Fred Astaire (nascido Frederick Austerlitz;[1] Omaha, 10 de maio de 1899 - Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi ♣ um dançarino, cantor, ator, coreógrafo e apresentador de televisão estadunidense.
Ele é considerado o dançarino mais influente da história do cinema.[2]
Sua ♣ subsequente carreira nos palcos, no cinema e na televisão durou um total de 76 anos.
Ele atuou em mais de 10 ♣ musicais da Broadway e West End, fez 31 filmes musicais, quatro especiais televisivos, e lançou inúmeras canções.
Como dançarino, seus traços ♣ mais marcantes eram seu absurdo senso de ritmo, seu perfeccionismo, e jogo de ganhar dinheiro inovação.
Sua companheira de dança favorita era a atriz ♣ Rita Hayworth,[3] mas jogo de ganhar dinheiro parceria de dança mais memorável foi com Ginger Rogers, com quem ele co-estrelou em uma série ♣ de dez musicais de Hollywood, incluindo "O Picolino" (1935), "Ritmo Louco" (1936) e "Vamos Dançar?" (1937).
Entre os outros trabalhos notáveis ♣ em que Astaire ganhou mais popularidade e levou o gênero de sapateado a um novo nível foram: "Duas Semanas de ♣ Prazer" (1942), "Desfile de Páscoa" (1948), "A Roda da Fortuna" (1953), "Cinderela em Paris" e "Meias de Seda", ambos de ♣ 1957.
O Instituto Americano de Cinema nomeou Astaire a quinta maior estrela masculina do cinema clássico de Hollywood.[4][5]
Gene Kelly, outra estrela ♣ renomada, disse que "a história da dança no cinema começa com Astaire".
Mais tarde, ele afirmou que Astaire era "o único ♣ dos dançarinos de hoje que será lembrado.
"[6] Além do cinema e da televisão, muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, ♣ Sammy Davis Jr.
, Michael Jackson, Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que consideravam ♣ Astaire um "ídolo", também reconheceram jogo de ganhar dinheiro influência.
Fred e jogo de ganhar dinheiro irmã Adele Astaire em 1906.
Fred Astaire nasceu Frederick Austerlitz em 10 ♣ de maio de 1899 em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, filho de Johanna "Ann" Austerlitz (nascida Geilus; 1878–1975)[7] e Friedrich ♣ "Fritz" Emanuel Austerlitz (1868–1923).
[1][8][9] A mãe de Astaire nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes alemães luteranos, da Prússia Oriental ♣ e da Alsácia.
O pai de Astaire nasceu em Linz, na Áustria, filho de pais judeus que haviam se convertido ao ♣ catolicismo romano.[1][10][11][12]
O pai de Astaire, "Fritz" Austerlitz, chegou em Nova Iorque aos 25 anos, em 26 de outubro de 1893, ♣ na Ilha Ellis.
"Fritz" esperava encontrar trabalho no ramo cervejeiro e mudou-se para Omaha, estado de Nebraska, onde conseguiu um emprego ♣ na cervejaria "Storz Brewing Company".
A mãe de Astaire sonhava em escapar de Omaha com o talento de seus filhos, depois ♣ que a irmã de Astaire, Adele Astaire, revelou-se uma dançarina e cantora instintiva desde muito cedo em jogo de ganhar dinheiro infância.
Johanna planejou ♣ um "número de irmão e irmã", que era comum no vaudeville na época, para seus dois filhos.
Embora Fred tenha recusado ♣ as aulas de dança a princípio, ele facilmente imitava os passos de dança de jogo de ganhar dinheiro irmã mais velha e começou ♣ a estudar piano, acordeão e clarinete.
Quando o pai de repente perdeu o emprego, a família mudou-se para a Cidade de ♣ Nova Iorque, em 1905, para lançar a carreira artística das crianças.
Eles começaram a treinar na Alviene Escola de Mestres do ♣ Teatro e na Academia de Artes Culturais.
[13] Apesar da rivalidade de Adele e Fred, eles rapidamente reconheceram suas forças familiares: ♣ a durabilidade dele e o maior talento dela.
A mãe de Fred e Adele sugeriu que eles mudassem seu sobrenome para ♣ "Astaire", pois ela achava que "Austerlitz" era reminiscente da Batalha de Austerlitz.
A lenda da família atribui o sobrenome a um ♣ tio de sobrenome "L'Astaire".[14]
Eles foram ensinados a dançar, falar e cantar em preparação para o desenvolvimento de um número.
Seu primeiro ♣ número foi chamado de Artistas Juvenis Apresentando uma Novidade Musical Elétrica de Ponta de Pé.
