A Banda Eva é uma banda de axé brasileira.
Iniciado em 1977 como um grêmio estudantil, o Eva se tornou um ♠ bloco carnavalesco em 1980, desfilando pelas ruas de Salvador anualmente comandando por diversos artistas conceituados – Aderson Cirne, Jota Morbeck, ♠ Carlinhos Caldas, Luiz Caldas, Marcionílio, Ricardo Chaves e Durval Lélys – apenas nos cinco dias de festança.
[1] Em 1993, visando ♠ o alcance do projeto, os empresários decidiram transformar o Eva em uma banda, a qual estreou liderada por Ivete Sangalo.
[2] ♠ Após três anos de sucesso no nordeste, o grupo ganhou destaque nacional em 1996, com o disco Beleza Rara, antecessor ♠ de seu maior sucesso, o registro Banda Eva Ao Vivo, que vendeu 2 milhões de cópias e projetou a vocalista ♠ como um dos maiores nomes do axé, além da faixa-título "Eva" como uma marca da banda, Ivete frente a Banda ♠ Eva vendeu cerca de 6 milhões de cópias.
[2] Em 1999, após seis anos com seis discos lançados e comandado como ♠ "Me Abraça", "Arerê", "Eva", "Carro Velho", "Levada Louca" e "Beleza Rara", Ivete deixa a banda para seguir carreira solo.[3]
Emanuelle Araújo ♠ assume os vocais, ficando por apenas 3 anos – nos quais retiraram-se canções como "Chuva de Verão" e "Pra Lá ♠ e Pra Cá" – em uma fase conturbada da banda, que sofreu pelas comparações com a cantora anterior, fazendo com ♠ que vocalista e empresários entrassem em acordo para que ela deixasse o Eva após o Carnaval de 2002.
[4] Apostando em ♠ um vocal masculino para renovar a imagem da banda e evitar novas controvérsias com o público, Saulo Fernandes assume a ♠ liderança, na qual ficou por onze anos e lançou seis discos, extraindo sucessos como "Não Me Conte Seus Problemas", "É ♠ do Eva", "Rua 15", "Toda Linda", "Circulou" e "Preta".
[5] Resgatando as raízes do axé, Saulo mudou a concepção da banda ♠ e imprimiu uma personalidade regional, com canções direcionadas às vertentes africanas empregadas na música baiana, deixando o Eva no Carnaval ♠ de 2013.
[6] Naquele ano Felipe Pezzoni assume os vocais.[7]
Desde 1993 a Banda Eva vendeu 8 milhões de discos, se tornando ♠ uma das bandas de maior reconhecimento do axé, responsável pela descoberta e lançamento de grandes nomes da música – cantores ♠ e músicos – e um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador.[8]
1977–92: Grêmio e Bloco Eva [ editar | ♠ editar código-fonte ]
Em 1977, um grupo de onze amigos do Colégio Marista, de Salvador, – formado por Ademarzinho, André Silveira, ♠ Jorginho Sampaio, Ricardo Martins, Jonga Cunha, Maurício Magalhães, Hunfrey Ataíde, Guto Almendra, Eduardo Gil, Pernambuco e Cyro Coelho – decidiu ♠ criar um grêmio para se reunir fora dos domínios escolares, podendo festejar e tocar juntos canções de ijexá e frevo.
[9] ♠ O grêmio se reunia frequentemente no sítio de Ademarzinho, localizado na Estrada Velha do Aeroporto, sendo batizado como Eva, uma ♠ abreviação do nome da avenida, portanto sem ligação alguma com a história bíblica de Adão e Eva, como erroneamente pensava-se.
[10] ♠ Em 11 de fevereiro de 1980, durante uma das reuniões, os fundadores decidem transformar o grêmio em um bloco carnavalesco, ♠ uma vez que haviam se formado no colégio e não queriam perder o contato frequente, podendo se reunir no Eva ♠ para selar a amizade.
[11] Em 4 de junho de 1980 foi realizada a primeira festa do bloco Eva na Casa ♠ de Festejos, na qual tocou o Chiclete com Banana – na época ainda Scorpius.[10]
Em 27 de fevereiro de 1981 o ♠ Eva saiu as ruas pela primeira vez como um bloco, tendo como vocalista daquele ano com Aderson Cirne, recém saído ♠ do Chiclete, além do guitarrista Gato e de Levi Pereira, baixista que viria a formar o Asa de Águia anos ♠ depois.
