15 Jogos populares que ensinam e as crianças adoram
Márcia Fernandes Professora
licenciada em jogar pac man Letras
Socialização, desenvolvimento de imaginação, e consequente
6️⃣ criatividade, são apenas alguns dos contributos dos jogos populares que temos a seguir
e que qualquer um pode fazer em 6️⃣ jogar pac man casa ou, quem sabe, nas aulas de Educação
Física.
1. Morto-vivo
Não importa o número de participantes. Na brincadeira do
Morto-vivo 6️⃣ só é preciso que alguém fique responsável por dar os comandos às
crianças.
Para ser mais fácil ver quem se engana, 6️⃣ os participantes devem ficar
alinhados, de frente para a criança que for escolhida como líder, que é quem dará os
6️⃣ comandos: "morto", quando todos devem se abaixar, e "vivo", quando todos devem se
levantar.
A dificuldade aumenta conforme a velocidade e 6️⃣ a sequência dita pelo líder.
Quem se engana, sai do jogo, e ganha o participante que não se enganar, ocupando 6️⃣ a
posição de líder na próxima rodada.
2. Telefone sem fio
De preferência em jogar pac man fila,
uma ao lado da outra, as 6️⃣ crianças transmitem uma mensagem no ouvido da criança que está
mais próxima.
A mensagem pode ser uma palavra ou frase escolhida 6️⃣ por quem está na
ponta, ou sugerida por outra pessoa. Iniciado o jogo, os participantes têm que dizer ao
ouvido 6️⃣ a mensagem escolhida e transmitir para quem está ao seu lado.
Se alguém não
entender bem a mensagem tem que dizer 6️⃣ mesmo assim, uma vez que a mesma não pode ser
repetida. As mensagens costumam ser modificadas ao longo do jogo, 6️⃣ e o último fala em
jogar pac man voz alta o resultado final.
3. Estátua
No jogo da estátua é preciso dançar e parar
6️⃣ quando a música acabar.
As crianças se posicionam de forma aleatória e dançam ao som da
música, mas quando a mesma 6️⃣ for parada, os participantes não podem se mexer mais,
permanecendo na forma como estavam no momento em jogar pac man que a 6️⃣ música parou.
Depois disso,
quem coordena a brincadeira tem que passar pelos participantes avaliando quem permanece
imóvel como uma estátua. Essa 6️⃣ pessoa pode apenas passar entre os participantes ou falar
com eles e fazer caretas tentando fazer com que eles se 6️⃣ mexam.
Quem se mexer, sai do
jogo. Ganha quem ficar para o fim.
4. Detetive
Escreva em jogar pac man um papelzinho a palavra
"detetive", 6️⃣ em jogar pac man outro, "ladrão" e, de acordo com o número de participantes, escreva
papeizinhos com a palavra "vítima".
Faça um sorteio 6️⃣ e depois organize as crianças em
jogar pac man roda, sentados ou pé, para o jogo começar.
Assim, o participante que pegou o 6️⃣ papel
de ladrão tem que arriscar e piscar para os outros participantes - um por vez - para
tentar matá-los, 6️⃣ mas sem que seja percebido.
Se o participante para quem o ladrão
piscar for uma "vítima", dirá "morri", mas se for 6️⃣ o "detetive", o ladrão é descoberto
fazendo com o que jogo acabe.
5. Dança das cadeiras
Para fazer a dança das cadeiras,
6️⃣ vamos precisar de uma cadeira a menos do que o número de participantes.
As cadeiras
devem ficar dispostas em jogar pac man roda 6️⃣ ou viradas de costas uma para as outras em jogar pac man duas
fileiras.
Com o auxílio de música, as crianças começam a 6️⃣ correr em jogar pac man fila à volta
das cadeiras até que alguém pare ou abaixe o som e cada participante tente 6️⃣ ocupar um
lugar para se sentar.
O participante que ficar em jogar pac man pé, sai do jogo e, com a sua
saída, 6️⃣ sai também uma cadeira até o fim do jogo. O último é o vencedor.
6. Quente ou
frio
Alguém esconde um objeto 6️⃣ que será procurado pelos restantes participantes. À
medida que uma criança se aproxima do local onde o objeto foi escondido, 6️⃣ o comandante
diz "quente", mas ao contrário, quanto mais distante, diz "frio".
O comandante pode
ajudar ainda mais dizendo que "está 6️⃣ esquentando" ou "está tão frio que congela".
Quem
encontrar o objeto, passa a comandar a brincadeira da próxima vez.
7. Bobinho
No jogo
6️⃣ Bobinho as crianças passam uma bola pelas outras sem deixar que uma criança no centro
delas consiga apanhar a bola 6️⃣ no ar.
O participante que fica no centro é o "bobinho",
que pode passar bastante tempo entre os outros sem conseguir 6️⃣ pegar a bola.
Essa
brincadeira pode ser feita com várias crianças em jogar pac man roda, ficando o "bobinho" no seu
centro, mas 6️⃣ também com o mínimo de três participantes.
Se conseguir pegar a bola, o
"bobinho" dá lugar ao participante que lançou a 6️⃣ bola, mas deixou que ela fosse
apanhada.
8. Escravos de Jó
Ao som de Escravos de Jó, sentados em jogar pac man roda e 6️⃣ na posse
de objetos semelhantes (pedrinhas ou copinhos, por exemplo), as crianças vão passando
os objetos para a criança ao 6️⃣ lado.