Fred usava uma cartola e um ♣ fraque no primeiro tempo e uma roupa de lagosta no segundo.
Em uma entrevista, a filha de Astaire, Ava Astaire McKenzie, ♣ observou que muitas vezes colocavam Fred em uma cartola para fazê-lo parecer mais alto.
[15] O número cômico estreou em Keyport, ♣ Nova Jérsei, em um "teatro experimental".
O jornal local escreveu que "os Astaires são o maior número infantil do vaudeville".[16]
Como resultado ♣ da habilidade de vendas de seu pai, Fred e Adele rapidamente conseguiram um grande contrato e se apresentaram no famoso ♣ Orpheum Circuit, uma cadeia de vaudeville e cinemas, no centro-oeste, no Oeste e em algumas cidades do Sul dos Estados ♣ Unidos.
Logo Adele cresceu e ficou pelo menos sete centímetros mais alto que Fred, e os dois começaram a parecer incongruentes.
A ♣ família decidiu fazer uma pausa de dois anos do show business, deixar o tempo seguir seu curso e evitar problemas ♣ com a Gerry Society, a Sociedade de Nova Iorque para a Prevenção da Crueldade às Crianças, e com as leis ♣ de trabalho infantil da época.
Em 1912, Fred se tornou episcopal.
A carreira dos irmãos Astaire recomeçou com fortunas mistas, embora com ♣ habilidade e aperfeiçoamento cada vez maiores, à medida que começaram a incorporar o sapateado em suas coreografias.
A dança de Astaire ♣ foi inspirada por Bill "Bojangles" Robinson e John "Bubbles" Sublett.
Do dançarino de vaudeville Aurelio Coccia, eles aprenderam o tango, a ♣ valsa e outras danças de salão popularizadas por Vernon e Irene Castle.
Algumas fontes afirmam que os irmãos Astaire apareceram em ♣ um filme de 1915 intitulado Fanchon, o Grilo, estrelado por Mary Pickford, mas os Astaires sempre negaram isso.
Aos 14 anos, ♣ Fred havia assumido as responsabilidades musicais da dupla.
Ele conheceu George Gershwin, que trabalhava como compositor para a editora musical de ♣ Jerome H.Remick, em 1916.
Fred já estava procurando por novas ideias de música e dança.
Seu encontro casual afetou profundamente as carreiras ♣ de ambos os artistas.
Astaire estava sempre à procura de novos passos de dança no Circuit e começava a demonstrar jogo de ganhar dinheiro ♣ busca incessante por novidade e perfeição.
1917-1933: Carreira no palco na Broadway e em Londres [ editar | editar código-fonte ]
Fred ♣ e Adele Astaire em 1921.
Os Astaires estrearam na Broadway em 1917 com "Over the Top", uma sátira patriótica, e, na ♣ época, se apresentaram também para as tropas americanas e aliadas.
Eles seguiram com vários outros shows.
De seu trabalho em "The Passing ♣ Show of 1918", o jornalista Heywood Broun escreveu: "Em uma noite em que houve uma abundância de boa dança, Fred ♣ Astaire se destacou ...
Ele e jogo de ganhar dinheiro parceira, Adele Astaire, fizeram o show fazer uma pausa mais cedo à noite com ♣ uma bela dança de pernas soltas".
O brilho e o humor de Adele atraíram grande parte da atenção, em parte devido ♣ à preparação cuidadosa de Fred e à jogo de ganhar dinheiro coreografia de apoio.
Ela ainda definia o tom do ato deles.
Mas a essa ♣ altura, a habilidade de dança de Astaire começava a ofuscar a de jogo de ganhar dinheiro irmã.
Durante a década de 1920, Fred e ♣ Adele apareceram na Broadway e nos palcos de West End.
Em shows como "The Bunch and Judy" (1922), de Jerome Kern, ♣ "Lady, Be Good" (1924), de George e Ira Gershwin, "Funny Face" (1927) e, mais tarde, em "The Band Wagon" (1931), ♣ eles ganharam aclamação popular com a platéia do teatro em ambos os lados do Atlântico.
Nessa época, o sapateado de Astaire ♣ já era reconhecido como um dos melhores.
Por exemplo, Robert Benchley escreveu em 1930: "Não acho que vou mergulhar a nação ♣ na guerra, afirmando que Fred é o maior dançarino de sapateado do mundo."
Após o encerramento de "Funny Face", os Astaires ♣ foram a Hollywood para um teste de tela (agora perdido) na Paramount Pictures, mas a Paramount os considerou inadequados para ♣ filmes.