[12] Em seu primeiro ano, o Eva diferenciou-se dos outros trios elétricos por utilizar alto-falantes nas laterais para melhor a ♠ qualidade do som e fazê-lo chegar mais distante em um público maior, sistema idealizado por Carlos Correa (Gordinho) e Carlos ♠ Muller e tornando-se único aos demais trios da época, que utilizavam cornetas Selenium com menor alcance.
[13] Em 1982 o bloco ♠ foi as ruas puxado por Jota Morbeck, que cantou pela primeira vez "Eva", faixa da banda Rádio Táxi que seria ♠ gravada pelo Eva anos mais tarde, quando se tornasse banda.
[14] Em 1983 quem subiu no trio elétrico do Eva foi ♠ Carlinhos Caldas.
[15] Em 1984 Jota Morbeck voltou a assumir o bloco e, em jogo dos famosos para ganhar dinheiro homenagem, lançou o compacto Trio Elétrico ♠ Eva e Banda Eva com duas canções, "Sempre no Eva" e "Frevo Eva", sobre o Eva.[16][17]
Em 1985 o Eva e ♠ o Camaleão foram os dois primeiros trios elétricos a percorrerem o Circuito Barra-Ondina, saindo do Farol da Barra e indo ♠ até a Praia de Ondina, inaugurando a nova rota, uma vez que até então existia apenas o Circuito Osmar.
[10] Naquele ♠ ano Jota dividiu os dias do bloco com Luiz Caldas, sendo que ambos artistas puxaram o trio em dias alternados.
[18] ♠ Nos Carnavais de 1986 e 1987 Marcionílio esteve a frente do Eva, sendo que o cantor compôs a canção "Eva ♠ Alegria" especialmente para se apresentar.
[19] Ainda no Carnaval de 1986, Daniela Mercury foi descoberta pelos empresários do Eva e contratada ♠ como backing de Marcionílio, sendo que a cantora ficou no posto até 1989 fazendo os vocais de apoio anualmente.
[20][21] Em ♠ 1988 o Eva fechou uma parceria longínqua com Ricardo Chaves, que se tornou puxador do trio durante cinco Carnavais, até ♠ 1992, e compôs "Eu Vou no Eva" em homenagem ao bloco para interpretar em seu primeiro Carnaval como puxador.[22]
1993–96: Fundação ♠ da Banda Eva com Ivete Sangalo [ editar | editar código-fonte ]
Ivete Sangalo como vocalista do Eva em 1997.
Em 1993 ♠ o Asa de Águia fecha parceria com o Eva para assumir o bloco até o Carnaval de 1995, sendo que ♠ Durval Lélys compõe a faixa "Leva Eu" em homenagem.
[23] Neste ano o Eva lançou o primeiro abadá composto por um ♠ shorts e uma camiseta curta, substituindo as mortalhas até o joelho e de malha utilizada até então.
[24] A ideia foi ♠ desenvolvida pelo estilista Pedrinho da Rocha e passou a ser adotada pelos demais blocos nos anos seguintes, seguindo a tendência ♠ desenvolvida para o Eva.
[25] Após o Carnaval, Jonga Cunha, um dos fundadores, percebeu o alcance do Eva e seu crescimento ♠ anual com o público, decidindo transformar o bloco em uma banda para expandir seu sucesso.
[10] Para o posto de vocalista, ♠ o produtor convidou Ivete Sangalo, cantora que ele já empresariava desde agosto de 1992, quando iniciou-a na carreira em pequenas ♠ apresentações pelo interior da Bahia, as quais lhe renderam o Troféu Caymmi como revelação.
[26] Jonga buscou alguns músicos experientes da ♠ Bahia para fazer parte da formação original da banda, fechando contrato com o saxofonista Paulinho Andrade, o percussionista Alexandre Lins, ♠ o guitarrista Rudnei Monteiro, o baterista Nairo Elo, o baixista Moisés Gabrielli e o tecladista Marcelo Alves.[27]
O primeiro show oficial ♠ como Banda Eva ocorreu em 23 de junho no Bahia Othon Palace Hotel.
[27] Em 1 de dezembro de 1993 é ♠ lançado o primeiro álbum, o homônimo Banda Eva, pela Sony, tendo sido gravado no Estúdio WR e produzido por Jorge ♠ Cunha e Jorginho Sampaio.
