S.T.A.L.K.E.R.
: Call of Pripyat é um jogo de tiro em primeira pessoa & survival horror desenvolvido pela GSC Game World ⚽️ para Microsoft Windows.
É o terceiro jogo lançado na série de videogames S.T.A.L.K.E.R., após S.T.A.L.K.E.R.
: Shadow of Chernobyl e S.T.A.L.K.E.R.
: Clear ⚽️ Sky, com a narrativa do jogo e os eventos seguindo o primeiro.
Foi publicado nos territórios CIS pela GSC World Publishing ⚽️ em outubro de 2009, antes de ser lançado pela Deep Silver e Bit Composer Games na América do Norte e ⚽️ na região PAL em fevereiro de 2010 .
Cena da zona
O jogo se passa dentro da Zona de Exclusão da Usina ⚽️ Nuclear de Chernobyl na Ucrânia, dividida em três áreas conhecidas como Zaton, Yanov (includo Júpiter e Kopachy) e cidade fantasma ⚽️ de Pripyat.
Cada um deles é uma grande área jogável.
A maior parte da jogabilidade de Call of Pripyat se concentra em ⚽️ uma combinação de horror pós-apocalíptico, bem como ação de RPG tático.[1]
Receber dano geralmente causa sangramento, que o jogador deve tratar ⚽️ com suprimentos médicos.
Da mesma forma, armas sem manutenção e alguns equipamentos serão danificados pelo uso contínuo.
A condição de um item ⚽️ é exibida como um medidor próximo à entrada no inventário do jogador.
Se severamente danificado ou quebrado, um ícone vermelho HUD ⚽️ indicará isso.
A Zona apresenta uma economia limitada, com comerciantes e habitantes trocando bens e serviços por dinheiro e itens.
O sistema ⚽️ de negociação do jogo difere das edições anteriores porque armas e armaduras que se degradaram além de um certo ponto ⚽️ não podem ser vendidas até que sejam consertadas, ponto em que os custos de reparo geralmente compensam o preço de ⚽️ venda.
Os comerciantes também vendem informações sobre missões e desejam comprar documentos valiosos.
Bandidos são membros do submundo do crime que vieram ⚽️ para a Zona por diferentes motivos; ganhar dinheiro vendendo artefatos, se escondendo da lei ou negociando armas.
A Zona está cheia ⚽️ de Bandidos, variando de bandidos comuns a criminosos sérios, a maioria dos quais são membros de uma ou outra gangue.
Embora ⚽️ as gangues da Zona frequentemente lutem entre si, o elemento criminoso ainda representa um problema sério para os Stalkers normais.
Os ⚽️ bandidos são implacáveis e geralmente hostis a qualquer um que não esteja em jogar e ganhar dinheiro gangue.
Embora retratado em Clear Sky como ⚽️ uma facção unida e altamente territorial, a população Bandit em Shadow of Chernobyl consiste principalmente em grupos errantes.
A atualização tem ⚽️ três níveis de melhoria, cada um exigindo um kit de ferramentas para permitir a respectiva atualização/modificação de nível.
As ferramentas básicas ⚽️ permitirão ao jogador acessar o primeiro nível e as ferramentas finas permitirão o acesso ao segundo nível.
Os kits de ferramentas ⚽️ de calibração são encontrados apenas em Pripyat e darão acesso ao último nível.
O sistema de atualização é semelhante ao do ⚽️ Clear Sky, exceto que os negativos das atualizações são removidos.
A atualização de um determinado elemento ainda torna as opções alternativas ⚽️ de atualização indisponíveis.
Várias criaturas mutantes vagam pela Zona, a maioria das quais são hostis aos Stalkers e perseguem e atacam ⚽️ pessoas que se aproximam demais.
Inteligência artificial foi reformulado desde os dois jogos anteriores e agora oferece a essas criaturas um ⚽️ comportamento avançado e mais realista.
Novos mutantes não presentes em "Shadow of Chernobyl" e "Clear Sky" incluem o Burer, um monstro ⚽️ parecido com um anão vestindo uma capa com capuz, com poderes telecinéticos; e a Quimera, um gato semelhante a Cerberus ⚽️ com força mortal.
Várias facções residem na Zona: Solitários, Bandidos, Mercenários, Cientistas, Perseguidores Zombificados, Militares, Monólito, Dever e Liberdade, sendo os ⚽️ dois últimos motivados ideologicamente; controle e anarquia, respectivamente.