Eles se separaram em 1932, quando Adele casou-se com seu primeiro marido, Lord Charles Cavendish, segundo filho de Victor, Duque ♣ de Devonshire.
Fred veio a alcançar sucesso sozinho na Broadway e em Londres com "Gay Divorce" (mais tarde transformado em filme), ♣ enquanto considerava ofertas de Hollywood.
O fim da parceria foi traumático para Astaire, mas estimulou-o a expandir seu alcance.
Livre das restrições ♣ irmão-irmã da antiga dupla, e trabalhando com a nova parceira, Claire Luce, Fred criou uma dança romântica para a canção ♣ "Night and Day", de Cole Porter, que fora escrita para "Gay Divorce".
Luce afirmou que ela teve que encorajá-lo a tomar ♣ uma abordagem mais romântica: "Vamos lá, Fred, eu não sou jogo de ganhar dinheiro irmã, você sabe".
O sucesso da peça teatral foi creditado ♣ a este número, e quando recriado no filme "A Alegre Divorciada" (1934), a versão cinematográfica da peça, ele inaugurou uma ♣ nova era na dança filmada.
Recentemente, filmagens feitas por Fred Stone de Astaire se apresentando em "Gay Divorce", com a sucessora ♣ de Luce, Dorothy Stone, em Nova Iorque, no ano de 1933, foram descobertas pela dançarina e historiadora Betsy Baytos, e ♣ agora representa a mais antiga filmagem conhecida de Astaire.
1933-1939: Astaire e Rogers na RKO [ editar | editar código-fonte ]
De ♣ acordo com o folclore de Hollywood, um relatório de teste de tela sobre Astaire para a RKO Radio Pictures, agora ♣ perdido junto com o teste, dizia: "Não sabe cantar.Não sabe atuar.Ficando calvo.
Sabe dançar um pouco".
O produtor dos filmes Astaire-Rogers, Pandro ♣ S.
Berman, alegou que nunca tinha ouvido a história nos anos 1930 e que ela só surgiu anos depois.
Astaire mais tarde ♣ esclareceu, insistindo que o relatório dizia: "Não sabe atuar.Levemente calvo.Também dança".
De qualquer forma, o teste foi claramente decepcionante, e David ♣ O.
Selznick, que contratara Astaire para a RKO e encomendara o teste, declarou em um memorando: "Estou incerto sobre o homem, ♣ mas eu sinto, apesar de suas orelhas enormes e linha de queixo ruim, que seu charme é tão tremendo que ♣ sobressai até mesmo nesse miserável teste".
No entanto, isso não afetou os planos da RKO para Astaire.
Eles o emprestaram por alguns ♣ dias para a MGM, em 1933, para a jogo de ganhar dinheiro estreia em Hollywood, no filme musical de sucesso "Amor de Dançarina".
No ♣ filme, ele apareceu como ele mesmo, dançando com Joan Crawford.
Em seu retorno à RKO, ele foi o quinto nome nos ♣ créditos, logo atrás do quarto nome, Ginger Rogers, no filme de 1933 estrelado por Dolores del Río, "Voando Para o ♣ Rio".
Em uma crítica, a revista Variety atribuiu o enorme sucesso do filme à presença da Astaire:
"O ponto principal de 'Voando ♣ Para o Rio' é a promessa do cinema, Fred Astaire ...
Ele certamente é uma aposta depois dessa, porque é claramente ♣ simpático na tela, o microfone é gentil com jogo de ganhar dinheiro voz e como dançarino ele se encontra em um nível próprio.
A ♣ última observação não será novidade para a profissão, que admitiu há muito tempo que Astaire começa a dançar onde os ♣ outros param de andar".
Já tendo sido ligado à jogo de ganhar dinheiro irmã Adele no palco, Astaire, inicialmente, estava muito relutante em se ♣ tornar parte de outra dupla de dança.
Ele escreveu ao seu agente: "Eu não me importo de fazer outro filme com ♣ ela, mas quanto a essa ideia de 'dupla', está 'fora!' Acabei de terminar uma parceria e não tenho interesse em ♣ formar outra".
No entanto, ele foi persuadido pelo aparente apelo público da dupla Astaire-Rogers.
A parceria, e a coreografia de Astaire e ♣ Hermes Pan, ajudaram a tornar a dança um elemento importante dos filmes musicais de Hollywood.
Astaire revolucionou a dança no cinema ♣ ao ter total autonomia sobre jogo de ganhar dinheiro apresentação.
Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais.
Primeiro, ele insistiu que ♣ uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente de apenas quatro ♣ a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo.
Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando ♣ uma dança inteira em uma única tomada.
Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço".
Astaire manteve essa ♣ política de "The Gay Divorcee", em 1934, até seu último filme musical, "O Caminho do Arco-íris", de 1968, quando o ♣ diretor Francis Ford Coppola rejeitou jogo de ganhar dinheiro exigência.
O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os ♣ dançarinos e a coreografia em jogo de ganhar dinheiro totalidade.
Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley.
As sequências desses musicais eram ♣ preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas e zooms em áreas do corpo, como braços ou ♣ pernas.
A segunda inovação de Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música ♣ e dança fossem parte integrante do enredo do filme.
Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley ♣ fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante.
Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão.
Uma era uma ♣ performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo".
Outra era uma coreografia de dança cômica, em parceria, e ♣ finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, também em parceria.
Avaliação da parceria com Rogers [ editar | editar código-fonte ♣ ]
Os comentaristas de dança Arlene Croce, Hannah Hyam, e John Mueller consideram que Rogers foi a maior parceira de dança ♣ de Astaire, opinião esta compartilhada também por Hermes Pan e Stanley Donen.
A crítica cinematográfica Pauline Kael adota uma postura mais ♣ neutra, enquanto que o crítico de cinema da revista Time, Richard Schickel, escreve: "A nostalgia em torno de Rogers-Astaire tende ♣ a alvejar outras parceiras".
Mueller resume as habilidades de Rogers da seguinte forma:
"Rogers foi excepcional entre as parceiras de Astaire, não ♣ porque ela era superior às outras como dançarina, mas porque, como uma atriz habilidosa e intuitiva, ela era cautelosa o ♣ bastante para perceber que a atuação não parava quando a dança começava ...
A razão de tantas mulheres fantasiarem em dançar ♣ com Fred Astaire é que Ginger Rogers dava a impressão de que dançar com ele é a experiência mais emocionante ♣ que se possa imaginar".
De acordo com Astaire, "Ginger nunca tinha dançado com um parceiro antes de "Flying Down to Rio".
Ela ♣ fingiu muitíssimo.
Ela não sabia sapatear e não sabia fazer isso e aquilo ...
Mas Ginger tinha estilo e talento, e melhorou ♣ com o tempo.
Ela ficou tão boa que depois de um tempo todo mundo que dançava comigo parecia errado".Na p.
162 de ♣ seu livro "Ginger: Salute to a Star", o escritor Dick Richards cita Astaire dizendo a Raymond Rohauer, curador da Galeria ♣ de Arte Moderna de Nova Iorque, "Ginger foi brilhantemente eficaz.
Ela fez tudo funcionar para ela.
Na verdade, ela tornou as coisas ♣ muito boas para nós dois, e merece a maior parte do crédito pelo nosso sucesso".
Rogers descreveu os padrões intransigentes de ♣ Astaire, estendendo-se a toda a produção: "Às vezes ele pensa em uma nova fala de diálogo ou um novo ângulo ♣ para a história ...
Eles nunca sabem a que horas da noite ele vai ligar e começar a falar entusiasticamente sobre ♣ uma nova ideia ...
Nada de vadiar no trabalho em um filme com Astaire, e nada de fazer pelas coxas".
Apesar de ♣ seu sucesso, Astaire não estava disposto a ter jogo de ganhar dinheiro carreira vinculada exclusivamente a uma parceria.
Ele negociou com a RKO para ♣ estrelar sozinho em "Cativa e Cativante", (1937), com uma inexperiente e não dançante Joan Fontaine, o qual não obteve sucesso.
Ele ♣ voltou a fazer mais dois filmes com Rogers, "Dance Comigo" (1938) e "A História de Vernon e Irene Castle" (1939).
Embora ♣ ambos os filmes tenham faturado respeitáveis rendimentos brutos, ambos perderam dinheiro por causa do aumento dos custos de produção, e ♣ Astaire deixou a RKO, depois de ser rotulado como "veneno de bilheteria" pelo Independent Film Journal.
Astaire se reuniu com Rogers ♣ em 1949, na MGM, para jogo de ganhar dinheiro apresentação final juntos, em "Ciúme, Sinal de Amor", o único de seus filmes juntos ♣ a ser filmado em technicolor.
Uma certa comoção foi causada quando perguntaram a Astaire, anos depois, quem era jogo de ganhar dinheiro parceira de ♣ dança favorita.
O palpite era que o nome de Rogers seria a resposta dada por ele, que tentou não responder à ♣ pergunta, mas depois admitiu que era Rita Hayworth.