[28] Um único single foi extraído do trabalho, "Adeus Bye Bye", citando a cultura afro-brasileira e a ♠ influência do Ilê ayê na música baiana.
[29] A canção conquistou notoriedade no nordeste quando Maria Bethânia incluiu-a em jogo dos famosos para ganhar dinheiro turnê, ♠ dando reconhecimento ao Eva.
[30] Apesar de não extrair outros singles, o disco vendeu 100 mil cópias.
[31] Em 1994 a banda ♠ assina com a PolyGram e, em 1 de maio, é liberado o segundo álbum, Pra Abalar, assinado pelos mesmos produtores ♠ e embalado pela sucesso de "Flores (Sonho Épico)".
[32] Os singles seguintes, "Alô Paixão" e "Pra Abalar", agitaram o Carnaval do ♠ ano posterior.
[27] O álbum vendeu 150 mil cópias.
[31] No Carnaval de 1995 Ivete puxou o bloco Adão, criado especialmente para ♠ ela naquele ano, uma vez que o Eva estava sob o comando do Asa de Águia.[27]
Naquele ano, a banda realizou ♠ um show para 65 mil pessoas em Fortaleza, o qual foi assistido pela apresentadora Xuxa, que declarou ter ficado admirada ♠ e decidiu apadrinha-los, levando-os no Xuxa Park, o primeiro programa que o Eva participou em âmbito nacional.
[33] Apesar da grande ♠ repercussão no nordeste, onde o Eva realizava shows com milhares de pessoas, a banda ainda era desconhecido no sul e ♠ sudeste pela dificuldade de artistas de axé atingirem as rádios, tendo o programa aberto caminho para o reconhecimento em todo ♠ país e fazendo com que "Alô Paixão" e "Flores (Sonho Épico)", lançadas anos antes, conquistassem sucesso tardio nas principais rádios ♠ do país.
[33] Em 11 de junho é liberado o terceiro álbum, Hora H, produzido por Marco Mazzola, que trabalhava com ♠ os grandes artistas.
[34] O disco foi apresentado pela primeira vez no Domingão do Faustão, onde o primeiro single, "Me Abraça", ♠ foi entoado por toda plateia, se tornando a primeira faixa de repercussão nacional.
[35] O álbum ainda teve como lançamentos "Pegue ♠ Aí" e "Manda Ver", aposta do Carnaval daquele ano e que se tornou uma das mais executadas, vendendo ao todo ♠ 200 mil cópias.[36]
1996–99: Auge do sucesso e saída de Ivete [ editar | editar código-fonte ]
Ivete durante show do Eva ♠ em 1997.
No Carnaval de 1996 a banda assume o controle do bloco, uma vez que havia terminado o contrato com ♠ o Asa de Águia e os empresários avaliaram que Ivete já havia adquirido experiência suficiente para comanda-lo, naquela época o ♠ maior bloco carnavalesco de Salvador.
[37] Pouco antes do registro do novo material, o baterista Nairo Elo anuncia jogo dos famosos para ganhar dinheiro saída do ♠ grupo, sendo substituído por Toinho Batera, tendo ainda a entrada de Leonardo Costa para reforçar a percussão.
[36] Em 13 de ♠ junho é lançado o quarto álbum, Beleza Rara, que vendeu 500 mil cópias e conquistou a primeira certificação da banda, ♠ disco de ouro pelo Pro-Música Brasil.
[36][38] A faixa título foi lançada como primeiro single e atingiu rapidamente a primeira posição ♠ nas rádios brasileiras.[39]
Para potencializar jogo dos famosos para ganhar dinheiro imagem, o Eva lançou seu primeiro videoclipe, gravado em Angra dos Reis, aproveitando o cenário ♠ para também gravar o vídeo de "Tic, Tic Tac", versão de Carrapicho para o nordeste.
[40] Nesta época o grupo já ♠ frequentava grandes programas de televisão e, em 26 de agosto, se apresentou pela primeira vez no Fortal, o principal evento ♠ do axé fora do Carnaval.
[41] Em 23 de janeiro de 1997 o Eva se apresenta como atração principal do evento ♠ da Marinha do Brasil pela candidatura do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2004.
[42] "Levada Louca", lançada como segundo single, se ♠ tornou um dos maiores sucessos do Carnaval daquele ano.
[37] Para coroar a boa fase que viviam, o Eva deixa a ♠ PolyGram e assina com a Universal para lançar de seu primeiro álbum ao vivo, gravado em 4 de março na ♠ área externa do Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.
