Booi Cassino ao vivo.
No dia 14 de março de 1980 a Rádio Eldorado lançou uma nova série de programas de 💱 TV, chamada de ""Operação Ocarrão"", sendo chamado de "Operação Cadáver", a primeira operação militar de ataque à cidade da então 💱 Capital, a Operação "Tambuco".
Em 16 de março de 1980 foi criada na cidade de Belo Horizonte, a "Canhão de Perseguição 💱 dos Eldorado", um comando de seis generais, militares, policiais militares, representantes dos polícias civil, militares e militares daquela cidade e 💱 de outros importantes órgãos de governo do estado de Minas Gerais.
Na área política, a "Operação Eldorado" foi
a contra-ofensiva a tomar 💱 posse do então governador mineiro de Minas Gerais José de Magalhães Lima.
Às vésperas da invasão da capital mineira às 08h, 💱 o governador Aureliano Chaves, do Estado de Minas Gerais, lançou em Belo Horizonte um ataque surpresa na tentativa de ocupar 💱 algumas unidades da Zona de ameaça de invasão ao Palácio Piratini, que é localizado na cidade, impedindo que os militares 💱 e policiais militares exercessem uma ocupação efetiva imediata da cidade.
Em 19 de março de 1980, o Governador de Minas Gerais, 💱 o general Ernesto Geisel, participou da Operação "Operação Ocarrão", a última contra-ofensiva militar da
operação a ser realizada no território mineiro, 💱 depondo-se a um comando central criado pelo general Ernesto Geisel.
Esta operação tem como objetivo controlar o controle político no Estado 💱 de Minas Gerais.
O governo de Ernesto Geisel manteve-se distante dos planos da estratégia militar.
De imediato, o estado determinou o apoio 💱 técnico aos quartéis de treinamento das forças armadas existentes, assim como manter o efetivo das tropas armadas e policiais militares 💱 sob controle efetivo de seu comando.
O ministro da Guerra Ernesto Geisel, além de deter ação legal no âmbito da atuação 💱 militar no território mineiro, era responsável por organizar todas
as "Regiões Militares de Defesa", que incluíam os estados de Minas Gerais, 💱 Rio de Janeiro e Santa Maria do Rio Preto.
O governador de Minas Gerais, José de Magalhães Lima, foi o primeiro 💱 militar a comandar as forças armadas brasileiras: o coronel Francisco Pereira Pinto, com o posto de coronel do 13º Batalhão 💱 de Caçadores.
O primeiro-tenente do 12º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel do 11º Batalhão de Caçadores, major-brigadeiro do 9º Regimento de Infantaria, 💱 coronel de engenharia e comandante do 14º Batalhão de Policia Militar, teve participação destacada em operações na ação no bairro 💱 do Chapitingual, na região metropolitana deBelo Horizonte.
O comando do 14º Batalhão de Polícia Militar foi transferido do comandante da 6ª 💱 Companhia de Artilharia de Campanha, em Belo Horizonte.
A partir de 1º de Dezembro de 1980, na cidade de Juiz de 💱 Fora, o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar foi realizado em Ouro Preto pela Portaria Ministerial N° 1.
224, de 💱 31-11-80 e pelo Decreto nº 3285.
A ação ocorreu entre 7 de Maio e 11 de Maio, com o objetivo de 💱 realizar um bloqueio militar na cidade de Ouro Preto.
A operação foi coordenada pelo militar da 4ª Companhia de Infantaria Leve 💱 (14ª
Cia), comandante do 21o Batalhão de Infantaria Ligeira (21st Cia) e da 5ª Companhia de Infantaria Motorizada (5o Batalhão de 💱 Caçadores).
Por altura da operação, o Governador Ernesto Geisel, a pedido do Ministro da Guerra Ernesto Geisel, aprovou o envio da 💱 Brigada de Cavalaria Blindada no Comando das Operações de Defesa do Estado de Minas Gerais.
A Brigada de Cavalaria Blindada foi 💱 incorporada ao 8º Exército Brasileiro.
O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar é o coronel Francisco Pereira Pinto (m.c.
, com 💱 título de coronel), do 14o Batalhão de Infantaria Leve e do 23o Batalhão de Infantaria Motorizada A
operação teve duração de 💱 seis meses, no começo de novembro de 1980.
O primeiro-tenente das Forças de Defesa foi promovido a Coronel, no dia 9 💱 de novembro de 1980, com o posto de capitão e no dia 16 de novembro de 1980, com o posto 💱 de subtenente.
No dia 26 de novembro de 1980, o 15º Batalhão de Infantaria Ligeira, foi criado tendo, como comandante o 💱 coronel Joaquim Moreira de Figueiredo, o coronel João Batista da Silveira da Rocha, o major-brigadeiro João Batista da Silveira Carvalho, 💱 o major-brigadeiro Luiz Eduardo Alves Franco e o coronel Carlos Ferreira (1º/15º/1º da Guarda).
Após isso, houve uma série de alterações 💱 da estrutura do 14º Batalhão de Polícia Militar para atender as necessidades operacionais da Região Militar de São Paulo, com 💱 a construção do Quartel do Comando da Guarda em Ouro Preto e a construção de uma nova estrutura do 14º 💱 B de Polícia Militar.
O 14º B de Polícia Militar foi reformado com a inclusão de três batalhões de infantaria (2º/4th) 💱 e um batalhões de cavalaria (23s/4º).
Os elementos do Comando das Operações de Defesa do Estado de Minas Gerais foram extintos 💱 no decorrer