Astaire disse: "Tudo bem, eu vou te dar um nome, mas se você ♣ deixar escapar, eu vou jurar que menti.Foi Rita Hayworth".[3]
Astaire deixou a RKO em 1939 para se tornar freelancer e buscar ♣ novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos.
Durante esse período, Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos.
Ao ♣ contrário da década de 1930, quando trabalhou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para ♣ inovar continuamente.
Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell, considerada a mais excepcional sapateadora de jogo de ganhar dinheiro geração.
Eles ♣ estrelaram em "Melodia da Broadway", na qual fizeram uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the ♣ Beguine", de Cole Porter.
Em jogo de ganhar dinheiro autobiografia, "Steps in Time", Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo ♣ rápido de menininha com Ellie.
Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela".
Ele atuou ao lado de ♣ Bing Crosby em "Duas Semanas de Prazer" (1942), e depois em "Romance Inacabado" (1946).
Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de ♣ ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéis em que perdia a garota para Crosby.
O primeiro filme é memorável por jogo de ganhar dinheiro ♣ virtuosa dança solo para a canção "Let's Say it with Firecrackers".
O último filme continha a canção "Puttin' On the Ritz", ♣ uma inovadora canção e coreografia de dança indelevelmente associada a ele.
Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard, em "Amor ♣ da Minha Vida" (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw.
Astaire fez dois filmes com Rita Hayworth.
O ♣ primeiro filme, "Ao Compasso do Amor" (1941), catapultou Hayworth para o estrelato.
No filme, Astaire integrou pela terceira vez passos de ♣ dança latino-americana em seu estilo (a primeira foi com Ginger Rogers no número "The Carioca", do filme "Flying Down to ♣ Rio" (1933), e o segundo, novamente com Rogers, foi a dança "Dengozo", no filme "The Story of Vernon and Irene ♣ Castle", de 1939.).
Seu segundo filme com Hayworth, "Bonita Como Nunca" (1942), foi igualmente bem-sucedido.
Ele continha um dueto na canção "I'm ♣ Old Fashioned", de Kern, que se tornou a peça central do tributo ao ator, feito por Jerome Robbins e apresentado ♣ pelo Balé da Cidade de Nova Iorque, em 1983.
Em seguida, ele contracenou ao lado de Joan Leslie, na época com ♣ dezessete anos, no drama de guerra, "Tudo Por Ti" (1943).
Nele, apresentou a canção "One For My Baby", de Arlen e ♣ Mercer, enquanto dançava em um balcão de bar, em uma coreografia sombria e problemática.
Astaire coreografou esse filme sozinho e obteve ♣ um sucesso modesto nas bilheterias.
Isso representou uma mudança notável para Astaire de jogo de ganhar dinheiro habitual persona no cinema, charmoso, feliz e ♣ sortudo, e confundiu os críticos contemporâneos.
Sua próxima parceira, Lucille Bremer, participou de duas luxuosos produções, ambas dirigidas por Vincente Minnelli.
O ♣ filme "Yolanda and the Thief" ("Yolanda e o Ladrão"), de 1945, apresentou um balé surrealista de vanguarda.
Na comédia musical "Ziegfeld ♣ Follies" (1945), Astaire dançou a canção "The Babbit and the Bromide", de Gershwin, ao lado de Gene Kelly.
A mesma música ♣ que Astaire havia apresentado com jogo de ganhar dinheiro irmã Adele em 1927.
Enquanto "Follies" foi um sucesso, "Yolanda" fracassou nas bilheterias.
Sempre inseguro e ♣ acreditando que jogo de ganhar dinheiro carreira estava começando a declinar, Astaire surpreendeu seu público ao anunciar jogo de ganhar dinheiro aposentadoria durante a produção do ♣ filme "Blue Skies" (1946).
Ele escolheu "Puttin' On the Ritz" como jogo de ganhar dinheiro dança de despedida.
Após anunciar jogo de ganhar dinheiro aposentadoria, Astaire concentrou-se em ♣ seu interesse em corridas de cavalos e, em 1947, fundou os Estúdios de Dança Fred Astaire, a qual ele vendeu ♣ em 1966.
1948-1957: Anos produtivos na MGM e segunda aposentadoria [ editar | editar código-fonte ]
A aposentadoria de Astaire não durou ♣ muito tempo.
Ele retornou às telas para substituir um lesionado Gene Kelly em "Desfile de Páscoa" (1948), contracenando com Judy Garland, ♣ Ann Miller e Peter Lawford.
Ele se juntou uma última vez com Rogers (substituindo Judy Garland) em "Ciúme, Sinal de Amor" ♣ (1949).
