Verdecasino Máquinas caça-níqueis".
O seu sucessor como prefeito era Pedro Manuel de Sousa Carvalho, que havia substituído o de António Gonçalves da Costaie bet1389.
Em 1395 promulgou uma nova legislação, agora de lei, que extinguiu a escravidão e determinou a extinção da escravatura como forma de resistência ao colonialismo.
Em 1397, Francisco Manuel da Cunha Coutinho e Frei Caetano da Cunha foram condenados a prisão perpétua e executadosie bet"San Miguel", pelo Rei D.Manuel I, o Velho.
Com a morte de seu paiie bet1396, D.
Manuel enviou para Portugal uma expedição portuguesa que capturou as vilas a
fim de aprisionar os revoltosos.
Durante o cerco, cerca de uma centena de homens da aldeia foram mortos e mais outros capturados pelos revoltosos.
Como castigo, os homens retiraram-se para as plantações.
Os portugueses responderam aos tiros com gritos.
No início de 1399 eles tinham destruído grande parte do seu arsenal.
Os acontecimentos das rebeliões na aldeia de "San Miguel" foram debeladasie betdezembro de 1398 por uma revolta que se espalhou pela vila do Rio Capiba e pelo Minho e Douro.
Entre a população e simpatizantes havia alguns cristãos: os que constituíam a maioria da revolta estava o Conde
de Linhares (1279-63), que era o filho de Manuel da Cunha (1303-70).
Segundo o historiador João Nunes, o próprio Manuel da Cunha, como era costume na população, a revolta foi comandada por dois capitães, Fernando Lobo Nunes de Aguiar e João Pinheiro da Costa.
Os revolucionários não tomaram tão duramente a cidade, sendo que, uma vez que o governo não lhes deu dinheiro nem apoio, não quiseram que se rendessem aos rebeldes.O Rei D.
Manuel I concedeu o alvará a José Pereira de Noronha e Sousa de Menezes, o Marquês de Alorna e o Conde de Vila Franca do
Campo, que ordenaram a prisão imediata dos rebeldes do Rio Capiba por estarem presos nela.
O governo foi avisado pelos portugueses que, se rendessem, seriam presos e seriam sentenciados a a trabalhos forçados.
A revolta terminou com o massacre de um grande número de cristãosie bet7 de fevereiro daquele ano.
O Papa Gregório IX emitiu uma bula proclamando que os cristãos deviam não se render no campo de batalha, enquanto todos os outros que se comprometiam a pagar de forma a Deus, teriam que pagarie betdinheiro.O rei D.
Manuel I enviou outra expedição para controlar "San Miguel",
dando aie betcapital a São Brás de Valverde, enquanto o imperador foi para São Paulo.
O rei, depois de se encontrar secretamente com o apóstolo Pedro Álvares Cabral, ofereceu-lhe a tarefa de lidar com os rebeldes.
No entanto, as suas tentativas sem sucesso falharam.
A revolta acabou apenasie bet1399, com a morte do "padrinho", o tenente-general do exército português, Frei Manuel Ribeiro de Brito.
A nova "Liga",ie betprimeiro de Janeiro de 1399, foi a primeira Liga Parlamentar de "San Miguel".
A Liga era constituída por três senhores de guerra portugueses e foi criada por D.Francisco de
Sousa, 1º capitão-geral do exército português e 6º duque de Beja.
O primeiro dos três juízes de paz e o próprio Frei Luís de Menezes, da Guarda Real, foram nomeados pelo rei para a Câmara dos Pares.
A revolta teve duas motivações distintas.
Primeiro, foram os soldados portugueses, homens de milícias com mais de 15 anos, que tomaram toda a cidade do Rio Capibaie bet1166 e depois marcharam para Vila Franca, para combater Lisboa (1361).
Segundo, foi o facto de os portugueses terem capturado a vila de Santa Cruz, defendida pelaie betprópria Guarda na batalha de São Brás
em 1386, contra uma força francesa que dominava Portugal.
Segundo, foi o facto dos franceses terem roubado o quartel-general de Vila Franca do Campo.
No mês de dezembro de 1399, D.
Manuel de Sousa Coutinho, então governador do Alentejo, pediu-lhe que se estabelecesse uma Junta de Comércio Mútua, com o objectivo de controlar a cidade de São Brás.
Portugal concedeu a José Pereira de Menezes e o conde de Vila Franca do Campo a condição de um dos membros da Junta, que deveria ser nomeadoie bet15 de Maio de 1500, depois de nomear um dos três juízes para aCâmara dos Pares.
Apesar disto, já existissem vários incidentes que prejudicaram a causa do levantamento das forças rebeldes contra os rebeldes: a falta de pólvora do Campo do Bom Sucesso na vila do Rio Capibaie bet1386, a perda dos barcos portugueses que haviam incendiado o quartel-general, o combate contra o exército invasor, a guerra dos dois grandes rios, a Batalha de Alcácer do Sal, a fome que assolou o país e a instabilidade política, que acabaram por minar tanto o Exército Português como a República.
O governo provisório, chefiado pelo "impulense Pedro de Albuquerque", não aceitou o pedido, que
apesar de suas reservas, ainda podia impor restrições à liberdade.
Para dar lugar à Junta, D.João, o Marechal,