[43] Em 7 de julho é lançado o disco Banda Eva Ao ♠ Vivo, embalado pela versão de "Eva", que rapidamente se torna seu maior sucesso, além da canção-marca da banda.[43]
O segundo single, ♠ "Vem Meu Amor", repetiu o feito e marcou o verão daquele ano.
[37] A aposta do Carnaval de 1998, "Arerê", despontou ♠ como um dos principais sucessos daquele ano.
[37] Além disso, o Eva lançou naquele ano o abadá de material 100% poliéster, ♠ inspirado pelas vestes esportivas, evitando a absorção de suor, revolucionando o modelo utilizado até então, fazendo com que outros artistas ♠ adotassem o mesmo molde em seus abadás.
[44] Como último single foi escolhido "Leva Eu", composta por Durval Lélys em 1993 ♠ durante o período em que o Asa de Águia comandou o bloco Eva e que se tornou uma marca nos ♠ shows, embora só tenha sido lançada cinco anos depois.
[37] Ao todo o disco vendeu 2 milhões de cópias e conquistou ♠ o disco de diamante, sendo a maior certificação de uma banda de axé.
[45][38] Em julho, quando Xuxa ausentou-se do Planeta ♠ Xuxa para ter jogo dos famosos para ganhar dinheiro filha, Ivete passou a comandar o programa durante a licença-maternidade.[46]
Em setembro é anunciado que o grupo ♠ lançaria seu primeiro álbum de vídeo, gravado do show realizado na casa de espetáculos Olympia, em São Paulo, porém isso ♠ nunca veio a acontecer e, apenas muitos anos mais tarde, o registro foi disponibilizado no Youtube.
[47] 1 de outubro é ♠ lançado o sexto disco, Eva, Você e Eu, que trazia como carro-chefe "Carro Velho", sucesso no Carnaval do ano seguinte ♠ e que teve o videoclipe estreado na MTV Brasil.
[48] Em janeiro é lançado "De Ladinho", o segundo single do álbum ♠ e último com Ivete Sangalo como vocalista, que anunciou que deixaria a banda após o Carnaval para dedicar-se a carreira ♠ solo, avaliado pelos empresários que jogo dos famosos para ganhar dinheiro imagem havia ultrapassado os limites do Eva e se tornar uma artista própria lhe ♠ proporcionaria mais expansão.
[49][50] Ao todo o álbum vendeu 700 mil cópias e conquistou o disco de platina.
[51][38] Em 16 de ♠ fevereiro de 1999 Ivete faz jogo dos famosos para ganhar dinheiro despedida do Eva durante a terça-feira de Carnaval, sendo que a maioria dos músicos ♠ decidiu acompanha-la em carreira solo, deixando também a banda.[37]
Emanuelle no Eva em 2000.
No final de 1998, após Ivete revelar para ♠ os empresários que deixaria a banda no início do próximo ano, os empresários começaram a buscar uma nova vocalista, cogitando ♠ nomes como Gilmelândia – uma fita demo havia chegado nas mãos da banda, porém a cantora já havia fechado com ♠ a Banda Beijo – e Carla Visi, que havia deixado o Cheiro de Amor, mas optou pela carreira solo.
[52] Catia ♠ Guimma, da banda Patrulha, chegou a negociar com o grupo, porém Jonga Cunha decidiu convidar Emanuelle Araújo, cantora iniciante que ♠ havia sido contratada pela Companhia Clic seis meses antes, decidindo comprar seu passe, sendo que ela realizou apenas uma apresentação ♠ no grupo anterior.
[1] O saxofonista Paulinho Andrade, o baixista Moisés Gabrielli e o tecladista Marcelo Alves foram os únicos da ♠ formação original a permaneceram na banda, juntando-se a eles Nino Moura na guitarra, Ricardo Guerra e Rodrigo Suit na percussão ♠ e Fabio Slow na bateria.[53]
Aproveitando a boa recepção do primeiro ao vivo, o grupo grava Banda Eva Ao Vivo II, ♠ lançado em 19 de novembro e contendo canções que ficaram de fora do anterior, além de inéditas.
[54] O primeiro single, ♠ "Chuva de Verão", foi apresentado com exclusividade no Domingão do Faustão.