Ambos os filmes reviveram a popularidade de Astaire, e em 1950 ele estrelou em dois musicais.
"Três Palavrinhas", com Vera-Ellen e ♣ Red Skelton, para a MGM, e "Nasci Para Bailar", com Betty Hutton, emprestado para a Paramount.
Enquanto "Three Little Words" foi ♣ muito bem nas bilheterias, "Let's Dance" foi uma decepção financeira.
"Núpcias Reais" (1951), com Jane Powell e Peter Lawford, foi muito ♣ bem-sucedido, mas "The Belle of New York" ("Ver, Gostar e Amar"), de 1952, com Vera-Ellen, foi um desastre de crítica ♣ e bilheteria.
"A Roda da Fortuna" (1953), que é considerado um dos melhores musicais já feitos, recebeu ótimas críticas e atraiu ♣ multidões.
Mas devido ao seu alto custo, o filme não obteve tanto lucro em seu primeiro lançamento.
Logo após, Astaire, como as ♣ outras estrelas remanescentes na MGM, foi dispensado de seu contrato por causa do advento da televisão e da redução na ♣ produção de filmes.
Em 1954, Astaire estava prestes a começar a trabalhar em um novo musical, "Papai Pernilongo" (1955), com Leslie ♣ Caron, na 20th Century Fox, mas jogo de ganhar dinheiro esposa, Phyllis, ficou doente e morreu repentinamente de câncer de pulmão.
Astaire ficou tão ♣ desolado que queria cancelar o filme e se ofereceu para pagar os custos de produção do próprio bolso.
No entanto, Johnny ♣ Mercer, compositor do filme, e os executivos do estúdio da Fox o convenceram de que o trabalho seria a melhor ♣ coisa para ele.
O filme se saiu moderadamente bem nas bilheterias.
Seu próximo filme com a Paramount, "Cinderela em Paris" (1957), juntou-o ♣ com Audrey Hepburn e Kay Thompson.
Apesar da sumptuosidade da produção e das boas críticas, o filme não conseguiu recuperar o ♣ seu custo.
Da mesma forma, o próximo projeto de Astaire – seu último musical na MGM, "Meias de Seda" (1957), no ♣ qual ele co-estrelou com Cyd Charisse, também perdeu dinheiro nas bilheterias.
Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança ♣ no cinema.
Seu legado a essa altura já era de 30 filmes musicais em 25 anos.
1957-1981: Especiais da televisão e papéis ♣ importantes [ editar | editar código-fonte ]Astaire em 1962.
Astaire não se aposentou completamente da dança.
Ele fez uma série de quatro ♣ especiais musicais premiados com um Prêmio Emmy para a televisão em 1958, 1959, 1960 e 1968, todos ao lado de ♣ Barrie Chase, com quem Astaire desfrutou de um período renovado de criatividade na dança.
O primeiro desses programas, de 1958 "An ♣ Evening with Fred Astaire" ("Uma Noite com Fred Astaire)", ganhou nove Prêmios Emmy.
Também foi notável por ser a primeira grande ♣ transmissão a ser pré-gravada em fita de vídeo colorida.
Astaire ganhou o Emmy pela melhor performance solo de um ator.
A escolha ♣ teve uma reação controversa porque muitos acreditavam que jogo de ganhar dinheiro dança naquele programa não era o tipo de "atuação" para o ♣ qual o prêmio foi projetado.
A certa altura, Astaire se ofereceu para devolver o prêmio, mas a Academia se recusou a ♣ aceitá-lo.
Uma restauração do programa ganhou um Emmy técnico em 1988 para Ed Reitan, Don Kent e Dan Einstein.
Eles restauraram a ♣ fita de vídeo original, transferindo seu conteúdo para um formato moderno e preenchendo as lacunas onde a fita havia se ♣ deteriorado com imagens de um cinescópio.[17]
Astaire interpretou Julian Osborne, um personagem que não dança, no drama de guerra nuclear "A ♣ Hora Final" (1959).
Foi indicado a um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema por jogo de ganhar dinheiro performance, perdendo para ♣ Stephen Boyd, que ganhou por "Ben-Hur".
Astaire apareceu em papéis não dançantes em três outros filmes e várias séries de televisão ♣ de 1957 a 1969.
O último grande filme musical de Astaire foi "O Caminho do Arco-Íris" (1968), dirigido por Francis Ford ♣ Coppola.
Astaire largou jogo de ganhar dinheiro gravata branca e fraque para interpretar um trapaceiro irlandês que acredita que se enterrar um pote de ♣ ouro nas sombras da cidade de Fort Knox, o ouro multiplicará.