Apesar do cessar-fogo da estação de Yanov, as brigas ocasionalmente acontecem fora das ⚽️ Zonas Seguras designadas.
Em alguns pontos de Zaton e Júpiter, grupos de mercenários, neutros e hostis ao jogador, aparecem.
As relações do ⚽️ jogador com as facções são geralmente neutras.
No entanto, Zombified Stalkers e Monoliths são hostis a todos os personagens.
A cada dia, ⚽️ em momentos aleatórios no jogo, ocorrerão "emissões": o chão tremerá, uma indicação de que a estrutura danificada da Noosfera é ⚽️ incapaz de se conter por mais tempo e está prestes a ejetar quantidades letais de energia psíquica em cascata.
O jogador ⚽️ será avisado com dois minutos de antecedência sobre uma próxima explosão e deve encontrar um abrigo pré-designado para não ser ⚽️ exposto à precipitação psíquica.
O céu ficará vermelho conforme a explosão passar pela região do jogador, matando tudo fora de um ⚽️ abrigo.
O jogador pode, no entanto, sobreviver fora de um abrigo durante uma explosão se consumir drogas especiais que desligam temporariamente ⚽️ seu sistema nervoso, o que fará com que o jogador fique imune à atividade psíquica, desmaiando e acordando após a ⚽️ explosão.
Explosões podem fazer com que novos artefatos sejam gerados nos campos de anomalia.
Artefatos são encontrados dentro ou ao redor de ⚽️ anomalias.
Os jogadores precisam usar detectores especiais para trazer os artefatos para o espectro visível, pois são naturalmente invisíveis.
Cada vez que ⚽️ ocorre uma Emissão, cada campo de anomalia tem a chance de criar um novo artefato em seu rastro.
Esses artefatos podem ⚽️ ser vendidos, colocados em slots de artefatos que são incorporados a trajes que o jogador pode usar e ocasionalmente dados ⚽️ como recompensa por serviços prestados.
Principalmente, os artefatos servem como um meio de aprimorar as habilidades do jogador, dependendo de qual ⚽️ artefato o jogador colocou em seu slot de artefato.
A maioria é modular e pode ser usada em conjunto com outros ⚽️ artefatos, ou vários artefatos do mesmo tipo podem ser usados para multiplicar seus efeitos.
A maioria desses artefatos emite radiação nociva, ⚽️ limitando seu uso a curtos períodos de tempo.
Artefatos redutores de radiação podem ser usados para combater esse efeito.
No modo de ⚽️ jogo livre, o jogador pode percorrer a zona e terminar todas as missões que não foram concluídas.
O jogador também pode ⚽️ obter artefatos ocultos e desbloquear conquistas.
O jogo se passa logo após os eventos de S.T.A.L.K.E.R.
: Shadow of Chernobyl.
Após Strelok desativar ⚽️ o Brain Scorcher, multidões de perseguidores correm para o centro da Zona, na esperança de encontrar artefatos raros e outros ⚽️ rumores de tesouros.
O governo da Ucrânia aproveita esta corrida do ouro e lança a "Operação Fairway", uma missão especial de ⚽️ reconhecimento de helicóptero de grande escala destinada a explorar a área por via aérea em preparação para um ataque militar ⚽️ em grande escala contra a Usina Nuclear de Chernobyl.
Apesar dos preparativos minuciosos, a missão dá terrivelmente errado e todos os ⚽️ cinco helicópteros STINGRAY caem.
O jogador, Major Alexander Degtyarev, um perseguidor experiente e agente SBU, é enviado para a Zona para ⚽️ investigar os locais do acidente em nome do Exército.
Durante jogar e ganhar dinheiro investigação, Degtyarev descobre que os helicópteros foram desativados no ar ⚽️ por fortes choques de eletricidade.
Ele também confirma por meio de uma caixa preta de helicóptero que os sobreviventes militares foram ⚽️ para um ponto de evacuação em algum lugar de Pripyat.
No entanto, a cidade está isolada devido ao ambiente da Zona.
O ⚽️ Major finalmente encontra uma passagem subterrânea para Pripyat e reúne uma pequena equipe de perseguidores para ajudá-lo a atravessar este ⚽️ túnel.
Depois de lutar contra mutantes e a misteriosa facção Monolith, eles chegam à cidade abandonada e se unem aos militares ⚽️ sobreviventes da queda do helicóptero.
O jogador finalmente conhece o protagonista de Shadow of Chernobyl, Strelok, e descobre os segredos por ⚽️ trás da Zona, incluindo como as anomalias mudam de posição durante e após cada emissão – explicando por que os ⚽️ helicópteros caíram em primeiro lugar.