[55] No Carnaval de 2000 Emanuelle assumiu o bloco pela ♠ primeira vez com o single "Pra Lá e Pra Cá", ganhando o prêmio de revelação pelo Troféu Dodô e Osmar.
[55] ♠ Tendo como último single "Oh Dó", o álbum vendeu 150 mil cópias.
[56] Sua entrada foi muito criticada pela imprensa, que ♠ classificou como uma "elitização do Carnaval", uma vez que foi escolhida uma universitária da alta classe e sem experiência com ♠ trio elétrico em vez de alguém com bagagem carnavalesca.
[57] Em 7 de novembro de 2000 é lançado o inédito Experimenta, ♠ vendendo um total de 100 mil.
[58] O primeiro single, "My Love", foi apresentada pela primeira vez no Planeta Xuxa[59] No ♠ Carnaval de 2001 a banda enfrentou dificuldades para vender seus abadás, uma vez que boa parte do público havia focado-se ♠ na carreira solo de Ivete, e o Eva teve que ceder o bloco 4 dias para o Timbalada, indo às ♠ ruas apenas na segunda-feira.[52]
A aposta carnavalesca daquele ano, "Levada do Amor", não gerou bons resultados nas rádios e a banda ♠ gravou rapidamente "Dê no Que Der" como outra alternativa.
[52] Logo após, a banda se apresentou no tradicional Festival de Montreux, ♠ na Suíça.
[60] Pelas fracas vendas e instabilidade de promover a banda até mesmo dentro do meio carnavalesco naquela fase, a ♠ Universal rompeu com o Eva no final daquele ano.
[60] Enfrentando a pressão do público pelas comparações com Ivete, além da ♠ cobrança comercial pela vendas terem diminuído, Emanuelle anunciou que sairia do Eva após o Carnaval de 2002.
[60] Por não ter ♠ nenhum trabalho inédito lançado, a banda gravou "Passinho do Amor" para o Carnaval de 2002, incluída apenas na coletânea Axé ♠ Bahia 2002.[52]
2002–07: Saulo Fernandes e reestruturação [ editar | editar código-fonte ]
Saulo no Eva em 2004.
No início de 2002, Jonga ♠ Cunha contatou Saulo Fernandes, que era vocalista do Chica Fé, para ocupar o posto que seria deixado por Emanuelle, uma ♠ vez que o cantor já era produzido por ele.
[61] A escolha de um vocalista masculino foi uma estratégia pensada para ♠ o Eva não sofrer a mesma instabilidade de público e rejeição de imprensa que ocorreu na fase anterior, procurando criar ♠ uma nova imagem e reestruturar o estilo da banda com Saulo trazendo elementos e afro e reggae de suas experiências ♠ anteriores.
[62] A banda também teve outras alterações, saíndo os músicos que estavam nos últimos anos e entrando novos nomes.
[62] Logo ♠ nos primeiros meses o Eva assinou com a Abril Music e lançou seu novo álbum, Pra Valer, embalado pelo single ♠ "Coisa Linda" e, posteriormente, a aposta do verão, "Minha Menina".
[63] O álbum vendeu 30 mil cópias.
[64] Em fevereiro de 2003, ♠ porém, a Abril anuncia o fechamento, deixando o Eva e outros 38 artistas sem gravadora inesperadamente, o que interferiu na ♠ divulgação do álbum, que não teve promoção nas rádios e mais tiragens, tornando-o difícil de se encontrar nas lojas.
[65] Logo ♠ após o Eva acerta seu retorno para a Universal.[62]
Saulo durante show em 2005.
Originalmente, a banda pretendia gravar um álbum ao ♠ vivo no Tocantins, em 4 de julho.
[61] O projeto, porém, foi gravado em 30 de julho em Salvador, sendo lançado ♠ em 7 de dezembro sob o nome de É do Eva - Ao Vivo.
[66][67] A faixa-título se tornou um dos ♠ grandes sucessos do Carnaval de 2004, além de uma das marcas da banda.
[68] O segundo single, "Duas Medidas", foi o ♠ primeiro a ganhar um videoclipe desde a saída de Ivete.
[69] O álbum ainda teve como singles "Querer" e "Mais do ♠ Que Preciso", vendendo 70 mil cópias.