A parceira de dança de Astaire foi Petula Clark, que ♣ interpretou a filha cética de seu personagem.
Ele se descreveu nervoso em cantar com ela, enquanto ela disse que estava preocupada ♣ em dançar com ele.
O filme foi um sucesso modesto, tanto nas bilheterias quanto entre os críticos.
Astaire continuou a atuar na ♣ década de 1970.
Ele apareceu na televisão como o pai de Alexander Mundy, personagem de Robert Wagner, em "It Takes a ♣ Thief" ("O Rei dos Ladrões"), de 1969–70.
No filme "Inferno na Torre" (1974), dançou com Jennifer Jones e recebeu jogo de ganhar dinheiro única ♣ indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.
Ele dublou o narrador carteiro S.
D Kluger nos especiais de televisão animados ♣ de Rankin/Bass "Santa Claus Is Comin' to Town" (1970) e "The Easter Bunny Is Comin' to Town" (1977).
Astaire também apareceu ♣ nos dois primeiros documentários de "Era Uma Vez em Hollywood", ainda nos anos 70.
Na segunda compilação, aos setenta e seis ♣ anos, ele executou breves sequências de dança com Kelly, suas últimas apresentações de dança em um filme musical.
No verão de ♣ 1975, ele gravou três álbuns em Londres, Attitude Dancing, They Can't Take These Away from Me, e A Couple of ♣ Song and Dance Men, com o último sendo um álbum de duetos com Bing Crosby.
Em 1976, Astaire desempenhou um papel ♣ coadjuvante como Daniel Hughes no filme cult "Os Incríveis Dobermans", co-estrelando com Barbara Eden e James Franciscus, e interpretou o ♣ Dr.
Seamus Scully no filme francês "The Purple Taxi" ("Um Táxi Cor de Malva"), de 1977.
Em 1978, ele co-estrelou com Helen ♣ Hayes no filme de televisão "A Family Upside Down" em que eles interpretaram um casal de idosos lidando com problemas ♣ de saúde.
Astaire ganhou um Prêmio Emmy por jogo de ganhar dinheiro atuação.
Fez também uma aparição bem divulgada na série de televisão de ficção-científica ♣ "Galactica, Astronave de Combate", em 1979, como Chameleon, o possível pai de Starbuck, em "The Man with Nine Lives", um ♣ papel escrito para ele por Donald P.Bellisario.
Astaire pediu ao seu agente que conseguisse um papel para ele em "Galactica" por ♣ causa do interesse de seus netos na série, deixando os produtores encantados com a oportunidade de criar um episódio inteiro ♣ para apresentá-lo.
Este episódio marcou a última vez que ele dançou na tela, neste caso com Anne Jeffreys.
Ele atuou em nove ♣ papéis diferentes em "The Man in the Santa Claus Suit", também em 1979.
Seu trabalho final foi a adaptação de 1981 ♣ do romance de Peter Straub, "Ghost Story".
O filme de terror também foi o último para dois de seus colegas de ♣ elenco mais proeminentes, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.
Sempre impecável, ele e Cary Grant eram chamados de "os atores mais ♣ bem vestidos dos filmes americanos".
[18] Astaire permaneceu um ícone da moda masculina mesmo em seus últimos anos, evitando jogo de ganhar dinheiro cartola, ♣ gravata branca e fraque, que ele odiava.
[19] Em vez disso, ele preferia um estilo descontraído e casual de jaquetas esportivas ♣ feitas sob medida, camisas coloridas e calças – estas últimas geralmente sustentadas pelo uso distinto de uma gravata velha ou ♣ lenço de seda no lugar de um cinto.
Astaire casou-se com Phyllis Potter, de 25 anos, em 1933 (nascida Phyllis Livingston ♣ Baker [1908–1954]), uma socialite nativa de Boston, ex-esposa de Eliphalet Nott Potter III (1906–1981), apesar das objeções de jogo de ganhar dinheiro mãe ♣ e irmã.
[13] A causa da morte de Phyllis foi câncer de pulmão, aos 46 anos, que encerrou 21 anos de ♣ um casamento feliz e deixou Astaire devastado.
[20] Astaire tentou desistir do filme "Papai Pernilongo" (1955), que estava em processo de ♣ filmagem, oferecendo-se para pagar os custos de produção até o momento, mas foi persuadido a ficar.[21]
Além do filho de Phyllis ♣ Potter, Eliphalet IV (conhecido como Peter), os Astaires tiveram dois filhos.
O filho dos Astaires, Fred Jr.
(nascido em 1936), apareceu com ♣ seu pai no filme "Midas Run" ("O Jogo das Barras de Ouro"), de 1969, e mais tarde tornou-se um piloto ♣ e fazendeiro.