O jogo termina com os sobreviventes, Strelok, e o jogador evacuando a Zona enquanto é atacado ⚽️ por hordas de inimigos.
Antes de embarcar nos helicópteros de resgate, o jogador tem a opção de deixar a Zona para ⚽️ sempre ou ficar.
Se o jogador decidir não sair da Zona, o jogo entrará no modo de jogo livre.
Durante o modo ⚽️ de jogo livre, o jogador pode explorar áreas livremente e terminar missões secundárias, tendo a opção de sair a qualquer ⚽️ momento através de NPCs.
O final do jogo difere dependendo das ações do jogador durante o jogo.
Como o jogador lida com ⚽️ as missões do jogo e se certos NPCs estão vivos ou não no final do jogo afetam diretamente a sequência ⚽️ final.
Apesar dos finais diferentes, uma coisa que permanece a mesma é a crença de que a Zona está se expandindo ⚽️ e pode realmente abranger a Rússia e o resto da Europa.
Desenvolvimento e lançamento [ editar | editar código-fonte ]
Promoção na ⚽️ Conferência Russa de Desenvolvedores de Jogos 2009
Call of Pripyat utiliza o X-Ray Engine 1.
6, permitindo que recursos gráficos modernos avançados ⚽️ sejam totalmente integrados com o uso de DirectX 11; uma característica notável é a inclusão de GPU tessellation em tempo ⚽️ real.
Regiões e mapas apresentam cenas fotorrealistas da região que representam.
Também há amplo suporte para versões mais antigas do DirectX, o ⚽️ que significa que Call of Pripyat também é compatível com DirectX 9 a 11.
O jogo é validado pelo AMD Eyefinity.[2]
O ⚽️ jogo tem uma Edição Especial Limitada, lançada apenas na Alemanha, que traz um mapa da Zona tamanho A3, 2 patches ⚽️ de facção, uma bandana de perseguidor e um isqueiro "perseguidor", além da caixa de metal que contém o jogo.
Também foi ⚽️ lançada uma outra Edição Especial, lançada no resto da Europa, que inclui Art Cards, um mapa A2 da Zona e ⚽️ o CD da Banda Sonora.
Nos territórios da América do Norte, uma edição de colecionador foi lançada, contendo uma versão menor ⚽️ do mapa da Zona, um pôster da árvore tecnológica e adesivos.
Call of Pripyat também está disponível em vários pontos de ⚽️ distribuição digital.
Call of Pripyat recebeu críticas "favoráveis" de acordo com o site de agregação de críticas Metacritic.
[13] O jogo foi ⚽️ elogiado por seu motor bem otimizado com relativamente poucos bugs e falhas, por exemplo, GameSpot disse: "O jogo S.T.A.L.K.E.R.
mais estável ⚽️ ainda é o mais atmosférico e atraente.
"[5] Outras análises de sites anteriormente contrários aos novos títulos da série também deram ⚽️ críticas positivas a Call of Pripyat.
Enquanto Eurogamer classificou o S.T.A.L.K.E.R.
a parcela anterior da franquia (Clear Sky) foi uma decepção significativa, ⚽️ eles deram um feedback mais positivo em jogar e ganhar dinheiro análise da adição recente, dizendo "Apenas a leve sensação de desatualização impede ⚽️ que esta pontuação seja mais alta e, sem dúvida, uma vez que os mods comecem a fluir o valor pois ⚽️ o dinheiro ficará ainda melhor.
Mas há muito aqui para manter os fiéis extremamente otimistas sobre a perspectiva de uma sequência ⚽️ adequada.
E ainda não há nada por aí como S.T.A.L.K.E.R."[4]
Embora as análises do sistema de inteligência artificial do jogo tenham sido ⚽️ positivas, a GameSpot notou que a IA de combate às vezes parecia injustamente boa e que "os inimigos humanos voltados ⚽️ para longe de você têm a incrível capacidade de perceber quando você espia por uma janela atrás deles e está ⚽️ tiros notavelmente bons na calada da noite, mesmo sem lunetas de visão noturna equipadas.
" No entanto, "[D]apesar de um pouco ⚽️ de trapaça, Call of Pripyat raramente parece injusto."[5]
Call of Pripyat foi incluído no Top 100 de jogos para PC de ⚽️ todos os tempos da PC Gamer em 2011,[14] classificado em 38º lugar.
Referências