Como jogar Espadas?
Espadas é um jogo de vaza para quatro jogadores. Você (macaco
marrom) e seu parceiro robô de computador 💴 (pássaro amarelo) são uma equipe. A segunda
equipe consiste nos outros dois bots de computador (lontra azul e raposa vermelha).
O
💴 maior ranking de cartas é o Ás e o menor é o 2. Espadas são sempre o naipe de trunfo.
💴 Isso significa que qualquer carta de espadas vence qualquer carta que não seja de
espadas de qualquer classificação.
No jogo de 💴 espadas, existem várias rodadas. Cada
rodada é dividida em jogar na quina via internet duas etapas: dar lances e jogar. A etapa de jogo 💴 de cada
rodada consiste em jogar na quina via internet 13 turnos (também chamados de "vaza").
O primeiro jogador é
escolhido aleatoriamente.
Apostando
Depois que as cartas 💴 são distribuídas, cada jogador
olha para suas cartas e anuncia o número de vazas que acha que pode ganhar - 💴 isso é
chamado de "aposta". O primeiro jogador a apostar na primeira rodada é escolhido
aleatoriamente. Nas próximas rodadas, a 💴 vez da aposta é de quem tirar o maior número ao
girar no sentido horário. Uma vez realizadas, as apostas 💴 não podem ser alteradas.
O
objetivo do jogo é que cada equipe ganhe o número combinado de vazas que
apostaram..
"Nula" é 💴 uma aposta de 0 vaza. Um jogador que oferece Nula declara que não
ganhará nenhuma vaza durante a rodada. Há 💴 um bônus extra para uma aposta Nula
bem-sucedida e uma penalidade para uma Nula fracassada. A equipe ainda precisa ganhar 💴 o
número de vazas que o parceiro que apostou Nulo realizou. Se o apostador da Nula fizer
pelo menos uma 💴 vaza, a aposta Nula falha.
Jogando
Após a aposta, a rodada começa. Há 13
vazas em jogar na quina via internet cada rodada. O primeiro jogador 💴 a fazer uma aposta começa a rodada e pode
jogar qualquer carta, exceto uma de espadas. Os jogadores jogam em 💴 jogar na quina via internet turnos, no
sentido horário. Cada jogador deve jogar uma carta do mesmo naipe que o primeiro
jogador, se tiver 💴 uma carta deste naipe. Se um jogador não tiver uma carta do naipe
principal, ele pode jogar uma carta de 💴 qualquer naipe, incluindo espadas.
Depois que a
primeira carta de espadas é jogada, as espadas são "quebradas". Um jogador pode jogar
💴 espadas somente depois que as espadas forem quebradas, a menos que todas as cartas
restantes sejam espadas.
Se uma espada foi 💴 jogada durante uma vaza, o jogador que jogou
a maior espada ganha a vaza. Se nenhuma carta de espadas foi 💴 jogada durante uma vaza, o
jogador que jogou a carta mais alta do naipe principal ganha a vaza. O jogador 💴 que
ganha uma vaza lidera a próxima.
Pontuação
Uma equipe que ganhou pelo menos tantas
vazas quanto jogar na quina via internet aposta combinada recebe uma 💴 pontuação igual a 10 vezes seu
lance.
Quaisquer vazas adicionais sobre a aposta são chamadas de sobrevazas e valem um
ponto 💴 cada. Toda vez que uma equipe acumula dez ou mais sobrevazas, 100 pontos são
deduzidos de jogar na quina via internet pontuação e quaisquer 💴 sobrevazas além de dez são transferidas para o
próximo ciclo de dez sobrevazas.
Uma equipe que não ganhou pelo menos tantas 💴 vazas
quanto foi apostado, perde pontos iguais a 10 vezes o lance.
Uma aposta Nula
bem-sucedida dá à equipe do apostador 💴 Nulo 100 pontos, e um lance Nulo fracassado deduz
100 pontos da pontuação da equipe. Isso é somado aos pontos 💴 ganhos ou perdidos pelas
vazas feitas pelo parceiro do apostador Nulo.
Na nossa variação do jogo, se uma aposta
nula falhar, 💴 as vazas ganhas pelo apostador nulo que falhou contam para fazer o lance
do parceiro. Quaisquer vazas ganhas na aposta 💴 são consideradas sobrevazas, como de
costume.
O caso em jogar na quina via internet que uma equipe vence todas as 13 vazas de uma rodada 💴 é chamado
de "Boston".
A equipe com a maior pontuação que exceder 500 pontos ganha o jogo
inteiro.
Dicas profissionais
A melhor estratégia 💴 de aposta para iniciantes é apostar 1
para cada Ás de naipes sem espadas e 1 para cada espada alta 💴 (A, K, Q, J e 10). Reis de
naipes que não sejam de espadas às vezes aceitam vazas se o 💴 jogador tiver várias cartas
desse naipe.
Se a jogar na quina via internet equipe apostar Nulo, jogar na quina via internet maior prioridade deve ser proteger o
lance Nulo 💴 da jogar na quina via internet equipe - ele tem a penalidade mais alta se falhar.
Se o seu parceiro
der zero, você pode precisar 💴 sacrificar algumas das suas melhores cartas para salvar o
zero - dê um lance um pouco menor do que normalmente 💴 faria.
Não aposte Nulo se você
tiver cartas vencedoras óbvias - principalmente Ás de espadas.
Não aposte nulo se seu
parceiro apostar 💴 Nulo - é quase impossível para um time evitar ganhar todas as 13
vazas.
"Armar" para os oponentes - impedindo-os de 💴 atingir jogar na quina via internet aposta - pode valer a
pena levar uma ou duas sobrevazas.
Se um oponente apostar Nulo, ele evitará pegar 💴 vazas
a todo custo. Isso pode permitir que você ganhe vazas mais baratas - você pode querer
dar lances mais 💴 altos do que normalmente faria.
Níveis de dificuldade