A filha dos Astaires, Ava Astaire (nascida em 1942) continua envolvida na promoção do legado de seu pai.
Intensamente privado, ♣ Fred Astaire raramente era visto na cena social de Hollywood.
Em vez disso, ele dedicou seu tempo livre à família e ♣ seus hobbies, que incluíam corridas de cavalos, tocar bateria, escrever músicas e jogar golfe.
Ele era bom amigo de David Niven, ♣ Randolph Scott, Clark Gable e Gregory Peck.
Niven o descreveu como "um pouco tímido, sempre caloroso, com uma propensão para piadas ♣ de colegial".
Em 1946, seu cavalo Triplicate ganhou a Hollywood Gold Cup ("Copa de Ouro de Hollywood") e San Juan Capistrano ♣ Handicap.
Permaneceu fisicamente ativo até os oitenta anos, quando começou a praticar esqueitismo no final dos seus setenta anos e foi ♣ premiado como membro vitalício da National Skateboard Society.
Aos setenta e oito anos, ele quebrou o pulso esquerdo enquanto andava de ♣ skate em jogo de ganhar dinheiro garagem.
[22] Também teve interesse em boxe e casos criminais.
Em 24 de junho de 1980, aos 81 anos, ♣ casou-se pela segunda vez.
Robyn Smith era 45 anos mais nova que ele e uma jóquei que montou para Alfred Gwynne ♣ Vanderbilt Jr.
(ela também namorou Vanderbilt na década de 1970),[23] e apareceu na capa da Sports Illustrated em 31 de julho ♣ de 1972.[24][25]
A vida de Astaire nunca foi retratada em algum filme.
[26] Ele sempre recusou permissão para tais retratos, dizendo: "Por ♣ mais que eles me ofereçam - e as ofertas cheguem o tempo todo - eu não vou vender".
[27] O testamento ♣ de Astaire incluía uma cláusula solicitando que tal representação jamais ocorresse; ele comentou: "Está lá porque não tenho nenhum desejo ♣ particular de ter minha vida mal interpretada, e é o que seria".
[28] Em 5 de dezembro de 2021, Tom Holland ♣ anunciou que ele estaria interpretando Astaire em uma próxima cinebiografia, que atraiu críticas devido à cláusula.[29]
Túmulo de Fred Astaire, no ♣ Parque Memorial de Oakwood.
Astaire morreu de pneumonia em 22 de junho de 1987, aos 88 anos.
Seu corpo foi sepultado no ♣ Cemitério do Parque Nacional de Oakwood em Chatsworth, Califórnia.
[30] Um de seus últimos pedidos foi agradecer aos fãs por inúmeros ♣ anos de apoio.
Astaire dançando nas paredes e no teto ao cantar "You're All the World", em "Núpcias Reais" (1951).
Antes de ♣ Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos ♣ eram compostos na sala de edição.
Astaire, por jogo de ganhar dinheiro vez, exigia ser filmado de corpo inteiro.
Para isso eram necessários longos ensaios ♣ - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e ♣ movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta ♣ de tragicidade.
Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo".
Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se ♣ lendário.
Michael Kidd, co-coreógrafo de Astaire no filme "A Roda da Fortuna", de 1953, descobriu que jogo de ganhar dinheiro própria preocupação com a ♣ motivação emocional por trás da dança não era compartilhada por Astaire.
Kidd mais tarde contou: "A técnica era importante para ele.
Ele ♣ dizia: 'Vamos fazer os passos.
Vamos adicionar os looks depois.'"[31]
Embora ele se visse principalmente como um artista, jogo de ganhar dinheiro arte ganhou a ♣ admiração de outros dançarinos do século XX, como Gene Kelly, George Balanchine, os Nicholas Brothers, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn, Bob ♣ Fosse, Gregory Hines, Rudolf Nureyev, Michael Jackson, e Bill Robinson.
Balanchine o comparou com Bach, descrevendo-o como "o mais interessante, o ♣ mais inventivo, o mais elegante dançarino de nossos tempos", enquanto para Baryshnikov ele era "um gênio ...
um dançarino clássico como ♣ eu nunca vi na minha vida".
"Nenhum dançarino pode assistir Fred Astaire e não saber que todos nós deveríamos estar em ♣ outro negócio", ele concluiu.
Prêmios, honras e tributos [ editar | editar código-fonte ]
Mãos e pegadas de Astaire no Teatro Chinês ♣ de Grauman.
Placa homenageando Astaire em Lismore, Waterford, Irlanda.