[64] Nesta época o Eva renovou jogo dos famosos para ganhar dinheiro banda para dar mais profissonalismo no palco, dispensando ♠ os músicos considerados ainda inexperientes e permanecendo apenas o guitarrista e o baterista, além de passar a integrar o grupo ♠ outros por músicos com maior carga na carreira, incluindo Adriano Gaiarsa nos teclados, Léo Pinheiro no baixo, Marcelus Leone no ♠ saxofone, Alcione Rocha no trompete e trombone, além de três percussionistas pela primeira vez na banda – Alan Toreba,Rudson Daniel ♠ e Fabrício Scaldaferri.[62]
Em 28 de junho a banda grava seu primeiro DVD em comemoração dos 25 anos no Riocentro, no ♠ Rio de Janeiro, trazendo a participação das duas antigas vocalistas, Ivete Sangalo e Emanuelle Araújo, além de antigos puxadores do ♠ bloco, Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Durval Lélys e Marcionílio.
[70] O primeiro single, "Não Me Conte Seus Problemas", foi lançado em ♠ dueto com Ivete e atingiu a primeira posição nas rádios, se tornando o maior sucesso do Eva daquela fase.
[71] Banda ♠ Eva 25 Anos Ao Vivo foi lançado em 17 de setembro, trazendo no repertório canções em jogo dos famosos para ganhar dinheiro maioria da gestão ♠ de Saulo, salvo os duetos.
[70] O apoio de Ivete trouxe no trabalho do Eva ajudou a banda a ganhar reconhecimento ♠ nacional novamente, abrindo espaço nas rádios do sudeste.
[62] O álbum também teve como singles "Refrão" e "Anjo", com a participação ♠ de Daniela Mercury, que foi gravada em estúdio separadamente do show e gerou um videoclipe com a mesma.
[72] No Carnaval ♠ de 2007 a aposta foi "Loucura Maior", fechando a divulgação do trabalho.
[62] O álbum vendeu, ao todo, 100 mil cópias ♠ e o DVD 25 mil, conquistando o disco de ouro, consolidando a imagem do Eva como uma banda que conseguiu ♠ se reestruturar.[64][73][38]
2007–13: Nova identidade e saída de Saulo [ editar | editar código-fonte ]
Eva no Carnaval de 2013.
Em 2007 a ♠ banda rompe com a Universal e assina com a Som Livre buscando uma maior autonomia.
[74] Em 24 de junho o ♠ percussionista Fabrício Scaldaferri falece de uma infecção generalizada causada pela doença meningocócica e a banda cancela os shows das duas ♠ semanas seguintes.
[75][76] Em 20 de novembro é lançado o terceiro álbum ao vivo seguido, Veja Alto, Ouça Colorido, que trouxe ♠ um repertório majoritariamente inédito, exceto pelas faixas "Eva" e "Me Abraça", além de um bônus na versão em DVD em ♠ homenagem ao percussionista morto.
[77] O disco foi marcado pela mudança de identidade do Eva, que passou a valorizar os tambores ♠ e as raízes africanas dentro de jogo dos famosos para ganhar dinheiro música e incorporar elementos mais consistentes do reggae, além de ter autonomia para ♠ adotar também um visual escolhido pelos próprios músicos, com batas e estampas afros.
[78] Além disso, o disco foi o primeiro ♠ a não trazer a banda na capa, sendo um pedido de Saulo, que explicou a necessidade de não vender mais ♠ a imagem, mas apenas jogo dos famosos para ganhar dinheiro musicalidade.
[78] Logo o primeiro single, "Rua 15", já trouxe essa concepção, citando a vivência soteropolitana, ♠ a etimologia do Obá e o refrão em chócue.
[78] Saulo criou o personagem Zuma para aparecer no videoclipe.[78]
"Diz que Vai ♠ Voltar" foi escolhido como segundo single e "Só Por Ti" veio logo na sequência, com um videoclipe gravado em Nova ♠ Iorque.
[79] Para divulgar o disco, a banda lançou a turnê EvaNave, que trazia um cenário em formato de nave espacial.
[80] ♠ "Toda Linda", lançado como último single, foi escolhida como aposta para o Carnaval de 2009 e se tornou uma das ♠ canções mais executadas nas rádios baianas naquele verão.
[81] Em 15 de agosto o Eva lança seu novo single, "Lugar da ♠ Alegria", que viria a fazer parte próximo disco da banda, atingindo a primeira posição no Billboard Hot Regional Salvador.
[82] Em ♠ 18 de outubro é lançado o décimo terceiro álbum do Eva, Lugar da Alegria, o primeiro gravado em estúdio em ♠ sete anos, trazendo as participações especiais de Ninha, Margareth Menezes, Tatau e Carlinhos Brown.