Ao cantar a palavra "tira", a criança levanta o
objeto do chão, depois, na sequência do verso, "bota", devolve o 6️⃣ objeto para o chão, e
no "deixa ficar", a criança volta a passar o objeto para quem está ao seu 6️⃣ lado.
No
"ziguezá", do verso "Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá", a criança passa o
objeto para a frente e volta atrás 6️⃣ sem o soltar. A brincadeira fica divertida e bem
ritmada.
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficar
Guerreiros com
guerreiros fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros 6️⃣ com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.
9.
Espelho
Em duplas e posicionadas de forma aleatória em jogar pac man um espaço, as crianças têm
que imitar 6️⃣ os movimentos de quem está a jogar pac man frente, tal como se uma fosse o espelho da
outra.
Uma criança pode ser 6️⃣ escolhida como líder e será a responsável por avaliar quem
consegue imitar melhor a criança a jogar pac man frente.
Ganha quem conseguir 6️⃣ ser mais fiel aos
gestos do seu companheiro.
10. Dança da corda
Nessa brincadeira, duas crianças (uma em
jogar pac man cada ponta) seguram 6️⃣ uma corda para os outros participantes passarem um de cada vez
em jogar pac man fila.
O jogo pode ser feito com ou 6️⃣ sem música. As crianças não podem passar de
qualquer jeito, apenas de frente e inclinando o corpo para trás, sem 6️⃣ tocar na
corda.
Depois de todos passarem, a altura da corda baixa mais um pouquinho, o que
aumenta a dificuldade do 6️⃣ jogo.
Ganha quem conseguir passar na altura mais baixa sem
tocar na corda.
11. Batata quente
Em roda, de preferência sentadas, as crianças 6️⃣ passam
um objeto, a batata quente, para a criança ao lado.
Quem comanda a brincadeira pode
estar de costas para os 6️⃣ participantes, ou no centro da roda com os olhos vendados. A
passagem da batata é feita ao som da frase, 6️⃣ que é cantada: "Batata quente, quente,
quente, quente, quente ... ". Enquanto o comandante repetir a palavra "quente", a
batata 6️⃣ continua sendo passada pelos participantes.
Quem estiver com a "batata" no
momento em jogar pac man que a música acabar com a palavra 6️⃣ "queimou", abandona o jogo.
Ganha
quem conseguir ficar para o fim.
12. Jogo do sério
No jogo do sério, é preciso conter
as 6️⃣ risadas.
Em duplas, uma criança de frente para a outra, tem que fazer a outra rir
mantendo-se séria. Vale fazer caretas 6️⃣ para tentar desconcentrar o outro
participante.
Ganha quem conseguir se manter sério mesmo depois de ter feito tanta
palhaçada.
13. Queimada
Divididos em 6️⃣ jogar pac man dois grupos, cada equipe ocupa um lado de um
campo chamado de "campo de batalha", cujo meio deve ser 6️⃣ marcado com um risco no
chão.
Com uma bola, as crianças tentam acertar nos participantes da equipe adversária.
As atingidas são 6️⃣ "queimadas" e saem do jogo.
Quando uma equipe lança a bola, a outra
tem que tentar segurar e, de seguida, mandar 6️⃣ a bola novamente para o lado oposto do
campo para tentar atingir os adversários, ou então, tem que tentar escapar 6️⃣ da bola sem
sair dos limites do campo.
Ganha quem ficar por último, ou seja, aquele que não for
"queimado".
14. Pular 6️⃣ elástico
Para essa brincadeira é preciso um elástico de pelo
menos 3 metros amarrado pelas pontas e, no mínimo, três participantes.
Duas 6️⃣ crianças
colocam o elástico na altura dos tornozelos e se distanciam para mantê-lo esticado com
a forma de um retângulo. 6️⃣ Outra criança tenta saltar o elástico, para dentro e para
fora, sem se embaraçar nele.
São feitos vários movimentos com o 6️⃣ elástico, saltando e o
cruzando entre os pés. A dificuldade aumenta à medida que a altura do elástico vai
subindo 6️⃣ ao longo do jogo.
15. Stop
Numa folha de papel, as crianças devem fazer colunas
com os temas que querem preencher ao 6️⃣ longo do jogo (nome, cor, fruta, carro, objeto,
país, entre outros). Uma das colunas, deve ser reservada para a soma 6️⃣ dos pontos.
Antes
de cada partida dizem "stop", e cada participante mostra quantos dedos quiser. O número
de dedos corresponde às 6️⃣ respectivas letras do alfabeto: 1 é A, 2 é B e assim por
diante.
Depois de conhecida a letra, as crianças 6️⃣ começam a preencher cada item da lista
com um nome iniciado por essa letra. Quem terminar de preencher primeiro, grita 6️⃣ "stop"
e os restantes param de escrever.
Ao fim de cada partida, os pontos são somados, sendo
que cada um dos 6️⃣ itens preenchidos vale 10, mas se alguém tiver preenchido com o mesmo
nome, o item passa a valer 5 pontos.
Ganha 6️⃣ quem tiver mais pontos.
Quiz do
Folclore
Veja também:
Márcia Fernandes Professora, produz conteúdos educativos (de
língua portuguesa e também relacionados a datas 6️⃣ comemorativas) desde 2024. Licenciada
em jogar pac man Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino
Fundamental II e Ensino Médio) 6️⃣ e formada no Curso de Magistério (habilitação para
Educação Infantil e Ensino Fundamental I).