana da Amazônia, localizada na região metropolitana de Manaus, no estado💸 do Amazonas.
Ela foi construídasite de apost19 de outubro de 1952, pelo arquiteto Pedro Antônio Rodrigues e concluídasite de apost25 de abril de 1956, tendo como modelo arquitetônico a Catedral Basílica💸 Menor, que é um templo católico-protestante e um símbolo do estado da Amazônia de maior importância histórica.
A Catedral foi inspirada pela arquitetura dos primeiros missionários católicos no Brasil Colônia no🌧️ século XVII.
Sua fachada principal é formada
por um retângulo, com quatro torres cruzadas por uma grande abertura no topo e seis no meio, que é decorada com estátuas que imitam as👍 virtudes divinas, como a figura de Nossa Senhora da Saúde e a de Nossa Senhora do Reino.
Originalmente, a "Igreja Matriz" de Manaus havia sido fundada no século XVII, como uma🎉 igreja matriz sem fim, porém, com os esforços do IPHAN a igreja matriz foi erguida no local, onde atualmente fica a cidade.
Seu interior foi desenhado pelo projeto de Dom Pedro💲 Alvares Guerra que, segundo a tradição, seria a casa de um de seus
concorridas, quando se morreu, o que deu origem asite de apostimponente fachadasite de apostestilo barroco.
Sua planta principal original💱 era uma só nave.
Possui uma planta retangular, no andar nobre, que se encontra voltada para cima.
Todasite de apostdecoração é de branco-escuro.
Seu interior foi construído com pedras aparelhadas de forma a📈 refletir o poder sagrado da nação brasileira.
Sua cobertura possui doze elementos e possui cinco de suas características arquitetônicas - uma cruz latina com um nicho de metal no topo, oito💰 torres escalonadas sobre uma única porta.
Suas torres são trêssite de apostconcreto armado - quatro para o
lado direito, cinco para o lado esquerdo e oito para o lado direito do transepto,😄 com quatro andares acima e dois abaixo - e quatro de suas funções arquitetônicas eram os de proteção da nave e um mecanismo que sustentava a cobertura.
Os elementos da nave👍 eram divididossite de apostdois lados, com umsite de apostdiagonal; osite de apostbase era o órgão superior esquerdo - cujo acesso se dava através de uma fechadura simples.
Os portais externos eram🏧 sustentados por seis janelas, dois de largura e dois de profundidade e as portassite de apostcolunas de até 1 metro.Sua nave foi
erguida com dois pilares sustentando um único pilar de💵 madeira, que era apoiado no eixo longitudinal por três arcos de volta perfeita.
A decoraçãosite de apostseu interior é do artista italiano Luigi Giorgliano que se tornou responsável por os desenhos🎉 das naves laterais.
Possui dois altares laterais e duas capelas laterais, duas coroadas por profetas dos anjos e uma só atrás de uma cruz,site de apostestilo barroco.
Seu estilo de composição era📉 eclético, com influências de tradições coloniais.
A fachada é feita por uma série de colunas, incluindo um frontão flanqueado por um óculo, e abriga uma capela com dois
anjos sustentando uma só💶 nave.
O altar-mor de madeira apresenta uma peça antiga de um século XVII e apresenta a coberturasite de apostforma de esfera armilar.
A imagem de Nossa Senhora de Belém do Pará fica💴site de apostprimeiro plano, formada por três coroas lateraissite de apostestilo barroco e umsite de apost"estilo rococó".
O interior do altar-mor possui uma bela coberturasite de aposttodasite de apostarmação, destacando-se a cúpula🧾 e as cinco lustres presentes na parte superior.
Suas bases apresentam três arcos central no centro e terminamsite de apostcolunelos compósitos de elementos decorativos.
Para uma representação especial, o coro tem arcos🌧️ alternadosde 1-6 msite de aposttodo.
O primeiro retábulo, executado pelo escultor Benedito Calixtosite de apost1657, é de madeira pintada por Oscar Pereira, seguido por outros 1655 talha dourada de Pedro Calixto.
A🎉 capela-mor, que inclui uma imagem do "Cristo Redentor de Jerusalém", também é de madeira pintada por Calixto.
O interior do altar-mor é de madeira pintada por Rubens Ambrogio Ambrogio.
A parte mais🏧 destacada dos painéis de Ambrogio Ambrogio e Rubens Ambrogio são quatro retratos da Virgem de Jerusalém.
A Catedral Metropolitana, cuja fachada se assemelha ao estilo Barroco na composição, possui um portal💵 barroco.O painel central é
composto por quatro esculturas das fases anteriores do ciclo de Lucas.
A fonte mais significativa no interior do portal é atribuída a Ambrogio Calixto, tendo sido pintada em😄 1639.
O altar-mor apresenta dois retratos do "Cristo Redentor de Jerusalém" e, de acordo com os padrões, o edifício representa a "vida do apóstolo".
O interior possui uma cúpula com as pinturas🌟 do imperador bizantino de Antioquia ladeando a porta principal.
O interior possui uma nave grande iluminada por uma cúpula decorada com pedras ornamentais.
O coroamento é composto por quatro pinturas das fases💱 inicial do ciclo Lucas.
O primeiro, executado pelo
pintor italiano Giovanni Battista Marrone, consistesite de apostum retábulo sobre madeira que retrata "emsite de apostglória" o Deus Pai, a Virgem Maria, o Batismo🧾 e a ressurreição de Cristo.
A segunda, executado por Antonio Arminia, consistesite de apostum retábulo sobre madeira pintada pelo