[83] Seguindo a tradição de álbuns visuais, ♠ em 11 de novembro é lançado o DVD ao vivo Lugar da Alegria, referente ao show do álbum.
[84] A turnê ♠ iniciou-se no mesmo dia, com um show realizado no Teatro Castro Alves e a venda dos ingressos totalmente revertida para ♠ instituições de caridade.
[84] "Tudo Certo na Bahia", com a participação de Ninha, foi liberado em 29 de dezembro como segundo ♠ single e tema do Carnaval do próximo ano, atingindo a primeira posição.[85]
"Tão Sonhada", escrita por Saulo em homenagem a seus ♠ filhos, foi escolhida como terceiro single e lançada em 13 de julho de 2010.
[86] A faixa chegou na posição numero ♠ dois na tabela regional.
[87] Em outubro o disco recebe uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Regional ♠ ou de Raizes Brasileiras, sendo o maior reconhecimento recebido pelo Eva, solidificando jogo dos famosos para ganhar dinheiro imagem.
[88] Em 29 de novembro "Agradecer" é ♠ lançada como quarto e último single, tema do Carnaval do ano seguinte, marcando o terceiro primeiro lugar na Billboard regional ♠ de Salvador.
[89] Em maio de 2011 o Eva entra em estúdio para gravar seu novo álbum, batizando-o de CNRT e ♠ publicando todos os bastidores da gravação semanalmente no site da banda.
[90] Em 11 de outubro é lançado "Circulou" como primeiro ♠ single do projeto, que atingiu a primeira posição no regional de Salvador e trinta e sete na Brasil Hot 100 ♠ Airplay.
[91] A canção foi condecorada como a melhor canção do Carnaval nos três principais prêmios da música baiana – Troféu ♠ Band Folia, Troféu Castro Alves e Troféu Dodô e Osmar.
[92][93][94] Além disso, a canção levou também o prêmio do Troféu ♠ Bahia Folia pela primeira vez na carreira.[95]
Em 20 de janeiro é lançado o décimo quarto álbum, CNRT - Conexão Nagô ♠ Rede Tambor, contendo trinta canções, divididas em um disco duplo.
[96][97] Em 27 de abril é lançado o segundo single, "Sei".
[98] ♠ Nesta época surgiram os primeiros rumores de que Saulo deixaria o comando da banda, porém o cantor negou que isso ♠ viria a acontecer.
[99] Em 7 de novembro, porém, Saulo anuncia que deixaria o Eva realmente após o Carnaval de 2013 ♠ para seguir carreira solo, revelando que não poderia falar sobre o assunto anteriormente por questões contratuais até tudo estar acertado ♠ com os empresários.
[100] Em 2 de dezembro é lançado o último single do álbum e de Saulo como vocalista, "Preta", ♠ que rapidamente atinge a primeira posição na tabela regional e se torna uma das canções mais marcantes do Eva.
[101] Em ♠ 12 de fevereiro de 2013 o vocalista se despede da banda em seu último dia de Carnaval comandando o bloco.
[102] ♠ Com a saída de Saulo, os músicos também decidiram deixar o Eva e integrar a banda do cantor em jogo dos famosos para ganhar dinheiro ♠ carreira solo.[103]
Felipe canta em um bote levado pelo público no Carnaval de 2017.
Em busca de um novo nome para assumir ♠ a banda, os empresários chegaram a cogitar Ana Mametto e Sâmya Maia, vocalista do Magníficos.
[104][105] Felipe Pezzoni, que na época ♠ era vocalista da Mil Verões, assumiu o Eva após o Carnaval de 2013, trazendo consigo uma banda completamente renovada com ♠ músicos mais novos – uma vez que os que estavam até então seguiram com Saulo para jogo dos famosos para ganhar dinheiro carreira solo.
[106] Logo ♠ no primeiro mês a banda libera na internet uma regravação de "Naná Naná", originalmente do álbum Hora H, de 1995.
[107] ♠ Em 21 de agosto é lançado o primeiro single oficial com Felipe, "Simplesmente".
[108] O décimo quinto álbum, também intitulado Simplesmente, ♠ é liberado em 12 de novembro de forma independente.
[109] "Se Joga Por Cima de Mim" é escolhida como tema do ♠ Carnaval de 2014 e liberada como segundo single em 12 de janeiro.
