Nota: Se procura o jogo de origem alemã, veja Se procura o jogo de origem alemã, veja Bolão (esporte)
Bolão é 💻 uma modalidade de aposta, inoficiosa na maioria dos casos, que pode ocorrer de duas formas - numa, vários apostadores se 💻 juntam para adquirir uma série de cartões de apostas, aumentando assim a probabilidade de acertos, e com posterior divisão dos 💻 prêmios;[1] e a variante popular, que é a de apostar no resultado de um evento futuro, em geral esportivo como 💻 os gols de uma partida de futebol.
Bolão de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Este tipo de "bolão" é bastante 💻 difundido no Brasil, tendo sido incorporado informalmente pelas casas lotéricas como forma de vender mais bilhetes de concursos como a 💻 Mega-Sena - neste último caso tornado bastante conhecido no início de 2010, quando um grupo de apostadores do Rio Grande 💻 do Sul deixou de ganhar um prêmio recorde da loteria quando a funcionária do estabelecimento deixou de registrar os números 💻 no sistema operado pela Caixa Econômica Federal, ensejando a abertura de inquérito policial[2] e uma declaração oficial da entidade financeira 💻 negando apoio a este tipo de prática das lotéricas credenciadas.[3][4]
Bolão de prognóstico [ editar | editar código-fonte ]
Modalidade bastante difundida, 💻 sobretudo nos países hispânicos, quando recebe o nome de polla (hispanificação da palavra inglesa poll - que pode ser traduzida 💻 como apuração de votos)[5], chegando a ser institucionalizada em alguns lugares, como no Chile, em que os prognósticos são feitos 💻 por uma empresa governamental.[6]
Neste caso, as apostas são recolhidas individualmente, e cada apostador indica qual o resultado em um evento 💻 futuro, que podem ir do placar de uma partida desportiva ao número de votos de um candidato numa eleição.
Também ocorre 💻 no caso de um campeonato, em que se aposta quais equipes passarão para uma fase seguinte.[7]
Este modelo de bolão é 💻 muito utilizado no Brasil em especial na Copa do Mundo de Futebol da FIFA.
Diversos grupos de amigos, colegas de trabalho, 💻 familiares se organizam para fazer os prognósticos dos resultados dos jogos da competição através de sites e aplicativos de celular.[8]
Nota: 💻 Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há a prática de 💻 apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado é 💻 fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou, no 💻 caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas se 💻 os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora 💻 muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas desenvolvem 💻 um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no 💻 Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os dados 💻 mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em 💻 túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados 💻 em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga 💻 de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o 💻 moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora não 💻 se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco" ou 💻 "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa 💻 "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se maravilhar, 💻 sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles não 💻 têm nada mais a jogar, eles apostam a da para ganhar dinheiro no aviator liberdade e da para ganhar dinheiro no aviator pessoa na última queda do dado.
O perdedor resigna-se 💻 voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se permite 💻 ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a da para ganhar dinheiro no aviator firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter 💻 a da para ganhar dinheiro no aviator palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os 💻 primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC.
Acredita-se 💻 que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas foram 💻 realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam 💻 de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no entanto, 💻 não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de uma 💻 oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram usados 💻 para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, 💻 surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em da para ganhar dinheiro no aviator notável Summa estuda um 💻 problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) 💻 resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio a 💻 ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em da para ganhar dinheiro no aviator autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia jogado 💻 xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro General 💻 Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei 💻 Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A 💻 situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez maior 💻 de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de 💻 azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.
[8] 💻 Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma 💻 aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente falando? 💻 Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas 💻 para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA 💻 o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando 💻 dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo milhares 💻 ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de azar 💻 de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa % de 💻 vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de 10.000, 💻 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta 💻 de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo 💻 de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se é 💻 positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, 💻 afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões corretas 💻 (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o fator 💻 "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e esse 💻 sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes jogos 💻 são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de vencer.
Os 💻 outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta, o 💻 lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a partir 💻 de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de apostas, 💻 ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os riscos") 💻 em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o resultado 💻 da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em que 💻 tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com o 💻 mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | 💻 editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de cartas que é 💻 jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com a 💻 do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em da para ganhar dinheiro no aviator 💻 variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida.[ 💻 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição das 💻 cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O jogo 💻 de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte 💻 dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer 💻 de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas 💻 e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade O 💻 gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito com 💻 base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao pôquer 💻 que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10 , 💻 J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são: não 💻 é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e é possível se fazer 💻 quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado com 💻 dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto 💻 de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao 💻 comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre 💻 jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.