[110] Por seu desempenho, Felipe foi condecorado naquele Carnaval ♠ como revelação pelo Troféu Band Folia, Troféu Castro Alves e Troféu Dodô e Osmar.[111][112][113]
"No Meu Jardim" foi escolhido como último ♠ single e se tornou a primeira faixa da fase a entrar na Billboard Hot Regional Salvador, em número dez.
[114][115] Em ♠ 8 de dezembro é lançada a faixa inédita "Feminina" como tema do Carnaval 2015.
[116] "Moinhos de Amor" foi lançada na ♠ sequência, trazendo um videoclipe gravado em parceria com a VEVO para divulgação da banda.
[117] Em maio a banda assina com ♠ a Universal novamente e grava o primeiro DVD de jogo dos famosos para ganhar dinheiro nova fase em 23 de maio, no Hotel Tivoli, em ♠ São Paulo.
[118] O primeiro single oficial do projeto, "Brindar", foi liberado em 14 de agosto e viria a ser trabalhada ♠ com mais cuidado para se tornar tema do próximo Carnaval.
[119] O lançamento do décimo sexto álbum, Sunset, foi gravado ao ♠ vivo e lançado em 13 de novembro, trazendo os maiores sucessos da banda, algumas inéditas e as canções liberadas anteriormente.
[120] ♠ Após o ano de 2016 trabalhando na divulgação do projeto, o Eva lança a versão de "Não Vá Embora", uma ♠ regravação de Marisa Monte, como tema do Carnaval de 2017 em versão de axé.
[121]Álbuns de estúdioÁlbuns ao vivo
Felipe Pezzoni – ♠ vocal (2013–presente)
Marcelinho Oliveira – teclado (2013–presente)
Hugo Alves – percussão (2013–presente)
Esso Brumom – bateria (2013–17; 2019–presente)
Max Fragoso – saxofone (2018–presente)
Ciro Junior ♠ – percussão (2018–presente)
Betinho Iris – baixo (2019–presente)
Peterson Figueredo – guitarra (2019–presente)
Ivete Sangalo – vocal (1993–99)
Paulinho Andrade – saxofone e trompete ♠ (1993–05)
Moisés Gabrielli – baixo (1993–05)
Marcelo Alves – teclado (1993–05)
Alexandre Lins – percussão (1993–99)
Rudnei Monteiro – guitarra (1993–99)
Nairo Elo – bateria ♠ (1993–96)
Toinho Batera – bateria (1996–99)
Leonardo Costa – percussão (1996–98)
Emanuelle Araújo – vocal (1999–02)
Nino Moura – guitarra (1999–02)
Ricardo Guerra – percussão ♠ (1999–02)
Rodrigo Suit – percussão (1999–02)
Fabio Slow – bateria (1999–02)
Saulo Fernandes – vocal (2002–13)
Ronaldo Cavalcante – guitarra (2002–13)
Fabio Rocha – bateria ♠ (2002–13)
Alexandre Sousa – percussão (2002–05)
Néry – trompete e trombone (2002–05)
Adriano Gaiarsa – teclado (2002–13)
Léo Pinheiro – baixo (2002–13)
Alan Toreba – ♠ percussão (2002–13)
Rudson Daniel – percussão (2005–13)
Marcelus Leone – saxofone (2005–13)
Alcione Rocha – trompete e trombone (2005–13)
Fabrício Scaldaferri – percussão (2005–07)
Ênio ♠ Taquari – percussão (2007–13)
Jorginho Sancof – guitarra (2013–19)
Cristiano Ferreira – baixo (2013–19)
Alex Pontes – percussão (2013–18)
Ton Carvalho – saxofone (2013–18)
Jhon ♠ Lira – bateria (2018)
Linha do tempo [ editar | editar código-fonte ]
Turnê Flores (1994–95)
Turnê Hora H (1995–96)
Turnê Beleza Rara (1996–98)
Turnê ♠ Eva, Você e Eu (1998)
Eva Ao Vivo (1999–01)
Turnê Pra Valer (2003)
É do Eva: Ao Vivo (2004–05)
Turnê 25 Anos (2005–07)
Turnê EvaNave ♠ (2008–09)
Turnê Lugar da Alegria (2009–12)
Turnê CNRT (2012–13)
Turnê Simplesmente (2013–15)
Turnê Sunset (2016–presente)
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]Referências